You are on page 1of 4

"Toda educao sofre com o fato de que a adaptao social requer a represso da sexualidad e natural, e de que essa represso

torna as pessoas doentes e anti-sociais. Assim, e ra necessrio perguntar por que a adaptao social exige represso. Essa exigncia se baseia em um err o fundamental na avaliao da sexualidade." "As leis patriarcais pertencentes religio, cultura e ao casamento so predominantem ente leis contra a sexualidade." "As enfermidades psquicas so a conseqncia do caos sexual da sociedade. Durante milha res de anos, esse caos tem tido a funo de sujeitar psiquicamente o homem s condies domina ntes de existncia e de interiorizar a dinmica externa da vida. Tem ajudado a efetuar a anc oragem psquica de uma civilizao mecanizada e autoritria, tornando o homem incapaz de agir independ entemente." "As energias vitais regulam-se a si mesmas naturalmente, sem qualquer obrigao comp ulsiva ou moralidade compulsiva ambas, sinais certos da existncia de impulsos anti-socia is. As aes anti-sociais so a expresso de impulsos secundrios. Esses impulsos so produzidos pela supresso da vida natural, e esto em contradio com a sexualidade natural." "Os indivduos criados com uma atitude negativa diante da vida e do sexo contraem uma nsia de prazer, fisiologicamente apoiada em espasmos musculares crnicos. Essa nsia neurt ica de prazer a base na qual certas concepes de vida, negadoras da vida e produtoras de d itadores, so reproduzidas pelos prprios povos. a prpria essncia do medo de um Modo de vida indep endente, orientado para a liberdade. Esse medo se torna a mais significativa fonte de fora para qualquer forma de reao poltica, e para a sujeio da maioria dos homens e mulheres que trabalham a indivduos ou grupos. um medo biofisiolgico, e constitui o problema central do camp o psicossomtico de investigao. Tem sido at hoje o maior empecilho para a investigao das funes vitais involuntrias, que um neurtico pode experimentar apenas de um modo miste rioso e assustador." "A estrutura do carter do homem moderno, que refleti uma cultura patriarcal e aut oritria de seis mil anos, tipificada por um encouraamento do carter contra a sua prpria nature za interior e contra a misria social que o rodeia. Essa couraa do carter a base do isolamento, da indigncia, do desejo de autoridade, do medo responsabilidade, do anseio mstico, da misria sex ual e da revolta neuroticamente impotente, assim como de uma condescendncia patolgica O hom em alienou-se a si mesmo da vida, e cresceu hostil a ela. Essa alienao no de origem bi olgica, mas

scio-econmica. No se encontra nos estgios da histria humana anteriores ao desenvolvim ento do patriarcado." "O prazer natural do trabalho e da atividade tem sido substitudo pelo dever compu lsivo. A estrutura, mdia da maioria das pessoas transformou-se em uma estrutura marcada pe la impotncia e pelo medo vida. Essa estrutura distorcida no apenas constitui a base psicolgica da s ditaduras partidrias: torna possvel a essas ditaduras o justificar-se evidenciando certas at itudes humanas como a irresponsabilidade e a infantilidade. A catstrofe internacional que estamo s vivendo a conseqncia ltima dessa alienao da vida." "A formao das massas no sentido de serem cegamente obedientes autoridade se deve no ao amor parental mas autoridade da famlia. A supresso da sexualidade nas crianas peque nas e nos adolescentes a principal maneira de conseguir essa obedincia." "Nos primrdios do patriarcado econmico, a sexualidade das crianas e dos adolescente s era combatida por meio da castrao direta ou da mutilao genital, de um modo ou de 'outro. Mais tarde, a castrao psquica atravs da inculca da angstia sexual e do sentimento de culpa tornou-se o meio habitual. A supresso sexual tem a funo de tornar o homem dcil autoridade exatam ente como a castrao dos garanhes e dos touros tem a funo de produzir satisfeitos animais d e carga." "A evidncia mais impressionante da tendncia de agarrar-se a uma neurose a que se v no fim do tratamento, quando se faz a tentativa de estabelecer a capacidade de rendio orgs tica. Nesse ponto preciso, quando o paciente deveria estar beira de recuperar a sade, surgem contra esta as piores reaes. Os pacientes so dominados por um medo do prazer diametralmente oposto ao princpio de prazer da vida." "A sensao de integridade tem conexo com a sensao de contato imediato com o mundo. A unificao do reflexo do orgasmo tambm restaura as sensaes de profundidade e seriedade. Os pacientes lembram-se do tempo da sua primeira infncia quando a unidade de sensao do seu corpo no estava perturbada. Tomad os de emoo, falam do tempo em que, crianas, se sentiam identificados com a natureza e com tudo o que os rodeava; do tempo em que se sentiam "vivos"; e como finalmente tudo isso fora despedaado e esmagado pela educao. No rompimento d a unidade do sentimento do corpo pela supresso sexual, e no continuo anseio de restabelecer contato consigo mesmo e com o mundo, encont ra-se a raiz de todas as religies regadoras do sexo. "Deus" a idia mistificada da harmonia vegetat iva entre o eu e a natureza. Desse ngulo, a religio s pode ser reconciliada com a cincia natural se D eus personifica as leis naturais e o homem est includo no processo natural."

