You are on page 1of 3

Museu Municipal de Espinho

Rua 41|Av. Joo de Deus, 4500 Espinho Tel.: 227 326 258,227 327 072 | Fax: 227 335 867 email: museu.municipal@cm-espinho.pt www.museumunicipaldeespinho.blogspot.com

[Estruturas] Maria Manuela Mendes da Silva


17.03.12 | 29.04.12

Servio Educativo

1 Ciclo
Visita | Oficina 60 Minutos

[Estruturando] (1) O ponto de partida para a obra de arte diverso e mltiplo. Maria Manuela Mendes da Silva partiu de uma estrutura de cores neutras para uma exploso de cores e texturas em que as sobreposies e transparncias do vida tela. Vamos criar a nossa prpria obra de arte a partir de estruturas simples. Do simples se faz o completo! Atividade Oficina de pintura com diversos materiais. A base do quadro dos pequenos pintores ser a estrutura utilizada pela pintora para a realizao dos seus quadros. A partir da estrutura, os pequenos pintores realizaro o seu prprio quadro de arte contempornea.

2 | 3 Ciclo
Visita | Jogo 60 Minutos

[Mltiplos Olhares] (1) O que a arte? O que a obra de arte? O que a arte contempornea? O que podemos observar num quadro? O que est para alm do percetvel ao olhar? Vamos questionar a arte, a obra de arte, o artista e a sensibilidade do observador. Vamos observar e tentar compreender o que a arte de Maria Manuela Mendes da Silva transmite. No basta apenas ver uma tela, preciso entrar nela e explor-la nos nossos pensamentos. A arte transmite-nos sensaes, vamos descobri-las. Atividade As crianas/jovens sero convidadas a descobrir a exposio, percorrendo as galerias e encontrando um quadro que lhes transmita sensaes e emoes. Aps essa escolha, cada um ter de explicar o que o fez escolher aquela obra. O objetivo perceber a ambiguidade de sentimentos e sensaes e percees que a Arte Contempornea pode transmitir.

Ensino Secundrio | Ensino Universitrio | Pblico em geral


Visita | Debate | Desafio [Matin com Arte A Arte e o Artista] (1) A arte no existe sem o artista! O que vai na alma do artista sempre um desafio para o observador e leva a mente a elaborar vrias teorias em exerccios complexos e infindveis. Vamos desafiar, questionar e debater a arte de Maria Manuela Mendes da Silva atravs de um contato pessoal e presencial. A exposio Estruturas ganhar vida, contrariando o senso comum que nos reporta para um mundo inatingvel e intangvel do Artista. Os artistas so pessoas comuns e alcanveis! Uma tarde com arte! Atividade O contato presencial e pessoal com a pintora o ponto de partida para uma tarde repleta de descobertas do interior de cada obra. Convidando Maria Manuela Mendes da Silva a estar presente e orientar o espectador para o interior dos quadros desmistificar-se- a Arte Contempornea e a ligao entre o quadro e o visitante ser maior. O contacto informal com a pintora contribuir para colmatar uma das lacunas de quem estuda a arte, ou seja, no olhar a arte segundo mtodos e regras, mas sim com o olhar de quem criou a obra de arte, seguindo o seu pensamento.

(1)

Inscrio obrigatria.

You might also like