You are on page 1of 14

A INTEGRAO DA MISSO GLOBAL Por Pr. Samuel Alves Silva samuelalvessilva@yahoo.com.

br
INTRODUO Estamos agradecidos a Deus pela oportunidade de contribuir com este momento especial, em que lderes e educadores da igreja de Deus se renem para refletir, na presena do Senhor, sobre a importncia da integrao frente a grande comisso. Nossas consideraes so feitas com a cincia de que h muito para avanarmos em conhecimento e experincia, e que muitos dos senhores e senhoras possuem vivncias significativas no contexto em que ousamos. Em um ambiente global, uma soma de informaes dirias nos s disponibilizadas, todas reclamando importncia. Juntando a estas nossas prprias necessidades e demandas, temos o suficiente a gerar em ns um gradual entorpecimento de nossa conscincia crist. Hoje temos enormes bibliotecas teolgicas e missiolgicas, alm de maravilhosos recursos de todos os nveis. Podemos gerar e receber informaes em escalas sem precedentes, atravs vrios tipos de dispositivos de mdia e comunicao, prontos para servir a igreja em todo mundo. Apesar da intensa mobilizao, numerosos eventos, e numerosas estratgias na rea de misses, ainda temos a percepo precisamos avanar em eficincia e relevncia na integrao entre telogos e missilogos, entre missionrios e pastores, administradores e obreiros de campo. Este momento da histria, da nossa histria, saturado de espiritualidades competitivas e opes religiosas diversas, reclama de ns, como evanglicos latinos, estabelecer nossa prtica sobre fortes bases e reflexes teolgicas. Este o nosso papel, enquanto Fraternidade Internacional de Educadores e Lderes da Igreja de Deus: provocar uma reflexo teolgica e missiolgica que dever nortear e dirigir nossas aes missionrias a partir deste continente. Como j provado atravs das aes missionrias do incio do sculo XX, com o reavivamento pentecostal, realizadas a partir de redes de trabalho e alianas de evangelizao, uma ao missionria eficaz hoje continua requerendo, da igreja latino-americana, uma satisfatria integrao entre suas diversas aes, ministrios, ministros, escolas, igrejas locais e membros. Enfim, exige integrao de todos os recursos, sob pena de ineficincia no comprimento da principal ordem de Cristo para sua igreja, conhecida como o IDE, cuja essncia est no FAZEI

DISCPULOS. Esta ordem fundamenta a principal demanda de integrao de toda nossa capacidade para a liderana, para o ensino, para as aes estratgicas, e claro, para as realizaes missionrias. Afinal, a tarefa da igreja ir por todo o mundo e fazer discpulos. I. INTEGRAO, PALAVRA DE ORDEM. A idia de integrar no nossa. Pertence a Deus j desde a criao do homem. Quando criou Ado, o fez envolvido com o restante da criao. E depois, ao criar a mulher, integrou as duas existncias, absolutamente dependentes um do outro. A lio mais simples para as primeiras comunidades era exatamente a importncia de serem uns pelos outros. No deixando de nos reverenciar as lies que os desafios e conquistas do povo de Israel nos deixam no que diz respeito integrao de seus diversos recursos, vamos ao novo testamento ouvir Paulo nos falar, em diferentes textos, que somos um s corpo, em uma s f, sob um s Senhor. E em Romanos, 12.5, ele resume: assim ns, embora muitos, somos um s corpo em
Cristo, e individualmente uns dos outros. isto. Somos recursos uns dos outros. Necessariamente precisamos estar integrados.

A palavra integrao tem sua origem no latim integratio, com o sentido de constituir um todo, completar um todo com as partes que faltavam, ou levar algum ou algo a pertencer a um todo. Para ns, igreja de Jesus Cristo, implica em estarmos todos sob um mesmo objetivo e preceito. Nada mais natural para aqueles que servem a Cristo, no entanto algo que exige um esforo consciente da negao de ns mesmos, de nosso individualismo, paroquialismo, sendo de que nosso quinho o mais importante. Modernamente todas as grandes corporaes, os pases e alianas de pases, focam a integrao como essencial alternativa de eficcia. H ministrios de integrao. Diretorias de Integrao, estratgias de integrao. Integrar recursos, projetos, estruturas so palavras de ordem. Pases e instituies civis promovem polticas e aes no sentido de fomentar habilidades, inseres ocupacionais, educacionais, e outras, visando sua integrao. Um exemplo de integrao poltica e econmica, que diz respeito a parte significante dos presentes o Mercado Comum do Sul, Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolvia, Chile, Colmbia, Equador e Peru, embora com diferentes tipos de adeso.

