You are on page 1of 11

O GRANDE MENTIROSO: TRADIO, VERACIDADE E IMAGINAO EM HISTRIA ORAL

Janana AMADO1
RESUMO: Com base na anlise de uma entrevista, o texto explora a questo da mentira na histria oral. Defende a idia de que depoimentos desprezados por historiadores por serem "mentirosos" - isto , por no promoverem reconstituies histricas fidedignas dos fatos pesquisados - podem conter dimenses simblicas extremamente importantes. O exemplo utilizado demonstra como tradio, imaginao e cultura erudita e popular combinaram-se para produzir um depoimento "mentiroso" que, entretanto, se revelou o mais rico e frtil para a anlise histrica. PALAVRAS-CHAVE: Histria oral; memria; relaes histria-fico.

Uma entrevista sensacional

Ao realizar, h anos, pesquisa sobre a Revolta do Formoso, importante movimento social de posseiros ocorrido no Estado de Gois, durante as dcadas de 1950 e 1960, iniciei a fase de depoimentos orais com uma entrevista que me pareceu sensacional. Fernandes,2 o entrevistado, nunca ocupara posio de destaque no movimento, porm o conhecia profundamente: natural da regio - o imenso municpio de Uruau, situado no meio-norte do ento Estado de Gois -, Fernandes participara, de um modo ou de outro, de todas as fases do conflito, estabelecendo relaes com muitos dos envolvidos, fossem posseiros, grileiros, advogados, polticos, comerciantes, policiais ou membros do Partido Comunista, da Igreja Catlica e da populao local.

_________________________________________________________________________________
1 Departamento de Histria - Universidade de Braslia - 70910-900 - Braslia - DF. 2 Trata-se de pseudnimo; o informante pediu que no fosse identificado. A entrevista, da qual foram retirados todos os trechos citados neste trabalho, realizou-se no ano de 1979. Para informaes e anlises histricas sobre a Revolta do Formoso, consultar: ABREU, S. A Guerrilha do Z Porfirio. Braslia: Goethe, 1985; AMADO, J. Eu quero ser uma pessoa: revolta camponesa e poltica no Brasil. Resgate, n.5,1993. p.47-69; CARNEIRO, M. E. A revolta camponesa de Formoso e Trombas. Goinia: Cegraf, 1981.

Histria, So Paulo, 14: 125-136.1995

125

O mais importante era que Fernandes se mostrava disposto a falar. Nascido no incio da dcada de 1920, na rea rural de Uruau, na qual passara infncia e adolescncia, membro de uma famlia de certo prestgio local, Fernandes mudara-se para Goinia na dcada de 1940, com o intuito de cursar o ginsio. Abandonara os estudos para filiar-se, em 1945, ao Partido Comunista, no qual permanecera durante dcadas, sempre em Gois, como modesto militante, sem jamais alcanar posies destacadas na hierarquia partidria. poca da entrevista, j homem de meia-idade, continuava emocionalmente muito ligado terra natal, que visitava com freqncia e qual se referia com carinho. Ressentia-se da falta de melhor educao formal: "Se eu tivesse estudado mais," - revelou-me, com tristeza - "eu mesmo ia escrever a histria dessa revolta. Como no estudei, vou contar a histria pra voc, pra voc escrever ela pros outros". Dividida em trs sesses, a entrevista com Fernandes, sem roteiro prvio, durou ao todo 16 horas. Parecia representar tudo o que um historiador poderia desejar de uma primeira entrevista de pesquisa: o informante demonstrou vivncia e conhecimento profundos do tema, alm de vontade de colaborar com o trabalho; exibiu memria prodigiosa, recordando-se, em mincias, at de acontecimentos aparentemente sem importncia; emitiu sobre todos os temas opinies firmes, s quais no faltava excelente senso de humor; e se mostrou identificado com a cultura popular, recitando quadrinhas e provrbios, entoando canes, exibindo passos de dana e descrevendo em detalhes vestimentas, etiquetas e costumes da regio.

