You are on page 1of 14

www.colegionobre.com.br Av. Maria Quitria, 2116 - Kalilndia - 44.025-250 Feira de Santana - Bahia - Tel.

(75) 2102-9100

5,0 pontos 2 05.04.2011 HISTRIA Incio: ____________________ ____________ Trmino: ___________________ I PROVA

DA SANTOS Visto do professor-fiscal:

FOLHA
01. (0,20) 02. (0,20) 03. (0,20) 04 (0,20) 05 (0,20) 06 (0,30) 07 (0,30) 08 (0,30) 09. (0,30) 10. (0,40) 11. (0,40) 12. (0,40) 13. (0,40) 14. (0,40) 15. (0,40) 16. (0,40) a a a a a a a a 01 01 01 01 01 01 01 b b b b b b b b 02 02 02 02 02 02 02 c c c c c c c c 04 04 04 04 04 04 04 d d d d d d d d 08 08 08 08 08 08 08

DE
e e e e e e e e 16 16 16 16 16 16 16

RESPOSTAS

32 = 32 = 32 = 32 = 32 = 32 = 32 =

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Assinatura:

QUESTO 01

0,2

Analisando a conjuntura poltico-econmica da chegada dos portugueses ao Brasil, podemos entender a situao demonstrada na charge acima considerando os seguintes argumentos: (a) Havia uma satisfao do absolutismo com o comrcio estabelecido com a frica, ampliado com o crescimento do capitalismo comercial, possibilitando um descaso em relao ao possvel comrcio com o Brasil. (b) As relaes econmicas desfrutadas por Portugal com outras colnias eram facilitadoras de aquisio de lucros; essa situao transformou o Brasil numa regio pouco atrativa para o comrcio metropolitano. (c) A ausncia de especiarias ou qualquer outro produto que fosse comercializvel no Brasil explica, naquele momento histrico, a reao do personagem da charge. (d) A situao comercial privilegiada dos portugueses, no sculo XV, justifica a negligncia com que os lusos trataram a terra adquirida na Amrica. (e) A falta de recursos disponveis para ocupar o terreno baldio foi o fator responsvel pelo relativo abandono que Portugal destinou o Brasil nos trinta primeiros anos do sculo XVI.

Assinatura:

QUESTO 02

0,2

A presena estrangeira no litoral brasileiro representava uma ameaa para Portugal. O monarca portugus, D. Joo III, chegou a reclamar do contrabando francs ao rei Francisco I, da Frana. Este limitou-se a responder: Gostaria de ver o testamento de Ado e Eva dividindo as terras do Novo Mundo entre Portugal e Espanha. O fato denunciado no fragmento acima ocorreu no Brasil (a) apenas no perodo pr-colonial, ocasio em que a costa brasileira no foi ocupada, o que facilitou a ao dos corsrios. (b) em vrias ocasies e perodos da dominao portuguesa em funo das riquezas existentes nas colnias de explorao da Amrica Ibrica. (c) durante a instalao dos engenhos coloniais que chamavam a ateno pela sua grande lucratividade. (d) durante a ausncia dos donatrios em suas respectivas Capitanias, o que facilitou a ao dos invasores no territrio brasileiro. (e) antes mesmo da chegada dos portugueses no sculo XV, em funo da lucratividade produzida com o comrcio do pau-brasil.

QUESTO 03

0,2

[...] as casas se erguiam separadas umas das outras, comunicando-se somente por pequenas pontes elevadias e por canoas[...] O burburinho e o rudo do mercado podia ser ouvido at quase uma lgua de distncia[...] Os artigos consistiam em ouro, prata, jias, plumas, mantas, chocolates, peles, sandlias e outras manufaturas de razes e frutas, grande nmero de escravos homens e mulheres. Toda a praa estava cercada piazzas sob as quais grandes quantidades de gros eram estocados e onde estavam, tambm, as jias para as diferentes espcies de bens. Este texto foi escrito pelo cronista espanhol Bernal Diaz del Castilho em 1519, sobre a cidade asteca de Tenochtitln. A partir dele, correto afirmar que, na poca, os astecas (a) j conheciam o modo de produo capitalista e tinham um comrcio bastante desenvolvido que integrava as sociedades pr-colombianas. (b) eram caracterizados por uma economia monetarizada, havendo o acmulo de ouro e prata pelo Estado. (c) tinham uma vida urbana intensa, fato esse que estimulava as prticas comerciais. (d) estavam submetidos a um sistema produtivo baseado na agricultura e na acumulao de excedentes.

Assinatura:

(e) o intenso comrcio proporcionava uma diversificao na produo de bens de consumo e dinamizava a prtica artesanal.