"Quando um patriarcado austero e negador do sexo quer propagar-se, precisa suprimir severamente os impulsos sexuais das crianas. Isso resulta em angs tia e clera agudas, ambas prejudiciais cultura da famlia patriarcal e dependentes da ideologi a do autocontrole e do poder de no mover um s msculo, por maior que seja a dor; na verdade, precisam ao mesmo tempo superar a emotividade: o prazer assim como o sofrimento. Essa a essncia da ideologia budista do Nirvana. Essa ideologia tambm proporciona uma interiorizao nos exerccios respiratrios dos iogues. A tcnica de respirao ensinada pelos iogues o oposto exato d a tcnica de respirao que usamos para reativar as excitaes emocionais vegetativas nos nossos paci entes. O objetivo do exerccio respiratrio iogue combater os impulsos afetivos; o seu objeti vo conseguir paz. O rito reminiscncia da ambigidade das aes compulsivas. A compensao do anseio pel Nirvana como me disseram, o ato de colocar-se em um estado de tranqilidade, ou de xtase, por meio de uma tcnica respiratria definida. A expresso facial rgida semelhante a uma msc ara, dos hindus tpicos, dos chineses e japoneses, encontra o seu extremo oposto na capacid ade para o xtase intoxicado. O fato de que a ttica iogue tenha podido espalhar-se na Europa e na A mrica se deve ao fato de que nessas culturas se procura um meio de conseguir o controle sobre os impulsos vegetativos naturais e, ao mesmo tempo, de eliminar estados de angstia. No esto lon ge de um pressentimento da funo orgstica da vida." "Assim, vemos uma nica linha que se estende da prtica infantil de prender a respir ao para no precisar masturbar-se, at o bloqueio muscular dos nossos pacientes, at a rgida posio dos milit aristas, e at as tcnicas artificiais destrutivas de autocontrole, de crculos culturais inteiro s." "Certas expresses, habituais na educao pela boca de pais e mestres, retratam com ex atido o que aqui descrevi como tcnica muscular de encouraamento. Uma das peas centrais da e ducao atual o aprendizado do autocontrole. "Quem quer ser homem deve dominar-se." "No s e deve deixar-se levar." "No se deve demonstrar medo." "Clera falta de educao." "Uma criana decente senta-se quieta." "No se deve demonstrar o que se sente." "Deve-se cerrar os dentes." Essas frases, caractersticas da educao, inicialmente so repelidas pelas crianas, depois ace itas com via de regra a espinh relutncia, laboradas e, por fim, exercitadas. Entortam-lhes a da alma, quebram-lhes a vontade, destroem-lhes a vida interior, fazem delas bonecos bem e ducados." "Mente e corpo constituem uma unidade funcional, tendo ao mesmo tempo uma relao antittica. Ambos funcionam segundo leis biolgicas. A modificao dessas leis resultado de influncias sociais. A estrutura psicossomtica o resultado de um choque entre as fu nes sociais e biolgicas."

"A matria viva funciona verdadeiramente regida pelas mesmas leis fsicas que a matri a noviva, como afirmavam os mecanicistas. Ao mesmo tempo, fundamentalmente diferente da ma tria no-viva, como sustentavam os vitalistas. Na matria viva, as funes da mecnica (tenso-relaxao) e as da eletricidade (cargadescarg ) se combinam de um modo que alheio matria no-viva. Entretanto, essa diferena no funcionamento da matria viva no pode, como pensam os vitalistas, reduzir-se a um p rincpio metafsico que exista alm da matria e da energia. Na verdade, pode ser compreendida com base nas leis que governam a matria e a energia. No seu funcionamento, a matria viva simult aneamente equivalente a uma forma diferente de matria no-viva. Deve-se esperar que os vitalistas e espiritualistas discordem dessa afirmativa, salientando que a conscincia e a auto-percepo permanecem no-explicadas. verdade, mas isso no justifica a hiptese de um princpio metafsico. Alm do mais, a conscincia e a auto-percepo podem antecipar um esclarecimento final. Os experimentos eltricos demonstraram que a ex citao biolgica do prazer e a excitao biolgica da angstia so funcionalmente equivalentes sua percepo. Estamos justificados ao presumir, portanto, que mesmo os organismos mais primitivos tm sensaes orgnicas de prazer e de angstia."

You might also like