You are on page 1of 12

O FUNCIONAMENTO DIALGICO EM REPORTAGEM E A CONSTRUO DE SENTIDOS ... um enunciado absolutamente neutro impossvel.

. A relao valorativa do falante com o objeto do seu discurso (seja qual for esse objeto) tambm determina a escolha dos recursos lexicais, gramaticais e composicionais do enunciado. (Bakhtin: 2010. p. 289) Ana Carolina Almeida de B. Albuquerque ( Fafire) edkarol2003@yahoo.com.br Welitnia Renata da Silva (Fafire) wel10ren@bol.com.br Ao postular que sem signos no h ideologia, Bakhtin (2010) instaura nos estudos de linguagem uma viso que ultrapassa a concepo do signo como uma representao da realidade. Nessa perspectiva, faz-se necessrio que a Lingustica desenvolva um enfoque que articule as relaes que unem linguagem e ideologia. Essa instncia da linguagem o discurso. A Anlise Crtica do Discurso, proposta por Fairglough(2008), oferece-nos a fundamentao terica que articula a relao entre os textos, a prtica discursiva e a prtica social, em uma proposta de verificar como as marcas deixadas na superfcie textual revelam o discurso reprodutor/ transformador da ideologia. Nesse trabalho, analisamos o funcionamento do dialogismo em reportagem de revista, visando investigar como o dialogismo mostrado converge para a construo do ponto de vista do enunciador frente temtica abordada. Aps apresentao dos conceitos tericos que fundamentam a anlise, bem como uma breve descrio do gnero: uma reportagem publicada na revista Veja, investigamos o(s) tratamento(s) dado(s) ao discurso do outro, especificamente do dialogismo mostrado (discurso direto) e do interdiscurso. Consideramos que a anlise da relao entre os recursos lingusticos utilizados para introduzir as vozes do outro na reportagem e a intencionalidade discursiva do enunciador so relevantes no s para caracterizar esse gnero do discurso, mas, sobretudo, para realizar uma leitura crtica do texto jornalstico, to necessria ao desenvolvimento do letramento escolar que vise formao de um leitor competente. Palavras-chave: anlise crtica do discurso, dialogismo, enunciador, intertextualidade, reportagem.

Introduo

Ora, a lngua passa a integrar a vida atravs de enunciados concretos (que a realizam); igualmente atravs de enunciados concretos que a vida entra na lngua. (Bakhtin: 2010 p. 265). Ao postular que a interao verbal s possvel por meio de algum gnero do discurso sendo os gneros tipos relativamente estveis de enunciados realizados nas diversas esferas das atividades humanas , Bakhtin tornou-se ponto de partida para uma srie de pesquisas voltadas para o funcionamento da lngua em uso.

Nesse artigo, analisamos o funcionamento do dialogismo em reportagem de revista, visando investigar como o entrelaamento de diferentes discursos converge para a construo do ponto de vista do enunciador frente temtica abordada, sob os pressupostos da Anlise Crtica do Discurso, agenda de investigao linguisticamente orientada aliada a uma teoria social para os estudos do discurso, e da Lingustica Textual com o conceito de intertextualidade. A primeira parte do artigo presta-se apresentao dos conceitos tericos que fundamentam a anlise, bem como a uma breve descrio do gnero: uma reportagem publicada na revista Veja (anexo1). A escolha da revista deve-se ao fato de ser uma publicao de grande tiragem, circulao nacional e credibilidade. Posteriormente, analisamos o(s) tratamento(s) dado(s) ao discurso do outro, especificamente do dialogismo mostrado (discurso direto). Consideramos que a anlise da relao entre os recursos lingusticos utilizados para introduzir as vozes do outro na reportagem e a intencionalidade discursiva do enunciador so relevantes no s para caracterizar esse gnero do discurso, mas, sobretudo, para realizar uma leitura crtica do texto jornalstico. Em anlise aos PCNEM (Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Mdio), Jurado & Rojo (2006) constatam o tratamento do ensino de lngua segundo uma perspectiva enunciativo-discursiva, para qual a linguagem uma forma de interao entre sujeitos. Sendo assim, o ensino de lngua deve priorizar os usos sociais, visando aplicabilidade em contextos de trabalho e cidadania. A prtica da leitura concebida como ato interlocutivo. Dito de outra forma, a leitura/compreenso produo de sentidos que implica uma resposta do leitor ao que l; que se d como ato interlocutivo num tempo e num espao sociais. (p.39) Dentro dessa proposta de ensino, nosso trabalho visa contribuir na formao de um leitor crtico, responsivo, cidado por meio da anlise reflexiva do dialogismo mostrado (intertextualidade manifesta) no gnero reportagem. Tendo em vista que a leitura crtica pressupe a capacidade de [...] refletir sobre as possibilidades de usos da lngua, analisando os elementos que determinam esses usos e as formas de dizer: o contexto, os interlocutores, os gneros discursivos, os recursos utilizados pelos interlocutores para dizer o dito e o no dito. (p.39)

