You are on page 1of 19

REDAO 2008

REDAO PARA OS MESES ABRIL E MAIO


Professora Vanessa S. Tavares

TPICO FRASAL O Brasil a primeira grande experincia que faz na histria moderna a espcie humana para criar um grande pas independente, dirigindo-se por si mesmo, debaixo dos tpicos. Somos os iniciadores, os ensaiadores, os experimentadores de uma das mais amplas, profundas e graves empresas que ainda se acharam em mos da humanidade. Os navegadores das descobertas que chegaram at ns, impelidos pela vibrao matinal da Renascena, cumpriram um feito que terminava com o triunfo de luz da prpria glria; belo era o pas que descobriram, opulenta a terra que pisavam, maravilhoso o mundo que em redor desdobrava; podiam voltar, contentes, que tudo para eles se cumprira (Trs livros, p. 332) Vivemos numa poca em que o sexo est sendo banalizado. Esse fator, muitas vezes, faz com as pessoas passem a no valorizar o casamento e, para algumas pessoas, o que importa a quantidade de parceiros sexuais que ela tenha, ou seja, o prazer imediato. Dessa forma, o sentimentalismo parece estar sendo esquecido na vida moderna. Estilo a expresso literria de idias ou sentimentos. Resulta de um conjuro de dotes externos ou internos, que se fundem num todo harmnico e se manifestam por modalidades de expresses a que se d o nome de figuras (Augusto Magne, Princpios..., p.39) Existem trs importantes tipos textuais: narrao, descrio e dissertao. Nota-se, porm, que a dissertao o tipo de texto mais explorado em concursos pblicos. 1) Identifique os tpicos frasais nos textos abaixo: TEXTO 1 No que tange ao agricultor, podemos enumerar nele uma psicologia prpria, talhada pelas influncias ecolgicas e sociais do meio ambiente: conservadorismo exacerbado com o conseqente apego rotina e desconfiana tcnica; insulamento dentro de sua propriedade e de seus conhecimentos, associados a localismo acentuado: individualismo e ausncia de traquejo social; educao inferior gravado o nvel mental pela permanente fuga dos elementos mais capazes para os centros urbanos; comrcio e indstria em estgios absolutamente primrios; condies higinicas precrias; baixa densidade demogrfica; predomnio dos contatos primrios ente os parentes ou companheiros mais chegados, por fora do trabalho; maior resistncia moral; hospitalidade; fecundidade; ausncia de esprito de competio; insensibilidade ao esprito de classe; apatia poltica, sedentarismo. (Coutinho Cavalcanti. Um projeto de reforma agrria. P.17)

TEXTO 2 O que faz a grandeza do educador, alm do amor das crianas e da intuio psicolgica o poder de moldar as almas segundo uma concepo ntima do Homem. Neste sentido, o grande educador sempre um humanista (falo do humanismo ntimo, que amor e conhecimento do humano). No se concebe que o educador ignore, ou no procure conhecer cada vez melhor, as necessidades e as virtualidades fsicas e morais do homem. Nada do que humano lhe pode ser

