You are on page 1of 38

Revoluo Inglesa

Este material foi produzido pelo professor Luis Alberto Pereira Junior - email: prof.luisjunior@gmail.com

Apresentao

Luis Alberto Pereira Junior Graduado em Histria - Licenciatura e Bacharelado - pela Universidade Federal de Uberlndia Ps-Graduado em Psicopedagogia e em Educao Especial com nfase em Educao Inclusiva pela ASSEVIM Instituto Passo 1 Mestrando em Educao pela Universidade Federal de Uberlndia

Objetivo
Compreender como se deu a construo da cidadania na Inglaterra do sculo XVII e todo o processo revolucionrio.

Localizao Geogrfica da Inglaterra

O Reino Unido uma unio poltica de quatro naes constituintes: Esccia, Inglaterra, Irlanda do Norte e Pas de Gales. A nao governada por um sistema parlamentar com a sede do governo em Londres, a capital, e uma monarquia constitucional com a rainha Isabel II sendo a chefe de Estado.

Bandeira da Gr Bretanha

Londres (em ingls: London) a capital e a maior e mais importante cidade da Inglaterra e do Reino Unido. Por dois milnios, foi um grande povoado e sua histria remonta sua fundao pelos romanos, quando foi nomeada Londinium.

Abadia de Westminster em Londres

Comida (Tits)
Bebida gua! Comida pasto! Voc tem sede de que? Voc tem fome de que?... A gente no quer s comida A gente quer comida Diverso e arte A gente no quer s comida A gente quer sada Para qualquer parte... A gente no quer s comida A gente quer bebida Diverso, bal A gente no quer s comida A gente quer a vida Como a vida quer... Bebida gua! Comida pasto! Voc tem sede de que? Voc tem fome de que?... A gente no quer s comer

A gente quer comer E quer fazer amor A gente no quer s comer A gente quer prazer Pr aliviar a dor... A gente no quer S dinheiro A gente quer dinheiro E felicidade A gente no quer S dinheiro A gente quer inteiro E no pela metade... Bebida gua! Comida pasto! Voc tem sede de que? Voc tem fome de que?... A gente no quer s comida A gente quer comida Diverso e arte A gente no quer s comida A gente quer sada Para qualquer parte... A gente no quer s comida A gente quer bebida Diverso, bal

A gente no quer s comida


A gente quer a vida Como a vida quer... A gente no quer s comer A gente quer comer E quer fazer amor A gente no quer s comer A gente quer prazer Pr aliviar a dor... A gente no quer S dinheiro A gente quer dinheiro E felicidade A gente no quer S dinheiro A gente quer inteiro E no pela metade... Diverso e arte Para qualquer parte Diverso, bal Como a vida quer Desejo, necessidade, vontade Necessidade, desejo, eh! Necessidade, vontade, eh! Necessidade...

Ao consultarmos um dicionrio, vamos descobrir que cidadania o conjunto de deveres (obrigaes) e direitos que um indivduo tem perante a sociedade em que vive. A palavra origina-se de cidade, visto que, o seu exerccio a princpio desenvolveu-se no espao urbano. O que no podemos esquecer de que o significado de cidadania no o mesmo nos diferentes contextos histricos. Na antiguidade, no caso da Grcia, o direito de ser cidado e de usufruir da cidadania era restrito a um pequeno grupo de gregos. No Imprio Romano, a cidadania apesar de ser mais ampla, contemplando um nmero maior de pessoas, ainda continuava restritiva. Na Idade Mdia, grande parte da populao europeia vivia na rea rural, e as discusses em torno da cidadania ficaram um pouco esquecidas, j que as desigualdades sociais eram explicadas e justificadas pela Igreja. Na Idade Moderna, os debates acerca da cidadania, mais especificamente na Inglaterra do sculo XVII, vo ser retomados, ganhando uma dimenso de exigncia e de contestao jamais visto na histria da humanidade.

Afinal, existem direitos naturais?