1. Anlise Crtica Discurso e o Conceito de Intertextualidade

Fairclough (2008) usa o termo discurso para se referir a uma forma de prtica social, o que implica o discurso ser uma forma de ao, isto , uma forma de agir no mundo, especialmente sobre os outros e de representao. Implica tambm o discurso estar em relao dialtica com a estrutura social, uma vez que pode ser moldado, restringido por ela, como tambm pode ser socialmente constitutivo. O discurso visto nessa perspectiva contribui, em primeiro lugar, para a construo das identidades sociais; em segundo, para a construo das relaes sociais entre as pessoas, e contribui, em terceiro, para a construo de sistemas de conhecimento e crenas. Segundo o analista crtico do discurso, essas contribuies ou efeitos correspondem a trs funes do discurso respectivamente: a funo identitria, a funo relacional e ideacional. A funo identitria e relacional correspondem juntas funo interpessoal, de acordo com a classificao de Halliday (1978 citado por FAIRCLOUGH, 2008) e o referido terico distingue tambm a funo textual, isto , as estratgias de uso das informaes. A prtica discursiva, nesse quadro terico, contribui para reproduzir a sociedade, ou seja, as relaes interpessoais, as identidades e os conhecimentos e crenas, assim como pode transform-las.

TEXTO

A partir dessa concepo de discurso, Fairclough (2008) prope um modelo tridimensional (figura 1), no qual o discurso visto

PRTICA DISCURSIVA (Produo, Distribuio, Consumo)

simultaneamente como texto, como prtica discursiva e como prtica social:

PRTICA SOCIAL

(Figura 1 Concepo Tridimensional do Discurso. In: FAIRCLOUGH, 2008, p.101)

A dimenso textual cuida da anlise dos textos. O estudioso usa o termo texto em um sentido amplo, que pode envolver uma combinao de palavras e imagens. A anlise textual pode ser organizada em quatro itens: vocabulrio, gramtica, coeso e estrutura textual.

A dimenso da prtica discursiva envolve os processos de produo, consumo e distribuio de textos. Nessa dimenso so analisados os itens atos de fala, coerncia textual e a intertextualidade. Por fim, a dimenso da prtica social que engloba as demais e visa estudar as relaes de poder, as lutas hegemnicas que so travadas, sobretudo pelo discurso. So importantes para o estudo da prtica social os conceitos de ideologia e de hegemonia. A Anlise Crtica do Discurso (ACD) sofreu influncia da teoria marxista de Althusser (MUSSALIM, 2011) (FAIRCLOUGH, 2008), especialmente da obra Ideologia e aparelhos ideolgicos do estado (1970), na qual o filsofo faz uma releitura das ideias de Marx sobre o materialismo histrico, isto , que as ideologias tm existncia material; e a metfora do edifcio social, em que a base econmica chamada de infra-estrutura e as instncias polticas, jurdicas e ideolgicas so denominadas de superestrutura. Para Althusser, a infra-estrutura determina a superestrutura. Dessa forma, a ideologia , ao mesmo tempo, determinada pela base econmica, e esta, por sua vez, perpetuada pela ideologia. Fairclough (2001) reconhece a contribuio de Althusser para o desenvolvimento de uma teoria social. No entanto questiona a impossibilidade, apresentada na metfora da ideologia como cimento social, da transformao social. O analista crtico do discurso tem opinio semelhante de Thompson em relao ao conceito de ideologia. Para o pesquisador:

[...] as ideologias so significaes/ construes da realidade (o mundo fsico, as relaes sociais, as identidades sociais) que so construdas em vrias dimenses das formas/ sentidos das prticas discursivas e que contribuem para a produo ou a transformao das relaes de dominao. (FAIRCLOUGH, 2011, p.117)

Ou seja, determinados usos da linguagem em circunstncias especficas podem contribuir para a manuteno ou estabelecimento das relaes de poder. No entanto, o estudioso adverte de no se enfatizar a estabilidade das ideologias, uma vez que acredita em lutas ideolgicas que podem remoldar, transformar as prticas discursivas e as ideologias nelas construdas. Para a nossa pesquisa, destacaremos os conceitos de intertextualidade, apoiando-nos na Lingustica Textual. O conceito de intertextualidade, segundo Fiorin (2006), fruto da interpretao das obras de Bakhtin, e ganhou notoriedade antes mesmo do termo dialogismo devido s produes da semioticista Jlia Kristeva. Bakhtin (2010) defende uma concepo de lngua como processo interativo no qual os enunciados so produzidos como respostas a enunciados anteriores, o que compreendemos como dialogismo. Esse conceito implica que, assim como o ouvinte toma uma atitude responsiva ativa diante do enunciado, isto , concorda ou discorda dele (total ou parcialmente), completa-o, aplica-o, prepara-se para us-lo, etc. (BAKHTIN, 2010. P 271), o prprio locutor, de certa forma, responde ao j-dito, pois no temos como precisar quem primeiro rompeu o eterno silncio do universo (op. cit., 272). O filsofo recorre figura do ado mtico, para corroborar sua teoria, pois s ele poderia malograr a compreenso da linguagem como atividade dialgica.

Como os enunciados so considerados reaes-resposta a outros enunciados, em uma determinada esfera social, essas reaes podem assumir formas diferentes. Podemos inserir palavras ou oraes de outro enunciado ao nosso ou fazer aluses, parafrase-lo. Moirand (Apud Carneiro da Cunha, 2002) apresenta duas formas do dialogismo: dialogismo mostrado e dialogismo constitutivo. Este ltimo construdo por meio da insero do discurso de outrem sobre o mesmo assunto, podendo ser perceptvel ou no. Enquanto o primeiro explcito, marcado por formas verbais ou tipogrficas. Ao abordar essa questo, Bakhtin ( Apud Fiorin, 2010) aponta duas maneiras bsicas de inserir vozes distintas no enunciado: os casos em que o discurso do outro abertamente citado e nitidamente separado como as formas composicionais como discurso direto, discurso indireto, as aspas, a negao; e os casos em que o enunciado internamente dialogizado, a pardia, a estilizao, a polmica velada ou clara so exemplos de formas composicionais. O enunciado est relacionado ao sentido, cuja construo se d por meio das relaes dialgicas, as quais podem materializar-se atravs de textos. Quando as relaes dialgicas ocorrem entre enunciados, temos um caso de interdiscursividade, tambm denominado por Fairclough (2001) de intertextualidade constitutiva. As relaes dialgicas quando se materializam nos textos recebem a denominao de intertextualidade, ou como prefere o estudioso, intertextualidade manifesta. A intertextualidade destacada por Fairclough (2001) como o foco principal da Anlise Crtica do Discurso devido capacidade de reestruturao e transformao dos textos, a historicidade inerente a eles, permitindo-lhes ocupar papis centrais no processo de mudana social e cultural na sociedade contempornea. Fairclough (2001) destaca tambm a importncia da relao entre esse conceito com o de hegemonia. Este ltimo entendido pelo autor como liderana, poder de classes abastadas, consideradas fundamentais, sobre as demais. Esse poderio influencia na produtividade de textos, uma vez que as pessoas pertencentes a determinado grupo hegemnico teriam acesso a um espao vasto de inovaes lingusticas.