O grande mentiroso Ao continuar a pesquisa, consultando documentos escritos e entrevistando outras pessoas, tive uma grande surpresa: a maioria das informaes prestadas por Fernandes no se confirmava! Seqncias de acontecimentos, nomes de pessoas envolvidas na revolta, descries dos participantes, datas, quase nada, enfim, do que meu primeiro informante contara, podia ser comprovado; ao contrrio, quase tudo podia ser posto em dvidas ou, simplesmente, negado. Alguns episdios citados por Fernandes realmente haviam acontecido, porm, em outros contextos e pocas. Muitas das pessoas referidas por ele eram reais; as descries de suas caractersticas fsicas e morais, porm, assim como dos papis que elas haviam desempenhado, no coincidiam com os fornecidos por outros informantes e documentos. Fernandes misturara acontecimentos e personagens, entre si e com outros, fictcios ou inexistentes na Revolta do Formoso; embaralhara tempos e espaos, numa formidvel demonstrao de desprezo pela histria e pela geografia: criara trechos longos, aparentemente sem relao com o movimento social, ou com qualquer evento histrico.

126

Histria, So Paulo, 14: 125-136.1996

No havia outra concluso possvel-. "Fernandes inventara seu depoimento! Confusa, decepcionada e, principalmente, furiosa, por me haver deixado enganar to facilmente, engavetei a entrevista do grande mentiroso e no pensei mais nela.

Quixote sertanejo

Ao final da pesquisa, quando j reconstitura a histria da revolta e refletira sobre ela, decidi ouvir novamente o conjunto das fontes orais. Nessa ocasio, reencontrei, em um fundo de gaveta, a entrevista de Fernandes; decidi ouvi-la, no mais para relacion-la histria do Formoso, mas como uma divertida homenagem ao homem que to bem soubera me enganar. O impacto dessa segunda audio foi enorme: ouvida como fonte independente, sem qualquer referncia revolta, a narrativa de Fernandes tornava-se empolgante! Dotada de trama refinada, pontilhada de elementos picos e farsescos, transitava com facilidade do popular ao erudito, compondo um relato repleto de emoes, cujos personagens vivenciavam aventuras e casos de amor. Eu tinha a impresso, que se transformava em certeza medida que ouvia a fita, de j conhecer aquela histria. Finalmente, percebi ser a narrativa de Fernandes uma recriao do Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes! Recriao sertaneja, mesclando referncias literais obra com aspectos da vida no interior de Gois durante as dcadas de 1930 a 1960, a includo o movimento social do Formoso. A comparao sistemtica que realizei, desde ento, entre o depoimento oral de Fernandes e o livro O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes Saavedra,3 conduziram-me a algumas concluses, resumidas a seguir. Existiam numerosas semelhanas entre a estrutura da narrativa de Cervantes e a de Fernandes. Ambas apresentavam como fio narrativo as aventuras e desventuras de um personagem central - Dom Quixote, no caso de Cervantes; no caso de Fernandes, Jos Porfrio de Souza, lder da Revolta do Formoso. Ambas comeavam relatando a vida pregressa do personagem central, ressaltando-lhe uma caracterstica que se revelaria fundamental no desenrolar da histria: a loucura do Quixote e a inconformidade, ou revolta, do lavrador Jos Porfrio ante a injustia social da rea rural brasileira. A reao de Jos Porfrio desigualdade social foi explicitamente comparada loucura, no relato de Fernandes: "uma coisa esquisita que dava nele, uma espcie de loucura". As duas narrativas descreviam, com humor, a "iniciao" do personagem, a qual legitimaria, a seus prprios olhos, suas futuras aes: no caso do Quixote, a sagrao como cavaleiro, promovida por um vendeiro, confundido, pelo heri, com um nobre; no caso de Porfrio, sua cooptao pelo Partido Comunista, confundido, por ele, com ______________________________________________________________________________
3 Todas as citaes aqui apresentadas foram retiradas de Saavedra (1901), a mesma edio que Fernandes conhecia.

