You are on page 1of 28

20

SOCIOLOGIAS

DOSSI
Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

Medo: Ambivalncia e Medo: faces Modernidade dos riscos na Modernidade


DANIEL CHAVES DE BRITO* WILSON JOS BARP**

Resumo
No diagnstico da modernidade, incerteza e insegurana - e portanto o medo - so elementos presentes. Partindo dessa constatao, este trabalho tem por objetivo descrever os efeitos ambivalentes do medo sobre a sociedade contempornea. Nesta tentativa, busca-se o apoio de diversas teorias sociais que, embora no enfoquem o medo, mostram de certa forma os riscos constantes do processo de modernizao. Por outro lado, isso permite separar a crtica social que ainda tenta continuar pensando a modernidade com base nas premissas conceituais da razo ocidental, de uma outra, que por sua prpria fadiga proclama sua autodestruio. Entende-se aqui que se despedir da razo e considerar o movimento autnomo da modernidade fazer surgir um processo que apenas garante a modernizao do medo. Palavras-chave: Modernidade. Risco. Medo.

Apenas o ente em que, sendo, est em jogo seu prprio ser, pode temer. O medo (temor) abre esse ente no conjunto de seus perigos (riscos), no abandono a si mesmo. Heidegger

* Doutor pelo NAEA/UFPA, Prof. da Faculdade de Cincias Sociais e do Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (PPGCS) da UFPA. Integra a linha de Pesquisa violncia e No-Violncia nos Processos Sociais. ** Doutor pela UNICAMP Prof. da Faculdade de Cincias Sociais e do Programa de Ps-Graduao , em Cincias Sociais (PPGCS) da UFPA. Integra a linha de Pesquisa violncia e No-Violncia nos Processos Sociais.

SOCIOLOGIAS

21

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

Introduo
crescente potencialidade de destruio que a humanidade engendrou sobre ela mesma tem despertado ainda muito pouco interesse por uma reflexo do medo. Jean Delumeau (1989), em seu livro Histria do Medo no Ocidente, indaga-se: por que esse silncio prolongado sobre o papel do medo na Histria? Pode-se at acreditar que se deve ao fato de o medo estar relacionado covardia e vergonha, devendo, por isso, ser escondido. Mas o terico da sociedade no pode ter medo dos medos sociais. Parece mais fcil enterrar o medo dentro de ns e hipocritamente ressaltar feitos hericos. Ora, o medo, como veremos mais adiante, inerente nossa natureza: um sentimento que nos perturba, que traz inquietao, sobressaltos, que exige providncias e o clculo de riscos, enfim, ele faz parte do cotidiano. Mesmo que o medo possa ser visto por esse ngulo, a incerteza e a insegurana so fatores que provocam medo contnuo e, por conseguinte, mal-estar permanente. No diagnstico da modernidade, incerteza e insegurana e portanto o medo so elementos presentes. Partindo dessa constatao, este trabalho tem por objetivo descrever os efeitos ambivalentes do medo sobre a sociedade contempornea. Nesta tentativa, busca-se o apoio de diversas teorias sociais que, embora no enfoquem o medo, mostram de certa forma os riscos constantes do processo de modernizao. Por outro lado, isso permite separar a crtica social, que ainda tenta continuar pensando a modernidade com base nas premissas conceituais da razo ocidental, de uma outra, que, por sua prpria fadiga, proclama sua autodestruio. Entende-se aqui que se despedir da razo e considerar o movimento autnomo da modernidade fazer surgir um processo que apenas garante a modernizao do medo.

22

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

1. A Busca da Autocertificao
As narrativas da modernidade apontam para um sentimento de aventura. Uma nova experincia de tempo e espao vai, aos poucos, conformando a modernidade, uma nova cultura, que rompe com as tradies, institui novos laos sociais. Na modernidade, o mercado e o Estado assumem de maneira estrita a funo de princpio estruturante da sociedade. Por meio do mercado, os indivduos exercem a liberdade econmica: os indivduos, de forma fragmentada, defendem os seus interesses. Na esfera da poltica, a representao tornou-se a forma mais eficiente de mediao, com o Estado assumindo o monoplio legtimo da normatizao das relaes sociais. A impessoalidade passou a ser o princpio sobre o qual assenta a interveno normativa. A modernidade, assim pensa Habermas (1990: 18), no pode e no quer continuar a ir colher em outras pocas os critrios para sua orientao, ela tem de criar em si prpria as normas por que se rege. Ela tambm tem que trazer superfcie as categorias que permitiram o seu entendimento, a necessidade de sua autocertificao. Uma verificao, ainda que rpida do horizonte histrico de trs sculos, mostra, de forma inquestionvel, um forte processo de mudana. Autores tornaram-se importantes apenas porque fizeram um enorme esforo para captar o que o filosofo G. W. F Hegel destacou como Zeitgeist. O esprito da poca . caracterizava-se pela busca do entendimento da transio ou, como registra Anthony Giddens (1991), do desencaixe. Entretanto, o fato que diferencia enormemente este tempo a conscincia da acelerao. Novos processos, sobretudo econmicos e polticos, surgem e rumam em um ritmo extraordinrio para o futuro. A noo de futuro quase perde o que ela representa, pois, nesses tempos, o moderno futuro realizado ou realizvel em breve. O processo de mudana deixou para trs, negou ou destruiu estruturas e culturas, isto , os arranjos sociais antigos, com desfechos variados da simples assimilao imposio pela violncia. O fato singular que hoje podemos trabalhar com a idia de que o mundo inteiro j fez algum tipo de experincia com a modernidade. Agnes Heller (1999) relata:

SOCIOLOGIAS

23

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

este processo de desconstruo foi to rpido que mudanas fundamentais foram registradas pela mesma gerao... E a velocidade foi constantemente acelerada. No comeo do sculo XX, o mundo pr-moderno ainda no havia sido inteiramente desconstrudo nem na Europa; no entanto no final do sculo, o arranjo social prmoderno j no existe no planeta1.(HELLER, 1999:15).
O ritmo acelerado de mudanas imprimiu modernidade uma caracterstica bem peculiar. uma poca envolta e dominada por crises. A noo de crise2 faz-se presente de forma obrigatria em todos os esforos para compreender a modernidade. Esse termo, do ponto de vista sociolgico, o que melhor caracteriza estes tempos: trata-se de um momento histrico indefinido ou de riscos inquietantes. O estado de incerteza influi diretamente na dimenso da vida cotidiana, mas tambm na dimenso poltica e econmica. Embora nasam livres, os homens modernos nascem contingentes, porquanto esto imersos num mundo de relaes volatilizadas e precisam encarar o fato de que a liberdade acompanhada de riscos. Por outro lado, os processos econmicos e polticos so submetidos a um procedimento de calculabilidade das aes na busca de minimizar, ainda que com sucesso questionvel, a fora da contingncia. Assim, no podemos afastar do Zeitgeist a noo de contingncia. Mas o que ela significa para a modernidade? A descoberta da contingncia exige uma reflexo profunda, certamente, no que diz respeito ao sentimento do medo. Dissolvidas as certezas coletivas que, no Ocidente, foram dadas pelo Cristianismo, forma-se o indivduo burgus. A subjetividade ganha autonomia, o direito ao pensa1 Evidentemente que essa afirmao est circunscrita a uma viso estreita. Poderamos certamente dizer que, por todo o planeta, estruturas modernas esto em conflito com outras pr-modernas. Acredito que ainda no tempo de declarar que os arranjos sociais pr-modernos j no existem mais sobre o planeta. 2 Tendo em vista que, de forma genrica, essa noo concerne a um momento ou mesmo a uma situao que, embora oferea perigos, pode, de modo ambivalente, produzir tanto benefcios quanto prejuzos para o indivduo ou para a sociedade que por ela passar.