1. Os elementos peritextuais e a interdiscursividade na reportagem

O texto em anlise pertence esfera jornalstica, que se enquadra no gnero discursivo reportagem - embora Carneiro da Cunha trate especificamente do gnero notcias mais desenvolvidas publicadas em revistas semanais, julgamos que sua descrio cabe para a anlise da reportagem em questo, j que esta atende igualmente s caractersticas propostas pela autora. O que caracteriza esse gnero o seu carter informativo, predominando o tipo textual da narrao, com verbos no passado e em terceira pessoa. Como observa Moirand (Apud Carneiro da Cunha 2002), caracterstica desse gnero, a busca de objetividade, razo pela qual o dialogismo mostrado por meios lingusticos e tipogrficos. Apresenta tambm um carter apreciativo uma vez que busca, no seu funcionamento dialgico, construir o ponto de vista do enunciador. A reportagem denuncia o uso do relatrio divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea) para defender o afrouxamento na fiscalizao, tendo em vista o

atraso das obras da Copa de 2014. Desde o ttulo Jogada Ensaiada, uma aluso ao jargo da esfera esportiva, um caso de interdiscursividade, percebemos a interpretao crtica do enunciador em relao ao fato: h uma repetio das estratgias utilizadas pelo governo no Pan para justificar o superfaturamento das construes. Em relao aos elementos peritextuais, para conferir autenticidade, o jornalista faz uso de grficos comparativos entre o custo e prazo das obras nas Olimpadas de Pequim e a estimativa do Ipea para a copa no Brasil, apontado para a proximidade entre gastos e a previso naquele pas e o provvel distanciamento neste. Alm dos grficos localizados na parte inferior da pgina, no centro h a imagem do aeroporto de Guarulhos superlotado cuja legenda O caos de cada dia, uma aluso esfera religiosa (O po nosso de cada dia), demonstrando, com essa interdiscursividade, a frequncia desse transtorno.

2. O Dialogismo Mostrado: Anlise do DD em Reportagem

O discurso direto, largamente utilizado em textos do domnio jornalstico, cumpre uma dupla funo: criar autenticidade, indicando que as palavras relatadas so literalmente aquelas proferidas pelo enunciador citado e mostrar um distanciamento objetivo. Como observa Maingueneau (2002) tal distanciamento acontece seja porque o enunciador citante no adere ao que dito e no quer misturar esse dito com aquilo que ele efetivamente assume; seja porque o enunciador quer explicitar, por intermdio do discurso direto, sua adeso respeitosa ao dito. (p.138) Para alm de uma pretensiosa neutralidade, como poderemos constatar nos exemplos da reportagem, a introduo do discurso direto (DD) instaura uma adeso ou um distanciamento por parte do enunciador do texto jornalstico. De fato, como observa Maingueneau (2002), O DD (discurso direto) no pode, ento, ser objetivo: por mais que seja fiel, o discurso direto apenas um fragmento de texto submetido ao enunciador do discurso citante, que dispe de mltiplos meios para lhe dar um enfoque especial. (p.141) Os recursos lingusticos utilizados para delimitar as fronteiras entre o enunciado citante e o enunciado citado em DD so comumente as aspas e os verbos cujo significado indica uma enunciao. No entanto, para alm da anlise formal preciso investigar a maneira como a citao introduzida, bem como o contexto de sua insero. A respeito dessa questo Bakhtin (2010) assevera:
A entonao que isola o discurso do outro (marcado por aspas no discurso escrito) um fenmeno de tipo especial: uma espcie de alternncia dos sujeitos do discurso transferida para o interior do enunciado. Os limites criados por essa alternncia so a enfraquecidos e especficos: a expresso do falante penetra atravs desses limites e se dissemina no discurso do outro, que podemos transmitir em tons irnicos, indignados, simpticos, reverentes (essa expresso transmitida com o auxlio de uma entonao expressiva no discurso escrito como se a adivinhssemos e a sentssemos graas ao contexto que emoldura o discurso do outro (...). O discurso do outro, desse modo, tem uma dupla funo: a sua, isto , a alheia, e a expresso do enunciado que acolheu esse discurso. (p.298-299)

