You are on page 1of 11

Universidade Federal Fluminense Plo Universitrio de Rio das Ostras - PURO Departamento Interdisciplinar - RIR Produo Cultural Disciplina:

Fundamentos da dana Profa.: Beatriz Cerbino Resumo didtico

Loie Fuller (1862-1928)


Isadora Duncan (1877-1927) (1915-1930)

Ruth St. Denis (1879-1968) / Ted Shawn (1891-1972) / Denishawn School

Estas trs artistas reforaram, expandiram e questionaram a imagem da figura feminina no placo. A partir delas, esta foi no s executada por mulheres, mas tambm concebida por elas. Poucas alternativas estavam disponveis s aspirantes a bailarinas na poca. Os espetculos de voudeville ofereciam oportunidades para homens que faziam clog dancing e outros tipos de performances. As mulheres faziam acrobacias ou skirt dancing, modalidade que entrou em moda por conta da danarina inglesa Kate Vaugham, na dcada de 1870. Nome que se originou da longa saia que a danarina manipulava enquanto executava passos de bal, clog dancing, dana espanhola e can-can. Essa limitao que levou essas trs artistas norteamericanas a buscar novas formas de expresso. Cada uma teve experincias anteriores com as danas ento disponveis, mas no as acharam artisticamente satisfatrias. importante apontar que essa dana moderna contribuiu diretamente para a construo de novas relaes sociais, em especial no que se refere ao casamento e sexualidade feminina, em parte por que possibilitou o aparecimento de uma nova platia predominantemente feminina. Assim, a dana moderna das primeiras dcadas do sculo XX foi tanto uma resposta quanto um agente transformador dos papis e identidades da mulher no Ocidente.

Esta primeira gerao de danarinas modernas norte-americanas referia-se dana que faziam no como moderna, mas sim como esttica ou interpretativa a fim de diferencia-la do bal. Embora as trs rejeitassem o tema do casamento para suas coreografias, to comum no bal do sculo XIX, o fizeram de diferentes formas. Loie Fuller construiu uma ligao entre a viso moderna e protofeminista da mulher como cientista e a antiga percepo da mulher no romantismo. No entanto, inevitavelmente um produto de seu tempo, essa viso ainda mostrava um imaginrio em que as mulheres eram deusas ou fadas. Isadora Duncan apesar de, em seus escritos, insistir na emancipao da mulher permaneceu coreograficamente ligada a uma concepo determinista da essncia feminina expressa atravs de uma rebelio anrquica do corpo passional e reprodutivo. Ruth St. Denis insistiu no corpo feminino danante como um container sensual para o esprito exercendo o papel do Outro, uma deusa distante que evitava conexes terrenas.

Enquanto Isadora Duncan, acima, esquerda, era apresentada na mdia impressa (jornais) como clssica, por sua conexo com a arte grega clssica; Ruth St. Denis era mostrada como extica, como nesta foto, abaixo, esquerda, em Radha; j Loie Fuller era a personificao do pitoresco, na foto logo acima, pelas performances que fazia com seus longos tecidos.

Loie Fuller Nascida no interior do estado de Illinois, nos Estados Unidos, Fuller transformou um tipo de dana do teatro de vaudeville skirtdancing em outra para ser apresentada nas salas de concerto e teatros. Apesar da carreira teatral,

