You are on page 1of 6

Dracunculase ou dracunculose (do latim, dracunclus: 'pequeno drago ou peixe venenoso'), mais conhecida como infeco pelo verme

da guin, uma doena parasitria infecciosa causada por um nematide do gnero Dracunculus (Dracunculus medinensis), que afeta o tecido conjuntivo do homem. Os sintomas incluem, alm de febre, nusea e vmitos, intenso prurido cutneo (sobretudo nos membros inferiores) e bolhas que depois se [1] transformam em dolorosas feridas ulcerosas.

Extrao do verme-da-quin. A doena se instala depois que o indivduo ingere gua estagnada, na qual haja coppodes infestados por larvas do verme-da-guin. As larvas liberadas dentro do organismo migram atravs das paredes dos intestinos e se desenvolvem em vermes adultos. Aproximadamente um ano depois, as fmeas movem-se atravs do tecido subcutneo, causando uma sensao dolorosa de queimao; produz-se um edema, uma bolha e finalmente uma lcera, geralmente nos ps, acompanhada de febre, nusea e vmitos. Em contato com gua, as fmeas descarregam larvas, realimentando o ciclo de vida. No h drogas para combater a dracunculase. Entretanto, a doena pode ser evitada atravs do adequado tratamento da gua [1] a ser consumida pela populao. Antes prevalente em 20 pases da sia e da frica, hoje a [2] [3] doena permanece endmica em apenas trs pases da frica.

Uma vez nos alvolos, tendo caminhado a curta distncia at os brnquios, o epitlio ciliado empurra as larvas pelo caminho restante at a boca do animal hospedeiro. Esse ltimo caminho apenas mecnico, estimulando a secreo de muco que embebe as larvas, provocando tosse. Tal tosse, chamada tosse chistosa, caracterstica do parasitismo por vermes que efetuam o chamado Ciclo de Looss, acabado de ser descrito, sintoma que serve para caracterizao clinica do parasitismo. A tosse que ocorre por irritao da mucosa das vias areas, provocada pela prpria larva embebida em muco, serve como meio de ser a mesma deglutida, caindo ento no estmago, e da, para os intestinos, para completarem assim todo o caminho para se estabelecerem definitivamente neste ltimo rgo, agora ento como parasitas plenamente desenvolvidos, aptos a sugarem sangue de suas vtimas, e causando todos os malefcios decorrentes

Monteiro explicava ao povo brasileiro, atravs de Jeca, em simples palavras, como o parasito se apropriava de seus corpos atravs da pele, qual era o ciclo e como os ovos eliminados pelas fezes permaneciam no solo e que para seu bem o caboclo no deveria mais utilizar as bananeiras para as suas necessidades fisiolgicas. Deveriam sim andar calado com suas botinas, na poca feitas de couro cru e fabricado de forma artesanal, para evitar a contaminao.

FEI-SP Monteiro Lobato um conhecido escritor brasileiro. Durante sua vida, produziu vrios textos interessantes, muitos deles destinados ao pblico infantil. Um de seus personagens mais conhecidos o Jeca Tatu, um morador da regio rural do interior do Estado de So Paulo. Ele se mostrava magro, plido e preguioso, caractersticas decorrentes da parasitose. No entanto, Monteiro Lobato conseguiu, em uma nica frase, resumir o que acontecia com ele: O Jeca no assim; ele est assim. O verme intestinal responsvel pelo estado do Jeca o: 1. (UNICAMP-SP) No incio do sculo XX, o Jeca-tatu, personagem criado por Monteiro Lobato, representava o brasileiro de zona rural, descalo, malvestido e espoliado por vermes intestinais. Jeca se mostrava magro, plido e preguioso, caractersticas estas decorrentes da parasitose. Sobre a personagem, Monteiro Lobato dizia: Ele no assim, ele est assim , e ainda, Examinando-lhe o sangue assombra a pobreza em hemoglobina.

a) Que vermes intestinais eram responsveis pelo estado do Jeca?

b) Tendo em vista que esta parasitose ainda hoje acomete milhes de brasileiros, o que as pessoas devem fazer para no adquiri-la? Por que? 2. (UNICAMP-SP) Uma criana, depois de passar frias em uma fazenda, foi levada a um posto de sade com um quadro sugestivo de pneumonia. Os resultados dos exames descartaram pneumonia por vrus ou bactrias. A doena regrediu sem necessidade de tratamento. Algumas semanas depois, um exame de fezes de rotina detectou parasitismo por Ascaris lumbricoides (lombriga) e por Enterobius vermiculares (oxiro). A me foi informada de que um dos vermes poderia ter causado a pneumonia.

a) Qual poderia ter sido o verme responsvel? Justifique sua resposta.

_________________________________________________________________________ _____________

b) Cite outro verme que pode causar sintomas semelhantes no ser humano.

