You are on page 1of 4

CONTROLADORIA O QUE ?

Corpo de doutrinas e conhecimentos relativos gesto econmica (forma que a empresa atinge seus resultados econmicos Resultado. VISUALIZADA SOBRE DOIS ENFOQUES: Como rgo administrativo com misso, funes e princpios definidos no modelo de gesto da empresa; Como uma rea de conhecimento humano com fundamentos, conceitos, e mtodos oriundos de outras cincias. CONTROLADORIA COMO RGO ADMINISTRATIVO Tem por finalidade: garantir informaes adequadas ao processo decisrio; colaborar com os gestores em seus esforos de obteno da eficcia;

Kanitz os controladores foram inicialmente recrutados entre os indivduos das reas de contabilidade ou de finanas da empresa, por possurem uma viso ampla da empresa. Garrison o controller faz parte da cpula administrativa e participa ativamente nos processos de planejamento e controle empresarial. Nakagawa sugere que o controller atue como o executivo criador e comunicador de informaes na organizao. Controladoria como rgo de staff a controladoria no poderia controlar as demais reas, mas prestaria assessoria no controle, informando a cpula administrativa sobre os resultados das reas. Catelli ensina que o controller um gestor que ocupa um cargo na estrutura de linha porque toma decises quanto aceitao de planos, sobre o ponto de vista da gesto econmica. Desta maneira encontra-se no mesmo nvel dos demais gestores, embora tambm desempenhe funes de assessoria para as demais reas.

MISSO DA CONTROLADORIA 1. deve esforar-se para garantir o cumprimento da misso e a continuidade da organizao. 2. seu papel coordenar os esforos para conseguir um resultado superior soma dos resultados de cada rea. 3. sua misso primordial a gerao de informaes relevantes para a tomada de deciso. 4. o objeto da controladoria a gesto econmica conjunto de decises e aes para obteno dos resultados desejados. QUAL A MISSO DA CONTROLADORIA? OTIMIZAR OS RESULTADOS ECONMICOS DA EMPRESA, PARA GARANTIR SUA CONTINUIDADE. DE QUE FORMA? ATRAVS DA INTEGRAO DOS ESFOROS DAS DIVERSAS REAS.

FUNES DA CONTROLADORIA A) B) C) D) E) F) Informao Motivao Coordenao Avaliao Planejamento Acompanhamento

FUNES DO CONTROLLER A) reunir, analisar e interpretar a informao que a Administrao necessita para operar a empresa; B) manter os registros contbeis adequados, com a finalidade de prover informaes corretas para as vrias entidades externas. RESPONSABILIDADES DO CONTROLLER A) Proteo dos ativos da empresa; B) Gerenciamento do sistema de informaes que d suporte ao processo decisrio da gesto econmica; C) Gerenciamento da rea Controladoria.

O QUE O CONTROLLER DEVE POSSUIR? Entendimento geral do setor de atividade econmica do qual sua empresa faz parte; Conhecimento amplo de sua prpria empresa, sua histria, suas polticas, sua organizao...; Habilidade para analisar e interpretar dados contbeis; Habilidade de expressar idias claras por escrito, numa linguagem adequada.

PRINCPIOS NORTEADORES DA AO DO CONTROLLER: Iniciativa deve procurar antecipar e prever problemas no mbito da gesto econmica e fornecer informaes necessrias aos gestores das reas diretamente afetadas; Viso econmica deve captar os efeitos econmicos das atividades exercidas em qualquer rea e sugerir alteraes que otimizem o resultado econmico global. Comunicao racional deve fornecer informaes s reas em linguagem compreensvel, simples e til aos gestores. Viso para o futuro deve analisar o desempenho e os resultados passados com vistas implementao de aes que melhorem o desempenho futuro, pois o passado imutvel. Oportunidade deve fornecer informaes aos gestores em tempo hbil. Cooperao deve assessorar os demais gestores a superar os pontos fracos de suas reas, sem critic-los. Imparcialidade deve fornecer informaes cpula administrativa sem emitir juzo de valor. Persuaso deve convencer os gestores da utilizao de suas sugestes. Liderana conduzir os subordinados de forma eficiente e eficaz para que a empresa atinja seus objetivos. tica deve ter sua conduta profissional firmada em valores morais aceitos de forma absoluta pela sociedade.

RAMO DE CONHECIMENTO DENOMINADO CONTROLADORIA 1) CONTRIBUIO DA ECONOMIA conceito de valor econmico de um bem, decorrente de sua utilidade no atendimento das necessidades humanas. 2) CONTRIBUIO DA ADMINISTRAO contribui com os conceitos de eficcia empresarial, com a viso sistmica da empresa e com o processo decisria. 3) CONTRIBUIO DA CONTABILIDADE incumbe-lhe estudar o comportamento dos eventos que interferem na riqueza da empresa, em face das aes humanas ou de sua ausncia. 4) CONTRIBUIO DA PSICOLOGIA estudo dos estmulos causados pelos relatrios gerenciais aos gestores com o fim de provocar um comportamento racional e eficiente. 5) CONTRIBUIO DA SOCIOLOGIA contribuiu com a teoria das organizaes, relaes de autoridade e responsabilidade, centralizao e descentralizao do processo decisrio e sobretudo do processo de comunicao. 6) CONTRIBUIO DA MATEMTICA E DA ESTATSTICA atribuio de valores numricos, em termos fsicos e monetrios, aos eventos econmicos.

You might also like