Neste esforo, relevantes multinacionais concluram que o caminho para a eficcia em seus negcios passaria necessariamente por uma melhor utilizao de todos os seus recursos, numa integrao global. Por entenderem que a estratgia empresarial necessitar estar fortemente apoiada pelo conhecimento, os grandes empreendedores criaram estratgias de educao continuada para si prprios e para seus executivos e tcnicos, valorizando o capital humano de suas organizaes. Com esta viso h dez anos mais de 2.000 universidades coorporativas j existiam nos Estados Unidos, mantidas por empresas como a GE, Motorola, Xerox, Disney, ATT, Fedex, dentre outras. Todos preocupados com a urgncia da integrao. Para ns, muito mais que qualquer viso de negcio, com fins econmicos, temos um negcio, um projeto do cu. A glorificao de Deus, expanso de seu Reino, e o atendimento Grande Comisso de nosso Senhor Jesus Cristo, sob a gesto do Esprito Santo, com recursos que incluem os seus dons, nossos ministrios, e tudo mais que o Senhor tem entregue aos nossos cuidados. Eis o porque do peso da ordem bblica, que nos aponta a integrao como nico caminho para seu atendimento, registrada na 1 carta aos Corntios, 1.10: Rogo-vos, irmos, em nome de
nosso Senhor Jesus Cristo, que sejais concordes no falar, e que no haja dissenses entre vs; antes sejais unidos no mesmo pensamento e no mesmo parecer. Esta a natureza do desafio, que alm das aes do Esprito Santo em nossas vidas, exige cooperao consciente, sabendo que muitas so as dificuldades para sua prtica.

II. A GRANDE COMISSO E O DESAFIO DO TUDO Mais que qualquer outro objetivo em nosso viver Cristo, a Grande Comisso precisa ter nossa ateno. Todas as demais aes de cada um de ns precisam estar centradas neste objetivo: contribuir para o alcance do mundo, nos termos determinados por nosso Senhor Jesus Cristo. Qualquer coisa diferente, no est em seus propsitos. Ei-la: Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda autoridade me foi dada no cu e na terra. Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Esprito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias at consumao dos sculos (Mt. 28:18-20).

Temos povos a alcanar por todos os lados. Dentro e fora de nossas fronteiras. E somos os responsveis no limite de nossas possibilidades no Senhor. Ora, com certeza estas possibilidades vo muito alm de nossas percepes naturais, pois servimos a um Deus que abre portas. Um Deus que nos ordena, mas que tambm est a frente e vai conosco. Conforme Steuernagel, a Grande Comisso um mandato ao discipulado universal que, selado pelo batismo, tem uma base trinitria. No temos espao suficiente, no contexto desta anlise, para abordar a questo do batismo e sua relao com a evangelizao e a base trinitria da misso. preciso dizer, no entanto, que a evangelizao deve produzir comunidades de salvos, igrejas (relao fundamental entre evangelizao e formao de comunidade) e deve estar a servio do Deus Trino, que criador, redentor e consumador (relao profunda entre criao, redeno e consumao)1.
Qual poder-se-ia perguntar o segredo ou a nfase maior desta Grande Comisso, verdadeiro centro nervoso de todo o Evangelho? Em primeiro lugar, devese atentar para o portanto que constri uma ponte entre os versos 18 e 19. Isto significa que a misso universal derivada da autoridade universal de Jesus. A Grande Comisso est atrelada e emoldurada pela declarao da autoridade de Jesus e pela promessa da sua presena no seio da Igreja at consumao do sculo (v. 20). H, tambm, um sentido de totalidade que no apenas marca a autoridade de Jesus, mas tambm se estende tarefa evangelizadora.

