You are on page 1of 21

CAPTULO 3 - EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCNDIO 3.1 - EXTINTORES DE INCNDIO 3.1.1 - CONSIDERAES GERAIS 3.1.1.

1 - Conceito Extintores de Incndio so equipamentos para pronto emprego em incndios incipientes. Tal limitao operacional conseqncia de sua carga til reduzida. Os extintores de incndio prescindem de quatro condies para obter xito em sua utilizao: a) O aparelho extintor deve estar em um local apropriado e em boas condies de funcionamento; b) Sua utilizao deve estar de acordo com a classe de incndio que se objetiva combater; c) O princpio de incndio deve ser descoberto em tempo hbil, para que propicie o uso eficaz do aparelho; d) O operador do extintor deve estar preparado para seu manuseio. 3.1.1.2 - Tipos a) Quanto ao Gnero Dentro de suas particularidades os extintores se dividem em portteis e sobre rodas. Portteis: so aqueles empregados e operados por uma s pessoa. Sobre rodas: tambm chamados de carretas, so aparelhos com maior capacidade de armazenamento de agente extintor, montados sobre um dispositivo de transporte com rodas, exigindo para seu emprego mais de um operador.

Fig. 32 porttil

Fig. 33 sobre rodas

b) Quanto Nomenclatura Os extintores de incndio recebem geralmente o nome do agente extintor que utilizam. c) Quanto Propulso. Para que o agente extintor possa ser expelido do recipiente, h a necessidade de um agente propelente que crie presso suficiente para o uso do aparelho, possibilitando eficincia, dando-lhe alcance, penetrao, distribuio da carga extintora no foco de incndio, alm de proteger o operador contra os efeitos das chamas. Dessa forma, os aparelhos extintores podem ser pressurizados, a pressurizar ou propulso qumica. Extintores Pressurizados Comprimindo-se o prprio agente extintor como o caso do CO2 e dos compostos halogenados. Por compresso de um outro gs propelente dentro do prprio cilindro do extintor, como ocorre nos aparelhos de PQS e gua pressurizada, que so pressurizados, normalmente, com nitrognio.
- 32 -

Extintores a Pressurizar Por presso injetada, ou seja, o gs propelente no fica em contato permanente com o agente extintor, mas em um cilindro auxiliar separado. S ocorrendo a injeo no momento da abertura da vlvula do cilindro auxiliar, para uma eventual operao.

Fig. 34 Extintor pressurizado Extintores Qumicos

Fig. 35 - Extintor a Pressurizar

Por intermdio de uma reao qumica, em decorrncia das substncias que compem o extintor, fazendo-as entrar em contato provoca-se uma reao qumica, sendo liberando um gs como produto da reao, gs este utilizado como agente propelente. Fig. 36 3.1.2 - VISTORIA DE APARELHOS EXTINTORES O extintor de incndio tem uma longevidade que est ligada diretamente a sua manuteno e a sua correta utilizao. O item segurana reputa-se como essencial, e a vistoria peridica a melhor maneira de otimizar o uso do aparelho, alm de ser fundamental para a segurana do operador. Como todo cilindro submetido presso, os extintores de incndio esto sujeitos a uma possvel ruptura de sua carcaa, devido a tal problema a sua vistoria e manuteno tornam-se preponderantes. A ABNT-NBR 12962, define ensaio hidrosttico como: aquele executado em alguns componentes do extintor de incndio, sujeitos presso permanente ou momentnea, utilizando-se normalmente a gua como fluido, que tem como principal objetivo avaliar a resistncia dos componentes presses superiores a presso normal de carregamento ou de funcionamento do extintor de incndio, em suas respectivas normas de fabricao. A ABNT-NBR 12962 regulamenta, ainda, a inspeo, manuteno e recarga de extintores de incndio. Na inspeo pode ser utilizado um BPC que recebe orientao bsica para faz-la, entretanto, a manuteno e a recarga s devem ser feitas por empresas certificadas por um Organismo Certificador (OC) credenciado pelo INMETRO, alm de serem credenciadas no CBMERJ, que ir utilizar ferramentas, peas e materiais adequados. a) Inspeo de Extintores Exame peridico que se realiza no extintor de incndio, com a finalidade de verificar se este permanece em condies originais de operao. A ABNT-NBR 12962 define que a inspeo dever ser realizada na freqncia abaixo: Seis meses para extintores de CO2 e Cilindro de gs propelente; Doze meses para os demais extintores.
- 33 -

Recomenda-se que este espao de tempo seja menor quando o aparelho est sujeito a intempries e/ou condies especialmente agressivas. A NR 23 (Norma regulamentadora do Ministrio do Trabalho) fixa em mensal as inspees nos extintores, devendo serem evidenciadas na Ficha de Controle de Inspeo. b) Manuteno de Extintores Servio efetuado no extintor de incndio, com a finalidade de manter suas condies originais de operao aps sua utilizao ou quando requerido por uma inspeo. 3.1.3 - SIMBOLOGIA Para se ter xito na utilizao de um extintor de incndio, o tempo fator importante, para isto a localizao e a identificao do aparelho tem que ser rpida e precisa. Para tanto a utilizao de smbolos como: cores, letras e palavras esclarecedoras, permitem a confirmao imediata de um extintor quanto a sua adequao classe de incndio, permitindo seu uso correto e em tempo bastante breve. A ABNT-NBR 7532 , Norma Tcnica que se reporta a identificadores de extintores de incndio, dimenses e cores e demais padronizaes, estabelece: a) Extintores para Incndios Classe A: tringulo equiltero verde com a letra A inscrita e de cor branca. Acima do tringulo haver a palavra COMBUSTVEIS e sob o mesmo SLIDOS. b) Extintores para Incndios Classes B: quadrado vermelho com a letra B inscrita e de cor branca. Acima do quadrado haver a palavra LQUIDOS e sob o mesmo INFLAMVEIS c) Extintores para Incndios Classe C: crculo azul coma letra C inscrita e de cor branca. Acima do crculo haver a palavra EQUIPAMENTOS e sob o mesmo ELTRICOS

Fig. 37

d) Extintores para Incndios Classe D: estrela de cinco pontas amarela com a letra D inscrita e de cor branca. Sobre a estrela haver a palavra METAIS e sob a mesma COMBUSTVEIS; Observaes: a) Os extintores indicados para mais de uma classe de incndio tero tantos smbolos quanto as classes de incndio que so indicados, em uma seqncia horizontal; b) Os smbolos devero ser colocados na parte superior e frontal do aparelho e devero ser de tamanho adequado que permita a sua identificao, a no mnimo, um metro do extintor. 3.1.4 - EXTINTORES DE GUA Apresentam-se divididos em extintores de gua pressurizada (conhecidos como AP), somente portteis e extintores de gua-gs (conhecidos como AG), portteis e sobre rodas.

