You are on page 1of 11

1

USO DE RECURSOS TECNOLGICOS: CONHECER VERSUS SABER USAR ngela Christina Santana Andrade1 mestranda do Ensino de Cincias e
Matemtica/NPGCIMA/EDUCON/UFS; alegnaandrade@yahoo.com.br

RESUMO

A necessidade de adequaes didticas de ensino/aprendizagem que alcancem expectativas como a formao de cidados efetivamente ativos e estimulados, criando condies que permitam interconexes com o processo educacional e a evoluo de recursos tecnolgicos como meios para alcanar uma aprendizagem diferenciada e significativa algo bastante visvel h muito tempo. Todavia, a falta de conhecimentos e a viso extremamente quantitativa dos recursos fazem com que poucos, na sociedade contempornea, consigam enxergar a importncia da tecnologia no ambiente escolar. Diante desse pressuposto, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre o uso de recursos tecnolgicos em ambiente escolar, enfatizando que no basta apenas conhec-los, mas deve-se tambm saber utiliz-los, evitando prejuzos tanto para os alunos quanto para os professores. PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento e Recursos Tecnolgicos; Prtica Educativa; Aprendizagem Significativa.

ABSTRACT The need of didactic adaptations of teaching / learning that they reach expectations indeed as the citizens' formation assets and stimulated, creating conditions that allow interconnections with the education process and the evolution of technological resources as means to reach a differentiated learning and significant it is something quite visible there is a long time. Though, the lack of knowledge and the extremely quantitative vision of the resources do with that few, in the contemporary society, get to see the importance of the technology in the school atmosphere. Before of that presupposition, the present article has as objective contemplates on the use of technological resources in school atmosphere, emphasizing that it just is not enough to know them, but it is also due to know to use them, avoiding damages so much for the students as for the teachers. KEYWORDS: knowledge and the use of technological resources; educational practice; significant learning.

1. INTRODUO

O mundo est vivendo a era da informao e o desenvolvimento de novas tecnologias vem causando vrias discusses. No que se refere Educao, a incluso destas inovaes tecnolgicas demanda uma viso mais holstica, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender. Todavia, deve-se compreender que a discusso principal est voltada 1

para o fato da forma correta de utilizao da tecnologia, ou seja, como recurso no sistema educacional, como forma de aprimorarem o ensino-aprendizagem, e no se ela deve estar presente na vida escolar, a ponto de que se essa no existir, a formao do indivduo fique incompleta, cheias de lacunas. Diante desse fato, Pereira afirma:
O que se espera um novo paradigma que valorize o processo de aprendizagem, a atualizao constante dos contedos, a adoo de currculos flexveis e adaptados s condies dos alunos, e que respeite o ritmo individual e coletivo nos processos de assimilao e de acomodao do conhecimento. Um paradigma que no apenas reconhea a interatividade e a interdependncia entre sujeito e objeto, mas tambm que faa uso de recursos que motivem o aprendizado (som, vdeo, grfico e animao). (PEREIRA, 2005)

A prtica educativa, portanto, vem se deparando com inmeros desafios, dos quais a modernidade e a inovao tm se apresentado como ponto de partida para a busca de propostas que dinamizem o processo ensino/aprendizagem. Diante desse fato, pode-se dizer que as transformaes na educao so, em grande parte, um reflexo da evoluo tecnolgica ocorrida nos ltimos anos, mas tambm do prprio contexto de evoluo dos indivduos, sejam eles alunos, professores, entre outros. Nesse sentido, o papel do professor no atual processo educacional torna-se cada vez mais desafiador devido abrangncia e responsabilidade social proposta pelo prprio sistema. Este profissional precisa, mais do que nunca, dar conta de contedos complexos e atender s exigncias curriculares que nem sempre correspondem realidade do universo escolar. Alm disso, ao se pretender estabelecer uma perspectiva mais cientfico-tecnolgica no interior da sala de aula, o docente precisa ter clareza dos objetivos que pretende alcanar e das estratgias que pretenda fazer uso. Isto quer dizer que sua ao est pautada em reflexes e escolhas constantes. Afinal, como tornar o ensino mais prazeroso sem perder a cientificidade? Quais ferramentas usar? Como utilizar? Em qual medida? Como a funo do educador envolve sempre o desenvolvimento de novas habilidades e competncias, pode-se verificar que a necessidade de seu aperfeioamento contnuo e implementao de atividades que promovam a melhoria da qualidade da educao cresce mais a cada dia. Nesse ponto, Bahlis acredita que:

O impacto das novas tecnologias na vida cotidiana e na sociedade cada vez mais evidente e s passa hoje despercebido para uns poucos renitentes, que esperam assim fugir aos temores do desconhecido desta nova aventura. Mas mesmo entre os que reconhecem a sua importncia, em geral sua observao se restringe s caractersticas quantitativas do processo em curso (o nmero de pessoas e mquinas envolvidas, a ampliao da abrangncia de suas atividades, seu carter global, os

valores econmicos envolvidos, etc.), do que pelas caractersticas e dinmicas especficas que estas novas tecnologias implementam ao nvel de nosso processo cognitivo e da prpria prtica educativa. (BAHLIS, 2005)

Bahlis ainda ressalta que o processo educativo pressupe uma nova forma de possibilitar a construo e a elaborao do conhecimento diferente do tradicional, a partir de caractersticas especficas das novas tecnologias. De acordo com essa nova forma de pensar, torna-se evidente que para existir uma prtica educativa diferenciada necessrio investimento e melhorias em todo o sistema educacional. Acreditamos que, assim sendo, o docente, mesmo consciente de todas as angstias da educao no Brasil, poder construir uma nova mentalidade e compreender melhor as aspiraes das novas geraes diante da crescente presena tecnolgica que uma realidade e necessita ser compreendida, utilizada e aplicada para o crescimento e autonomia da sociedade, para que no vire uma ferramenta que produza algo rotineiro, desmotivador e prejudicial ao percurso do discente no ambiente escolar.

2. O UNIVERSO TECNOLGICO E A PRTICA EDUCATIVA NA SOCIEDADE CONTEMPORNEA

A educao, para muitos, considerada como um dos aspectos essenciais do progresso humano no mundo globalizado, uma vez que poder ser vista como uma forma de reduo da desigualdade, assim como da promoo do desenvolvimento scio-econmico. Com o advento das novas tecnologias da comunicao, surgiram inovaes e facilidades para o homem que superaram de longe o que a fico previa at pouco tempo atrs. Se antes era preciso correr em busca de informaes do interesse das pessoas, hoje, teis ou no, elas que assediam com ofertas de compras, dicas de cursos, propagandas polticas, ganhadores de gincanas, variaes da moeda etc. Por outro lado, enquanto cresce a capacidade dos discos rgidos e a velocidade das informaes, o desempenho da memria humana est ficando cada vez mais comprometido. Pode-se perceber que a humanidade, na sociedade contempornea, dispe de fantsticos recursos para dinamizar a troca de informaes, a comunicao distncia, o respeito identidade cultural dos povos, o progresso cientfico e a democratizao do conhecimento. 3

Os jovens, as crianas, nascidos na chamada era digital apresentam total tranqilidade e agilidade em utilizar novas tecnologias, como os computadores, por exemplo, desde claro que estas faam parte de seu cotidiano. Uma significativa parcela dessa gerao nascida no mundo digital, pois, parece no ter receio em conviver com as novidades tecnolgicas e aprecia os novos jogos de vdeo games, manipula com facilidade as funes de um telefone digital, pesquisa e brinca com computadores e na Internet sem temores. Contudo, o adulto parece ainda muito tmido diante de tanta tecnologia. Assim, o desafio imposto aos educadores ensinar num mundo onde o aluno est mais integrado do que ele com o uso de alguns novos recursos tecnolgicos. Sobre esse assunto, Alcntara afirma que:
A tendncia dos dias atuais tem sido de cada vez mais mergulharmos no mundo da tecnologia de computadores. Hoje essa tecnologia exerce um papel significativo na vida de todos a ponto de sugerir e criar novos papis e profisses que nunca pensvamos um dia estarem presentes em nossas vidas. (ALCANTARA, 1999)

O referido desafio tambm perpassa pelo fato de que se faz necessrio promover um ensino que exigir do aluno autonomia e autodisciplina, e do professor, uma leitura aprofundada dos referenciais que norteiam o projeto tecnolgico da prtica pedaggica para que se possa rever a capacidade de atendimento educacional e, ento, elaborar um novo projeto que atenda realidade social. Para tanto, o docente dever ter amplo conhecimento sobre o fato de que a qualidade dos recursos tecnolgicos quanto facilidade de utilizao, contedo didtico e acessibilidade so pontos que devem ser considerados com especial ateno, pois so exatamente esses recursos que permitiro ao aluno visualizar, participar, interagir, cooperar e construir o conhecimento. No atual contexto social, onde os meios de comunicao esto potencializados pelo avano das novas tecnologias, desenvolver novos mtodos de ensino e aprendizagem para aproximar o modelo educacional realidade do aluno e motiv-lo a construir novas formas de conhecimento um ponto fundamental para aplicao dos mtodos globalizados. A autora Carmen Lcia Prata, em seu livro Gesto escolar e as novas tecnologias, ressalta que:

[...] aprender a utilizar tecnologias parte necessria da formao, o que contribui para que os educadores ingressem na sociedade tecnolgica. A escola deve comear com o que tem de imediato, seja em relao a equipamentos, seja atravs de programas existentes e acessveis a todos. As experincias vivenciadas serviro de referncia pessoal e poltica para reivindicar mais e melhor tecnologia nas escolas e, conseqentemente, despertar para as suas possibilidades tecnolgicas. Uma reformulao do papel do professor, o qual j no mais o de transmissor de conhecimentos, por que qualquer recurso tecnolgico pode ter mais informaes que o mesmo e, s vezes, pode at transmiti-las melhor. Hoje, so tantos os apelos que se vive que preciso apresentar os contedos de maneira suficientemente atrativa e motivadora. (PRATA, 2002, p. 79)

Torna-se evidente, nesse momento, a necessidade de que os educadores devem oferecer um ensino significativo e dinmico para seus alunos, a partir de uma prtica interdisciplinar. Isto porque se a educao o meio para promover e conduzir as pessoas a um maior e melhor conhecimento da vida, e para o desenvolvimento de maiores habilidades, no sentido de resolver problemas, no podemos nos acomodar e comungar com situaes onde o aluno busca apenas a capacitao ou a formao para o trabalho, ou para a ascenso a nveis cada vez mais elevados, sem interesse real por uma aprendizagem integrada acerca dos vrios saberes escolares. Vale dizer que a interdisciplinaridade no uma categoria de conhecimento, mas de ao. No significa, tampouco, a integrao de contedos, mas a interrelao entre as disciplinas, em se considerando seus objetivos e metodologias prprias. Sendo assim, interrelacionar no integrar, globalizar, perdendo-se de vista a especificidade de cada objeto de conhecimento. Uma ao pedaggica interdisciplinar requer, antes de tudo, uma atitude interdisciplinar. E, no limite, interdisciplinaridade faz-se, antes, entre os indivduos para, s depois, concretizar-se na interrelao entre as disciplinas. Segundo Ivani Fazenda Essa nova abordagem possibilitada ao submet-la a um tratamento eminentemente pragmtico, em que a ao passa a ser o ponto de convergncia e partida entre o fazer e o pensar da interdisciplinaridade. (FAZENDA, 1995, p.67). Essa atitude visa, ento, o fortalecimento da identidade das disciplinas, e depende do seu desenvolvimento efetivo, da sua maturidade em relacionar-se com as demais. Essa posio desmascara a pretenso de supremacia de certas cincias. De onde, a concluso de que a interdisciplinaridade uma categoria de ao e agir implica em ter uma inteno, assumir uma atitude, em se considerando as condies de espao e de tempo. Implica, pois em um projeto coeso, coerente, de reviso sistemtica e permanente dos seus postulados. De acordo com Zabala:
[...] a emergncia de interrelao entre as disciplinas fundamental, pois, [...] a situao atual da educao de absoluta crise, e, esta crise ocorre devido existncia de uma tenso entre a aplicao de contedos tradicionais, com peso social, e os novos contedos emergentes, que correspondem tambm s exigncias das novas profisses, ou, daquelas que possuem maior prestgio na sociedade. ( ZABALA, 2002, p.48)

interessante salientar, tambm, que a histria da educao nos coloca outros exemplos e preocupaes, acerca da importncia de integrao dos vrios saberes e disciplinas escolares como fundamentais para que no houvesse no mbito da educao 5