O ide tem recebido uma nfase acentuada entre setores do evangelicalismo nas ltimas dcadas, como ttulo e tema de muitos livros. Mas o ide no uma ordem separada, que tenha sentido em si mesma. Ele d um matiz de urgncia, continuidade e determinao ao imperativo do discipulado, que visa trazer pessoas a Jesus, o Senhor, onde quer que elas estejam. Se esta percepo for correta, batizar e ensinar no so passos dissociados do processo do discipulado, mas, sim, parte integral dele, constituindo, todos esses elementos juntos, a totalidade do envio missionrio ao mundo.

STEUERNAGEL, Valdir R, A misso da igreja uma viso panormica sobre os desafios e propostas de misso para a Igreja na antevspera do terceiro milnio. Belo Horizonte: Misso Editora, 1994, p. 80.

Steuernagel concorda com Bosch em que o verbo central da Grande Comisso, fazei discpulos (no modo imperativo, no original grego), qualificado pelas expresses ide, batizando e ensinando (os quais, no original, so particpios contnuos) 2. Logo, qualquer segmentao entre evangelizao, discipulado e servio perde o sentido, porque a tarefa de fazer discpulos abarca todas as dimenses da f e dura a vida toda, num estado permanente de relacionamento de dependncia e aprendizado de Jesus e com a comunidade de f.
Mas h uma palavra que nos desafia, especialmente quando tratamos de integrao no mbito de uma fraternidade de educadores e lderes. a palavra todo, que aparece por quatro vezes: Toda autoridade, todas as naes, todas as coisas que vos tenho ordenado e estou convosco todos os dias. No pouca coisa que se promete, mas tambm no pouca coisa que se exige daqueles a quem se diz Ide, portanto.

Para ser especfico, chamamos a ateno para a ordem de ensinar todas as coisas que Cristo tem ordenado. No um desafio que deva ter observao simplista. Fazendo um paralelo, quem faz vir uma criana ao mundo deve ter suficiente responsabilidade por garantir que ela tenha o melhor desenvolvimento que lhe possa dar. No basta iniciar o processo de nascimento espiritual, mas ao responsvel que propiciemos que os alcanados tenham acesso ao conhecimento de todas as coisas que Cristo ordenou aos seus discpulos. A tarefa de ensinar implica em levar as pessoas a guardar todas as coisas que Cristo tem ordenado. preciso levar o Evangelho todo, ao mundo todo, e pessoa toda. A misso integral, que exige uma igreja integrada. Na medida em que apenas parte do Evangelho seja comunicada, no havendo a plena renovao de nosso entendimento, o nvel doutrinrio da igreja vai caindo. As pessoas inseridas no contexto da igreja, mesmo que ainda sem o conhecimento adequado das coisas que Cristo ordenou, passam a influenciar, opinar, votar, decidir, reproduzir a si mesmas atravs do exemplo, do testemunho, e em muitos casos, at atravs de atividade ministerial titulada. O esforo deve ser integrado, pois a tarefa no cessa. Uma fronteira desbravada, uma obra missionria iniciada, invoca a compreenso da necessidade de cuidados intencionais com o ensino de todas as coisas que Cristo tem ordenado. No conveniente que nos contentemos com as
2

STEUERNAGEL, Valdir R, A misso da igreja uma viso panormica sobre os desafios e propostas de misso para a Igreja na antevspera do terceiro milnio. Belo Horizonte: Misso Editora, 1994, p. 81.

