You are on page 1of 13

Caractersticas da Economia Aucareira

CAPTULO X Projeo da Economia Aucareira: a Pecuria. CELSO FURTADO FEB Prof Lodonha
Elevado grau de especializao (monocultura) Elevado coeficiente de importao Ausncia de fluxo monetrio dentro da colnia

Alta rentabilidade (evitava a transferncia de Ks para outras atividades, como: produo de alimentos) (Ex. Caribe, onde o excesso de especializao desenvolveu EUA).

So Vicente X Nova Inglaterra


Em ambas, os objetivos iniciais da colonizao fracassaram. Os colonos tiveram que se dedicar a atividades de baixa rentabilidade passando de ncleo de populao colnia de povoamento. Nova Inglaterra dedicaram-se ao mar (pesca, embarcaes, comrcio e transporte) comercializando com as Antilhas. So Vicente dedicaram-se a caa do ndio, voltaram-se para o interior (Serto). Bandeirantes responsveis pela demarcao do territrio brasileiro.

Por que os lucros originados do acar no foram apropriados pela colnia? Um conjunto de fatores tenderam a enviar para fora todo o impulso dinmico:
Interesses de exportadores portugueses e holandeses Temor da concorrncia (metrpole)

Outro fator:
Abundncia de terras prxima aos canaviais possibilitou o desenvolvimento a economia Criatria (segundo sistema, dependente do acar). Funo de fora-motriz, transporte, alimento e matria-prima.

Problemas decorrentes destas atividades:


EXPANSO DO ACAR:
Maior demanda por lenha => devastar florestas litorneas => aumentava a demanda por animal de tiro, para transporte.

EXPANSO DA PECURIA:
Animais pisoteavam os canaviais => impraticabilidade de criar gado + acar.

Soluo:
Separao das duas atividades

Caractersticas da atividade criatria: Dependente da economia aucareira. Criao itinerante deslocamentos peridicos. Baixo volume de investimento e de terras ocupadas Forma de acumulao K = aumento do rebanho, sempre buscando novas terras. Possvel a ocupao do interior do Brasil. Etapa inicial: atividade induzida (renda 5% do valor das X acar) - couro tinha valor de mercado e gado vendido no litoral. Um homem X 250 cabeas de gado baixa ocupao de MDO (indgena) Baixa produtividade (subsistncia) e baixa rentabilidade.

QUE POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO APRESENTAVA ESSE NOVO SISTEMA ECONMICO? Condio de expanso era a disponibilidade de terras: Do lado da oferta praticamente no existiam fatores limitadores.
Grandes distncias Renda mdia caia Tanto a vegetao como o solo nordestino facilitavam a rpida penetrao para o interior Disponibilidade de capacidade empresarial (colono sem recursos, pop. local, indgenas, escravos foragidos...) Atividade requeria baixo volume de K (participao uma cria em quatro no rebanho em formao)

QUE FATORES LIMITAVAM O CRESCIMENTO DA ATIVIDADE? (OFERTA)

Fatores limitantes PROCURA:


NE a economia criatria dependia do acar. Atividade dependente de outros produtos (acar e ouro)
At metade do sc. XVII acar Final do sc. XVII at meados do sc. XVIII ouro => vai dinamizar a pecurio no Sul.

PROBLEMAS da interiorizao da econ. criatria:


Elevao dos custos grande distncia do litoral

COMPLEXO ECONMICO NORDESTINO ERA COMPOSTO: Acar + Pecuria CAPTULO XI FORMAO DO COMPLEXO ECONMICO NORDESTINO.
PRESERVAVAM FORMAS ORIGINAIS (EXPANSO E CONTRAO) Crescimento era extensivo (terra + MDO) => baixa produtividade Nos momentos de crise continuavam operando os fatores de produo no tinham uso alternativo. No curto prazo oferta era totalmente inelstica. A pecuria no dependia de gastos monetrios, K se repunha automaticamente, maior oferta de alimentos => g* (MDO) fator dinmico mercado interno O acar dependia das importaes (MDO, EQUIP.) = fator dinmico mercado externo

CELSO FURTADO FEB

X a economia aucareira entra numa etapa rentabilidade ( Preo, emigrao regio mineradora). Sc. XVIII - Desorganizao da economia aucareira. Criatria dinamismo era endgeno ( oferta de alimentos e MDO) medida que a crise do setor aucareira piorava => a pecuria se voltava ao setor de subsistncia => a renda monetria perdia importncia => Queda da produtividade econmica. Couro era nica fonte de renda.

