You are on page 1of 30

2

T C N IC A VO C A L E CA NT O

REPRODUO PROIBIDA (LEI 5988 DE 14/12/73)

APRESENTAO

Desde os tempos mais remotos o homem j usava a msica como meio de comunicao. Hoje em dia, com a tecnologia e o modernismo tomando conta da vida diria da humanidade, tem havido um interesse cada vez maior dos estudiosos fazer com que a vida seja cada vez mais facilitada, prtica, e produtiva. Foi com essa preocupao que a Centro Musical NEW SONG est tambm acompanhando esse nosso tempo futurista, atualizando assim esse Curso de Tcnica vocal e canto. Chamo esta apostila de o pulo do gato, pois os cantores iro saber coisas simples e bsicas. No quero com este mtodo dizer que tudo aqui lei, pois em termos de canto, h uma somatria Espiritubiopsicosocial que em poucas linhas com certeza no sero supridas, por isso a necessidade de acompanhamento de profissionais que possam auxiliar no desenvolvimento (professores de canto, fonoaudilogos, e at se preciso for, psiclogos, etc..) Temos a certeza que ser de grande valia para os que esto iniciando nesse mundo maravilhoso dos efeitos e sons, que a msica tem trazido mundialmente a todos ns. A expresso da alma ser uma realidade em sua vida com esse mtodo, esse o desejo da Centro Musical NEW SONG.

Denis Nogueira

Curso Tcnica Vocal e Canto Produo: Centro Musical

NEW SONG
Capa: Denis Nogueira 2001

Objetivo
Melhorar a performance adquirindo conscincia e domnio da produo e emisso da voz atravs de tcnica especificamente voltada para o canto Popular e Erudito.

Mtodo
Utilizo em minhas aulas uma combinao entre os mtodos italiano e alemo de uma forma intuitiva (para o aluno). Do mtodo italiano fao uso de exerccios de fora (caracterstica deste mtodo), principalmente para desenvolvimento e domnio de respirao. Para estudos de dico e ressonncia abandono ao mtodo italiano por julgar o mesmo duro (sem swing) e impostado (sem naturalidade), algo vlido ao fim a que se destina, o canto erudito, mas longe do ideal para quem canta popular. Devido a tal, nestas reas de estudo da tcnica vocal utilizo o mtodo alemo, este bastante flexvel e natural, podendo atender melhor as necessidades de quem pratica o canto popular.

Programa de Aulas
Tcnica Vocal - O aparelho fonador; Relaxamento, Postura, Ressonncia; Dico e Articulao; Emisso e colocao da voz; Tessitura e Timbre. Respirao Diafragmtica (tambm de uma forma intuitiva para o aluno), exerccios para desenvolver a capacidade, quando e como us-la. Interpretao - Vocal, Facial e Corporal (adequao dos recursos expressivos); Pesquisa de repertrio; Caractersticas dos diversos estilos musicais e seus intrpretes. Dinmica de Microfone Seu uso, equalizao para cada timbre, distncia correta. Tcnicas de Gravao Como se processa a gravao, tanto demo como profissional de um cantor. Teoria Musical Mais cedo ou mais tarde se necessrio, pois ter condies de ler partituras tanto clssicas como popular.

Regras dos Exerccios


necessrio seguir algumas regras para executar bem os exerccios:
1 - Concentrar-se:

* Procure um local tranqilo, livre de rudos ou o mais silencioso possvel; No inicie os exerccios se no tiver tempo disponvel para conclu-los. Considere que a rotina de exerccios aqui encontrados leva por volta de 45 minutos para ser executada, estudar canto exige ateno (percepo, sensaes, etc), esta ateno voc no ter caso sua mente esteja voltada para outras coisas (horrio, por exemplo), ou seja, necessrio esquecer que existe um mundo l fora e voltar sua ateno exclusivamente para voc.

2 - No perder a concentrao: Ocorre de voc no conseguir mais se concentrar, ou demorar para atingir novamente o estado de concentrao anterior quando voc interrompido durante seus estudos?

Se voc respondeu sim, voc um ser humano normal (tanto quanto eu), e eu s conheo uma forma de evitar que isto acontea: necessrio pedir a todos que no lhe interrompam durante seus estudos.

Vamos aos nossos estudos...


(Extrado e adaptado de um artigo do Prof. Boyd Sutton) Prezado cantor, aqui estamos, para a primeira aula de canto. Quero dizer de incio, que para conseguir cantar melhor, temos que ter em mente algumas idias bsicas. Estas idias nunca devem fugir da mente do corista. No incio do estudo de canto, o corista, (solista) deve lembrar e fazer propositadamente cada passo at chegar ao ponto de fazer tudo automaticamente. Esta fase inicial natural e necessria! Vai levar algum tempo. Para alguns, as idias so incorporadas e executadas com facilidade. Para outros, leva semanas, meses ou anos para aprender a pr em prticas estas idias. Mas voc no deve ficar desanimado, porque com o tempo e com treino, voc conseguir cantar melhor. Vejamos uma criana: para chegar a andar em p, precisa engatinhar muito; e mesmo depois de ficar na posta dos dois ps, precisa se concentrar e exercer autoridade sobre as pernas, que no tem tido a experincia de suportar o corpinho. Mas depois de algum tempo, a criana, com mais segurana, por causa do treino dirio, consegue colocar-se em p, andar e at correr, sem pensar, isto , fazendo tudo subconscientemente. Por enquanto, voc precisar pensar em cada passo, cada detalhe de canto, at conseguir fazer tudo sem pensar, ou subconscientemente. AGORA, ALGUMAS IDIAS BSICAS: O CORPO deve estar reto, bem esticado. Esta a posio, sentada, ou em p.

OS PS: O p esquerdo fica um pouco frente do p direito, com 15-20 cm de distncia entre os ps. Nunca se deve ficar com os ps juntinhos porque assim perde-se o equilbrio. O peso do corpo deve ser distribudo entre os dois ps. O corpo deve se inclinar um pouquinho para frente, Eu chamo esta posio de trabalho. Cantar o trabalho do corista. PEITO ALTO: usaremos muito esta frase porque o trax deve assumir esta posio para conseguir a respirao diafragmtica (gastaremos uma lio sobre a respirao). OS OMBROS: numa posio bem natural. No queremos uma posio forada ou tensa, nem cansativa. OS BRAOS: O corista geralmente segura a msica na hora de cantar na igreja. Ento, os dois braos ficam estendidos. O brao no fica junto ao trax, com o cotovelo preso a corpo, mas numa posio mais para frente. O cotovelo e os braos ficam um pouco afastados do trax. Segura-se a msica na mo esquerda e a mo direita fica em cima da msica. A altura melhor para segurar a msica a altura do peito. No deve haver necessidade de abaixar muito a cabea para ler a msica e a letra. Tambm a msica no deve ficar numa posio to alta que esconda o rosto, porque o rosto do corista ajuda na interpretao da msica cantada. A CABEA: erguida, como se fosse pendurada por uma corda. O rosto deve mostrar o sentido da msica cantada _ alegria, contemplao, devoo, tristeza etc. A BOCA: para cantar bem, e ser compreendido, necessrio abrir a boca. impossvel cantar com a boca fechada. Vamos ver na prxima aula, que a boca se abre de maneira diferente para as cincos vogais puras.

essencial eliminar as tenses antes de cantar, e isso que faremos primeiramente. O relaxamento evita que voc sobrecarregue o seu corpo com tenses e desgastes desnecessrios, e no caso do cantor(a), o seu instrumento o prprio corpo! EXERCCIOS PARA RELAXAMENTO 1- Com os olhos fechados, comece a massagear a cabea com as pontas dos dedos (lavar a cabea), ao mesmo tempo v eliminando todo e qualquer pensamento. 2 - Alternando a palma da mo e a ponta dos dedos massageie todo o rosto (amassar o rosto). 3 - Movimente a cabea para um lado e para outro (direita, esquerda) como se quisesse encostar a orelha nos ombros (no mexa os ombros), alterne o movimento passando a movimentar a cabea para frente e para trs, por ltimo faa movimentos de rotao com a cabea. 4 - Com os braos soltos ao longo do corpo, faa movimentos de rotao dos ombros, para frente e para trs.

