You are on page 1of 15

Criatividade, inovao e controle nas organizaes*

Maria Cristina Sanches Amorim Ronaldo Frederico1


Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo

Resumo A criatividade, caracterstica da fora de trabalho, e a inovao, resultado da criatividade na forma de mercadoria, so imprescindveis para a acumulao capitalista. A criatividade imaterial, no mensurvel em termos de trocas relativas, enquanto a inovao assume a forma de processos ou produtos. As organizaes, diante da necessidade de apropriao da criatividade, desenvolvem controles intensos, nas interminveis relaes de poder e contra-poder. Este artigo discute criatividade e inovao nas organizaes como foco privilegiado do controle sobre a fora de trabalho. Pretendendo ser um ensaio terico, a metodologia consistiu na reviso da literatura marxista e na crtica de parte da bibliografia voltada para o management, segundo a qual autonomia e liberdade so bases para a criatividade. As consideraes finais apontam que, enquanto aumenta a taxa de inovao, so ampliados a subsuno do capital sobre o trabalho, a alienao dos ditos executivos e o acirramento da tica individualista. Palavras-chave: Criatividade; inovao; management; Marx; crtica. Abstract Creativity, characteristic of the workforce, and innovation, result of the creativity in the form of goods, are essential for the capitalist accumulation. Creativity is immaterial, not measurable in terms of relative trades, while innovation assumes the form of processes and products. Organizations, in face of the need to appropriate the creativity, develop intensive controls in the endless relations of power and counter-power. This work aims to examine the creativity and innovation in the organizations as the focus of control over the workforce.
__________________________________________________
* 1

Creativity, innovation and organizational control Endereo para correspondncias: Rua Braslio Machado, 280, ap. 131, Centro, So Bernardo do Campo, SP, 09715-140 (ronaldo.frederico@ig.com.br).

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, v. 42, n. 1 e 2, p. 75-89, Abril e Outubro de 2008

HUMANA S

Revista de Cincias

Wishing to be a theoretical academic essay, the methodology used was the revision of the Marxist literature and the criticism about part of the management literature, according to which, autonomy and freedom are the basis for creativity. Our final considerations point that while increasing the rate of innovation, are expanded the subsuntion of labour to the capital, the alienation of such executives and the incitement of individualistic ethics. Keywords: Creativity; innovation; management; Marx; criticism. Introduo s relaes entre criatividade, inovao e desenvolvimento econmico so crescentemente discutidas, em virtude da importncia do conhecimento no processo produtivo capitalista contemporneo. No mundo do management, organizaes e profissionais so estimulados a criar ambientes propcios criatividade ou inovao, sem, no entanto, considerar que, em nome de maiores taxas de inovao, intensificam-se os instrumentos de controle sobre o processo, resultado e a fora de trabalho. Interessa discutir criatividade e inovao nas organizaes como foco privilegiado do controle sobre a fora de trabalho, que tem por finalidade ltima ampliar o retorno sobre o capital investido. De acordo com Schumpeter (1982), o desenvolvimento econmico depende, em ltima instncia, da inovao tecnolgica, da introduo e difuso de novas invenes geradoras de mudanas estruturais denominadas destruio criativa, em substituio a antigos hbitos de consumo por novos. O empresrio inovador o heri da saga do desenvolvimento econmico, por meio do qual a sociedade tem acesso a padres de vida mais elevados. De acordo com Marx (1983a), a inovao igualmente fundamental para o chamado desenvolvimento econmico, porm, no como resultante do pendor inovador de um grupo de empresrios, mas como forma de aumentar a extrao de mais-valia relativa do trabalhador, esta, por sua vez, origem do lucro. Dada a competio crescente entre capitais, ampliar a taxa de lucro condio de sobrevivncia das organizaes. Definida como caracterstica da fora de trabalho, a criatividade imaterial, subjetiva e intangvel, portanto, como control-la, como submet-la necessidade da acumulao? Ao capital no interessa qualquer criatividade,

76

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, v. 42, n. 1 e 2, p. 75-89, Abril e Outubro de 2008

