You are on page 1of 2

Segunda: matrias de que gosto mais.

Tera a sexta: primeira disciplina uma q no gosto muito, a segunda uma da qual eu goste. Sbado de manh: acessar internet e ver dicas relacionadas ao meu concurso, fazer exerccios. Domingo: descanso.

Dica: - pausas de 10 minutos a cada 2 horas, no mximo.

PRA QUEM QUER SER DEFENSOR


Pois bem. Vou passar para vocs o que tem que saber (a fundo) para passar na prova. Tudo que no disser aqui, todos os candidatos tem que saber tambm, mas no muito a fundo. Civil: os Defensores que atuam nesta rea fazem muita separao litigiosa, divrcio, inventrio, alimentos, interdio, aes discutindo contratos, Mandados de Segurana, usucapio, estatuto da cidade, reviso de contratos bancrios, retificao de nome. Penal: aqui, trabalhamos muito com a parte geral do Cdigo Penal. Estude bastante a teoria do delito (todas), teoria da pena. Enfim, saiba tudo da parte geral: erro de tipo, erro de proibio, princpio da insignificncia, tipicidade material, tipicidade conglobante, teorias da culpa, etc etc etc. Todas estas teorias so amplamente citadas e defendidas por ns, Defensores Pblicos Criminais (os juzes e os promotores no gostam muito...rs). A parte especial, crimes em espcie, so mais importantes para primeira fase. Segunda e terceira fase, s parte geral. Quando for estudar a parte especial, dedique-se para posicionamentos doutrinrios que beneficiam a defesa. Processo Civil: aqui tem que dominar tudo. Sem exceo. Ateno para procedimentos especiais previstos no CPC e em outras leis (alimentos, idoso, estatuto da cidade etc.) Decore os procedimentos especiais, principalmente alimentos e estatuto do idoso. Processo Penal: tem que saber tudo tambm. Da mesma forma como funciona no Processo Civil, muita ateno para procedimentos especiais como o caso da Lei de Drogas. Habeas Corpus, Prises, Liberdade Provisria, Relaxamento, Competncia, Ao Penal, tem que estar na cabea de todos vocs. Tributrio: s cai na primeira fase. Estude superficialmente. Como o CTN pequeno, decore seus artigos (lendo e relendo). ECA: para a primeira fase, leia e releia a lei seca. Apontamentos de caderno tambm so importantes. Entrem no site da Defensoria e peguem artigos do Defensor Frasseto sero de grande valia.

Direitos Humanos: ns usamos muito na prtica. No difcil ver uma pea de um Defensor Pblico com citaes da doutrina internacional de Direitos Humanos, de tratados internacionais ratificados pelo Brasil etc. Comprem uma coletnea de tratados (o da RT muito boa) e leiam, principalmente, a Conveno Americana de Direitos Humanos (Pacto de San Jose da Costa Rica) e a Declarao Universal. Aulas de cursinho, principalmente do Professor Valrio Mazzuoli do curso LFG, sero seu diferencial e contribuiro muito para seus estudos. Administrativo: aqui, a mesma coisa que disse quando tratei do Direito Tributrio. Constitucional: Aqui o bicho pega. , talvez, uma das provas mais difceis do pas. A Defensoria gosta muito de Teorias da Constituio, princpios, hermenutica, controle de constitucionalidade, direitos fundamentais. Estude bastante estes pontos. Quem pensa que vai ler os artigos da Constituio e matar a prova est completamente errado. Fora Normativa da Constituio, Sociedade Aberta dos Intrpretes etc.. Cabea aberta minha gente!!! Isso tudo muito usado pelos Defensores na prtica. Direito do Consumidor: pessoal, estudem bastante o caderno do cursinho e o CDC inteirinho. Pode cair qualquer coisa. Tutela Coletiva: Lei de Ao Civil Pblica, Cdigo de Defesa do Consumidor, Lei de Ao Popular, Mandado de Segurana Coletivo etc. Saibam tudo, principalmente a parte processual. A Defensoria Pblica tem legitimidade para ingressar com aes civis pblicas. Estas aes so constantemente propostas por Defensores Pblicos e visam mais a rea de Direito Ambiental, Urbanismo, Direito do Consumidor e Direitos Humanos. Estudem bastante. Acredito que no III Concurso o examinador vai pedir para vocs fazerem uma petio inicial de Ao Civil Pblica. Direito Ambiental: estudem tudo. Bastante ateno para Estudo Prvio de Impacto Ambiental e Licenciamento Ambiental. Saibam tudo que a Constituio explica sobre a Matria e comprem uma Coletnea de Direito Ambiental (a da RT excelente). Leis e Resolues do CONAMA so muito importantes, sobretudo a Resoluo n. 01 e 237 do CONAMA, a Lei 6938/81 (Poltica Nacional do Meio Ambiente), Lei 9985/00 (SNUC), Lei 9605/98 (Crimes) e Lei 4771/65 (Cdigo Florestal). No precisa ler tudo de cabo a rabo. Estas Leis serviro para voc saber, por exemplo, o que rea de preservao permanente, reserva ambiental etc. Elas definem tudo isso.

You might also like