You are on page 1of 16

Prefeitura Municipal de Campinas

CONCURSO PBLICO EDITAL N 006/2011 05FA FARMACUTICO

Nome do Candidato

Nmero de Inscrio
LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO

INSTRUES GERAIS
Um Caderno de Questes contendo 50 (cinquenta) questes objetivas de mltipla escolha. Uma Folha de Respostas personalizada para a Prova Objetiva. 0Ao ser autorizado o incio da prova, verifique, no Caderno de Questes, se a numerao das questes e a paginao esto corretas e se no h falhas, manchas ou borres. Se algum desses problemas for detectado, solicite ao fiscal outro caderno completo. No sero aceitas reclamaes posteriores. 0A totalidade das Provas ter a durao de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para preenchimento da Folha de Respostas da Prova Objetiva. 0O candidato poder se retirar da sala de prova aps transcorridas 2 (duas) horas do efetivo incio da prova, entregando o Caderno de Questes e a Folha de Respostas ao fiscal, a qual ser o nico documento vlido para a correo. 0O Caderno de Questes ser disponibilizado para consulta no site da Cetro Concursos, juntamente com a divulgao do gabarito, a partir do dia 07 de fevereiro de 2012. 0No sero permitidas consultas a quaisquer materiais, uso de telefone celular ou outros aparelhos eletrnicos. 0Caso seja necessria a utilizao do sanitrio, o candidato dever solicitar permisso ao fiscal de sala, que designar um fiscal volante para acompanh-lo no deslocamento, devendo manter-se em silncio durante o percurso, podendo, antes da entrada no sanitrio e depois da utilizao deste, ser submetido a revista com detector de metais. Na situao descrita, se for detectado que o candidato estiver portando qualquer tipo de equipamento eletrnico, ser eliminado automaticamente do concurso. 0Aps o trmino da prova, ao sair da sala de prova, o candidato dever retirar-se imediatamente do local de realizao das provas, no podendo permanecer nas suas dependncias, bem como no poder utilizar os sanitrios.
0O candidato receber do fiscal:

ATENO
0Verifique se seus dados esto corretos na Folha de Respostas. 0A Folha de Respostas NO pode ser dobrada, amassada, rasurada, manchada ou conter qualquer registro fora dos locais

destinados s respostas. 0Assinale a alternativa que julgar correta para cada questo na Folha de Respostas, usando caneta esferogrfica de tinta preta ou azul. Para cada questo, existe apenas 1 (uma) resposta certa no sero computadas questes no assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras. 0O modo correto de assinalar a alternativa cobrindo, completamente, o espao a ela correspondente, conforme modelo abaixo:
0Todas as questes devero ser respondidas.

OS TEXTOS E AS QUESTES FORAM REDIGIDOS CONFORME O NOVO ACORDO ORTOGRFICO DA LNGUA PORTUGUESA, MAS ESTE NO SER COBRADO NO CONTEDO.

02/2012
Espao reservado para anotao das respostas

CONCURSOS PBLICOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS CONCURSO PBLICO EDITAL 006/2011


05FA FARMACUTICO
CONCURSOS PBLICOS

Nome:__________________________________________________________

Inscrio:_______________________

O Caderno de Questes ser disponibilizado no site da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br) a partir do dia 07 de fevereiro de 2012.

LNGUA PORTUGUESA

Leia o texto abaixo para responder s questes de 1 a 3.

Os brasileiros so os latino-americanos que mais recorrem a remdios para emagrecer na Amrica Latina, mostra um estudo da empresa especializada em pesquisa de consumo Nielsen Holding. O estudo, que abrange a Amrica Latina, mostra que 12% dos brasileiros usam emagrecedores. A mdia de consumo, na regio, de 8%. Na Venezuela e no Peru, apenas 4% recorrem a esse tipo de medicamento. Os brasileiros tambm so os mais insatisfeitos com a silhueta. Cerca de 43% se consideram um pouco acima do peso e 16% acima do peso. Apenas 30% se mostram satisfeitos. A insatisfao dos brasileiros est acima da mdia mundial. De acordo com o estudo, 35% se consideram um pouco acima do peso. Os chilenos tambm se destacam como os que se consideram muito acima do peso 8%. Entre os brasileiros, 3% se enquadram nesse perfil. Os colombianos, por outro lado, so os mais contentes com a aparncia 44% consideram o seu peso satisfatrio e 38% dizem estar um pouco acima do peso. A mdia de satisfao na Amrica Latina de 37%.