- 34 -

3.1.4.1 - Extintores Portteis de gua Pressurizada (AP) Disponvel em contedo de 10 litros, possui, no seu interior, um tubo sifo que quase alcana o fundo, possibilitando a sada da gua. Sua presso nominal de 11,50 Kgf/cm 2 obtida por CO2, N2 ou ar atmosfrico. Seu uso feito atravs do simples acionamento de sua vlvula (gatilho), sendo dotado, ainda, de indicador de presso, evidenciando a situao do gs propelente. Este tipo de extintor possui um alcance entre 9 e 15 metros e seu tempo de descarga fica na faixa de 40 a 60 segundos.

Fig. 38 1. Lacre 2. Suporte da trava 3. Mangueira de descarga 4. Anel de empatao 5. Bico de sada 6. Trava de segurana 7. Anel de vedao da haste 8. Haste 9. Arruela da haste 10. Mola da vlvula 11. Bucha do tubo sifo 12. Tubo sifo 13. Recipiente 14. Porca 15. Parafuso do gatilho 16. Espiga 17. Anel oring 18. Corpo da vlvula 19. Gatilho da vlvula 20. Cabo da vlvula 21. Indicador de presso 22. Pra da haste

Fig. 39

3.1.4.2 - Extintores de gua-Gs (AG) a) Portteis Extintores portteis de gua-gs consistem de um cilindro com as mesmas especificaes dos extintores de gua pressurizada e disponvel em contedo de 10 litros. Provido de uma tampa de alumnio fundido na sua parte superior, dotada de vlvula de alvio. A pressurizao efetuada atravs de um cilindro contendo 80g de CO2, em tubo de ao, sem costura. Vlvula de pressurizao do tipo abertura lenta, construda em lato forjado e dimensionada para funcionar a 18 kgf/cm2 e provido de disco de segurana em bronze fosforoso, mangueira plstica com caractersticas idnticas ao de gua pressurizada. Fig. 40 O extintor de gua gs do tipo porttil no possui manmetro, seu alcance varia de 9 a 15 metros e seu tempo de descarga fica na faixa de 40 a 60 segundos.

- 35 -

b) Sobre Rodas Extintores de gua-gs sobre rodas consistem de um cilindro de chapa de ao soldado eletronicamente. A Tampa de alumnio fundido e dotada de vlvula de alvio. Seu volume pode chegar a 150 litros e o alcance de seu jato varia de 10m a 12m. A pressurizao efetuada atravs de um cilindro externo de ao sem costura contendo CO2. A Vlvula de pressurizao do tipo abertura lenta, construda em lato forjado, provido de disco de segurana em bronze. Mangueira plstica com trama, ou de borracha com trama de rayon com comprimento de 10m a 12m, contendo na extremidade uma vlvula de descarga de nylon ou esguicho regulvel em lato, ambos do tipo intermitente.

Fig.50 Fig. 41

3.1.4.3 Vistoria nos extintores de gua A Associao Brasileira de Normas Tcnicas fixa as condies mnimas exigidas para vistoria de extintores de incndio de alta e de baixa presso. A ABNT entende por extintores de baixa presso aqueles cuja presso de trabalho inferior a 30Kgf/cm2, e por extintores de alta presso aqueles cuja presso superior ao valor anteriormente citado. a) Inspees Semanalmente: verificar o acesso, o lacre, e a sinalizao do aparelho. Mensalmente: verificar se o extintor est carregado, checando a presso do indicador de presso (para os extintores com presso direta) ou o nvel do agente, retirando-se a tampa dos extintores de presso indireta. Semestralmente: pesar o extintor, substituindo-o quando o peso cair em mais de 10% do peso inicial. Anualmente: inspecionar totalmente o aparelho, verificar se o mangotinho, a pintura e o manmetro esto em bom estado. b) Manutenes Recarga: a reposio ou a substituio do agente extintor, cuja periodicidade deve ser anual. O aparelho dever ser totalmente verificado, inclusive a vlvula de alvio, que dever ser testada. Reteste ou Ensaio Hidrosttico Esta operao compreende uma srie de etapas que vo da medio da presso de trabalho do extintor e da sua capacidade nominal de carga, no caso de extintores de gua, expresso em litros. Estas etapas faro parte de um relatrio de ensaio hidrosttico que tornaro o equipamento apto a ser utilizado. A cada 05 (cinco) anos, os extintores de gua deveram ser submetidos a um teste hidrosttico seguindo o solicitado na NBR 10721 ou NBR 12639, conforme a presso de trabalho. Os aparelhos devero ser remarcados, recarregados, e receber um novo selo. 3.1.5 - EXTINTORES DE GS CARBNICO -CO2 Podem ser portteis, que so aqueles com at 6Kg de carga e 25Kg de peso total, ou sobre rodas, que so aqueles acima de 6Kg de carga extintora e mais de 25Kg de peso total do conjunto. So constitudos, essencialmente, de um cilindro ao sem costura, pintado com tinta de proteo anticorrosiva e uma demo de tinta de acabamento, na cor vermelha, a base de poliuretano. Possui tubo sifo, punho, ala de transporte, gatilho, mangueira de descarga e esguicho difusor.
- 36 -

Todo extintor de gs carbnico com capacidade de carga acima de 2Kg ter, obrigatoriamente, mangueira de descarga ligando a vlvula ao esguicho difusor. Os extintores com menos de 2Kg so normalmente construdos com o fundo redondo, necessitando de um suporte para manter-se na posio de p, e os extintores maiores so construdos com o fundo chato.

