You are on page 1of 7

Direito ambiental

Dia 13.04.2009 AULA 1 1. Introduo do meio ambiente: 1 Conferncia Mundial Sobre o Meio Ambiente: Em 1972 ocorre a 1 Conferncia Mundial sobre o Meio Ambiente. Essa conferncia aconteceu em Estocolmo. Foi a primeira vez que se falou em desenvolvimento sustentvel. Como concluso da conferncia, foi feita a 1 declarao sobre o meio ambiente. 2 Conferencia Mundial Sobre o Meio Ambiente: Aconteceu em 1992, no RJ ocorreu a ECO 92; Ficou conhecida como Declarao do Rio se verificava a questo ambiental do mundo; Se produziu um 2 documento muito importante, a agenda 21 (programao feita para o sculo 21 para saber o que tem que ser feito nos prximos anos para evitar a degradao mundial, prevenir o meio ambiente). 3 Conferncia Mundial Sobre o Meio Ambiente: Em 2002 aconteceu a 3 Conferncia Mundial Sobre o Meio Ambiente; Aconteceu na frica do Sul em Joanisburgo; Ficou conhecida (principalmente) como Conferncia Rio+10; Foi produzida uma declarao que ficou conhecida como compromisso de Joanisburgo para o desenvolvimento sustentvel. A ideia aqui foi vincular as pessoas; 2. Conceito de meio ambiente: Em tese, possvel dizer que meio ambiente o ambiente onde a gente vive. Mas levar em conta o que preceitua o art. 3, da Lei n. 6938/81.

3. Espcies de meio ambiente: Natural: Previsto no art. 225, CF. a fauna, a flora, o solo, as guas, enfim, aquilo que existe na natureza. Definio
(em alguns livros possvel encontrar meio ambiente fsico):

so os elementos que existem

sem a influncia do homem. Artificial: Previsto no art. 182, CF. Trata da poltica urbana; Meio ambiente artificial o meio ambiente que o ser humano produz para poder viver (ex: cidade). Definio: so os elementos criados pelo homem na interao com a natureza. Cultural: Previsto no arts. 215 e 216, CF. Definio: so os elementos criados ou utilizados pelo homem, que detm valor especial para a sociedade. Trabalho: Previsto no art. 200, VIII, CF. Definio: o local onde o homem exerce suas atividades. Pode ser tanto um local aberto, como um local fechado. 4. Patrimnio cultural: So os bens materiais ou imateriais portadores de referncia especial para a sociedade. Formas de expresso; Modos de fazer, viver, criar Criaes cientficas, tecnolgicas, artsticas
(ex: todo livro registrado na biblioteca nacional);

Objetos, documentos, edifcios, stios (arqueolgicos), conjuntos urbanos que detenham valor especial para a sociedade (ex: Pelourinho; Braslia; etc). 4.1. Formas de preservao do patrimnio cultural: Inventrio (nada mais do que arrolar os bens e descrever em que estado se encontra);

Registro (vai se dar de vrias formas, por exemplo, livros so registrados na biblioteca
nacional, etc. A ideia bsica do registro , eu registro aquilo para dar publicidade e, tambm, para ficar escrito que aquilo foi realizado por determinada pessoa);

Vigilncia ( o zelar, guardar, vigiar, tomar conta, etc.); Tombamento ( uma declarao que pode ser feita tanto pelo legislativo como pelo
executivo e, tambm pelo judicirio, bem como por qualquer um dos entes da federao,, tais como Unio, Estados e Municpios. Ainda, o tombamento gera nus, isto porque, a partir do momento que algum patrimnio tombado, necessrio que se preserve).

Desapropriao (retira-se do proprietrio original e passa a propriedade para o Estado.


mais grave do que o tombamento).

4.2. Indenizao: S haver direito a indenizao no caso de tombamento se o particular sofrer restrio que o prejudique economicamente. Essa uma restrio especial, pois a pessoa ter que responder pelo nus sozinha (entendimento do STJ). 5. Competncia: Previsto nos arts. 23, 24 e 39, CF. a) Material / Administrativa: comum (isto , de todo mundo Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios), pois todos tem que cuidar, zelar, proteger e, caso contrrio, os entes podem tombar o patrimnio que no esta sendo cuidado. b) Legislativa: Caput do art. 24: fala em competncia concorrente. E quando tem concorrncia tem disputa comum. Regra geral: a Unio que cuida. Os Estados-membros e o Distrito Federal vo legislar de forma suplementar. Isto , a Unio vai trazer as regras gerais e os Estados-membros e o Distrito Federal podem complementar o que ficou faltando ou ainda, podem trazer normas para tornar efetiva, para viabilizar a regra geral.