Regime e exerccios O estudo mostra ainda que 50% dos brasileiros tentam, atualmente, perder peso de alguma forma. Desses, 76% apelam para a mudana na dieta e 64% dizem estar fazendo exerccios. Os mexicanos so os que mais buscam estar em forma 60% tentam perder peso. Desses, 66% fazem exerccios fsicos, os recordistas no quesito na regio. Os que menos se exercitam so os peruanos apenas 49%, entre os que buscam perder peso. O estudo mostra tambm que 52% dos latino-americanos no entendem nada ou apenas parte das informaes nutricionais contidas nas embalagens dos alimentos. Os latino-americanos (64%) so os que mais defendem a incluso de informaes calricas nas embalagens, contra 53% dos europeus e apenas 28% dos africanos e rabes. A pesquisa da Nielsen Holding ouviu 25 mil pessoas, por meio da internet.

Disponvel em: http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5580318EI16559,00 Brasileiro+e+o+que+mais+recorre+a+remedio+de+emagrecer+na+America+Latina.html.

Prefeitura Municipal de Campinas 05FA Farmacutico 1

1.

A partir da leitura do texto, possvel concluir que I. o estudo, feito com a participao de 25 mil pessoas, aponta que cerca de 12% dos brasileiros usam emagrecedores, e 59% se consideram acima do peso. II. apenas 44% dos brasileiros consideram seu peso satisfatrio. III. para perder peso, atualmente, os brasileiros costumam mudar de dieta e comeam a prtica de exerccios fsicos.

correto o que est contido em (A) (B) (C) (D) III, apenas. II, apenas. I, II e III. I e II, apenas.

2.

Observe o trecho abaixo. Os brasileiros so os latino-americanos que mais recorrem a remdios para emagrecer (...). correto afirmar que no trecho destacado no h crase, pois (A) (B) (C) (D) antecede um advrbio. antecede um substantivo no masculino plural. sucede um verbo. sucede um advrbio.

3.

Assinale a alternativa em que o termo em destaque apresenta a mesma classificao gramatical do trecho destacado abaixo. O estudo, que abrange a Amrica Latina, mostra que 12% dos brasileiros usam emagrecedores. (A) (B) (C) (D) Perdido, o menino se sentiu s. Estava cansada, por isso foi deitar. Rita, responsvel pelo seu departamento, deu orientao aos novos colaboradores. Apesar do imprevisto, deram continuidade reunio.

4.

Em relao concordncia nominal, assinale a alternativa correta. (A) (B) (C) (D) proibida a sada antes de a sesso acabar. Os enfermeiros deveriam se orgulhar mesmos do trabalho realizado. A prefeitura oferece aparelhos e assistncia precrias. Em alguns casos, necessria tolerncia.

Prefeitura Municipal de Campinas 05FA Farmacutico 2

5.

Assinale a alternativa que representa corretamente a voz ativa da frase a seguir. A bula foi reformulada para melhor compreenso. (A) (B) (C) (D) Reformulou-se a bula para melhor compreenso. Reformulam a bula para melhor compreenso. Reformularam a bula para melhor compreenso. Reformulada a bula para melhor compreenso.

Leia o texto abaixo para responder questo 6. [...] O homem bicho da Terra to pequeno

chateia-se na Terra lugar de muita misria e pouca diverso, faz um foguete, uma cpsula, um mdulo toca para a Lua desce cauteloso na Lua pisa na Lua planta bandeirola na Lua experimenta a Lua coloniza a Lua humaniza a Lua [...].

As impurezas do branco. Carlos Drummond de Andrade. 6. Em relao ao trecho destacado no texto, assinale a alternativa correta em relao a sua classificao gramatical. (A) (B) (C) (D) nclise. Mesclise. Prclise. Prclise opcional.

7.

Assinale a alternativa correta em relao ortografia. (A) (B) (C) (D) Vertigem/ contgio/ pedjio Invalides/ hospitalizar/ executar Exame/ asfixia/ cirurgies Hipocondria/ disteno/ contenso
Prefeitura Municipal de Campinas 05FA Farmacutico 3

8.

De acordo com a norma-padro da Lngua Portuguesa, assinale a alternativa correta em relao regncia verbal. (A) (B) (C) (D) Foram no dentista esta manh. O exame consistia na radiografia. Agradeceu aos presentes na palestra. Perdoou o equvoco cometido pelos alunos.