24

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

mento crtico comea a sua caminhada, e o Iluminismo o seu terreno mais frtil. Immanuel Kant (1970) saudou de forma vigorosa esse novo projeto de sociedade e convocou todos os homens a servirem-se de si mesmos, a fazerem uso de seu prprio entendimento, a vencerem a preguia e a covardia e com isso os incentivou ao sapere aude. O esclarecimento uma estratgia de emancipao, que pe em mos humanas a realizao de um intento que exige do prprio homem algo extraordinrio, o esforo para se valer de sua capacidade legisladora. Sobre a conscincia do indivduo repousa o peso do imperativo categrico: age de tal modo que a mxima da tua vontade possa valer sempre ao mesmo tempo como princpio de uma legislao universal (KANT, 1999:42). Podemos ver por esse princpio que Kant tenta recuperar valores prtico-morais que guiam os homens na esfera pblica. Quando chama a ateno para esse ponto, Kant, evidentemente, est interessado no, em retornar ao pensamento poltico clssico, mas na possibilidade de levar o indivduo burgus para o corao da ao poltica, desenvolvendo amplamente a autonomia moral. O alvo em questo vencer a heteronomia estabelecida no contexto do jusnaturalismo. A teoria do direito natural est preocupada em juntar os homens, elevando sobre eles o poder do Estado, isto , submetendo-os a uma liberdade negativa. Para vencer esse argumento heteronmico, Kant mostra uma distino entre moralidade e legalidade. Norberto Bobbio (2000) explica essa discusso da seguinte maneira: a conduta humana regulamentada pelas chamadas leis da liberdade e estas se contrapem s leis da necessidade, que regulam os fenmenos naturais. Mas a conduta humana regulada pelas leis da liberdade apresenta duas formas distintas de legislao da ao: a legislao moral e a legislao jurdica. No fcil estabelecer uma distino entre ao moral e ao jurdica. Para resolver essa questo, Kant, segundo Freitag (1989:05), invoca a noo de dever: O dever (Pflicht) compreendido por Kant como sendo a necessidade de uma ao por respeito lei. Para entender essa questo,

SOCIOLOGIAS

25

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

Bobbio (1984) destaca a existncia de trs requisitos fundamentais da ao moral: a) ser realizada no para obedecer a uma certa atitude sensvel, a um certo interesse material, mas somente para obedecer lei do dever; b) ser cumprida no por fim, mas somente pela mxima que a determina; c) no ser motivada por outra inclinao que no seja o respeito lei. Isso que dizer que para que uma ao seja moral no suficiente que seja coerente com o dever; necessrio que seja tambm cumprida pelo dever (BOBBIO, 1984:54). Analisando essas colocaes, diz Bobbio:

a legislao moral aquela que no admite que uma ao possa ser cumprida segundo inclinao ou interesse; a legislao jurdica, ao contrrio, a que aceita simplesmente a conformidade da lei e no se interessa pelas inclinaes ou interesses que a determinaram. Quando eu atuo de determinada maneira porque este o meu dever, cumpro uma ao moral; por outro lado, quando atuo de determinada maneira para conformarme lei, mas ao mesmo tempo porque meu interesse ou corresponde minha inclinao, tal ao no moral, mas somente legal. (BOBBIO, 1984:54)
E conclui: O que faz da ao conforme a este dever sucessivamente uma ao moral ou jurdica a diferente motivao da ao: a mesma ao moral se foi cumprida unicamente por respeito ao dever, meramente legal se foi cumprida por inclinao ou por calculo (BOBBIO, 1984:55). Esta discusso multiaxial, entretanto, o eixo que interessa a esta reflexo a noo de liberdade, do agir na esfera pblica3. A noo de liberdade poltica, para Kant, como afirma Bobbio (2000), est baseada numa idia de liberdade voltada para alguns princpios liberais e no democrticos (apesar da forte influncia do pensamento de Rousseau em suas idias). Para entender essa questo, necessrio retomar a reflexo de Benjamin Constant e a sua clssica distino entre liberdade dos antigos e dos
3 A noo de esfera pblica remete sobretudo ao estudo de Habermas (1984).

26

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

modernos. Para esse autor, o objetivo dos antigos era a partilha do poder social entre todos os cidados de uma mesma ptria. Era isso que eles denominavam liberdade. O objetivo dos modernos a segurana dos privilgios privados; eles chamam liberdade s garantias concedidas pelas instituies a esses privilgios (CONSTANT, 1980:15). Podemos notar que, na primeira frmula, ativa a participao dos homens na esfera pblica; na segunda, so as instituies (o Estado) que representam as normas que regulam as relaes sociais. N. Bobbio (2000: 105) assinala que Kant entende por liberdade jurdica o poder dar coletivamente leis a si mesmo, isto , faz coincidir o significado de liberdade com autonomia poltica. H, nessas idias, uma forte inteno de fazer valer a esfera pblica. A liberdade dos modernos (concebida como liberdade negativa) pressupe um aparelho estatal como fonte da mediao poltica e social garantindo a todos a felicidade da vida privada. Mas, no contexto do sculo XVIII e no seu ambiente cultural, econmico e poltico, j possvel vislumbrar e delinear as formas que o Estado moderno assumiria no Ocidente, ou na Europa especificamente. O pensamento poltico kantiano marca de certa maneira uma ruptura histrica dentro da prpria modernidade. As foras que trariam a democracia como um regime poltico esto se estabelecendo; a noo de indivduo ganha uma nova conotao; definitivamente a competio econmica e a conformao da esfera estatal burocrtica como mediadora deixam para trs o sentimento de comunidade. Seguindo a interpretao de Bobbio, Kant ainda sonhou com a liberdade de tipo republicana, movida por um sentimento cvico de responsabilidade com o coletivo, com a ordem social constituda como fruto de consenso, visando ampliao da esfera de ao com autonomia. Uma tica da ao poltica garantiria a liberdade. Assim, no haveria necessidade de um regime democrtico (no sentido kantiano), que faz da ampliao de rgos estatais uma maneira de controle e no qual prevalece o imperativo das normas (BOBBIO, 2000: 101).