5 - Separe os ps, semi-flexione os joelhos (nunca faa nenhum exerccio com a perna esticada e tencionada) e ento comece vagarosamente a executar o movimento de rotao dos quadris (rebolar) alterne este movimento entre direita e esquerda. -Junte os ps, coloque as mos sobre os joelhos, faa agachamentos de forma bem lenta, tanto ao abaixar quanto ao levantar, sinta ao levantar que a sola de seus ps so os pontos de fora que lhe traro a posio ereta.
6

7 - Com as pernas e os ps bem soltos, de chutinhos no ar. Saiba que no existe quantidade certa de exerccios (principalmente em se tratando de relaxamento), voc deve descobrir qual a quantia ideal de repeties de cada um dos exerccios, execute todos os exerccios de forma bem solta e com toda calma. Nunca imponha fora aos movimentos ou tencione seus msculos ao executar os exerccios, respeite os seus limites, e esteja sempre atento s sensaes que cada um dos exerccios lhe trazem. Observe se voc bocejou durante a execuo da rotina e terminou com uma leve preguia, estes so sinais de que voc executou bem sua rotina e atingiu o objetivo final... ...relaxar.

Como aquecermos o nosso corpo antes de algumas atividades fsicas assim tambm devemos aquecer sempre a nossa voz principalmente antes de uma apresentao ou ensaio, assim no estaremos comprometendo a sade vocal. Ao aquecer a voz estamos na verdade: o aumentando a elasticidade, o aumentando a extenso da voz, o melhorando o timbre e vrias outras coisas. Importante: quando aquecemos a voz no se preocupar com afinao... mas sim em buscar o estado fsico,mental,psquico com tenso controlada das cordas vocais e msculos envolvidos no processo respiratrio. EXERCCIOS Obs: Antes do aquecimento estar sempre relaxado (fazer sempre os exerccios de relaxamento) 1-abrir a boca 20x . 2-esticar e encolher a lngua 20x. 3-rotao da lngua 20x. 4-glissando:(rrrr)- comece nos tons mdios e termine nos tons agudos durante uns trs minutos; 5-mastigao selvagem-ama-ama, (ressonncia).

10

Obs: Se caso esses exerccios no serem o bastante fonoaudilogo..

para o seu aquecimento, procure um

Como aquecemos a nossa voz de imensa importncia o desaquecimento vocal . Deve ser feito aps o canto ou qualquer espcie do uso da voz. O desaquecimento serve para colocar posicionar as cordas vocais na linha mdia, pois aps o esforo,elas esto separadas. EXERCCIOS GLISSANDO (rrrr), iniciar nos tons agudos e terminar nos tons graves durante uns trs minutos.
BOCEJO-15X RESSONNCIA(HUM-SUAVE); TRABALHO DE LBIOS faz vibrar por fora das cordas vocais (D-R-MI-R-D)

Bom dia prezado cantor! Espero que tenha progredido no seu estudo de canto, com o treino dirio. O espelho ajudou? Gostaria de repetir as idias bsicas, aqueles Pontos da primeira aula, o corpo, os ps, o peito alto, os ombros, os braos, a cabea, e a boca, nunca devem fugir da mente, at conseguir fazer tudo automaticamente. Quero dar nfase ao fato que queremos o canto natural; queremos cantar naturalmente. Agora, na segunda aula queremos trabalhar com as vogais. Vamos usar as cincos vogais puras, na seguinte disposio: i, , a, , u. O trabalho mental muito importante, porque sem pensar uma vogal, pura e boa, a voz realmente no consegue cant-la com clareza. Algum disse, (quem foi no sei), que o canto 90% trabalho mental e 10% a parte fsica (cordas, garganta, respirao etc). Antes de mais nada, uma palavra sobre os cantos da boca. Tenha muito cuidado para no abrir lateralmente os cantos da boca, como de costume de abri-los para dar um sorriso. Evite essa maneira de abrir a boca!

11

Com certeza, voc quer saber: Ento, como que vou abrir a minha boca? A resposta simples: Vamos usar as posies entre a posio mais fechada da boca e a posio mais aberta. Podemos ver melhor estas posies com o auxilio do espelho. Veja a posio da boca fechada e os lbios fechados, relaxados. Abra um pouquinho os lbios e a boca, e ter a posio para cantar a vogal i. Agora, abra bem a boca, deixando o maxilar inferior descer exageradamente, e ter a posio para cantar a vogal a. Indo da posio mais fechada para a posio mais aberta, os cantos da boca no devem abrir lateralmente. Se mudarem, ser de dentro e no para fora. Vamos usar as vogais nas seguinte ordem: Primeira posio, para cantar a vogal i: Abra um pouquinho os lbios, a mente pensa i. Os dentes superiores no devem tocar nos dentes inferiores; deve haver um pouco de espao entre os dentes. Lembre: os lbios relaxados; no deixe os cantos da boca se abrirem. Segunda posio, para cantar a vogal : O maxilar desce um pouco, a mente pensa , e a voz canta . Ainda os lbios relaxados! Terceira posio, para cantar a vogal a: O maxilar desce, quase caindo no peito, at a posio mais aberta, a mente pensa a, e a voz canta a. Quarta posio, para cantar a vogal : O maxilar fica na mesma posio da vogal a, os lbios mudam um pouco para frente, a mente pensa , e a voz canta . Quinta posio, para cantar a vogal u, o maxilar sobe um pouco e os lbios mudam mais para frente, a mente pensa u, e a voz canta u. Para conseguir esta posio, pense na posio dos lbios para soprar uma vela ou um fsforo. Agora, faa os seguintes exerccios, no seu treino dirio: Falar em voz alta as cinco vogais: Pronuncie isoladamente cada vogal, fazendo isso devagar, para ouvir as vogais que voc esta emitindo. (i, , a, , u.) a virgula indica respirao. Pronuncie as vogais ligadas, indo de uma para outra sem deixar o som parar. (i, , a, o, u). Cantar a seguinte vocalise: Usando um nota s, cante mi, m, ma, m, um. Tire o tom de f, acima de d central, e cante o vocalise neste tom. Cante devagar para ouvir o som das vogais. Depois, cante o vocalise na nota f sustenido, depois sol, depois sol sustenido, assim por diante, subindo em meios tons, at chegar na nota d. Ento desa em meio tom cantando o vocalise em cada nota, at chegar na nota d central. Cante uma variao, ainda usando uma nota s: mi, m, ma, m, um, m, ma, m, mi. Como no outro exerccio, comece com a nota f, subindo em meio tom at d e descendo at d central. Cantar a melodia de qualquer hino (use uns seis hinos) da seguinte maneira: Em vez de cantar a letra, cante mi, mi, mi, mi, etc. Cante ma, ma, ma, ma, etc. at cantar o hino todo. Cante m, m, m, m, etc..., prestando ateno ao som da vogal. Eu gostaria de explicar que estamos usando a letra m para iniciar frases porque esta letra ajuda muito na impostao da voz. A letra n tambm pode ser usada. Estamos no final da aula, e eu quero pedir que voc leia outra vez a primeira aula, e faa uma recordao de tudo, no seu treino dirio. OS CONSOANTES DO SENTIDO AS VOGAIS.
Algumas idias sobre consoantes:

12

1. As consoantes devem ser articuladas com preciso. A idia a seguinte: atravs das vogais conseguimos falar e cantar, mas as consoantes so muito necessrias para dar sentido as vogais. Cada palavra tem sua vogal (ou suas vogais). Sem as consoantes no se entende o que esta sendo dito ou cantado. Vamos fazer um exerccio agora, usando as seguintes vogais: a, e, u, i, a falando ou cantando as vogais, no se sabe as palavras, pode ser chapu, lils, Abel, dvida, ou outra coisa qualquer. 2. necessrio Ter a lngua gil e livre, agindo e reagindo com rapidez. Faamos um exerccio. Cante a melodia do hino Santo, Santo, Santo, usando a slaba l. Olhe no espelho e observe sua boca e lngua. Se o maxilar inferior est se movendo muito (descendo ou subindo), est errado, a boca deve ficar fixa, na posio aberta e a lngua deve fazer todo o movimento. Com este movimento, a lngua subindo e descendo com preciso, tocando o cu da boca, produz a consoante L . Faa o mesmo exerccio usando N e R brando. 3. Os lbios tambm ajudam a fazer consoantes: o grupo bi-labial, b, p, m, o grupo fricativo labiodental f, v. Ao cantar b, p, m, f, v, no faa esforo para que os lbios no fiquem duros. Agora a consoante s. Ela faz parte do grupo de consoantes fricativas: g, j, s, x, z. Palavras que comeam e terminam em r, e as com dois r, levam a pronncia de r forte, com lngua livre, que sobe desce 2,3 ou mais vezes. Esta maneira de fazer o r forte deve ser cultivada para que seja compreendida ao cantar.

