You are on page 1of 8

O incentivo leitura a partir da Literatura regional amazonense

Fabola Vasconcellos Abess1 Suely Barros Bernardino da Silva2


RESUMO

a poesia

Este artigo tem por objetivo divulgar a importncia da Literatura Amazonense como elemento de incentivo leitura e valorizao da cultura regional e do meio ambiente, assim como das poesias de autores regionais para os alunos da Escola Agrotcnica Federal de Manaus, j que nas obras destes autores o telurismo uma caracterstica que remete ao cotidiano destes alunos. E as concluses obtidas a partir da aplicao dos mtodos de pesquisa e questionrio de opinio para a investigao do interesse pelo aprendizado de literatura regional pelos alunos desta Instituio e anlise do ensino de Literatura Amazonense nas aulas de Literatura/Lngua Portuguesa. Os resultados obtidos com a pesquisa do subsdios para etapas futuras da pesquisa em outra oportunidade.

Palavras-chave: Cultura, Leitura, Poesia Amazonense, Escola.

ABSTRACT This article has as an objective publish the importance of the Amazon Literature like a way to stimulate students to read and to value the regional culture and the environment, in addition the poetries to the students of the Federal Agrotcnica school of Manaus, because of the telurismo present in Amazon poets works how a characteristic that remember the students lives. And the conclusions obtained with methods of research and questionaires to investigate the student s interest to learn the Amazon Literature and analyze the Literature regional teaching in Literature/Portuguese classes. The results of this research give support to future stages in another opportunity.

Key words: Culture, Reading, Amazon poetry, School.


1

Aluna-bolsista do Programa de Iniciao Cientfica PROFIC durante o perodo de junho de 2005 Julho de 2006, cursa o 5 Periodo de Turismo na Universidade do Estado do Amazonas UEA e Comunicao Social, Jornalismo na Universidade Federal do Amazonas. E-mail: fabiolabess@gmail.com
2

Professora da Universidade do Estado do Amazonas, com Mestrado em Sociedade e Cultura da Amaznia na Universidade Federal do Amazonas.

Introduo

A poesia umas das formas de expresso que denotam mais sensibilidade pelos autores, pois alm de demonstrar um estado de esprito resultado da interao do meio com o autor. A temtica universal, as formas de expresso evoluem medida que os autores retratam seu modo de vida nesse mundo de constantes transformaes, o academicismo do passado no mais obrigatrio. Assim, a poesia amazonense passou por vrios momentos, entretanto a temtica ambiental continua sendo destacada pelos autores, muitos a utilizam de modo literal, como um chamado preservao, um pedido de ajuda para que a floresta no termine tragicamente, alertas de cuidado, metforas so feitas no que se diz respeito floresta, preciso preserv-la, assim como o esposo deveria dedicar-se sua esposa. Essa idia precisa ser analisada na sua diversidade, ou seja, ser vista na sua variao de que no existe um nico pensamento ecologista, mas vrios. Sejam as vertentes conservacionistas, alarmistas, cientficas, econmicas, radicais, catastrficas, entre outras. A poesia pode causar uma nova percepo naqueles que convivem no meio: cientistas, tcnicos, agrnomos, agricultores, socilogos, polticos... Este amor telrico deve ser um meio de sensibilizao e a poesia o instrumento de descoberta, uma nova linguagem que permita a transmisso das informaes importantes sobre o meio ambiente tanto natural quanto cultural. H autores que utilizam das figuras de linguagem que retratam o meio ambiente amaznico de outras formas. O rio, por exemplo, pode significar a vida do autor e os sentimentos que o levaram a produzir tal poema, a sua tristeza refletida no curso das guas daquele rio citado na poesia, Paulino de Brito in Cantos Amaznicos (Par, 1900), na ltima estrofe do poema Rio Negro compara-se com o mesmo rio que o intitula. Vrios autores realizaram trabalhos acerca deste tema ambiental desde que se tm registros sobre a poesia no Estado. interessante ressaltar que se designa Poesia Amazonense no propriamente obras de autores nascidos no Estado, mas d-se importncia a sua atuao literria; mesmo originrios de outros estados viveram no Amazonas e dedicaram grandes partes de suas obras aos temas do cotidiano de vida no tempo em que produziram suas obras. De modo que suscite o interesse pela leitura, as poesias desta pesquisa no priorizaro um ou outro autor e perodo, mas aleatoriamente sero selecionados poemas que retratem o meio ambiente amaznico natural e cultural. O material reunido da suporte para uma pesquisa posterior e poder ser trabalhado com os alunos da Escola Agrotcnica Federal