Criatividade, inovao e controle nas organizaes Maria Cristina Sanches Amorim e Ronaldo Frederico

apenas aquela considerada, no contexto socioeconmico, capaz de resolver problemas relevantes ou criar o novo (GARDNER, 2003). Como solucionar tal impasse? Na incapacidade de subordinar a criatividade, a organizao volta-se para seu resultado, a inovao, s considerada como tal quando assume forma de mercadoria, ainda que a mensurao de seu valor seja complexa e potencialmente desestabilizadora do sistema geral de equivalncia das trocas comerciais (GORZ, 2005). Se so infinitas as possibilidades de exerccio de poder (FOUCAULT, 2005), nas organizaes, as disciplinas so transformadas em modelos de gesto utilizados de acordo com o contexto socioeconmico geral e, em certa medida, tambm pelos modismos ditados por best-sellers da rea. Na primeira dcada do sculo XXI, no Brasil, por exemplo, houve predileo pelo Balance Scorecard (BSC) criado por Kaplan e Norton (1997). BSC e a conhecidssima Total Quality Management (TQM) expressam parte das tentativas das organizaes de controlar a inovao. Quais so as conseqncias do controle da inovao para os indivduos (ditos executivos) e para a sociedade? Criatividade e inovao nas organizaes De acordo com a etimologia das palavras, o termo criatividade deriva do latim creare, que significa criar, inventar, fazer algo novo. Inovao vem do latim innovare, que significa tornar novo, mudar ou alterar as coisas, introduzindo nelas novidades, renovar (PAROLIN, 2001). Nos limites do presente artigo, diferenciam-se criatividade e inovao: a primeira gerao de idias (por meio de conceitos, teorias e processos que se apresentam ao longo da histria) e a segunda prtica, fazer, implementar as idias geradas pela criatividade. O estudo de ambas recebe contribuies de diversas reas do saber, como a filosofia, psicologia, sociologia e administrao. Ao dividir cronologicamente as teorias sobre criatividade, tal qual proposto por Wechsler (1998), tem-se, na tradio no-emprica, criatividade como inspirao divina, como forma de intuio (na linha cartesiana) e como loucura. Na abordagem biolgica, marcada pela teoria evolucionista de Darwin, manifestao da fora criadora inerente vida, fora vital, sempre gerando novas espcies, com inesgotvel variedade de formas peculiares, sem precedentes e sem repeties. Seu componente principal a hereditariedade, no sendo possvel educar uma pessoa para a criatividade.

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, v. 42, n. 1 e 2, p. 75-89, Abril e Outubro de 2008

77

HUMANA S

Revista de Cincias

Na abordagem psicolgica (SENS, 1998), o behaviorismo centra-se na predio e no controle do comportamento, sendo o processo criativo decorrente de combinaes mentais armazenadas por meio das experincias vivenciadas pelas pessoas, ou seja, criatividade o resultado de uma associao com algo concreto de sua vida. Na Gestalt (ver WERTHEIMER, 1959) a criatividade a procura de soluo para uma gestalt, situao para a qual necessrio encontrar solues. Na psicanlise (ver KNELLER, 1978), a criatividade resulta do conflito no inconsciente (id) provocador de um comportamento de criao ou de neurose. Na psicologia humanista (ver ALENCAR e FLEITH, 2003), trs representantes Rogers, Maslow e Rollo May apontam que a tendncia humana em direo auto-realizao a fora motora da criatividade, sendo indispensvel um ambiente que propicie a liberdade de escolha, o livre-arbtrio para cada indivduo, levando-se em conta as motivaes individuais intrnsecas e extrnsecas do meio no qual ele vive. Na abordagem cognitiva, a criatividade se associa a inteligncia e soluo de problemas uma das abordagens mais famosas e utilizadas no campo cognitivo foi criada por Howard Gardner (1994), que questionou a centralidade da inteligncia nas competncias lgico-matemticas e lingsticas, o que resultou na teoria das inteligncias mltiplas. As abordagens de Gardner (1994) e da autodenominada psicologia humanista so muito utilizadas nas organizaes. A primeira, por ter direcionado seus estudos para a aplicao das mltiplas inteligncias dentro dos parmetros capitalistas, ou seja, a capacidade para criar produtos e solucionar problemas, associando sua efetividade aos resultados financeiros: reduo de custos e despesas e aumento de receita. A segunda tanto alimenta o senso comum de que criatividade exige liberdade como contribui para ocultar as relaes entre controle e inovao. A psicologia humanista no explicaria, por exemplo, a produo de Gramsci (1987) e Graciliano Ramos (1980), cujas obras mximas foram produzidas no perodo do crcere. Foucault (2005), ao contrrio, mostra que ambientes altamente inspitos (como crceres e manicmios) no eliminam a criatividade de suas vtimas. Interessa seguir essa ltima abordagem, sustentando que no h contradies entre aumento de controle e da taxa de inovao nas organizaes capitalistas. As abordagens sobre inovao so baseadas, principalmente, no aspecto concreto de seu resultado, como um novo produto ou servio, bem como o meio utilizado para produzi-lo (tecnologia, por exemplo).

