You are on page 1of 45

REGINA DE FTIMA MARTINS RODRIGUES

PRODUO DIDTICO-PEDAGGICA
Orientadora: Prof Dr Rosely Sampaio Archela LONDRINA 2008
1

O Mapa do Georreferenciamento Educacional como instrumento auxiador nas aulas de Geografia


Regina de Ftima Martins Rodrigues reginafmr@seed.pr.gov.br
2

preciso conhecer o espao para nele

se organizar para nele sobreviver


Yves Lacoste

CARTOGRAFIA
O conceito da Cartografia, hoje aceito sem maiores contestaes, foi estabelecido em 1966 pela Associao Cartogrfica Internacional (ACI), e posteriormente, ratificado pela UNESCO, no mesmo ano: "A Cartografia apresenta-se como o conjunto de estudos e operaes cientficas, tcnicas e artsticas que, tendo por base os resultados de observaes diretas ou da anlise de documentao, se voltam para a elaborao de mapas, cartas e outras formas de expresso ou representao de objetos, elementos, fenmenos e ambientes fsicos e socioeconmicos, bem como a sua utilizao."
4

CARTOGRAFIA
Segundo a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), a arte ou cincia de levantamento, construo e edio de mapas e cartas de qualquer natureza recebe a denominao de cartografia.

HISTRIA DA CARTOGRAFIA
O desenvolvimento da Cartografia, desde pocas remotas at os dias atuais, acompanhou o prprio progresso da civilizao. Ela deve ter surgido, no seu estgio mais elementar, com as populaes nmades da antiguidade, sob a forma de mapas itinerrios.
6

HISTRIA DA CARTOGRAFIA

Fonte: www.ibge.gov.br

HISTRIA DA CARTOGRAFIA
Posteriormente, com o advento do comrcio entre os homens e o conseqente aparecimento dos primeiros exploradores e navegadores, descobrindo novas terras e novas riquezas e ampliando o horizonte geogrfico conhecido, o homem sentiu necessidade de se localizar sobre a superfcie terrestre. Estabeleceu-se, ento, o marco inicial da cartografia como cincia.
8

HISTRIA DA CARTOGRAFIA

Fonte: www.ibge.gov.br

HISTRIA DA CARTOGRAFIA A evoluo da cartografia tambm foi incrementada pelas guerras, pelas descobertas cientficas, pelo desenvolvimento das artes e cincias, pelos movimentos histricos que possibilitaram e exigiram, cada vez mais, maior preciso na representao grfica da superfcie terrestre.
10

HISTRIA DA CARTOGRAFIA
O avano tecnolgico permitiu um grande progresso e muita preciso na elaborao de mapas. s tcnicas usadas antigamente foram acrescentadas vrias outras, como o uso de avies ( fotografias areas), imagens de satlites artificiais e computadores.
11

HISTRIA DA CARTOGRAFIA HISTRIA DA CARTOGRAFIA


Hoje, entre os inmeros recursos utilizados pela cartografia, destacam-se:

a aerofotogrametria; o sensoriamento remoto; o geoprocessamento. preciso complementar o trabalho com uma eficiente pesquisa de campo no local cartografado. 12

AEROFOTOGRAMETRIA
As fotografias areas so feitas de maneira que, sobrepondo-se duas imagens do mesmo lugar, obtm-se a impresso de uma s imagem em relevo. Assim, representam-se os detalhes da superfcie do solo. Depois, o topgrafo completa o trabalho sobre o terreno, revelando os detalhes pouco visveis nas fotografias.
13

AEROFOTOGRAMETRIA

Fonte:http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/tecnicas.swf
14

SENSORIAMENTO REMOTO
As tcnicas de sensoriamento remoto caracterizam-se pela separao fsica entre o sensor (cmara fotogrfica ou satlite artificial) e o objeto de estudo, que est na superfcie terrestre. Podemos chamar de sensoriamento remoto o conjunto de tcnicas que permitem obter informaes sobre a superfcie terrestre atravs de sensores instalados em satlites artificiais.
15

SENSORIAMENTO REMOTO
Sensor Ativo

Fonte:http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/tecnicas.swf 16

SENSORIAMENTO REMOTO
Sensor passivo

Fonte:http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/tecnicas.swf 17

SENSORIAMENTO REMOTO
Os primeiros satlites comearam a ser usados, com esse fim, na dcada de 1970, com o Landsat I, lanado em 1972 pela NASA. Essas imagens podem ser usadas para levantamento do meio ambiente, agricultura, cartografia, planejamento municipal e regional, etc.
18