formal uma anarquia espistemolgica. Alguns pensadores, como Bacon e Comnio, esboavam estas preocupaes e enfatizavam a necessidade e a relevncia de se construir saberes unificados, interconectados, necessrios e importantes para uma prtica pedaggica nos moldes da pedagogia da unidade, ou, pansophia. Para estes pensadores, uma cincia verdadeira no pode construir-se isoladamente e manter-se em um egosmo espistemolgico, fora da comunidade interdisciplinar do saber e da ao. Pode-se afirmar, portanto, que esta tenso parece traduzir-se na educao em uma desarmonia acerca dos critrios que devem ser utilizados para a seleo dos contedos de aprendizagem, e, relao entre as disciplinas acadmicas. Tenso que talvez se agrava especialmente quando os professores precisam utilizar novas tecnologias, como o computador e a Internet, no processo de ensino e aprendizagem. Todos precisam saber que, atualmente, no se pode trabalhar apenas com textos, livros e teorias escritas no papel, mas tambm com modelos computacionais corrigidos e aperfeioados ao longo do processo. S dessa forma a aprendizagem significativa passar a ser compreendida como uma aprendizagem que integra os vrios saberes escolares e que contempla a relao entre os diversos contedos trabalhados com a vida do educando e utilizao dos novos recursos tecnolgicos.

3. NOVAS TECNOLOGIAS: CONHECIMENTO E UTILIZAO

Muitos pesquisadores afirmam que a tecnologia faz parte do progresso social. Contudo, de irrefutvel importncia compreend-la bem para que seja possvel identificar se traz riscos, quais mudanas ela impe e permite e, do mesmo modo, de que forma ela pode virar uma grande aliada da escola. sabido que as tecnologias educacionais podem ser utilizadas como recurso no sistema educacional, como forma de aprimoramento do ensino-aprendizagem. Entretanto, pensar sobre esse aperfeioamento leva a reflexes quanto principal funo da educao e os benefcios que ela pode proporcionar frente ao gil desenvolvimento tecnolgico que a sociedade atual vem apresentando. Ultimamente, as questes mais discutidas com relao ao ambiente educacional so o que relevante trabalhar e quais so os conceitos que necessitam ser explorados com maior ateno, ou seja, at que ponto a informao vinda das diversas mdias tem proporcionado aos sujeitos a reflexo necessria. Isto porque o pensar na educao exige uma reflexo sobre os 6

sujeitos que nela esto envolvidos, ou seja, sobre o processo de ensino-aprendizagem, seja qual for sua modalidade (presencial, semipresencial ou distncia) e designa, acima de tudo, o perfil de quem atua nele. Sendo assim, a educao assume o carter de formao como princpio de qualidade em sua prtica pedaggica, aspecto que assegurado pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases 9394/96) que aponta, no ttulo VI: Dos Profissionais da Educao, no artigo 63, a necessidade de programas de educao continuada aos profissionais dos diversos nveis de ensino. Um dos fatores que mais ressalva a necessidade de um novo processo nas formas de ensinar e aprender , justamente, o uso de tecnologias virtuais que podem oferecer grande auxlio metodolgico ao processo de fluxo de informaes, de comunicao e construo de conhecimento em uma perspectiva veloz e contnua na relao entre docentes e discentes. Segundo Pedro Demo, h quatro chaves que explanam essa nova realidade: a busca de talento, a perfeio nos resultados, a disponibilidade de foras e a busca da forma correta de agir.Faz-se mister, ento, compreender mais amplamente o processo formativo, para que assim haja uma diminuio na distncia entre a tecnologia e o processo de ensinoaprendizagem. Para tanto, no basta ter laboratrios de informtica bem equipados, porm, sim, oferecer o preparo adequado, com pressupostos tcnicos, alm de um vasto conhecimento pedaggico que auxilie os educadores a relacionarem as tecnologias ao processo de planejamento de suas aulas, permitindo, assim, um foco interdisciplinar contnuo. Dentro dessa perspectiva, o professor passar a atuar enquanto pesquisador, estando aberto a desafios voltados a uma ao pedaggica significativa, como mostra Perrenoud, em suas dez competncias, apontando ao docente envolvimento e um preparo amplo. As dez competncias so de suma importncia, mas a oitava e a dcima, que determinam a utilizao de novas tecnologias e a administrao de sua prpria formao, caracterizam-se como o grande propsito para se alcanar qualidade metodolgica que os princpios de comunicao, autonomia, coletividade e, principalmente, intencionalidade pretendem atingir. Diante disso, vale ressaltar que, apesar de todas essas qualidades, muitos profissionais da educao ainda sentem se inseguros e tm medo de perder o controle do processo educativo por causa dessas novas tecnologias. Isto pode ser explicado pela seguinte razo, segundo Diva Marlia Flemming O preconceito dos professores em utilizar essa tecnologia tambm acaba inibindo a utilizao deste recurso. Talvez por desconhecerem suas potencialidades ou, paradoxalmente, por entenderem que ela pode substitu-los em sua prtica de ensino (ABCEDUCATIO. pp.34 a 36). 7