78

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, v. 42, n. 1 e 2, p. 75-89, Abril e Outubro de 2008

Criatividade, inovao e controle nas organizaes Maria Cristina Sanches Amorim e Ronaldo Frederico

A teoria da inovao foi formulada pelo economista austraco Joseph Alois Schumpeter, ao observar que as longas ondas dos ciclos do desenvolvimento no capitalismo resultam da combinao de inovaes, que criam um setor lder na economia ou um novo paradigma, passando a impulsionar o crescimento rpido dessa economia (SCHUMPETER, 1982). A literatura sobre criatividade e inovao aplicada s organizaes tem foco em trs dimenses: 1) as caractersticas das pessoas altamente criativas e inovadoras; 2) o ambiente favorvel expresso da criatividade e inovao; 3) as habilidades cognitivas do pensamento criativo e inovador. Todas tm abordagem sociointeracionista da criatividade, a qual inclui as seguintes condies para que o processo criativo ocorra: a pessoa criativa, as relaes interpessoais, o ambiente organizacional e as relaes do sujeito criativo com a organizao (PAROLIN, 2001). No raramente, os termos criatividade e inovao so utilizados como sinnimos. A criatividade considerada inerente ao indivduo, e suas habilidades criativas, passveis de estmulo e desenvolvimento mediante treino, cabendo s organizaes desenvolver ambiente favorvel criatividade, inclusive com polticas de incentivo para ir alm da valorizao do profissional (ALENCAR, 1993). A bibliografia sobre o tema criatividade e inovao aplicada s organizaes tambm abrange desde a abordagem atitudinal at relatos de experincias sobre possveis erros e acertos em empresas, incluindo modelos de processos criativos. Assim, dividiu-se a literatura sobre criatividade e inovao nas empresas em trs tipos bsicos: Baseada em casos reais: A partir de anlise emprica de fatos ocorridos em diversos casos, os autores obtm modelos sustentados por meio dos resultados obtidos nas empresas, conceituando-os como certos e errados. Verifica-se o contexto no qual os resultados foram obtidos e se extraem dele as razes que levaram ao sucesso ou ao insucesso. Nesse grupo, citam-se Taffinder (1998), Robinson e Stern (1997), Christensen (2003), Chesbrough (2003), Kanter, Kao e Wiersema (1998), Kelley e Littman (2007). Baseada em teorias mdicas neurolgicas e da psicologia: Uma vez que criatividade e inovao so fenmenos inerentes ao ser humano,

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, v. 42, n. 1 e 2, p. 75-89, Abril e Outubro de 2008

