You are on page 1of 4

CIDO O que ? E os tipos.

. Desde os tempos dos alquimistas, observou-se que certas substncias apresentavam comportamentos peculiares quando dissolvidos na gua. Entre tais propriedades destacavam-se o sabor, semelhante ao do vinagre; a facilidade de atacar os metais, dando origem a um gs inflamvel; e o fato de produzirem espuma quando em contato com calcrios. Essas substncias foram denominadas cidos.

Definio. Os critrios inicialmente usados para caracterizar os cidos baseavamse nas propriedades de suas solues aquosas. Dizia-se que cidos eram substncias que apresentavam sabor azedo ou cido e produziam mudana de cor dos indicadores. Evidentemente, essas propriedades no so completas nem especficas, pois outras substncias podem tambm apresent-las. Com o passar do tempo, foram estabelecidos conceitos mais definidos para a caracterizao dos cidos, tais como o de Arrhenius, o de Brnsted-Lowry e o de Lewis. Na segunda metade do sculo XIX, Arrhenius definiu cido como um composto que, dissolvido em gua, libera ons hidrognio. Essa definio, no entanto, tem sua aplicao limitada s solues aquosas. Para superar essa restrio, o qumico dinamarqus Johannes M. Nicolaus Brnsted e o ingls Thomas Lowry elaboraram a teoria protnica, segundo a qual cido seria toda substncia on ou molcula capaz de doar prtons, partcula subatmica de carga positiva. Essa teoria pode aplicar-se a qualquer tipo de solvente, e no somente gua, como no caso do critrio de Arrhenius. Baseando-se em critrios distintos, o americano Gilbert Lewis definiu cido como uma substncia que pode aceitar um par de eltrons, partculas subatmicas de carga negativa, que giram em torno do ncleo atmico. Alguns tomos apresentam maior tendncia a ceder eltrons e se convertem em ons positivos ou ctions, enquanto outros tendem a aceitar pares de eltrons, e se convertem em ons negativos ou nions. Em toda reao qumica ocorre esse processo simultneo de doao e recebimento de eltrons, no qual Lewis se baseou para formular sua teoria.

Propriedades. Os cidos possuem sabor azedo ou custico, facilmente identificado em frutas ctricas, como limo, laranja e ma. Tm a capacidade de alterar a cor de certas substncias orgnicas, denominadas indicadores. Assim, em presena de soluo aquosa cida, o papel azul de tornassol passa para vermelho; o papel vermelho-do-congo passa para azul e uma soluo bsica de fenolftalena passa de vermelho para incolor. Em solues aquosas diludas, os cidos so bons condutores de eletricidade. Os cidos apresentam, em soluo aquosa, diferentes graus de ionizao, isto , uma relao varivel entre o nmero de molculas ionizadas e o de molculas dissolvidas. Dessa forma, por meio do valor da constante de ionizao, pode-se medir a fora de um cido. Quanto mais elevado for o valor dessa constante, maior ser a fora do cido e maior a concentrao de ons hidrognio. Outro artifcio utilizado para avaliar o poder dos cidos o conceito de pH. Definido como o logaritmo negativo da concentrao de ons hidrognio em soluo aquosa, o pH varia entre zero e 14. Todos os cidos apresentam pH entre zero e 7, sendo que, quanto menor esse valor, mais elevada a fora do cido. Alm disso, os cidos reagem com os metais colocados acima do hidrognio na

srie de atividade dos metais ou na tabela de potenciais de oxidao, liberando hidrognio e formando o sal correspondente. Por outro lado, os cidos oxidantes, isto , aqueles cujos ons negativos tm capacidade de realizar reaes de oxidao, no libertam hidrognio e reagem at com os metais abaixo do hidrognio na tabela de potenciais. Os cidos reagem com os xidos (exceto os neutros e os anidridos) formando sais e gua, e com os carbonatos e bicarbonatos desprendendo CO2. Os cidos reagem com as bases, formando sais e gua. Da dizer-se que a reao de cidos com bases de salificao (devido formao de sal) ou de neutralizao (devido anulao do carter bsico da soluo), tornando o meio neutro.