SISTEMA DE POSICIONAMEMTO GLOBAL GPS um sistema desenvolvido para se obter, com preciso, as coordenadas geogrficas de qualquer lugar da Terra , isto , a latitude, a longitude e a altitude, sem ter que efetuar clculos. O GPS uma tecnologia receptora e transmissora baseada numa constelao de 24 satlites distribudos por seis rbitas em torno da Terra. Com este instrumento podemos controlar as rotas das navegaes, na movimentao de frotas rodovirias e tambm no levantamento topogrfico atravs dos marcos geodsicos.
19

20

SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL - GPS

Fonte:http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/tecnicas.swf 21

Fonte:http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/tecnicas.swf 22

GEOPROCESSAMENTO
O geoprocessamento o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informaes cartogrficas (mapas e plantas) e informaes que se possa associar coordenadas desses mapas ou plantas. Por exemplo, permitem que o computador utilize uma planta da cidade identificando as caractersticas de cada imvel, ou onde moram os alunos de uma determinada escola.
23

GEOPROCESSAMENTO
O Geoprocessamento utiliza tcnicas matemticas e computacionais para o tratamento da informao geogrfica. Essa tecnologia vem influenciando as reas de Cartografia, Anlise de Recursos Naturais, Transportes, Comunicaes, Energia e Planejamento Urbano e Regional. As ferramentas computacionais para o Geoprocessamento, chamadas de Sistema de Informao Geogrfica (GIS), permitem realizar anlises complicadas, ao integrar dados de vrias fontes e ao criar bancos de dados georreferenciados, e ainda, automatizam a 24 produo de documentos cartogrficos.

SIG como Facilitador das Questes Municipais


Secret. Meio Ambiente Secret.Planeja mento Cadastro Secret. Segurana Servios ao Cidado

Gerenciamento de reas de proteo

Gerenciamento de rede de gua e esgoto

Cadastro de controle de IPTU

Gerenciamento de incndio

Localizao de servios pblicos

Controle da hidrografia do municpio

Gerenciamento de rede de transportes

Gesto do zoneamento

Controle de ocorrncias

Localizao pontos tursticos

Planejamento do uso do solo no municpio

Acesso de mapas via web

25

Sistema de Informao Geogrfica - SIG


Um Sistema de Informao Geogrfica (SIG) o meio tecnolgico baseado em computador, caracterizado por "hardware" e "software" especficos, com habilidade para aquisio, armazenamento, recuperao, transformao e sada de dados georreferenciados. Estes dados descrevem os objetos em termos de posicionamento real.

26

GEORREFERENCIAMENTO Georreferenciar permite transformar informaes de tabelas em elementos visuais e dinmicos, que podem ser sobrepostos, gerando conhecimento novo, obtido pelo cruzamento das informaes localizadas geograficamente.
27

GEORREFERENCIAMENTO Este novo conhecimento permite maior segurana no planejamento e na tomada de decises quando se trata de utilizar os recursos pblicos com maior eficcia e garantir mais eficincia no atendimento s necessidades e direitos do cidado.
28

Exemplo:

Alunos localizados no mapa do municpio. Fonte:Manual do processo de matrcula por georreferenciamento do Estado do Paran.

29

ATIVIDADE

Introduo Objetivos Metodologia Avaliao Material Bibliografia


30

INTRODUO Os mtodos de aquisio e manipulao de dados passa por um grande avano tecnolgico. Essas tecnologias que surgiram ao longo do tempo passaram a contribuir para a confeco e anlise de mapas. Observa-se , atualmente um aumento de pesquisas voltadas para o uso do geoprocessamento em diferentes reas do conhecimento.
31

INTRODUO A Secretaria de Estado da Educao do Paran tem feito uso dessa tecnologia nas matrculas dos alunos de 4 e 8 sries do ensino fundamental. Sendo assim, observei a relevncia de levar aos alunos o conhecimento sobre o uso dessa tecnologia.

32

OBJETIVOS

Identificar o local de origem do corpo discente da 8 srie do Colgio Hugo Simas atravs de mapa da cidade de Londrina. Localizar no mapa os seus endereos e a escola mais prxima que oferta o Ensino Mdio. Tornar as aulas de Geografia mais estimuladoras para alunos e professores atravs do uso escolar de imagens geradas por satlite. Entender o que e para que serve o geoprocessamento.