incluses estatsticas, mas avancemos para as consolidaes. Eis a necessidade de integrao com o ministrio educacional da igreja, e com seus administradores, que devem orientar a integrao tambm de todas as outras aes. Devemos nos incomodar com o exercito de desviados da igreja, produzido em muitos casos por nossas dificuldades em zelar pelo ensino que transforma. Muitos desvios seriam evitados se melhores qualificados os obreiros. Muitos desvios seriam evitados se melhores fossem os esforos na qualidade do prprio ensino. Por tudo isto, e por tantas outras coisas, um aspecto de extrema relevncia para a realidade de nossos dias a ateno que devemos dar ao ensino de qualidade, no mundo do fast food, para no sucumbirmos mesma tentao de nos contentar com a superficialidade do conhecimento da doutrina bblica, presente na prtica cotidiana do pentecostalismo ps-moderno. III. O DESAFIO DA MISSO GLOBAL E A INTEGRAO DA IGREJA Deus, em sua soberania e sabedoria tem destinado igreja latina um papel de destaque e aberto a porta a que os cristos da Amrica Latina tenham acesso a todas as partes do mundo, levando a mensagem libertadora de Cristo. Em se tratando da obra missionria, so reconhecidas as vantagens que o cristo latino tm sobre outras culturas, para este momento da histria. Estas facilidades vo desde a facilidade de adpatao, flexibilidade e muitas outras. Mas h tambm certas desvantagens que teriam que ser solucionadas atravs de um bom treinamento, tanto da parte de quem vai para o campo missionrio como de quem fica nas bases.3 De todas as maneiras, Deus tem preparado a sua igreja na Amrica Latina para uma grande obra em termos de misses mundiais. Tambm passamos por maravilhoso despertamento missionrio.4 Mas para que pudssemos chegar ao que Deus est fazendo agora, houve um trabalho de implantao de bases. Fazem parte deste processo aes como os Congressos Latinos Americanos de Evangelizao, CLADE (realizados no Peru, em 1979, e no Equador, em 1992), Congresso Missionrio bero-Americano, COMIBAM, (realizado no Brasil, em 1987), Consulta Internacional realizada em Foz do Iguau, Brasil, no ano de 1999, e vrias aes da AEMI e do Departamento Mundial de Misses da Igreja
3

QUEIRZ Edison apud STEUERNAGEL, Valdir R, A misso da igreja uma viso panormica sobre os desafios e propostas de misso para a Igreja na antevspera do terceiro milnio. Belo Horizonte: Misso Editora, 1994, p. 117. 4 Ibid, p. 117

de Deus, que, atualmente coordena cerca de 60 projetos missionrios espalhados em todo mundo, incluindo pases latinos. Esse fogo missionrio na Amrica Latina muito importante, entusiasmante e nos deixa com alegria e expectativa. Entretando, conforme o missilogo Edison Queirz, se quisermos realizar um obra digna do Evangelho de Cristo e evitar erros, h alguns pontos em que devemos refletir e sobre os quais devemos orar buscando a excelncia no trabalho.5 Pela importncia da preocupao com a integrao dos esforos, uma das razes de estarmos aqui, um destes pontos passa pelos cuidados na seleo de candidatos. Com todo este impulso missionrio na Amrica Latina, muitos tm se disposto misso levados por motivaes errneas: uns motivados por emoes, outros por um esprito aventureiro, alguns por curiosidade, outros pelo desejo de ver o reino de Deus se espalhar, mas sem a adequada capacitao para executar a obra. Paulo e Barnab foram grandes missionrios. Mas vemos em Atos 13.2 que foi o Esprito Santo quem separou aos dois para esta tarefa. Ns, latinos-americanos, devemos ser sensveis vz do Esprito Santo e fazer uma sria seleo de candidatos. Devemos enviar os melhores, os mais capacitados e bem treinados lderes para o campo missionrio.6 Nesse processo de seleo, merece nota o papel do pastor. Ele o agente principal na esfera local para identificar os vocacionados, motiv-los, investir em suas preparaes, envi-los e acompanh-los. Precisamos de aes intencionais na esfera local, de modo que seja objetivo do pastor o recrutamento, a seleo, a preparao e o envio, e no resultados apesar dos pastores. Por isso, nossos pastores precisam ser conscientizados desse papel, valorizando o trabalho missionrio. A expanso da viso pastoral de modo a que sua parquia no seja seu destino final, mas sim o mundo, um grande desafio para todos ns educadores e lderes da Amrica latina. fato que muitos no tm cumprido esta funo por no considerarem misses importantes. Segundo uma pesquisa realizada pela agncia missionria latina americana, Misses Horizontes, 95% dos missionrios enviados no so incentivados, orientados ou desafiados por seus pastores. O mais