Fig.42 porttil

Fig.43 sobre rodas 1. Trava 14. Disco de Segurana 2. Mangueira 15. Arruela de Cobre 3. Punho 16. Cinta Plstica 4. Suporte do punho 17. Porca do parafuso 5. Difusor 18. Parafuso de fixao do gatilho 6. Suporte da Trava 19. Gatilho da vlvula 7. Lacre 20. Cabo da vlvula 8. Miolo da Vlvula 21. Haste 9. Oring superior do miolo 22. Mola 10. Oring inferior do miolo 23. Corpo da vlvula 11. Oring da haste 24. Tubo Sifo 12. Quebra Jato 25. Cilindro 13. Bujo Fig. 44

3.1.5.1 Relao carga X alcance do jato X durao da descarga O tempo de descarga de um extintor nunca ser inferior a 8 segundos, entretanto o tempo mximo, ser, segundo a sua capacidade, dentro dos seguintes limites: CARGA DE INCNDIO (Kg) 2,0 4,0 7,0 10,0 25,0 50,0 ALCANCE DO JATO (m2) 1,5 3,0 4,0 5,0 7,0 9,0 DURAO DA DESCARGA (s) 22 25 27 30 57 60

3.1.5.2 Vistoria nos extintores de CO2 a) Inspees Semanalmente: verificar a acessibilidade, se o pino de segurana e lacre esto corretos;
- 37 -

Semestralmente: Pesar o aparelho, recarregando-o caso a perda de gs for superior a 10%; b) Manutenes Recarga: a reposio ou a substituio do agente extintor, cuja periodicidade deve ser no mximo a cada 05 (cinco) anos. Reteste ou Ensaio Hidrosttico: a cada 05 (cinco) anos. 3.1.6 - EXTINTORES DE ESPUMA 3.1.6.1 Extintores de espuma qumica A espuma qumica proveniente de uma reao envolvendo o sulfato de alumnio, Al2(SO4)3 e o bicarbonato de sdio NaHCO3, tendo como elemento estabilizador da reao normalmente o alcauz. Estes aparelhos esto em desuso. a) Portteis Extintores de espuma de qumica porttil consistem de um recipiente externo construdo em chapa de ao, soldado eletronicamente, e pintado com tinta de proteo anticorrosiva e uma demo de tinta de acabamento, na cor vermelha, a base de poliuretano, tampa de alumnio fundido, junta de vedao em borracha sinttica, recipiente interno em plstico resistente, com volume interno de 10 litros, tempo mdio de descarga na base de 65s e alcance do jato de aproximadamente 10m.

Fig. 45 b) Sobre rodas Extintores de espuma qumica sobre rodas consistem de um recipiente externo construdo com as mesmas caractersticas dos extintores de espuma qumica portteis. Sistema transporte composto de abraadeira e eixo com rodas de ao estampado e pneus de borracha sinttica macia. Pode ser encontrado com volume interno entre 75 litros a 150 litros. Seu tempo mdio de descarga de 120s e seu alcance varia, aproximadamente, de 10m a 15m, com comprimento de mangueira de 5m. Fig.46 3.1.6.2 Extintores de espuma mecnica Para formao da espuma mecnica so necessrios a gua, o ar atmosfrico e o extrato de Aqueous Film Forming Foam (AFFF), composto base de carbono e flor, que quando agregados entre si formam uma massa estvel de pequenas bolhas que podem flutuar sobre os lquidos inflamveis na forma de um colcho de espuma ou de filme aquoso, que bloqueia os vapores dos lquidos inflamveis extinguindo ou prevenindo os incndios de classe B. Alm disso, aumenta as propriedades umectantes e o poder de penetrao da gua, conseguindo timos resultados na extino de incndios tambm da classe A.

- 38 -

a) Portteis Extintores de espuma mecnica portteis consistem de um recipiente externo construdo em chapa de ao, soldado eletronicamente, volume de soluo formadora do filme aquoso, na proporo de 8,190l de gua para 0,810l de AFFF. Este extintor pode ser encontrado em dois modelos: o de pressurizao direta (Fig. 55), com indicador de presso e de pressurizao indireta (Fig. 56), com ampola externa. A vlvula de descarga destes extintores do tipo interruptora de jato para pressurizao direta ou indireta, sendo confeccionada em lato forjado, com cabo e gatilho bicromatizados. So dotados de esguicho especial para jato de espuma. Seu jato pode alcanar at 10m e durar por 70s, com comprimento de mangueira de 0,80cm. Fig. 48 Fig. 47 b) Sobre Rodas Extintores de espuma mecnica sobre rodas consistem de um recipiente com caractersticas idnticas aos portteis. Todavia, seu volume total pode chegar at 150 litros. Este extintor pode ser encontrado em dois modelos: de pressurizao direta e de pressurizao indireta. A vlvula de descarga semelhante a dos portteis. 3.1.6.3 Vistoria nos extintores de espuma a) Inspees Semanalmente: verificar o acesso dos extintores. Mensalmente: no caso dos extintores de espuma qumica verificar se o extintor est carregado e se o bico est obstrudo, em hiptese afirmativa desobstruir com um alfinete. No caso dos extintores de espuma mecnica com presso direta verifique a presso do indicador; e nos de presso indireta verificar o nvel do agente retirando a sua tampa. Verificar tambm se os orifcios laterais dos esguichos esto desobstrudos. b) Manutenes Recarga: anualmente, para os de espuma qumica e, para os de espuma mecnica, devese atender as especificaes dos fabricantes. Reteste ou Ensaio Hidrosttico: a cada cinco anos os extintores de espuma devero ser submetidos a um teste hidrosttico, seguindo a NBR 10721 ou NBR 12639, conforme a presso de trabalho. O cilindro de gs dever ser tambm testado. Os aparelhos deveram ser remarcados e recarregados antes de voltar operao. 3.1.7 - EXTINTORES DE HIDROCARBONETOS HALOGENADOS Todos estes tipos de extintores, tambm chamados de halon, so pressurizados permanentemente pela presso do prprio agente extintor, que um gs liqefeito. Os recipientes dos extintores atendem norma que define os vasos para o armazenamento e transporte de gases a alta presso, de forma que o cilindro suporte at duas vezes e meia a presso nominal de carga sem apresentar vazamento ou deformao aparente, j a presso de ruptura no pode ser inferior a cinco vezes a presso nominal de carga. As demais caractersticas so similares aos extintores de gs carbnico.
- 39 -