Essa questo preconceituosa deve ser mudada e para que essa transformao ocorra, de acordo com a referida autora, faz-se necessrio um treinamento com os educadores para que estes possam conhecer as potencialidades da realidade virtual e aplic-las em favor de uma prtica de ensino mais eficaz e mais prxima da realidade palpvel que estamos vivendo. Constata-se, portanto, que s quando houver uma promoo do profissional de educao por meio da aproximao da tecnologia digital em uma perspectiva de transformao, que o perfil deste educador ser o de um verdadeiro intelectual. A partir desses pressupostos, consideramos que preciso repensarmos as modalidades, ou campos da comunicao na educao, pois, no mundo atual, o aprendizado continuado, presencial ou distncia, apresenta-se como uma necessidade s perspectivas da chamada sociedade do conhecimento. A utilizao das novas tecnologias est progressivamente sendo integrada s formas clssicas de ensino mesmo que algumas instituies educacionais ainda no saibam como aproveitar o computador e a Internet como recursos para enriquecer a pesquisa e a comunicao entre as pessoas. Quando no h um bom aproveitamento destes recursos, devido forma isolada como as disciplinas so trabalhadas por exemplo, os computadores acabam encostados num canto da escola, ou servem apenas de depsito de contedos. Logo, pode-se perceber que o desafio da educao no mundo globalizado no a tecnologia em si, e sim, como fazer uso dela. Tomando por base essas informaes, pode-se comprovar quer o uso de recursos tecnolgicos no universo escolar requer primeiramente o contato pela comunicao humana, e, se refere enunciao de contedos escolares integrados e significativos. Estes significados so derivados das idias que se encontram na mente dos professores que pretendem desenvolver junto aos alunos novas maneiras de pensar para compreenderem as linguagens sobre os sistemas complexos que esto na base da vida moderna de todos os seres humanos. Sendo assim, estes profissionais, corretamente treinados, sero capazes de se adequar ao perfil contemporneo de ensinar/aprendendo. Presenciamos um complexo momento poltico, social e econmico, em que novas tecnologias, globalizao econmica, neoliberalismo e tantas outras alteraes desestabilizam nossa sociedade e nos levam a repensar a prtica educacional. Por isso, mais do que nunca, faz-se mister ter cuidado para que o desenvolvimento no controlado das ditas tecnologias e os contedos que transmitem possam acentuar as desigualdades econmicas e culturais e ir em detrimento da expresso de identidade cultural, local, regional ou nacional. 8

Diante dessa situao, Paulo Freire acredita que a prtica educativa deve desafiar os alunos a construrem uma compreenso crtica de sua presena no mundo, pois a escola deve ser um local de se pensar criticamente. O referido autor afirma, em seu livro Desafios da educao de Adultos frente nova reestruturao tecnolgica, que to urgente quanto necessria compreenso correta da tecnologia, a que recusa entend-la como obra diablica ameaando sempre os seres humanos ou a que perfila como constante a servio de seu bem estar. (FREIRE,1997). Vale dizer que ningum pode negar o extremo valor da tecnologia para os diferentes campos do saber com reflexos diretos na educao, porm, sua contribuio no deve ser percebida atravs de uma confiana extremada nem, tambm, atravs de uma viso crtica desmedida. A tecnologia no pode em si ser considerada nem boa nem m. Assim sendo, ela est subordinada a jogos de poder e leis do mercado da sociedade em que est inserida. Conseqentemente, o sistema educacional vai se apropriar da tecnologia sob uma determinada orientao tica, poltica, ideolgica e pedaggica. Faz-se necessrio compreender, ento, que o profissional da educao no pode viver iludido a ponto de pensar que basta apenas ter o recurso tecnolgico para se atingir resultados almejados. Para Perrenoud, formar o aluno para utilizar as novas tecnologias no fazer com que o aluno domine tcnicas e programaes, mas desenvolver o julgamento, o senso crtico, o pensamento hipottico e dedutivo, a pesquisa, a imaginao, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a anlise de textos e de imagens, entre outros aspectos fundamentais para uma aprendizagem efetivamente significativa.

