You are on page 1of 18

SACRIFICIO NO TRABALHO

Jean Bartoli jeanbartoli@uol.com.br www.jeanbartoli.com.br

TEZCATLIPOCA

Na cultura azteca, um jovem que sobe as escadas, sem escolta e quebrando uma flauta a cada degrau, o deus Tezcatlipoca; tratase de um auto-sacrifcio divino porque o jovem no representa a divindade: a divindade. Arranca-se o corao de Tezcatlipoca porque ele o doa, como faz todos os anos re-atualizando o sacrifcio primordial do qual o mito faz memria. O sacrifcio marca o apogeu de todo um trabalho: h um ano, o jovem, escolhido de preferncia entre os prisioneiros de guerra, declarado no ser mais ele mesmo mas deus e tratado como tal. No importa o que ele pensa mas como ele coopera tornando-se a nova identidade que ele foi convencido a assumir: no se trata de representar um papel. Alis ele sobe sozinho as escadas! O ritual confirma que o mito tinha razo!

A VTIMA...

A destruio ritual equivale a uma fundao. A palavra que acompanha o processo no s justifica como produz sentido: recompe em tempo real um outro corpo pelo corpo terico do discurso. A vtima do sacrifcio, as vezes, grita! Este grito a expresso da consistncia orgnica que rasgada. a marca da recusa da coerncia retrica cuja violncia ele denuncia. A destruio ritualista considera como repreensvel toda tentativa de desestabilizao por se tomar em considerao o sofrimento. Adormecer o sofrimento para manter a iluso do consenso pode ser o papel das drogas usadas para adormecer as vtimas.

O SACRIFICADOR

Sua mo no treme: o preparo ideolgico eliminou todo risco de interferncia emocional. O sacrificador permanece concentrado sobre os significados, os raciocnios e as articulaes retricas. O sofrimento da vtima no lhe diz nada: algo foi destrudo dentro dele, em nome de um discurso, para que ele possa destruir o corpo de outra pessoa em nome do mesmo discurso. A ausncia de tremedeira provm da destruio prvia de seu prprio corpo emocional. A coisificao do corpo da vtima parece ser a conseqncia do trabalho que a ideologia realizou, produzindo indiferena em relao ao sofrimento humano.

VERDADE E VIOLNCIA
uma estranha e longa guerra onde a violncia tenta oprimir a verdade. Todos os esforos da violncia no podem enfraquecer a verdade e s servem para reala-la ainda mais. Todas as luzes da verdade no podem nada para deter a violncia: s a irritam ainda mais. Quando a fora combate a fora, a mais poderosa destri a menos poderosa; quando opomos os discursos aos discursos, os que so verdadeiros e convincentes confundem e dissipam os que so s vaidade e mentira; contudo a violncia e a verdade no podem nada uma sobre a outra. Pascal Provinciales

IDEOLOGIA
o que define a ideologia como sistema de representaes que conduz a canalizar para dissolv-las na aparncia de uma evidncia todas as interrogaes e crticas sobre os fundamentos de uma ordem justa. Ela acaba exorcizando a indeterminao do social na pretenso de um enunciado indiscutvel. Pierre Rosanvallon

IDEOLOGIA
Uma ideologia bem literalmente o que seu nome indica: a lgica de uma idia. (...) As ideologias pretendem conhecer os mistrios de todo o processo histrico os segredos do passado, as complexidades do presente, as incertezas do futuro em virtude da lgica inerente de suas respectivas idias.
Hannah Arendt

IDEOLOGIA E REALIDADE
Uma vez que tenha estabelecido sua premissa, o seu ponto de partida, a experincia j no interfere com o pensamento ideolgico, nem este pode aprender com a realidade.
Hannah Arendt

IDEOLOGIA E SACRIFCIO HUMANO


Faz bastante tempo que os investidores no precisam mais fazer o trabalho sujo, assumir o olho no olho com os seres humanos. Executivos assalariados devidamente interessados aos resultados so encarregados de infligir o sofrimento humano necessrio para a rentabilidade do capital. Aqui entra o papel essencial da ideologia neoliberal como religio primitiva que justifica os sacrifcios humanos necessrios para a salvao coletiva.(...) Porque no existe mais sociedade a ser incriminada ou implorada, mas somente indivduos, esses ltimos so os nicos responsveis pelo que fazem com a prpria vida. o que Nietzsche chama de filosofia do carrasco porque ela torna ilegtima toda compaixo para as vtimas.
Jacques Gnreux

RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL E IRRESPONSABILIDADE COLETIVA


Cada um responsvel pela prpria sorte mas irresponsvel pela sorte do mundo conduzido pelas leis da economia. Quando no mais considerado indigno fazer sofrer algum na empresa, quando se sabe que no se pode contar com nenhum socorro da parte da sociedade que tolera o sofrimento no trabalho, quando o discurso poltico oficial incensa os carrascos e estigmatiza as vtimas, quando cada um sabe que est entregue a uma luta desumana e sem fim, ento o indivduo, segundo suas possibilidades e suas predisposies, s pode submeter-se ou tornar-se ele mesmo um carrasco ordinrio; a perversidade, o assdio e o autoritarismo obtuso podem reinar em todos os nveis da hierarquia.
Jacques Gnreux

RIVALIDADE EXTERNA E INTERNA


Assim o crculo do trabalho, em vez de ser um refgio contra a rivalidade violenta que impera fora da empresa, torna-se o lugar onde acontecem os efeitos mais brutais e mais cotidianos dessa rivalidade. Dentro da grande empresa em guerra econmica, o humano, ser social por natureza, deve viver mais ou menos a metade do seu dia ativo num contexto que o obriga a amputar seu desejo de viver bem com o outro, que o expe ao sentimento de impotncia ou de fracasso, evidente indignidade de sua condio servil.
Jacques Gnreux

NO COMEO EST A VIOLNCIA...


No mito de origem contado pela sociologia crtica, no comeo est a violncia, a luta dos homens pela dominao. prprio de todo conflito humano ter sada no decidida

previamente.

No tem outro procedimento para dar conta desta sada que o prprio desenvolvimento do conflito na histria: a histria decidir, mas nunca a histria abolir a impossibilidade de ser objeto de uma deciso prvia prpria da luta entre seres humanos. Desta luta, os resultados no podem ser deduzidos a partir de algum princpio universal, razo, natureza ou outra razo. A sada, em geral, uma diferena, a que distingue o vencedor do vencido, e esta diferena sempre arbitrria, podendo, portanto, ser questionada e trocar de sentido quando o conflito retomado. Jean Pierre Dupuy

MENTIRA PRIMORDIAL...

O pecado original de toda sociedade humana disfarar as decises da histria humana como boas solues de um problema passivo de ser decidido previamente, congelando-as e dando a elas um sentido. Este artifcio engana mais numa sociedade de ordem do que numa sociedade burguesa liberal:

As primeiras fazem desaparecer os vestgios do conflito e colocam os valores e o sentido alm do alcance dos homens. As segundas repousam abertamente sobre a concorrncia e o sentido do viver juntos est sendo questionado permanentemente. O trabalho e o esforo visvel dos que crescem, no sem esmagar concorrentes, revelam precisamente o conflito e traem sua verdade secreta: ele sempre decidido no arbtrio e no provisrio.

Mas o interesse , segundo Hanna Arendt, o que, estando entre os seres (inter esse), os rene e os impede de cair uns em cima dos outros. O mundo rene e separa ao mesmo tempo os homens. Sem esta mediao existe a violncia pura onde os seres perdem de vista seus interesses prprios mais ainda do que seus interesses comuns. O mal no s uma categoria moral: tambm um princpio de explicao. Jean Pierre Dupuy

A MECANIZAO DO ESPRITO

O homem nasceu livre mas sempre aparece como submetido a muitos mecanismos. Os seres humanos sempre pensaram a si mesmos como submissos a processos que os comandam a partir de uma exterioridade fundadora. Esta exterioridade foi primeiro divinizada. Hoje a cincia assume este papel. A metfora do mecanismo sempre foi muito usado nas cincias sociais. No sculo XX, com o aumento do nmero destes modelos de interpretao do humano por si mesmo que foram a economia, as cincias cognitivas e o estruturalismo, esta viso do ser humano avanou muito. As razes antropolgicas da mecanizao do esprito poderiam vir do modo pelo qual os seres humanos enfrentam o problema do mal. Sujeitos ao ressentimento, inveja, ao cime e ao dio destruidor, eles se comportam como se fossem somente condicionados por mecanismos. Jean Pierre Dupuy