79

HUMANA S

Revista de Cincias

aplicam-se as diversas teorias da neurologia e da psicologia para bem entender e conceituar o tema. Alguns autores abordam primeiro a psicologia aplicada organizao, para depois inserir a criatividade e inovao no contexto. Como parte desse grupo, podem-se citar: Alencar (1993); Gardner (2003 e 1996); Land e Jarman (1992) e May (1982). Baseada em processos e procedimentos: Conceitua-se criatividade e inovao como algo tcito, possvel de se aprender e ensinar, sendo gerada uma srie de processos, os quais consistem de diversos passos para se obter os resultados esperados. Criam-se espcies de frmulas para sua aplicao prtica. Como exemplos, h: Kelley (2002), Ayan (2001), Clegg e Birch (2000), Predebon (2003) e Drucker (2002). No nvel das organizaes, quaisquer que sejam as origens tericas da criatividade e da inovao, importa fundamentalmente identificar uma forma de incentivar a inovao, ainda que a ferramenta (ou forma) seja mistura sem critrios e conflitante nos instrumentos. procura da ferramenta de gesto para ampliar a inovao, necessrio que os objetivos e mtricas estejam definidos. Como identificar se uma idia ou atitude mais criativa do que outra? Como saber se um indivduo mais inovador do que seu colega? As respostas dadas pelas organizaes a esses questionamentos partem da definio de objetivos e mtricas quantitativas, preferencialmente, financeiras. Peter Drucker, em Inovao e esprito empreendedor (2002), apresenta uma viso sobre processos existentes em diversas empresas que, por meio da experincia e observao de casos reais, podem ser desenvolvidos e constantemente melhorados para se obter o mximo de o que chama de fontes de oportunidades inovadoras.
A inovao o instrumento especfico dos empreendedores, o meio pelo qual eles exploram a mudana como uma oportunidade para um negcio diferente ou um servio diferente. Ela pode ser apresentada como disciplina, ser apreendida e ser praticada (DRUCKER, 2002, p.25).

Essas fontes ou princpios da inovao so enumerados pelo autor como, dentre outros, o inesperado, as incongruncias, mudanas demogrficas,

80

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, v. 42, n. 1 e 2, p. 75-89, Abril e Outubro de 2008

Criatividade, inovao e controle nas organizaes Maria Cristina Sanches Amorim e Ronaldo Frederico

percepo, conhecimento novo, idia brilhante. As concluses so obtidas por Drucker (2002) aps anlise superficial dos objetos que compem suas observaes. Os inmeros casos reais citados em passagens do livro demonstram foco no resultado obtido, e no nas conseqncias mais amplas, e, fundamentalmente, no indicam um mtodo. Por exemplo, o nmero de patentes uma informao importante para Drucker, na anlise das oportunidades de inovao, independentemente de quais benefcios (ou malefcios) essas patentes possam trazer para a sociedade. Mais uma demonstrao da conexo entre criatividade, inovao e resultados financeiros da organizao o termo inovatividade. Criado nos anos 90, ele alia a competncia em inovao capacidade produtiva da empresa, verificando em que medida uma empresa mais inovadora em comparao com outras. Essa medio feita por meio de indicadores (ndice de novos produtos lanados por uma empresa em determinado perodo, participao de mercado desses produtos, alm da reduo de custos, principalmente em processos) (BONELLI et al., 1994). Em sntese, o exame da literatura do management mostra o significado da criatividade e da inovao nas organizaes: processo pelo qual o trabalhador gera produto ou servio de reconhecvel valor econmico para a empresa. A inovao produto da criatividade, sendo a ltima a matria-prima necessria para existncia da primeira (GARDNER, 1996). Dito de outra forma, inovao a criatividade transformada em mercadoria, portanto, as empresas esto interessadas na criatividade, na inovao ou em ambas? Qual o principal objetivo da criatividade e inovao nas organizaes? Inovao, ferramenta para acumulao de capital No recente a compreenso do uso da inovao como ferramenta para aumento da acumulao de capital e lucratividade das empresas. Schumpeter (1982) cunhou a expresso destruio criadora, utilizando-a juntamente com o conceito de ciclo econmico para explicar o capitalismo e o desenvolvimento. Os ciclos econmicos, ou seja, os perodos de crescimento, prosperidade e recesso existentes no capitalismo, no so resultados do aumento da populao, renda ou riqueza. Conforme as inovaes so absorvidas pelo mercado, generalizando o consumo, tem incio um processo recessivo na economia,

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, v. 42, n. 1 e 2, p. 75-89, Abril e Outubro de 2008