4. CONCLUSO

Numa sociedade que tem como finalidade aprofundar um conceito de democracia que implique uma participao cada vez mais ampla de todos os cidados na tomada de decises que afetem suas vidas e seus interesses, o uso da tecnologia constitui uma verdadeira infra-estrutura de participao. Quando se discute a era da informao e do conhecimento, o grande debate paira e gira em torno da necessidade de se ampliar as oportunidades de acesso educao, atingindo cada vez mais pessoas, ema qualquer parte do mundo. Ao pensar a educao, ento, como espao de sociabilizao e a escola como um instrumento capaz de colocar as classes populares em contato com o conhecimento 9

10

sistematizado ao longo da histria da humanidade e em condies de enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, faz-se necessrio, tambm, discutir a presena ou a ausncia, alm das formas de utilizao, da tecnologia no mundo escolar. Dessa forma, pode-se constatar que as novas tecnologias constituem-se em um importante conjunto de oportunidades e desafios para o universo educacional, gerando um desconforto e insegurana perante as possibilidades de transformao proporcionadas pelos seus meios miditicos. Entretanto, a linguagem tecnolgica educativa deve se pautar pelo seu real aproveitamento e significao social, e no se apresentar apenas como mais um aspecto instrumental para a socializao e ressocializao do conhecimento, devendo, antes, assumir uma postura de agente modificador, restaurador e construtor deste. Diante desse pressuposto, a principal funo do educador frente s novas tecnologias vai estar ligada sua preparao e capacitao diante das mesmas, pois, h necessidade, na prtica, de que os mesmos saibam operar com os diferentes signos lingsticos propiciados pelo universo tecnolgico, e assim, possam garantir uma verdadeira prxis pedaggica frente s prticas tecnolgicas. Para o referido profissional, portanto, ser de extrema valia ter uma formao de cunho epistemolgico e no meramente instrumental, para que os mesmos tenham a capacitao tcnica pedaggica necessria reconfigurao do conhecimento, sua produo e partilha, de modo a tornar possvel a concretizao de uma aprendizagem ideal em uma aprendizagem real.

REFERNCIAS

ALCNTARA, Paulo R. Tecnologia Multimdia na Educao Regular e Especial. Revista Educao e Tecnologia, Centro Federal de Educao Tecnolgica do Paran. 1999, Ano 2, No.4, pp.111-131. BAHLIS, Dos Santos, Nilton, 2005, Notas sobre a Educao Distncia e a Revoluo Tecnolgica. Revista Textos de la Ciber Sociedad, 6. Temtica Variada. Disponvel em: http://www.cibersociedad.net DEMO, Pedro. Certeza da incerteza: ambivalncias do conhecimento e da vida. Braslia: Plano, 2000. FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade : histria, teoria e pesquisa. 2a Ed. So Paulo: Papirus, 1995, FLEMMING, Diva Marlia. A influncia da realidade virtual na educao.In: Abceducatio. pp.34 a 36. 10

11

FREIRE, Paulo. Desafios da educao de Adultos frente nova reestruturao tecnolgica. Seminrio Internacional Educao e Escolarizao de Jovens e Adultos (So Paulo:IBEAC, 1996). Braslia: MEC, 1997, pp.264-274. LEI DE DIRETRIZES E BASES - LDB n. 9394, de 20 de dezembro de 1996- Dirio Oficial da Unio em 23 de dezembro de 1996. PEREIRA, Mrcia de Andrade. Ensino-Aprendizagem em um contexto dinmico o caso de planejamento de transporte. So Carlos, 2005. Tese (Doutorado): Escola de Engenharia de So Carlos da USP PERRENOUD, Philippe. Dez novas competncias para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. PRATA, Carmen Lcia. Gesto escolar e as novas tecnologias. In: ALONSO, Myrtes et al. Formao de gestores escolares: para a utilizao de tecnologias de informao e comunicao. So Paulo, 2002. ZABALA, Antoni. Enfoque Globalizador e Pensamento Complexo: uma proposta para o currculo escolar. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2002.

Graduada em Letras/Portugus (AGES), especialista em Psicopedagogia Institucional (Redentor); professora da faculdade Jos Augusto Vieira (FJAV) e diretora do colgio Jos Augusto Vieira (CJAV) na cidade de Lagarto, experincia com as turmas de educao infantil, ensino fundamental, mdio, graduao e ps-graduao como professora. membro do grupo de pesquisa do prof. Dr. Bernard Charlot no sub-grupo de Portugus.

11

You might also like