3.1.8 - EXTINTORES DE P QUMICO SECO Apresentam-se divididos em extintores de p qumico seco pressurizados, somente portteis, e extintores de p qumico seco a pressurizar, portteis e sobre rodas. A escolha do extintor de p qumico mais adequado proteo de um determinado risco exige uma cuidadosa anlise de seu emprego, devido s diferentes destinaes do aparelho e aos vrios tipos de p qumico que podem ser encontrados em sua carga. 3.1.8.1 - Extintores de P Qumico Seco Pressurizado Extintores portteis obedecem s mesmas especificaes anteriores definidas para os extintores de baixa presso. Disponvel nas capacidades de 4Kg, 6Kg, 8Kg, 10Kg e 12Kg. Possuem tempo de descarga que varia de 10s a 30s, conforme a sua capacidade. O alcance de seu jato est compreendido entre 5m e 8m. Utiliza o N2 como gs propelente, que est contido no prprio bojo do extintor. Sua presso medida atravs de um indicador de presso existente na vlvula. Incluemse nesta classificao os produzidos exclusivamente para utilizao veicular, que possuem carga mnima de 1 Kg, devendo seu funcionamento atender a faixa de temperatura compreendida entre 10C e 85C. 3.1.8.2 - Extintores de P Qumico Seco a Pressurizar a) Portteis Extintores portteis de p qumico a pressurizar so providos de uma tampa de alumnio fundido e dotados de vlvula de alvio. Sua pressurizao efetuada atravs de um cilindro contendo 80g de CO2. Vlvula de pressurizao do tipo abertura lenta, construda em lato forjado e dimensionada para funcionar a 18kgf/cm2 provida de disco de segurana em bronze fosforoso, e seguindo as demais especificaes do item anterior. Fig. 49 Este tipo de extintor pode tambm ser encontrado com uma pistola na ponta da mangueira, com resistncia mecnica igual das ligas metlicas no ferrosas. b) Sobre Rodas O cilindro deste extintor segue as mesmas especificaes dos extintores de baixa presso. Possui tampa de alumnio ou lato fundido e dotado de vlvula de alvio, sua capacidade pode variar de 20Kg a 70Kg e o alcance de seu jato varia de 10m a 12m. A pressurizao efetuada atravs de um cilindro de CO2 ou de N2 com massa de at 2.000g e presso de servio de 14Kgf/cm2 e de ruptura de 70 Kgf/cm2. Neste cilindro, aclopada uma vlvula de abertura lenta de lato laminado forjado, e provida de disco de segurana de bronze fosforoso. Para os modelos pressurizados com N2 h uma vlvula reguladora de presso dotada de dispositivo de alvio, o que confere maior confiabilidade ao aparelho. As mangueiras utilizadas so de borracha ou de plstico com trama, e em sua extremidade existe uma vlvula de descarga do tipo intermitente onde, para os modelos de 20Kg, 30Kg e 50Kg construda Fig. 50 em nylon, para os de capacidade de 70Kg e 100Kg a vlvula de alumnio fundido, conhecida como tipo metralhadora.

- 40 -

3.1.8.3 Vistoria nos extintores de PQS a) Inspees Semanalmente: verificar o acesso dos extintores, o dispositivo de segurana e o lacre. Verificar se o indicador de presso acusa presso suficiente para seu funcionamento. Anualmente: examinar o p e, se for notado qualquer empedramento, dever ser substitudo por novo (regarregado). Pesar o cilindro de gs, providenciando a recarga se a perda for superior a 10% em relao ao peso do estampado no seu selo. Verificar a mangueira e o esguicho quanto obstruo e as condies da vlvula de alvio. b) Manutenes Recarga: Seguir orientao do fabricante. Reteste ou Ensaio Hidrosttico: a cada cinco anos. 3.1.9 FUNCIONAMENTO DOS EXTINTORES 3.1.9.1 Funcionamento dos extintores de gua a) gua Pressurizada Transportar pela ala, que faz parte do corpo da vlvula, at a proximidade do fogo. Soltar a trava de segurana, apontando a mangueira para a direo do fogo. Apertar o gatilho localizado na vlvula de sada, direcionando o jato dgua para a base do fogo. b) gua-Gs (porttil) Transportar pela volante superior at a proximidade do fogo. Romper o lacre de segurana da ampola externa. Com uma das mos apontar a mangueira para a direo do fogo. Com a outra mo, abrir a vlvula da ampola externa. Observao: Logo aps a abertura da ampola externa de gs propelente, a gua comear a sair, devendo ser direcionada para a base do fogo. c) gua-Gs (sobre-rodas) Transportar o extintor at a proximidade do fogo. Este aparelho exige, pelo menos, 02 (dois) operadores para realizarem as operaes seguintes, as quais sero anlogas as descritas para os tipo portteis. 3.1.9.2 Funcionamento dos extintores de gs carbnico a) Gs carbnico portteis Transportar o extintor pela ala, at a proximidade do fogo. Com o extintor sobre o cho, retirar o pino de segurana do gatilho de acionamento. Com uma das mos empunhar o difusor pelo punho prprio para este fim, direcionando-o para o fogo. Com a outra mo erguer o aparelho na vertical e, ao aproximar-se do foco de incndio, apertar o gatilho, executando um movimento de vai e vem do difusor, ao direcionar o jato para a base do incndio.
- 41 -