Na reportagem analisada, encontramos quatro citaes em discurso direto distribudas ao longo dos cinco pargrafos que a constituem. No primeiro pargrafo lemos:
O que todo mundo desconfiava e temia confirmou-se na semana passada no texto de um relatrio produzido pelo Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea). So reais, e considerveis, as possibilidades de o Brasil dar vexame como anfitrio da Copa do Mundo de 2014. Dez dos treze aeroportos que esto em obras para o campeonato no apresentam condies de concluso at 2014, diz o relatrio. (grifo nosso)

Temos aqui o que Maingueneau chama de ilha enunciativa, em meio ao enunciado do jornalista, o enunciador citante isola entre aspas um fragmento que, ao mesmo tempo ele menciona e utiliza. Para compreender a inteno discursiva do enunciador ao empregar essa forma hbrida, faz-se necessrio analisar a moldura em que est inserida a citao. O pargrafo inicia-se com uma constatao, baseada no relatrio do Ipea rgo governamental constantemente criticado pela revista por apresentar os dados de modo favorvel ao governo. Observe como o enunciador refere-se ao instituto no pargrafo posterior:
A anlise tcnica do Ipea, contudo, tem um lado poltico, apesar dos dados objetivos. Seus autores cuidaram de incluir nas suas concluses uma recomendao em tudo afinada com um desejo do governo, mais de uma vez manifestado: o de que rgos como o Tribunal de Contas da Unio (TCU) afrouxem a fiscalizao sobre as obras da Copa, sob o argumento de que s assim elas podero sair no prazo. (grifo nosso)

Dessa forma, ao mesmo tempo em que o jornalista conserva a legitimidade por meio do DD- tambm interpreta o enunciado citado. Fica clara a tenso criada entre as duas vozes: o enunciador citante distancia-se com desprezo do enunciado citado. A prxima citao trata justamente de conferir autenticidade ao que foi relatado:
O poder pblico poderia estabelecer procedimentos diferenciados em relao s obras de infraestrutura nos aeroportos, a fim de diminuir a demora na execuo das diferentes etapas desse tipo de investimento, recomendou o Ipea. (grifo nosso)

O verbo recomendar, que no perodo anterior aparece nominalizado, ratifica o distanciamento crtico em relao ao discurso citado. Como observa Maingueneau (2002) uma das peculiaridades dos verbos introdutores que eles no designam apenas um ato de fala, comumente vo alm da funo de um verbo dicendi como: dizer ou falar. Geralmente, esses introdutores de discurso direto no so neutros, mas trazem consigo um enfoque subjetivo. Com efeito, o verbo introdutor fornece um certo quadro no interior do qual ser interpretado o discurso citado(op. cit.). Para esse autor, por vezes, verbos como recomendou ou admitiu, como observaremos na citao seguinte, podem indicar a interpretao de que a fala relatada constitui um erro. No terceiro pargrafo, mais uma vez o jornalista faz uso de um verbo de enunciao que, para alm de uma neutra delimitao do discurso do outro, aponta para um distanciamento depreciativo dessa outra voz. Dessa vez, alm de utilizar um verbo subjetivo admite, o autor

emprega um modalizador candidamente que aponta ironicamente para o erro do enunciado citado.
Como admite candidamente Cndido Vaccarezza (PT-SP), lder do governo na Cmara: So necessrias mudanas, seno no vamos cumprir o cronograma da Copa. um erro o TCU ser capaz de paralisar obras com base em suspeitas de superfaturamento. (grifo nosso)