QUEIRZ, Edison apud STEUERNAGEL, Valdir R, A misso da igreja uma viso panormica sobre os desafios e propostas de misso para a Igreja na antevspera do terceiro milnio. Belo Horizonte: Misso Editora, 1994, p.123. 6 Ibid, p. 117.

estarrecedor de tudo que, segundo o presidente da agncia, David Botello, vrios destes pastores, na verdade, tentaram dissuadi-los a no aceitarem os desafios dos povos no-alcanados.7 Luciano Crdenas comenta que muitas vezes a vida da comunidade bblica e seus horizontes se ampliavam, graas s geniais instituies e s atrevidas vises de seus dirigentes. Moiss, Davi, os profetas, Paulo, e, sobretudo Jesus projetaram a misso do povo de Deus para a conquista de novas fronteiras universais com uma concepo integral de sua misso e uma viso cada vez mais completa dos planos divinos para a salvao de todos os homens e de todo o homem.8 Portanto, a integrao da misso global passa por uma prtica da Liderana Eclesistica, desde o nvel da alta cpula denominacional at os nveis de congregao, que influencie intencionalmente a Igreja em relao importncia e a busca deste objetivo. A essencialidade da integrao tem relevante destaque na capacitao do vocacionado, vez que seu treinamento formal, no formal e informal exige envolvimento das instituies de educao, igreja locais e agncias missionrias, em um processo que ser mais eficaz quanto melhor coordenado. Um bom missionrio tambm fruto de aes integradas de capacitao. Por isto, um dos elos da cadeia de qualificao do obreiro, a igreja, precisa estar capacitada sua parte da tarefa, e intencionalmente motivada a participar com eficcia. Este componente precisa de nossa ateno especial. O preparo do candidato fundamental para que a obra seja bem executada. No podemos enviar para o campo candidatos mal preparados, sem experimentao prvia e incapazes de realizar a obra missionria. Por isso ressaltemos a importncia da integrao, dando ateno a uma preocupao esposada por Edison Queirz, quando diz:
A mim preocupa a dicotomia existente entre o treinamento teolgico e o treinamento missionrio. incrvel como a pessoas conseguiram fazer essa separao. Hoje em dias as escolas teolgicas ensinam apenas teologia, sem missiologia (eu no sei como se consegue ensinar teologia sem missiologia...). Por outro lado, h escolas de misso que ensinam missiologia sem teologia (e eu me pergunto como se pode ensinar missiologia sem teologia!).9
7 8

Acessado em www.mhorizontes.org.br CRDENAS, Luciano Jaramillo apud STEUERNAGEL, Valdir R, A misso da igreja uma viso panormica sobre os desafios e propostas de misso para a Igreja na antevspera do terceiro milnio. Belo Horizonte: Misso Editora, 1994, p. 44. 9 QUEIRZ Edison apud STEUERNAGEL, Valdir R, A misso da igreja uma viso panormica sobre os desafios e propostas de misso para a Igreja na antevspera do terceiro milnio. Belo Horizonte: Misso Editora, 1994, p. 124.