A GRANDE TENTAO

A tentao pode ser grande de dar mais um passo e transformar-se em mquina para escapar do sofrimento que um homem mais ou menos mquina pode ainda sentir. Os autmatos que nos substituiro sero livres deste apndice pesado que a conscincia. A tragdia ter desaparecido de sua vida. Heidegger ope ao pensamento meditativo, que busca o sentido, o pensamento calculador que procura atingir escopos levando em considerao as circunstncias. o esprito que mecaniza a si mesmo e, fazendo assim, d a si mesmo a capacidade de agir sobre si mesmo de um modo que nenhuma psicologia cientfica fez. Portanto dever ver no s o que ele pode fazer mas o que deve fazer. A mecanizao da vida vai acabar seguindo a mecanizao do esprito.

Jean Pierre Dupuy

AS MQUINAS BUROCRTICAS SUBSTITUEM A AUTORIDADE DOS CHEFES

Se a avaliao impe-se hoje como o novo modo de dar ordens em nome de uma pretensa objetividade formal, tcnica e contbil porque a autoridade est em crise e as decises so escamoteadas. Nada melhor do que os nmeros para conseguir sujeitar os indivduos e as massas e obrig-las a incorporar a lgica das coisas inertes, a subordinao dos trabalhadores s funes exigidas pelo sistema tcnico (Ellul). Debaixo da cobertura de um determinismo tecnoeconmico, instala-se uma opresso social e simblica. Existe nas nossas sociedades uma inverso entre os meios e os fins, entre as atividades socioeconmicas e as exigncias dos seres vivos, entre a lgica do mercado e as aspiraes e angstias do "viver juntos". A consequncia antropolgica desses mtodos na execuo do trabalho esmagar cada vez mais o pensamento e a subjetividade dos trabalhadores. Simone Weil j escrevia nos anos 30: "estamos diante do espetculo estranho de mquinas onde o mtodo cristalizou-se to perfeitamente no metal que parece que as mquinas pensam enquanto os homens ligados ao seu funcionamento agem como autmatos. Roland Gori

MQUINA BUROCRTICA

Hoje o maquinismo ataca novos territrios da atividade humana: as mquinas so virtuais, desmaterializadas, modelando e capturando at os menores atos simblicos e materiais nos protocolos e padres normatizados constituindo a verdadeira organizao racionalizada do trabalho a partir de bases de dados e seu tratamento estatstico. Podemos ainda falar em trabalho humano? Isso considerando tambm que a sujeio exigida por essas "mquinas" numricas impe no somente aos homens de no pensar e adaptar-se aos sinais informticos sem recorrer ao pensamento mas tambm de integrar as normas e as foras simblicas que no tm relacionamento algum com os significados concretos e reais dos objetos e das prticas na sua existncia. Antigamente, os chefes deviam estar vigilantes em relao docilidade do trabalhador e sua submisso a algumas funes exigidas pela mquina (em nmero finito); daqui para frente a organizao burocrtica com seu tratamento estatstico de todos os dados e sua retrica de expertise que d aos chefes uma legitimidade para o desenvolvimento infinito da opresso social.

Roland Gori

NOVO ATO DE F

O novo ato de f repousa numa frmula muito simples: os homens so o que so, fazem o que fazem somente porque esto colocados em competio uns contra os outros e somente porque sua performance recebe o seu reconhecimento social por meio de uma recompensa formalmente estabelecida. No existiria portanto no humano nada que o fizesse amar o que ele faz, nada que o inclinaria a compartilhar e a obter satisfao do prprio trabalho. Somente os dispositivos de recompensa e de sano formalmente obrigatrios seriam incitadores. Essa racionalidade formal-prtica produziu uma racionalizao extrema da existncia, das nossas condutas de vida e do viver juntos: ela produz necessariamente uma forma de burocracia fundamentada em regras abstratas e annimas permitindo uma tomada de deciso sem considerao das pessoas e dos valores; uma formalizao excessiva conduzindo a conformismos, regulando automaticamente e de maneira universal as condutas; um utilitarismo e um racionalismo mrbidos sem muita relao como o concreto da prtica e de suas finalidades; uma igualdade abstrata e formal tornando todas as coisas comensurveis enquanto elas perdem seu valor especfico. Roland Gori

You might also like