alheio. No se concebe um artista que no domine inteiramente pela inteligncia e pelo corao, o material em que trabalha. (Jacinto Prado Coelho, a educao do sentimento potico, p.6) TEXTO 3 O sistema de sade pblica do Rio de Janeiro est em estado de alerta desde tera-feira 23. Motivo: foi identificado na funcionria pblica Elizabeth de Souza Cabral, na Baixada Fluminense, o primeiro caso no Brasil de dengue tipo 3. Revista Isto 31/01/00 TEXTO 4 Acho que o Brasil um pas que ainda est procurando sua identidade. Todo pas colonizado acaba recebendo heranas boas e ruins e isso faz com que sua identidade demore um pouco a ser construda. Mas tenho certeza de que nosso povo muito melhor do que os poucos que no valem nada e que ocupam hoje cargos pblicos importantes. David Vip- Mdico (Revista Isto 26/04/00) EXERCCIOS SOBRE TPICO FRASAL 1) Leia o texto I e sublinhe o tpico frasal e a concluso (quando houver) de cada pargrafo dos textos. TEXTO I O ATO DE LER O ato de ler geralmente interpretado como a decodificao daquilo que est escrito. Dessa forma, saber ler consiste num conhecimento baseado principalmente na habilidade de memorizar determinados sinais grficos (as letras). Uma vez adquirido tal conhecimento, a leitura passa a ser um processo mecnico, prejudicado apenas por limitaes materiais (falta de luz ou mau estado do impresso, por exemplo) ou por questes lingsticas (palavras de significado ignorado ou frases muito complexas). No texto de abertura desse captulo voc encontrou um conceito de leitura muito mais amplo do que essa mera habilidade mecnica. Relacionando o contedo do texto com o nome desse captulo, voc percebeu (leu) que nossa inteno era apresentar a leitura justamente como um processo amplo, que inclui nosso relacionamento com a realidade e a forma como pensamos essa realidade e esse relacionamento. Ler , portanto, um processo contnuo que se confunde com o prprio fato de estar no mundo biolgica e socialmente falando. A sociedade de que somos parte produz e mantm uma cultura. Essa cultura um conjunto complexo e dinmico que abrange desde rituais mnimos de convivncia at aprofundados conhecimentos cientficos e tcnicos. Desse conjunto fazem parte valores que aprendemos a associar coisas e aes. Fazem parte tambm idias sobre a realidade, que muitas vezes nos levam a v-la de uma forma pouco real. Aprender a ler o mundo (adquirir a inteligncia do mundo, mas palavras de Paulo Freire) significa conhecer esses valores a essas idias. Significa, tambm, pensar sobre eles, desenvolvendo uma posio crtica e prpria. Aprendemos a ler a realidade em nosso cotidiano social. Desde crianas, identificamos atitudes agressivas, diferenciando-as das receptivas. A convivncia social nos ensina a perceber quais lugares devemos freqentar, quais comportamentos devemos adotar ou evitar em situaes determinadas. Adquirindo nossa cultura aprendemos a ler nosso grupo social, interiorizando os pequenos rituais estabelecidos para as relaes sociais. Aprendemos tambm que somos

permanentemente lidos, o que nos leva a utilizar nosso comportamento como uma forma de linguagem, capaz de agradar, despertar simpatia, agredir, demonstrar indiferena. Esse aprendizado social inclui tambm formas de pensar a realidade. Aprendemos a pensar, por exemplo, que necessrio adquirir conhecimentos tcnicos e cientficos que nos permitam ingressar no mercado de trabalho de forma vantajosa. Aprendemos a ver na infncia e na adolescncia perodos da vida destinados principalmente preparao da vida adulta. Aprendemos muitos outros valores sociais, que nos criam hbitos de consumo e posies perante a vida. A vida social, dessa forma, no se limita a nos ensinar a ler a realidade, mas chega ao ponto de orientar essa leitura no sentido mais ou menos permanente. Somos levados a adotar determinadas expectativas e a satisfao dessas expectativas vista como forma de felicidade. O mundo social permanentemente leitor e leitura dos sues indivduos. Nossa cultura nos transfere conhecimentos sobre a realidade e formas de pensar em mesma realidade. Aprender a ler o mundo apropriar-se desses valores de nossa cultura. , tambm, submet-los a um processo permanente de questionamento, do qual participa nossa capacidade de duvidar. Afinal, ser essa a nica maneira de organizar a vida? Ser esse o nico mundo que somos capazes de fazer? No ser possvel pensar a humanidade em outros termos? Esse exerccio da dvida sempre benfico, pois nos oferece condies de superar as leituras mais imediatas da realidade, atingindo releituras importantes para quem se preocupa com a sade social e fsica do ser humano. (Infante, p. 48-49)

NARRAO TEXTO Era uma vez uma casa sonolenta onde todos viviam dormindo Nessa casa tinha uma cama uma cama aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo. Nessa cama tinha uma av, uma av roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo. Em cima dessa av tinha um menino, um menino sonhando, em cima de uma av roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo. Em cima desse menino tinha um cachorro, um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando, em cima de uma av roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo. Em cima desse cachorro tinha um gato um gato ressonando, em cima de um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando, em cima de uma av roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo. Em cima desse gato tinha um rato, um rato dormitando, em cima de um gato ressonando, em cima de um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando, em cima de uma av roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo. E em cima desse rato tinha uma pulga... Ser possvel? Um pulga acordada, que picou o rato, que assustou o gato, que arranhou o cachorro, que caiu sobre o menino, que deu um susto na av, que quebrou a cama, numa casa sonolenta, onde ningum mais estava dormindo.