de Manaus, idia inicial, por ser uma escola rural localizada em ambiente urbano, j que importante tanto para esses alunos quanto para qualquer um entrar em contato com a sua realidade, que pode estar presente nestas poesias, isto poderia despertar o interesse por parte desses estudantes por estarem em contato com seu cotidiano, porm poeticamente. A metodologia da pesquisa consistiu em levantamento bibliogrfico; com parte descritiva, a partir da anlise de situaes; mtodo indutivo-estatistico devido aplicao do questionrio, ou seja, pesquisa de opinio e tabulao dos resultados, a partir do retorno que o questionrio teve foi possvel confirmar se realmente a Literatura Amazonense trabalhada profundamente em sala de aula contribuindo para a valorizao da cultura regional e incentivar os alunos leitura. Esta pesquisa poder ter continuidade, dada as suas vrias etapas de realizao, importante verificar os problemas da pesquisa antes da aplicao das principais atividades, dentre a principal; o trabalho das poesias a partir de ativiedades desenvolvidas em sala de aula e extraclasse tambm. (Assis Brasil, 1999) afirma a arte educa e a poesia, em particular, sensibiliza e aprimora quem a faz e quem a l, melhorando o ser humano.

O incentivo leitura a partir da Literatura regional

poesia amazonense

Quais as tendncias e recomendaes que poderiam ser elaboradas? Que tipos de reflexes a poesia retratante do meio ambiente pode causar? Que contribuies so essas que os autores cedem por meio de suas obras? A correlao da temtica com o cotidiano dos alunos pode gerar algum tipo de interesse devido presena de elementos comuns do dia-dia dos discentes? O aprendizado de comportamentos e valores no depende exclusivamente do acesso informao. Para aprender a ser solidrio, escutar e respeitar, no promover desperdcio e preservar a natureza preciso vivenciar situaes exemplares em que essas aes fazem sentido e so valorizadas. Nesse caso o contexto em que se vive aliado s palavras as quais se desejam transmitir ensinam muito mais, principalmente quando h uma interao e identificao com o tema proposto. (Rubem Alves, 2003) diz ...H professores que ensinam literatura para desenvolver uma postura critica dos seus alunos. Mas esse no objetivo da literatura. L-se pelo prazer de ler. Obrigar uma criana ou um adolescente a ler um livro de que no gosta s tem um resultante: desenvolver o dio pela leitura. um aspecto a ser

abordado a forma como a literatura tem sido trabalhada em sala de aula, pesquisas superficiais, trabalhos e a coero da nota, uma obrigatoriedade, uma atitude que no desperta o interesse dos alunos. (Rubem Alves, 2003) diz tambm Se os alunos tiverem os mapas e souberem encontrar o caminho, eles tero sempre condies de descobrir o que sua curiosidade pede. Eles ensinam o aprender aprendendo junto. O amor telrico , ou seja, uma das caractersticas inerentes poesia amazonense que a presena de elementos locais; o cotidiano do caboclo-ribeirinho, as lendas, a floresta, a prpria cultura amazonense presente na poesia amazonense pode ser um meio de sensibilizao e a poesia um instrumento de descoberta, uma nova linguagem que permita a transmisso das informaes importantes sobre o meio ambiente tanto natural quanto cultural de um lugar. Ao mesmo tempo em que o leitor-aluno faz uma troca de aes; conhece a Literatura Amazonense por meio das poesias, ele adquire conhecimento sobre o lugar que habita, suas caractersticas intrnsecas, suas peculiaridades e tambm desenvolve atividades mais ldicas, tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso e produtivo. O poeta inspirado por seu cotidiano, a vivncia do universo telrico os incentiva ao criar poemas, uma realidade cercada de mistrios e a vivncia do interiorano, os rios, mata e mitos mostram uma relao extremamente forte com o seu fazer literrio. Infelizmente, a poesia amazonense parece no ter muita repercuo entre a populao amazonense, nem no mbito nacional, um dado contraditrio pois a produo textual potica no Amazonas existe h aproximadamente duzentos anos, mesmo com poetas de outros Estados atuando no Amazonas, a literatura produzida por estes considerada Amazonense porque a temtica predominante regional. Ainda h um obscurantismo quanto ao fato, como afirma (Assis Brasil, 2002) ... para sentirmos o obscurantismo cultural do pas, basta consultar a Antologia Potica da gerao de 45, Milton Godoy Campos, de 1966, onde apenas um Amazonense faz parte, Thiago de Mello. Nos dias de hoje a coisa no muda substancialmente... Os resultados da pesquisa de opinio realizada na Escola Agrotcnica Federal de Manaus uma das provas de que a recproca verdadeira, um dos dos dados quantitativos da pesquisa resultantes da primeira pergunta do questionrio aplicado aos discente de duas turmas de Ensino mdio da Escola Agrotcnica Federal de Manaus Voc conhece alguma obra/autor da Literatura Amazonense?, tal questo foi feita em duas classes distintas do terceiro ano do Ensino Mdio, e o resultado foi de que a maioria dos alunos no tem conhecimento de autores, muito menos de obras da literatura local, verificar figura 1.