Desde os primrdios da humanidade, h um grupo dominando e submetendo o outro, ou seja, poucos com direitos e muitos com obrigaes. Mas afinal, ser que existem direitos naturais? Direitos que ns temos a partir do momento do nosso nascimento? No mundo atual, estas interrogaes seriam respondidas facilmente. Os indivduos afirmariam tranquilamente que h sim direitos naturais e que precisam ser respeitados e preservados. Direitos como moradia, alimentao, educao, segurana e muito mais. No entanto, no passado os indivduos no responderiam com tanta naturalidade, pois muitos acreditavam que os direitos eram conferidos a um grupo seleto. Dessa forma, no sculo XVI e XVII, alguns tericos procuraram refletir a respeito dos direitos naturais, entre eles destacam-se: Thomas Hobbes (1588 a 1679) e John Locke (1632 a 1704).

Os direitos naturais
De acordo com estes tericos, o ser humano em seu estado natural, ou seja, antes de qualquer convvio social (hiptese), desfruta de toda a liberdade e tem direitos ilimitados. Portanto, em seu estado natural o ser humano totalmente livre, faz tudo o que desejar. No entanto, a liberdade e direito total, poderiam trazer-lhe problemas, como o individualismo e as pessoas no teriam nenhum limite, levando-os a brigas e conflitos.

O pensamento de Thomas Hobbes a respeito deste assunto


O clebre pensador, matemtico e terico poltico afirmava que a vida em seu estado natural marcada por desavenas , conflitos e violncia. Os mais fortes dominavam os mais fracos. Portanto, este caos no era favorvel aos indivduos, pois se a liberdade continuasse ilimitada, em pouco tempo a humanidade seria exterminada. Dessa forma o que fariam os seriam humanos para resolver este problema?

Segundo Hobbes, em troca da paz, os indivduos abriram mo de seus direitos ilimitados, fazendo um pacto social, atravs do qual, agora, haveriam no s direitos limitados, como tambm obrigaes (leis, regras, normas). Tais normas teriam como funo limitar e controlar as aes violentas. Caberia ao Estado Soberano, governado por um rei, a funo de proteger as leis e faz-las cumprir, mesmo que fosse necessrio agir com violncia contra aqueles que no respeitassem as leis. Portanto, as pessoas fazem um contrato entre si, abrindo mo de seus direitos totais em favor da paz. Enquanto que o rei ou soberano no participaria deste contrato, podendo assim, realizar qualquer ao, pois s ele teria o poder total, o poder absoluto. Para entender melhor toda esta histria, Hobbes escreveu a obra o Leviat.

A sntese do pensamento de Thomas Hobbes


Portanto, o pensamento de Hobbes contribuiu para que fosse justificado o poder absoluto (total) do soberano, o rei.

Governa, faz leis e impe a ordem e a segurana

Indivduos

Fazem entre si

Contrato

Cedem seus direitos

Soberano

Obedecem sem contestar

O pensamento de John Locke


Locke tambm tratou da temtica dos direitos naturais, mas sua concluso foi um pouco diferente, j que ele no defendia a entrega do poder a um soberano todo poderoso, como dizia Hobbes. Em sua obra Dois tratados sobre o governo civil, o pensador assevera que os seres humanos, isolados em estado de natureza, unem-se mediante um contrato social para construir uma sociedade civil. Um contrato para proteg-los, para garantir as liberdades e a propriedade privada. Para ele, os direitos naturais dos seres humanos no desaparecem aps firmar o pacto ou contrato social, mas continuam valendo para impedir que o governante do Estado abuse do poder. Os indivduos do contrato social, concordam entre si e do um aval de confiana a um governante para govern-los. Portanto, os governados tm o direito de substituir o governante a qualquer momento, em caso de desrespeito s regras e por no preservar os direitos naturais.

A sntese do pensamento de John Locke


Portanto, o pensamento de Hobbes contribuiu para que o governo no fosse absoluto, mas que o monarca pudesse proteger os direitos dos indivduos: propriedade privada, a vida e a sociedade civil.