SOCIOLOGIAS

27

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

2. O Estado, a Tcnica e o Medo como Instrumento de Controle Social


Na noo de liberdade dos modernos, podemos ento encontrar os novos critrios a que a modernidade se submeteu. Lembremos que, para Constant, o objetivo principal dos modernos a segurana dos privilgios privados. A preponderncia desse preceito certamente enterrou de vez a tentativa kantiana de resgate da tradio da plis grega. A democracia moderna criou suas prprias regras de participao, e o Estado Moderno assumiu uma forma ambgua: de um lado significa um aparato de governo ou de poder e de outro o sistema social como um todo subordinado a esse governo ou poder (GIDDENS, 2001:42). Aqui se evidencia um processo de cristalizao do Estado que, pelas proposies tericas de Max Weber (1991), culmina no somente com a monopolizao dos meios de violncia e de administrao, mas tambm com a capacidade de reivindicar um poder sobre um territrio. O territrio geogrfico, na definio de Estado em Weber, representa o espao de ao de uma determinada sociedade; o xito da construo dessa ordem, formando uma unidade interligada, diz Giddens (2001: 47) refere-se ao Estado-Nao. O Estado-Nao sobrevive por uma espcie de sntese de uma identidade, o que implica um engano sociolgico na medida em que a nao compreendida como resultado de uma cultura homognea, fundada, portanto, numa identidade nacional , ou seja, o Estado-Nao o amlgama de um coletivo falso: o povo. A nao e seu corolrio o nacionalismo sacrificam a existncia do gnero humano em nome do gentlico, cristalizando uma srie de preconceitos. por esse meio que temos o civilizado e o brbaro. Porm, a repercusso maior do desenvolvimento do Estado Moderno, do monoplio legtimo da violncia no mbito interno. Weber esclarece o que garante a existncia do Estado enquanto associao poltica:

[o Estado existe] na medida em que sua subsistncia e a vigncia de suas ordens, dentro de um determinado

28

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

territrio geogrfico, estejam garantidas de modo contnuo mediante a ameaa e a aplicao de coao fsica por parte do quadro administrativo. Uma empresa com carter de instituio poltica denominamos Estado, quando e na medida em que seu quadro administrativo reivindica com xito o monoplio legitimo da violncia para realizar as ordens vigentes.(WEBER, 1991: 34)
O territrio est ligado idia de autodeterminao, isto , a manuteno da ordem interna uma atribuio exclusiva do aparato de fora do Estado, legitimado pelo monoplio da violncia. Ainda nesse processo, as relaes entre os Estados-Naes pautam-se apenas por acordos, mas a ordem interna mantm-se pelo estabelecimento de um direito que legitima a coero fsica. Segundo Max Weber, o xito do Estado em monopolizar a violncia deve-se a um processo especfico de racionalizao, apenas observado no Ocidente. Na sociologia do direito e na sociologia da dominao, Weber identifica os meandros dessa histria de sucesso. O aparecimento de um direito racional, afastado, por conseguinte, de todos os efeitos mgicos, tem sua maior expresso na criao de uma doutrina cientfica que deu origem ao Direito pblico no Ocidente. A dominao, no contexto racional, somente adquire vigncia quando a ordem estabelecida baseia-se num Direito que possui legitimidade para nomear e delimitar o exerccio do mando. Em ambos os casos, est explcito o carter preponderante da lei sob o princpio da impessoalidade. A lei positiva governa a ao social, e Weber destaca:

um Estado moderno existe em grande medida dessa maneira como complexo de especficas aes conjunta de pessoas , porque determinadas pessoas orientam suas aes pela idia de que existe ou deve existir dessa forma, isto , de que esto em vigor regulamentaes com aquele carter juridicamente orientado. (WEBER, 1991, p. 9)

SOCIOLOGIAS

29

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

Uma especificidade do processo de racionalizao que atingiu as estruturas culturais do Ocidente a diviso bem rgida das esferas de poder. O quadro administrativo, ao qual Weber faz referncia duas vezes na definio de Estado, constitui-se numa estrutura burocrtica, baseada na diviso hierrquica das ocupaes, na carreira profissional dos funcionrios, na rgida separao entre o cargo e os bens pessoais. So muitas as caractersticas que Weber aponta no seu estudo da burocracia moderna, porm o que chama a ateno o fato de somente os funcionrios do Estado, do quadro administrativo, exercerem em nome deste a violncia. Produzem, assim, uma ordem jurdica capaz de orientar as aes e regulamentar as relaes sociais. Nessa burocracia est depositada a essncia da segurana dos privilgios privados. O monoplio da produo e da aplicabilidade das leis pela esfera estatal prescinde, na modernidade, da ao poltica na esfera pblica. Alcanou-se com sucesso a burocratizao das aes sociais nesse contexto e, como na diviso do trabalho, tal qual analisada por Karl Marx, confinaram-se homens e mulheres em um mundo estranhamente fragmentado. O indivduo obrigado a obedecer determinadas regras porque algumas pessoas acreditam que elas determinam a sua existncia. A figura do puritano com seu comportamento econmico representa, para Weber (1999), o paradoxo das conseqncias do desenvolvimento da ordem moderna. O desenvolvimento, o que Weber chamou a moderna ordem econmica e tcnica, pode levar a humanidade a uma priso de ferro. Eis o paradoxo: as luzes da emancipao so ofuscadas pelo medo. A ordem socioeconmica moderna valeu-se da cincia para criar instrumentos de acelerao do progresso, subverteu a idia de esclarecimento (aufklrung) e tornou o saber um instrumento tcnico, relegando a um plano inferior a autoconscincia. A tcnica, para Adorno e Horkheimer (1985: 20), a essncia desse saber, que no visa conceitos e imagens, nem o prazer do discernimento, mas o mtodo, a utilizao do trabalho de outros, o capi-