OS DITONGOS
Continuando com a pronncia, nesta aula vamos considerar os ditongos. Usaremos somente uma estrofe de dois hinos que encontramos no Hinrio Evanglico e no Cantor Cristo: 1- A Segunda estrofe de Santo, Santo, Santo 2- A Segunda estrofe de Ao Deus de Abro louvai Nestas duas estrofes temos os seguintes ditongos. Vamos ler pausadamente cada ditongo, em voz alta: Ei- Eis, deixa, desprezei, tomei Eu- teu, Deus, meu. Ai- louvai, vai. Ao- Ao Ou- louvai, louvor. Geralmente o ditongo cai numa nota s, no decorrer da msica. Isso significa que as duas vogais do ditongo tm que ser ligadas. Ao cantar estas estrofes, prestemos muita ateno aos ditongos. Notemos que a primeira das duas vogais do ditongo sustentada um pouco mais do que a Segunda. muito mais fcil perceber isto quando a nota segurada vale mais de um tempo, especialmente no fim das frases, ou onde h uma fermata. Por exemplo: A primeira frase do hino Ao Deus de Abro louvai, termina com a slaba vai e a nota da melodia vale trs tempos. Para cantar este ditongo, necessrio sustentar a vogal a mais de dois tempos e a vogal i deve coincidir com o trmino da slaba. Realmente, assim em quase todos os casos, inclusive os ditongos que caem em notas de menos durao. Por exemplo: na frase Ao Deus de Abro louvai, os primeiros quatro ditongos caem em notas de um tempo. Podemos dizer que a Segunda vogal do ditongo seguinte fica junto com a slaba seguinte: A- oDe-us de A-brolo-uva-i. Para sentir melhor, faa um exerccio: fale isoladamente os ditongos da lista que achamos nas estrofes dos dois hinos. Depois de passar algum tempo falando lentamente os ditongos, cante as estrofes em andamento normal, tentando ouvir a sua prpria pronncia. uma boa idia usar o espelho, para observar a posio da boca, porque devemos usar as mesmas posies para cantar as vogais que aprendemos na Segunda aula. H outro grupo que vamos incluir neste assunto de ditongos. No so, realmente, ditongos, mas queremos seguir mais uma vez a orientao do Resumo das normas para boa pronncia, mencionado na ltima aula: aceita-se como uma bela sutileza fontica da lngua a tendncia de ditongar decrescentemente a vogal nasal com sua vogal de compromisso.

13

Quero indicar trs exemplos na Segunda estrofe do hino Ao Deus de Abro louvai 1 com - o nasal com u, a sua vogal de compromisso. Ser falado ou cantado coum. 2 sempre- e nasal com i a sua vogal de compromisso. Ser falado ou cantado seimpre. 3 proclamam- a nasal com u, a sua vogal de compromisso. Ser falado ou cantado proclamaum. Eu diria que as vogais devem ser cantadas sempre seguindo esta sugesto do resumo, para Ter um canto com a letra bem compreensvel. Agora, faa um estudo cuidadoso das suas msicas, procurando os ditongos, falando cada um devagar e depois cantando em ritmo.

Respirao diafragmtica tem este nome porque esta relacionada com um msculo diafragma. O msculo se acha entre o trax e o abdmen o msculo que separa a cavidade torxica da abdominal. O diafragma ajuda na respirao tanto do cantor quanto do orador. Para cantar e falar usa - se a mesma maneira de respirar. Agora, para respirar certo, temos que Ter em mente uma idia daquilo que deve acontecer. Sabendo o que deve ser feito, o corista pode se concentrar a exigir de si mesmo alguns movimentos at conseguir a respirao diafragmtica. Observe a respirao dos outros. Por exemplo, observe uma criana chorar, ou quanto deitamos para dormir. Quando a criana chora esta usando perfeitamente a respirao diafragmtica. Quando deitamos para dormir nota - se que o peito dana, quer dizer no h movimento do peito para cima ou para baixo. O peito fica quieto, e deve ser dito aqui que o peito precisa se alto. Segundo, note que h movimento no abdmen. Ainda deitado, no momento de inspirar o abdmen sobe, quer dizer, o abdmen cresce ou aumenta de tamanho, e se estivesse usando cinto, sentir-se-ia a presso do abdmen contra o cinto. D pra sentir esta presso nos lados e nas costas tambm. Agora observe no momento de expirar o abdmen desce, quer dizer, h contrao dos msculos para dentro do corpo. Na sada, o ar passa por cima das cordas vocais, comea - se a vibrao das cordas, e o resultado um som, falado ou cantado. Agora os pulmes precisam de mais ar. O ar entra pelo nariz e pela boca (quando falado ou cantado) para encher os pulmes, e o ciclo se completa, e continua. Eis aqui uma experincia para fazer ainda deitado: Coloque a mo esquerda em cima do trax e a mo direita no abdmen. Agora cante alguma msica e observe o movimento do corpo. O trax deve ficar quieto, sem qualquer movimento, o abdmen deve fazer movimentos, para cima e para baixo. Naturalmente ningum vai falar ou cantar nesta posio deitado, mas ao ficar em p, os mesmos movimentos devem ser feitos. O controle da respirao fundamental para quem quer cantar, ser que voc est aproveitando toda sua capacidade respiratria? ______________________________ Na inspirao, o trax se alarga e o diafragma, contrado, fica numa posio baixa. isto permite que o ar entre naturalmente em nosso corpo, quando a musculatura relaxa, encolhendo o trax e elevando o diafragma,o ar sai (expirao). Para a produo da voz, porm, importante pensar na inspirao e na expirao como sendo um mesmo ,um nico processo,um nico movimento . o alargamento do trax deve ser aproveitado ao mximo enquanto se produz o som-o cantor est sempre numa atitude de inspirao, mantendo assim o trax aberto e o diafragma abaixado.nesta condio,ele tem todo o controle (apoio) necessrio produo do canto. a cada nova frase cantada, o processo se repete: o trax encolhe para expulsar o resto de ar "antigo " e imediatamente expande, trazendo novo suprimento de ar para se produzir a prxima frase. A respirao usada para o canto recebe s vezes nomes diferentes, dependendo do autor. alguns a chamam costo-diafragmtica, outros abdominal-intercostais. o fato que devemos encher desde a base do pulmo suas laterais at s costas,sem levantar os ombros. quando se pede aos alunos, no incio das aulas de fala ou de canto, para inspirarem profundamente, 80% inspiram com uma elevao forada das costelas e das clavculas mantendo os msculos abdominais contrados, erguendo os ombros, ficando vermelhos no rosto e pescoo...Esta respirao forada tem conseqncias desastrosas, em primeiro lugar para a voz. a laringe fica sob alta presso, e pior ainda

14

se a pessoa no articula bem trancando os maxilares. assim a presso dupla e as nossas cordas vocais no podem vibrar livremente. Manuel prtico de tcnica vocal. Charlliotte Khole. Porto Alegre. Editora Sulina,1996.

EXERCCIO-1__________________________________________________
Inspirar expandindo o trax. voc deve sentir o alargamento das costelas flutuantes,mais ou menos na altura da cintura.no levante os ombros nem estufe o peito!cuide tambm para que a musculatura do pescoo no esteja tencionada.sustentar por alguns segundos (pausa) e expirar esvaziando totalmente (sonfona).+++++++++++++++++++++++++++++++++

EXERCCIO-2

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Repetir o ex. 1, desta vez fazendo o som "sssss... "(contnuo) durante a expirao. procure manter o som homogneo, estvel, sem variao de intensidade, e durante um tempo confortvel, sem exageros.__ ________________________________________________

EXERCCIO 3+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Repetir o ex. 1, agora fazendo sons bem curtos em "s " (stacatto). a cada som corresponde uma expanso __________ do trax (como se quisesse alargar ainda mais a cintura).