Histria, So Paulo, 14: 125-136, 1995

127

um tal Partido da Igreja Catlica Renovada. Essa passagem - no confirmada por qualquer outro depoimento colhido - foi assim narrada por Fernandes:
O Geraldo [Geraldo Marques, membro do Partido Comunista, encarregado de cooptar para o partido Jos Porfrio, que j se destacava nos primeiros embates da regio entre grileiros e posseiros] foi l, ficou dois dias sentado na beira do rio com o Porfrio, lendo pra ele A voz operria [jornal oficial do Partido Comunista], discutindo o contedo, essa coisa toda. O Porfrio, coitado, que no entendia nada daquilo, nadinha de nada, achou que o Geraldo um sujeito timo, honesto, podia ajudar ele naquela enrascada de terras dele ... o Porfrio era muito religioso, achou que o Geraldo era de uma tal Igreja Crist Renovada. O Porfrio achou aquilo muito bom, ele queria participar mais da luta das terras, mas no sabia se devia, se [rindo muito] Deus ia achar bom! A, atravs do Geraldo e do Partido da Igreja Crist Renovada [morrendo de rir], ele viu que Deus concordava com aquilo, sim!

As duas narrativas contrapunham os ideais, nobres, espirituais e pouco adaptados realidade, do heri, ao formidvel senso comum e ao chamamento aos sentidos de seu inseparvel companheiro de aventuras: o gordo Sancho Pana, no Quixote e, no relato de Fernandes, o mascate Jos Ribeiro, um membro do Partido Comunista destacado para atuar na regio. Assim Fernandes explicou a relao entre Porfrio e Ribeiro:
O Ribeiro, que era um homem pacato, desses de fala mansa, que falava baixo... que gosta de resolver tudo na calma, mas resolve, sabe resolver... o Ribeiro foi o melhor companheiro que o Porfrio teve, o companheiro inseparvel do Porfrio ... O Porfrio ficava l com as idias bonitas dele, aquela liderana toda junto da mulherada e coisa e tal, o Ribeiro trabalhava, trabalhava, fazia ata, reunio, coisa de horrio, compra de arma, e tal. Porfrio, sem o Ribeiro, era enxada sem cabo.

Segundo outros depoimentos, Jos Ribeiro teve atuao importante na revolta, especialmente na organizao dos posseiros, no tendo sido, entretanto, "o companheiro inseparvel do Porfrio", como relatou Fernandes. Ambas as narrativas utilizavam-se com freqncia do humor e dos recursos da farsa, assim como de subttulos longos, para introduzir as subdivises da ao. No livro, so exemplos disso captulos intitulados, por exemplo: "Em que se relata a desgraada aventura que enfrentou dom Quixote ao topar com uns desalmados iangeses" (Captulo XV); no relato de Fernandes, um bom exemplo : "Vou contar pr'ocs as muitas aventuras do Z Porfrio e seu companheiro Z Ribeiro, nas matas do So Patrcio, quando eles deu de cara com um inimigo desconhecido e malvado". No relato de Fernandes, havia passagens diretamente retiradas do livro de Cervantes, adaptadas a Gois e Revolta do Formoso. o caso do seguinte "Epitfio" de Dulcinia, em forma de verso no livro (Saavedra, 1901, p.312): "Descansa aqui Dulcinia,/Que, sendo gorda e rosada,/ Em cinza e p foi mudada/ Pela morte, horrenda e feia". No relato de Fernandes, o "Epitfio", cuja autoria coletiva foi por ele atribuda aos membros da Associao dos Lavradores do Formoso e Trombas, fundada em 1954, aparecia assim: "Descansa aqui a polcia/Que, sendo gorda e rosada,/ Em cinza e p foi mudada/ Pela morte, horrenda e feia".

128

Histria, So Paulo, 14: 125-136, 1995

Outro exemplo o seguinte dilogo do livro (Saavedra, 1901, p. 198): "Sancho sacou de seu fardel um naco de po e um pedao de queijo, e, dando-os ao moo, lhe disse: - Toma, irmo Andr, a tua desgraa toca-nos a todos". No relato de Fernandes, o dilogo ocorria entre Jos Ribeiro e o jovem Cosmelino, posseiro recm-chegado ao Formoso: "Z Ribeiro sacou de seu farnel um naco de po e um pedao de queijo, e, dando-os ao moo, lhe disse: - Toma, irmo Cosme, a tua desgraa toca-nos a todos". Um ltimo exemplo o do nome de "Rocinante", o cavalo de D. Quixote, segundo Fernandes tambm o nome do cavalo de Jos Porfrio (segundo outros informantes, Porfrio jamais possura cavalo). As semelhanas encontradas entre os dois relatos no deixavam dvida: Fernandes realmente inspirara-se no Dom Quixote de La Mancha, para compor seu depoimento. Ora, se no inventara seu relato, se no o compusera com base unicamente na prpria imaginao, se no era apenas um grande mentiroso, um farsante, como, a princpio, eu pensara, como entender a entrevista? Como compreender as relaes entre uma revolta de posseiros ocorrida no interior do Estado de Gois, em meados do sculo XX, e uma novela erudita, publicada na Espanha, mais de 350 anos antes?