Fig. 51

Observao: Quando utilizar estes aparelhos em lquidos inflamveis ou combustveis, nunca direcionar o jato perpendicularmente superfcie em combusto. O jato deve ser feito segundo um ngulo aproximado de 45, conforme mostra a figura 60. b) Gs carbnico (sobre-rodas) Transportar o extintor at a proximidade do fogo. Este aparelho exige, pelo menos, 02 (dois) operadores para realizarem as operaes seguintes, as quais sero anlogas as descritas para os tipo portteis. 3.1.9.3 Funcionamento dos extintores de halon Estes extintores possuem seu funcionamento anlogo aos de gs carbnico. 3.1.9.4 Funcionamento dos extintores de espuma a) Espuma Qumica Transportar o extintor pelo volante superior na vertical e sem sacudi-lo, at a proximidade do fogo. Para iniciar o funcionamento do extintor de espuma qumica basta invert-lo e dirigir o jato na direo do fogo, aplicando a espuma, preferencialmente, em um anteparo. Observao: Se aps o extintor ser virado a espuma no sair por seu bico, leve-o para um lugar distante, pois o cilindro estar sujeito ao rompimento por aumento de sua presso interna. Por este motivo se deve usar extintores de espuma qumica com bico de plstico, que funciona como vlvula de segurana prevenindo acidentes pela sua m condio de utilizao. b) Espuma Mecnica pressurizados (somente portteis) Transportar o extintor pela ala, at a proximidade do fogo. Com o extintor sobre o cho, retirar o pino de segurana do gatilho de acionamento. Com uma das mos empunhar o aplicador de espuma, sem obstruir os furos ali existentes, direcionando-a para o fogo. Com a outra mo erguer o aparelho na vertical e, ao aproximar-se do foco de incndio, apertar o gatilho, executando um movimento de vai e vem com o aplicador, direcionando a espuma, preferencialmente, em um anteparo. c) Espuma Mecnica a pressurizar (portteis) Transportar o extintor pela ala, at a proximidade do fogo. Com o extintor sobre o cho, retirar o lacre de segurana da ampola externa. Com uma das mos empunhar o aplicador de espuma, sem obstruir os furos ali existentes, direcionando-a para o fogo. Com a outra mo abrir a ampola externa, executando um movimento de vai e vem com o aplicador, direcionando a espuma, preferencialmente, em um anteparo. d) Espuma Mecnica a pressurizar (sobre-rodas) Transportar o extintor at a proximidade do fogo. Este aparelho exige, pelo menos, 02 (dois) operadores para realizarem as operaes seguintes, as quais sero anlogas as descritas para os tipo portteis. 3.1.9.5 Funcionamento dos extintores de PQS a) PQS pressurizado (somente portteis) Transportar pela ala, que faz parte do corpo da vlvula, at a proximidade do fogo. Soltar a trava de segurana, apontando a mangueira para a direo do fogo.
- 42 -

Apertar o gatilho localizado na vlvula de sada, direcionando o jato de PQS para a base do fogo, executando movimentos laterais alternados. b) PQS a pressurizar (porttil) Transportar o extintor pela ala superior at a proximidade do fogo. Romper o lacre de segurana da ampola externa. Com uma das mos apontar a mangueira para a direo do fogo. Com a outra mo, abrir a vlvula da ampola externa. Observao: Logo aps a abertura da ampola externa de gs propelente, O PQS no comear a sair, devendo ser acionado o gatilho existente na extremidade da mangueira, direcionando o jato de PQS para a base do fogo, executando movimentos laterais alternados. c) PQS a pressurizar (sobre-rodas) Transportar o extintor at a proximidade do fogo. Este aparelho exige, pelo menos, 02 (dois) operadores para realizarem as operaes seguintes, as quais sero anlogas as descritas para os tipo portteis. 3.1.10 CUIDADOS NA COMPRA importante que, ao comprar o extintor de incndio, voc exija a nota fiscal. Alm de proteger seus direitos de consumidor, o prazo de garantia do produto contado a partir da data de aquisio e no da data de fabricao. - Garantia e Validade - Lembre-se sempre que a garantia o que lhe possibilita a troca do extintor em caso de defeito de fabricao, por exemplo. Por validade entende-se o prazo que deve ser obedecido para se efetuar as manutenes necessrias no extintor. Assim, o agente extintor (espuma, gua pressurizada, p qumico ou gs carbnico) pode permanecer vlido, ou seja, eficiente, mesmo depois de expirado o prazo de garantia dado pelo fabricante, j que nem todos os extintores precisam ser recarregados todo ano, a menos que tenha sido usado. - Marca de Conformidade - Voc fica sabendo que o extintor de incndio certificado pela presena do Selo de Conformidade do INMETRO, que reage luz ultra-violeta, dificultando a falsificao. Para os extintores novos, o selo vermelho e apresenta as inscries: - a logomarca do INMETRO - o nmero de srie do selo - a identificao do fabricante - o nmero de licena do fabricante - a identificao do Organismo de Certificao de Produto 3.1.11 CUIDADOS NA MANUTENO a)Exija o Anel de Identificao de manuteno de extintores O processo de identificao consiste em um anel, fabricado em polipropileno H503 na cor amarela com gravaes em baixo relevo, conforme a norma ABNT-NBR 12962 e regra especfica para empresas de manuteno de extintores de incndio, NIE - DINPQ - 70 do INMETRO, o qual dever ser colocado entre a vlvula e o recipiente (cilindro) do extintor com identificao do ms e do ano em que o equipamento foi submetido manuteno atravs de perfurao do anel.

Fig. 52

- 43 -

Ao efetuar a manuteno, verifique: - Se o anel est perfurado/marcado visivelmente com o ms e o ano que foi realizado a manuteno. - Se houve sinais de que o anel foi colocado de forma forada, analisando se o mesmo no est trincado, empenado, torto, violado ou reconstitudo com cola. - Se o dimetro est compatvel em relao ao gargalo do extintor, apresentando folga exagerada. Fig. 53 b) Marca de Manuteno Aps ser submetido manuteno, o selo de conformidade substitudo por um selo de cor azul esverdeada, contendo: - a logomarca do INMETRO - o nmero de srie do selo - a identificao da empresa que realizou a manuteno - a data da realizao da manuteno - a identificao do Organismo de Certificao de Produto 3.2 - ACESSRIOS DE CORTE E ARROMBAMENTO Para que o profissional execute entradas foradas, necessita de ferramentas e equipamentos que tornem isto possvel, bem como conhecer sua nomenclatura e emprego. 3.2.1 - ALAVANCA Barra de ferro rgida que se emprega para mover ou levantar objetos pesados. Apresentase em diversos tamanhos ou tipos. a) Alavanca de unha Alavanca utilizadas nas operaes que necessitam muito esforo. Possui uma extremidade achatada e curva que possibilita o levantamento de grandes pesos, e um corte em "V" para a retirada de pregos. b) Alavanca p-de-cabra Possui uma extremidade achatada e fendida, semelhana de um p-de-cabra. muito utilizada no foramento de portas e janelas por ter pouca espessura, o que possibilita entrar em pequenas fendas. c) Alavanca de extremidade curva Tambm denominada de alavanca em "S", possui extremidades curvas, sendo uma afilada e outra achatada. d) Alavanca multiuso Possui uma extremidade afilada e chata formando uma lmina. Na lateral estende-se um puno, e no topo h uma superfcie chata. Na outra extremidade h uma unha afilada com entalhe em "V". 3.2.2 - ALICATE Ferramenta destinada ao aperto de pequenas porcas, corte de fios metlicos e pregos finos. a) Alicate de presso Ferramenta destinada a prender-se a superfcies cilndricas, possibilitando a rotao das mesmas e possuindo regulagem para aperto.
- 44 -

