You are on page 1of 3

EXERCCIOS: EXERCCIOS: ACENTUAO GRFICA PARTE 1

01. (ACAFE) Assinale a alternativa incorreta:


a) b) c) d) e) Esfago, rgo e afito so acentuadas graficamente. Bbado, blsamo e binculo so proparoxtonas. Exausto, arroio e ofcio so trissilbicas. Lei e lua apresentam ditongo e hiato, respectivamente. Caminho apresenta sete letras e sei fonemas.

02. (PUCCAMP) Assinale a srie em que todos os vocbulos esto escritos de


acordo com as normas vigentes de acentuao grfica: a) tem, juzes, juri, crtex, mago b) Lus, vrus, eletron, hfens, esprito c) espontneo, txi, rbrica, bno, apazigue d) atravs, intuito, lbuns, varola, sauna e) dolar, zebu, ritmo, atra-lo, bangal.

03. (UFSC) Assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S).


01. Os acentos grficos em corrupio, l e baldeao so justificados pela mesma regra. 02. So classificadas como oxtonas: corrupio, poder e conduzi-lo. 04. As palavras beira, area e tdio possuem a mesma classificao quanto posio da slaba tnica. 08. Os acentos grficos dos vocbulos voc, proteg-los e contm seguem as regras de acentuao das oxtonas. 16. Em idade, ainda e fluido temos trs palavras com o mesmo nmero de slabas. 32. As palavras gratuito, debaixo e implicou so trisslabas.

(ACAFE) Leia com ateno: Brasil tem megajazida de petrleo e gs. Um dia depois de o Ministro interino das Minas e Energia, Nelson Hubner, ter recomendado que donos de carro no convertessem o combustvel para gs, a Petrobrs anunciou a descoberta de uma reserva gigante de petrleo e gs natural na Bacia de Santos. A rea de abrangncia da reserva de 800 quilmetros de extenso por 200 quilmetros de largura e vai do Esprito Santo a Santa Catarina. A expectativa oficial de que s o primeiro poo contenha 60% de todas as reservas dos dois produtos encontradas at hoje no pas. O presidente da empresa, Srgio Gabrielli, afirmou que, com a descoberta, o Brasil deve subir do 24 lugar no ranking de maiores reservas do mundo para a 8 ou 9 colocao, com o acrscimo de 5 bilhes a 8 bilhes de barris produo atual, que de 14,4 bilhes.
Fonte: <www.clicrbs.com.br/jornais>. Acesso em 10 nov. 2007.

04.

Analise as afirmativas a seguir:

I- As palavras quilmetros e subir so, respectivamente, proparoxtona e oxtona. II- Gs uma palavra oxtona. III- Petrleo no proparoxtona tampouco, oxtona. IV- As palavras abrangncia e petrleo so proparoxtonas terminadas em ditongo. V- A grafia da palavra megajazida est incorreta. Assinale a alternativa cujas afirmativas esto corretas: a) b) c) d) e) Apenas II e IV. Apenas I, III e V. Apenas I e III. Apenas III e V. Apenas IV e V.

05.

(ACAFE) No trecho a seguir, foram omitidos todos os acentos grficos: grave, agudo e circunflexo. Localize as palavras que deveriam receber esses acentos. O livro A cabea do brasileiro, do sociologo Alberto Carlos Almeida, mostra que a educao e o grande corte social e etico do Brasil: os 57% de brasileiros que tem ate o Ensino Fundamental so mais autoritarios, mais estatistas e revelam menos valores democraticos; a medida que a escolaridade aumenta, os valores melhoram o que prova, segundo o autor, que a educao e a principal matriz a transmitir valores republicanos as pessoas.
Fonte: O Estado de So Paulo 26 de agosto de 2007.

Assinale a alternativa correta em relao ao nmero de acentos grficos que foram omitidos no trecho acima: a) b) c) d) e) Um (1) acento grave - sete (7) acentos agudos nenhum acento circunflexo. Trs (3) acentos graves seis (6) acentos agudos um (1) acento circunflexo. Dois (2) acentos graves sete (7) acentos agudos dois (2) acentos circunflexos. Nenhum acento grave cinco (5) acentos agudos um (1) acento circunflexo. Dois (2) acentos graves sete (7) acentos agudos um (1) acento circunflexo.

06. (CEASA/MG) Assinale a palavra corretamente acentuada:


a) Eles intervm em medidas concretas. b) No vou pr este livro na estante. c) Eles crem em outras imagens. d) O prefeito sempre mantm a palavra

07. (Unifenas MG) A mesma regra de acentuao que vale para rpida, vale
tambm para: a) mutvel, estaramos, vrgula, admissveis. b) vrgula, simblica, smbolo, hierglifos. c) ortogrficos, colgios, egpcios, lngua. d) bsicos, difcil, colgios, lngua. e) portugus, ingls, smbolos, lngua.

08. (Prof. GUIDO) Indique a alternativa em que todos os vocbulos devem ser
acentuados: a) levedo, jovem, juri b) taxi, juri, juiz c) magoa, moeda, util d) bceps, taxi, juri

09. (TA-MG) Todas as palavras a seguir devemser acentuadas graficamente,


exceto: a) hifen b) item c) biquini d) dolar e) virus

10. (Cesgranrio) Assinale a opo em que os vocbulos obedecem a mesma regra


de acentuao grfica. a) ters / lmpida b) necessrio / vers c) d-lhes / necessrio d) incndio / tambm e) extraordinrio / incndio

You might also like