81

HUMANA S

Revista de Cincias

com a diminuio da taxa de crescimento e reduo dos investimentos. Isso permanecer at que uma nova combinao de um empreendedor inovador ocorra, dando incio a um novo ciclo (SCHUMPETER, 1982). Tem-se assim a relao entre inovao, empreendedorismo e desenvolvimento econmico, na perspectiva schumpeteriana. Influenciado pela obra de Marx, Schumpeter avalia a possibilidade do declnio das oportunidades de investimento que ocasionariam a reduo da taxa de lucro do capitalismo. A teoria schumpeteriana baseada no lucro e nos reinvestimentos de parte dos lucros (ou mediante o acesso ao crdito) e tem como cerne a inovao, elemento motriz que rompe com uma situao de estagnao econmica. A abordagem marxista, segundo a qual a inovao ferramenta para acumulao de capital, estrutura-se nos conceitos de trabalho concreto e abstrato, de valor e de mais-valia. desnecessrio, nos limites desse artigo, apresentar as definies de tais conceitos. O aumento da mais-valia possvel graas a dois processos fundamentais: prolongamento da jornada de trabalho, mais-valia absoluta, e reduo do tempo de trabalho necessrio, mais-valia relativa. A acumulao do capital dada por meio da expropriao dos produtores diretos, regida por regras segundo as quais cada capitalista deve destruir o outro (MARX, 1983b). Com acesso ao crdito e incentivo inovao, faz-se necessrio aumentar o nvel de consumo, para que a produo possa ser comercializada ou consumida. Tem-se ento o que Istvn Mszros (2002) chama de sociedade dos descartveis, na qual h decrscimo na taxa de utilizao das mercadorias. Assim, o equilbrio entre produo e consumo, estritamente necessrio para a reproduo do capital, s existir com o consumo em grande velocidade, ou seja, descartes prematuros. A inovao interessa ao capitalista para gerar valor de troca. A servio do capital e subordinada a ele, ela tem dupla funcionalidade: de direcionamento da inovao para a acumulao de capital, conforme mencionado, e de ferramenta de gesto, para que a perda de energia direcionada e aplicada inovao seja a mnima possvel, o que maximiza o resultado esperado, ou seja, a mais-valia. A inovao contribui tanto para o aumento da mais-valia absoluta, como para a mais-valia relativa. A inmera quantidade de debates e artigos sobre o balano entre trabalho e tempo disponvel (worklife balance)

82

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, v. 42, n. 1 e 2, p. 75-89, Abril e Outubro de 2008

Criatividade, inovao e controle nas organizaes Maria Cristina Sanches Amorim e Ronaldo Frederico

demonstra o pice da mais-valia absoluta. Alm disso, exige-se de cada elemento da corporao uma atitude inovadora diria, sob a ameaa do no-cumprimento dos objetivos financeiros preestabelecidos para determinado perodo. A presso por maior produtividade para o constante aumento de acumulao de capital alimenta a competio acirrada nas organizaes, nas quais o colaborador (expresso para definir empregados, fornecedores, prestadores de servios, dentre outros) desafiado a ultrapassar diariamente seu recorde, sob o pretexto de perder o emprego (ou o cliente, no caso dos fornecedores e terceiros) ou sofrer outras sanes. A inovatividade capacidade de introduzir novos produtos e processos retrata esse cenrio (BONELLI et al., 1994). Aliando-se inovao e produtividade, busca-se aumento da mais-valia relativa, para produzir, com menos gastos e tempo, o mesmo tipo de produto ou servio. Tem-se, ento, a inovao como atividade de suma importncia para o aumento da mais-valia. Como ferramenta de gesto, ela introduz o controle e a definio do processo da prpria inovao. Kaplan e Norton (1997) definem esse processo como investigao das necessidades do cliente, criao de produtos, tudo controlado por indicadores, como percentagem de vendas de novos produtos e tempo para desenvolver outros. Sistemas de recompensa e avaliao por desempenho e competncia, balanced scorecard, aes sobre o ambiente de trabalho, dentre outros, so exemplos de mtodos para evitar o desperdcio de esforos e investimentos nas linhas de inovao (ver ALENCAR, 1996). A literatura do management examinada no aponta o paradoxo entre ambiente com autonomia e favorvel a novas idias e o controle organizacional, realizado pela burocracia, diviso do trabalho, ferramentas de gesto, dentre outros. Alm dessa produo bibliogrfica, no h autonomia, na acepo da palavra, quando se trata de obter inovao com vistas acumulao de capital. H, sim, controle crescente, direcionamento de idias, esforos, investimentos para alcanar os objetivos financeiros definidos de acordo com o cronograma. Desperdcios so punidos por instrumentos de controle (tais como avaliaes de desempenho) nos contnuos vigiar e punir foucaultianos. Motivao e prazer, base subjetiva para a cooperao e produtividade em altos nveis, tambm so necessrios para a apropriao da criatividade da fora de trabalho. Assim, a alienao tambm conta.