1. Etapas da narrativa - situao inicial - quebra da normalidade - complicao e conflitos desencadeados pela quebra da normalidade - retomada da normalidade OBS: O desenvolvimento se estrutura em torno de fatos e conseqncias. 2. Elementos da narrativa PERSONAGEM (Quem participa do fato narrado?)

NARRADOR (Quem conta a histria?) AMBIENTE (Onde se passa a histria?) TEMPO (Que expresses do texto marcam a passagem do texto?) LUGAR (Onde ocorrem os fatos?) ENREDO (Como ocorrem os fatos?)

3. Foco narrativo - narrador - observador (3 pessoa) - narrador onisciente (3 pessoa) - narrador - personagem (1 pessoa)

DESCRIO "(Sinh Vitria) Agachou-se, atiou o fogo, apanhou uma brasa com a colher, acendeu o cachimbo, ps-se a chupar o canudo de taquari cheio de sarro. Jogo longe uma cusparada, que passou por cima da janela e foi cair no terreiro. Preparou-se para cuspir novamente. Por uma extravagante associao, relacionou esse ato com a lembrana da cama. Se o cuspo alcanasse o terreiro, a cama seria comprada antes do fim do ano. Encheu a boca de saliva, inclinou-se - e no conseguiu o que esperava. Fez vrias tentativas, inutilmente. O resultado foi secar a garganta. Ergueu-se desapontada. Besteira, aquilo no valia. Aproximou-se do canto onde o pote se erguia numa forquilha de trs pontas, bebeu um caneco de gua. gua salobra." (VIDAS SECAS) O homem estava sentado num tamborete rstico, com os joelhos cruzados e a cabea baixa. sua direita havia uma mesinha de desarmar, entulhada de lpis de vrios tipos e cores, folhas de papel em branco, borrachas, tesoura e um pouco de estopa. Havia ainda uma tabuleta em cima da pequena mesa, apoiando-se na pilastra onde estavam expostos seus trabalhos: fotografias coloridas de grandes personalidades e caricaturas tambm de grandes personalidades. (Wander Piroli, Trabalhadores do Brasil)

A cerimnia esteve muito concorrida. Presidiu o Presidente da Repblica, que fez o discurso inaugural. Foi preciso esperar meia hora pelo Primeiro Ministro, que chegou, como sempre, atrasado e sorridente.

