You are on page 1of 10

AO PENAL CONCEITO: para o professor Guilherme de Souza Nucci ao penal o direito do Estado-acusao ou do ofendido de ingressar em juzo, solicitando a prestao

ao jurisdicional, representada pela aplicao das normas de direito penal ao caso concreto. (Manual de Processo Penal, p. 164). Portanto, ao penal meio pelo qual se pede ao Estado-juiz a aplicao do direito penal a uma situao concreta. PRINCPIOS GERAIS DA AO PENAL Princpio da presuno de inocncia art. 5, LVII da CF. Princpio do contraditrio: art. 5, LV da CF. Princpio da publicidade: - art 5 , XXXIII e LX da CF. Princpio do devido processo legal: art. 5, LIV da CF. Princpio da intranscendncia. no passa da pessoa do ru Princpio da verdade real: o juiz deve sempre ir a busca da verdadeira histria, ou seja, a mais pura realidade dos fatos, no devendo admitir a verdade formal trazida pelas partes. Princpio da ampla defesa: - art. 5, LV da CF. TIPOS DE AO PENAL De acordo com a titularidade para exercer o direito de ao, a ao penal ser, conforme preceitua o artigo 100, caput do CP, dividida em: Art. 100, caput do CP A ao penal pblica, salvo quando a lei, expressamente, a declara privativa do ofendido. PBLICA: a) incondicionada; b) condicionada. PRIVADA a) ao penal privada exclusiva, b) ao penal privada personalssima, c) ao penal privada subsidiria da pblica.

DA DEFESA TCNICA (advogado) NA AO PENAL

ATENO !!!!!! - O art. 265, caput do CPP (alterado pela Lei. 11.719/08), portanto, a partir do advento dessa lei o defensor s poder deixar o processo por motivo imperioso. CUIDADO!!!!!!!!!!! Sempre que o advogado for abandonar o processo dever avisar, previamente, ao juiz, sob pena de receber uma
1

multa que pode variar de 10 (dez) a 100 (cem) salrios mnimos. Quando o advogado justifica que no poder comparecer na audincia, o juiz poder adiar a mesma. A prova de tal impedimento dever ser apresentada, pelo defensor, at a data da audincia, sob pena do magistrado no adiar a audincia e ser nomeado um defensor substituto, ainda que provisoriamente ou s pra efeito do ato. - 1 e 2 do art. 265 do CPP. ADVOGADO PRECISA DE PROCURAO NO PROCESSO PENAL? DEPENDE, segundo determina o artigo 266 do CPP, a constituio do advogado independer de procurao (mandato), se o ru o indicar no dia da audincia do seu interrogatrio. CONDIES DA AO PENAL a) legitimidade para agir o juiz deve sempre verificar se as partes so realmente legtimas para ocuparem o plo ativo e o plo passivo de uma ao penal. b) possibilidade jurdica do pedido se os fatos narrados pela acusao realmente um delito ou mais de uma infrao penal. c) interesse de agir = NECESSIDADE (o princpio do devido processo legal deve sempre ser aplicado na ao penal) + ADEQUAO (a acusao, seja o MP ou ofendido, deve sempre promover a ao penal seguindo as regras do CPP) + UTILIDADE.

REJEIO DA DENNCIA OU QUEIXA art 395 do CPP (atualizado pela Lei 11.719/08 a referida lei revogou o pargrafo nico desse dispositivo):

a) for manifestamente inepta (falta dos requisitos do art. 41 do CPP); b) faltar pressupostos processuais (requisitos necessrios para a validade e existncia da ao penal, como por exemplo, a inexistncia de juiz suspeito) ou condio para o exerccio da ao penal; c) faltar justa causa para o exerccio da ao penal (falta de uma das condies da ao penal, gera a falta de justa causa, como, por exemplo, falta de interesse de agir) DA AO PENAL PBLICA