Nomenclatura. A denominao dos cidos obedece aos seguintes princpios: nos hidrcidos, palavra "cido" segue-se o nome do elemento ou radical eletronegativo, com o sufixo "drico": HCL, cido clordrico; HCN, cido ciandrico; H2S, cido sulfdrico etc. Nos oxicidos, palavra "cido" segue-se o nome do radical eletronegativo com a terminao "ico": H2CO3, cido carbnico; HCNO, cido cinico etc. Quando um mesmo elemento forma dois oxicidos, usa-se o sufixo "oso" para o menos oxigenado: HNO2, cido nitroso; HNO3, cido ntrico. Numa srie de oxicidos de um mesmo elemento, usa-se o prefixo "hipo" e o sufixo "oso" para o cido menos oxigenado, e o prefixo "per" e a desinncia "ico" para o mais oxigenado: HClO, cido hipocloroso, HClO3, cido clrico; HClO4, cido perclrico. A nomenclatura oficial UIQPA (Unio Internacional de Qumica Pura e Aplicada) consiste em substituir o "o" do hidrocarboneto correspondente pelo sufixo "ico". Nos cidos ramificados, a cadeia principal a mais longa que contenha o grupamento funcional (-COOH), ponto a partir do qual a cadeia numerada. Os tomos de carbono da cadeia principal podem tambm ser designados por letras: o carbono de carboxila mega, e os seguintes, alfa, beta, gama etc.

Tipos de cidos. Os cidos se dividem fundamentalmente em orgnicos e inorgnicos ou minerais. Os cidos orgnicos so compostos que contm em sua estrutura o grupamento carboxila, composto por um tomo de carbono ligado a um tomo de oxignio por ligao dupla e a um grupo de hidroxila, por ligao simples. Entre os milhares de cidos orgnicos conhecidos, alguns so de enorme importncia para o homem. O cido frmico, primitivamente obtido de certa espcie de formiga, atualmente produzido a partir da reao do monxido de carbono com hidrxido de sdio sob presso (sete atmosferas), na temperatura de 120 a 150o C, obtendo-se formiato de sdio, que, tratado por cidos minerais, libera o cido frmico. usado em corantes de tecidos, para formar a soluo cida, sendo que, no final do processo, o cido que fica na fazenda se evapora. Preferido para a coagulao do ltex de borracha, tambm usado na neutralizao da cal, que empregada no processamento do couro. O cido actico, o mais importante dos cidos carboxlicos, forma-se a partir de solues diludas de etanol por ao de microrganismos, sendo esse o processo de preparao de vinagre de vinho; utilizado em grandes quantidades como solvente e como meio no aquoso, em reaes. Tem tambm uso importante na neutralizao ou acidulao, quando no so aplicveis cidos minerais (por exemplo, no processamento de filmes e papis fotogrficos).

Os cidos graxos, presentes nas gorduras animais e vegetais, ocorrem, normalmente, combinados com glicerina ou glicerol, sob a forma de tristeres chamados glicerdeos, dos quais so obtidos por saponificao. So utilizados na produo industrial de ceras, cosmticos e pinturas. Os cidos inorgnicos so de origem mineral e dividem-se em hidrcidos, quando no apresentam oxignio em sua combinao, e oxicidos, quando esse tomo faz parte de sua estrutura. Entre eles, os mais utilizados industrialmente so o cido clordrico, o ntrico, o fosfrico e o sulfrico. O cido clordrico ou cloreto de hidrognio um gs incolor, de odor irritante e txico. Tem ponto de fuso -112o C e de ebulio -83,7o C. muito solvel em gua, soluo chamada de cido clordrico. cido forte quase totalmente ionizado, e emprega-se na sntese de diversos compostos orgnicos de interesse. O cido ntrico um lquido incolor, de cheiro irritante e txico; tem ponto de ebulio 86o C e ponto de fuso -41,3o C. miscvel com a gua em todas as propores. Suas solues aquosas so incolores, mas se decompem com o tempo, sob a ao da luz. utilizado como matria-prima na indstria de plsticos, fertilizantes, explosivos e corantes. O cido ortofosfrico um slido incolor, muito higroscpico e muito solvel em gua. Aplica-se na indstria de fertilizantes, nos processos de estamparia nas indstrias txteis e na sntese de inmeros compostos de interesse. O cido sulfrico um lquido oleoso, com densidade de 1,84g/cm3. Tem ponto de fuso de 10o C e de ebulio de 338o C. Embora muito estvel quando aquecido, sua soluo diluda perde gua, gradualmente, com o aquecimento. Durante o aquecimento, o cido puro perde SO3. utilizado como matria-prima na produo do sulfato de amnio, intermedirio da elaborao de fertilizantes, de detergentes, explosivos, pigmentos e corantes, entre outros produtos.

EEM RICARDO DE SOUZA NEVES Aluno(a): Antnio Raylan Silva Srie: 2 Ano B (Tarde) Prof:

*Doenas Renais *Circulao: Sistema Cardiovascular


*

Angiospermas

Marco-CE

You might also like