You are on page 1of 5

Amarelo

A ancilostomase ou amarelo atinge milhes de pessoas em todo o mundo, principalmente nos pases de clima quente. Os vermes causadores dessa doena so muito pequenos e seu ciclo de vida relaciona-se com a temperatura quente e a contaminao do solo por fezes, caracterstica dos pases tropicais. Encontrando tais condies, os ovos do parasita, eliminados junto com as fezes das pessoas contaminadas, dividem-se rapidamente e, em 24 horas, as larvas eclodem. Em pouco mais de uma semana tornam-se muito mveis e adquirem grande capacidade de infectar. Suas principais vias de transmisso so a boca (que a porta de entrada para alimentos contaminados) e a pele, principalmente pela penetrao ativa das larvas atravs dos ps descalos algumas chegam, inclusive, a atingir o corao e os pulmes. Do pulmo, as larvas, j maiores, e sempre usando o sangue e o sistema circulatrio como "estradas", migram para o aparelho respiratrio, atingem o esfago e chegam ao intestino, onde os vermes, j adultos, iniciam nova postura de ovos. O diagnstico pode ser feito a partir das manifestaes que ocorrem em cada um dos trechos do trajeto do parasita dentro do corpo humano. Manchas vermelhas na pele, com coceiras acentuadas no local da penetrao; tosse por irritao do pulmo e dores de barriga so os principais sintomas da fase aguda da doena. Na fase crnica, o paciente sente-se cansado, tem tonteiras e sua pele se torna amarela, por causa da anemia; apresenta, ainda, vmitos e diarria, pela irritao da mucosa intestinal. Quando atingidas, as crianas costumam apresentar atraso no crescimento. O simples exame de fezes confirma o diagnstico e o tratamento feito com o vermfugo apropriado para eliminar o verme. Essa verminose pode ser controlada ou at erradicada na medida em que melhorem as condies de saneamento bsico e de higiene pessoal, bem como feitas a limpeza dos alimentos e habitaes.

Lombriga
Causada pelo verme denominado scaris lumbricides ou lombriga, a ascaridase tambm encontrada em quase todo o globo terrestre, estimando-se que 30% da populao mundial esteja parasitada. Em conseqncia de sua elevada ocorrncia e capacidade de provocar infeces respiratrias e crnicas em crianas, considerada uma das doenas caractersticas de pases subdesenvolvidos. O parasita tem o seguinte ciclo: os ovos frteis da lombriga permanecem no solo por vrios meses at serem ingeridos pelo homem. Passam ento pelo sistema digestivo humano e vo eclodir no intestino. As larvas liberadas amadurecem, caem no sistema circulatrio e invadem o fgado, um dia aps a infeco. Em 2 ou 3 dias migram para o pulmo e sobem para o sistema respiratrio. Da podem ser expelidos pela tosse ou descer novamente at o intestino. Em dois meses, os vermes tornam-se maduros e seus ovos podem ser encontrados nas fezes humanas. As lombrigas podem viver no organismo por mais de um ano. Assim, a transmisso mais comum da doena ocorre pela ingesto dos ovos do verme em alimentos contaminados. Recentes estudos feitos em material retirado das unhas de estudantes mostraram ndices alarmantes: mais da metade estava contaminada por ovos de scaris ou lombrigas, e tambm por outros vermes. Isso justifica plenamente os ensinamentos do Programa Viva Legal a respeito da necessidade de limpeza diria e freqente das mos e unhas. Os sintomas que permitem diagnosticar a verminose por lombriga relacionam-se com o nmero e o estgio dos vermes - larvas ou adultos - presentes no organismo. Se nas infeces brandas por larvas geralmente no h sintomas, nas infeces macias so encontradas leses no fgado e pulmo. Nas infeces mdias ou macias, os sintomas podem ser graves, pois os vermes consomem grande quantidade de protenas, acar, gorduras e vitaminas A e C, levando o paciente, principalmente as crianas, subnutrio e abatimento fsico e mental. Pode tambm ocorrer a formao de um "bolo de