30

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

tal. A tcnica moderna invade o mundo da produo, dominando a sociedade industrial. Capaz de penetrar nos diversos domnios da esfera humana, a tcnica conquistou os territrios mais recnditos da ao humana, criando formas institucionais de controle da sociedade. A tcnica, na modernidade, no apenas um meio de produo, no apenas uma forma de transformar a natureza em benefcios para a humanidade. Nesse processo, ela foi mais alm, ajudou a transformar valores-deuso em mercadorias. Nesse caminho, ela incorporou uma ambigidade, tornando-se a prpria razo de ser da modernidade. Anteriormente, Immanuel Kant ainda agitara e incentivara os homens a se valerem da razo para se emanciparem da superstio, a promoverem uma desmagificao4 das vises de mundo, a prestarem ateno para os resultados da cincia. Passados trs sculos, Adorno e Horkheimer lideram um movimento que, no apenas exige uma reflexo sobre a combinao da razo, do industrialismo, do capitalismo e da modernidade, mas tambm denuncia uma re-mistificao do mundo em que os meios de emancipao tornamse instrumento de dominao profunda dos homens, valendo-se do terror e do medo. Para esses autores, est claro que o saber tornou-se escravo do poder; a suposta neutralidade da tcnica apenas um artifcio que a torna mais eficaz na sua capacidade de dominao. Tal neutralidade mais metafsica do que a metafsica. O esclarecimento acabou por consumir no apenas os smbolos, mas tambm seus sucessores, os conceitos universais, e da metafsica no deixou seno o medo abstrato frente coletividade da qual surgira, denunciam Adorno e Horkeimer (1985: 35). As anlises sobre o esclarecimento no deixam dvida de que a esperana moderna de poder gozar em segurana os privilgios privados, com a liberdade garantida pelas instituies, transformou-se num terrvel mal-es4 Desmagificao o termo que Pierucci (2003) emprega para contrapor noo de secularizao. Weber, de forma mais geral, fala em desencantamento do mundo.

SOCIOLOGIAS

31

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

tar. Benjamin Constant acreditou e apostou em uma forma de liberdade mediada pelas instituies; Max Weber mostrou a dominao burocrtica que essas instituies passaram a exercer; Adorno e Horkheimer (1985, p. 49) revelaram que o absurdo desta situao, em que o poder do sistema sobre os homens cresce na mesma medida em que os subtrai ao poder da natureza, denuncia como obsoleta a razo da sociedade racional. A razo tornou-se um instrumento de dominao, e essa transformao responsvel por um retorno barbrie. Por isso, Adorno e Horkheimer afirmam:

a essncia do esclarecimento a alternativa que torna inevitvel a dominao. Os homens sempre tiveram de escolher entre submeter-se natureza ou submeter a natureza ao eu. Com a difuso da economia mercantil burguesa, o horizonte sombrio do mito aclarado pelo sol da razo calculadora, sob cujos raios gelados amadurece a sementeira da nova barbrie.(ADORNO & HORKHEIMER, 1985:49)
Na dialtica do esclarecimento, as noes de civilizao e barbrie, progresso e regresso, esclarecimento e ofuscamento aparecem como os principais elementos do diagnstico sombrio da modernidade por constiturem um forte instrumento de denncia da razo. Os conceitos, nessa anlise, no resistiram seduo do poder e do progresso e tornaram-se armas potentes para subjugar os homens. Vtimas da sua prpria astcia, os homens so obrigados a se submeterem a fortes mecanismos de alienao, a acreditar numa liberdade que apenas um mero artifcio. As instituies que lhes prometiam a segurana para gozar os privilgios privados convertem-se em instrumento do medo.

3. A Modernidade de Risco, Perigo e Medo


Ao longo do sculo XX, as narrativas da modernidade visavam destacar o progresso em direo ao domnio da natureza; hoje a anlise da

32

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

modernidade enfatiza, cada vez mais, a noo de risco e de perigo5. Essas noes passaram a ajudar-nos a entender melhor as conseqncias do processo de modernizao e suas ambivalncias. No campo poltico, a concentrao dos meios de poder fundados no princpio da racionalidade calculadora deu origem a um dos mais efetivos meios de controle social. O pensamento social clssico lidou com o despotismo como uma manifestao pr-moderna e acreditou, ou fez acreditar, que, na modernidade, no haveria espao para o uso arbitrrio do poder. Entretanto, a arbitrariedade, valendo-se de meios racionais, imps-se como um instrumento de controle social. O totalitarismo diferente do despotismo tradicional, mas muito mais aterrador como resultado. O governo totalitrio combina poder poltico, militar e ideolgico de forma mais concentrada do que jamais foi possvel antes da emergncia dos estados-nao modernos (GIDDENS, 1991:17). Giddens (1991: 17) mostra que os pensadores sociais do sculo XIX e do incio do sculo XX acreditavam que a recm-emergente ordem moderna seria essencialmente pacfica. Essa viso os teria impedido de vislumbrar uma conexo perigosa entre organizao e inovao industrial com o poder militar. Hoje todos estamos convencidos de que no apenas a ameaa de confronto nuclear, mas a realidade do conflito militar, formam uma parte bsica do lado sbrio da modernidade (GIDDENS, 1991: 19. Neste sentido, Giddens assinala que o sculo XX o sculo da guerra, com um nmero de conflitos militares srios envolvendo perdas substanciais de vidas, consideravelmente mais alto do que em qualquer um dos sculos precedentes (GIDDENS, 1991: 19, grifo nosso). Se, por um lado, podemos notar o potencial de letalidade blica e de controle social, por outro, no podemos esquecer outras formas de ameaas, como ao prprio indivduo ou ao meio ambiente. Assim, no podemos deixar de concluir que o

5 Adiante essas noes sero explicitadas.

SOCIOLOGIAS

33

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

mundo em que vivemos hoje um mundo carregado e perigoso (GIDDENS, 1991: 19). As anlises precedentes esclarecem algo importante: a modernidade trocou o sentimento de aventura pelo sentimento do medo. O que era segurana tornou-se um instrumento de controle social; o que era confiana no progresso tornou-se uma efetiva ameaa existncia da civilizao. Sendo assim, evidente que estamos no limbo de uma sociedade de risco. Entretanto, como podemos definir o risco? Poderamos pensar que ele deriva de uma incerteza, de uma impossibilidade de controlar o futuro por meio de um clculo seguro:

se eu arrisco algo, corro o perigo de perder algo. No existe nenhum risco sem a valorizao positiva de algo, no existe nenhum risco sem algo que algum possa perder. O risco um acontecimento futuro, um momento esperado ou temido no qual essa perda pode acontecer [...] um perigo realizado um desastre, terminando o percurso perigoso. O risco, pelo contrrio, algo que abre uma dada situao e bifurca o percurso da histria de forma imprevisvel. (BRSEKE, 2001: 36).
A idia de risco est ligada aos perigos futuros de uma determinada ao (social ou individual), por isso no deixa de ter relao com a idia de medo. Aristteles, no livro II da Retrica, afirma: o medo uma dor ou uma agitao produzida pela perspectiva de um mal futuro, que seja capaz de produzir morte ou dor. importante reter a idia de agitao, pois este movimento pode ser interpretado como angstia e inscrever-se no eixo das emoes. Na moderna filosofia ocidental, M. Heidegger (1997) julga o fenmeno do medo constitutivo da existncia inautntica, isto , da existncia lanada no mundo e abandonada s vicissitudes desse mundo. Como tal, o medo no um fenmeno temporal parcial, mas um modo de ser essencial e permanente. No que se refere angstia, Heidegger assu-