Antigas tradies Para tentar responder questo, dediquei-me cuidadosa pesquisa, em fontes, orais e escritas, e em bibliografia; as principais concluses a que cheguei esto condensadas a seguir. Dom Quixote de La Mancha constitua o livro de cabeceira de Fernandes. Ele possua o volume desde 1942, ano em que o herdara do av que, por sua vez, o encomendara a um mascate, que o comprara no Rio de Janeiro. No apenas Fernandes, mas boa parte da populao do municpio de Uruau, nascida antes de 1950, conhecia o Quixote; muitos lembraram-se de ter escutado a histria, ou parte dela, contada por algum mais velho. Se alfabetizado, o "contador de histrias", sentado sobre um banco, na calada ou na praa, lia o livro para uma roda de atentos ouvintes, gente variada: crianas e adultos, homens e mulheres, lavradores, comerciantes, vaqueiros... Se analfabeto, o "contador" narrava o que sua memria guardara e selecionara do que ouvira da histria original. Nos dois casos, a platia participava ativamente, tecendo comentrios, divertindo-se, indignando-se, emocionando-se e, o que era freqente - e, para nosso estudo, particularmente significativo -, relacionando as passagens s prprias histrias de vida.4 _________________________________________________________________________________

4 Informaes obtidas em entrevistas gravadas, em 1986, com moradores idosos de Uruau; segundo os informantes, o costume de ler o Dom Quixote, bem como o de narrar as histrias nele contidas, foi sendo abandonado de forma muito rpida a partir da dcada de 1950, sendo hoje praticamente inexistente. A leitura em grupo, descrita pelos informantes, assemelha-se muito encontrada por Roger Chartier na Europa, no sculo XVI.

Histria, So Paulo, 14: 125-136, 1995

129

No apenas Fernandes e os uruauenses de sua gerao conheciam a histria do Quixote. O livro e a histria circulavam pelos povoados mais antigos de Gois havia mais de duzentos anos, desde o sculo XVIII, quando a regio recebera os primeiros contingentes brancos, em decorrncia da descoberta de ouro. Correspondncia do governador da Capitania, datada de 1774, referiu-se encenao de uma pera no povoado de Pilar, baseada na histria do... Dom Quixote de La Mancha! Referncias histricas esparsas, porm confiveis, atestaram a permanncia em Gois da narrativa do Quixote e, provavelmente, tambm do livro, ao longo do sculo XLX. A tradio medieval ibrica (que Cervantes incorporara e retrabalhara em seu texto), introduzida durante o perodo colonial em territrio goiano, deve ter se fortalecido na regio devido ao isolamento desta, ocorrido a partir do terceiro quartel do sculo XVIII, em conseqncia da derrocada da minerao. Ainda hoje, elementos dessa tradio, reinventados e atualizados pela populao, esto presentes em Gois; o caso de vrias das festas anuais do Divino Esprito Santo, que incluem as Cavalhadas, uma luta ritual entre cristos e mouros, cuja origem provvel remonta s investidas de Carlos Magno contra os rabes, ao norte da Pennsula Ibrica, no ano 800.5 Cultura erudita (Dom Quixote) e cultura popular (tradies goianas) associaram- se, assim, influenciando-se mutuamente e promovendo uma circularidade de culturas, tal como definida por Bakhtin (1987). Associaram-se, tambm, escrita e oralidade: um texto escrito (o Dom Quixote) alimentou, durante sculos, uma tradio mista, escrita e oral, em Gois. Parte dessa tradio foi-me transmitida depois, oralmente, por Fernandes, reaparecendo, agora, neste texto escrito! Entrevistas realizadas posteriormente por mim, em reas prximas - nos atuais municpios de Porangatu, Minau e Santa Terezinha, cujos habitantes no haviam vivenciado a Revolta do Formoso, mas nela haviam se inspirado para deflagrar movimentos de posseiros -, registraram verses sobre aquele movimento social muito semelhantes apresentada por Fernandes: l estavam as quadrinhas adaptadas do livro, os dilogos literais, as referncias a personagens e episdios da obra. Na regio de Uruau j existia, portanto, uma forte tradio de origem ibrica, da qual o livro Dom Quixote de Ia Mancha fazia parte, expressando-a e reforando-a; essa tradio era constantemente reelaborada pela populao local, por meio de rituais e da memria coletiva. Foi a ela que Fernandes recorreu, para construir seu depoimento sobre a Revolta do Formoso. Longe, portanto, de ser um grande mentiroso, Fernandes verbalizara, em seu depoimento, eventos, imagens, smbolos, raciocnios _________________________________________________________________________________
5 "[em Pilar] assistimos a uma pera inspirada na novela de Miguel de Cervantes..." Museu das Bandeiras, Gois, Carta de D. Luiz da Cunha Menezes ao Rei. 1778. Referncias permanncia do Quixote esto em: ALENCASTRE, J. M. P. e. Anais da Provncia de Gois. Goinia: Governo do Estado, Sudeco, 1979, p.114; Matutina Meia-Potense, n.312,27.3.1832; POHL, J. E. Viagem ao interior do Brasil. So Paulo, Belo Horizonte, Edusp, Itatiaia, 1976; ROSA, J. Por esse Gois afora... Goinia: Cultura Goiana, 1974; SAINT-HILAIRE, A. de. Viagem s nascentes do rio So Francisco e pela Provncia de Gois. So Paulo: Nacional, 1937. Sobre Cavalhadas em Gois: BRANDO, C. R. Cavalhadas de Pirenpolis. Goinia: Oriente, 1974; JAYME, J. Esboo histrico de Pirenpolis. Goinia: UFG, 1971.

