You are on page 1of 7

Curso de Engenharia de Controle e Automao

Experimento 2: Separao de Misturas

Prof. Responsvel: Dra Lucia S. F. A. Collet Alunos participantes: Lucas Borghi Lucas Cardoso Renata Cristina Pront.: 1260391 Pront.: 1265547 Pront.: 1261967

So Paulo, 13 de abril de 2012

Resumo
Neste experimento, o objetivo era determinar o teor de lcool na gasolina e verificar se a mesma encontrava-se dentro dos padres estabelecidos pela ANP, para isso foi utilizado o mtodo de extrao por solvente e partio, no qual foram utilizadas trs amostras de gasolina de 25 mL, usando gua destilada como solvente. As amostras neste experimento obtiveram valores muito superiores aos critrios da ANP, supondo-se que se necessrio deva-se realizar outro experimento mais preciso.

Introduo
A gasolina, uma frao derivada do petrleo tem um papel importante na sociedade contempornea sendo uma fonte de energia amplamente empregada, com isso tem-se procurado formas de formular uma composio para ela, sem que ela perca sua qualidade. No Brasil, tem-se utilizado etanol em sua composio como antidetonante em substituio de compostos com maior toxidade (Dazzani et al, 2003). Os limites estabelecidos pela Agncia Nacional de Petrleo ANP (teor entre 20% e 26% em volume) definem se o combustvel est dentro do padro de qualidade. A extrao por solvente e partio, onde se dispe de um solvente que quando entra em contato a mistura de dois lquidos faz com que o que possui maior afinidade (extrato) se separe da mistura, sobrando apenas o refinado, dividindo-se em duas fases: extrato e refinado. O coeficiente de partio de um solvente definido como a razo de sua concentrao entre a fase do extrato e a fase do refinado (Trindade et al, 2005). Com o mtodo de extrao por solvente e partio possvel separar o etanol de uma amostra de gasolina utilizando gua destilada como solvente (Dazzani et al, 2003), e assim determinar se o teor de etanol nessa amostra, considerando os erros estatsticos, se encontra dentro dos limites estabelecidos por lei. O objetivo desse experimento foi verificar, atravs da decantao, se o teor de lcool de uma amostra de gasolina est dentro das especificaes da ANP.

Materiais e Mtodos
Funil de decantao; gua destilada; Gasolina (75 mL); Suporte; Proveta; Pisseta; Bquer (200 mL e 400 mL)

A gasolina foi colocada no funil de decantao, no qual tambm foi adicionada gua destilada, agitando-se levemente a mistura. Aps colocar o funil de volta no suporte, a gasolina ficou na parte de cima e a gua ficou na parte de baixo. Pouco tempo depois, abriu-se a torneira localizada na parte inferior do funil, fazendo com que somente a gua sasse e fosse recolhida no bquer. Essa adio de gua na gasolina foi feita mais duas vezes para este experimento. No total, foram feitos 3 experimentos da mesma maneira, com a mesma quantidade de gasolina (25 mL para cada experimento).

Resultados e Discusso
Os resultados obtidos nos trs experimentos esto na tabela a seguir: Qtde de gasolina Experimento n: 1 2 3 Mdia: aps a decantao: 16 mL 15,5 mL 16,5 mL 16 mL Qtde aproximada de lcool/amostra: 9 mL 9,5 mL 8,5 mL 9 mL Porcentagem de lcool: 36% 38% 34% 36% (x)

Depois, foi feito o clculo do desvio padro amostral, que obteve o seguinte resultado:

= =

( x - x )
n-1 2%

Porcentagem em volume: 36% 2%

Concluso
No experimento realizado, o teor de lcool por volume de gasolina calculado ficou acima dos limites estabelecidos pela ANP. Esse resultado pode ter ocorrido por dois fatores, ou o experimento foi ineficaz para a determinao do teor de lcool, ou a gasolina estava adulterada.

Referncias Bibliogrficas
BRASIL, Resoluo ANP n 09, de 07 de maro de 2007. Disponvel em: http://www.anp.gov.br. Acesso em 17/04/2012. DAZZANI, M.; Correia, P. R. M.; Oliveira, P. V.; Marcondes, M. E. R. Explorando a Qumica na Determinao do Teor de lcool na Gasolina, Qumica Nova na Escola, N17, p. 42, Maio 2003. Disponvel em: http://www.qnesc.sbq.org.br/online/qnesc17/a11.pdf Acesso em: 17/04/2012 Trindade, T.; Palmeira, V.; Silva, J. M.; Anastcio, P. Extraco Lquido-Lquido e Absoro Gasosa, INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DA LISBOA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUMICA; Lisboa, Setembro 2005 Disponvel em: http://pwp.net.ipl.pt/deq.isel/msup/pdf/modulo04.pdf Acesso em: 17/04/2012

You might also like