_________________________________________________________________________ _____________ 3. (UFMG) Observe a figura que representa o ciclo da Taenia solium.

Julgue:

0 A fase indicada por 3 pode ser encontrada tanto crebro do homem quanto no tecido muscular esqueltico do porco. 1 A meiose, na estrutura indicada por 8, originara tanto gametas masculinos quanto femininos. 2 A respirao do tipo cutnea, o tubo digestivo completo e o desenvolvimento direto no indivduo indicado por 7. 3 As estruturas 1 e 8 podem ser eliminadas pelas fezes do homem no ambiente e podem ser ingeridas pelo

1 2

porco. 4 4 O tecido indicado por 5 do tipo epitelial simples e pertence ao hospedeiro definitivo do parasita

32. UFRJ A figura abaixo representa o ciclo de vida de um parasito, responsvel por uma doena que no mundo atinge 120 milhes de pessoas. No Brasil, de acordo com estudos desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhes, cerca de 100 mil pessoas, na rea metropolitana do Recife, so provavelmente portadoras dessa doena. Adap. [online]. Disponvel: www.globo.com/noticias/saude/20000403/4j2krp.htm [capturado em 15/10/2000].

a) Como conhecida a doena causada por esse parasito? b) Quais os efeitos causados por esse parasito no corpo humano?

46. Univali-SC Nos animais multicelulares inferiores, como as esponjas, no existe sistema nervoso. Nos cnidrios, como as hidras, aparecem alguns neurnios. Os plipos desses animais apresentam clulas nervosas em forma de rede, sem organizao. A esse tipo de sistema nervoso primitivo, d-se o nome de:

56. FUVEST-SP Humilhao dessas lombrigas / humilhao de confess-las () / o que pior: mnimo verme / quinze centmetros modestos () / enquanto Z, rival na escola (), / ele expeliu entre ohs! e ahs! () / formidvel tnia porcina: / a solitria de trs metros. (C.D. ANDRADE, Dupla Humilhao) Lombrigas e solitrias (tnias) pertencem a grupos animais distintos e, apesar da humilhao do protagonista, ele teria argumentos biolgicos para afirmar que as lombrigas apresentam maior complexidade que as tnias. a) A quais filos animais pertencem a lombriga e a tnia respectivamente? b) Cite duas novidades evolutivas do filo da lombriga em relao ao filo da tnia. 31. (UFV) A comercializao de carne clandestina tem contribudo para o aumento de parasitoses que acometem o ser humano. Destacam-se entre essas doenas as que so causadas por cestdeos, que poderiam ser evitadas caso medidas preventivas fossem observadas. Entre as diversas medidas que devem ser tomadas, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma medida preventiva, especfica para parasitas dessa classe do filo Platyhelminthes:

02. (UFV-MG) Entre os invertebrados, muitos organismos aparentemente diferentes entre si pertencem ao mesmo filo.

a) O que a planria, um Shistosoma e uma Taenia possuem em comum que os coloca no mesmo filo?

b) Cite o filo ao qual pertencem os organismos citados acima.

c) Qual dos organismos citados diico?

d) Com relao cavidade corprea, como esses organismos so denominados? 03. (Vunesp-SP) No exame a olho nu das fazes de uma criana foi constatada a presena de uma estrutura esbranquiada, similar a pedaos de macarro, cujo nome tcnico proglote. Sua me foi informada por algumas pessoas que no havia motivos para preocupao, uma vez que eram pedaos de um animal que morreu e estava se desmanchando. Pergunta-se:

a) A informao recebida pela me correta? Justifique sua resposta.

b) Que parasita o menino apresentava e a que filo pertence o animal em questo? 1. O acmulo de vermes provoca o entupimento de vasos linfticos.Fica impossvel a drenagem de linfa, que passa a se acumular nos locais afetados, provocando inchaos. Cite o Filo do verme acima descrito. (0,25) 2. O acmulo de vermes provoca o entupimento de vasos linfticos.Fica impossvel a drenagem de linfa, que passa a se acumular nos locais afetados, provocando inchaos. Cite o Filo do verme acima descrito. (0,25) 3. O acmulo de vermes provoca o entupimento de vasos linfticos.Fica impossvel a drenagem de linfa, que passa a se acumular nos locais afetados, provocando inchaos. Cite o Filo do verme acima descrito. (0,25)

a) O animal pertencente a qual filo? E classe? _________________________________________________________________________ _______________

b) Cite 2 aspectos que caracterizam a digesto nesse animal

_________________________________________________________________________ _______________ _________________________________________________________________________ _______________ c) Que tipo de sistema nervoso encontramos nesse grupo? _________________________________________________________________________ _______________

d) Na figura observamos um desenho ampliado. O que representa esse desenho? Como se chama tal estrutura? _________________________________________________________________________ _______________ _________________________________________________________________________ _______________

You might also like