QUESTO 04
PACTO COLONIAL

0,2

A palavra pacto significa acordo, combinao, contrato; algo feito, portanto, com a aceitao das partes envolvidas. Pacto Colonial o nome como ficou conhecido o contrato imposto pelas metrpoles europeias s colnias americanas. Em geral, as Coroas mantinham a exclusividade de todo comrcio realizado em suas colnias. Para garantir ainda mais os ganhos e o domnio dos territrios conquistados, as metrpoles impunham s populaes coloniais o tipo de propriedade agrcola que seria formada e a maneira como os bens seriam produzidos. O tipo de acordo analisado no texto acima, com todas as suas particularidades, caracterizou (a) apenas a colonizao portuguesa em funo da implantao do sistema de Plantation. (b) a Amrica inglesa na sua parte Norte em funo da opo feita pela policultura comercial. (c) as colnias de explorao dos pases ibricos em funo da abundncia de riquezas minerais e um solo adequado para a instalao de lavouras tropicais. (d) as reas dominadas pelo mercantilismo europeu, comandadas pelos reis absolutistas, interessados em riqueza material e na propagao da f catlica e protestante. (e) as regies habitadas pelos antigos maias, astecas e incas por terem sido dominados e submetidos a trabalhos forados, possibilitando a implantao de um modelo de aquisio de riquezas mtuas atravs do Pacto Colonial.

QUESTO 05

0,2

No seu conjunto, e vista no plano mundial e internacional, a colonizao dos trpicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial [...] destinada a explorar os recursos naturais de um territrio virgem em proveito do comrcio europeu. este o verdadeiro sentido da colonizao tropical, de que o Brasil uma das resultantes; e ele explicar os elementos fundamentais, tanto no social como no econmico, da formao e evoluo dos trpicos.
(PRADO JNIOR, Caio. Formao Econmica do Brasil.So Paulo: Brasiliense, 1996.)

Com base neste texto, podemos afirmar que o autor (a) indica que as estruturas econmicas tropicais no coincidem econmico europeu. com o modelo

(b) demonstra a autonomia existente entre as esferas econmica e social das regies colonizadas. (c) prope uma interpretao econmica sobre a colonizao do Brasil, acentuando o seu sentido mercantil. (d) d ao Brasil uma especificidade dentro do contexto de colonizao dos trpicos.

Assinatura:

(e) confere ao sentido da colonizao uma relativa autonomia em relao ao mercado internacional.

QUESTO 06

0,3

Primeira Missa de Sampaio. In: Humores nunca dantes navegados: o descobrimento segundo os cartunistas do sul do Brasil. Porto Alegre: SEC-RS, 2000. Considerando a situao histrica e os significados expressos no cartum apresentado, analise as seguintes afirmaes. I. O cartum retrata o momento inicial da conquista portuguesa, demonstrando aspectos do choque cultural ocorrido entre os conquistadores e os indgenas. II. A dominao portuguesa do Brasil no se deu unicamente com base na explorao dos recursos naturais e do trabalho indgena, mas tambm apresentou aspectos nitidamente ideolgicos, como a imposio da religio catlica aos nativos. III. O cartum apresenta o momento inicial do contato intertnico como sendo de tenso e conflito armado e econmico, visto que os nativos reagiram s tentativas de vigilncia impostas pelos conquistadores. Quais esto corretas? (a) Apenas I. (b) Apenas I e II. (c) Apenas I e III. (d) Apenas II e III. (e) I, II e III

Assinatura:

QUESTO 07

0,3

Os ndios so obrigados a cuspir cada vez que falam em qualquer um dos seus deuses. So obrigados a danar danas novas, o Baile da Conquista e o baile dos Mouros e Cristos, que celebram a invaso da Amrica e a humilhao dos infiis. [...] Os ndios fazem a Virgem desfilar em andores de plumas, e chamando-a de Av da Luz pedem todas as noites que ela traga o sol na manh seguinte; mas com maior devoo veneram a serpente que ela esmaga com o p. [...] Identificam-se com Jesus, que foi condenado sem provas, com eles; mas no adoram a cruz por ser smbolo de sua imolao, e sim porque a cruz tem a forma do fecundo encontro da chuva com a terra.
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da Amrica Latina.So Paulo, 1995.

Tomando por base as informaes adquiridas sobre a conquista da Amrica pelos europeus e o fragmento acima, analise as afirmativas abaixo e em seguida responda a questo de acordo com o cdigo apresentado. I. Os colonizadores utilizaram a coero religiosa para impor o luteranismo na Amrica e negar a religiosidade local.