Leia o trecho abaixo para responder questo 9. Quando samos do hospital, Pedro j dera entrada no pagamento. 9. Em relao ao trecho em destaque, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) O trecho em destaque indica um fato que ainda est em andamento. ( ) O trecho em destaque indica um fato totalmente concludo e que ocorreu antes de outro fato tambm j concludo. ( ) O trecho em destaque indica um fato futuro, mas relativo a um outro, no passado. (A) (B) (C) (D) F/ F/ V F/ F/ F V/ V/ F F/ V/ F

10. Assinale a alternativa incorreta em relao pontuao. (A) (B) (C) (D) Os dois rapazes, as crianas e os primos foram levados ao centro comunitrio. Joo, responsvel pelo novo departamento, foi saudado por todos. Os preos dos remdios aumentaram, como j havia sido anunciado. Os doutores, no tinham um novo diagnstico.

MATEMTICA 11. A composio em mg, presente em 1ml da soluo oral de um medicamento, dividida da seguinte maneira: 1 corresponde substncia A, 1 corresponde substncia B, 3 corresponde substncia C e 10mg
8 10 4

correspondem a substncia D. Logo, o total de gramas contido em 150ml deste medicamento (Dado: 1g = 1.000mg) (A) (B) (C) (D) 40. 50. 60. 70.
Prefeitura Municipal de Campinas 05FA Farmacutico 4

12. Se em 3,75 litros de uma soluo h 1,5g de soluto, em 250ml haver (Dado: 1g = 1.000mg) (A) (B) (C) (D) 0,1mg de soluto. 1mg de soluto. 10mg de soluto. 100mg de soluto.

13. Quatro agentes de apoio sade sob a superviso de um farmacutico dividem a tarefa de controle de medicamentos em partes inversamente proporcionais ao tempo de servio. Se para esta tarefa so dispensadas 154 horas por ms, e os tempos de servio so 2, 3, 4 e 5 anos, ento o agente que tem menos tempo de servio dedica (A) (B) (C) (D) 60 horas por ms para esta tarefa. 55 horas por ms para esta tarefa. 45 horas por ms para esta tarefa. 40 horas por ms para esta tarefa.

Leia o texto abaixo para responder s questes de 14 a 17. Aplicaes de propores em farmacologia

Considere os seguintes padres utilizados no clculo de medicamentos: 1ml contm 20 gotas. 1 gota equivale a 3 microgotas, ento 20 gotas equivalem a 60 microgotas. Portanto, 1ml contm 60 microgotas. Para se administrar microgotas, feito o seguinte clculo:

14. Foi prescrito a um paciente um frasco de 250ml de Soro Fisiolgico a 0,9%, portanto a quantidade de cloreto de sdio que este paciente est recebendo (A) (B) (C) (D) 2,5ml. 2,25ml. 3,75ml. 4,5ml.

Prefeitura Municipal de Campinas 05FA Farmacutico 5

15. Um mdico prescreveu 18 gotas de certo medicamento para ser ingerido de 6 em 6 horas. Logo, em 48 horas, o paciente ir ingerir (A) (B) (C) (D) 5ml do medicamento. 5,4ml do medicamento. 7,2ml do medicamento. 7,5ml do medicamento.

16. A fim de se administrar 2 litros de soro glicosado 5%, em 8 horas, a quantidade de microgotas a correr em um minuto dever ser (A) (B) (C) (D) 250. 200. 175. 150.

17. Foi prescrito a um paciente 1,5 litro de Soro Fisiolgico para correr velocidade de 25 gotas por minuto. Logo, o tempo que o paciente receber o soro ser de (A) (B) (C) (D) 8 horas. 12 horas. 16 horas. 20 horas.

18. Em um dia, 115 pessoas comparecem para doar sangue em um banco de sangue. Sabendo que cada um doou em mdia 450ml de sangue, o volume aproximado de sangue, em m3, arrecadado neste dia foi igual a (Dado: 1cm3 = 1ml) (A) (B) (C) (D) 517,5. 51,75. 5,175. 0,05175.

19. O nmero de comprimidos em um recipiente est compreendido entre 200 e 250. Agrupando-os de 8 em 8, de 12 em 12 ou de 18 em 18, sempre resta um comprimido. Portanto, o produto dos trs algarismos do nmero total de comprimidos igual a (A) (B) (C) (D) 128. 64. 32. 14.

