You are on page 1of 2

Escola EB1 de morais Ciclo da gua

http://escolamorais.blogspot.pt/ tel: 278 452 245


moraisescola@gmail.com

A g r u p a m e n t o d e e s c o l a s d e d e

V e r t i c a l M a c e d o

C a v a l e i r o s 4 2 1 6 8 0

T e l : 2 7 8

2011/2012

Saber usar a gua saber produzir riquezas

Distribuio da gua no Planeta:

Alguns Conselhos:
1 - Evita perdas de gua nas torneiras, nos autoclismos, nos esquentadores, nas mquinas.

O mundo a nossa casa e aos homens de amanh cabe construir um mundo melhor, da saber-se que imperioso preservar os recursos naturais, evitando a sua poluio e o uso abusivo de componentes qumicos, o que tornaria muito difcil a sobrevivncia humana. Nunca, como agora, as preocupaes ambientais e, em particular, as relacionadas com os recursos hdricos, estiveram tanto na ordem do dia. De facto, a maioria dos meios (gua, ar e solos) comeam a manifestar uma presso exagerada, sob a forma de poluio, com os consequentes problemas para a sade pblica e para os prprios ecossistemas. Esta presso, fruto inicialmente do processo de industrializao e do crescimento populacional, veio agudizar-se em face de factores diversos tais como as alteraes climticas, a desflorestao, a perda de biodiversidade, a reduo de recursos pisccolas e o aumento da concentrao de substncias perigosas no ambiente. As previses feitas pelos principais organismos internacionais no so animadoras. A OCDE, por exemplo, prev, um aumento da probabilidade de ocorrncia de cheias, a nvel mundial, com o consequente arrastamento de poluentes e maiores taxas de eroso dos solos.

OCEANOS GUA DOCE

97% 3% 79% 20% 1%

2 - Quando tomares banho, m olha-te e fecha a gua enquanto te ensaboas. 3 No demores muito tempo no chuveiro. Evita banhos de imerso. 4 Enche a bacia, apenas com a gua indispensvel para as lavagens dirias. 5 No deixes a gua a correr enquanto estiveres a lavar os dentes. 6 Lava a roupa ou a loua s quando tiveres uma quantidade suficiente. 7 Quando lavares a roupa ou a loua mo usa somente a gua indispensvel. 8 No laves nem regues a rua frente da tua casa. 9 Quando houver cortes no fornecimento de gua, enche apenas as vasilhas necessrias. 10 Faz a leitura mensal do contador para saberes a quantidade de gua que ests a gastar.

Calotas polares e glaciares gua Subterrnea gua doce superficial

Por dia gastam-se muitos litros de gua: 10 litros numa descarga de autoclismo, 80 litros num banho rpido, 100 litros numa lavagem de roupa na mquina e 50 litros numa lavagem de loua na mquina. O esforo para poupar gua uma obrigao. A gua um bem precioso e ns temos de ter uma atitude responsvel na sua utilizao, pois est em causa o futuro de todos ns. Sem gua no h vida, da a necessidade de no a poluirmos e de procurarmos no a gastar sem necessidade e sem controlo algum. Vamos pois ser responsveis...

You might also like