RESULTADO: Atrofiamento da Economia Nordestina (ltimo quartel do sc. XVII incio do sc. XIX) Transferncia de MDO do acar para a pecuria. Oferta de alimentos elstica no curto prazo. Perda de rentabilidade das duas atividades. Acelerao do crescimento demogrfico Transformao em economia de subsistncia.

A formao da populao nordestina e a de sua precria economia de subsistncia elemento bsico do problema brasileiro em pocas posteriores esto ligadas a esse lento processo de decadncia...

Sc. XVII etapa de maiores dificuldades:

CAPTULO XII CONTRAO ECONMICA E EXPANSO TERRITORIAL


Comrcio Errio lusitano

Invases holandesas. Despesas militares = prejuzos para Portugal

2 metade do sc. XVII queda dos preos


Perda de monoplio Queda de rentabilidade da colnia:

CELSO FURTADO FEB

Aumento de despesas com administrao e defesa.


Fixao e ocupao da Foz do Rio Amazonas (proteo) Expanso para norte com objetivo de proteo da economia aucareira

No 2 decnio do sc. XVII, 300 casais aorianos foram enviados ao Maranho. Quando se inicia as dificuldades polticas e econmicas, na segunda metade do sc. XVII esses ficam abandonados:
Solos maranhenses eram mais pobres Desorganizao do acar, fumo e outros produtos tropicais Escassez de MDO

Para sobreviver passaram a caar e comercializar indgenas como escravos ficaram isolados devido a ocupao holandesa em Pernambuco. A colnia involuiu:
Para alimentar-se tinha que ter roa, caar, pescar... Inexistiam bens comercializveis subsistncia.

Para sobreviver passaram a caar indgenas. Passaram a penetrar na bacia amaznica


Descobriram produtos e potencialidades. 1 metade do sc. XVIII, Par X: cacau, baunilha, cravo, canela, resinas aromticas extrativista com a utilizao de MDO indgena. As colnia de So Vicente e da Regio Sulina tambm empobreceram, reflexo das: Reduo do mercado do acar e de escravos Queda das X de couros. Rio do Prata (1680 Portugueses fundaram colnia de Sacramento) grande centro criatrio. O crescimento do setor de subsistncia ( X): Norte, Sul, Interior nordestino Aumentavam as dificuldades do Gov. portugus queda na arrecadao de impostos:
Criava dificuldades ao errio portugus Dificultava as importaes

Os jesutas eram contrrios a estas prticas.


Haviam desenvolvidos tcnicas mais racionais de incorporao da pop. Indgena. Mantinham os indgenas em suas estruturas comunitrias, os jesutas conseguiam a cooperao voluntria vnculos de dependncia penetrando na bacia amaznica.

Soluo: desvalorizao cambial O valor da sobe de mil-ris para trs mil e quinhentos ris. Amenizava a crise para as regies exportadoras de acar. Criava dificuldades para as outras regies At o sal era escasso Encareciam as manufaturas importadas

Levando a involuo econmica da colnia brasileira:


Economia de subsistncia - Reduo da produtividade Reduo da DST menor especializao Diviso das unidades produtivas Desaparecimento de formas mais complexas de convivncia social Substituio da lei geral pela norma local....

