You are on page 1of 3

Estudando a Arrogncia

Durante o tempo o egosmo sofreu mutaes infinitas que compem a versatilidade de toda a estrutura sentimental do ser. O abuso tem constitudo entrave ao longo dos tempos. A paixo a ausncia de domnio sob gerncia da vontade ensejou reflexos perniciosos, cujas razes encontram-se no egocentrismo (estado mental de fechamento nas nossas prprias criaes). Nessa linha de evoluo, o instinto de conservao desenvolveu a posse como sinnimo de proteo, vindo a construir o ncleo da tormenta humana como asseveram os sbios orientadores o egosmo o mais difcil de desenraizar-se porque deriva da influncia da matria. O princpio que gera a arrogncia foi colocado no homem para o bem. a nsia de crescer e realizar-se. O impulso para progredir. O instinto de conservao que prev a proteo, a defesa. Tais princpios so os fatores de motivao para a coragem, a ousadia, o encanto com os desafios. Graas a eles surgem os lderes, o idealismo e as grandes realizaes inspiradas em vises ampliadas no futuro. O excesso de tudo isso, no entanto, criou a paixo. A paixo gerou o vcio. O vcio patrocinou o desequilbrio. Arrogncia: qualidade ou carter de quem por suposta superioridade moral, social, intelectual ou de comportamento, assume atitude prepotente ou de desprezo com relao aos outros; orgulho ostensivo, altivez Comentrio: (Eu nem sabia o que era isso e o fazia sem conscincia). O egosmo sentimento bsico, a arrogncia a atitude ntima derivada deste alicerce de sensaes nascidas no corao ocupado, exclusivamente, com seu ego. Uma compulsiva necessidade de ser o primeiro, o melhor, manifestada atravs de um cortejo de pensamentos, emoes, sensaes e condutas que determinam o raio espiritual no qual a criatura transita. So quatro as aes mais perceptveis em decorrncia do ato de arrogar que estruturam a expressiva maioria dos estados psicolgicos e emocionais do SER.

Rigidez a raiz das condutas autoritrias e da teimosia que, frequentemente, desguam nos comportamentos de intolerncia. Sob ao da rebeldia, patrocina o desrespeito ao livre arbtrio alheio (minha falta de aceitao quanto sua deciso e que agora depois de muito conversar com Deus me conformei, e aceitei) e alimenta constantemente o melindre por a vida no ser como ele gostaria que fosse. Competio Ela no existe sem a comparao e o impulso de disputa. Quando tomado pela paixo, a fora motriz de semelhante ao o sentimento de inveja. Na mira da rebeldia, causa o menosprezo (fiz isso sem me dar conta e hoje o remorso me corri) e a indiferena que tenta empanar de outrem. A competio o alimento do sentimento de superioridade(Pura vaidade). Imprudncia: marcada pela ousadia transgressora que no teme e nem respeita os limites. Quase sempre, essa inquietude da alma alcana o perfeccionismo e a ansiedade(talvez voc

se identifique aqui) que, frequentemente, desguam na necessidade de controle e domnio (ao meu ver defeito de carter que ambos tenhamos em maior ou menor grau) Consubstanciam modos rebeldes de ser. Desejo de hegemonia. Sentimento de poder. Prepotncia: um efeito natural da perspiccia que pode insuflar a megalomania, a presuno. Juntos formam o piso da vaidade. A rebeldia, nesse passo conduz a uma desmedida necessidade de fixar-se em certezas que adornam posturas de infalibilidade. Egosmo que na sua mutao transforma-se em arrogncia; essa por sua vez deriva um cortejo de outros sentimentos sob ao do orgulho e da rebeldia. A arrogncia retira-nos o senso de realidade (e o inimigo retirou o meu por diversas vezes). Acreditamos mais naquilo que pensamos sobre o mundo e as pessoas que naquilo so realmente. Por essa razo, esse processo da vida mental consolida-se como piso de inumerveis psicopatologias da classificao humana. A alterao da percepo do pensamento o fator gerador dos mais diversos transtornos psiquitricos(no devemos nem eu nem voc achar que a alterao da percepo no nos afetou ou est afetando e com certeza me afetou muito no passado) So as manifestaes enfermias do eu na direo do narcisismo. Na rigidez eu controlo. Na competio eu sou maior. Na imprudncia, eu quero. Na prepotncia, eu posso. A arrogncia pensa a vida e, ao pens-la, afasta-nos dos nossos sentimentos. Essa desconexo com a realidade estabelece a presena contnua das iluses e fantasias no funcionamento mental, isto , interpretao ou imagem desvirtuada que a pessoa alimenta acerca de fatos, pessoas e coisas. As afirmaes deturpadas sobre valores sociais. Interessante observar que uma das propriedades psiclogicas doentias mais presentes na estrutura da arrogncia a incapacidade para perceb-la Um estudo minucioso nos levar a concluir que, rarssimas vezes encontramos condutas livres dessa velha patologia moral, isto serve para todos ns.

Para finalizar relacionemos outros efeitos dessa doena: Perda do autodomnio Apego a convices pessoais Gosto por julgar e rotular a conduta alheia Necessidade de exerccio do poder Rejeio a crticas ou questionamentos Negao de sentimentos Ter resposta para tudo Desprezo aos esforos alheios (enxergue isto) Imponncia nas expresses corporais Personalismo Auto-suficincia nas decises

Bloqueio na habilidade da empatia Acreditar que pode mais do que realmente capaz Buscar mais do que necessita Querer ir alm dos seus limites Exigir mais do que se consegue (Dar tempo ao tempo s agora entendo isto) Sentir que somos especiais pelo bem que fazemos (Na verdade obrigao fazer o bem) Supor que temos a capacidade de dizer o que certo ou errado para os outros. Julgar-se apto a conhecer o que se passa no ntimo de nosso prximo. Desprezar o valor alheio.

You might also like