Prefeitura Municipal de Campinas 05FA Farmacutico 6

20. Em um pas, a populao igual a 2,5 milhes de pessoas, das quais 2% so doadoras de sangue. Entre as pessoas que doam sangue, 40% so do sexo feminino. Logo, o nmero de pessoas do sexo masculino doadores de sangue deste pas (A) (B) (C) (D) 20.000. 30.000. 50.000. 200.000.

CONHECIMENTOS GERAIS 21. O Programa Academia da Sade foi criado pela Portaria n 719/11. A respeito dos objetivos desse Programa, analise as assertivas abaixo. I. Promover a convergncia de projetos ou programas nos mbitos da sade, educao, cultura, assistncia social, esporte e lazer. II. Contribuir para ampliao e valorizao da utilizao dos espaos pblicos de lazer, como proposta de incluso social, enfrentamento das violncias e melhoria das condies de sade e qualidade de vida da populao. III. Tem como principal objetivo contribuir para a promoo da sade da populao a partir da implantao de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientao de prticas corporais e atividade fsica e de lazer e modos de vida saudveis. IV. Potencializar as aes nos mbitos da Ateno Primria em Sade (APS), da Vigilncia em Sade (VS) e da Promoo da Sade (PS). correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) I, II e III, apenas. I e II, apenas. III e IV, apenas. I, II, III e IV.

22. Busca colocar em prtica os princpios do Sistema nico de Sade (SUS) no cotidiano dos servios de sade, produzindo mudanas nos modos de gerir e cuidar. Estimula a comunicao entre gestores, trabalhadores e usurios para construir processos coletivos de enfrentamento de relaes de poder, trabalho e afeto. Foi lanado em 2003. Trata-se da (A) (B) (C) (D) Poltica Nacional de Humanizao (PNH). Sade Toda Hora. PNAM. Sade da Famlia.

Prefeitura Municipal de Campinas 05FA Farmacutico 7

23. O Projeto de Formao e Melhoria da Qualidade de Rede Ateno Sade QualiSUS-Rede um projeto formalizado a partir de acordo de emprstimo com o Banco Mundial, com a finalidade de contribuir para a organizao de redes regionalizadas de ateno sade no Brasil. A respeito desse projeto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) Os hospitais atendidos pelo QualiSUS recebero equipamentos novos, comprados pelo Ministrio da Sade, e tero suas instalaes reformadas. ( ) O QualiSUS resultado da parceria entre o Ministrio da Sade com governos estaduais e municipais. ( ) O Servio de Atendimento Mvel s Urgncias (SAMU/192) parte integrante do QualiSUS. (A) (B) (C) (D) F/ F/ F V/ V/ V V/ F/ V F/ F/ V

24. A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) aprovou as condies bsicas para apoio financeiro concesso de servios pblicos de ampliao, manuteno e explorao dos aeroportos internacionais de(o) (A) (B) (C) (D) Rio de Janeiro, Guarulhos e Campinas. Porto Alegre, Braslia e Belo Horizonte. Curitiba, Guarulhos e Braslia. Braslia, Campinas e Guarulhos.

25. Em relao aos dados estatsticos sobre a violncia no estado de So Paulo, divulgados pelo governo estadual em janeiro de 2012, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) Os nmeros de casos de homicdios sofreram reduo em relao a 2010. ( ) A polcia aponta aumento do nmero de latrocnios, roubo seguido de morte, em 2011. ( ) Os boletins de ocorrncia (BOs) de trfico de drogas aumentaram em 2011. (A) (B) (C) (D) V/ V/ V F/ F/ V V/ F/ V F/ V/ F

Prefeitura Municipal de Campinas 05FA Farmacutico 8

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 26. Paciente A. G., 38 anos, sexo masculino, deu entrada no pronto-socorro com sinais de cianose, bradicardia e hipotenso. Foi relatado por familiares que ele havia ingerido bebida alcolica em excesso e est em tratamento de ansiedade crnica utilizando o medicamento Lorazepam 1mg (benzodiazepnico) 3 vezes ao dia. Assinale a alternativa que apresenta o motivo pelo qual foi necessrio encaminhar o paciente ao pronto-socorro. (A) Os benzodiazepnicos no podem ser administrados com bebida alcolica, pois o lcool diminui a ao do medicamento, provocando sufocamento. (B) Os benzodiazepnicos no podem ser administrados com bebida alcolica, pois o lcool aumenta a ao do medicamento e causa depresso respiratria. (C) Os benzodiazepnicos no podem ser administrados com bebida alcolica, pois o lcool diminui ao do medicamento, provocando letargia. (D) Os benzodiazepnicos so medicamentos que em conjunto com a ingesto de lcool em excesso causam efeito gastrointestinal agudo.