Governa, faz leis e mantm os direitos naturais

Indivduos

Fazem entre si

Contrato

Cedem seus direitos de governar

Governante

Obedecem e podem destituir

Os modelos de sociedade de Thomas Hobbes e John Locke


As teorias destes dois pensadores foram escritas em diferentes momentos do processo revolucionrio. Hobbes escreveu quando a revoluo estava no seu incio, e as revoltas eram muito mais tumultuadas e violentas. Da a ideia de ceder os direitos a um governo, no sendo possvel destitu-lo, pois ele seria responsvel por garantir a ordem e a paz. Enquanto, Locke escreveu na fase final da revoluo, cujas revoltas j tinham diminudo consideravelmente e as ondas de violncia eram bem menores. Dessa forma, ele entender que os indivduos atravs do pacto ou contrato social iriam ceder apenas o direito de governar e no todos os direitos, cabendo ao governante o dever de preservar os direitos naturais, podendo ser destitudo pelo povo caso fosse necessrio. Vamos perceber que cada teoria carrega uma ideologia que tem haver com o momento que foi escrita e de acordo com o pensamento ou a forma de ver do terico contratualista. As ideias de Hobbes aproximam-se mais com o ideal de governo dos reis e nobres. J as ideais de Locke agradam mais camponeses e burgueses.

A Revoluo Inglesa uma revoluo burguesa, ou seja, representou o acesso da burguesia ao poder poltico. As principais revolues burguesas so: a inglesa e a francesa. Elas so um momento significativo na histria, pois contriburam para a superao dos resqucios feudais e para a consolidao do sistema capitalista.

1) Burguesia forte e atuante


Durante os anos de 1485 a 1603 a Inglaterra foi governada pelos reis da dinastia absolutista Tudor. Porm, nesta fase, a Inglaterra viveu um notrio desenvolvimento de sua economia. Sob a tutela do rei Henrique VIII e, posteriormente, da rainha Elizabeth I, a burguesia britnica viveu anos de intensa ascenso econmica. Portanto, os reis desta dinastia incentivaram o desenvolvimento do comrcio e tinham uma boa relao com a burguesia.

No entanto, a burguesia ainda esbarrava....


PARTE DAS CORPORAES DE OFCIO INGLESAS DETINHA O MONOPLIO SOB A PRODUO DE CERTOS PRODUTOS MANUFATURADOS QUE IMPEDIAM A AMPLIAO DO CAMPO DE ATIVIDADES ECONMICAS EXPLORADOS PELABURGUESIA.

Henrique VIII
Atravs do Ato de supremacia torna o Rei a autoridade maior religiosa na Inglaterra concentrando assim o poder poltico e religioso nas mos do Rei

Elizabeth I Filha de Henrique VIII e Ana Bolena. Era anglicana. Apogeu do absolutismo na Inglaterra. Governou de forma conciliadora

AS VANTAGENS DA POLTICA-ECONMICA BRITNICA BENEFICIAVAM UMA PARCELA LIMITADA DE UMA BURGUESIA BEM RELACIONADA COM AS AUTORIDADES REAIS DA POCA.

2) Estado Absolutista Frgil


A dinastia Tudor durou at 1603, aps esta data a dinastia Stuart assume o poder. Jaime I governou entre 1603 e 1625, depois assumiu Carlos I que ficou at 1649, quando foi deposto e executado. Diferentemente dos Tudor, os Stuart tinham um governo frgil, no possuam um exrcito permanente, nem uma burocracia bem estruturada, alm de rendimentos financeiros (impostos) pouco expressivos. Estes aspectos tornavam o governo dos Stuart vulnervel politicamente.

Jaime I

Carlos I

3) Reforma Religiosa
No governo de Henrique VIII (Tudor) ocorreu uma reforma religiosa, aonde a Igreja Catlica perde espao (terras so confiscadas e reduo do poder eclesistico) e o protestantismo passa a ser a religio oficial do rei. Lembrando que o protestantismo era uma religio que no condenava o lucro, o trabalho e a atividade comercial; ou seja, mais favorvel ao desenvolvimento do capitalismo

4) Diversidade Social
A grande diversidade social tambm pode ser considerada como uma das causas da revoluo, visto que, os grupos sociais tinham objetivos e ideias diferentes; o que provoca conflitos.