1. Voc conhece alguma obra/autor da Literatura Amazonense?

Fig ura 1 E
Sim No

1. Voc conhece alguma obra/autor da Literatura Amazonense?

Sim 32%

stes alu nos tm inte


No 62%

Sim 38% Sim No

No 68%

resse em conhecer a Literatura Amazonense, mas o que oferecido em sala de aula muito pouco para desenvolver atividades que estimulem a leitura no ambiente escolar. O interesse dos alunos em conhecer melhor os autores da nossa literatura fica explcito na terceira pergunta do questionrio Voc tem interesse em conhecer a literatura amazonense? ver Figura 2.
3. Voc tem interesse em conhecer a literatura Amazonense? 3. Voc tem interesse em conhecer a literatura amazonense?

No 38% Sim Sim 62% No

No 26% Sim No Sim 74%

Figura 2 Um segundo questionrio tambm foi aplicado ao docente, especificamente ao Professor (a) de Literatura/ Lngua Portuguesa desta Instituio e de a hiptese foi confirmada de que a Literatura regional no trabalhada de forma que desperte o interesse dos alunos, muito menos valorizao da cultura regional. Quando questionado se trabalhava com autores da regio, o Docente respondeu que Sim, porm no citou nenhum, como foi solicitado no questionrio, quando foi perguntado se havia livros disponveis de autores amazonenses na Escola, mais uma vez o Docente apenas respondeu que Sim. A maioria das perguntas abertas no foi respondida.

Concluso

A Literatura Amazonense ainda consta, infelizmente, nos contedos programticos das escolas do Amazonas como uma obrigatoriedade, e abordada superficialmente, no terceiro ano do Ensino Mdio da Escola Agrotcnica Federal de Manaus, de acordo com dados quantitativos observados a partir da aplicao do questionrio, pouqussimos alunos conhecem a literatura amazonense. H controvrsias porque estes sabem da necessidade que tm em conhec-la, tanto que afirmam sua importncia como instrumento de valorizao e conhecimento acerca da realidade que vivenciam. Essa literatura rica em peculiaridades, em cores locais, em musicalidade. O Amazonas celebrado de vrias formas, o povo que aqui reside, o pr-do-sol no rio Negro, a culinria regional, o modo de ser do caboclo-ribeirinho, a canoa, a farinha, a florestas e todos os seres misteriosos que nela vivem. No somente o lado mtico da literatura amazonense, mas os poemas soam como um convite preservao, uma sensibilizao de mentes e coraes para que as atenes sejam voltadas para um dos ltimos parasos verdes que nos cercam, e os habitantes dela passam quase desapercebidos desse potencial que detm. O alcance da pesquisa refere-se identificao do problema da Escola Agrotcnica Federal de Manaus, porm devido durao da pesquisa foi possvel obter somente os primeiros objetivos propostos no plano de trabalho, que eram o levantamento bibliogrfico de poesias que retratassem o meio ambiente e a cultura regional no Amazonas e este resultado foi significativo, quanto s atividades desenvolvidas no ambiente escolar e incentivo leitura e cultura regional, so etapas posteriores aplicao do questionrio de opinio proposto aos discentes e docente da Escola Agrotcnica Federal de Manaus, porm esta etapa fica como sugesto para projetos futuros e a contribuio dada com essa pesquisa.

Referncias ALVES, Rubem. A escola dos meus sonhos.<www.revistaeducaao.com. br> acesso em 12 maro 2006 s 14:30.

BRASIL, Assis. A poesia Amazonense no sculo xx: (Antologia) Organizao, introduo e notas. Rio de Janeiro. Imago Ed. Fundao Biblioteca Nacional: Universidade de Mogi da Cruzes, 1998, Poesia brasileira.

TELLES, Tenrio; KRUGER, Marcos Frederico (Organizadores). Poesia e poetas do Amazonas, Manaus. Editora Valer, 2006.

Agradecimentos

Agradeo Deus pela oportunidade de participar do projeto e ter continuado at sua concluso, assim como todas as oportunidades que tem surgido, aos meus pais, Domingos e Conceio, sem o apoio deles no teria tido foras suficientes para superar as dificuldades na vida acadmica. Professora Suely Barros por ter me orientado e mostrado que sem sensibilidade, dedicao e fora de vontade no possivel construir projetos de forma positiva. Ao Professor Tenrio Telles por ter se disponibilizado para ajudar com o que fosse necessrio para o projeto e pela ateno que teve para ouvir.

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

You might also like