27. A adequada desinfeco e esterilizao de artigos hospitalares uma preocupao constante para a implementao de medidas de controle de infeco hospitalar. Pelo fato de nem todos os artigos utilizarem o mesmo processo de assepsia, importante identificar quando cada um dos processos necessrio (limpeza, desinfeco ou esterilizao). Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a correta definio de desinfeco. (A) a remoo de material estranho (sujeira, matria orgnica etc.) de objetos e reas. normalmente realizada com gua e detergentes sob ao mecnica. (B) a completa eliminao ou destruio de todas as formas de vida microbiana. realizada por processos qumicos e fsicos. Vapor sob presso, calor seco, gs xido de etileno so os principais agentes utilizados neste processo. (C) o processo no irritante utilizando ingrediente antimicrobiano, comumente sendo indicado na presena de infeces de pele. (D) o processo que elimina muitos ou todos os micro-organismos patognicos, com exceo de esporos em objetos inanimados. realizada atravs do uso de solues qumicas e pasteurizao dos artigos.

28. Em relao definio de Sistema nico de Sade (SUS), assinale a alternativa correta. (A) Controle sanitrio do comrcio de drogas, medicamentos, insumos farmacuticos e correlatos. (B) Dispe que a vigilncia sanitria estabelece o medicamento genrico e a utilizao de nomes genricos em produtos farmacuticos. (C) Conjunto de aes e servios de sade, prestados por rgos e instituies pblicas federais, estaduais e municipais, da administrao direta e indireta e das fundaes mantidas pelo Poder Pblico. (D) Institui a obrigatoriedade da autorizao expedida pelo rgo competente do Ministrio da Sade para as empresas que realizem as atividades previstas na lei para medicamentos, produtos para sade, cosmticos, saneantes e perfumes.

Prefeitura Municipal de Campinas 05FA Farmacutico 9

29. J. A., 15 anos, sexo feminino, est em tratamento de dficit de ateno e hiperatividade (DAH) e faz uso de cloridrato de metilfinidrato de 10mg duas vezes ao dia. A paciente, por ser menor de idade, foi a uma farmcia acompanhada pela me para comprar o referido medicamento. De acordo com a portaria SVS/MS n 344/98, o farmacutico responsvel deve vender a medicao baseado em algumas regras. Assinale a alternativa que apresenta corretamente estas regras. (A) A notificao da receita dever estar preenchida de forma legvel, sem emendas ou rasuras, ser de cor azul e estar no perodo de validade (30 dias a contar da data de emisso). (B) A notificao da receita dever estar preenchida de forma legvel, com ou sem rasura, ser de cor verde e estar no perodo de validade (30 dias a contar da data de emisso). (C) A notificao da receita dever estar preenchida de forma legvel, sem emendas ou rasuras, ser de cor amarela, estar no perodo de validade (30 dias a contar da data de emisso), e o farmacutico responsvel por apresent-la, no perodo mximo de 72 horas, autoridade sanitria local. (D) A notificao da receita dever estar preenchida de forma legvel, sem emendas ou rasuras, ser de cor branca e em duas vias (a primeira encaminhada para a autoridade sanitria local e outra para o paciente).

30. M. C., 80 anos, sexo masculino, foi ao mdico com queixas de dores abdominais, diarreia e vmito. Foi prescrito dipirona sdica, de 6 em 6 horas (caso houvesse febre) e amoxilina 500mg, de 8 em 8 horas, por 14 dias. O referido paciente diabtico, hipertenso e com dficit de viso. Levando em considerao a medicao prescrita e a adequada conduta do farmacutico com o paciente, assinale a alternativa correta. (A) A prescrio sem rasuras e com o carimbo e assinatura do mdico no deve ser questionada na conduta do farmacutico. (B) O paciente com dficit de viso poder comprar seu medicamento sem qualquer interferncia. (C) O farmacutico, ao observar que a prescrio do mdico est errada, deve fornecer outros medicamentos ao paciente, orientando-o sobre posologia e reaes adversas. (D) O farmacutico, com o objetivo de promover o uso racional dos medicamentos e a manuteno da efetividade e segurana do tratamento, deve pedir ao paciente para que este retorne ao mdico e questione os medicamentos prescritos.