3.2.3 - ARCO DE SERRA Ferramenta constituda de uma armao metlica de formato curvo que sustenta uma serra laminar. Destina-se a efetuar cortes de metais. 3.2.4 - CHAVE DE FENDA Ferramenta destinada a encaixar-se na fenda da cabea do parafuso, com finalidade de aperta-lo ou desaperta-lo. 3.2.5 - CHAVE DE GRIFO Ferramenta dentada, destinada a apertar ou segurar peas tubulares. 3.2.6 - CHAVE INGLESA Substitui, em certos casos, as chaves de boca fixa. utilizada para apertar ou desapertar parafusos e porcas com cabeas de tamanhos diferentes, pois sua boca regulvel. 3.2.7 - CORTA-A-FRIO Ferramenta para cortar telas, correntes, cadeados e outras peas metlicas. 3.2.8 - CROQUE constitudo de uma haste, normalmente de madeira ou plstico rgido, tendo na sua extremidade uma pea metlica com uma ponta e uma fisga. 3.2.9 - CUNHA HIDRULICA Equipamento composto por duas sapatas expansveis, formando uma cunha, que abre e fecha hidraulicamente. Presta-se a afastar obstculos. 3.2.10 - ELETROCORTE Aparelho destinado ao corte de chapas metlicas. 3.2.11 - MACHADO Ferramenta composta de uma cunha de ferro cortante fixada em um cabo de madeira, podendo ter na outra extremidade formato de ferramentas diversas. 3.2.12 - MALHO Ferramenta similar a um martelo de grande tamanho, empregado no trabalho de arrombamento. 3.2.13 - MARTELETE HIDRULICO E PNEUMTICO Ferramenta que serve para cortar ou perfurar metais e cortar, perfurar ou triturar alvenaria. 3.2.14 - MARTELO Ferramenta de ferro, geralmente com um cabo de madeira, que se destina a causar impacto onde for necessrio. 3.2.15 - MOTOR DE BOMBEAMENTO DE LEO HIDRULICO Aparelho destinado compresso de leo hidrulico, para o funcionamento das ferramentas de corte, alargamento e extenso. 3.2.16 - MOTO-ABRASIVO Aparelho com motor que, mediante frico, produz cortes em materiais metlicos e em alvenarias.
- 45 -

3.2.17 - OXICORTE Aparelho destinado ao corte de barras e chapas metlicas. 3.2.18 - PICARETA Ferramenta de ao com duas pontas, sendo uma pontiaguda e a outra achatada. adaptada a um cabo de madeira, sendo empregada nos servios de escavaes, demolies e na abertura de passagem por obstculo de alvenaria. 3.2.19 - PUNO Ferramenta de ferro ou ao, pontiaguda, destinada a furar ou empurrar peas metlicas, com uso de martelo. 3.2.20 - TALHADEIRA Ferramenta de ferro ou ao, com ponta achatada, destinada a cortar alvenaria, com uso de martelo. 3.3 - HIDRANTES 3.3.1 - HIDRANTES PBLICOS So hidrantes instalados na rede de distribuio pblica, possibilitando a captao de grande quantidade de gua pelos Bombeiros, para o combate a incndios. Os hidrantes pblicos podem ser de coluna ou subterrneo. a) Hidrantes de Coluna So instalados nos passeios pblicos, sendo dotados de juntas de unio para conexo em mangueira e/ou mangotes. Tem, sobre os hidrantes subterrneos a vantagem de permitir captao de maior volume de gua, alm de oferecer visibilidade e no ser facilmente obstrudo. As expedies possuem tampes que exigem uma chave especial para remov-los. b) Hidrantes Subterrneos So aqueles situados abaixo do nvel do solo, com suas partes (expedio e vlvula de paragem) colocadas dentro de uma caixa de alvenaria, fechada por uma tampa metlica. 3.3.2 - HIDRANTES DE RECALQUE So aqueles instalados no logradouro pblico, sendo interligados aos sistemas preventivos fixos da edificao (rede de hidrantes ou de sprinkler). Sua funo principal permitir o recalque de gua para o interior da edificao atravs das viaturas do Corpo de Bombeiros e, secundariamente, podem servir como fonte de captao de gua.

Fig. 54

- 46 -

3.4 - MANGUEIRAS DE INCNDIO Equipamento de combate a incndio, constitudo de um duto flexvel dotado de unies destinado a conduzir gua sob presso. O revestimento interno do duto um tubo de borracha vulcanizada diretamente ao tecido externo, que impermeabiliza a mangueira evitando que a gua saia do seu interior. A capa do duto flexvel uma lona, confeccionada de fibras sintticas, que permite mangueira suportar alta presso de trabalho e de resistncia abraso. Unies storz so peas metlicas, fixadas nas extremidades das mangueiras, que servem para unir lances entre si ou lig-los a outros equipamentos hidrulicos. Empatao de mangueira o nome dado fixao, sob presso, da unio de engate rpido no duto. Lance de mangueira a frao de mangueira que vai de uma a outra junta de unio. Linha de mangueira conjunto de mangueiras acopladas, formando um sistema para conduzir a gua. 3.4.1 - CLASSIFICAO DAS MANGUEIRAS Conforme determinado na norma ANT-NBR 11861 Mangueiras de incndio Requisitos e mtodos de ensaio, da ABNT, as mangueiras so classificadas conforme sua caracterstica de construo e sua presso mxima de trabalho, a saber: Mangueira Caractersticas de construo Tipo 1 Construda com um reforo txtil Tipo 2 Construda com um reforo txtil Tipo 3 Construda com dois reforos txteis sobrepostos Construda com um reforo txtil, acrescida de uma Tipo 4 pelcula externa de plstico Construda com um reforo txtil, acrescida de um Tipo 5 revestimento externo de borracha Presso de trabalho 980 kPa (10 kgf/cm2) 1370 kPa (14 kgf/cm2) 1470 kPa (15 kgf/cm2) 1370 kPa (14 kgf/cm2) 1370 kPa (14 kgf/cm2)