PRINCPIOS DA AO PENAL PBLICA

a) Princpio da intranscendncia: ao penal no poder passar da pessoa do ru, ou seja, da pessoa que foi atribuda prtica delituosa e, to pouco a sua pena aplicada.

b) obrigatoriedade ou legalidade o titular da ao penal pblica que o Ministrio Pblico, possuindo em suas mos os indcios de autoria e materialidade delitiva (os dois elementos necessrios da ao penal) DEVE oferecer a sua denncia. Por vezes esse princpio no aplicado na hiptese dos crimes de menor potencial ofensivo CMPO, onde o MP poder oferecer ao ru, antes de aviar a denncia, a aplicao da pena restritivas de direitos transao penal.

c) indisponibilidade da ao penal uma vez iniciada ao penal pblica o seu titular, MP, no poder desistir da ao penal. Porm, como toda regra sofre excees, por exemplo, na hiptese do sursi processual (art. 89 da lei n. 9.099/95) o MP oferece em sua a denncia proposta de aplicao do benefcio da suspenso condicional do processo. d) oficialidade o rgo oficial investido no mnus de propor a ao penal pblica o Ministrio Pblico art. 129, I da CF.

AO PENAL TITULAR MP

PBLICA (RP 5 dias e RS 15 dias) PRAZO oferece a sua petio inicial DENUNCIA

QUAL FUNO DO MINISTRIO PBLICO PERANTE O NOSSO CPP? - de acordo com o dispositivo 257, incisos I e II do CPP, tambm alterado pela Lei 11.719/08, cabe ao MP promover a ao penal pblica de forma privativa, bem como fiscalizar a execuo da lei.

DENNCIA uma petio inicial (exordial, pea vestibular, inicial acusatria) nas aes penais pblicas. REQUISITOS DA DENNCIA Os requisitos para a elaborao da denncia pelo MP, esto previstos no art. 41 do CPP, a saber:

a) narrar todos os fatos com suas circunstncias - como sabido o acusado no processo penal se defende dos fatos, ou seja, da histria narrada pela acusao na sua exordial.
3

b) qualificao do acusado ou esclarecimentos pelos quais possa identific-lo quando a qualificao do acusado for incompleta, esse ser submetido a uma identificao fsica, qual seja a identificao datiloscpica (exame das digitais prevista na lei n. 12.037/09), conforme disposto o art. 259 do CPP. OBS O MP PODE COLOCAR A ALCUNHA (APELIDO) DO RU NA SUA DENNCIA, E ISSO NO TRAR A INPCIA DA INCIAL E, TO POUCO OBRIGATRIO COLOCAR O APELIDO DO ACUSADO. c) classificao do tipo penal o MP deve atribu na sua pea exordial (denncia) a classificao do tipo penal que ele acha que a situao se enquadra. Cabe, salientar que o MP no obrigado a seguir (no fica vinculado) ao tipo penal descrito no relatrio do delegado e, to pouco o juiz ou a defesa fica vinculados a essa classificao dada pela acusao. LEMBREM!!!!!!!!!!! TAL SITUAO NO TRAZ QUALQUER PREJUZO AO RU, POIS ESSE SE DEFENDE DOS FATOS! d) arrolar as testemunhas de acusao esse requisito no obrigatrio. Portanto, a acusao no esta obrigada a arrolar testemunhas. PRAZO determina o art. 46, caput do CPP, que o prazo para o MP oferecer a sua denncia de 05 dias RU PRESO e, 15 dias RU SOLTO esses prazos comeam a fluir do dia que o rgo do MP recebe os autos do inqurito policial ou do dia (data) que o MP tiver recebido a representao ou as pea de informao art. 46, 1 do CPP. ADITAMENTO DA DENNCIA - A DENNCIA PODE SER ADITADA A QUALQUER MOMENTO ANTES DA SENTENA no aditamento podem ser acrescidos novos crimes ou novos rus, bem como correo de dados ou informaes. DA DECISO QUE NO RECEBE DENNCIA CABE QUAL RECURSO? O art. 581, I do CPP, determina que da deciso que NO RECEBE denncia cabe o RESE recurso em sentido estrito. CUIDADO!!!!! no JECRIM da deciso que no recebe a denncia ou a queixa-crime caber o recurso de APELAO no prazo de 10 dias lei n. 9.099/95, art. 82.