CAPTULO XIII POVOAMENTO E ARTICULAO DAS REGIES MERIDIONAIS

Nos primeiros decnios do sc. XVIII passa-se a corrida ao ouro. Formou-se uma corrente migratria e de recursos:
Da Europa e de Portugal Brasil Do NE e de Piratininga para Minas Gerais Utilizao de escravos, livre

FURTADO FEB

Caractersticas: Possibilitou:
Utilizao MDO livre e escrava Ascenso social (compra de liberdade) Maior integrao com outras regies brasileira (abastecimento). Criou-se um mercado que vendia oura e comprava todo o resto. Maior urbanizao Maior crescimento populacional Toda a economia da colnia girava em volta da economia mineradora Elevado fluxo migratrio oferecendo possibilidade a pessoas de recursos limitados, pois o metal de aluvio se encontrava depositado no fundo dos rios (Maiores oportunidades para os homens livres e Com pouco recursos se organizava uma lavra) Intensificar o comrcio de muares. Renda menos concentrada (maior estmulo a demanda interna) Maior proporo da populao livre (faiscadores) Capital imobilizado era menor do que acar (incerteza da lavra mobilidade de K) Etapa inicial alta lucratividade Todos os recursos eram investidos na minerao O preo elevado dos alimentos estimulava a pecuria

APESAR DESSE DESENVOLVIMENTO NO OBSERVA-SE DESENVOLVIMENTO ENDGENO


Quando o metal comeou a tornar-se escasso (1760), nenhum outro produto havia surgido para substituir, logo, no havendo nenhum produto dinmico na regio no poderia haver desenvolvimento endgeno.

CAP. XIV FLUXO DA RENDA.

FURTADO - FEB

Exportao de ouro alcanou seu ponto mximo em 1760 ( 2,5 milhes) Rpido decadncia em 1780 no chegou a 1 milho. Renda per capita era menor; renda menos concentrada; procura mais diversificada (menor demanda por bens de luxo) devido aos altos custos dos artigos importados... Todos esses fatores demonstram o potencial econmico para o desenvolvimento da regio mineira. Aps a decadncia do ciclo do ouro, a regio atrofia e empobrece, por qu?

18/04/11

27

Por que atividades manufatureiras no se desenvolveram?


1703 Tratado do Methuen (Portugueses e britnicos) proibia o desenvolvimento de qualquer tipo de manufatura txtil. O Acordo foi celebrado num momento de grandes dificuldades para Portugal (sem capacidade de importar). A reduzida expresso da exportao de vinho criou desequilbrios na Balana comercial com GB => Portugal desvaloriza sua moeda, para poder continuar importando. Evidente que Portugal no podia pagar com mais vinho o tecido ingls.

Ento o ouro do Brasil comea afluir. A crescente procura por manufaturas inglesas, em Portugal e no Brasil, eram pagas em ouro. Essa demanda era basicamente de bens de luxo. Todo o estoque de ouro tinha destino certo. Percebe-se que Portugal perdeu sua chance de realizar uma acumulao primitiva de K criando indstrias. Numa poca dominada pelo mercantilismo, a GB encontrou na economia luso-brasileira um mercado em expanso e praticamente unilateral. Exportao britnicas eram pagas em ouro gerando um forte impulso econmico.

A entrada do ouro brasileiro, em Londres, chegara a alcanar em certa poca, cinqenta mil libras por semana permitindo uma enorme acumulao de reservas metlicas.

CAP. XV REGRESSO ECONMICA E EXPANSO DA REA DE SUBSISTNCIA


FURTADO - FEB

Declnio da produo de ouro veio a decadncia econmica.


Empresas mineradora iam descapitalizando-se Reduo de MDO escrava e faiscadores

Havia esperana de se encontrar novamente outras minas to rentveis quanto as primeiras. Com o passar dos anos os empresrios passavam a simples faiscadores e, de faiscadores economia de subsistncia. Em nenhuma parte do continente americano houve um caso de involuo to rpida e to completa de um sistema econmico constitudo por populao principalmente de origem europia.

18/04/11

33

CAP. XVI O MARANHO E A FALSA EUFORIA DO FIM DA POCA COLONIAL.


FURTADO - FEB

18/04/11

36

Sc. XVIII (1760) o acar enfrenta novas dificuldades e a venda desce a nveis muito baixos; As exportao de ouro declinava; Houve crescimento demogrfico; Renda per capita no era superior a U$ 50; Menor nvel de renda de todo o perodo colonial.
Acar Pecuria nordestina Ouro Pecuria do Sul-So Paulo (articulava com a regio do ouro) Norte: Par (extrativismo) e Maranho

ECONOMIA BRASILEIRA SE APRESENTAVA: A economia se articulava entre dois plos:

No Maranho o sistema tinha algumas caract.:


Articulava-se com a regio aucareira via pecuria nico que conheceu prosperidade (ltimo quartel) MDO escrava indgena Pombal criou Cia de comrcio para financiar o desenvolvimento da regio

O ALGODO E O ARROZ: FATORES QUE INCENTIVARAM:


Modificao no mercado mundial para produtos tropicais devido:
Guerra da Independncia dos EUA Rev. Industrial Inglesa Arroz no sofria restrio pelo Pacto Colonial

APARENTE PROSPERIDADE INCIO DO SC. XIX:


Transferncia do governo metropolitano e abertura dos portos 1808 (Guerras Napolenicas) Recuperao do acar (Queda Prod. Haiti) Aumenta a procura pelo algodo nordestino (Indstria GB) Surge mercado para outros produtos tropicais e couros (colnias espanholas).

Produo maranhense propiciou desenvolvimento e capitalizao.

Excludo o Maranho, todo o resto da colnia estava estagnada. O declnio do ciclo do ouro, empobrecera os demais ncleos, como o da pecuria do sul.

Superada essa etapa, o Brasil encontraria dificuldades nos primeiros decnios como nao independente.

CAP. XVII
PASSIVO COLONIAL, CRISE FINANCEIRA E INSTABILIDADE POLTICA.
FURTADO - FEB

18/04/11

42

Portugal encontrava-se ocupado pelos franceses => Brasil perdera seu entreposto e entrada para a Europa. Assim, a abertura dos portos (1808) e os Tratados posteriores (1810) vieram favorecer a entrada dos produtos coloniais na Europa, apesar dos custos (dir. extraterritorialidade e tarifas preferenciais, aos ingleses), Independncia (1822) e o acordo de 1827, consolidam a forte influncia da GB sobre a nao brasileira.

Os privilgios concedidos a GB se constituram na forma como se processou a independncia:


Pouco prejuzos econmicos. Brasil assume o passivo que Portugal havia contrado com os ingleses. Sem guerra pela independncia

Visconde de Strangford ranos mercantilistas.


Havia vantagens no comrcio com Portugal.

Outros fatores tambm contriburam para que o Brasil no se transformasse em potencia colonial, como os EUA:
Visconde de Cairu representante da classe agrcola colonial:
No existia uma classe de comerciantes (comrcio era monoplio da metrpole) nica classe de expresso era dos senhores agrcolas essa classe ocupa o poder a partir de 1831.

Essa classe tinha conhecimento do oneroso entreposto que era Portugal para a colnia. Aps a Independncia ocorre queda dos preos das importaes, maior abundncia de suprimentos, facilidade de crdito todas vantagens para os grandes agricultores.

Conflito: CAIRU X STRANGFORD Resultava em interesses pelo poder e pela renda. Enquanto um defendia o desenvolvimento da agricultura eliminando o entreposto metropolitano, outro defendia a exclusividade do comrcio entre a colnia e metrpole. CONFLITOS DE INTERESSES:
Na primeira metade do sc. XIX (brasileiros X ingleses) necessidade de completa independncia poltica. Havia falta de coerncia na ideologia liberal.

Ao governo brasileiro restava taxar as exportaes, pois o imposto ad valorem era de 15%, o que significava cortar o lucro da classe agrcola. Assim, entre a necessidade de sangrar seus prprios lucros numa etapa de dificuldades e a possibilidade de aumentar o Importao. Havia falta de recursos financeiros, por parte do gov. (perda de poder) e insatisfao em todas as regies. Rebelies no norte e guerra civil no sul, so o reflexo desse processo de dificuldade.

No meio dessas dificuldades surge o Caf (1830). Graas ao caf surge um grupo de resistncia, contra as foras de desagregao que atuam no norte e no sul. O governo para se financiar emite papel-moeda (1822- 1840), duplicando o meio circulante. Os efeitos das emisses se concentravam na taxa de cmbio (desvalorizando a moeda local [ris] e duplicando a valorizao da Libra entre 1822-30).

Essa forma de financiamento do governo com emisses e elevao das importaes, incidiam sobre, principalmente, a populao urbana. Para os agricultores que se auto-abasteciam, eram pouco afetados pelos efeitos das emisses. Os efeitos eram sentidos mais: Cap. XVIIII Confronto com o desenvolvimento dos EUA
Populao urbana, pequenos comerciantes Empregados pb., do comrcio e militares.