Bosch concorda com Queirz quando afirma que Paulo foi o primeiro teolgo cristo porque foi justamente o primeiro missionrio cristo, de modo que impossvel fazer uma distino entre a sua teologia e a sua misso. A teologia de Paulo e sua misso no se relacionam uma com a outra simplesmente como teoria e prtica no sentido de que sua misso fluiria de sua teologia, mas sim no sentido de que sua teologia uma teologia missionria e de que a misso est essencialmente relacionada com sua identidade e seu pensamento como tais. 10 Nota-se que o fato dos resultados acompanharem o ministrio missionrio de Paulo est diretamente relacionado com o seu preparo teolgico. Ele pregava, implantava as igrejas e preparava os crentes para que o trabalho continuasse mediante o desempenho de seus ministrios. David Bosch argumenta que a prpria enfse em que os discpulos guardem todas as coisas ensinadas por Jesus inclui automaticamente todo o seu ensinamento, ressaltando a importncia da educao. Formar discpulos de Jesus significa, portanto, capacitar pessoas para que vivam em todas as suas dimenses, na igreja e na sociedade, pregando o evangelho de Jesus em todas as realidades e esferas da vida11. Em Atos 1.4 encontramos a preocupao de Jesus com a preparao dos discpulos que deveria anteceder o trabalho missionrio: Eles no deveriam se ausentar de Jerusalm. Essa ordem de Jesus abrange todos os aspectos do preparo que traz crescimento (estudo teolgico), desenvolvimento (carter cristo) e envolvimento (compromisso) para a realizao da tarefa da evangelizao. Orlando Costas prope uma trplice funo missiolgica para a tarefa teolgica e a formao de lderes. A primeira, e bsica, consiste em preparar lderes leigos, homens e mulheres, que vo, sob recomendao da igreja, ensinar aos povos o caminho da justia, misericrdia e obedincia a Deus. A segunda funo seria desenvolver ministros na palavra e nos sacramentos, que animem e adestrem na f a todo povo de Deus, que cultivem e desenvolvam lderes para as diferentes facetas da misso da igreja, que ajudem a todo povo de Deus a articular sua f com clareza e preciso em cada momento e em cada situao. Por ltimo, Costas chama a ateno para a importncia de se formarem doutores e telogos, pois sem eles no haver um ministrio docente, a igreja empobrecer em sua viso missiolgica e capacidade e crtica reflexiva, perdendo sua identidade e sua prpria espinha dorsal.12 No h como exagerar na importncia de aes integradas entre todos os especialistas da igreja. Todos precisam estar envolvidos.
10 11

BOSCH, David, Transforming Mission. Maryknoll, NY: Orbis, 1991, p. 160. Ibid, p. 65-70. 12 COSTAS, Orlando, Educacin Teolgica y Misin. Ed. Ren Padilla, 1986, p. 19-21.

Uma preocupao que nos afeta no tempo presente um crescimento que comprometa nosso futuro. Pelo menos na realidade brasileira, cada vez menor o nmero de alunos enviados aos seminrios. A medida inversamente proporcional: cresce o nmero de evanglicos, mas diminuem os telogos, os que se aprofundam no conhecimento das escrituras. H uma superficializao do conhecimento, comprometendo a doutrina, os valores, e at mesmo a prpria misso. . No contexto latino americano, Willian Taylor comenta que:
O nmero de missionrios enviados pela Amrica Latina aumenta dia a dia. Mesmo as pequenas congregaes se esforam para enviar um missionrio [...] Em geral, as misses so conduzidas sob um esprito inquietantemente ingnuo. Em muitos casos, os missionrios latinos americanos esto repetindo os enganos que o movimento missionrio cometeu em seus incios, como se as experincias reunidas durante os sculos no fossem de qualquer utilidade. A impresso que se tem que as pessoas pensam que o entusiasmo escondesse o fato de que cruzar uma fronteira geogrfica no o bastante para fazer misses. H outras fornteiras para se cruzar: cultural. Social, urbana, espiritual, religiosa, etc., e no o bastante mostrar um passaporte para cruzlas.13

A CITAO EM VERMELHO ACIMA, EST INCOMPLETA. CONFIRA. FALTA ALGO. Podemos perceber no comentrio de Taylor que h muitos missionrios sendo enviados e implantando novas igrejas, mas, segundo o autor, grande parte deles est despreparada. Convm no esquecer que a tendncia do missionrio reproduzir no campo de misso o modelo de sua igreja. Se nossas igrejas forem fracas no estudo da Palavra, na metodologia da evangelizao, na viso do trabalho integral, a tendncia do missionrio ser organizar uma igreja do mesmo nvel. No contexto de misses, est provado que quanto melhor o preparo, menor o perigo de retorno prematuro e outras conseqncias desagradveis ao campo, agncia, igreja enviadora e ao prprio missionrio. Segundo uma pesquisa realizada, em mdia 5% dos missionrios voltam prematuramente. Pode ser que algum diga ser este ndice aceitvel, mas a principal causa a falta de preparo. Este problema faz parte das causas evitveis e ns podemos contribuir para diminuir esse ndice, e assim para a desventura ministerial dos que voltam, investindo num bom preparo dos candidatos ao campo missionrio. Sobre a questo financeira h que se reconhecer que um continente como o nosso (cheio de problemas sociais e cujos pases se encontram, na sua maioria, em processo de desenvolvimento,
13