130

Histria, So Paulo, 14: 125-136, 1995

e sentimentos profundamente enraizados na memria coletiva de sua regio e grupo social de origem. Este, ao invs de promover o resgate histrico da revolta, construiu, em torno dela, uma narrativa original, mesclando acontecimentos verdicos, existentes no movimento, com tramas, nomenclaturas e simbologias de antigas tradies, assimiladas localmente.

Uma narrativa, muitas dimenses Diversas dimenses e nveis de referncia entrecruzaram-se, portanto, no relato de Fernandes: a) o livro Dom Quixote de Ia Mancha, conhecido por Fernandes e pela populao de Uruau; b) a tradio cavaleiresca ibrica, transmigrada para o Brasil e reapropriada em Gois, que Fernandes vivenciara em criana e inserira em sua narrativa; c) o episdio histrico da Revolta do Formoso, do qual Fernandes participara, e que constitua parte importante da sua memria individual e da memria coletiva de Uruau, poca da entrevista; d) outras recordaes de Fernandes, baseadas em experincias de sua histria de vida, que tambm integraram o depoimento; e) a imaginao de Fernandes, responsvel pela insero, na narrativa, de associaes e fantasias pessoais; f) a memria coletiva sobre o Formoso, que mesclava, numa narrativa nica, histria, tradio, memria e imaginao histrica. Como entender e analisar essas relaes aparentemente to diversas, contidas na narrativa de Fernandes?

Histria e memria Encontrei algumas respostas questo estudando as conexes entre histria e memria. As principais concluses do estudo esto resumidas a seguir. Parece-me necessrio, antes de tudo, distinguir entre o vivido e o recordado, entre experincia e memria, entre o que se passou e o que se recorda daquilo que se passou. Embora relacionadas entre si, vivncia e memria possuem naturezas distintas, devendo, assim, ser conceituadas, analisadas e trabalhadas como categorias diferentes, dotadas de especificidade. O vivido remete ao, a concretude, s experincias de um indivduo ou grupo social. A prtica constitui o substrato da memria; esta, por meio de mecanismos variados, seleciona e reelabora componentes da experincia. A Revolta do Formoso foi uma coisa; outra, diferente, foram as memrias que Fernandes construiu a respeito da revolta.