scaris", causando obstruo intestinal. Entre crianas, muito comum o aparecimento de manchas claras e circulares no rosto, denominadas "panos". Os exames clnico e parasitolgico de fezes so conclusivos a respeito do diagnstico e o tratamento requer, alm do medicamento especfico, cuidados especiais com a alimentao, que deve ser mais rica e de fcil absoro porque a mucosa intestinal est lesada e com dificuldade de absorver os nutrientes. Como os ovos desse parasita so muito resistentes aos desinfetantes usuais, e como a casa funciona como foco de ovos, as medidas de preveno dessa doena so: A educao em sade; A construo de fossas spticas nas casas sem rede de esgoto; O tratamento peridico em massa da populao afetada, aps fazer exame de fezes, por 2 anos consecutivos; A proteo dos alimentos contra a poeira e insetos; A limpeza cuidadosa e at a fervura dos alimentos, antes de consumi-los.

Oxiros
uma verminose muito comum no Brasil, atingindo principalmente as crianas e os jovens de ambos os sexos. Os vermes desse tipo so brancos, finos e compridos, parecendo fios de linha, e vivem no intestino humano. As fmeas repletas de ovos so encontradas na regio em torno do orifcio retal. Nas mulheres, s vezes pode-se encontrar esse parasita na genitlia, tero e bexiga. O verme tem o seguinte ciclo: aps copularem, os machos dessa espcie so eliminados junto com as fezes e morrem. As fmeas, cheias de ovos, se desprendem do intestino e dirigem-se para a regio orifcio retal, principalmente noite, onde pem seus ovos. Estes ou se rompem ou so eliminados para o ambiente. Se no houver reinfeco, o parasitismo se extingue a. A infeco ocorre, portanto, pela boca, seja pela poeira que infecta os alimentos, seja porque os ovos da regio perianal so novamente levados boca (as pessoas coam o orifcio retal e, posteriormente, colocam a mo na boca). A retroinfeco tambm pode ocorrer, com as larvas fazendo o trajeto de volta para o interior do intestino. A doena, na maioria dos casos, passa despercebida. O sintoma mais freqente, e que pode indicar o diagnstico, a coceira intensa em redor do orifcio retal, principalmente noite. Devido proximidade com os rgos genitais femininos, os oxiros podem provocar infeces com corrimento. Nem sempre o exame de fezes acusa a doena. O tratamento dos oxiros inclui o uso de vermfugo, a fervura das roupas de uso e de cama, o tratamento de todas as pessoas da famlia, repetido de 2 a 3 vezes, com intervalos de 20 dias, o corte rente das unhas e a limpeza domstica rigorosa, usando aspirador de p, quando for possvel, ou passando pano com desinfetante ao redor da cama.

A solitria
A solitria ou tenase uma verminose causada por parasitas, cujos hospedeiros intermedirios so os porcos e que tm no homem seu hospedeiro definitivo. Os vermes adultos ou tnias geralmente causam poucos danos. Porm, suas larvas - os chamados cisticercos - so responsveis por diversos sintomas, dependendo de sua localizao, nmero, tamanho e forma. Portanto, uma mesma espcie de verme capaz de causar sintomas diferentes, caso esteja presente no homem em fase de larva ou em fase adulta. A tenase um conjunto de alteraes provocadas pela presena da forma adulta das tnias (vulgarmente chamadas de solitrias) no intestino do homem. A cisticercose, por sua vez, um conjunto de alteraes provocadas pela presena de larvas (vulgarmente chamada canjiquinha) nos tecidos do porco, podendo tambm ser encontrada no homem. Na fase adulta ou reprodutiva, as tnias vivem no intestino do homem. J o cisticerco encontrado principalmente sob a pele, nos msculos, corao, crebro e no olho humano.