Inflao acarretou empobrecimento explica as revoltas urbanas

FURTADO FEB

18/04/11

50

Introduo
Fase de transio da economia brasileira. Final sc. XVIII at meados do sc. XIX. Havia dificuldades:
Preo das exportaes Em escolher um produto que tivesse mercado Em iniciar um processo de industrializao Escassez diversas:
Capital e Mo-de-obra

Empobrecimento de grande parte da populao.

De 1810 1827, perodo de dificuldades para o Brasil: Industrializar-se. Reduzidos instrumentos de proteo do comrcio internacional (tx. de cmbio, acordos com GB...) Elevados gastos governamentais financiados por emisses. Desequilbrios BP (quedas X e elevadas M). Moeda nacional foi depreciada, provocando aumento relativo das importaes

Surgimento do Caf.
18/04/11 51 18/04/11 52

Furtado levanta a hiptese de que se o Brasil houvesse adotado uma tarifa geral de 50% ad valorem, representaria uma barreira protecionista, no haveria necessidade de se desvalorizar a moeda.

Desenvolvimento dos EUA (final XVIII e incio XIX) parte integrante da economia europia. O protecionismo inicialmente inexistia, como poltica de desenvolvimento:
1789 - tarifa (tecidos de algodo) de 5% ad valorem 1808 tarifa de 17,5%, ind. Txtil EUA j estava consolidada.

Por que os EUA se industrializou no sc. XIX, enquanto do Brasil se mantinha uma economia agrria escravocrata oligrquica, ou seja, subdesenvolvido?
Para responder essa pergunta no podemos levar em conta as teorias superadas de inferioridade de raas.

O protecionismo surge por volta do XIX, quando a indstria txtil j competitiva.


PECULIARIDADES DA ECON. AMERICANA:
Por volta de 1776 o tamanho da pop. dos EUA era similar a brasileira.

18/04/11

53

18/04/11

54

Diferenas sociais e econmicas eram profundas: NOS EUA HAVIA:


Necessidade de fomentar a produo interna (tecidos) Desenvolvida ind. Naval (importante fator) Durante a Guerra de Independncia, houve falta de suprimentos provenientes da GB => Esse fator serve como estmulo para desenvolver a indstria local (abastecer o mercado interno). Aps a Independncia ocorrem guerras na Europa, as Antilhas (inglesas e francesas) acabam ficando isoladas. Esse outro fator que desencadeia forte estmulo ao desenvolvimento americana. Brasil: Classe dominante eram agricultores escravistas. Visconde de Cairu (ttulo de nobreza), cr na mo invisvel (liberalismo clssico) - mas o Brasil se encontra amarrado aos acordos GB. EUA: classe de pequenos agricultores e grande grupo comerciantes urbanos. Alexandre Hamilton defende a industrializao e promove estmulos diretos s indstrias (protecionismo)

A relao dos EUA com a GB:


GB permitia aos EUA ind. Que no competissem com a sua produo manufatureira.p. ex. ferro. Quando os EUA comeam a concorrer, comeam as medidas restritivas Experincia tcnica acumulada Lucidez dos dirigentes Acum. K, durante as guerras napolenicas.
18/04/11 56 18/04/11 55

Diferencial dos EUA - Transformaes 1a. Metade XIX:

ALGODO:
Foi atravs dessa MP que os EUA se tornaram mais competitivos que os ingleses na ind. Txtil Revoluo Industrial (l X algodo) Tecidos uma mercadoria de consumo de massa. Em sociedades pr-capitalistas de fundamental importncia, pois os operrios passam a ser consumidores. Duas caractersticas bsicas da Rev. Indl.:
1a. ETAPA: Mecanizao dos processos manufatureiros (GB). 2a. ETAPA: Substituio de l X algodo (mercadoria barata e em expanso - EUA)

Primeiros decnios do sc. XIX os dficits da Balana comercial dos EUA com a GB, transformou-se em:
Dvidas de mdio e longo prazo (diferentemente do Brasil), financiadas por ttulos pblicos (federal e estadual). Forma-se um importante mercado de capitais, que serviu para desenvolver o pas.