34

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

me que ela existe pelo simples fato de se estar no mundo, pela situao originria e fundamental da existncia humana. Pode-se ento dizer que o medo algo ameaador, mas que pode ser contornado, removido ou afastado, ao passo que a angstia somente pode ser sentida diante do mundo como tal. Como o homem tem de enfrentar os fatos e os acontecimentos e esses fatos e acontecimentos podem tornar-se ameaadores, para Heidegger, o medo pode ser considerado uma angstia cada no mundo, inautntica e oculta a si mesma6. Quando nos reportamos histria da modernidade, no podemos deixar de sentir a fora de um deslocamento ou, no dizer de A. Giddens, de um desencaixe, momento em que, segundo Habermas, ocorre a formao de um novo arranjo social que quer esquecer o passado, visto que no mais possvel, na modernidade desencantada, alimentar as utopias reconciliadoras. No lugar da comunidade, coloca-se o indivduo envolto por sua subjetividade. O nascimento do eu , de acordo com Jean-Franois Mattei (2002), a grande contribuio do Cristianismo para a modernidade. Mattei, ao contrrio de A. Giddens, no trabalha com a noo de ruptura, ele vai buscar na agricultura a imagem de uma mistura que altera as espcies originais o enxerto. Para Mattei, a busca da interioridade do homem que marca o pensamento ocidental clssico herana do Cristianismo, particularmente dos ensinamentos paulinos. Na sua carta aos colossenses (3,11), Paulo enfatiza: A no h mais grego e judeu, circunciso e incircunciso, brbaro, cita, escravo, livre, mas Cristo tudo em todos. Na sua anlise, Mattei (2002: 126) pergunta: Que homem novo esse que no mais judeu, grego ou brbaro, que se retira do esprito do mundo assim como do esprito da cidade para receber, em seu santurio, o Esprito que vem de Deus?. A resposta a descoberta do homem interior, que se renova na medida em que destri o homem exterior.
6 As reflexes sobre o medo aqui apresentadas neste contexto inspiram-se nas idias recolhidas em Abbagnano (2000: 311).

SOCIOLOGIAS

35

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

Para Mattei, a imagem do enxerto importante, pois nos ajuda a entender por que a civilizao no foi capaz de sublimar a barbrie:

A civilizao europia edificou-se lentamente a partir de uma sucesso de enxertos em um ncleo bsico inicial, assim como uma prola cultivada, a partir de um corpo parasita, secreta pouco a pouco suas camadas sob a casca da ostra: o enxerto grego, o enxerto romano sobre enxerto grego e o enxerto agostiniano sobre o enxerto romano formam assim o ncar da Europa crist que sufocou o elemento inicial sem o destruir (MATTEI, 2002: 132).
Constata-se, de forma inequvoca, que a barbrie no foi deixada fora do umbral da civilizao romana, ela tambm no foi convertida ao Cristianismo, foi a alma individual juntamente com a alma do mundo que foi expulsa da comunidade. Nesse movimento de retrao, de separao, ocorreu o processo de interiorizao, doravante, o brbaro estar no interior do eu, encerrado numa caverna ou num tmulo (MATTEI, 2002: 146). Para concluir diz Mattei:

poder-se-ia mesmo afirmar que o carter principal da Modernidade, pelo qual ela se distingue radicalmente da Antiguidade, provm dessa passagem insensvel da substancialidade subjetividade, ou, para dizer numa linguagem menos severa, da passagem da alma ao eu e, ao mesmo tempo, da passagem da exterioridade interioridade (MATTEI, 2002: 146, grifos do autor).
O resultado principal deste desdobramento a afirmao da existncia do eu universal, mas inteiramente abstrato, privado de substncia, vazio e entregue s vicissitudes e s armadilhas da sua autodeterminao. Na sua reflexo sobre o medo, como vimos anteriormente, Heidegger mostra que a existncia lanada no mundo pe em jogo o prprio ser-do-ente, no abandono a si mesmo, a sua autodeterminao o nico meio para

36

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

enfrentar os riscos e os perigos da existncia inautntica. Nesse contexto, no h como no pensar em uma existncia amparada apenas em uma razo estratgica, na fora da razo calculadora e centrada no sujeito. Esta exigncia aumenta medida que o processo de modernizao se autonomiza e os riscos sociais e individuais so mais claros no horizonte. U. Backer afirma: A sociedade de risco no uma opo que se pode escolher ou rejeitar no decorrer de disputas polticas. Ela surge na continuidade dos processos de modernizao autnoma, que so cegos e surdos a seus prprios efeitos e ameaas (BECK, 1997: 16). Se concordarmos com Beck, concordaremos tambm com Adorno e Horkheimer e com os perigos da razo instrumental porque eles deixam evidente que o abandono do sujeito ao fluxo da Histria reverte-se num processo de modernizao do medo. Obrigado a tornar-se senhor da razo, o homem, buscando a mxima dominao, faz mau uso desta, e nisso que se manifesta a barbrie que permaneceu enxertada na civilizao ocidental: o clculo criminoso o reflexo do despotismo interior do sujeito[...]; neste caso seus instintos de violncia (MATTEI, 2002: 62). Ao tratar do despotismo interior, Mattei chama a ateno para a noo de barbrie reflexiva. Estando a barbrie interiorizada no sujeito, a razo no escaparia tentao do uso da violncia e do crime como um dos meios eficazes no clculo da realizao dos fins. Sigmund Freud, analisando a expectativa do desenvolvimento das foras tcnicas da sociedade, assinala: inequvoca a influncia exercida sobre as relaes sociais da humanidade pelo progressivo controle das foras da natureza. Pois os homens sempre colocam seus instrumentos de poder recentemente adquiridos a servio de sua agressividade e usam-nos contra os outros homens 7. A modernidade foi capaz de criar um artifcio poderoso no sentido de atrair a violncia para a esfera do Estado; o monoplio estatal da violncia, com
7 Excerto da XXXV Conferncia, que se encontra no volume XXII na Edio Eletrnica Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud.

SOCIOLOGIAS

37

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

toda a ambigidade que possa carregar, torna-se um fator preponderante na busca da segurana. Explicita Bauman (2003: 30): o moderno arranjo capitalista do convvio humano tinha uma forma de Jano: uma face era emancipatria, a outra coercitiva, cada uma voltada para um setor diferente da sociedade... Para dizer de maneira curta e grossa: a emancipao de alguns exigia a supresso de outros.

