You are on page 1of 3

ALIMENTOS FUNCIONAIS

Na manuteno da sade; Na preveno de doenas crnico- degenerativas e aumento da defesa imunolgica; Reduo do processo de envelhecimento; Controle das condies fsicas e mentais; Modificao das funes fisiolgicas. Alimento funcional todo aquele alimento ou ingrediente que alm das funes nutricionais bsicas, quando consumidos na dieta usual, produz efeitos metablicos e/ou fisiolgicos benficos sade, devendo ser seguro para o consumo sem superviso mdica Qualquer alimento natural ou preparado, que contenha uma ou mais substncias, classificadas como nutrientes e no nutrientes, capazes de atuar no metabolismo e na fisiologia humana, promovendo efeitos benficos para a sade, podendo retardar o estabelecimento de doenas crnico-degenerativa e melhorar a qualidade e a expectativa de vida das pessoas.

Caractersticas
Devem ser alimentos convencionais Compostos por componentes naturais Devem ter efeito positivo na fisiologia, alm do valor bsico nutricional A alegao de funcional deve ter embasamento cientfico Pode ser o alimento natural ou um componente que tenha sido removido Pode ser um alimento cuja natureza ou bioatividade tenha sido modificada. Alegao de Propriedade Funcional aquela relativa ao papel metablico ou fisiolgico que o nutriente ou no nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manuteno e outras funes normais do organismo humano. Alegao de Propriedade de Sade aquela que afirma, sugere ou implica a existncia de relao entre o alimento ou ingrediente com doena ou condio relacionada sade. Radicais Livres: Substncias que contm um ou mais eltrons no pareados no ltimo orbital. So molculas altamente instveis, quimicamente muito reativas. Reagem principalmente com protena, lipdios, carboidratos e DNA. Antioxidante: Qualquer substncia que, presente em baixas concentraes, quando comparadas a um substrato oxidvel, atrasa ou inibe a oxidao desse substrato de maneira eficaz. Podem agir diretamente na neutralizao da ao dos radicais livres ou participar indiretamente de sistemas enzimticos com essa funo. Impedir sua formao, principalmente pela sua inibio das reaes em cadeia com o ferro e o cobre. - Interceptar os radicais livres gerados, impedindo seu ataque sobre os lipdios, aa, cidos-graxos, bases do DNA. - Reparo das leses do DNA e reconstituio das membranas celulares danificadas. - Aumento das enzimas antioxidantes CAROTENIDES Seqestro de radicais livres Modulao do metabolismo do carcinoma Inibio da proliferao celular Aumento da diferenciao celular Aumento da resposta imune Licopeno: presente principalmente no tomate e melancia, que possui atividade antioxidante, efeito protetor contra cncer de prstata, mama, trato digestivo, vescula e colo de tero, reduz colesterol.

LUTENA E ZEAXANTINA (xantofilas): so dois carotenides fundamentais para a viso, sendo que a lutena encontrada abundantemente em espinafre e zeaxantina em milho. Estes carotenides so concentrados na mcula ltea, um ponto localizado no meio da retina, cuja cor caracterstica amarela. COMPOSTOS FENLICOS (CIDOS FENLICOS, POLIFENIS E FLAVONIDES): So derivados do anel benzeno com um ou mais grupos hidroxil associados ao anel. Combina com radicais livres, quela metais, capacidade de estabilizar e deslocar o eltron desemparelhado. cidos fenlicos: elgico, cafico, glico, clorognico, qunico, cinmico, hidroxicinmico. Flavonides: catequinas, teaflavinas, tearubiginas, quercitina, compeferol, flavonis

FLAVONIDES
Contm dois anis benznicos com pontes de 3 carbonos condensados num oxignio formando um anel intermedirio. FLAVANOIS, FLAVONAS, FLAVONIS, ISOFLAVONOIDES, ANTOCIANINAS. Protegem contra a oxidao do LDL-colesterol: Reduo radicais livres, quela ons metlicos, regenerao da vitamina E catequinas (uva preta, vinho tinto, chocolate, canela, nozes); taninos so polmeros de catequinas, encontram-se no vinho tinto e branco, suco de laranja, de maa e na fruta do conde. quercertina (encontrada em frutas e vegetais como alface, tomate, cebola, brcoles e amora).isoflavonas e isoflavonois. As isoflavonas, so encontradas em leguminosas como soja (daidzeina, genistena), lentilha e ervilha.

FIBRAS:
Melhora da fisiologia do SGI Reduo do risco do desenvolvimento de cncer Melhora da resposta glicmica

LINHAA
Omega 3: linolnico Reduo de DCV Efeitos Funcionais :- Diminui triacilglicerol endgeno -Diminui a viscosidade do sangue -Reduz a resposta a vasoconstritores -Reduz as arritmias cardacas -Diminui a agregao plaquetria -Possui ao anticoagulante PROBITICOS ORIGEM ANIMAL microrganismos vivos na forma de ingredientes alimentcios considerados benficos a sade; exemplos: lactobacilos e bifidobactrias Os probiticos so suplementos alimentares que contm bactrias vivas que produzem efeitos benficos no hospedeiro, favorecendo o equilbrio de sua microbiota intestinal Ao algumas culturas de m.o. sobrevivem ao pH estomacal e se desenvolvem no clon, regularizando a funo intestinal; Agem atravs de excluso competitiva, produo de antagnicos e aumenta resposta imune Melhoria de funes intolerncia lactose resposta imune

enzimas fecais hipocolesterolmico (no comprovado) Reduo do risco de doenas rotavirus cncer ALEGAES BY ANVISA Alimentos especialmente formulados ou processados,nos quais se introduzem modificaes no contedo de nutrientes, adequados utilizao em dietas diferenciadas e/ou opcionais, atendendo s necessidades de pessoas em condies metablicas e fisiolgicas especficas. ALIMENTOS COM RESTRIO DE NUTRIENTES a) alimentos para dietas com restrio de carboidratos b) alimentos para dietas com restrio de gorduras c) alimentos para dietas com restrio de protenas d) alimentos para dietas com restrio de sdio e) outros alimentos destinados a fins especficos ALIMENTOS COM INGESTO CONTROLADA DE NUTRIENTES a) alimentos para controle de peso b) alimentos para praticantes de atividade fsica c) alimentos para dietas para nutrio enteral d) alimentos para dietas de ingesto controlada de acares e) outros alimentos destinados a fins especficos ALIMENTOS PARA GRUPOS POPULACIONAIS ESPECIFICOS a) alimentos de transio para lactentes e crianas de primeira infncia b) alimentos para gestantes e nutrizes c) alimentos base de cereais para alimentao infantil d) frmulas infantis e) alimentos para idosos f) outros alimentos destinados aos demais grupos populacionais especficos.

You might also like