EXERCCIO 4++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Alternar os exerccios 2 e 3 fazendo sssssss.(stacatto/contnuo). ______________________________________________________

EXERCCIO 5
Repetir os exerccios com os sons de ch e depois com f.marque o tempo confortvel para manter um som contnuo, homogneo, sem oscilaes (sss,ch,fff). A partir deste tempo bsico, comece aumentar sua capacidade,mas sem perder a qualidade.______ _________ Observao: note que mudanas na sua rotina-como dormir mais tarde do que o custume,uma gripe forte,uma situao estressante,etc- podem afetar significativamente o seu desempenho._________ _________________________________________________ Quando isto ocorrer, no desanime, use esta constatao a seu favor,ampliando sua capacidade de autoconhecimento.saber como funciona o seu corpo fundamental para quem quer cantar. 1 Inspire (conte at 3) expire (conte at 3) 5 minutos 2 inspire (conte at 5) expire (conte at 5) 5 minutos 3 inspire (conte at 2) expire (conte at 7 ) 5 minutos Na hora de cantar, no culto, numa reunio, em pblico, show, se ficar nervoso, faa exerccio numero 2 para acalmar os nervos e cantar melhor.

15

Exerccios a serem feitos andando: 1 inspire (ao tomar 3 passos) expire (ao tomar 3 passos) 5 minutos. 2 inspire (ao tomar 5 passos) expire (ao tomar 5 passos) 5 minutos. 3 inspire ( ao tomar 2 passos) expire (ao tomar 6 passos) 5 minutos. 4 inspire (ao andar de um poste de luz para outro) expire (ao andar de um poste de luz para outro) 5 minutos. Pode ser necessrio andar rapidamente, para fazer este ltimo exerccio.

Respirao
Podemos aprender muito sobre respirao olhando um beb. A respirao de um beb correta, ele faz uso intenso do diafragma em sua respirao (abdmen), note a barriga de um beb quando ele inspira... a expanso abdominal... ...note que seu trax quase no se move ao inspirar, e muito menos em seus ombros. Olhe agora as figuras abaixo.

forma errada de respirao d-se o nome de clavicular, ela ocasiona tenses desnecessrias e prejudiciais ao canto. A forma correta da respirao d-se o nome de abdominal-intercostal ou costodiafragmtica (esta compreende o uso do diafragma atravs das musculaturas abdominais e intercostais). necessrio que voc entenda (a princpio) e passe a dominar (posteriormente) esta forma de respirar, s assim voc conseguir um bom *apoio e por conseqncia desenvolver seu melhor canto. Saiba que respirar bem o primeiro e o mais efetivo passo para um bom canto. * Apoio = controle consciente do diafragma atravs da musculatura abdominal e intercostal, afim de aplicar o volume de ar aspirado para fonao (comprimindo o abdmen). Exerccios de respirao 1- Respirao de limpeza - Respire calma e profundamente por 3 vezes (respirao nasal), na quarta respirao, inspire e retenha o ar por 4 segundos, junte os lbios (como se fosse assoviar) e expire (com vigor) o ar atravs da boca, ento mantenha-se assim por 2 segundos (vazio) e tente expirar o restante de ar de seus pulmes, repita o processo por 6 vezes (sempre iniciando pelas 3 respiraes profundas). 2 - Respirao profunda - Tampe a narina esquerda e aspire o ar pela narina direita profundamente durante 4 segundos, contenha a respirao durante 16 segundos, tampe a narina direita e exale pela narina esquerda durante 8 segundos, prossiga o exerccios invertendo-o, tampe a narina direta e aspire

16

pela narina esquerda profundamente durante 4 segundos... ....repita o exerccio por 6 vezes. Com o tempo e conseqente evoluo, passe a usar a relao 8, 32, 16 para este exerccio. 3 - Respirao diafragmtica rtmica - Cante uma escala de oito notas partindo da nota DO, cante esta escala em trs tempos 3/4 (como numa valsa 1,2,3,1,2,3,1,2,3,1,2,3...), e faa a respirao no terceiro tempo.

Ento voc cantar a escala da seguinte forma : DO, R, p, MI, FA, p, SOL, LA, p, SI, DO... ( p = respirao = pausa de um tempo) Voc dever executar a escala ascendente e descendente, ento voc cantar a escala da seguinte forma: DO, R, p, MI, FA, p, SOL, LA, p, SI, DO, p, DO, SI, p, LA, SOL, p, FA, MI, p, RE, DO... Importante: Esta respirao ( p ) no ser uma respirao convencional, o objetivo do exerccio respirar usando o diafragma, ento leia atentamente o pargrafo abaixo e veja o que voc deve fazer: Durante a pausa voc ir articular a letra P ( a letra P na fala tem o som P + E = PE, no isso o que queremos), o som que estamos procurando o som da articulao labial, e apenas do P (como o som de um champagne ao ser aberto), articule o P sem adicionar o som ressonantal do E (ser somente o ar estourando em seus lbios), ao mesmo tempo voc usar a musculatura abdominal (lembre-se de no respirar, no puxe o ar), apenas faa seu abdmen se expandir rapidamente no exato momento em que voc faz o P com os lbios e abre a boca (assim voc ter conseguido todo o ar de que precisa para cantar as prximas notas da escala, e at mais algumas se necessrio fosse), da mesma forma use o diafragma para obter o apoio necessrio para cantar, contraia o abdmen ao cantar as notas da escala. Resumidamente... ...respirar = barriga para fora... ...cantar = barriga para dentro. OBS: Voc poder cantar a escala ininterruptamente por horas, se assim quiser, * sem respirar, o ar ser aspirado com o ato de voc expandir seu abdmen (diafragma), e ao cantar voc obter a "presso" necessria para emitir um bom som contraindo o abdmen (diafragma). Podem ocorrer dores abdominais caso voc repita muitas vezes o exerccio, isto normal devido a musculatura ainda no estar acostumada a tal esforo, caso sinta dores pare com o exerccio, e retome-o em outra sesso de estudos, aconselho que voc repita o exerccio de seis a oito vezes (este um nmero de repeties que no dever lhe ocasionar problemas), lembre-se, as escalas deve ser cantadas ininterruptamente (como se fossem uma coisa s, numa s sequncia, ter incio e fim, mas no ter meios). * Sem respirar = no respirar convencionalmente (expandir o abdmen), o que no deixa de ser uma forma de respirar, porm desta forma no se tem a sensao da respirao como a que conhecemos, mas note que sempre existe o ar necessrio para a fonao, mesmo no sentindo a entrada do fluxo de ar. Palavras de um Mestre de Canto Espanhol sobre a respirao "Por meio da respirao, cada segundo que passa se sucede um milagre extraordinrio e maravilhoso, e ns nos esquecemos da importncia contida em algo to vital simplesmente porque algumas coisas por mais maravilhosas que sejam so rotina, perdemos a capacidade de nos surpreendermos pelo que simples e cotidiano. Mas no te esqueas de respirar com amor e a absoluta convico de que estars tomando do espao todos os elementos necessrios para ti, para tua vida, e para a tua mais perfeita harmonia."

17

ATAQUE VOCAL
A FASE EXPIRATRIA DA RESPIRAO COINCIDINDO COM O INICIO DA VIBRAO DA MUCOSA DAS PREGAS VOCAIS, REPRESENTADO O MENCANISMO ECOMONICO SEM PERDA DE AR OU PERDA DE PRESSO.

Ataques: Isocrnico o como o falando deveria utilizar a voz na maior parte do tempo. Brusco So normalmente observado em indivduos mais agressivos, percebe-se com ela emitir o som, est relacionado com a configurao no momento da emisso, provocando Tenso na laringe, pescoo e ombro. ocasionado, uma forte aduo impedindo a sada do ar. Quando o ar consegue vencer a unio das pregas vocais elas so afastadas bruscamente percebendose um rudo de socos no mede a intensidade vocal, controle de sada vocal. Aspirado Reflete um fechamento insuficiente das pregas vocais, fazendo com que a respirao do ar anteceda o incio de vibrao das pregas que no conseguem se aproximar o suficiente e vencer a fora do fluxo areo ipotonia, sua voz sussurrada, dos msculos da laringe.