31. Em relao tica do profissional Farmacutico, assinale a alternativa correta. (A) Para que possa exercer a profisso farmacutica com honra e dignidade, o farmacutico deve dispor de boas condies de trabalho e receber justa remunerao por seu desempenho. (B) Quando o afastamento for motivado por doena, o farmacutico ou seu procurador dever apresentar empresa ou instituio documento datado e assinado, justificando sua ausncia, a ser comprovada por atestado, no prazo de 20 (vinte) dias. (C) permitido ao farmacutico praticar procedimento que no seja reconhecido pelo Conselho Federal de Farmcia apenas em casos que envolvam a sade pblica. (D) O farmacutico obrigado a manter atualizados os seus conhecimentos tcnicos e cientficos para aperfeioar o desempenho de sua atividade profissional sempre que for exigido pelo Conselho de tica Farmacutica.

Prefeitura Municipal de Campinas 05FA Farmacutico 10

32. M. F., 33 anos, sexo feminino, est em tratamento de asma brnquica e chegou ao hospital com crise muito forte de tosse crnica, ciantica e com desconforto torcico. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os medicamentos a serem utilizados para que a paciente saia do estado crtico da crise. (A) Agonistas dos receptores beta-2 adrenrgicos (exemplo: Salbutamol) so frmacos de primeira linha que promovem a dilatao dos brnquios. (B) Administrao de antialrgicos, lavagem nasal com soluo salina e descongestionante nasal. (C) Muscarnicos m-3, com o Ipratrpio, para controlar a congesto nasal. (D) Broncodilatadores para diminuir a dilatao dos vasos linfticos.

33. A proviso responsvel de cuidados relacionados a medicamentos com o propsito de conseguir resultados definitivos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes o conceito de (A) (B) (C) (D) Farmacovigilncia. Ateno Farmacutica. Farmacoterapia. Assistncia Comunitria.

34. Considerando que um paciente faz uso de warfarina 10mg por dia e que o referido medicamento possui taxa de ligao protena plasmtica de 991, ele passa a fazer uso de fenobarbital de 100mg ao dia. O fenobarbital desloca a warfarina da ligao protena plasmtica. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta a correta interao medicamentosa. (A) A warfarina um medicamento que tem afinidade pelo fenobarbital, por isso ocorre o deslocamento, causando convulses no paciente. (B) Com o deslocamento da warfarina das protenas plasmticas, o fenobarbital vai aumentar a concentrao plasmtica causando convulses ao paciente. (C) Com o deslocamento da warfarina das protenas plasmticas pelo fernobarbital, o paciente pode ter uma hemorragia devido ao aumento de warfarina livre. (D) O uso constante de warfarina e fenobarbital pode ocasionar hemorragia devido a quantidades livres de fenobarbital no plasma.

35. Assinale a alternativa que apresenta os efeitos esperados em um paciente hipertensivo que faz uso de Propranolol. (A) O Propranolol age no mbito dos tecidos, nos receptores beta1 e beta2, atua no corao, diminuindo o inotropismo e a frequncia cardaca nos vasos, causando vasodilatao, e usado como antihipertensivo e antianginoso, impedindo o aumento da presso arterial. (B) O Propranolol age a nveis sanguneos, nas enzimas plasmticas, auxiliando como hipertensivo e antianginoso. (C) O Propranolol um medicamento de uso tpico com efeito anti-hipertensivo, impedindo o aumento da presso arterial. (D) O Propranolol causa vasoconstrio e, por isso, usado como anti-hipertensivo.

Prefeitura Municipal de Campinas 05FA Farmacutico 11

36. Quando um farmacutico atua no servio pblico, ele no pode utilizar-se do servio ou cargo pblico para executar trabalhos de empresa privada de sua propriedade ou de outrem, como forma de obter vantagens pessoais. II. cobrar ou receber remunerao do usurio do servio. III. reduzir, irregularmente, quando em funo de chefia, a remunerao devida a outro farmacutico. correto o que est contido em (A) (B) (C) (D) I e II, apenas. II, apenas. I, II e III. II e III, apenas. I.

37. No campo de atuao do SUS, no est includa (A) (B) (C) (D) a formulao e execuo da poltica de sangue e seus derivados. a ordenao da formao de recursos humanos na rea de sade. a fiscalizao e a inspeo de alimentos, gua e bebidas, para consumo humano. a participao na formulao da poltica dos transgnicos.