TAYLOR, William, D, Missiologia Global para o sculo XXI. Londrina: Editora Descoberta, 2001, pp. 501-502.

com uma economonia pobre) pode parecer natural que tenhamos dificuldades financeiras, principalmente para financiar a obra missionria. Mas segundo Edison Queirz, o problema real no tanto financeiro. um problema de viso. Analisando a igreja evanglica na Amrica Latina, o que se verifica que quando h desejo e nimo algumas metas so alcanadas. A construo de templos, por exemplo, prova de que, quando se quer, possvel executar a obra.14 So necessrias aes formativas, educativas, de conscientizao. Planejadas a fim de que haja maior compreeno do papel de cada crente, cada ministro e cada igreja em nossa atividade finalistica, que misses. Neste sentido, a Viso Corporativa uma nova proposta de fazer misses. Devemos estar integrados tambm neste objetivo. A experincia dos pases na Amrica latina que esto desenvolvendo esta nova forma de fazer misses comprova que a mentalidade da igreja na sua participao em fazer misses tem evoludo. Isto tambm j comea a acontecer no Brasil. David Botello afirmou em uma pregao que uma igreja pode considerar-se missionria quando investe mais de 50% de suas finanas em misses transculturais, pois a Bblia diz que onde est seu tesouro a est seu corao. E quando observamos a realidade financeira das igrejas locais em relao aos investimentos, nota-se que misses e educao ocupam um lugar secundrio, quando na verdade deveriam ser prioridade. Percebe-se uma inverso de valores, que se no convenientemente tratado tender a se agravar. Quanto isso Josilia Ferreira comenta que:
Enquanto Jesus priorizou as almas, milhares de pastores priorizam catedrais e templos. Quando eles comparecerem perante o Trono levaro escrituras de imveis, extratos bancrios, documentos de carros. E, se Jesus preferir falar sobre ALMAS?15

Portanto, precisamos urgentemente rever o nosso compromisso com misses e criar condies para o desenvolvimento da conscincia missionria. Equacionando essa situao no teremos problemas de investimentos em misses. Contudo isto depende de nossa profundidade doutrinria. Se tivermos esse cuidado, menores sero os riscos da repetio dos erros do passado.

14

QUEIRZ Edison apud STEUERNAGEL, Valdir R, A misso da igreja uma viso panormica sobre os desafios e propostas de misso para a Igreja na antevspera do terceiro milnio. Belo Horizonte: Misso Editora, 1994, p. 125.
15

Josilia Ferreira Neves, acessado em www.luzdomundo.jex.com.br

Finalmente, precisamos refletir sobre a questo da cooperao, ou seja, da integrao em si. Se quisermos alcanar os no alcanados com o evangelho de Cristo precisamos unir esforos. Com a viso 20/20, lanada por nossa direo de rea, a Igreja latino-americana criativamente construir sistemas, alianas e estruturas para cumprir o mandato de Deus. Exemplos j comeam a surgir, como a prpria FIEL, a ALEAL, a AEMI, todas como poderosas ferramentas de integrao, que devem avanar tambm na cooperao com organismos que possuem funes distintas. Qualquer de nossas diversas aes devem ser vistas do ponto de vista de um propsito final comum, que a Grande Comisso. Nisto teremos a integrao da misso global. A natureza dos desafios exigem integrao de esforos em todos os nveis. O nmero de almas carentes de Cristo imenso. A tarefa exige estratgias, capacitao, viso de corpo. Exige que seriamente apliquemos princpios presentes nas escrituras, como o uso da diversidade de dons em benefcio uns dos outros. Um modelo de integrao dos recursos, sob a administrao do Esprito Santo. O nmero de almas sem salvao muito grande. H um grande desafio para a igreja de Cristo na terra. Assumamos ou no, os desafios continuam sendo nossos. Sabendo disso devemos nos esforar para poder realizar a obra que diz respeito a cada um de ns, latinos americanos. Conforme dados da Agncia Misses Portas Abertas, precisam ser alcanados cerca de 190 milhes de alcolatras, 73 milhes de homens homossexuais, 43 milhes de lsbicas, 36 milhes de prostitutas, 1.2 bilhes de analfabetos, 2.5 bilhes de adolescentes, 1.8 bilhes de muulmanos, 80% no evangelizados, 900 milhes de budistas, 800 milhes de hindus, 100 milhes de crianas de rua, 22 milhes de refugiados vivendo precariamente, 35 milhes de pessoas presas vivendo precariamente, e ainda estima-se que h 1bilho de pessoas sem religio no mundo. Para a Igreja latina americana ter xito nesta tarefa necessria uma integrao das lideranas locais, regionais, e nacionais. Devem se envolver lderes de misses, de educao, de administrao, de adorao, de discipulado, de departamentos, todos, promovendo estratgias e aes, gerando e aplicando recursos para a realizao desta grande obra. Em relao unidade da Igreja latina americana, William Taylor comenta que apesar da inundao de modelos empresariais nos quais o crescimento da igreja est sendo confundido com o sucesso do meu prprio negcio, ainda acredita-se e defende-se o valor da unidade como sendo inerente prpria misso. A Igreja precisa ser um s corpo, de forma que o mundo possa

