You are on page 1of 3

Lista de exerccios sobre gua e tratamento de gua.

Engenharia Civil ; Qumica dos Materiais Professora: Joseane Debora Peruo Theodoro Questo 1: gua potvel proveniente de estaes de tratamento resulta de um conjunto de procedimentos fsicos e qumicos que so aplicados na gua para que esta fique em condies adequadas para o consumo. Esta separao necessria uma vez que a gua de rios ou lagoas apresenta muitos resduos slidos, por isso tem que passar por uma srie de etapas para que esses resduos sejam removidos. Neste processo de tratamento a gua fica livre tambm de qualquer tipo de contaminao, evitando a transmisso de doenas. Em uma ETA (estao de tratamento de gua) tpica, a gua passa pelas seguintes etapas: coagulao, floculao, decantao, filtrao, desinfeco, fluoretao e correo de pH. Descreva cada etapa. Questo 2: Para o tratamento de gua em uma ETA assinale a(s) proposio(es) correta(s). Fluoretao: quando se adiciona flor na gua, cuja finalidade prevenir a formao de crie dentria em crianas. Floculao: ocorre em tanques de concreto, logo aps a coagulao. Com a gua em movimento, as partculas slidas se aglutinam em flocos maiores. Decantao: nesta etapa, que posterior coagulao e floculao, por ao da gravidade, os flocos com as impurezas e partculas ficam depositados no fundo de outros tanques, separando-se da gua. A etapa da decantao pode ser considerada um fenmeno fsico. Filtrao: a etapa em que a gua passa por filtros formados por carvo, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. A etapa da filtrao pode ser considerada como um fenmeno qumico. Coagulao: a etapa em que a gua, na sua forma bruta, entra na ETA. Ela recebe, nos tanques, uma determinada quantidade de cloreto de sdio. Esta substncia serve para aglomerar partculas slidas que se encontram na gua como, por exemplo, a argila. Desinfeco: a etapa em que cloro ou oznio aplicado na gua para eliminar microorganismos causadores de doenas. Correo de pH: esse procedimento serve para corrigir o pH da gua e preservar a rede de encanamentos de distribuio. Se a gua est bsica, aplicada certa quantidade de cal hidratada ou de carbonato de sdio.

Questo 3: Considere o esquema abaixo que mostra as etapas de tratamento da gua na Companhia de Saneamento Bsico do Estado de So Paulo SABESP:

Na etapa 2, a adio de cal, nome vulgar do xido de clcio, tem o objetivo de corrigir o pH para aumentar a eficincia no processo de floculao das partculas em suspenso. Por que?

Questo 4: A obteno de gua doce de boa qualidade est se tornando cada vez mais difcil devido ao adensamento populacional, s mudanas climticas, expanso da atividade industrial e poluio. A gua, uma vez captada, precisa ser purificada, o que feito nas estaes de tratamento. Um esquema do processo de purificao :

em que as etapas B, D e F so: B adio de sulfato de alumnio e xido de clcio, D filtrao em areia, F fluoretao. Assim sendo, quais so as etapas A, C e E?

Questo 5: Quais as Propriedades da gua?

Questo 6: Quais os tipos de poluio? Descreva cada tipo de poluio? Questo 7: De que forma pode se fazer o controle da poluio? Questo 8: O que compem o sistema de abastecimento de gua potvel? Questo 9: Quais os tipos de captao de gua? Questo 10: Quais so os mtodos de tratamento de guas superficiais? Questo 11: Quais os contaminantes bsicos da que a gua pode apresentar? Questo 12: Como planejar pr-tratamento da gua para uso industrial? Questes 13: Quais so as tecnologias combinadas pr-tratamento da gua para uso industrial? Descreva cada tecnologia combinada? Questes 14: Qual a finalidade do tratamento da gua?

You might also like