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, v. 42, n. 1 e 2, p. 75-89, Abril e Outubro de 2008

83

HUMANA S

Revista de Cincias

Os homens, individualizados e sem a noo coletiva, propositadamente desfeita e diluda pela empresa, so conduzidos por um caminho de competio diria com seus pares, induzidos a trabalhar cada vez mais, para que possam sentir prazer do resultado desse esforo. As necessidades dos homens, para as quais ele procura a satisfao, tambm so produto da autoexpanso capitalista. a completa subordinao das necessidades humanas reproduo do valor-de-troca (MSZROS, 2002). A inovao acompanha essa expanso do capitalismo e colabora sobremaneira para ela acontecer. No basta s empresas criar e inovar, sendo a primeira subordinada ltima, de maneira controlada, no intuito de aumentar a mais-valia. Tambm no suficiente utilizar a inovao como aparelho gestor, conduzindo todos os recursos da corporao para a lucratividade, tampouco apenas aumentar a produtividade por meio da inovao. preciso aumentar a produtividade da prpria inovao, para que o ndice de inovao seja o mais alto possvel, por meio de medies que incluem o nmero de lanamentos de novos produtos, vendas, market share, lucratividade, faturamento ou qualquer outro indicador financeiro. Em tese, a nfase da inovao nas empresas uma forma de sobrevivncia no mercado, em que ativos e bens intangveis so mensurados por valores simblicos, gerados pela criao e aumento das necessidades individuais humanas, e associados muito menos aos valores utilitrios do que aos valores de troca. Sendo a inovao e o conhecimento objetos do trabalho concreto, esto sob o direcionamento dos objetivos corporativos de aumento da mais-valia, no podem se expandir sem controle e fora do princpio norteador do capital: o lucro. Sem os controles corporativos, os esforos e investimentos em inovao para gerar mercadorias no seriam maximizados e, conseqentemente, a mais-valia no atingiria seu pice. Afora todos os controles empresariais explcitos, outros implcitos e decorrentes da inter-relao humana nas empresas so fatores determinantes na produo da inovao e em seus resultados. Eles no aparecem como limitantes, mas como alavancas que propiciam a maior produtividade possvel das iniciativas de inovao. Alis, essa mais uma demonstrao de que a inovao, mesmo sendo imaterial e intangvel, parte e produto do trabalho concreto, na qual se determina o resultado mensurvel para a avaliao de sua contribuio na parcela da mais-valia da corporao.

84

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, v. 42, n. 1 e 2, p. 75-89, Abril e Outubro de 2008

Criatividade, inovao e controle nas organizaes Maria Cristina Sanches Amorim e Ronaldo Frederico