4. Ambivalncia e Medo
A discusso levantada por Z. Bauman revela o aprofundamento das ambivalncias que se engendraram na modernidade. Partindo do pensamento clssico, Bauman vale-se da imagem imortalizada por Karl Marx, que mostra as pilastras de sustentao da ordem burguesa cheias de cargas explosivas a fonte de sua prpria destruio. Marx afirmou que essa subverso contnua da produo, esse abalo constante de todo o sistema social, essa agitao permanente e essa falta de segurana distingue a poca burguesa de todas as precedentes (MARX; ENGELS, 2001: 24). Nesse momento o pensamento social experimentava um instante crucial, aquilo que A. Giddens denominou desencaixe, a destruio dos ltimos vestgios da comunidade8 e o nascimento do individualismo. Refletindo sobre esse comeo da modernidade, Bauman assume uma posio j conhecida desde 1651, quando T. Hobbes publica o Leviat. Nessa obra, o medo9 individual institudo como fonte do poder estatal. Para Hobbes, o governante governa
8 Sobre esse tema, Bauman escreve: A guerra contra a comunidade foi declarada em nome da libertao do indivduo da inrcia da massa. Mas o verdadeiro resultado ainda que no dito dessa guerra foi o oposto do objetivo declarado: a destruio dos poderes de fixar padres e papis da comunidade de tal forma que as unidades humanas privadas de sua individualidade pudessem ser condensadas na massa trabalhadora (BAUMAN, 2003, p. 30). 9 Minha me pariu gmeos, eu, o medo. O medo foi a nica paixo de minha vida. Ribeiro (1999) retirou a primeira frase da autobiografia de Hobbes, que a teria escrita do alto de seus 90 anos; Ribeiro (2004) diz ter retirado a segunda da obra intitulada Prazer do texto, de Roland Barthes.

38

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

pelo temor que inflige a seus sditos, mas no pelo terror, que um elemento pertencente ao estado de natureza (o homem lobo do homem); o indivduo que assimilar as regras sociais no ter problemas com o soberano e entrar no Estado a nica esperana de ter uma vida melhor e confortvel. Esses trs pontos mostram que a filosofia poltica de Hobbes navega entre a esperana e o medo10. Aqui importante assinalar que a esperana est numa vida segura, fugir da morte violenta; significa renunciar liberdade individual e acreditar numa comunidade artificial, o Estado. Analisando a liberdade dos modernos, tal qual Constant a havia concebido, Bauman (1998: 10) assegura que os esplendores da liberdade esto em seu ponto mais brilhante quando a liberdade sacrificada no altar da segurana. Esta ambivalncia para Bauman, como intrprete de Freud, a causa do mal-estar da civilizao. Diz ele:

A segurana ante a tripla ameaa escondida no frgil corpo, o indmito mundo e os agressivos vizinhos chamados para o sacrifcio da liberdade: primeiramente e antes de tudo, a liberdade do indivduo para a procura do prazer. Dentro da estrutura de uma civilizao concentrada na segurana, mais liberdade significa menos mal-estar. Dentro da estrutura de uma civilizao que escolheu limitar a liberdade em nome da segurana, mais ordem significa mais mal-estar (BALMAN, 1998: 9).
Como a sociedade moderna optou pela ordem para poder gozar dos privilgios privados , ao longo de seu desenvolvimento teve que modernizar concomitantemente os mecanismos tcnicos e organizacionais como meios de poder. Neste processo, percebe-se que o pensamento hobbesiano no foi preterido, a ameaa de utilizao da fora territorializou a democracia e instituiu o medo como fonte da manuteno da ordem. Anteriormente nos referimos a uma passagem da obra de Bauman para mostrar que a emancipao significa uma supresso. Podemos ver a
10 Um aprecivel estudo da filosofia poltica de Hobbes est em Ribeiro (1993).

SOCIOLOGIAS

39

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

uma tenso entre as foras sociais da modernidade. Bauman buscou em Freud o entendimento do mal-estar da modernidade, mas foi em Marx que ele recolocou o conflito social de classes. Nesse ponto, o foco volta-se para o sistema de controle (o Estado policial), a ordem social depende exclusivamente dele. Para situar essa discusso Bauman diz que a modernidade valeu-se do modelo panptico11. Na poca da vigilncia contnua, O modelo panptico de poder prendia os subordinados ao lugar, aquele lugar onde podiam ser vigiados e punidos por qualquer quebra de rotina. Mas tambm prendia os supervisores ao lugar, aquele de onde deviam vigiar e administrar a punio (BAUMAN, 2003: 35). A evoluo desse processo mostrou uma mtua dependncia: Os governados dependiam dos governantes, estes no deixavam depender daqueles. Para o bem ou para mal os dois lados estavam amarrados entre si e nenhum deles podia com facilidade sair do impasse por difcil ou repulsivo que fosse (BAUMAN, 2003: 35). A isso Bauman denominou a era do engajamento, o poder e a riqueza juntamente com a fora de trabalho compunham um quadro de conflitos, mas nenhum dos lados podia dar-se ao luxo da separao. Assim, passou-se muito tempo at que os dois lados, em muitas tentativas e erros, aprendessem essa verdade. Uma vez aprendida a verdade, a inconvenincia e o alto e crescente custo do poder panptico (e, em geral, pela dominao pelo engajamento) ficaram bvios (BAUMAN, 2003: 36)12. Ainda no contexto da formao do capitalismo industrial, Marx havia apostado no turbilho, no conflito desencadeado pelo sistema de poder e da explorao capitalista onde tudo que slido desmancha do ar como uma fase
11 J. Bentham, filsofo ingls (1748-1832), criou uma figura arquitetnica que deveria ser usada para a construo de um presdio: em torno de uma torre central, constroem-se em crculos as clulas prisionais, que devem ter janelas amplas de vidro atravs das quais um vigia pode com a mxima eficincia observar toda a movimentao dentro do prdio. Essa figura o panptico retomada e analisada por M. Foucault em sua obra Vigiar e Punir. 12 Em um outro contexto Brseke (1996), ao analisar essa relao referiu-se ao proletariado como o aliado rebelde.

40

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

necessria no processo de mudana para uma vida verdadeiramente segura, livre dos conflitos violentos provocados pela emancipao seletiva da modernidade inicial. Mas a destruio e a reconstruo aps perodos prolongados de guerra, no sculo XX, anunciaram a obsolescncia do modelo do panptico e o advento de uma modernidade lquida (BAUMAN, 2001), o momento em que instituies e valores perdem sua fora e em que aumenta a perda do sentido, a insegurana e o mal-estar.13 A crise do welfare state, a partir dos anos de 1970, significou o incio de um novo processo, que Bauman denominou de desengajamento. Uma dissoluo abrupta da velha aliana marcou o incio de uma era em que as palavras de ordem so: acelerao, flexibilizao e desregulamentao. A eficincia do panptico substituda pela idia de incerteza. Aqui a secesso dos bens-sucedidos constitui um fosso profundo. A distncia cada vez maior traduz-se em indiferena. A dominao no prima mais pela busca da obedincia direta:

os detentores do poder no tm o que temer e assim no sentem necessidade das custosas e complicadas fbricas de obedincia ao estilo panptico. Em meio incerteza e insegurana, a disciplina anda e se reproduz por conta prpria e no precisa de capataz para supervisionar seu abastecimento constantemente atualizado (BAUMAN, 2003: 42).
Vista por esse ngulo, a modernidade lquida parece concluir de uma vez o inexorvel abandono do indivduo. P Rosavalon e J.-P Fitoussi (1997) . . assinalam que a emancipao dos indivduos, isto , sua autonomia faz deles portadores de direitos, mas, por outro lado, submerge-os no mar de insegurana crescente, obrigando todos a serem responsveis pelo futuro e
13 Referindo-se a essa questo, Mattei (2002, p. 140) assinala: dipo podia ainda contar com Antgona para gui-lo em segurana a Colono; o Homem moderno tem apenas seu analista, depois de muitos silncios e recusas, para reconduzi-lo a si.