Histria, So Paulo, 14: 125-136, 1995

131

Histria e memria, entretanto, mantm tantas relaes entre si, que at difcil penslas separadamente: "recordar viver", como ensinava o antigo samba. A memria toma as experincias inteligveis, conferindo-lhes significados. Ao trazer o passado at o presente, recria o passado, ao mesmo tempo em que o projeta no futuro; graas a essa capacidade da memria de transitar livremente entre os diversos tempos, que o passado se torna verdadeiramente passado, e o futuro, futuro, isto : dessa capacidade da memria brota a conscincia que ns, humanos, temos do tempo. Esta, por sua vez, permite-nos compreender e combinar, de muitos modos, as fases em que dividimos o tempo, possibilitando-nos, por exemplo, perceber "o passado diante de ns". Histria e memria do Formoso so diferentes, mas interdependentes; memrias, como a de Fernandes, reelaboraram a histria da revolta, relacionando-a a outros elementos e emprestando-lhe significados to novos que, das lembranas, brotou uma outra histria. " o sujeito que lembra", escreveu Halbwachs (1990). Memria e histria conjugamse tambm para conferir identidade a quem recorda. Cada ser humano pode ser identificado pelo conjunto de suas memrias; embora estas sejam sempre sociais, um determinado conjunto de memrias s pode pertencer a uma nica pessoa. Somente a memria possui as faculdades de separar o eu dos outros, de recuperar acontecimentos, pessoas, tempos, relaes e sentimentos, e de conferir-lhes significados; por isso, sua ausncia, a amnsia, necessariamente conduz perda de identidade. O conjunto de memrias de Fernandes, a includas as lembranas do Formoso, foi profundamente influenciado, j se viu, pela sociedade e poca em que ele viveu; so memrias sociais, embebidas de tradio e de histria, semelhantes a memrias outras, de pessoas que viveram em pocas e reas prximas. Entretanto, o conjunto das memrias de Fernandes - seus elementos, relaes e significados - foi nico, original, assim como o prprio Fernandes: nenhum informante possua exatamente o mesmo fsico, humor e imaginao.

Memrias dos outros e memrias do antes

Outra caracterstica da memria, que a aproxima muito da histria, sua capacidade de associar vivncias individuais e grupais com vivncias no experimentadas diretamente pelos indivduos ou grupos: so as vivncias dos outros, das quais nos apropriamos, tornando-as nossas tambm, por meio de conversas, leituras, filmes, histrias, msicas, pinturas, fotografias... Nossas memrias so formadas de episdios e sensaes que vivemos e que outros viveram. Em seu relato, Fernandes incorporou vivncias da revolta experimentadas por ele e, tambm, vivncias de outras pessoas, que chegaram ao seu conhecimento por diversos meios. s vezes, indivduos e grupos apropriam-se de vivncias antigas, anteriores, experimentadas no apenas por eles ou por seus contemporneos, mas tambm por

132

Histria, So Paulo, 14: 125-136, 1995

antepassados, por gente que viveu antes deles, em outras pocas. Essa faculdade social da memria, a de recuperar e introjetar, nos indivduos e grupos, vivncias de outros tempos, sempre interessou aos cientistas sociais. Pollack (1989) a denominou "memria herdada"; Bourdieu (1989) contemplou-a no conceito de habitus, e Freud (1989), remontando a Plato, no de "bloco mgico"; Durkheim (1938) referiu-se assim a ela: "em cada um de ns, seguindo propores variveis, existe o homem de ontem; este mesmo homem de ontem que, pela fora das coisas, predomina em ns ... Apenas, esse homem do passado, ns no o sentimos, pois que inveterado em ns: forma a parte inconsciente de ns mesmos". No relato de Fernandes, a "memria herdada" das antigas geraes de Gois pinou para o presente da entrevista o "homem de ontem", o Quixote, transmutado das tradies ibricas para as tradies goianas. Fernandes o fez com tal fora e nitidez, que denunciou a presena de habitus, esquemas inconscientes de percepo, representao e ao to incorporados sua pessoa, que j faziam parte dele, inscritos em seu corpo, mente, fala, gestos, riso. Seguindo essa linha de interpretao, Fernandes no apenas no mentiu, em seu relato, como se mostrou profundamente verdadeiro, ao recorrer a cdigos mentais, psicolgicos e corporais inscritos no mais ntimo do seu ser.