Concluso A captura da capacidade criativa do trabalhador uma necessidade do capital desde sempre, e no inveno recente, como sugere muitas vezes a literatura do management. Marx (1983a) e Schumpeter (1982), dentre outros autores, deixam esse ponto claro. Porm, medida que o capitalismo avana na produo de servios e na utilizao do trabalho no-repetitivo, criatividade e inovao adquirem crescente importncia nas organizaes. Na sociedade dos descartveis (MSZROS, 2002), o ciclo econmico encolheu, portanto, a taxa de inovao (criatividade transformada em mercadoria) deve ser crescente para sustentar o modelo de acumulao do capital. As empresas no somente inovaram em processos e mtodos para conseguir maior produtividade e competitividade, mas tambm alteraram o capitalismo empresarial para um novo contexto, no qual o valor simblico prevalece sobre o valor de troca ou de uso. O lucro na sociedade do descartvel advm cada vez mais da quantidade de acessos a um produto, cujo custo basicamente existiu durante sua criao e desenvolvimento, mas no no acesso individual. Produtos materiais e uma parcela considervel de servios apresenta essa lgica de gerao da mais-valia, no mais baseada na quantidade de trabalho, mas no monoplio e no preo que os consumidores devem pagar para poder utiliz-los. Essa lgica crescentemente presente em nossa sociedade gera a indstria do pedgio, na qual se cobram taxas, pois a empresa fabricante detm o que chamamos de monoplio de conhecimento. Dessa forma, a rapidez da inovao pode perpetuar a mais-valia, gerando caractersticas e qualidades exclusivas para o produto ou servio em questo, mantendo a organizao frente de seus concorrentes. Tal lgica do capitalismo empresarial resulta da combinao de inovao, conhecimento e valor. De acordo com Rifkin (2000), uma drstica conseqncia desse processo de substituio da propriedade pelo acesso que, quando a cultura absorvida pela economia, somente os vnculos comerciais restaro para manter a sociedade unida. O capital imaterial utilizado como meio para produzir novos consumidores, a releitura do conceito da destruio criativa. Porm, os novos consumidores sero, invariavelmente, individuais, concebidos na origem como detentores de capacidade de compra, ao contrrio do cidado, em tese, detentor de direitos independentemente da posse de meios de pagamento.

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, v. 42, n. 1 e 2, p. 75-89, Abril e Outubro de 2008

85

HUMANA S

Revista de Cincias

Assim, o consumidor no contm, per si, necessidades coletivas, desejo de mudana social e preocupao com o bem comum (GORZ, 2005). Em sntese, sobre a base da inovao, trs fenmenos se intensificam, com srias conseqncias para a sociedade: aumento da concentrao do mercado (oligopolizao), da alienao e do consumo dos produtos descartveis. O produto ou servio inovador permite empresa praticar preos extorsivos, obtendo o chamado lucro extraordinrio (PINDYCK e RUBINFELD, 2004), que realimenta a espiral da concentrao, para prejuzo das pessoas, pois, quanto maior for a concentrao do mercado, piores sero as condies de acesso das pessoas. Quando tal processo ocorre na produo de medicamentos, por exemplo, tem-se produtos literalmente vitais, cujo preo inacessvel maioria dos que deles necessitam. As conseqncias da alienao so sobejamente conhecidas. Inicialmente, conhecia-se a alienao do trabalhador ocupado com tarefas repetitivas e impedido de compreender o resultado completo de seu esforo. Agora se est diante de um trabalhador que empurrado a acreditar na produo de inovao como exerccio de liberdade (por isso, a literatura do management insiste nessa suposta causalidade), no raro em cargos de comando, sendo reenvolvido nos valores do individualismo, quando a vida de todos depende da tica da solidariedade (WOLF, 1990). A sociedade do descartvel, para usar a expresso de Mszros (2002), dentre muitos outros problemas, uma das causas dos danos ambientais com os quais convivemos, acrescidos daqueles que mortificaro as prximas geraes. As reflexes apresentadas no pretendem sugerir uma guerra criatividade e inovao, mas apontar as conseqncias de ambas, quando operam de acordo com os interesses da acumulao do capital. Referncias bibliogrficas ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Contribuies tericas recentes ao estudo da criatividade. Psicologia: teoria e pesquisa, v.19, n.1, p.1-8, 2003. ALENCAR, E. M. L. S. A gerncia da criatividade. So Paulo: Makron Books, 1996. ALENCAR, E. M. L. S. Criatividade. Braslia: Edunb, 1993. AYAN, J. AHA! 10 maneiras de libertar seu esprito criativo e encontrar grandes idias. So Paulo: Ed. Negcio, 2001.