Graas ao Estado (Hamilton), que nessa primeira etapa houve desenvolvimento.

Resultado da expanso e barateamento da MP (algodo) => cai significativamente o preos dos panos (tecidos). Esse fator inibidor do desenvolvimento da ind. Txtil brasileira.
18/04/11 57 18/04/11 58

Cap. XIX DECLINIO A LONGO PRAZO DO NVEL DE RENDA: PRIMEIRA METADE SC. XIX FURTADO FEB

Condio bsica para o desenvolvimento de qualquer economia a industrializao. Como financiar a industrializao? Via expanso das exportaes, recebendo assim uma quantidade de divisas que sero utilizadas nas importaes (mquinas, tcnicas, MP, ...). No caso do Brasil (poca de D. Joo VI) as indstrias fracassaram por falta de:
Mercado interno (baixa renda). Encadeamento com outras industrias. Falta de proteo (impedimento).

A industrializao deve comear por produtos que j tm mercado (BCD e BCD)


18/04/11 59 18/04/11 60

No caso do Brasil era a ind. txtil - Problemas:


Concorrncia com a GB (preos baixos), torna-se uma barreira industrializao brasileira (artesanatos). Esse fato dificultava qualquer imposio de tarifas (protecionismo da ind. Nascente), ou seja, taxar as mercadorias inglesas era incuo, pois seus preos eram to baixos que a imposio de uma tarifa era impossvel. Fixar cotas de importao, tambm era impossvel, pois o nvel de renda da populao j era excessivamente baixo. A GB impedia a exportao de teares (mquinas). Impossvel industrializar-se - Senhores agrcolas e escravocratas. A principal causa do atraso da industrializao foi o estancamento das exportaes (1a. metade do sc. XIX). Aucar, algodo, couros e peles e fumo (preos estveis).

Enquanto as X cresceram 0,8% em mdia, durante o perodo, a pop. crescia a taxa de 1,3%. At 1850 o caf tinha importncia secundria:

O ndice dos termos de intercmbio (Px/Pm):


Aproximao: queda dos preos das exportaes (1821-30) e (1841-50) foi de cerca 40%. I.: a renda real gerada pelas X cresceu 40% menos que o volume fsico, no perodo analisado.

A renda real per capita declinou sensivelmente na primeira metade do sc. XIX. Nenhum outro setor compensou essa queda.
18/04/11 62

18/04/11

61

Houve provavelmente um aumento relativo do setor de subsistncia:


Baixa produtividade Resultando em reduo da renda per capita.

Em sntese, na primeira metade do sc. XIX houve queda da renda per capita, sendo a mais baixa de todo o perodo colonial.

Cap. XX GESTAO DA ECONOMIA CAFEEIRA

FURTADO FEB
18/04/11 63 18/04/11 64

18/04/11

O perodo de estagnao econmica implicou em de sculo (75 anos), portanto, empobrecimento. Aps o sc. XVIII, o crescimento vegetativo foi declinante. O progresso do Maranho foi isolado, sem afetar o resto do pas. Os efeitos da Revoluo Indl. No foram sentidos no Brasil, raras ind., e no setor de Bens de Consumo. Ainda faltavam braos para trabalhar, j que o trfico negreiro era proibido. COMO SOLUCIONAR O PROBLEMA? 65

Reintegrando-se ao comrcio internacional, visto que o mercado interno no gerava efeitos positivos sobre a taxa de lucro dos investidores.
A economia estagnada no atraia capitais. O mercado de capitais inexistia, devido a ausncia de projetos e garantias.

Para contar com o K estrangeiro a economia deveria retomar o crescimento por seus prprios meios. Para isso era necessrio retomar o fluxo de exportaes. Contudo a situao era de:
Preos em baixa Elevada concorrncia (cuba no acar) e surgimento de substitutos (beterraba) Algodo americano era mais competitivo que o bras.
18/04/11 66

Durante a Guerra de Secesso o algodo brasileiro desfrutou de alguma prosperidade (XIX). Os demais produtos (fumo, couros, arroz, cacau) no tinham importncia significativa em termos de balana comercial. O problema brasileiro residia em encontrar produtos de exportao cuja produo entrasse o fator terra.
MDO excedente da economia mineira Proximidade do porto. Terra abundante Capitais praticamente no existiam Trabalho escasso

A produo se concentra no sudeste, aproveitando alguns fatores:

Por volta de 1850 o Caf j o primeiro produto de exportao brasileiro.