Define-se presso de trabalho como sendo a presso mxima qual a mangueira pode ser submetida em condies normais de uso. 3.4.2 - APLICAO A escolha do tipo da mangueira funo do local onde ser utilizada, a sua presso de trabalho e sua resistncia abraso. a) Mangueira tipo 1: destina-se a edifcios de ocupao residencial; b) Mangueira tipo 2: destina-se a edifcios comerciais, industriais e Corpo de Bombeiros; c) Mangueira tipo 3: destina-se a rea naval, industrial e Corpo de Bombeiros, onde desejvel uma maior resistncia a abraso; d) Mangueira tipo 4: destina-se rea industrial, onde desejvel uma maior resistncia a abraso; e e) Mangueira tipo 5: destina-se a rea industrial, onde desejvel uma alta resistncia a abraso e a superfcies quentes. 3.4.3 - IDENTIFICAO A mangueira de incndio deve ser identificada nas duas extremidades com: a) Nome ou marca do fabricante;
- 47 -

b) Nmero da norma de fabricao (NBR 11861); c) Tipo da mangueira;e d) Ms e ano de fabricao. Esta marcao deve ser indelvel, em caracteres de 25 mm de altura mnima, iniciando distncia de 0,5 m a 1,4 m de cada extremidade da mangueira.

Fabricante

NBR 11861 TIPO X M/A


Fig. 55

Onde: X o tipo da mangueira (1,2,3,4 ou 5); M ms de fabricao;e A ano de fabricao. 3.4.3.1 Identificao da marca de conformidade Alm das identificaes descritas em 6.3, as mangueiras de incndio comercializadas no Estado do Rio de Janeiro devero conter a marca de conformidade ABNT, conforme o Cdigo de Segurana Contra Incndio e Pnico (COSCIP), Artigo 229.

FABRICANTE

NBR 11861 TIPO II 08/03


Fig. 56

3.4.4 - CONSERVAO, INSPEO E MANUTENO 3.4.4.1 - Conservao Para maior durabilidade da mangueira, a ABNT-NBR 12779 Inspeo, manuteno e cuidados com mangueiras de incndio, recomenda-se evitar as seguintes situaes: a) Evitar arrastar por cantos vivos ou pontiagudos; b) Evitar contato direto com fogo, brasas, superfcies quentes (exceto indicado pelo fabricante). c) Arraste da mangueira e unies (cuidado com o arraste sem presso); d) Queda de unies; e) Contato com produtos qumicos (exceto indicado pelo fabricante); f) Permanecer com a mangueira conectada no hidrante; g) Evitar manobras violentas de derivantes ou fechamento abrupto de esguichos ou registros, ou entrada repentina de bomba, que causam golpes de arete na linha (segundo a NFPA 1962 a presso pode atingir sete vezes ou mais a presso esttica de trabalho). Isto pode romper ou desempatar uma mangueira; h) Evitar curvar acentuadamente a extremidade conectada ao hidrante. Isto pode causar o desempatamento da mangueira.
- 48 -

i) No utilizar a mangueira para nenhum outro fim (lavagem de garagens, ptios, etc.), que no seja o combate a incndio. j) Para maior segurana, no utilizar as mangueiras das caixas/abrigos em treinamento de brigadas, evitando danos e desgaste. As mangueiras utilizadas em treinamento de brigadas devem ser mantidas somente para este fim. 3.4.4.2 Inspeo e manuteno A ABNT-NBR 12779 regulamenta que a freqncia de inspeo e manuteno para todas as mangueiras de incndio instaladas deve ser de 6 (seis) e 12 (doze) meses respectivamente. Esta inspeo e manuteno dever ser realizada por empresa capacitada, conforme a referida norma. 3.4.5 - ACONDICIONAMENTO Segundo a ABNT-NBR 12779, existem vrias formas de acondicionar as mangueiras de incndio, entretanto no Estado do Rio de Janeiro as mangueiras devero se enroladas na forma aduchada conforme orientao do CBMERJ. 3.4.5.1 - Procedimento para acondicionar a mangueira de forma "aduchada" a) A mangueira deve ficar totalmente estendida no solo e as tores, que porventura ocorrerem, devem ser eliminadas. b) Uma das extremidades deve ser conduzida e colocada de modo que fique sobre a outra, mantendo uma distncia de 1 (um) metro entre as juntas de unio, ficando a mangueira sobreposta. ADUCHAMENTO (Fig. 57)

Enrolar, comeando pela dobra, tendo o cuidado de manter as voltas ajustadas. Retirar as folgas que aparecem na parte interna.