38. direo municipal do SUS compete, entre outros, I. planejar, organizar, controlar e avaliar as aes e os servios de sade e gerir e executar os servios pblicos de sade. II. participar do planejamento, programao e organizao da rede regionalizada e hierarquizada do SUS, em articulao com sua direo estadual. III. participar da execuo, controle e avaliao das aes referentes s condies e aos ambientes de trabalho. (A) (B) (C) (D) II e III, apenas. I, II e III. I e II, apenas. III, apenas.

39. H. C., 53 anos, sexo feminino, moradora de um stio no interior, dirigiu-se ao pronto-socorro com febre alta (40,5 graus), com durao de mais de 5 dias, dor de cabea, dor atrs dos olhos, dores musculares e vermelhido no corpo. De acordo com o quadro clnico da paciente, correto afirmar que ela apresenta sintomas da dengue e (A) a transmisso se faz pela picada de um inseto popularmente conhecido como barbeiro, contaminado pelo protozorio Tripanossoma Cruzi. (B) a transmisso do vrus se faz pela picada da fmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti. (C) a transmisso realizada pela picada do mosquito do gnero Anopheles fmea contaminada por protozorio parasita do gnero Plasmodium. (D) causada pela bactria Mycobacterium leprae e transmisso por gotculas de saliva, atravs da via respiratria.
Prefeitura Municipal de Campinas 05FA Farmacutico 12

40. Crianas de comunidades carentes esto expostas s doenas sanitrias causadas por Schistosoma mansoni e Taenia saginata. Estas parasitologias podem ser evitadas por diversas medidas. Assinale a alternativa que apresenta a medida profiltica que pode evitar a ao destes dois parasitas. (A) (B) (C) (D) Inspeo das carnes de porco e boi. Introduo do saneamento bsico. Extermnio dos hospedeiros intermedirios. Cozimento prolongado de carnes.

41. Um homem de 32 anos apresenta dificuldade de urinar e secreo uretral purulenta. Ele relatou ter mantido relaes sexuais a menos de trs dias com uma parceira desconhecida e sem preservativos. De acordo com o relato do paciente, as primeiras condutas a serem tomadas a realizao de exame laboratorial para diagnosticar a causa. O exame mais til nesse caso a tcnica da (A) (B) (C) (D) cultura para Neisseria Gonorrhoeae. pesquisa de chlamidea. colorao de gram de secreo uretral. VDRL.

42. D. F., 30 anos, sexo feminino, est tendo alteraes na temperatura corporal, na libido e no humor. Levando em considerao os hormnios progestognio e estrognio, assinale a alternativa correta. (A) A hipertenso relacionada com o uso dos anticoncepcionais orais se d pela capacidade do estrognio e do progestognio em reter potssio e clcio. (B) Estrognios aumentam o colesterol LDL e progestognios diminuem o HDL. (C) O uso de anticoncepcionais orais associado ao fumo e hipertenso no fator de risco para o infarto do miocrdio. (D) Anticoncepcionais usados indiscriminadamente aps o parto inibem a lactao.

43. No Carnaval comum o excesso de bebida alcolica entre os folies. Na madrugada do ltimo sbado de Carnaval, P. R., 31 anos, sexo masculino, deu entrada no pronto- socorro em coma alcolico. O irmo do rapaz informou que o paciente diabtico, mas no dependente de insulina. As clulas do pncreas endcrino secretam trs hormnios principais que so envolvidos na homeostase da glicose: insulina, glucagom e somatostina. Em relao ao diabetes, assinale a alternativa correta. (A) Um nvel de glicose plasmtica de jejum entre 50mg/dl a 110mg/dl considerado anormal, e se permanecer abaixo desse nvel em duas ou mais ocasies, o diabetes mellitus pode ser diagnosticado. (B) Os nveis de glicose plasmtica ps-prandial duas horas aps o caf da manh ou almoo no podem ser utilizados para triagem nem diagnstico de diabete mellitus. (C) O diabetes mellitus uma doena crnica caracterizada por concentraes elevadas de glicose plasmtica e de glicosria. (D) Uma concentrao de glicose aps uma noite de jejum entre 50mg/dl e 110mg/dl no aceita pela maioria dos pesquisadores como dentro do intervalo de referncia.