86

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, v. 42, n. 1 e 2, p. 75-89, Abril e Outubro de 2008

Criatividade, inovao e controle nas organizaes Maria Cristina Sanches Amorim e Ronaldo Frederico

BONELLI, R.; FLEURY, P. F.; FRITSCH, W. Indicadores microeconmicos do desempenho competitivo. Revista de Administrao, So Paulo, v.29, n. 2, p.3-19, abr./jun., 1994. CHESBROUGH, H. W. Open innovation. Boston: Harvard Business School Press, 2003. CHRISTENSEN, C. M. O crescimento pela inovao. Rio de Janeiro: Campus, 2003. CLEGG, B.; BIRCH, P. Criatividade: modelos e tcnicas para gerao de idias e inovao em mercados altamente competitivos. So Paulo: Makron Books, 2000. DRUCKER, P. Inovao e esprito empreendedor: prtica e princpios. So Paulo: Pioneira Thomson, 2002. FOUCAULT, M. Microfsica do poder. 21.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. GARDNER, H. A nova cincia da mente. So Paulo: Edusp, 2003. GARDNER, H. Mentes que criam. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. GARDNER, H. Estruturas da mente: a teoria das inteligncias mltiplas. So Paulo: Artmed, 1994. GORZ, A. O imaterial: conhecimento, valor e capital. So Paulo: Annablume, 2005. GRAMSCI, A. Cartas do crcere. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1987. KANTER, R. M.; KAO, J.; WIERSEMA, F. Inovao: pensamento inovador na 3M, DuPont, GE, Pfizer e Rubbermaid. So Paulo: Negcio, 1998. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratgia em ao: balanced scorecard. 5.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. KELLEY, T. A arte da inovao: lies de criatividade da IDEO, a maior empresa norte-americana de design. So Paulo: Futura, 2002.

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, v. 42, n. 1 e 2, p. 75-89, Abril e Outubro de 2008

87

HUMANA S

Revista de Cincias

KELLEY, T.; LITTMAN, J. As 10 faces da inovao: estratgias para turbinar a criatividade. Rio de Janeiro: Campus, 2007. KNELLER, G. F. Arte e cincia da criatividade. So Paulo: Ibrasa, 1978. LAND, G.; JARMAN, B. Ponto de ruptura e transformao. So Paulo: Cultrix, 1992. MARX, K. O capital: crtica da economia poltica. v.I. So Paulo: Abril Cultural, 1983a. MARX, K. O capital: crtica da economia poltica. v.II. So Paulo: Abril Cultural, 1983b. MAY, R. A coragem de criar. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. MSZROS, I. Para alm do capital. So Paulo: Boitempo, 2002. PAROLIN, S. R. H. A perspectiva dos lderes diante da gesto da criatividade em empresas da regio metropolitana de Curitiba-PR. 2001. Dissertao (Mestrado em Administrao) UFRS, Porto Alegre. PINDYCK, R.; RUBINFELD, D. Microeconomia. 5.ed. So Paulo: Prentice Hall, 2004. PREDEBON, J. Criatividade hoje. 3.ed. So Paulo: Atlas, 2003. RAMOS, G. Memrias do crcere. So Paulo: Martins Fontes, 1980. RIFKIN, J. A era do acesso. So Paulo: Makron Books, 2000. ROBINSON, A. G.; STERN, S. Corporate creativity: how innovation and improvement actually happen. San Francisco: Berret-Koehler Publishers, 1997. SCHUMPETER, J. A. A teoria do desenvolvimento econmico. So Paulo: Abril Cultural, 1982. SENS, M. J. A criatividade sob a tica do processo comportamental. 1998. Dissertao (Mestrado em Engenharia da Produo) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis.

88

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, v. 42, n. 1 e 2, p. 75-89, Abril e Outubro de 2008

Criatividade, inovao e controle nas organizaes Maria Cristina Sanches Amorim e Ronaldo Frederico

TAFFINDER, P. Big change: a route-map for corporate transformation. Londres: John Wiley & Sons, 1998. WECHSLER, S. M. Criatividade: descobrindo e encorajando. So Paulo: Ed. Psy, 1998. WERTHEIMER, M. Productive thinking. New York: Harper & Row, 1959. WOLF, P. A misria do liberalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, v. 42, n. 1 e 2, p. 75-89, Abril e Outubro de 2008

89

You might also like