Municpio: (art. 30, CF) caso a Unio no tenha legislado sobre o assunto, os Municpios podem legislar em relao aos interesses locais, ou ainda podem complementar o que a Unio e os Estados j criaram. 6. Princpios que regem o meio ambiente:
(Tem a ideia de orientar a interpretao e servem de norte para saber como funciona o direito ambiental).

6.1. Princpio do desenvolvimento sustentvel: A ideia bsica do desenvolvimento sustentvel : permitir o desenvolvimento, harmonizar o desenvolvimento social e econmico com a preservao da natureza. Esse princpio voltado para o ser humano, por isso ela considerada antropocntrica. S que uma viso antropocntrica holstica, pois ela se preocupa tambm com o resto, ou seja, ela no focada somente no ser humano. 6.2. Princpio do poluidor-pagador: uma vedao a poluio. Veda que ocorra a poluio ambiental. Poluio a degradao da qualidade ambiental (art. 3, da Lei 6938/81); A ideia : no permitido poluir, mas caso a pessoa polua, ela ter que restituir para que o meio ambiente volte a situao original. Acontece que nem sempre possvel voltar ao estado anterior, desta forma, pode ser feita uma compensao. Conceito: a imposio ao poluidor de prevenir o dano ambiental, caso ocorra necessrio que haja a reparao: a primeira opo restituir ao estado anterior, caso no seja possvel, a segunda a compensao. Somente se as hipteses anteriores no forem possveis que dada a opo de indenizao. Tem carter repressivo (pois visa reparar) e preventivo, pois imposto a internalizao das externalidades negativas. Isto , se a minha atuao vai gerar efeitos prejudiciais ao meio ambiente, eu vou ter que criar uma forma de reter isso, de segurar isso na minha estrutura. Isso muito aplicado para empresas, por exemplo, construtora vai construir um hotel e vai desmatar muitas coisas.

6.3. Princpio do usurio pagador: O ser humano precisa do meio ambiente para sobreviver, ou seja, vou beber gua? Vou. Mas eu vou pagar por isso. S que esse pagar no uma ideia puramente capitalista. Quando eu for usar a gua eu pago no s por ter utilizado a gua, mas eu pago para que ela seja tratada para que outras pessoas tambm possam usar. 6.4. Princpio da preveno-precauo: Visa evitar o dano da natureza; Preveno: incide nas situaes em que eu tenho certeza de dano. Precauo: reside na dvida de dano. Ambas visam impor medidas para evitar o dano ou mitigar (amenizar) o dano.

Dia 27.04.2009 AULA 2 7. Poltica Nacional do Meio Ambiente: 8. SISNAMA: Significa: Sistema Nacional do Meio Ambiente o conjunto articulado de rgos: - rgo Superior: Conselho de governo; - rgo - rgo Central: Ministrio do Meio Ambiente Poltica: diretrizes/programas - rgo Executor: IBAMA Significa: o instituto nacional do meio ambiente e dos recursos renovveis. Natureza: uma autarquia federal (assim, se tiver que questionar qualquer ato do IBAMA, se faz isso atravs do art. 109, CF) Em algumas situaes, ele ser ajudado pela Fundao Chico Mendes (principalmente na regio Norte).

- rgos Seccionais: alguns Estados tem estrutura suficiente para ter um rgo estadual de controle e fiscalizao ambiental. A ideia que cada Estado tivesse condio de ajudar no controle ambiental; - rgos Locais: Municpios (nem todo Municpio vai ter). 9. Licenciamento ambiental: o procedimento administrativo, obrigatrio para as atividades que podem causar dano ambiental. ato unilateral que permitir a instalao e ampliao de atividades ou empreendimentos que se utilizem de recursos ambientais. Esse licenciamento previsto, mas detalhadamente, no art. 10 da Lei n. 6938/81 e no Decreto Lei 99274/90. Fases: 1. Licena prvia: o ato que aprova a localizao, a concepo do empreendimento e estabelece requisitos bsicos. vlida por 5 anos. Se conseguir essa licena, passa para a 2 fase; 2. Licena de implantao do projeto; 3. Licena de operao: para verificar se foi atendido o que foi dito at agora. Competncia: Nacional: (+ de 1 Estado) IBAMA; Quando esta dentro de s 1 Estado, quem vai cuidar o rgo seccional, ou ainda, quando tiver 1 Municpio. Quando atingir 1 Municpio: Local. 10. Avaliao de impacto ambiental: a primeira coisa que deve ser feita; Ela consiste num estudo multidisciplinar para apurao do comprometimento ambiental decorrente de determinada atividade/empreendimento. A ideia bsica da avaliao adequar.

11. EIARIMA: o estudo de provveis conseqncias ambientais de obras ou atividades que exigido pelo poder pblico. Quando a atividade ou a obra forem potencialmente causadoras de significativa degradao ao meio ambiente.

You might also like