You are on page 1of 3

Dra. Glria M. Grazziotin Ginecologita e Obstetra. Adolescncia-Climatrio-Disfuno Sexual-Reproduo CRM: 2494 MT Endereo: Avenida:Tancredo Neves 292-n Tangara da Serra.

.Fone 65 33262002 Email: ggrazziotin@gmail.com Visite o nosso Site: http://gloriagrazziotin.synthasite.com/index.php

Core Biopsy A Core Biopsy geralmente indicada quando for observada alguma alterao na mamografia ou na ultra-sonografia das mamas. Para que se faa um diagnstico definitivo dessa alterao, a mesma dever ser analisada ao microscpio pelo mdico patologista (estudo antomopatolgico). Cerca de 70% das bipsias tem um resultado benigno. Para que seja feito o estudo antomo-patolgico, ser necessria a retirada de pequenos fragmentos do tecido mamrio que apresenta alterao (bipsia). Esses fragmentos podero ser obtidos de duas maneiras: por uma bipsia aberta (realizada no centro cirrgico), ou por uma bipsia fechada, neste caso a mamotomia, que realizada ambulatorialmente em um setor de diagnstico por imagem. Descrio do procedimento : Os fragmentos sero obtidos atravs de uma agulha de calibre grosso, acoplada a um dispositivo que movimenta a agulha dentro da leso. O posicionamento da agulha de biopsia poder ser guiado por dois mtodos, utilizando-se o mais adequado para cada caso : Mamografia estereotxica ou Ultra-Som. O procedimento descrito acima ser repetido vrias vezes, at que se obtenha quantidade suficiente de tecido para anlise. O material obtido, ser retirado pelo laboratrio de patologia escolhido. Terminado o procedimento, sero feitos compresso e gelo locais, tendo como finalidade evitar o sangramento da rea biopsiada. Finalmente, ser feita a aproximao das bordas da inciso com "pontos falsos" e um curativo compressivo (faixa).

O que esperar da biopsia de fragmento (core) O objetivo da core, somente diagnstico. Se a alterao for identificada como maligna, a precocidade do diagnstico e a identificao do tipo de tumor pela Core, daro ao seu mdico a oportunidade de adotar condutas, que podem incluir a cirurgia e outras formas de tratamento, com dados mais objetivos em mos. Algumas alteraes benignas so precursoras do cncer de mama. Nestes casos tambm haver a necessidade de se complementar a bipsia com a retirada de maior quantidade de tecido atravs de cirurgia.

Durante o procedimento o paciente poder sentir desconforto na coluna e no pescoo, causados pela posio e imobilidade necessrias. Gelo e compresso local, aps o trmino do procedimento, no geral, so suficientes para conter eventuais sangramentos. Raramente sero necessrios outros tipos de interveno para cont-lo. comum sentir um certo desconforto ou dor na mama aps o procedimento. O uso de analgsicos do tipo Paracetamol (Tylenol) ou Dipirona (Novalgina , Lisador ) ser suficiente para o alvio da dor. Inchao e aumento da sensibilidade na mama tambm so normais, mas cedem espontaneamente em alguns dias. Em alguns casos raros, os fragmentos retirados podem no ser suficientes para um diagnstico preciso e concordante. Nesta condio, existe a possibilidade de voc ser chamada para uma nova bipsia, para a retirada de mais material. Em outros casos, pode-se optar por uma bipsia aberta (feita no centro cirrgico). Recomendaes e cuidados : Avise-nos ANTES da bipsia se o paciente : * tiver alergia a contrastes radiolgicos, a algum medicamento ou ainda a materiais utilizados em curativos; * j teve alguma reao alrgica a anestsicos (tanto locais como gerais); * faz uso de anticoagulantes ou aspirina (AAS); * tem algum problema heptico (doenas do fgado); * tem diabetes. * est em tratamento de quimioterapia. DURANTE a bipsia: * procure informar-nos sobre qualquer sensao dolorosa ou de desconforto. * no se esquea de que Sra no poder se mexer durante todo o procedimento. APS a bipsia :

* fique em repouso relativo, especialmente com os braos, nas primeiras 24 horas; * mantenha o enfaixamento por 24 horas sem molh-lo; * depois de retirar a faixa, o paciente poder tomar banho, com o cuidado de no descolar o curativo da pele (ponto falso). Use um top ou suti firme para o seu conforto; * se precisar tomar analgsicos, use Paracetamol (Tylenol ) ou Dipirona (Novalgina, Lisador ). No tomar nenhuma medicao que contenha cido acetil saliclico (AAS); * aps 24 horas da bipsia, o paciente poder retornar s suas atividades habituais, inclusive dirigir, contanto que as mesmas no envolvam esforos exagerados com os braos; * somente aps uma semana da realizao da bipsia, o paciente poder retornar ginstica, piscina, sauna e mar . Informao importante: Ao comparecer ao Instituto de Radiologia trazer seus exames anteriores da regio que ser examinada. Este exame deve ser marcado. Ser indispensvel a apresentao do pedido de seu mdico e dos exames anteriores de mamografia, ultra-sonografia mamria e ressonncia de mamas, na recepo para pr-anlise e liberao de agendamento por parte de nossos radiologistas.

You might also like