SOCIOLOGIAS

41

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

a darem sentido a uma vida que no mais predeterminada a partir de fora. Assim, a razo que permite o clculo do risco de suas aes joga-os ao abandono da sua autodeterminao num mundo sem referncias. Sem as tais referncias sociais, a ordem perde coerncia, e o tipo de incerteza, de obscuros medos e premonies em relao ao futuro que assombram os homens e as mulheres no ambiente fluido e em perptua transformao em que as regras do jogo mudam no meio da partida sem qualquer aviso ou padro legvel, no une os sofredores: antes os divide e os separa (BAUMAN, 2003: 48). Com a ciso do mundo no apenas entre pobres e ricos e com a destruio dos ltimos vestgios de identidade de classe, formada no mbito da disciplina, esfumou-se a eficincia do controle social: a ordem global precisa de muita desordem local para no ter o que temer, afirma Bauman (2003: 96). Neste ponto importante situar a teoria sociolgica de Bauman. Os grupamentos sociais esto sendo divididos em ricos e pobres. Os ricos so homens e mulheres globalizados, desenraizados, desengajados, com trnsito relativamente livre pelos espaos globalizados pelo capitalismo; os pobres esto cada vez mais isolados em guetos. A guetificao paralela e complementar criminalizao da pobreza. O gueto e as prises14 so uma forma de fora para prender os indesejveis ao cho, mantendo-os confinados e imobilizados. O perigo, alerta Bauman (2003: 111), que um gueto no um viveiro de sentimentos comunitrios. , ao contrrio, um laboratrio de desintegrao social, atomizao e de anomia. Nesse contexto de desintegrao social, Bauman destaca o abandono do papel de regulao normativa do Estado-Nao. As tarefas de promover a integrao social entregues a foras sobre as quais ele no mais tem jurisdio. O policiamento ainda , dentro do territrio administrado, a nica funo deixada nas mos dos governos dos Estados. Vale ressaltar: a

14 Sobre esse tema, importante consultar tambm o trabalho de Loc Wacquant (2004).

42

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

polcia o ltimo rgo que adentra o gueto. O contato com os desintegrados faz-se, portanto, sob o domnio da violncia.

Esperar que o Estado, se chamado ou pressionado adequadamente far algo palpvel para mitigar a insegurana da existncia no muito mais realista do que esperar o fim da seca por meio de uma dana da chuva. Parece cada vez mais claro que o conforto de uma existncia segura precisa ser procurado por outros meios. A segurana, como todos os outros aspectos da vida humana num mundo inexoravelmente individualizado e privatizado, uma tarefa que toca a cada indivduo (BAUMAN, 2003: 102).
O trabalho de Bauman tem por objetivo mostrar a constituio de uma modernidade em torno de um eixo do qual se podiam calcular os avanos e os progressos, mas tambm sobre o qual as cincias sociais podiam ainda exercer uma anlise crtica e esclarecedora. Na modernidade fluida, a elite intelectual teria renunciado a esse papel, mas teria encontrado na discusso multiculturalista uma forma de se colocar contra a intolerncia cultural. Na interpretao de Bauman, essa atitude mais uma forma de esconder a condescendncia com o afastamento da agenda pblica da questo da privao material. Fonte profunda de toda desigualdade e injustia (BAUMAN, 2003: 96). O diagnstico da modernidade lquida apresentado por Bauman parece complementar a constatao de Mattei de que a barbrie a outra face de uma moeda chamada civilizao. As mudanas profundas no sistema social, com forte repercusso na cultura e na poltica, parecem revelar a presena do poder de destruio. Teme-se o monoplio da violncia pelo Estado-Nao, mas muito mais temerosa a violncia difusa que parte de estruturas capilares da sociedade (o crime organizado, por exemplo). Nesse contexto, em que h uma intensa modernizao do medo, uma

SOCIOLOGIAS

43

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

cotidianizao do medo, quais seriam as chances de se formarem estruturas polticas voltadas para a segurana? evidente o grau de dramaticidade do diagnstico da modernidade efetuado por Adorno e Horkheimer na Dialtica do Esclarecimento (1985). A constatao de uma lgica da decadncia dentro da modernidade aponta para uma desordem sempre iminente. Vale reter dessa anlise, que obscurantismo esteve sempre presente na Histria. Ao lanar-se em busca de esclarecimento, a humanidade mergulha na escurido, desorientada pelo ofuscamento provocado por seu prprio progresso. Em Adorno e Horkheimer (1985), todas as possibilidades resultariam na mxima: A prpria razo destri a humanidade que ela possibilitou (HABERMAS, 1990: 113). Para alguns autores os defensores do ps-modernismo , essa constatao permite compreender uma modernidade que se autonomizou. Isso implicaria dispensar o horizonte conceitual da razo ocidental, considerando que as premissas do Iluminismo esto mortas, tendo restado somente as suas conseqncias. Assim, a modernidade tornou-se obsoleta, executando apenas as leis funcionais da economia e do Estado, da tcnica e da cincia. A exausto da cultura moderna levou-a a um estado de cristalizao, isto , tudo o que poderia ser desenvolvido j foi alcanado. Esse horizonte de despedida o trao marcante do movimento ps-modernista que encontrou, nos anos de 1950-1960, um solo frtil. J. Habermas chama a ateno para o fato de que a crtica autodestruidora de Adorno e Horkheimer acaba deixando em aberto a contradio performativa de uma critica ideolgica que se ultrapassa a si prpria, que j no faz questo de se superar teoricamente (HABERMAS, 1990: 127). Da mesma forma, ao apreciar a denncia totalitria da razo, feita pelos autores da Dialtica do Esclarecimento, Mattei identifica uma contradio importante. Diz ele:

resulta desta constatao irremedivel que Tudo, em um nico e s sentido brbaro, o que tem como conseqncia, por uma deduo igualmente brbara,

44

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

que a crtica total do todo a que se entregam Horkheimer e Adorno ainda faz parte da barbrie. preciso concluir ento, por uma espcie de reduo ao absurdo, que a barbrie nada mais que o processo de autodestruio da razo, a qual, criticando esse processo de destruio, s faz refor-lo para engendrar ad libitum a espiral infinita da barbrie (MATTEI, 2002: 56).
Nessa discusso, no necessrio partir definitivamente para uma sombria concluso. Certamente mudanas profundas se esto descortinando nossa frente, mas preciso um esforo para apreender as suas tenses e ambivalncias. Esto claros os fortes deslocamentos que marcam uma diferenciao dentro da modernidade. O prprio dinamismo da modernidade provocou um processo de autonomizao, despertando o sentimento de incerteza. U. Beck denomina este momento de modernizao reflexiva ou de autoconfrontao. Entretanto, importante assinalar que, a partir dessa constatao, o conceito de sociedade de risco passa a orientar o diagnstico de um novo estgio da modernidade. Nesse sentido, tanto a apreciao de Beck como a de Giddens mostram que possvel restabelecer a fora crtica da razo.