18/04/11 67

1a. Fase deu-se com base no aproveitamento de recursos subutilizados. Nesse perodo (final sc. XVIII e meados do sc. XIX) o preo no era favorvel, mas os produtores no desistem, pois utilizavam recursos ociosos. De 1821-30 e 1841-50 as X quintuplicou, mas os preos mdios se reduziram em cerca de 40%. At 1850 a economia cafeeira est na fase de 68 18/04/11 gestao.

18/04/11

A base da produo do caf similar a produo do acar (utilizando MDO escrava), contudo requeria menor volume de capital (usava mais terra). A empresa cafeeira tinha custos mais baixos, somente uma brusca elevao no preo da MDO a inviabilizaria. Portanto, nessa primeira etapa havia MDO excedente da economia mineradora e ainda ocorreu trfico negreiro at 1850, explica-se o seu crescimento to intenso. Por volta de 1875 os preos do caf se recuperam amplamente, criando forte estmulo para transferncia de MDO do norte-sul. 69
18/04/11

Nessa fase forma-se uma nova classe empresria de fundamental importncia para o desenvolvimento posterior do pas. Os capitais acumulados pelos comerciantes de animais e gneros abastecimento, foram investidos na produo do caf. Diferenas entre Classe aucareira e cafeicultora:
Acar era monoplio de grupos externos (Portugal e Holanda) Os produtores de acar no tinham noo de demanda externa, as decises (qtde, preos) eram ditadas. Assim isolados os senhores de engenho, no desenvolveram uma conscincia clara de seus interesses, perdem funo econmica. Compreende-se por que essa classe torna-se rentistas 70 ociosos.

A produo cafeeira formou-se em condies distintas: Formada por homens de experincia comercial. Os interesse da produo e do comrcio estiveram ligados. Enfrentaram adversidades:
Procura por terras mais frteis Recrutamento de MDO Transporte interno Comercializao nos portos

Aps a proclamao da Repblica o poder se descentraliza permitir uma integrao ainda mais completa dos grupos dirigentes empresariais com os dirigentes polticos. A grande diferena desses homens era:
Uma conscincia clara de seus interesses

Concluda etapa de gestao da economia cafeeira:


Encontra condies de se autofinanciar. Estava formada a nova classe dirigente que lideraria a expanso cafeeira.

Receberam incentivos:
Interferncia da poltica econmica e financeira Faziam presso governo como instrumento de ao econmica.
18/04/11 71

Ainda restava o problema da MDO.


18/04/11 72

CAP. XXI - O Problema da Mo de Obra Oferta interna potencial: Metade sc XIX fora de trabalho da economia brasileira era constituda basicamente por escravos ( aprox. 2 milhes) Havia inelasticidade da oferta de trabalho Brasil e EUA comearam sc XIX com estoque de aprox. Um milho de escravos. Brasil importou cerca de trs vezes mais escravos que EUA, no decorrer do sc XIX. No entando quando iniciou a Guerra de Secesso, os EUA possuam cerca de quatro milhes de escravos e o Brasil algo em torno de 1,5 milho

EUA : elevada tx. de cresc. vegetativo Brasil:taxa de mortalidade > que taxa de natalidade Quando se tornou proibido o trfico de escravos africanos, a questo da mo de obra se agrava, e passa a exigir urgente soluo; No sistema de subsistncia a mo-de-obra trabalhando possua baixssima produtividade Tambm nas zonas urbanas a massa de populao existente dificilmente encontrava ocupao permanente.

Cont. Problema com mo-de-obra As dificuldades principais eram: Adaptao disciplina do trabalho agrcola e s condies da vida nas grandes fazendas. A mo-de-obra livre existente do pas no servia para a grande lavoura. Diante de tal impasse, Como resolver o Problema da mo-de-obra?

You might also like