DIFERENAS ENTRE OS TEXTOS DISSERTATIVOS, DESCRITIVOS E NARRATIVOS 1) Observe os textos abaixo e indique se eles so narrativos, descritivos ou dissertativos. Justifique sua resposta. TEXTO I Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, porta do Atheneu. Coragem para a luta. Bastante experimentei depois a verdade desse aviso, que me despia, num gesto, das iluses de criana educada exoticamente na estufa de carinho que o regimen do amor domstico, diferente do que se encontra fora, to diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifcio sentimental, com a vantagem nica de fazer mais sensvel a criatura impresso rude do primeiro ensinamento [...]. (Raul Pompia) ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ TEXTO II Tinha 30 anos quando decidiu: a partir de hoje, nunca mais lavarei a cabea. Passou o pente devagar nos cabelos, pela ltima vez molhados. E comeou a construir a maturidade. Tinha 50 anos, e o marido j no pedia, os filhos haviam deixado de suplicar. Asseada, limpa, perfumada, s a cabea preservada, intacta com seus humores, seus humanos leos. Nem jamais se deixou tentar por penteados novos ou anncios de xampu. [...]. Aos 80, a velhice a deixou entregue a uma enfermeira. A qual, a bem da higiene, levou-a um dia para debaixo do chuveiro, abrindo o jato sobre a cabea branca. [...]. (Marina Colasanti) ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ TEXTO III Assomando porta, levantou o reposteiro e deu entrada a uma mulher, que caminhou para o centro da sala. No era uma mulher, era uma slfide, uma viso de poeta, uma criatura divina. Era loura; tinha os olhos azuis, como os de Ceclia, extticos, uns olhos que buscavam o cu ou pareciam viver dele. Os cabelos, desleixadamente penteados, faziam-lhe em volta da cabea, um como resplendor de santa, santa somente, no mrtir, porque o sorriso que lhe desabrochava os lbios era um sorriso de bem-aventurana, como raras vezes h de ter tido a terra. Um vestido branco, de finssima cambraia, envolvia-lhe castamente o corpo, cujas formas alis desenhava, pouco para os olhos, mas muito para a imaginao. (Machado de Assis) ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ TEXTO IV Desinformar, ensina o dicionrio, informar mal; fornecer informaes inverdicas. Empregada como arma de guerra, a desinformao significa trabalhar a opinio pblica de modo que esta, chamada a decidir sobre idia, pessoa ou evento, ajuze conforme o querer do desinformar. No se trata de novidade. recurso to antigo quanto os conflitos. Porm, no Brasil, raramente foi to hbil e eficientemente engendrada e utilizada com em 1932 em favor do Governo Provisrio. Contribuiu para circunscrever o mbito da Revoluo Constitucionalista, inamist-la em vrias reas do pas e para favorecer a mobilizao destinada a enfrenta-la. (Hernani Donato) ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ TEXTO V Rita havia parado no meio do ptio. Cercavam-na homens, mulheres e crianas; todos queriam novas dela. No vinha em traje de domingo; trazia casaquinho branco, uma saia que lhe deixava ver os ps sem meia num chinelo de polimento com enfeites de marroquim de diversas cores. No seu farto cabelo, crespo e reluzente, puxado sobre a nuca, havia um molho de manjerico e um pedao de baunilha espetado por um gancho. E toda ela respirava o asseio das brasileiras e um odor sensual dos trevos e plantas aromticas. Irrequieta, saracoteando o atrevido e rijo quadril baiano, respondia parta a direita e para a esquerda, pondo mostra um fio de dentes claros e brilhantes que enriqueciam sua fisionomia com um realce fascinador. (Alusio de Azevedo) ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ TEXTO VI A sociedade humana um conjunto de pessoas ligadas pela necessidade de se ajudarem umas s outras, a fim de que possam garantir a continuidade da vida e satisfazer seus interesses e desejos. Sem vida em sociedade, as pessoas no conseguiriam sobreviver, pois o ser humano, durante muito tempo, necessita de outros para conseguir alimentao e abrigo. E no mundo moderno, com a grande maioria das pessoas morando na cidade, com hbitos que tornam necessrios muitos bens produzidos pela indstria, no h quem no necessite dos outros muitas vezes por dia. (Dalmo de Abreu Dallari) ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ OBSERVE O ESQUEMA ABAIXO: Ttulo 1 pargrafo (introduo)- FRASE NCELO + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3. 2 pargrafo (desenvolvimento)- Desenvolvimento do argumento 1. 3 pargrafo (desenvolvimento)- Desenvolvimento do argumento 2. 4 pargrafo (desenvolvimento)- Desenvolvimento do argumento 3. 5 pargrafo (concluso)- Expresso inicial + reafirmao da FRASE NCLEO+ observao final..