no estava interessada em contar uma histria atravs de sua dana, o drama de sua performance emanava dos efeitos visuais que apresentava em cena. Fuller usava cortinas e tapetes pretos no palco, criando o efeito de cmara escura, possibilitando a realizao de truques, como suspender sua figura no espao, desaparecer em cena e outras iluses ticas. Foi em Paris, no Folies Bergre, onde se apresentou pela primeira vez em 1892, que alcanou sucesso.
Muitas de suas danas representavam elementos ou objetos da natureza fogo, flores, borboletas, o que combinava bem com o estilo em moda da Art Nouveau, que enfatizava imagens da natureza, fluidez e linhas sinuosas. Sua dana tambm atraiu poetas e pintores, como Toulousse-Loutrec e Mallarm, assim como o grande pblico, pelo mistrio que suas performances suscitavam. Para os poetas simbolistas, Fuller era superior a bailarina que fazia uma seqncia de passos no palco, pois possibilitava platia usar a imaginao de modo mais livre para criar suas prprias imagens, nesse sentido, ela se fundiu ao mundo da imaginao dos poetas. Para Mallarm, ela era a encenao visual da idia. Suas vises de nuvens, flores, e chamas resumiam a transformao imaginativa deformao da natureza que os simbolistas defendiam. importante destacar que ela foi contempornea no apenas desses movimentos artsticos, mas tambm do nascimento do cinema e do uso da eletricidade nos teatros. Fuller contribuiu para essas novidades, antecipando vrios aspectos da iluminao teatral com suas experimentaes, como gelatinas pintadas mo, e a realizao e a participao em pequenos filmes.

Patenteou vrias inovaes cnicas, alm de fazer experimentos com o elemento qumico rdio, pois foi amiga de Marie e Pierre Curie, casal de cientistas que realizou descobertas no campo da radioatividade e dos elementos polnio e rdio. Assim, embora os efeitos que produziu em cena fossem resultado de sua movimentao e concepo artstica, ela tambm foi uma cientista. Nas entrevistas que dava, e em sua autobiografia, fazia questo de frisar e lembrar ao pblico a base cientfica de suas iluses. A persona danarina de Loie Fuller como mulher no fcil de decifrar, pois diferentes imagens na mdia mostravam significados contraditrios: ela foi descrita e caracterizada, ao mesmo tempo, como uma voluptuosa mulher fatal, como a viso da morte, como uma cientista, como uma mgica. Fuller no queria que sua dana tivesse uma conotao sexual como a skirtdancing ou o can-can que revelava as pernas femininas que, no final do sculo XIX, estavam totalmente cobertas por longas saias e casaces. Ela desejava que sua dana fosse percebida como uma arte sria, sua sexualizao no era seu objetivo, embora fosse a fantasia de muitos dos seus admiradores. Ao invs de perfeitamente definido, o corpo de Fuller criava uma cena no sexualizada imagens humanas, projetado. Outra importante caracterstica a ausncia do tema do casamento, do amor, ou, de fato, de qualquer presena masculina em suas danas. Seus trabalhos no eram narrativos, embora tanto Fuller quanto seus crticos se referissem s mudanas de representao das emoes neles presentes. Mesmo quando suas danas apresentavam algum tipo de enredo, como em Fire Dance, na qual ela parecia lutar e depois ser consumida pelas chamas, elas no mostravam
4

na

qual

um

espectro e at

de no ser

no

femininas,

poderia

literalmente

relacionamentos humanos, mas uma figura isolada e aparentemente sem gnero. Na verdade, Loie Fuller caracterizada como desaparecendo nas imagens que criava. Ela no personificava uma mulher ou a natureza, mas parecia deixar de ser uma para assumir as transformaes desta, no palco. Fuller teve seu prprio teatro na Exposio Mundial de Paris, em 1900, ano em que a luz eltrica foi apresentada ao grande pblico. Foi tambm nesse teatro que Ruth St. Denis a viu danando, assim como Isadora Duncan. Suas coreografias mais importantes foram: Fire dancing, com a msica A cavalgada das valqurias, de Wagner, de 1895, e Lilly, de 1905.

Isadora Duncan Nasceu na Califrnia, e, em 1895, mudou-se para Nova York com a me e os trs irmos. Em 1896, juntou-se companhia de teatro de Augustin Daly, aparecendo em pequenos papis. Neste perodo, tambm teve lies de bal com Marie Bonfanti (1845-1921), antiga estrela de musicais. Deixou a companhia, em 1898, para comear sua carreira solo, apresentando-se nos sales da rica sociedade local. Quando Duncan estava crescendo, ginstica j no era uma atividade apenas masculina, as mulheres passaram tambm a pratic-la. A nova ginstica enfatizava flexibilidade, coordenao e equilbrio. Em meados de 1880, Duncan foi, provavelmente, exposta ginstica e a outro tipo de formao corporal em to em moda nos Estados Unidos: o delsartismo. Na Frana, o cantor e professor de msica Franois Delsarte (1811-1871) desenvolveu um modo sistemtico de analisar postura, gesto e expresso vocal, ligando-os com o correspondente estado mental e espiritual. Delsarte dividiu o movimento humano em trs categorias (excntrico, concntrico e normal) e o corpo em trs zonas (cabea, tronco e membros). Esse mtodo foi muito utilizado por artistas para desenvolver a expressividade do corpo. Genevieve Stebbins, pupila de Steele Mackaey (1842-1894) que levou o delsartismo para os
5