A ltima citao, ao contrrio das anteriores, emprega recursos mais neutros: uso das aspas delimitando a voz do outro e verbo dicendi tradicional disse e crditos do enunciador citado uma autoridade no assunto:
Se o planejamento feito com critrios rgidos desde o incio, no h margem para surpresas. A execuo mais rpida e barata, disse a VEJA o arquiteto alemo Robert Hormes, do escritrio GMP, responsvel por obras de estdios nas ltimas trs Copas. (grifo nosso)

Essa citao, no por acaso, inserida no pargrafo final, aps uma srie de denncias que envolviam os enunciadores anteriormente relatados. nesse ltimo pargrafo que o autor constri a sua tese, recorrendo citao em DD como fonte de autoridade cuja adeso visa legitimar seu ponto de vista.

Consideraes Finais Numa perspectiva bakhtiniana, Jurado & Rojo (2006) asseveram que [...] ler dialogar com a conscincia do autor, com os outros enunciados e vozes, no decifrando, mas produzindo sentidos com os conhecimentos que se tem de outros textos/enunciados e com os que traz o autor. (p.40) Como pudemos perceber os recursos lingusticos escolhidos para insero do discurso do outro no enunciado citante esto longe da neutralidade discursiva. Para alm de anunciar um fato novo, o texto jornalstico configura-se num comentrio acerca do fato relatado. Faz-se necessrio, portanto, que os estudantes, e aqui destacamos os da educao bsica, compreendam que lemos de diferentes formas dependendo da esfera social em que os textos circulam e que assumam o papel de leitores responsivos, isto , que saibam [...] julgar, confrontar, defender e explicar (JURADO & ROJO, 2006, p. 39) as ideias dos textos lidos, tomando uma posio consciente em relao ao ato interlocutivo.

Referncias Bibliogrficas BAKHTIN, Mikhail. Os Gneros do Discurso In: Esttica da Criao Verbal. 5ed. Trad. Paulo Bezerra. So Paulo: Martins Fontes, 2010.

CARNEIRO DA CUNHA, Dris de Arruda. O funcionamento dialgico em notcias e artigos de opinio. In: Angela Paiva Dionisio, Anna Rachel Machado, Maria Auxiliadora Bezerra (org.). 2 ed.- Rio de Janeiro: Lucena, 2002. COURA, K. Jogada Ensaiada. Veja, So Paulo, ano 44, n.16, p.86-87, 20 de abril de 2011. FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudana social. Trad. Izabel Magalhes. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 2001. FIORIN, Jos Luiz.Interdiscursividade e intertextualidade In: Brait,Beth (org). Bakhtin: outros conceitos-chave. So Paulo: Contexto, 2010. JURADO, Shirley; ROJO, Roxane. A leitura no Ensino Mdio: o que dizem os documentos oficiais e o que se faz? In: BUNZEN, Clecio; MENDONA, Marcia (Org). Portugus no ensino mdio e formao do professor. So Paulo: Parbola, 2006. MAINGUENEAU, Dominique. Anlise de Textos de Comunicao. 2ed.Trad. Ceclia P. de Souza-e-Silva e Dcio Rocha. So Paulo: Cortez, 2002. MUSSALIM, Fernanda. Anlise do discurso. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina Bentes (orgs). Introduo lingustica: domnios e fronteiras. 7. ed. So Paulo: Cortez, 2011.

You might also like