Memria, histria e narrativa

Finalmente, resta analisar um aspecto do depoimento de Fernandes: o fato de ter se constitudo em uma narrativa. Ressaltarei, a seguir, apenas os ngulos da questo diretamente relacionados anlise at aqui desenvolvida.6 Toda narrativa apresenta uma verso, um ponto de vista, sobre algo. A narrativa de Fernandes constituiu uma verso, entre muitas, da Revolta do Formoso; at hoje ela disputa, com outras, espaos, audincias e adeses, em busca de legitimidade social e histrica. "Importa a verso, no o fato": o antigo ditado popular j chamava a ateno para a importncia e autonomia das interpretaes. Toda narrativa articula alguns elementos, como: quem narra, o qu narra, por que narra, como narra, para quem narra, quando narra... As formas - quase infinitas -de articulao entre esses elementos resultam do uso de cdigos culturais (linguagem, estilo, gnero literrio etc.) disposio dos autores, em determinada poca, e, tambm, da contribuio individual oferecida por cada autor, ao escolher os cdigos que utilizar em sua narrativa, e os modos como o far. O uso desse espao individual _________________________________________________________________________________
6 Sobre narrativa e histria, ver, entre outros: CERTEAU, M. de. A escrita da Histria. Rio de Janeiro: Forense, 1992; CHIAPPINI, L., AGUIAR, F. W. de. (Orgs.) Literatura e Histria na Amrica Latina. So Paulo: Edusp, 1993; GAY, P. O estilo na Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1990; PIZARRO, A. (Org.) Palavra, Literatura, Cultura. So Paulo, Campinas: Memorial, Unicamp, 1993; WHITE, HAYDEN. Metahistra. So Paulo: UNESP, 1991.

Histria, So Paulo, 14: 125-136, 1995

1 33

de criao varia, de autor para autor: alguns inventam cdigos inteiramente novos; outros tendem a utilizar-se dos j existentes (Harlan, 1989). Toda narrativa, no entanto, possui uma dose, maior ou menor, de criao, inveno, fabulao, isto : uma dose de fico. Isto acontece, inclusive, com as narrativas, como a de Fernandes, que se pretendem baseadas na memria. Esta, j se viu, cumpre papel criativo, no reflexivo, pois possui a faculdade de modificar o real, produzindo histria, como j sabiam os antigos gregos: a musa Poesia filha de Mnemosine, deusa da memria; o poeta, o mais criativo de todos os entes, apenas um ser possudo pela memria. Memria e imaginao no se opem, como quer o senso comum; antes completam-se, pois possuem a mesma origem, natureza, poderes. Em sua narrativa, Fernandes combinou, de forma original, memria e imaginao, tradio e inveno, histria e fico, recriando experincias e lembranas. Por todas as caractersticas apresentadas, a memria, em especial quando organizada em narrativa, possui uma dimenso simblica, que a leva rapidamente a desprender-se, a descolar-se do concreto, para alar vos prprios. Todos os seres vivos conhecem essa dimenso simblica da memria, que a literatura sabe to bem apreender: um simples sabor - como o da Madeleine, de Marcel Proust (1951) - capaz de despertar as mais longnquas lembranas; uma msica recorda o amor perdido, o mais querido; um detalhe remete a uma histria, que remete a outra, que remete a mitos, a tempos imemoriais ... e depois retorna at ns, no presente. O simblico expe as relaes entre as diversas culturas, espaos e grupos sociais pelos quais a narrativa transita; justamente ele que permite narrativa, sem perder o fio condutor, libertar-se das amarras do real para aventurar-se, em liberdade, pelos caminhos do imaginrio. O carter simblico marca profundamente a narrativa de Fernandes. Marca os vrios tempos que ela contm, assim como as relaes entre eles: os tempos da histria de vida de Fernandes, o tempo da Revolta do Formoso, o da entrevista, o da criao do Dom Quixote, o da colnia e do imprio brasileiros, o da Espanha medieval, o de antigas tradies, velhas de muitos sculos... A dimenso simblica unificou, na narrativa de Fernandes, histria, memria e imaginao histrica, dotando-a de um eixo condutor e de uma lgica. No a lgica histrica tradicional, colada aos eventos, mas a lgica simblica.