Prefeitura Municipal de Campinas 05FA Farmacutico 13

44. D.F., 35 anos, sexo feminino, foi ao posto de sade com acidez estomacal e relatou ter comido muita fritura e ingerido refrigerante em excesso no dia anterior. O mdico de planto prescreveu 1 (um) comprimido de Omeprazol de 40mg. A ao farmacolgica primria do Omeprazol consiste na reduo (A) (B) (C) (D) da secreo de pepsina. do volume do suco gstrico. da secreo de cido gstrico. da motilidade gstrica.

45. Um paciente ambulatorial com cncer de prstata diagnosticado em cintilografia ssea e tomografia computadorizada com o aparecimento de metstase ssea. Queixa-se de muitas dores generalizadas. A prescrio do mdico consiste em 1 (um) comprimido de sulfato de morfina 10mg, de 4 em 4 horas. Em relao classe farmacolgica do medicamento, assinale a alternativa correta. (A) (B) (C) (D) Medicamento que atua no sistema nervoso central analgsico no narctico. Medicamento que atua no sistema nervoso central hipnticos. Medicamentos que atuam no sistema nervoso central analgsico narctico. Medicamento que atua no sistema nervoso central anti-inflamatrio.

46. Devido a uma leso no joelho esquerdo, um paciente de 35 anos faz uso de diclofenaco sdico 50mg, de 8 em 8 horas. O mesmo paciente necessitou de uma cirurgia de emergncia e apresentou um quadro de hemorragia intraoperatrio. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a explicao farmacolgica para o ocorrido. (A) O diclofenaco sdico um anti-inflamatrio especfico, isto faz com que aja em COX1, causando hemorragia. (B) O diclofenaco sdico um anti-inflamatrio especfico, e isso faz com que ele aja na rede plaquetria causando a hemorragia. (C) A hemorragia do paciente no est relacionada com o uso de diclofenaco sdico. (D) O diclofenaco sdico um anti-inflamatrio inespecfico, e isso faz com que aja tanto em COX1 como em COX2, causando a desagregao plaquetria.

47. Segundo a portaria n 344/98, a notificao de receita obrigatria na prescrio, entre outros, dos medicamentos psicotrpicos (A) (B) (C) (D) morfina, budesonida e haloperidol. lorazepam, midazolam e zolpidem. cetilperidneo, misoprostol e buspirona. imipramina, levodopa e azitromicina.

Prefeitura Municipal de Campinas 05FA Farmacutico 14

48. M. J., 70 anos, sexo masculino, em tratamento decorrente de infarto agudo do miocrdio (IAM) h 5 anos faz uso de warfarina (anticoagulante oral) para a preveno de trombose. No ltimo ms, teve episdios de dores articulares e est fazendo uso de cetoprofeno. O farmacutico observou as prescries mdicas de diferentes mdicos e observou que poderia estar ocorrendo uma interao medicamentosa, na qual o paciente estava apresentando algumas petquias na pele. Sobre esta interao medicamentosa ocorrida no paciente, assinale a alternativa correta. (A) A interao cetoprofeno com a warfarina pode ser evitada separando os horrios de administrao, com intervalo de pelo menos 8 horas. (B) Durante o uso da warfarina, o paciente deve ser orientado a aumentar a ingesto de alimentos ricos em vitamina K. (C) O cetoprofeno potencializa a ao anticoagulante da warfarina por induzir sua biotransformao heptica. (D) O cetoprofeno compete com a warfarina pela ligao das protenas plasmticas, aumentando a frao do anticoagulante.

49. Para um paciente com aumento de leuccitos na urina e diagnosticado com infeco urinria, o mdico do pronto-socorro prescreveu o antibitico Ciprofloxacina 500mg, de 12 em 12 horas. O paciente teve um desconforto estomacal e ingeriu por conta prpria um anticido. Assinale a alternativa que apresenta uma possvel reao a esta mistura medicamentosa. (A) (B) (C) (D) A absoro do antibitico no ser alterada. A absoro do antibitico ser diminuda. A metabolizao do antibitico ser intensificada. O antimicrobiano ser deslocado das protenas plasmticas, aumentando o seu efeito teraputico.

50. Assinale a alternativa que apresenta as fases farmacocinticas onde ocorrem alteraes na estrutura qumica de um medicamento. (A) (B) (C) (D) Liberao/ dissoluo/ absoro/ metabolismo. Distribuio/ absoro/ eliminao/ excreo. Absoro/ distribuio/ metabolismo/ excreo. Liberao/ dissoluo/ metabolismo/ distribuio.

Prefeitura Municipal de Campinas 05FA Farmacutico 15

You might also like