CAMPO

pares = aristocracia ou alta nobreza essencialmente feudal yomen = pequenos e mdios proprietrios rurais jornaleiros= servos expropriados Gentry = nobreza de status burguesia mercantil, burguesia manufatureira, jornaleiros e elementos ligados s corporaes de ofcios

CIDADE

O Processo Revolucionrio

Revoluo Inglesa

1640

1688.

REPRESENTOU A PRIMEIRA MANIFESTAO DE CRISE DO ABSOLUTISMO.

Como j dito, a dinastia Stuart no administrava muito bem a Inglaterra e os recursos financeiros eram escassos. Dessa forma, em 1637, Carlos I lanou o ship money e a populao se rebelou. Ao mesmo tempo, a monarquia tentava restringir os cercamentos, afastar a Gentry (burgueses que tinha comprado ttulos de nobreza, da o nome nobreza de status) da corte e reforar os privilgios dos Pares (nobreza tradicional e feudal). O parlamento tambm se rebela e Carlos I manda dissolv-lo, convocando outro que ficou conhecido como Short Parliement, porm tambm foi dissolvido pois no aceitou o aumento de impostos. Depois convocado um novo parlamento chamado de Long Parliement, que toma atitudes drsticas: depe o primeiro-ministro, revoga os impostos que o rei havia decretado e estabelece que s o parlamento poderia se autodissolver e nunca o rei.

A partir das decises drsticas do Long Parliement, rei e parlamento se lanam em um conflito: a Grande Rebelio. Exrcito do rei x exrcito do parlamento durou entre 1640 e 1642.

Conflito
Aliados do rei Anglicanos Catlicos Pares Setores da Gentry Aliados do parlamento Presbiterianos Yeomen Burguesia mercantil Setores da Gentry

Parlamento vence graas a Oliver Cromwell que organiza o New Model Army

Os vencedores entraram em conflito, os radicais queriam a condenao morte e os moderados insistiam na continuao da monarquia, porm submetida ao parlamento e a uma constituio.

A deciso...

Depois da morte de Carlos I, Oliver Cromwell instaura uma repblica, tambm conhecida como Protetorado. Ele age violentamente esmagando os opositores, os radicais do seu exrcito e decretou os Atos de Navegao. Sua repblica foi uma verdadeira ditadura, contradizendo os ideias da revoluo que estavam voltados para implementao de prticas liberais e contrrias ao autoritarismo.
Atos de Navegao foi uma legislao promulgada em 1651, determinava que os produtos importados de outros pases s poderiam entrar na Inglaterra se fossem transportados por navios britnicos. Medida que impulsionou a navegao martima inglesa.

Oliver Cromwell

Depois da morte de Oliver Cromwell, quem assume seu filho Richard Cromwell, porm no era um bom articulador poltico e acabou sendo deposto pelo parlamento. Depois optaram pela restaurao da monarquia e da dinastia Stuart.

Richard Cromwell

Assume o poder Carlos II (1600 a 1684) e depois Jaime II (1685 a 1688), porm seus poderes foram limitados pelo parlamento, mas, quando tenta restaura o absolutismo e o catolicismo a situao chega ao seu limite. Ou seja, o parlamento d um golpe contra Jaime II e depois pela Gentry e pela burguesia.

Jaime II, irmo de Carlos I

Esta revoluo representou de fato o fim do absolutismo, com a deposio de Jaime II, quem assume Guilherme de Orange, que governa com poderes limitados. Comea assim, o sistema parlamentarista, aonde o parlamento que tem mais poder de deciso. Era a vitria final do parlamento contra os reis.

Guilherme III

1688-89 REVOLUO GLORIOSA.

Golpe do Parlamento contra Jaime II

Declarao de Direitos (Bill of Rights). 1689

Limitava o poder monrquico na Inglaterra, caminhando-se, portanto, para o parlamentarismo.

You might also like