Concluso
O risco, talvez despertado pelo sentimento do medo, mobiliza a sociedade a articular com mais cuidado os seus instrumentos de interveno, desde a natureza at a organizao social. Precisamente nesse contexto ganha relevo a noo, defendida por Habermas, de esfera pblica, que, em ltima instncia, representa um instrumento, um frum de contedo noestatal, cuja base um pblico que julga, que tem a vantagem de trazer baila a questo da legitimao discursiva do Estado. B. Constant queria a

SOCIOLOGIAS

45

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

interveno das instituies para a garantia do gozo do privilgio da liberdade individual, mas o aprofundamento do processo de individualizao e o superdimensionamento das instituies estatais revelaram a face cruel e temerosa do totalitarismo na poltica. U. Beck, A. Giddens, J. Habermas, J. F.Mattei e Z. Bauman, cada um por seu ngulo prprio, nem sempre compartilhando as mesmas estratgias tericas, voltam seus interesses para a reconstruo de uma esfera pblica poltica orientada pelo princpio do pluralismo. Mattei (2002, p. 288), por exemplo, chama a ateno para o fato de as democracias modernas estarem reduzindo o cidado pura virtualidade do sujeito jurdico, o que resulta num declnio da participao na vida pblica e num retraimento do espao pblico. Por outro lado, Habermas (2002) tem desenvolvido uma reflexo no sentido de redirecionar o estatuto da razo na modernidade tardia. O princpio dialgico da razo , para Habermas, o fator essencial na construo de uma nova ordem social, neste momento da histria da modernidade, em que necessariamente tero de estar presentes a pluralidade, a partilha de poder, o exerccio da cidadania, emoldurada por uma esfera pblica de incluso e de efetivas arenas de deliberao. Para Beck, Giddens, Mattei e Bauman, e, sobretudo, para Habermas, no d para fugir da incerteza, do perigo e de uma atmosfera de medo, sem assegurar a existncia de uma cultura poltica que permita integrar livremente os membros de uma sociedade em uma associao voluntria, organizada sob princpios jurdicos universais. Ao que parece, todos querem dizer que nos devemos voltar para a poltica, ou continuaremos a presenciar a manifestao da barbrie como a principal marca da modernizao do medo.

46

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

Ambivalence and Fear: facets of the risks in Modernity


Abstract
In the diagnosis of the modernity, uncertainty and insecurity - and therefore the fear - they are present elements. Leaving of that verification, this work has for objective to describe the ambivalent effects of the fear on the contemporary society. In that attempt, the support of several social theories is looked for that, although they dont focus the fear, they show the constant risks of the modernization process in a certain way. On the other hand, that allows to separate the social critic, that it still tries to continue thinking the modernity with base about the conceptual premises of the western reason, of another one, that for your own fatigue proclaims your self-destruction. Understands each other here that to say good-bye of the reason and to consider the autonomous movement of the modernity is to do a process that just guarantees the modernization of the fear to appear. Keywords: Modernity. Risk. Fear

Referncias
ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de Filosofia. So Paulo: Martins Fontes, 2000. ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max () Dialtica do Esclarecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1985. BAUMAN, Zygmund O Mal-Estar da Ps Modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1998. ___. Em Busca da Poltica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2000. ___. A Modernidade Lquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2001. ___. Comunidade: A Busca por Segurana no Mundo Atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2003. BOBBIO, Norberto Direito e Estado no Pensamento de Emanuel Kant. Braslia: UNB,1984. ___.Teoria Geral da Poltica: A Filosofia e a Lio dos Clssicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000. BRSEKE, Franz J A Lgica da Decadncia. Belm: Editora Cejup, 1996. ___. A Tcnica e os Riscos da Modernidade. Florianpolis: Editora da UFSC, 2001.

SOCIOLOGIAS

47

Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n 20, jul./dez. 2008, p. 20-47

DELUMEAU Jean Histria do Medo no Ocidente: 1300-1800. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. FREITAG, Brbara A Questo da Moralidade: da Razo Prtica de Kant tica Discursiva de Habermas. Tempo Social, Rev. Sociol. USP So Paulo, v. 1, n. 2, p. , 7-44, 2 sem, 1989. FREUD, Sigmund. Novas Conferncias Introdutrias Sobre Psicanlise Conferncia XXXV. In: FREUD, Sigmund. Edio Eletrnica Brasileira das Obras Psicolgicas Completas. Rio de Janeiro: Imago. 1 CD-ROM. GIDDENS, Anthony. As Conseqncias da Modernidade. So Paulo: Unesp, 1991. HABERMAS, Jrgen. O Discurso Filosfico da Modernidade. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1990. ___.A Incluso do Outro: Estudos de Teoria Poltica. So Paulo: Edies Loyola, 2002. HELLER, Agnes Uma Crise Global da Civilizao: Os Desafios Futuros. In: A Crise dos Paradigmas em Cincias Sociais e os Desafios para o Sculo XXI. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999. KANT, Immanuel Crtica da Razo Prtica. Lisboa: Edies 70, 1999. MATTEI, Jean-Franois A Barbrie Interior: Ensaio sobre o I-Mundo Moderno. So Paulo: Unesp, 2002. PIERUCCI, Antonio Flvio O Desencantamento do Mundo: Todos os Passos do Conceito em Max Weber. So Paulo: Editora 34, 2003. RIBEIRO, R. Janine Hobbes: O Medo e a Esperana. In: WEFFORT, F. (Org.) Os Clssicos da Poltica. So Paulo: tica, 1993. RIBEIRO, R. Janine Ao Leitor sem Medo: Hobbes Escrevendo contra seu Tempo. 2. Ed. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999. ROSAVALON, Pierre; FITOUSSI, Jean-Paul (). La Nueva Era de las Desigualdades. Buenos Aires: Manantial, 1997. WACQUANT, Loc A Aberrao Carcerria Moda Francesa. Dados, Rio de Janeiro, v. 47, n. 02, p. 215-232, 2004. WEBER, Max Economia e Sociedade: Fundamentos da Sociologia Compreensiva. Braslia: UNB, 1991. WEBER, Max A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo. 13 ed. So Paulo: Pioneira, 1991. Recebido: 03/04/2008 Aceite final: 09/06/2008

You might also like