You are on page 1of 2

Universidade Federal do Acre CELA Centro de Educao, Letras e Artes Lngua Portuguesa I 1. Perodo de Direito Prof. Me.

e. Sergio Santos Exerccios sobre funes de linguagem Questes: 01. Reconhea nos textos a seguir, as funes da linguagem: a) "O risco maior que as instituies republicanas hoje correm no o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de no funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hbito covarde de acomodao e da complacncia. Diante do povo, diante do mundo e diante de ns mesmos, o que preciso agora fazer funcionar corajosamente as instituies para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que preciso (e j no h como voltar atrs sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de So Paulo) b)

c)

De ser e amar, e se sentir maldito d) O verbo infinitivo Ser criado, gerar-se, transformar O amor em carne e a carne em amor; nascer Respirar, e chorar, e adormecer E se nutrir para poder chorar Para poder nutrir-se; e despertar Um dia luz e ver, ao mundo e ouvir E comear a amar e ento ouvir E ento sorrir para poder chorar. E crescer, e saber, e ser, e haver E perder, e sofrer, e ter horror E esquecer tudo ao vir um novo amor E viver esse amor at morrer E ir conjugar o verbo no infinito... (Vincius de Morais) e) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pr-histricos, de sons a que se d o nome genrico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmes no fenmeno vital da respirao, quando, de uma ou outra maneira, modificada no seu trajeto at a parte exterior da boca." (Matoso Cmara Jr.)

f) " - Que coisa, n? - . Puxa vida! - Ora, droga! - Bolas! - Que troo! - Coisa de louco! - !" g) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights." h) "Sentia um medo horrvel e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinrio. Aquele silncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo iluso? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo iluso?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrvel... Quis ver-me no espelho. Tive preguia, fiquei pregado janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos) i) " - Que quer dizer pitosga? - Pitosga significa mope. - E o que mope? - Mope o que v pouco." j)

03. Quais as funes da linguagem presentes qual prodomina no poema anterior? Leia o texto que segue: "Com esta histria eu vou me sensibilizar, e bem sei que cada dia um dia roubado da morte. Eu no sou um intelectual, escrevo com o corpo. E o que escrevo uma nvoa mida. As palavras so sons transfundidos de sombras que se entrecruzam desiguais, estalactites, renda, msica transfigurada de rgo. Mal ouso clamar palavras a essa rede vibrante e rica, mrbida e obscura tendo como contratom o baixo grosso da dor. Alegro com brio. Tentarei tirar ouro do carvo. Sei que estou adiando a histria e que brinco de bola sem bola. O fato um ato? Juro que este livro feito sem palavras. uma fotografia muda. Este livro um silncio. Este livro uma pergunta." (Clarice Lispector) 04. Identifique as funes existentes e diga qual prepomina. 05. O seno do livro COMEO a arrepender-me deste livro. No que ele me canse; eu no tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros captulos para esse mundo sempre tarefa que distrai um pouco da eternidade. mas o livro enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contrao cadavrica, vcio grave, e alis nfimo, porque o maior defeito deste livro s tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narrao direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo so como os brios, guinam direita e esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaam o cu, escorregam e caem... (Machado de Assis) Este trecho revela o estilo de Machado de Assis, cujo recurso usado a utilizao das de uma funo da linguagem. Qual? Alm dessa h outras que caracterizam o trecho em questo, quais?

02. No texto abaixo, identifique as funes da linguagem e diga qual a predominante: "Gastei trinta dias para ir do Rossio Grande ao corao de Marcela, no j cavalgando o corcel do cego desejo, mas o asno da pacincia, a um tempo manhoso e teimoso. Que, em verdade, h dois meios de granjear a vontade das mulheres: o violento, como o touro da Europa, e o insinuativo, como o cisne de Leda e a chuva de ouro de Dnae, trs inventos do padre Zeus, que, por estarem fora de moda, a ficam trocados no cavalo e no asno." (Machado de Assis) Texto para as questes 03 Potica (Cassiano Ricardo) Que poesia? uma ilha cercada de palavras por todos os lados Que um poeta? um homem que trabalha um poema com o suor do seu rosto Um homem que tem fome como qualquer outro homem.

You might also like