QUANDO O ASSITENTE DE ACUSAO PODER INTERVIR??? - conforme determina o artigo 268 do Cdigo de Processo Penal, o assistente de acusao poder intervir em todos os termos da ao pblica (incondicionada e na condicionada). QUEM PODE INTERVIR COMO ASSISTENTE DE ACUSAO??? Vtima (ofendido) ou seu representante legal, ou, na ausncia do ofendido o cnjuge, ascendente, descendente e irmo (art. 31 do CPP) podero atuar como assistente de acusao do MP. O assistente pode ser admitido no processo at o trnsito em julgado da sentena, bem como receber o processo no estado que se encontrar. ART. 268 do CPP PARA O JUIZ DECIDIR SE VAI OU NO ADMITIR O ASSISTENTE DE ACUSAO - sempre ouvir antes o MP. Art. 272 do CPP. NO CABE RECURSO DA DECISO QUE ADMITE OU NO ADMITE O ASSISTENTE DE ACUSAO MS , segundo posicionamento doutrinrio, da deciso que no A admite o assistente cabe mandado de segurana (lembrem-se mandado de segurana uma ao constitucional).
AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA = ao penal titular MP NO depende de condio para oferecer a sua petio inicial DENNCIA s precisa ter INDICIOS DE AUTORIA + MATERIALIDADE DELITIVA

AO PENAL PBLICA CONDICIONADA = ao penal titular MP DEPENDE de condio para poder oferecer a sua petio inicial DENNCIA precisa ter INDICIOS DE AUTORIA + MATERIALIDADE DELITIVA + CONDIO EXIGIDA PELA LEI PENAL.

V MS E S OT S!N A A O L SU MRO! A O ! PNL L A OD I ND E A P BI C NI OAA C C O P OE...S EE I E ... M S P D. ... E L T R .. . V . O P OE M S PD (oferecer a DENNCIA) S EE I E EL T R V CONDIO exigida pela lei penal) (a

ART. 24 DO CPP Nos crimes de ao penal pblica, esta ser promovida por denncia do Ministrio Pblico, mas depender, quando a lei exigir, de requisio do Ministro da Justia, ou de representao do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo.

Resta claro, que existem situaes que o Cdigo Penal determina que o membro do Parquet deve se sujeitar a condies para poder oferecer a sua denncia.

QUAIS SO AS CONDICIONADA

CONDIES

ESPECFICAS

DA

AO

PENAL

PBLICA

a) a representao do ofendido; b) a requisio do Ministro da Justia. REPRESENTAO DO OFENDIDO existem casos que a lei penal exige uma autorizao do ofendido para que o MP possa oferecer a sua denncia. A representao do ofendido uma autorizao que a vtima d ao MP para que ele adquira legitimidade par oferecer a sua denncia. Se O OFENDIDO vier a falecer ou quando ele for declarado judicialmente ausente o C.A.D.I (cnjuge, ascendente, descendente, irmo) PODER oferecer a representao. Art. 24, 1 do CPP. LMRM!!!!!!! EBE!!!!!!! O MP S PODE........SE ELE TIVER...... AUTORIZAO

E SE O MP NO TIVER.....ELE PODE.....???? NOOOOOOOOOOOO, pois ele no ser parte legtima nesse caso. RETRATAO DA REPRESENTAO DO OFENDIDO o art. 25 do CPP diz que a representao do ofendido ser IRRETRATVEL, aps o oferecimento da denncia, logo analisando esse dispositivo a contrrio senso, conclui-se que a representao do ofendido retratvel at o oferecimento da denncia. PRAZO DA REPRESENTAO DO do CPP o prazo para a (es mss si) ee , o conhecimento da autoria REPRESENTAO: a) OFENDIDO conforme determina o art. 38 representao do ofendido so de 6 decadenciais, a partir do dia que teve do crime. b) ORAL

ESCRITA;

A QUEM DEVE SER APRESENTADA A REPRESENTAO a) delegado ou b) juiz ou c) MP.

