You are on page 1of 2

FUNES SINTTICAS

- PREDICADO VERBAL- constitudo por um verbo de que por si s pode constituir predicado seguido ou no de complemento. Exemplos: A Maria leu o livro. O Joo telefonou namorada.

- PREDICADO NOMINAL- constitudo por um verbo copulativo ou de significao indefinida, isto , que necessita de ser acompanhado de um nome, um pronome, um adjectivo, um advrbio, que referindo-se ao sujeito, completa a sua significao. Exemplos: O chocolate saboroso. O Miguel continua doente. A tua me est bem.

NOTA: Verbos Copulativos: Ser, estar, aparecer, continuar, ficar, parecer, permanecer, etc - PREDICATIVO DO SUJEITO- a funo sintctica desempenhada pela palavra ou expresso que se junta aos verbos copulativos ou de significao indefinida. Ex: O Paulo parece triste. - COMPLEMENTO DIRECTO- a palavra ou palavras que designam o objecto sobre o qual recai directamente a aco significada pelo verbo. O qu? - Constru uma casa. - Os Portugueses difundiram a lngua por toda a parte. - Amo a honestidade. - PREDICATIVOS DO COMPLEMENTO DIRECTO- Alguns verbos pedem, alm do complemento directo, uma palavra ou expresso equivalente que, completando a sua significao, qualifica aquele complemento. Exemplos: Encontrei-o pensativo. Considerava-o como um filho.

- Pedem predicativo do complemento directo os verbos transitivos (quando estiverem na voz activa): Achar, chamar, considerar, nomear, declarar, denominar, tornar,

- COMPLEMENTO INDIRECTO- a palavra ou expresso que designa a pessoa ou coisa sobre a qual indirectamente recai a aco expressa pelo verbo. Exemplo: A quem? Dou aula aos alunos. - COMPLEMENTO CIRCUNSTANCIAL- designa uma circunstncia ocasional da aco do verbo.

de modo : L com ateno. de lugar: Nasceu em Lisboa. Vou para Paris. de fim: Trabalha para viver. de tempo: Chegou a casa ontem. de companhia: Vive com a famlia. de meio: Viaja de comboio. de causa: Caiu de fraqueza.

- ATRIBUTO- o adjectivo que se junta imediatamente ao nome para o qualificar. Exemplos:


Homem alto. Lemos um livro magnfico. A rapariga triste olhava o mar.

- APOSTO- o nome (ou expresso equivalente) que se junta a outro nome para lhe acrescentar alguma informao. Ex: O Lus, irmo da Ana, faltou aula. - AGENTE DA PASSIVA- o complemento que indica o responsvel pela prtica da aco na forma passiva das frases. O nome que designa o agente vem regido da preposio por. Exemplos:

O bolo foi feito pela Mnica. O automvel conduzido pelo pai.

- COMPLEMENTO DETERMINATIVO- o complemento introduzido pela preposio de, que acrescenta alguma indicao ao nome que o precede. Ex: O livro de Cincias tem imagens lindas. - VOCATIVO- o complemento que designa o nome da pessoa, animal ou coisa personificada, a quem nos dirigimos. Exemplos:

Catarina, chega aqui - Tens razo, Mariana.

You might also like