Histria, memria e fontes orais

Penso que entrevistas podem e devem ser utilizadas por historiadores como fontes de informao. Tratadas como qualquer documento histrico, submetidas a contraprovas e anlises, fornecem pistas e informaes preciosas, muitas inditas, impossveis de serem obtidas de outro modo. Pesquisas baseadas em fontes orais,

134

Histria, So Paulo, 14: 125-136, 1995

publicadas nos ltimos anos, tm demonstrado a importncia das fontes orais para a reconstituio de acontecimentos do passado recente. Inerente s entrevistas, existe, entretanto, uma dimenso simblica, que os historiadores tm a obrigao de conhecer e estudar, pois faz parte da histria. Mediadas pela memria, muitas entrevistas transmitem e reelaboram vivncias individuais e coletivas dos informantes com prticas sociais de outras pocas e grupos. A dimenso simblica das entrevistas no lana luz diretamente sobre os fatos, mas permite aos historiadores rastrear as trajetrias inconscientes das lembranas e associaes de lembranas; permite, portanto, compreender os diversos significados que indivduos e grupos sociais conferem s experincias que tm. Negligenciar essa dimenso revelar-se ingnuo ou positivista. Ignorla, como querem as concepes tradicionais da histria, relegando a plano secundrio as relaes entre memria e vivncia, entre tempos, entre indivduos e grupos sociais e entre culturas, o mesmo que reduzir a histria a uma sucesso de eventos dispostos no tempo, seccionando-a em unidades estanques e externas; o mesmo que imobilizar o passado nas cadeias do concreto, do "real", em que, supostamente, residiria sua "verdadeira natureza", que caberia aos historiadores "resgatar" para a posteridade. Neste artigo, apliquei ao caso limite da entrevista de Fernandes concepes de histria que relacionam a vivncia e as memrias de um ser humano com o tempo em que viveu, com os tempos anteriores a ele e com o futuro; concepes que associam, em vrios nveis e de vrios modos, real e simblico, histria e memria, memria e imaginao, tradio e inveno, fico e histria. De acordo com a concepo tradicional, a entrevista de Fernandes no serve para nada; seu destino a lata de lixo, ou o fundo de gaveta, onde, por tantos anos, a deixei. De acordo com a segunda concepo, possvel compreender e oferecer uma resposta para o enigma de como o Cavaleiro da Triste Figura, montado em seu cavalo Rocinante, atravessou oceanos para lutar contra moinhos de vento nos longnquos sertes de Gois, na dcada de 1950, durante uma revolta de posseiros, e hoje, nesse final de milnio, espantosamente reaparece nas pginas desta revista de histria.

Histria, So Paulo, 14: 125-136, 1995


Referncias bibliogrficas

135

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento. So Paulo: Hucitec, 1987. BERGSON, H. Matire et mmoire. In: . Oeuvres. Paris: PUF, 1959. p. 161-382. BOURDIEU, P. O poder simblico. Lisboa: Difel, 1989. CHARTIER, R. A Ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os sculos XIV e XVIII. Braslia: UnB, 1994. _____ As prticas da leitura. In: ARIES, P., CHARTIER, R. Histria da vida privada. So Paulo: Companhia das Letras, 1991. v.3, p.113-67. DURKHEIM, E. L'volution pdagogique enFrance. Paris: Alcan, 1938. FREUD, S. Ensaios de Psicanlise e Semitica. So Paulo: Escuta, 1989. HALBWACHS, M. A memria coletiva. So Paulo: Vrtice, 1990. HARLAN, D. Intellectual history and the return of literature. American Histrica! Review v.94, n.3, p.581-609, June 1989. ______ Reply to David Hollinger. American Historical Review (Washington), v.94, n.3, p.622-6, June 1989. HOLLINGER, D. A. The return of the prodigal: the persistence of historical knowing. American Historical Review (Washington), v.94, n.3, p.610-21, June 1993. LE GOFF, J. Histria e memria. 2.ed. Campinas: Unicamp, 1992. POLLACK, M. Memria, esquecimento e silncio. Estudos Histricos, v.2, n.3, p.3-15,1989. PROUST, M. sombra das raparigas em flor. Porto Alegre: Globo, 1951. SAAVEDRA, M. de C. O engenhoso fidalgo Dom Quixote de Ia Mancha. Rio de Janeiro: Laemmert, 1901.

You might also like