O verme tem o seguinte ciclo: o homem portador da tnia adulta elimina partes grvidas de seu corpo nas fezes. Os ovos ficam no exterior, contaminando o ambiente. Porcos ingerem essas fezes, formando ento larvas ou cisticercos em seus msculos. Ao ingerir a carne de porco crua contaminada o homem contamina-se com cisticercos, os quais, ao atingirem seu intestino, transformam-se em vermes adultos e todo o ciclo recomea. Portanto, as tnias so adquiridas pela ingesto de carne crua suna, infectada com o cisticerco. A cisticercose humana, por sua vez, adquirida pela ingesto de ovos de Taenia solium, geralmente atravs da autoinfeco por mos sujas. No caso das tenases, o acelerado crescimento dos parasitas provoca sintomas como tonturas, cansao, desnimo, nuseas, vmitos, inchao do abdome, dores em diferentes regies do abdome e perda de peso. A cisticercose provoca graves leses no homem e suas manifestaes clnicas dependem da localizao dos cisticercos, do nmero e do estgio de desenvolvimento dos parasitas. Se alojados no crebro, podem provocar dores de cabea com vmitos, dormncias localizadas, desordem mental e ataques epilpticos, e at mesmo levar ao coma. Se no corao, podem causar palpitaes, rudos anormais e cansao. Se alojados no olho, podem provocar descolamento da retina e perda da viso. O exame de fezes permite a identificao dos parasitas. O diagnstico da cisticercose praticamente impossvel sem a ajuda de exames complementares, que so indicados em decorrncia dos sintomas. O tratamento feito com medicamentos especficos e, dependendo das localizaes do cisticerco, pode haver a necessidade de realizar-se um tratamento cirrgico. As medidas de preveno mais importantes dessa doena so: impedir o acesso dos porcos s fezes humanas; melhorar os servios de gua, esgoto e fossa sanitria; tratar os casos de tenase ou cisticercose; orientar a populao para que no coma carne mal cozida ou mal passada; estimular a melhoria do sistema de criao de animais; adotar os cuidados dirios de higiene.

A xistose
No Brasil, a esquistosomose, popularmente conhecida como xistose, barriga dgua ou mal do caramujo, atinge milhes de pessoas. O verme causador dessa doena pode ser encontrado em vrias fases do seu ciclo evolutivo: como verme adulto (macho e fmea), ovo, miracdio, esporocisto e cercria. A transmisso ocorre pela penetrao ativa das cercrias na pele e mucosa humanas, principalmente atravs da pele dos ps e pernas. Os vermes adultos vivem no sistema circulatrio do homem, onde vo parar aps atingir o fgado. Sofrem a sua maturao sexual e, em seguida, iniciam a deposio de ovos. Os ovos so expelidos pelas fezes humanas e alcanam a gua; a eclodem e saem os vermes, na forma de miracdios, que nadam para o caramujo e nele penetram, transformando-se em esporocistos. Evoluem ento para a fase de cercrias, que saem do caramujo e nadam at alcanar, mais uma vez, o homem. Os sintomas dependem de vrios fatores, como o tipo e a quantidade de parasitas adquiridos, a idade, o estado nutricional e a capacidade de defesa da pessoa. Antes da postura de ovos, o doente pode sentir apenas mal-estar, com ou sem febre, tosse e dores nos msculos. Iniciada a fase aguda, mais ou menos 2 meses aps a infeco, a disseminao dos ovos, principalmente no intestino e fgado, provoca uma reao e o paciente apresenta mal-estar, emagrecimento, alergias, tosse, diarria, fgado e bao aumentados. Na fase crnica, os sintomas variam dependendo de qual rgo do corpo foi mais atingido. Caso tenha sido o intestino, a pessoa tem dores de barriga e diarria; se fgado, este cresce de tamanho, fica doloroso palpao e, com o passar do tempo e o aumento das reaes, tende a encolher e a endurecer suas fibras, causando dificuldades para a passagem do sangue. O sistema circulatrio ficar prejudicado, causando comprometimento at do corao. Com a evoluo da doena, todo o organismo se ressente. O doente apresenta barriga dgua e, s vezes, varizes no esfago, que provoca vmitos de sangue vivo. Os exames clnico e de fezes fecham o diagnstico e o tratamento feito com medicamentos apropriados. O tratamento da populao afetada pela doena, a melhoria do saneamento bsico, o

combate aos caramujos transmissores e a educao em sade constituem as medidas de controle dessa doena. Este texto apresentou as principais verminoses que atingem milhes de pessoas - principalmente as crianas - dos pases do mundo de clima quente e nos quais a pobreza e as precrias condies de vida so uma caracterstica social importante. Vimos que todas as verminoses so causadas por parasitas que tm no homem seu hospedeiro. Afetando a sade e prejudicando em graus diferentes a capacidade e disposio para a vida, para o estudo e para o trabalho, as pessoas acometidas dificilmente se livram dos vermes em definitivo, pois mesmo que sejam tratadas voltam a se reinfectar e a adoecer novamente, caso permaneam inalteradas as situaes de vida que originaram a fcil transmisso dessas doenas Fonte: www.fozdoiguacu.pr.gov.br

Verminoses
As verminoses so doenas causadas por vermes parasitas pertencentes aos grupos dos platelmintos e nematelmintos. A maioria pode ser evitada atravs da adoo de medidas de saneamento bsico e de higiene pessoal.