QUEM PODE FAZER A REPRESENTAO a) o prprio ofendido (pessoalmente) ou por seu representante legal (com procurao com poderes especiais = na procurao do advogado dever conter nome do ru e o fato criminoso).

ART. 39, 2 do CPP a representao conter todas as informaes que possam servir para apurao do fato e da autoria. O MP DISPENSAR O I. P de acordo com art. 39, 5 do CPP quando a representao do ofendido trouxer elementos que permitam o titular da ao penal pblica a promover a ao penal, nesse caso dever aviar a denncia no prazo mximo de 15 dias. REQUISIO DO MINSITRO DA JUSTIA como sabido existem alguns crimes previstos no CP que determinam que o MP s poder oferecer a sua exordial (denncia) se o Ministro da Justia praticar um ato poltico chamado requisio. PRAZO PARA REQUISIO o CPP no mencionou qual o prazo, portanto, boa parte da doutrina considera que o prazo para requisio ser apresentada pelo Ministro at o crime prescrever. Para OAB seguir o cdigo, ou seja, no tem prazo NO CABE RETRATAO da requisio do Ministro da Justia, segundo a corrente majoritria, uma vez que o CPP nada mencionou. DA AO PENAL PRIVADA

PRINCPIOS DA AO PENAL PRIVADA:

a) Princpio da intranscendncia. b) Princpio da oportunidade o titular da ao penal privada a vtima j possuindo indcios e materialidade ir apresentar a sua petio inicial (queixa-crime) se ele desejar. Logo, fica claro que a propositura da ao penal por parte do querelante (ofendido) mera faculdade e no uma obrigao. c) Princpio da disponibilidade o titular da ao penal privada - ofendido (querelante), se desejar, poder desistir do prosseguimento da ao penal. Ou ainda, poder desistir da propositura da ao penal. d) Indivisibilidade ou o querelante entra com a queixa-crime contra TODOS os QUERELADOS (RUS) ou no entra contra nenhum deles art. 48 do CPP.

VMSL !!! AO !!! OU ENTRA CONTRA TODOS

OU

NO ENTRA CONTRA NINGUM!!!!!!!!!

AO PENAL PRIVADA Titular: ofendido (querelante)

a)

b) Petio Inicial chamada QUEIXA-CRIME (precisa ter INDICIOS DE AUTORIA + MATERIALIDADE DELITIVA) c) Ru = QUERELADO

d) ADVOGADO (defensor) = precisa ter uma procurao com PODERES ESPECIAIS (PODERES ESPECIAIS = o nome do querelado e o fato criminoso). ART. 44 DO CPP. e) MP fiscal da lei na ao penal privada
Privada ( 6 meses art.38 do CPP) PRAZO oferece a sua petio inicial QUEIXA

AO PENAL Titular Querelante

QUEIXA-CRIME ADITAMENTO FEITO PELO MP Segundo o art. 257 do CPP (tambm alterado pela lei 11.719/08), cabe ao MP fiscalizar a execuo da lei. Portanto, logo depois do oferecimento da queixa, o magistrado abrir vistas ao Parquet para decidir se adita ou no queixa crime - prazo de 03 dias (TRIDUO) art. 46, 2 do CPP. Caso o MP no adite a queixa, presume-se que ela no precisa ser aditada e processo seguir nos seus demais termos. MP PODE PEDIR ESCLARECIMENTOS DURANTE A AO DETERMINA - o Art. 47 do CPP, se MP achar necessrio poder requisitar esclarecimentos e documentos complementares ou novos elementos de convico, diretamente, de quaisquer autoridades ou funcionrios que devem ou possam fornec-los. QUEIXA-CRIME PRAZO - 6 mss ee , decadenciais, a partir do dia que vier a saber quem o autor do crime, art. 38 do CPP.

