You are on page 1of 4

RIBUTOS FEDERAIS

HOLDING FAMILIAR Aspectos Gerais ROTEIRO 1. CONCEITO 2. OBJETIVO 3. VANTAGENS DE CONSTITUIR UMA HOLDING 4. DISSOLUO DA HOLDING 1. CONCEITO

O conceito da expresso holding tem por significado manter, segurar, guardar e controlar.

No existe um tipo de sociedade na legislao, apenas identifica a sociedade que tem por objeto participar de outras sociedades, isto , sendo aquela que participa do capital de outras sociedades em nveis suficientes para control-las.

Passou a ser uma tendncia de organizao no que se refere a grupos familiares, no que diz respeito a grandes grupos empresarias e tambm de pequenas empresas tendo como objetivo o planejamento sucessrio e reorganizao da sociedade visando permanncia destas empresas.

No Brasil essa expresso utilizada como definio de uma sociedade que ter como objetivo o controle acionrio de outras empresas e tambm da administrao dos bens das empresas que controla, far tambm o desenvolvimento assim como planejamento estratgico, financeiro e jurdico dos investimentos deste grupo, a holding no ir interferir na operacionalizao, mas administrar e tambm ir centralizar as decises.

importante que os scios detentores destes direitos tenham sempre interesses em comum, para no afetar a vida da empresa.

As histricas empresas familiares transmitem a administrao de pai para filho e o processo de planejamento sucessrio e sucesso administrativa, nessa fase que se compromete a sobrevivncia de uma empresa familiar que muitas vezes a falta de planejamento e tambm o despreparo desses herdeiros nesse processo de sucesso podem comprometer o bom andamento desta empresa.

2. OBJETIVO

A constituio de uma holding familiar tem por objetivo ser vantajosa.

A holding pode representar um importante mecanismo de organizao e planejamento fiscal e societrio assim como a proteo patrimonial.

E se apresenta como uma medida preveno e econmica, com o objetivo de ser processada a antecipao da legtima, o controlador doar aos herdeiros as suas quotas, da holding registradas com clusula de usufruto vitalcio em favor do doador, alm das clusulas de impenhorabilidade, incomunicabilidade, reverso e inalienabilidade.

Conforme o Cdigo Civil, art. 1.171, a doao dos pais aos filhos importa adiantamento da legtima, sendo assim poder o doador dispor de 50% de seus bens, sendo que os outros 50% pertencem meao do cnjuge quando se tratar de casamento com comunho parcial de bens, somente constitui a meao os 50% dos bens adquiridos na constncia do casamento.

Conforme a vontade das partes seja doar todos os bens do casal, necessria a anuncia expressa de ambos relativamente importante respeitar os seguintes requisitos:

I - Todos os herdeiros necessrios (dois filhos do casal) devem receber igualmente seus quinhes;

II - Dever ser estabelecida clusula de usufruto vitalcio para o doador, a fim de preservar sua subsistncia, bem como conservar seu poder de deciso nos negcios;

III - A doao no pode reduzir o doador ao estado de insolvncia, o que causaria prejuzo aos seus credores, que poderiam promover a anulao do contrato de doao (fraude contra credores art. 106 do Cdigo Civil); essa nulidade estaria ilidida com a reserva de usufruto para o doador;

IV - O doador pode estabelecer que os bens voltem ao seu patrimnio, se sobrevier ao donatrio clusula de reverso (art. 1.174 do Cdigo Civil);

V - O doador pode estipular: clusula de inalienabilidade impedindo que herdeiro necessrio disponha desses bens; clusula de impenhorabilidade os bens no sero garantia das dvidas assumidas pelos herdeiros, no entanto continuaro como garantia das obrigaes assumidas pela holding: clusula de incomunicabilidade os bens no sero comuns em razo de posterior casamento dos herdeiros necessrios.

Frisando, porm que qualquer nulidade da doao somente poder ser requerida por herdeiro necessrio ou por terceiro, desde que prejudicado.

So medidas que busca evitar a eventual disputa familiar, que comum ocorrer nessa relao futura e no momento da partilha; visando assim manter a continuidade dos negcios e protegendo o patrimnio dos herdeiros para preservar os bens dos negcios desta empresa.

Relativamente o planejamento sucessrio utilizado para transmisso da herana em vida pelo empreendedor, tem como um dos seus principais objetivo a eliminao da carga tributria que normalmente incide quando da sucesso atravs da morte do mesmo.

3. VANTAGENS DE CONSTITUIR UMA HOLDING

interessante a criao uma holding em seu aspecto fiscal e societrio, sendo esses um dos principais objetivos na criao de empresas dessas empresas.

No que tange seu aspecto fiscal, o empresrio poder estar interessados em uma reduo da carga tributria, planejamento sucessrio e o retorno de capital sob a forma de lucros e dividendos o mesmo sem tributao.

Relacionado sob o aspecto societrio, os vantagens seriam como o crescimento do grupo a questo de planejamento e controle da administraes dos investimento e um aumento de vendas assim como societrios internos. o gerenciamento de interesses

Relativamente para uma empresa que se torne uma holding a mesma dever receber bens ou direitos para formar o seu capital e a integralizao ir ocorrer de duas formas, ou seja, scio pessoa fsica e/ou scio pessoa jurdica.

Considerando que a holding visa solucionar problemas de sucesso administrativa ir treinar sucessores, como tambm profissionais de empresa, para alcanar cargos de direo.

Tem por objetivo solucionar problemas quanto herana assim substituindo em parte declaraes testamentrias e poder indicar os sucessores da sociedade, sem haver atrito ou litgios judiciais.

A holding exerce maior controle por um custo menor e tambm existem vantagens no aproveitamento da legislao fiscal vigente, considerando, porm os controles mais rgidos sobre a holding.

4. DISSOLUO DA HOLDING

Ocorrer a dissoluo da holding, voluntariamente por deliberao dos scios, pelo trmino do prazo de sua durao quando determinado no estatuto ou contrato social ou por determinao judicial, submete-se assim s normas comuns de dissoluo das demais sociedades.

Considerando, porm que, to logo dissolvida, a sociedade entra em processo de liquidao, que o conjunto de atos destinados a realizar o ativo, pagar o passivo e destinar o saldo que restar, mediante partilha, aos scios ou acionistas.

Ser possvel nas condies legalmente estabelecidas, que, depois de pago ou garantido aos credores, o ativo remanescente seja partilhado entre os scios ou acionistas, com a atribuio de bens, pelo valor contbil ou de mercado ou outro fixado.

NOTA: A dissoluo ser mediante Assemblia Geral se tratando de uma S/A ou de comum acordo pelos scios, nas sociedades limitadas.

Portanto na extino de uma holding, se o valor do capital social for igual ao dos bens do ativo, no haver nenhuma tributao, considerando que os bens e direitos do ativo da pessoa jurdica, que forem transferidos ao titular ou a scio ou acionista, a ttulo de devoluo de sua participao no capital social, podero ser avaliados pelo valor contbil ou de mercado. ( o art. 419 do RIR/99) Fundamentao Legal: Lei n 6.404/1976, Cdigo Civil 2002 e RIR/99 art. 419.

You might also like