Esquistossomose (Barriga d'gua)


A) Agente etiolgico Schistossoma mansoni, platelminto pertencente classe Trematoda. B) Contgio Penetrao da larva cercria atravs da pele. C) Ciclo de vida O esquistossoma tem o homem como hospedeiro definitivo e caramujos (Biomphalaria sp.) de gua doce como hospedeiros intermedirios. Quando as fezes humanas contaminadas com ovos atingem a gua, um estgio larval, chamado miracdio, se desenvolve. O miracdio penetra no caramujo, onde ocorre a reproduo assexuada e a formao de esporocistos. Os esporocistos do origem a outro tipo de larva, a cercria, que abandona o caramujo atingindo a gua. O homem se contamina com a cercria ao andar descalo na beira de lagos ou reas de solo mido contaminado. As larvas perfuram a pele e penetram na corrente sangunea, atingindo o intestino e o fgado, no interior dos quais se desenvolvem e se reproduzem sexuadamente, originando novos ovos e fechando o ciclo. D) Sintomas Na fase aguda pode ocorrer febre, dores de cabea e abdominais, diarreia, vmitos, entre outros. Na fase crnica, diversos rgos podem ser atingidos, tendo seu funcionamento prejudicado. O rompimento de clulas e tecidos provoca a liberao de fludos na cavidade abdominal, provocando o inchao dessa regio, vindo da o nome barriga d'gua. E) Profilaxia Medidas de saneamento bsico, medidas de higiene pessoal e controle da populao de caramujos.

Amarelo (Ancilostomose)
A) Agente etiolgico Ancylostoma duodenale e Necator americanus, vermes pertencentes ao grupo dos nematelmintos. B) Contgio Penetrao da larva atravs da pele e mucosas ou atravs da ingesto de gua ou alimentos contaminados. C) Ciclo de vida Aps penetrar no corpo humano, as larvas caem na corrente sangunea e sofrem diversas transformaes at chegar ao sistema digestivo. No interior do intestino, atingem o estgio adulto e se

reproduzem, liberando ovos que sero eliminados atravs das fezes. Os vermes adultos se fixam na parede do intestino, provocando pequenas leses e se alimentando do sangue do hospedeiro. D) Sintomas A penetrao da larva pode provocar coceira, ardncia e edemas. A instalao do verme no intestino pode causar dor abdominal, nuseas, vmitos, diarreias e anemia. E) Profilaxia Medidas de saneamento bsico e higiene pessoal, evitar contato com solos midos apropriados ao desenvolvimento da larva, atravs, por exemplo, do uso de calados.

Ascaridase (Lombriga)
A) Agente etiolgico Ascaris lumbricides (lombriga). B) Contgio Ingesto dos ovos do verme atravs das mos, gua ou alimentos contaminados. C) Ciclo de vida Os ovos ingeridos atingem o intestino, originando larvas que migram para a corrente sangunea. Atravs da circulao, as larvas atingem diversos rgos, nos quais podem provocar leses. Ao chegar aos pulmes, as larvas migram pelo sistema respiratrio at atingir a faringe. Da faringe elas podem ser expelidas para a boca e, em seguida deglutidas. Desta forma, atingem novamente o sistema digestivo. No interior do intestino, as larvas se desenvolvem em adultos e se reproduzem. Seus ovos so liberados com as fezes, fechando o ciclo. D) Sintomas Leses nos rgos afetados. Ao atingir os pulmes, as larvas podem causar bronquite, febre e pneumonia. A presena dos vermes no aparelho digestivo pode causar dores abdominais, diarreias, vmitos e nuseas. No caso de um grande nmero de vermes, pode ocorrer a obstruo ou perfurao intestinal. E) Profilaxia Medidas de saneamento bsico e de higiene pessoal, consumo, de gua tratada e alimentos bem lavados

You might also like