O estudo das ressonncias (assim como a respirao) tem um papel fundamental para o canto, so nas cavidades de ressonncia que ocorrem as modificaes do som primordial produzido na laringe, elas so nossas caixas acsticas. 1 - Exerccio M&N (em dois tempos) - Voc deve emitir o som da letra M e da letra N com a boca fechada, (a letra M na fala tem o som de E+M+E = EME, e a letra N tem na fala o som E+N+E = ENE, pronuncie as letras M e N bem devagar e veja que voc obrigatoriamente fecha a boca. o som da boca fechada que estamos buscando, o som do mantra OM, ou som de comida gostosa (hhhhuuuuummm...), faa este som alternando entre as letras M e N em dois tempos 2/2 (1, 2, 1, 2, 1, 2, 1, 2, 1, 2, ...M, N, M, N, M, N,...) note que na letra M sua lngua fica repousada (esta a diferena mais notvel, existem outras quase imperceptveis, potlamo, laringe, etc), enquanto na letra N sua lngua passa a tocar no cu da boca. Voc tambm deve notar que na letra M o som mais intenso, com mais harmnicos, sua cabea se enche de som (voz de cabea) um som mais denso, j a letra N tem som mais mdio, anasalado, e voc sente mais o fluxo de ar no nariz devido a falta de harmnicos (como um disco de vinil e aquele chiado, CHISSSCHISSS de fundo). Bem, agora que encontramos o som que procurvamos e identificamos as sensaes de cada um deles, o exerccio completo consiste no seguinte: Respire (diafragma), faa o som do M&N 2/2 (diafragma/apoio) alternando entre as letras, faa em uma regio mediana de sua voz, numa nota confortvel, faa at que termine o seu ar (sem exageros, no para ficar roxo), respire novamente (use o diafragma) e repita o exerccio, desta vez uma nota acima (se voc entoou a nota DO, agora entoe a nota RE), e repita o exerccio at a quinta nota (relativo a nota que voce iniciou o exerccio, se voce comeou em DO, v at o SOL), seguindo o mesmo procedimento, depois repita a mesma escala de forma descendente (de SOL at DO), repita o exerccio 5 vezes. Importante: Note que em algumas notas o som ser bem mais intenso que em outras, isto natural, voc tem sua prpria caixa acstica que vibra de forma diferente para cada nota, o mais importante dominar estes sons (ressonncias) ao ponto de conseguir consciente e precisamente empreg-los em seu canto, e para que isto acontea necessrio estudo e dedicao. 2 - Exerccio Baumb - Voc ir pronunciar BAUMB numa escala de DO a DO repetindo cada tom, exemplo: DO, DO, RE, RE, MI, MI, ... ..., SI, SI, DO, DO No existir pausa para respirao. Voc ir respirar no momento em que emitir o som B da palavra BAUMB. Lembre-se de usar o diafragma, voc far exatamente o seguinte:

18

Durante a emisso do BAUM contraia o abdmen dando apoio ao canto (principalmente ao som ressonantal da boca fechada, o M), ao emitir o B (que completa a palavra) voc ir expandir o abdmen (respirar), este B ser seco e curto, voc deve pronunciar BAUMB em dois tempos 2/2, (1, 2, 1, 2, 1, 2,... ...,BAUM, B, BAUM, B...), como se fosse um bumbo de fanfarra, o BAUM ser o 1 tempo (diafragma/apoio) o B ser o 2 tempo (respirao/diafragma), faa a escala ascendente e descendente ininterruptamente (comece no DO, v at o DO da prxima oitava e desa completando o exerccio no mesmo DO inicial) a escala tem incio e fim, porm sem meios, como uma coisa s. Importante: O exerccio une tcnicas de ressonncia e respirao, as duas so importantes, mas nesta parte estamos enfatizando as ressonncias, e a ela voc dever dar mais ateno, procure emitir os sons mais graves da escala anasalados (DO,RE, MI, como o N do exerccio passado), e os sons mais agudos com som de cabea (LA, SI, DO, como o M do exerccio passado), as notas mdias desta escala (FA, SOL) sero um ponto de transio, provavelmente o que deve acontecer que no comeo do exerccio, (nas primeiras repeties) voc estar emitindo estas notas com uma ressonncia mediana, j nas ltimas repeties do exerccio este som dever ter *subido. Como em exerccios anteriores aconselho no repetir o exerccio muitas vezes, pois podero surgir dores abdominais, caso isto acontea pare com o exerccio e volte a execut-lo em uma prxima sesso de estudos, o nmero de repeties aconselhvel de 5 a 6 repeties, este nmero de repeties no dever lhe ocasionar problemas.

* Subido = Melhor colocao da voz para canto, harmnicos surgem devido ao maior uso da ressonncia de cabea. Gria de uso quase que exclusivo de pessoas relacionadas ao estudo de tcnica vocal.
OBS: Caso nas repeties finais voc emita o som sempre com a ressonncia do M (ressonncia de cabea), no se preocupe, voc foi alm do esperado e conseguiu colocar melhor a sua voz do que eu presumia. Note que respirando corretamente (diafragma) voc far a escala ininterruptamente sem o menor problema, novamente sem fazer uso algum da respirao convencional e isto por cerca de 4 minutos.

3 - Exerccio BR (de dois em dois tons, at a oitava) - O som procurado neste exerccio o som que uma criana faz ao brincar com carrinhos imitando o som de um motor (brbrbrbrbr), o som consiste nos lbios trepidando pela passagem do fluxo de ar sendo exalado, ao mesmo tempo que o som ressonantal da letra M entoado. Quando a criana brinca com carrinhos ela executa exatamente este som, e geralmente faz a terminao em M (brbrbrbrbrbrhhuuummm). Execute este exerccio em trs tempos 3/4 (1, 2, 3, 1, 2, 3, ...), onde o terceiro tempo reservado a respirao (diafragma), a escala deve ser executada de dois em dois tons (igual ao exerccio de respirao nmero 3 - respirao diafragmatica rtmica) at a oitava, e sempre acompanhada pelo som ressonantal da letra M (este som voce tambm j conhece). Faa o exerccio com as escalas ascendente e descendente ininterruptamente, no se esquea de dar apoio (contrair o abdmen) sempre que for entoar as notas, repita este exerccio 6 vezes, e lembre-se de respeitar suas limitaes.
OBS: Neste exerccio voc pode averiguar que o som ressonantal pode ser mantido com uma certa independencia da articulao de vocbulos. Desconheo um mtodo (seja ele Alemo, Italiano, Francs, Espanhol, etc) que no use este exerccio, pois o mesmo de grande valia para o cantor, ele tem a capacidade de desbloquear as vias areas (atravs da intensa vibrao ocasionada pelo BR) ao mesmo tempo que ajuda a colocar o som (atravs da ressonncia M). Recomendo o uso deste exerccio como recursos para aquecer a voz quando no h possibilidade de aquecer-se cantando os vocalises, use e abuse deste exerccio e comprove os resultados.

Antes de mais nada o cantor tem que estar com trs partes do seu corpo relaxada, so; ombros, pescoo, mandbula, mais isso iremos aprender em relaxamento. 1- Com os ps no cho no junte e no abra muito as pernas. (postura normal) 2- Coluna reta (procure ficar relaxado)

19

3- Muitos profissionais dizem que se deve olhar o horizonte(eu no concordo com isso o cantor tem que envolver o pblico) 4- nunca cante com a cabea para cima, ou para baixo e sim na altura do pescoo.

Lembre-Se A Voz No Ir Se Prolongar Ou Ficar Mais Aguda Se Voc Levantar Ou Abaixar A Cabea A Presso Est No Abdomem E No Nas Cordas Vocais .

A meu ver, para a boa interpretao de uma msica, necessrio pensar nas frases. Quando eu digo frases estou pensando na escolha dos lugares para tomar flego. Fazendo isto, estamos interpretando a letra e a msica. H mais uma idia alm de respirao: dinmicas. Quer dizer, ningum vai cantar suave, toda a msica, nem forte. Mas haver crescendo e decrescendo, trechos suaves, trechos fortes, determinados pela letra e pela frase musical. Observemos as frases (lugares de respirao) em alguns exemplos. Com lpis, vamos usar o sinal (v) para indicar flego. A - Santo, Santo, Santo, (a Segunda estrofe), a estrofe tem quatro frases e devemos fazer apenas quatro frase, tomando flego de quatro em quatro compassos. Se andarmos muito devagar, ser necessrio tomar flego em outros lugares e dividir at uma palavra. Devemos usar um andamento que ajude a cantar idias completas e nunca tomar flego no meio de uma palavra. B - Nasceu Jesus, vamos frasear depois das seguintes palavras: menino, cantar, adorar, alegria, amor, Salvador, Natal, Natal, crianas, Natal, Natal. Note bem que a minha sugesto de tomar flego entre a frase que se repete Natal. O flego entre frases repetidas a pausa de expresso. C - Eu sei que o meu Redentor vive, numeremos, lpis, os compassos, colocando o nmero de cada compasso direita da barra. Tambm a lpis, coloquemos o sinal (v) para indicar frases. PARA VOZES FEMININAS: Flego depois do terceiro tempo nos compassos 2, 4, 6, 12, 16, 18, 20, 24, 26, 28, 30, 32, 36, 38, 40, 42, 46, 48. No h frase nos compassos 10 e 34, porque a frase nestes dois lugares abrange quatro compassos. Flego depois do segundo tempo nos compassos 14, 22, 38, 46. PARA VOZES MASCULINAS: Flego depois do terceiro tempo nos compassos 4, 8, 12, (tenores), 16, 20, 24, 36, 40, 44, 48. Flego depois do segundo tempo nos compassos 2, 6, 14, 18, 22, 26, 28, 30, 32, 38, 42, 46. Flego depois do primeiro tempo no compasso 12 (baixo). Com a observao destes sinais de respirao estaremos cantando idias completas. Bem, vamos recapitular o seguinte sobre a interpretao musical. 1- Cante idias completas e cuidado para no tomar flego no meio de uma palavra. 2- Faa um bom treino para tomar Flego dentro da frase e ainda sustentar a idia. 3- Com frases repetidas faa uma pausa de expresso entre as frases. Estude bem e coloque, lpis, os sinais de respirao para no esquecer as frases e finalmente, aplique estas idias no estudo de todas as suas msicas.