3.4.6 - TRANSPORTE E MANUSEIO Deve ser transportada sobre o ombro ou sob o brao, junto ao corpo. Para transportar sobre o ombro, o profissional deve posicionar o rolo em p, com a junta de unio externa voltada para si e para cima. Abaixado, toma o rolo com as mos e o coloca sobre o ombro, de maneira que a junta de unio externa fique por baixo e ligeiramente cada para a frente, firmando o rolo com a mo correspondente ao ombro. No transporte sob o brao, o rolo deve ser posicionado de p, com a junta de unio voltada para frente e para baixo, mantendo o rolo junto ao corpo e sob o brao a) Estendendo mangueira aduchada Para estender a mangueira aduchada, colocar o rolo no solo e expor as juntas de unio. Pisar sobre o duto, prximo junta externa, e impulsionar o rolo para a frente com o levantamento brusco da junta interna. Acopla-se a unio que estava sob o p e, segurando a outra extremidade, caminha-se na direo do estendimento.
- 49 -

3.5 - MANGOTINHOS Os mangotinhos so tubos flexveis de borracha, reforados com tecido para resistir a presses elevadas e dotados de esguichos prprios. Apresentam-se, normalmente, em dimetros de 16, 19 e 25mm, e so acondicionados nos autobombas, em carretis de alimentao axial, o que permite desenrolar os mangotinhos e us-los sem necessidade de acoplamento ou outra manobra. Pela facilidade de operao, os mangotinhos so usados em incndios que necessitam pequena quantidade de gua, tais como: cmodos residenciais, pequenas lojas, pores e outros locais de pequenas dimenses. 3.6 - ESGUICHOS So peas que se destinam a dar forma, direo e alcance ao jato d'gua, conforme as necessidades da operao. Os esguichos mais utilizados so: a) esguicho Canho (Fig. 60); b) esguichos "Pescoo de ganso" (protetor de linha); c) esguicho Universal; d) esguichos Regulveis (Fig. 58); e) esguicho Agulheta (Fig. 61); f) esguicho Proporcionador de espuma (Fig. 59); g) esguicho Lanador de espuma.

Fig. 58

Fig. 59

Fig. 60

Fig. 61

3.7 - LINHAS DE MANGUEIRA Linhas de mangueira so os conjuntos de mangueiras acopladas, formando um sistema para o transporte de gua. Dependendo da utilizao, podem ser: linha adutora, linha de ataque, linha direta e linha siamesa. 3.7.1 - Linha Adutora aquela destinada a conduzir gua de uma fonte de abastecimento para um reservatrio. Por exemplo: de um hidrante para o tanque de viatura, e de uma expedio at o derivante, com dimetro mnimo de 63mm.
- 50 -

3.7.2 - Linha de Ataque o conjunto de mangueiras utilizado no combate direto ao fogo, isto , a linha que tem um esguicho numa das extremidades. Pela facilidade de manobra, utiliza-se, geralmente, mangueira de 38mm (1 ). 3.7.3 - Linha Direta a linha de ataque, composta por um ou mais lances de mangueira, que conduz diretamente a gua desde um hidrante ou expedio de bomba at o esguicho. 3.7.4 - Linha Siamesa A linha siamesa composta de duas ou mais mangueiras adutoras, destinadas a conduzir gua da fonte de abastecimento para um coletor, e deste, uma nica linha, at o esguicho. Destina-se a aumentar o volume de gua a ser utilizada. 3.8 - EVOLUES Evoluo a manobra com a linha de mangueira efetuada por, pelo menos, 02 (dois) BPCs. 3.8.1 LINHA DIRETA NA HORIZONTAL Um profissional auxiliar estende a linha de mangueira, podendo ser ajudado pelo chefe da linha, que depois ir acoplar o esguicho mangueira, guarnecendo-a com o auxiliar.

Fig. 62 3.8.2 LINHA POR ESCADA INTERNA O procedimento semelhante ao descrito para armar a linha direta no plano horizontal. O uso das escadas do prprio edifcio, entretanto, obriga o uso de considervel quantidade de mangueiras para se atingir planos superiores. 3.8.3 MANGUEIRA ROMPIDA Na impossibilidade de se interromper o fluxo d'gua por meios normais, a fim de substituir a mangueira rompida ou furada, deve-se estrangular a mangueira. Para isto, utiliza-se o estrangulador de mangueiras, ou fazem duas dobras na mangueira, formando dois ngulos agudos, e mantendo-os nesta posio com o peso do corpo. Com essa manobra, interrompe-se o fluxo d'gua e troca-se a mangueira rompida. 3.8.4 DESCARGA DE MANGUEIRAS Consiste na retirada da gua que permaneceu no interior da mangueira, aps sua utilizao. Estender a mangueira no solo, retirando as dobras que porventura apaream.
- 51 -

Levantar uma das extremidades sobre o ombro, sustentando-a com ambas as mos. Deslocar-se para outra extremidade do lance, deixando-o para trs, medida que se avana vagarosamente. Isto faz com que gua escoe pela extremidade da mangueira. A secagem da mangueira deve ser feita no plano vertical ou inclinado, sempre sombra. 3.9 - FERRAMENTAS So utenslios para facilitar o acoplamento e desacoplamento de unies, acessrios ou abertura e fechamento de registro, assim como, corrigir rompimentos em mangueiras. 3.9.1 CHAVE DE MANGUEIRA Destina-se a facilitar o acoplamento e desacoplamento das mangueiras. Apresenta, na parte curva, dentes que se encaixam nos ressaltos existentes no corpo da junta de unio. 3.9.2 ESTRANGULADOR DE MANGUEIRA Utilizado para permitir conteno no fluxo de gua que passa por uma linha de mangueira, sem que haja a necessidade de parar o funcionamento da bomba ou de fechar registros, a fim de que se possa alterar o esquema armado, ou substituir equipamento avariado. 3.9.3 - ABRAADEIRA usada quando pequenos cortes ou rompimentos ocorrem na mangueira durante o funcionamento, ou quando as juntas esto com pequenos vazamentos. 3.9.4 - DERIVANTE Pea metlica destinada a dividir uma linha de mangueira em outras de igual dimetro ou de dimetro inferior. 3.9.5 PASSAGEM DE NVEL Equipamento confeccionado de metal ou madeira que possui um canal central para a colocao da mangueira, protegendo-a e permitindo o trfego de veculos sobre as linhas de mangueiras dispostas no solo. 3.9.6 - REDUO Pea usada para transformar uma linha (ou expedio) em outra de menor dimetro.

3.9.7 - TAMPO Os tampes destinam-se a vedar as expedies desprovidas de registro que estejam em uso, e a proteger a extremidade das unies contra eventuais golpes que possam danific-las. 3.9.8 VLVULA DE RETENO Utilizada para permitir uma nica direo do fluxo da gua, possibilitando que se forme coluna d'gua em operaes de suco e recalque. Pode ser vertical ou horizontal.

- 52 -

You might also like