ANLISE DO TEXTO 2 Terra: Uma preocupao constante Chegando ao terceiro milnio, o homem ainda no conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos. Assim, existem populaes imersas em completa misria e a paz interrompida freqentemente por conflitos internacionais. Alm disso, o meio ambiente encontra-se ameaado por srio desequilbrio ecolgico. Embora o planeta disponha de riquezas incalculveis estas, mal distribudas, quer entre Estados, quer entre indivduos encontra-se legies de famintos em pontos especficos da Terra. Nos pases do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regies da frica, v-se com tristeza, a falncia da solidariedade humana e da colaborao entre as naes. Nestas ltimas dcadas, tem-se assistido, com certa preocupao, aos inmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memria a triste lembrana das guerras do Vietn e da Coria, as quais provocam grande extermnio. Nos dias atuais, testemunha-se conflito na antiga Iugoslvia, em alguns pases membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreenso nos causou. Outra preocupao constante o desequilbrio ecolgico, provocado pela ambio desmedida de algumas pessoas, que promovem desmatamentoS desordenados e poluem as guas do rio. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agresses, acabe por se transformar em local inabitvel. Em virtude dos fatos mencionados, a populao levada a acreditar que o homem est muito longe de solucionar os grandes problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidria. desejo de todos que algo seja feito no sentido de conter essas foras ameaadoras, para poder suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacfico, ser mais facilmente habitado pelas geraes vindouras.

A dissertao acima foi produzida com base no tema e nos argumentos mencionados anteriormente. Faa agora o seguinte exerccio: a) indique quais so os pargrafos da introduo, desenvolvimento e concluso; b) no primeiro pargrafo, aponte o tema; transcreva os argumentos 1, 2, 3; c) assinale em que pargrafo est o desenvolvimento do argumento 1; d) aponte o pargrafo em que est desenvolvido o argumento 2; e) localize o pargrafo no qual se encontra o desenvolvimento do argumento 3; f) no ltimo pargrafo, aponte: a expresso inicial; o trecho onde se encontra a reafirmao do tema; e, por fim, a observao final. A DISSERTAO DIFERENCIAO ENTRE TEMA E TTULO 1- TTULO O jovem e a poltica TEMA Ultimamente temos notado um enorme interesse dos jovens em participar da vida poltica desta nao. 2- TTULO A cidade e seus problemas TEMA A cidade de So Paulo enfrente atualmente grandes problemas 3- TTULO A importncia da Pennsula Arbica TEMA Entendemos que a comunidade internacional deva preocupar-se com os acontecimentos que envolvam a Pennsula Arbica, j que grande parte do petrleo que o mundo consome sai desta regio. 4- TTULO As contradies na era da comunicao s. TEMA Vivendo a era da comunicao, o homem contemporneo est cada vez mais

SUGESTO DE EXERCCIOS 1- Redija ttulos possveis para cada um dos temas sugeridos abaixo: a) Alguns segmentos da produo agrcola voltam-se atualmente para o mercado externo, alcanando considervel sucesso. b) Os conflitos que ocorrem entre judeus e algumas naes da Pennsula Arbica contribuem para abalar a mais frgil estabilidade daquela regio. c) Neste pas seria necessrio que aprovassem a alfabetizao de adultos, para que eles se sentissem mais integrados comunidade. d) Os movimentos grevistas so fruto da insatisfao de uma grande parcela de nossos trabalhadores. e) A construo de uma sociedade democrtica dever de todo cidado brasileiro.

10

UERJ 2004

REDAES

11

12

UFRJ 2002

13

UFRJ 2004

14

PROPOSTA DE REDAO UFRRJ 2000 LEIA COM ATENO ! Voc est recebendo duas propostas de redao. Leia-as atentamente e escolha a que vai elaborar. DESENVOLVA APENAS UMA PROPOSTA. No copie os textos das coletneas. Utilize-os, se necessrio, para auxiliar a sua reflexo e enriquecer a sua argumentao. Respeite a Norma Culta da Lngua Portuguesa e NO SE ESQUEA DE INDICAR A PROPOSTA ESCOLHIDA no lugar reservado para tal na folha do texto definitivo.
Desenvolva uma dissertao argumentativa de aproximadamente 25 linhas na qual voc discuta A INFLUNCIA QUE A MDIA VEM EXERCENDO SOBRE O

COMPORTAMENTO HUMANO NO FINAL DO SCULO XX.