20

SOPRANO TENOR

Lrico Ligeiro Romntico

Vozes Agudas

MEZZOSOPRANO BARTONO

Vozes mdias Mdio Profundo Agudas Graves

CONTRALTO BAIXO

Vozes Graves

SOPRANINO -CONTRALTINO --

Vozes Infantis

A VOZ O REFLEXO DA ALMA ! VOZ MDIA GRAVE TRANQUILIDADE VOZ MDIA GRAVE - CAUTELA TIPOS DE CANTORES CANTOR JINGLERO - COMERCIAL CANTOR ERUDITO CANTOR ACADEMICO CANTOR POPULAR

MUSICAL

CRITRIOS Qualidade vocal voz fluida sensao agradvel. Condensa natural grave, possa-se tranquilidade Bitona (semitonada). Infantilizada Rouca p Gutura de grito. Maa = ardente, bonzinho, romntico, amoroso, (Roberto Carlos) Soproza grave, sensualidade, seduo, suavidade. Branca voz limpa sem rodeios (lisa). spera Crepitante exclusiva de homens, grave, sempre em final de frase. Neutro mais prximo do habitual Sussurrada Imperalismo Boris Cazoi, (Estou com a verdade). Comprimida ALTURA : Grave, media e normal

21

INTENSIDADE: Aumentada, reduzida ou normal. MODULAO: Nasal, laringe, faringe, equilibrada e oral. VELOCIDADE: Maior, menor, normal. ALTICULAO: sobre articulada, impressiva.

CARACTERSTICA BSICAS SO:

Altura e Registro: a altura do som determinada pelo crebro e depende da excitabilidade do nervo recorrente quanto aos registros vocais-extenso da voz dentro da escala geral dos tons musicaisconsidera-se a existncia de voz de peito, voz de cabea, voz mista e a voz falsete s diferena de altura entre vozes explicam-se fisiologicamente. Altura: a propriedade do som ser grave, mdio e agudo. Intensidade: a propriedade do som ser fraco ou forte, caracteriza-se pela amplitude (fora) da vibrao.
FRACO OU FORTE, CARACTERIZA-SE PELA AMPLITUDE (FORA) DA VIBRAO.

TIMBRE: A QUALIDADE DO SOM, QUE NOS PERMITE RECONHECER SUA ORIGEM. ATRAVS DELE QUE DIFERENCIAMOS O SOM DOS VRIOS INSTRUMENTOS. O TIMBRE EST RELACIONADO COM A SRIE HARMNICA, PRODUZIDA PELO SOM EMITIDO. AS CARACTERSTICAS SECUNDRIAS SO: VELOCIDADE, CLARIDADE, EXTENSO,VIBRATO MODULAO, RITMO, EXPRESSO. CLASSIFICAO DAS VOZES: ENTRE AS MASCULINAS CLASSIFICARAM-SE AS VOZES DE MAIS GRAVES PARA A MAIS AGUDA, EM: BAIXO, BARTONO TENOR; ENTRE AS VOZES FEMININAS: CONTRALTO MEIO SOPRANO E SOPRANO. OUTRAS CLASSIFICAM-SE NA MSICA LRICA REFEREM-SE S CARACTERSTICAS DE TIMBRE (BAIXO PROFUNDO, BAIXO CONSTANTE, SOPRANO DRAMTICO, SOPRANO LIGEIRO...

22

Esta aula ser uma mistura de algumas idias relacionadas com o estudo de canto. Estudo de uma msica nova. Eu sei que muitos pedem auxilio de algum para tocar a msica algumas vezes. Assim, a msica e a letra ficam gravadas. Isto , para muitos, preciso ouvir a msica antes de cant-la. Mas, qualquer aluno de canto precisa melhorar e progredir em teoria e solfejo, para cantar com mais segurana e mais compreenso. Quero dar nfase necessidade de recordar e estudar teoria e solfejo. Por exemplo, aqui temos uma msica nova, a minha pergunta : como que voc vai aprender esta msica? Faa o seguinte: 1. LEITURA rtmica da melodia. Qual o compasso? Depois de Ter em mente o compasso, comece bater com o dedo ou lpis contando 1, 2, 3, 4, se for quaternrio. Deve usar um andamento meio lento, sem retardar ou acelerar. Agora, olhe para a melodia e fale o ritmo das notas, usando qualquer slaba enquanto o dedo ou o lpis est batendo os tempos. 2. SOLFEJO - Tire o tom (a tonalidade de) da msica e cante a escala. Com o tom em mente, faa o solfejo, cantando o nome das notas. Depois de Ter cantado algumas vezes o solfejo, cante a melodia usando qualquer slaba. Deve solfejar algumas vezes at que a melodia fique bem gravada. 3. LETRA - Tendo feito a leitura rtmica e o solfejo, no deve haver muita dificuldade com a letra. Depois de cantar algumas vezes com a letra, preste ateno respirao para uma interpretao mais correta. Faa este treino cada dia, usando o mesmo processo. Depois de 4 ou 5 dias de treino, voc estar pronto para cantar com acompanhamento. Voc vai notar que seu treino dirio far de voc um cantor mais seguro. O cantor, seguro na msica, de certo cantar melhor e far uma boa interpretao da letra. De vez em quando, haver necessidade de usar o piano (harmnio, acordeo, flauta, etc.), para tocar as notas, para ajudar a aprender a msica. Estando gripado ou com laringite ou tendo ou trecho mais difcil, toque suas notas e cante mentalmente. O treino mental bom, mesmo no estando doente. Tire o tom e cante mentalmente a msica toda.

1.

2.

A sade seu tesouro precioso.

Deve-se cuidar sempre para uma boa sade, porque se perder a sade, se ficar doente com facilidade, voc desempenhar com dificuldades as suas responsabilidades e nunca cantar bem. Quero fazer algumas sugestes, visando um corpo saudvel, um corpo que dar o devido apoio para o seu cantar. Acho que seu mdico particular diria as mesmas coisas. Voc deve Ter pelo menos uma consulta por ano com o mdico e mais vezes se for necessrio. 1. DESCANSO. O corpo no pode funcionar como deve, sem os intervalos de descanso. recomendado cerca de oito horas cada noite para dormir. Algumas precisam de mais horas e outros podem viver com menos. O descanso deve ser no mesmo horrio. V para a cama na mesma hora e tenha uma hora marcada para levantar. Parece que o corpo gosta de um horrio. Um tempo tarde