reconhec-la e nela acreditar. Porm, William ressalta sua preocupao em relao postura de muitos missionrios em trabalharem debaixo de um esprito de livre-empresa, duplicando esforos, desperdiando energia e reproduzindo no campo de misso um modelo de igreja que nega um dos valores essenciais do reino: ser um em Cristo.16 Precisamos estar integrados na preparao e educao de nossos candidatos, de modo que este problema seja prevenido. Taylor apresenta sete objetivos para a realizao da misso global: usar meios de comunicao em massa; concentrar os esforos em crianas, adolescentes e na mocidade; dar uma nova vitalidade para a igreja local; auxiliar o treinamento de lideranas leigas; ajudar a alcanar as classes que eram deixadas de lado pelas igrejas: classe alta, intelectuais, funcionrios do governo, professores universitrios, etc.; definir claramente a responsabilidade social e econmica da igreja; e trabalhar para a unidade da igreja numa coordenao de esforos.17 A Igreja latino americana deve estar integrada na busca destes objetivos. CONCLUSO So grandes os desafios. Mas a fora vem de Deus. Ele usa momentos como esta V FIEL para motivar e provocar a Igreja da Amrica Latina. Estamos avanando em buscar a conscincia da Misso e do quanto dependemos da graa do Senhor e dos seus recursos para o cumprimento de nossa tarefa. H esperana, porque esta igreja est viva e est buscando. Acreditamos que as novas geraes de cristos podero tirar proveito deste legado rico de experincia e reflexo. H esperana, porque apesar das mltiplas limitaes, est uma igreja que ergueu seus olhos para olhar os campos brancos, e que quer trabalhar de modo sacrificial na colheita. Finalmente, h esperana, porque alm de tudo, ainda acreditamos que aquele que est construindo a sua igreja ao redor do mundo nos ajudar, nos equipar e nos usar. Que o Senhor nos ajude a crescer na perspectiva da integrao, perseguindo a unidade por ele pensada, na busca do cumprimento da Grande Comisso que ele confiou Igreja de Deus na Amrica Latina.

16 17

TAYLOR, William, D, Missiologia Global para o sculo XXI. Londrina: Editora Descoberta, 2001, pp. 502-503.. Ibid, pp. 497-498.

BIBLIOGRAFIA BOSCH, David, Transforming Mission. Maryknoll, NY: Orbis, 1991 Consulta realizada em www.mhorizontes.org.br Consulta realizada em www.luzdomundo.jex.com.br COSTAS, Orlando, Educacin Teolgica y Misin. Ed. Ren Padilla, 1986 STEUERNAGEL, Valdir R, A misso da igreja uma viso panormica sobre os desafios e propostas de misso para a Igreja na antevspera do terceiro milnio. Belo Horizonte: Misso Editora, 1994 TAYLOR, William, D, Missiologia Global para o sculo XXI. Londrina: Editora Descoberta, 2001

You might also like