REQUISITOS idnticos para o oferecimento na denncia, ou seja, previstos no art. 41 CPP. MENORES DE 18 ANOS, MENTALMENTE ENFERMO OU RETARDADO MENTAL receber um curador especial, nomeado pelo juiz de ofcio ou a requerimento do MP, se ofendido no possuir representante legal ou colidirem os interesses deste. TIPOS DE AO PENAL PRIVADA:

AO PENAL PRIVADA EXCLUSIVA ou seu representante

TITULAR: o ofendido (querelante / vtima) legal.

OBS: Se O OFENDIDO vier a falecer ou quando ele for declarado judicialmente ausente o C.A.D.I (cnjuge, ascendente, descendente, irmo) PODER oferecer a QUEIXA-CRIME. ART. 31 CPP

AO PENAL PRIVADA PERSONALSSIMA

TITULAR: SOMENTE a vtima (querelante / ofendido), portanto se ofendido morrer ningum mais poder oferecer a QUEIXA-CRIME. O crime do art. 236 DO CP ao penal privada personalssima.

AO PENAL PRIVADA SUBSIDIRIA DA PBLICA

Na inrcia do MP para oferecer a denncia, ou seja, ele perde o prazo para (ru preso = 5 dias / ru solto = 15 dias), nos crimes de natureza pblica, nasce o direito constitucional da vitima, iniciar uma ao pblica, por intermdio de uma queixa-crime. Mas, apesar da ao ter se iniciado por uma queixa-crime (pelo particular), ela continua sendo uma ao de natureza pblica. OS B - esse tipo de ao esta prevista em nossa Carta Magna em seu art. 5, LIX. O MP UM INTERVINIENTE OBRIGATRIO NESSE TIPO DE AO dispe o art. 29 DO CPP que o MP poder aditar a queixa-crime, repudiar a queixa-crime e oferecer uma denncia substituta, intervir em todos os termos do processo, fornecer elementos de prova, interpor recurso e no caso de negligncia do querelante, poder retomar ao de volta, voltando a ser o titular. INSTITUTOS DA AO PENAL PRIVADA Os referidos institutos so causas extintivas da punibilidade previstas no art. 107, IV e V do CP, so elas:

a) DECADNCIA o querelante perde o direito de propor a ao penal privada, tendo em vista que no a intentou dentro do prazo legal 6 meses a partir do conhecimento da autoria. b) RENNCIA ato unilateral (s depende da vontade do querelante), que deve ocorrer antes da ao penal o querelante, abre mo de apresentar a sua queixa-crime. A renncia pode ser: a) tcita; b) expressa art. 50 CPP A renncia dada a um dos rus a todos se estender art. 49 do CPP. c) PERDO um ato bilateral = vontade do ofendido de PERDOAR + vontade do querelado de ACEITAR o perdo art 51 do CPP. S pode ocorrer durante a ao penal at o trnsito em julgado. Pode ser: a) tcito - , b)expresso. O QUERELADO tem 3 dias dizer SE ACEITA OU NO O PERDO. Art. 58 do CPP. ACEITE TCITO = quando o QUERELADO (RU) fica em silncio, ou seja, no diz se aceita ou no o perdo. QE PRO AU PRO A UM EDA M EDA TDS!!!!!!! OO!!!!!!! d) PEREMPO: causas esto previstas no art. 60 do CPP o ofendido (vitma/querelante) perde o direito de continuar na ao penal privada, devido sua negligncia. Trata-se de um instituto que s se aplica na AO PENAL EXLUSIVAMENTE PRIVADA.

10

You might also like