23

para relaxar o corpo e mente ajudar tambm. Para relaxar assim, no precisa entrar na cama, possvel descansar mesmo sentado numa cadeira confortvel, fechando os olhos, relaxando os msculos e tentando tirar da mente todas as preocupaes. O fato que o corpo necessita de intervalos regulares, para descanso. 2. ALIMENTAO. O corpo precisa de energia e temos e precisamos de um horrio para receber alimentao. A dieta deve incluir comida de todos os grupos, frutas, verduras, carnes, massas, etc. E no se esquea de lquidos (leite, gua, refrigerantes, sopa, etc.), tomando no mnimo oito copos por dia. 3. BOA HIGIENE. O corpo deve estar limpo. Qualquer mquina funciona melhor tendo uma limpeza regular. O corpo uma mquina que merece nosso cuidado. Aqui tambm deve haver horrio pra tudo: dentes, cabelo, banho, etc. E o cantor nunca deve fumar. 4. EXERCCIO FSICO. Hoje em dia, estamos ouvindo muito sobre programas de exerccios, clube de exerccios, at mesmo no rdio e na televiso. Basta dizer que quem no tem trabalho que exige muito movimento do corpo, deve incluir no seu programa dirio algum exerccio fsico. Pode ser de alguns minutos apenas, mas deve ser feito regularmente para o bem do corpo. O exerccio fsico tambm ajuda na respirao. Chegamos ao fim desta srie de aulas de canto. Tenho gostado destas experincias e peo que voc leia muitas vezes estas lies e faa esforo para melhorar sempre sua voz. Dicas 1 - Evite cantar quando no estiver em perfeitas condies de sade. 2 - Beba muita gua. 3 - Sempre aquea a voz antes de apresentaes, e evite falar aps o aquecimento. 4 - Estude o que vai cantar o suficiente para ter segurana quanto ao texto, melodia e controle vocal, assim, aspectos emocionais negativos (medo, ansiedade, etc), no deram interferncia em seu canto. 5 - Nunca ensaie por muito tempo (mais de uma hora), sem descanso. 6 - Evite lugares enfumaados e barulhentos antes e depois de uma apresentao. 7 - Ao cantar voc deve sentir-se confortvel, para tanto, no use roupas apertadas. 8 - O sono por demais importante para o cantor, procure dormir o nmero de horas necessrias para seu descanso. 9 - Esteja sempre atento a sua qualidade vocal, aprenda a reconhecer suas sensaes ao cantar e monitore seu canto. 10 - O nervosismo pr-apresentao natural e at necessrio podendo conferir mais emoo ao canto, use-o de forma positiva e lembre-se que o pblico tem a expectativa de sucesso do cantor, confie nisso. 11 - Mantenha uma alimentao balanceada, e evite comer antes de apresentaes (ao menos 2 horas). 12 - gua em temperatura ambiente ou ch (Hortel, Rom, Mate), so as nicas bebidas indicadas antes de cantar, jamais consuma bebidas alcoolicas antes de cantar.

24

13 - No fume, ou se fumante procure de todas as formas reduzir progressivamente o nmero de cigarros que voc fuma, o ideal conseguir reduzir a zero. 14 - Evite esforos vocais desnecessrios, gritar e falar auto exigem demais de seu aparelho fonador. 15 - No pratique auto-medicao em nenhuma hiptese.

Mau uso da voz pode levar a cncer de laringe


LUCIANA SOBRAL (Matria do Dirio Popular 02 de maio de 2001) Para especialista, ndices da doena no Pas so alarmantes

Ela capaz de entregar a idade, nvel cultural, procedncia geogrfica e at mesmo o estado emocional de qualquer um. Apesar de sua importncia so poucas as pessoas que consideram a voz um elemento fundamental para a sobrevivncia em sociedade. E o resultado dessa falta de ateno so os ndices alarmantes de cncer de laringe. O Brasil o segundo Pas em incidncia da doena, perdendo apenas para a Espanha. Dos 15 mil casos notificados a cada ano, oito mil terminam em morte. Preocupada com essa realidade, a Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz (SBLV) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia (SBORL), realizou, no ms de abril, a 2Semana Nacional da Voz. Agora, as instituies pretendem traar o perfil da voz do brasileiro. Com o resultado dos exames realizados durante toda a campanha vamos conhecer exatamente a voz dos brasileiros e decidir o que podemos fazer por ela, diz Agrcio Crespo, presidente da SBLV. Na ltima campanha, realizada em 1999, foram atendidas aproximadamente 55 mil pessoas. Neste ano, a estimativa de que esse nmero seja ainda maior. Ainda no temos os dados contabilizados, mas isso deve acontecer na primeira semana de agosto, acrescenta Crespo. Com a ajuda de 3.500 voluntrios, entre eles, mdicos, fonoaudilogos e estudantes, distribudos nas grandes e mdias cidades de todo o Brasil, a campanha promoveu a realizao de exames gratuitos para a deteco de possveis problemas na voz. Alvo As vtimas mais comuns das doenas relacionadas voz so os indivduos que a utilizam como principal instrumento de trabalho. Esto na lista professores, locutores, operadores de telemarketing, vendedores, cantores, entre outros, que representam quase 25% da populao economicamente ativa.

25

S na cidade de So Paulo existem mais de 35 mil professores na rede de ensino fundamental e a principal causa de afastamento est relacionada s alteraes de voz. No Brasil, o nmero de profissionais chega a 1,5 milho e a estimativa de que 2% desse total sero afastados de suas funes por problemas na laringe e cordas vocais. Isso acontece por uso abusivo da voz, principalmente porque essas pessoas acabam competindo com o barulho externo e forando a musculatura da laringe, explica Crespo. As consequncias do mau uso so ardor, pigarro, rouquido, irritabilidade e dor no pescoo. Quando no tratados, os sintomas podem levar a leses crnicas como calos, plipos e reaes inflamatrias nas cordas vocais e, na pior das hipteses, cncer de laringe. Preveno Por isso, evite falar alto, no beba lquidos muito gelados, diminua o consumo de cigarro e bebidas alcolicas, dispense os tratamentos caseiros, como gargarejos, e reduza a quantidade de pastilhas para melhorar a dor de garganta.

Vida moderna e alteraes A vida moderna tambm contribui para o desenvolvimento de alteraes na voz. A acidez na garganta, provocada pelo estresse, uma nova causa que vem sendo levada em conta pelos mdicos. O dia-a-dia corrido aliado a alimentao inadequada, hbito de trabalhar at tarde e, por consequncia, comer altas horas da noite, aumenta a acidez na regio da laringe, levando a uma inflamao. A sensao de que uma bola est parada na garganta. Por isso tente, pelo menos, aderir a uma alimentao mais equilibrada, respeitando os horrios. Mulheres possuem tom menos intenso Quando criana, todas as pessoas apresentam voz aguda e com alta frequncia. Mas na adolescncia que ela se modifica. Isso acontece porque a voz produzida na laringe.Em razo dos hormnios, a laringe dos homens se desenvolve e as cordas vocais ganham massa muscular, tornando-se mais grave. J as mulheres mantm a voz aguda, s que menos intensa, afirma o especialista Agrcio Crespo, chefe da disciplina de Otorrinolaringologia da Universidade de Campinas (Unicamp). Mas assim como a pele, a voz tambm envelhece. A partir dos 40 anos, homens e mulheres comeam a sentir a mudana provocada pelo tempo. A atrofia das cordas vocais acaba causando perda de potncia e de qualidade. No observamos isso nos cantores porque eles fazem um bom acompanhamento de sua sade vocal, diz Crespo. Segundo ele, participar de corais uma dica importante para quem quer manter a musculatura das cordas vocais em ordem. Rouquido pode ser sinal de problema Quem nunca ouviu dizer que mulher de voz rouca sensual? com pensamentos assim que a rouquido se torna algo pouco importante quando o assunto sade vocal. Mas, segundo a Unio Internacional contra o Cncer, a rouquido um dos sete indicadores de cncer. Apesar disso, no precisa ficar desesperado. S h motivo para preocupao se os sintomas persistirem por mais de duas semanas. Entre eles, esto engasgos frequentes, dificuldade de engolir, rouquido,