O material abaixo poder auxili-lo na construo de seus argumentos. Mas no o utilize como se fosse seu. Use-o apenas, se necessrio, para elaborar a sua reflexo sobre o tema proposto. Texto 1: Mdia. [ Do ingl. Media. ] S.f. 1. Designao dos meios de comunicao social, como jornais, revistas, cinema, rdio, etc. 2. Propag. Setor de uma agncia de propaganda que planeja e coordena a veiculao de anncios, filmes, cartazes, etc.
FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio da Lngua Portuguesa. Rio, Nova Fronteira, 1986. p. 1133.

primeiro a prpria unidade constitutiva da sociedade: a famlia. (...).

Num processo s vezes dramtico de desconstruo e reconstruo, o homem e principalmente a mulher deste mundo ps-moderno transformaram suas concepes de famlia, suas relaes afetivas, a maneira de se vestir, de fazer sexo, seus hbitos e atitudes comportamentais enfim (...) A Revoluo do Comportamento talvez tenha conseguido tantos resultados porque sua ao atingiu claro que tudo isso no aconteceu isoladamente, mas estimulado ou causado pelas invenes da cincia

Texto 2: E se a revoluo dos costumes tiver sido a verdadeira revoluo deste sculo? (...).

e da tecnologia em geral, especialmente a da comunicao. Com o poder de entrar no s dentro das casas, como dentro de seus prprios moradores, condicionando gostos, preferncias e sensaes, a mdia foi fundamental na criao desse ser planetrio e tribal que passou a viver numa aldeia global.
Zuenir Ventura - O Globo 2000: n1.

15

a pobreza e a ignorncia. O que a mdia faz e no pouco ampli-las, ao propagar comportamentos e valores (...) e trat-los no s como naturais, mas mitific-los como prprios de uma vida solta, prazerosa e moderna.
Adap. de Roberto Pompeu de Toledo - Veja: agosto de 1999.

Ressalva-se igualmente que a mdia em geral no a causa profunda de tragdias (...) A causa profunda

Texto 3:

Elabore uma dissertao argumentativa com cerca de 25 linhas sobre a seguinte afirmao: A UNIVERSIDADE NO PODE RENUNCIAR AO DIREITO E AO DEVER DE FORMULAR UM PROJETO SOCIAL BASEADO NOS IDEAIS DA TICA.
Vilma Mendoza, prof. integrante da Comisso do Provo de Medicina.

A seguir, apresentamos uma coletnea de textos que podero auxili-lo na construo de sua argumentao. Mas no os transcreva como se fossem seus; utilize-os, se necessrio, apenas para elaborar a sua reflexo sobre o tema proposto. Texto 1: O desafio do futuro: aprender sempre(...) E a prpria Universidade, antenada com as transformaes e muitas vezes se antecipando a elas, tambm semexe, cada vez mais voltada para uma formao que contemple aspectos como o aprendizado contnuo, o exerccio da cidadania, a tica.
Revista do Provo 99

A vida universitria importante, mas um profissional ser avaliado por inteiro, no apenas pelo ttulo. E a entram personalidade, comportamento, vida social, trabalho extra-acadmico. At mesmo uma atividade comunitria, de voluntariado, pode ser o diferencial que representar a contratao de algum.
Prof. Lus Carlos Cabrera Fund. Getlio Vargas Rev. do Provo / 99

Texto 2:

Texto 3: A educao formal fundamental para que possamos ter fora para a vitria, mas a formao do nosso carter e a nossa personalidade que daro a chance de sermos realmente o que queremos ser.

Scrates mdico e ex-jogador da Seleo Bras. de Futebol Rev. do Provo / 99

Uma das descobertas positivas deste tumultuado fim de milnio a conscincia de que, sem princpios normativos, instaura-se o reino da entropia e do caos, a civilizao d lugar barbrie. A tica no , portanto, uma abstrao acadmica, mas uma das maneiras de ajudar a preservao no s das profisses, como da espcie.
16

Texto 4:

Zuenir Ventura Rev. do Provo / 99

Texto 5: Devemos nos lembrar, sempre, de que as universidades formam os recursos humanos que o mercado, o governo e a sociedade como um todo vo utilizar e contratar! o mdico que vai trabalhar em sua clnica ou em um hospital pblico para garantir nossa sade, o advogado que vai fazer com que prevalea sempre a justia, independentemente da desigualdade entre os cidados(...) Precisamos lembrar que direitos e deveres devem vir acompanhados uns dos outros, em todas as situaes e atos com os quais nos deparamos. (...) Acredito que quem teve a chance de concluir um curso universitrio tem o direito de saber se os responsveis por esta formao esto cumprindo o seu papel (...). E deve, tambm, estar pronto a devolver sociedade o investimento que ela fez.
Ademar Bueno da Silva Jr. Adm. de empresas Rev. do Provo / 99

Texto 6: definies de tica tica.[ Fem. Substantivo do adj. tico ] S.f. Estudo dos juzos de apreciao referentes conduta humana suscetvel de qualificao do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio da Lngua Portuguesa. Rio, Nova Fronteira, 1986. p. 733.

tica: um conjunto de princpios e valores que guiam e orientam as relaes humanas. Esses princpios devem ter caractersticas universais, precisam ser vlidos para todas pessoas e para sempre.
SOUZA, Herbet de. tica e Cidadania. So Paulo, Moderna, 1994. p. 13.

PROPOSTA DE REDAO UFRRJ 2004 Leia com ateno o tema proposto e elabore sua redao, respeitando os seguintes critrios enumerados abaixo: 1- Seu texto ser do tipo dissertativo argumentativo e ter de 25 a 30 linhas. 2- A abordagem do tema no dever restringir sua reflexo a casos particulares ou especficos. 3- Formule uma opinio sobre o assunto e apresente argumentos que defendam seu ponto de vista. 4- Para esclarecer esses argumentos, apresente causas e conseqncias, exemplos, fatosexemplo, dados e testemunhos. 5- Conclua, defendendo sua posio. 6- Sirva-se da leitura do comentrio e dos textos apresentados, somente para fazer uma reflexo sobre o assunto criar idias para sua redao. No os transcreva como se fossem seus. A VIOLNCIA, O HOMEM E A NATUREZA O homem que se violenta e violenta o outro violenta a natureza, na medida em que 17

ele um dos seus elementos. Na verdade, ento, quando os homens se destroem, de alguma forma eles destroem a natureza, ou parte dela. Existe uma relao estreita entre as atitudes do ser humano e o ambiente onde ele se insere. Existe, tambm, uma contradio entre o progresso tecnolgico, que, em princpio, deveria servir ao bem-estar-social, e a destruio do universo, em virtude da incompreenso do homem e da intolerncia. TEXTO 1
... Vinte anos atrs, o antigo chefe de inteligncia militar israelense Yehoshaphat Harkabi fez uma argumentao que ainda se mantm verdadeira. Oferecer uma soluo honrada aos palestinos com respeito a seu direito de autodeterminao: essa a soluo para o problema do terrorismo, disse ele. Quando o pntano desaparecer, no haver mais mosquitos. Bem antes de 11 de setembro, entendia-se que com moderna tecnologia os ricos e poderosos perderiam seu quase-monoplio dos meios de violncia e poderiam esperar sofrer atrocidades em casa. Se insistirmos em criar mais pntanos, sempre haver mosquitos, com terrvel capacidade de destruio. Se devotarmos nossos recursos a dren-los atacando as razes das campanhas de dio, poderemos no somente reduzir as ameaas, mas tambm ficar altura dos idias que professamos.

LIES NO APRENDIDAS DE ONZE DE SETEMBRO

CHOMSKY, Noam. O Globo, Caderno Especial, p.3m 8 de set. de 2002

TEXTO 2
... Se limparmos a nascente de um rio, este correr limpo at a foz. Mais do que nunca, a Humanidade deve mudar os princpios da civilizao materialista, realizando decididamente uma grande reviravolta e construindo uma nova civilizao, onde haja plena harmonia entre a grande natureza e o homem. Hoje em dia, a intromisso abusiva e irresponsvel em relao natureza ou ao universo est levando este mundo, cada vez mais, ao caos e destruio.
SANTOS, Murilo. O GLOBO, Opinio, p. 7,9 de set. de 2002.

O CAMINHO DA PAZ

18

UFF 2006

19

You might also like