II. Os espanhis fizeram um grande esforo para eliminar as religies indgenas, que, para eles, ofendiam o cristianismo, considerado pelos conquistadores a nica religio. III. A aliana entre Roma e os reis catlicos possibilitou aos ltimos o poder de evangelizar os nativos americanos no novo mundo, revelando a aliana da Igreja com o absolutismo ibrico. IV. A juno religiosa entre o universo cristo e o indgena possibilitou, na Amrica, o surgimento de novas entidades religiosas cultuadas pelos dois povos. Esto corretas as alternativas (a) I e II. (b) III e IV. (c) II e III. (d) I e IV. (e) I e III.

Assinatura:

QUESTO 08

0,3

Analisando a fala dos personagens da charge acima, associada aos seus conhecimentos em relao ao sculos XV e XVI, correto: (a) O processo de dominao da Amrica no sculo XV est intimamente ligado s transformaes religiosas que ocorreram na Europa no mesmo perodo, funcionando o novo mundo como local estratgico de recomposio da f catlica. (b) A presena dos europeus na Amrica a partir do sculo XV, foi consequncia imediata da Reforma Protestante, por trazer resultados danosos para a Igreja que transforma a colonizao num instrumento de propagao dos valores eclesisticos. (c) A colonizao imposta pelos europeus na Amrica negligenciou os valores culturais e polticos dos nativos, assim como representou, naquele contexto histrico, a afirmao de padres econmicos e sociais do chamado Velho Mundo( Europa) na regio dominada. (d) De forma homognea, a dominao econmica da Amrica no significou, necessariamente, a substituio de valores religiosos locais em funo da resistncia dos nativos ao culto cristo. (e) O controle das terras da Amrica pelos espanhis foi possibilitado pela fragilidade blica dos nativos, associado ausncia de resistncia dos mesmos movidos pela coeso religiosa.

Assinatura:

QUESTO 09

0,3

A charge acima representou, no contexto da dominao portuguesa no Brasil, durante o sculo XVI, (1) (2) o sistema produtivo criado pelos portugueses nos engenhos coloniais. a possesso lusitana sobre o patrimnio rural brasileiro, caracterizado pela explorao do trabalho nativo.

(04) a relao de trabalho que marcou o incio das transaes comerciais entre a populao nativa brasileira e seus dominadores. (08) a primeira forma de trabalho assalariada imposta no Brasil pelo sistema colonial. (16) a explorao do trabalho indgena na colnia portuguesa da Amrica, caracterizado pela troca e no pela remunerao capitalista vigente em parte da Europa. (32) o incio da colonizao brasileira que j exigia a escravido dos nativos como forma de garantir a produo agrcola. SOMA =

Assinatura:

QUESTO 10

0,4

Analisado sob a perspectiva poltico-econmica, o modelo administrativo criado pelos portugueses, ilustrado no mapa, objetivou (1) (2) ocupar as terras brasileiras no sculo XVI, ameaadas pela constante presena de invasores estrangeiros. montar a estrutura produtiva colonial e, ao mesmo tempo, viabilizar a administrao do litoral brasileiro.

(04) terceirizar a colonizao do Brasil em funo da crise econmica que o governo lusitano atravessava naquele momento. (08) transferir a administrao colonial para fidalgos portugueses, tendo em vista a incapacidade do rei metropolitano de enfrentar essa tarefa. (16) aprisionar os nativos que resistiram ao projeto de dominao colonial e transformar a at ento colnia de povoamento em uma rea de explorao. (32) criar as unidades produtivas agrcolas, chamadas de engenho, origem da grande propriedade latifundiria no Brasil. SOMA =

Assinatura:

10

QUESTO 11

0,4

Analisando o contexto histrico em que se situa a chegada e dominao dos europeus na Amrica, considere as alternativas corretas. (01) O sculo em que ocorreu a chegada de Cabral ao Brasil foi marcado pelo incio da Reforma na Inglaterra, fenmeno esse que contribuiu para que a Igreja Catlica apoiasse incondicionalmente a colonizao brasileira. (02) A chegada dos espanhis Amrica est intimamente ligada ao processo de Contra Reforma, visto que havia uma ligao poltica entre o Rei Fernando de Arago e o Papa. (04) O interesse mercantilista das naes europias funcionou como fator econmico determinante para a dominao na Amrica Central e do Sul, zonas de montagem do sistema de Plantation e de explorao mineral. (08) As colnias de explorao funcionaram apenas nas reas dominadas pelos pases catlicos a partir do sculo XVI por causa da Contra Reforma. (16) O Absolutismo europeu, no uso das suas atribuies, foi o responsvel direto pela subordinao dos povos da Amrica e a imposio dos ensinamentos cristos neste continente a partir do sculo XV. (32) O alto nvel de evoluo poltica das sociedades pr-colombianas, na sua maioria caracterizadas pela existncia de um estado teocrtico, impossibilitou a total dominao europeia na regio. SOMA =

QUESTO 12
Analisando o processo de Colonizao do Brasil, podemos afirmar:

0,4

(01) De 1500 a 1530, o processo de colonizao no foi iniciado, por isso o Estado portugus intensificou a dominao colonial e econmica nas ndias. (02) Por razes econmicas e territoriais, a colonizao brasileira foi iniciada tardiamente e com algumas dificuldades de ordem material e humana. (04) A distribuio de sesmarias foi determinante para o incio da ocupao territorial e econmica brasileira, assim como a origem da aristocracia agrria, embrio da elite colonial. (08) A expedio de Martim Afonso de Souza representou na histria econmica do Brasil o pice da produo colonial seguida do sucesso administrativo, apesar das dificuldades encontradas em funo da extenso territorial. (16) O fracasso das capitanias hereditrias pode ser explicado, em parte, pelo sucesso do comrcio metropolitano com o Oriente, relegando o Brasil a uma posio secundria que no atraa investimentos.

Assinatura:

11

(32) A origem humilde dos Capites Donatrios, foi um fator determinante para os mesmos no conseguirem recursos necessrios de bancos privados para investir no Brasil. SOMA =

QUESTO 13

0,4

Conhecendo o contexto econmico mundial no perodo da montagem dos engenhos brasileiros, associado mensagem da tirinha acima, podemos afirmar: (01) A diversificao da produo agrcola nos latifndios brasileiros possibilitou a formao de um intenso mercado interno, assim como a efetivao do Pacto Colonial. (02) A opo pela produo monocultora aucareira nos engenhos coloniais brasileiros explicada pela valorizao do produto no mercado externo. (04) Considerado uma especiaria, o acar era apenas um dos vrios produtos derivados da cana produzida no Brasil e negociado no mercado externo, os demais eram de uso interno da colnia. (08) Produzida inicialmente nas colnias africanas, a cana-de-acar foi responsvel pelo incio dos ciclos produtivos da colonizao brasileira a partir do sculo XVI. (16) Os fatores fsicos e geogrficos superaram os econmicos na escolha da cana-deacar para iniciar a produo agrcola no Brasil Colnia.

Assinatura:

12

(32) A cana-de-acar foi o produto de destaque no sistema de policultura que marcou a vida produtiva dos engenhos brasileiros. SOMA =

QUESTO 14

0,4

4 3

Analisando o mapa acima e as reas de dominao europia na Amrica, associado aos seus conhecimentos sobre este fenmeno histrico, destaque as alternativas verdadeiras. (01) A rea nmero 4 foi dominada pelo mesmo pas que ocupou a regio nmero 2, no mesmo contexto histrico. (02) Tipo de colonizao que caracterizou as reas de numero 1 e 2 foi idntico. (04) A rea nmero 3 teve tipos de colonizao distintos, fenmeno explicado pela existncia de climas antagnicos na regio. (08) O Pacto Colonial foi exigido pelas suas respectivas metrpoles nas colnias localizadas nas reas de nmero 1, 2 e parte da 3. (16) Os pases ibricos dominaram as reas de nmero 1 e 3, os anglo-saxes ocuparam as reas 2 e 4.

Assinatura:

13

(32) O sistema de Plantation caracterizou as reas de dominao dos pases ibricos e o sul da rea de nmero 3. SOMA =

QUESTO 15

0,4

"O engenho de acar era uma verdadeira empresa capitalista, mas era ao mesmo tempo uma comunidade patriarcal que, para suas necessidades mais vitais, vivia em regime de economia fechada."
(MAURO, Frdric. HISTRIA DO BRASIL. So Paulo, DIFEL, 1974.)

Conhecendo a realidade econmica dos engenhos coloniais brasileiros no perodo colonial, as informaes do texto acima so: (01) verdadeiras, produzindo para o mercado externo os engenhos atendiam as necessidades de produo e lucro exigidos pelos agentes da colonizao. (02) falsas, o contexto econmico em curso no possibilitava a produo em moldes capitalistas. (04) verdadeiras, funcionando como uma unidade auto-suficiente os engenhos no demandavam servios externos para o seu funcionamento. (08) falsas, a sociedade patriarcal no existiu no engenho, o comando das unidades cabia aos donatrios gerais. (16) verdadeiras, o sistema monocultor visava o lucro, a produo organizada e em srie aproximava o engenho de uma empresa capitalista. (32) falsas, a presena da mo-de-obra escrava distancia o engenho do modelo capitalista. SOMA =

QUESTO 16

0,4

Os europeus dominaram as civilizaes americanas em nome de uma ambio polticaeconmica desconhecida pelos dominados, seus direitos foram desrespeitados e sue patrimnio incorporado ao imenso imprio colonial formado pelas metrpoles que protagonizaram esse acontecimento... Cite dois fatores que possibilitaram a concretizao do fenmeno citado no texto acima. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

Assinatura:

14

DS/AN/2011

You might also like