26

dor de garganta e pigarro, alerta o otorrinolaringologista Agrcio Crespo. Ele sugere que o consumo de pastilhas, sprays e balas fortes para evitar a rouquido ou a dor de garganta sejam evitados. Entre os diagnsticos possveis esto os calos ou ndulos nas cordas vocais, causados pelo mau uso da voz ou por inflamaes e infeces como a gripe; plipos (pequenas salincias comuns em fumantes); laringite causada por resfriados; papiloma de larine, caracterizada por uma infeco do papilomavrus humano (HPV); e o cncer das cordas vocais ou de outros pontos da laringe. Todos esses problemas so consequncias de atitudes como falar alto, fazer fora para dizer alguma coisa, conversar em ambientes barulhentos, ter uma alimentao rica em gordura e cido, consumo exagerado de bebidas alcolicas e o hbito de fumar. Alm disso, ainda existem aquelas receitas caseiras de gargarejo que podem contribuir para o aparecimento dos sintomas. Cura chega a 95% Com chances de cura de aproximadamente 95% se tratado precocemente, o cncer de laringe um dos tipos de tumor mais fceis de ser detectado. Sabe-se hoje que o cigarro a principal causa do aparecimento da doena. As chances aumentam quando a bebida alcolica est associada, diz o otorrinolaringologista Agrcio Crespo. Segundo ele, as vtimas mais comuns so homens a partir dos 50 anos, mas estima-se que as mulheres podem apresentar uma incidncia cada vez maior. Isso acontece pelo fato de elas estarem adquirindo o hbito de fumar, explica. Nos casos em que o cncer de laringe no detectado precocemente, o indivduo corre srios riscos de perder as cordas vocais e ter de respirar por um buraco feito na garganta processo chamado de traqueostomia. Alm disso, ele perde sua capacidade de comunicao social. Diagnstico Um dos exames mais utilizados para detectar qualquer tipo de problema na laringe a laringoscopia. Feito com o uso de um espelho ou a utilizao de fibras pticas, o teste rpido, indolor e suficiente para indicar as principais alteraes. Durante a Semana Nacional da Voz, todos que passaram pela avaliao realizaram o exame. De olho no diagnstico Existem alguns procedimentos que podem ser realizados no caso de deteco de alguma das doenas de voz. Veja quais so: Fonoterapia pretende reeducar o paciente, com tcnicas que o ajudam a utilizar melhor a voz. Isso significa mais eficincia ao falar e menos esforo. O tratamento indicado para pessoas com rouquido, calos em fase inicial e como terapia complementar depois da cirurgia. Medicao este mtodo indicado somente para os casos de infeco e inflamao da laringe. Cirurgia calos antigos, plipos, inflamaes por HPV e cncer. Se o mdico chegar a esse diagnstico, o tratamento recomendado a cirurgia.

27

Sobre Tcnica Vocal e cuidados com a voz Existe um livro escrito em linguagem de fcil compreenso e de forma bem didtica, chamado "Higiene Vocal - cuidando da voz". Os autores so Mara Behlau (fonoaudiloga) e Paulo Pontes (otorrino). Ali voc encontra conceitos bsicos sobre a produo vocal, anlise das situaes potencialmente danosas e dicas para proteger a sua voz. A editora a Revinter ( www.revinter.com.br ). Outro livro muito til o da Clara Sandroni, chamado "260 Dicas para o cantor popular", editado pela Lumiar Editora. Em primeiro lugar, bom lembrar que a nossa voz reflete o nosso estado geral. Se voc dormiu pouco, ou est gripado, ou deprimido, ou saindo de uma aula de aerbica de alto impacto, sua voz certamente vai deixar transparecer estas diferentes situaes. Como regra geral, tudo que saudvel e faz bem para o organismo vai fazer bem para a voz; e tudo o que nocivo para o corpo vai tambm prejudicar a voz. Ou seja: um profissional da voz deve cuidar muito bem da sua sade fsica e emocional. Pode parecer bvio, mas no custa lembrar. Ningum precisa viver dentro de uma redoma: a voz um instrumento muito especial, mas no to frgil assim. Basta evitar abusos. O cantor pode perfeitamente ir ao Maracan, e torcer pelo seu time; s no precisa ficar berrando o tempo todo junto com a galera. Longas conversas so muito divertidas, mas devem ser feitas longe de lugares muito barulhentos (discotecas, shows de rock pesado, etc) Chegamos assim ao ponto mais importante: quem faz uso profissional da voz precisa de um treinamento vocal especfico e constante, para desenvolver, aperfeioar e proteger o seu aparelho fonador. Este treinamento pode variar bastante de estilo, dependendo do profissional que o conduza; mas certamente incluir entre as suas prticas exerccios de relaxamento e postura, exerccios respiratrios e exerccios vocais (vocalises). Na verdade, os cuidados so os mesmos; a tolerncia que maior. Os efeitos de uma sria alterao vocal so apenas incmodos para um analista de sistemas - mas so terrveis para um professor ou advogado, e catastrficos para um locutor ou cantor. Alguns cantores desenvolvem hbitos que se tornam verdadeiros rituais - consomem toneladas de pastilhas, balas, cristais de gengibre; usam sprays de rom, prpolis, hortel e o que mais surgir nas farmcias; e h os que recorrem a bebidas alcolicas como conhaque ou licor na esperana de "esquentar" a voz. Nenhuma destas "receitas" tem fundamento comprovado, embora possam funcionar como um "amuleto" ( o famoso efeito placebo). As pastilhas e sprays so remdios, que

Existe algum livro que ensine a cuidar da voz?

Quais so os cuidados que um cantor deve ter com a voz?

E quem no trabalha especificamente com a voz?

Qual o melhor truque para esquentar a voz?

28

so receitados pelo mdico em caso de doena, mas se forem usados constantemente e sem critrio podem causar diversos danos sade. Quanto s bebidas, seu efeito apenas o de relaxar, ou desinibir - bvio que estamos falando de tomar UMA dose, pois o excesso de bebida, alm de todos os problemas que traz, ainda por cima compromete a concentrao, a ateno e a memria. A nica forma eficaz de aquecer a voz, preparando-a para uma apresentao, fazer exerccios vocais de aquecimento. Agora, se alm disso, voc quiser tomar aquele chazinho quente . . . Sim, o fonoaudilogo trata de problemas especficos da fala e da voz (como a gagueira, o excesso de nasalidade ou "chiado" nos "s", ou a lngua "pgesa", por exemplo). Ele tambm pode conduzir o treinamento vocal de profissionais da voz falada (como locutores, professores, advogados, etc) que no queiram ter aula de canto. J o otorrinolaringologista um mdico especialista em ouvido, nariz e laringe - como o prprio nome diz. Ele fundamental para resolver questes de patologia da voz. E fundamental que o fonoaudilogo e o professor de canto identifiquem as situaes em que preciso recorrer a ele. Quando um aluno de canto apresenta problemas vocais que possam ter origem orgnica (por exemplo, uma rouquido muito prolongada ou frequente, ou uma sbita "perda" da voz), o professor deve encaminh-lo imediatamente ao otorrino para avaliao e tratamento. Alguns professores de canto pedem a todos os alunos um exame otorrinolaringolgico de rotina antes de comearem a estudar. Acho que o mais importante que estes trs profissionais da voz (otorrino, fonoaudilogo e professor de canto) possam trabalhar em conjunto, como uma equipe interdisciplinar.

Quando se deve procurar um fonoaudilogo ou otorrinolaringologista?

Quanto tempo uma pessoa precisa estudar canto?

A rigor, por tanto tempo quanto ela queira estar "em forma". Trata-se de um treinamento - comparvel, por exemplo, prtica da musculao. Enquanto voc quiser ter msculos definidos, voc vai ter que frequentar a academia de ginstica. (se algum descobrir outra maneira, por favor me avise!) :-D Quanto ao tempo necessrio para notarmos progresso significativo, ele varia imensamente de um aluno para outro. Podemos dizer que sempre um trabalho a mdio/longo prazo, pois depende de aprender e internalizar uma srie de novos hbitos. por esta razo que eu acredito que aula de canto tem que ser divertida, para que o aluno no perca a motivao antes de conseguir resultados. Um aluno iniciante vai levar em torno de trs a cinco meses para notar alguma melhora na sua voz - ou pelo menos na capacidade respiratria. Depois de oito a dez meses, podemos afirmar que certo ter havido pelo menos algum desenvolvimento. E depois disso, h todo um universo de pesquisa musical, onde o aluno vai buscar atingir o mximo de seu potencial.

29

Com que idade se deve comear a estudar canto?

possvel comear a estudar canto em qualquer idade, desde que se recorra a um profissional especializado. H muitos casos de pessoas que nunca cantaram, e s na terceira idade, depois de aposentados e com os filhos j criados, que encontram tempo para se dedicar a atividades prazerosas e criativas como o canto. Adolescentes e crianas podem fazer, alm do estudo da tcnica vocal propriamente dita, um trabalho mais amplo, visando objetivos mais abrangentes. Eles podem fazer um trabalho de iniciao musical utilizando a voz, incentivando a criatividade, a inveno e tambm aprimorando a escuta, permitindo que eles tenham acesso a grande variedade de estilos musicais. Eles tambm precisam aprender a conhecer e lidar com o prprio corpo (inclusive enquanto cantam) como mant-lo relaxado e com boa postura, como fazer movimentos que expressam sentimentos, quais movimentos facilitam a emisso da voz etc.

F im

30

You might also like