33

METODOLOGIA
1 Passo Apresentar na sala de aula as palavras geoprocessamento, sensoriamento remoto, imagem de satlite e SIG, para levantar o quanto os alunos sabem a respeito desse tema. A partir das respostas discutir algumas definies como: geoprocessamento, sensoriamento remoto, SIG sistema de informao geogrfica.
34

2 Passo Apresentar para os alunos a entrevista dada pelo prefeito de Curitiba, Cssio Taniguchi revista Fator Gis em 1997 (1997 apud ARCHELA e GOMES,1999 p.68). Aps a leitura, promover um debate discutindo questes relacionadas introduo das novas tecnologias no planejamento das cidades, utilizando a entrevista como parmetro. Apresentar e discutir o sistema de matrcula por georreferenciamento da Rede Pblica de Ensino do Estado do Paran.
35

METODOLOGIA

3 Passo Apresentar aos alunos uma imagem de satlite como a seguinte:

METODOLOGIA

Fonte: www.uel.br/revistas/atlasambiental
36

METODOLOGIA
Comentar sobre o uso das imagens de satlite em vrias atividades cientficas como: Previso do tempo; Anlise ambiental; Expanso de cidades; Extenso de propriedades rurais e outros.
37

METODOLOGIA Solicitar que os alunos identifiquem os contornos da imagem e reconheam a imagem apresentada. Relacionar os elementos que formam a paisagem como a gua, solo, relevo, vegetao e como so apresentados na imagem devido aos diferentes nveis de radiao. Ex: cor, forma e texturas diferentes. Ressaltar que os elementos absorvem energia de forma diferente, e por isso, se apresentam alterados na imagem.
38

METODOLOGIA 4 Passo - Encaminhar os alunos diviso de planejamento da prefeitura, para que verifiquem como so levantadas as informaes geogrficas da cidade e quais so as tcnicas utilizadas. Dividir a sala em grupos para pesquisarem e entrevistarem tcnicos de diferentes reas: sade, educao, vias de circulao, rede de esgoto, loteamentos urbanos, reas de lazer e outros. Posteriormente realizar uma discusso.
39

METODOLOGIA
5 Passo Em um mapa da cidade, com a localizao das escolas estaduais que ofertam o Ensino Mdio, pedir para os alunos localizarem seus endereos e a escola mais prxima de suas residncias. Em seguida, no mesmo mapa, os alunos devem calcular a distncia da sua casa at a escola em que estudam.
40

AVALIAO
Esta sugesto no pretende trabalhar com o geoprocessamento, mas sim, discutir com os alunos sobre o uso das novas tecnologias. O processo de ensino e aprendizagem e a avaliao no podem ser realizados separadamente. Cada passo desta atividade pode ser o ponto de partida para a avaliao do trabalho como um todo. 41

AVALIAO
Alguns passos podem ser avaliados individualmente e outros em grupo. A avaliao deve considerar os objetivos traados pelo professor e os alunos devem ser estimulados a pesquisar sobre o tema em diversas fontes. Esta atividade pode ser finalizada com a divulgao das descobertas feitas pelos alunos em uma exposio na escola.
42

Para a realizao desta atividade ser necessrio, entre outros, os seguintes materiais: Imagem de satlite; Mapa da cidade; Xrox; TV- pen-drive. Nota: Sugesto adaptada de ARCHELA, R.S;
GOMES,M.F.V.B. Geografia para o Ensino Mdio: Manual de Aulas Prticas.Londrina: UEL,1999.
43

MATERIAL

BIBLIOGRAFIA
ARCHELA, R. S.; GOMES, M. F. V. B. Geografia para o Ensino Mdio: Manual de Aulas Prticas. Londrina: UEL, 1999. BARROS, M.V.F.; ARCHELA,R. S. ; BARROS, O.N. F. ; GRATO, L. H. Atlas Ambiental de Londrina. Projeto de Pesquisa N 05058/08, Jul. 2008. Disponvel em: < www.uel.br/revista/atlasambiental> Acesso em: 01 dez. 2008. CALIJURI, M.L. ; RHM, S. A. Sistemas de Informaes Geogrficas. Minas Gerais: UFV, 1995. COVRE, M. Do Balo ao Satlite. Disponvel em: www. Fatorgis.com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Disponvel em: www.ibge.gov.br Acesso em: 10 nov.2008.

44

BIBLIOGRAFIA
PORTAL EDUCACIONAL DO ESTADO DO PARAN Disponvel em:< http://www.seed.pr.gov.br/diaadia/educadores/ index.php?logado =ok&PHPSESSID=2008101422301232> Acesso em: 25 nov. 2008 SAUSEN, T. M. Cartografia na Escola: Cartografia e Novas Tecnologias. Disponvel em:<http://tvebrasil .com.br/salto/boletins2003/ce/tetxt5.htm> Acesso em: 28 nov.2008. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO DO PARAN, Manual de Instruo sobre o Processo de Matrcula por Georreferenciamento. Curitiba, 2008.

45

You might also like