Estados Unidos, publicou o livro Delsarte system of expression, que teve seis edies entre 1885 e 1902. Em uma entrevista de 1898, Duncan falou de sua admirao pelo francs. A dana de Isadora Duncan era diferente de tudo o que j havia sido apresentado nos Estados Unidos, e tambm na Europa, j que no se construiu artisticamente como um espetculo visual, ou seja, no se baseava em uma srie de passos sobre um determinado tema, e um figurino condizente com o respectivo libreto. Duncan foi contra o bal por consider-lo com uma estrutura e aspecto apenas decorativos. Inspirada pelas idias da antiguidade grega e os ritmos da natureza buscou uma maneira mais livre de se movimentar a fim de expressar emoes. Alm disso, negou-se a se apresentar em shows de vaudeville e music halls onde a dana era tratada como mera diverso. Duncan s realizava seus espetculos em teatros, casas de concerto e de pera, transformando o palco em um lugar mtico. Ao contrrio do bal, sua dana no possua um vocabulrio propriamente dito. Os passos, os saltos e as caminhadas eram apenas o que ela utilizava para ir de um lugar para outro no palco. Seu vocabulrio servia apenas de pano de fundo para a dinmica de seu movimento, pois era como ela se movia e, s vezes, como ficava parada que distinguia sua dana. Sua dana baseava-se no que chamava de o ritmo profundo da emoo interior. Ritmo era a matriz que controlava tempo, espao, dinmica, gestos e movimentos. Tambm estava particularmente preocupada com um mtodo alternativo de treinamento fsico para crianas. Abriu sua primeira escola na Alemanha, em Grnewald, em 1904, depois na Franca, em 1914, e, a ltima, em Moscou, em 1921. Em 1899, mudou-se para Londres, s retornando aos Estados Unidos em 1908. Foi nesta mudana para Londres que seu estilo amadureceu, passando a usar obras de arte e msica como fontes de inspirao. Seu trabalho Primavera, inspirado na tela de Botticelli dessa poca, assim como suas obras com msica de Chopin e Gluck. Nos museus de Londres e Paris estudou a arte grega, o que confirmou suas idias de movimento natural. Porm, s visitou a Grcia em 1903, aps ter se firmado como artista. No entanto, no foi s observando arte grega que Duncan desenvolveu sua perspectiva de uso da antiguidade, entre 1900 e 1905, tambm leu Nietzsche. Foi tambm nesse
6

perodo que conheceu Loe Fuller, no ano de 1902, que financiou seus primeiros concertos em Viena e Budapeste. Aps a morte de seus dois filhos, em 1913, em um acidente de carro, e a I Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, sua percepo de mundo adquiriu contornos no to leves, passando a danar temas trgicos e hericos. Duncan articulou, atravs de sua dana, importantes noes de sua poca: 1- evocava uma natureza idlica quando desenvolvimentos na cincia e indstria transformavam o mundo; 2- enfatizou a conexo do corpo e da alma, em um momento em que as ligaes entre o homem, seu trabalho e a terra estavam sendo quebradas;

3- como alguns de seus contemporneos do movimento artstico Arts and


crafts, advogava a simplicidade e o design orgnico, enquanto o gosto do pblico pedia elaborao na decorao e no figurino; 4- finalmente, e talvez o mais importante, ela se fez emblema da liberdade. Liberdade no apenas das convenes da dana, mas das idias sobre como as mulheres deveriam se vestir e conduzir suas vidas. O que Duncan buscava na natureza era o mesmo que procurava nas pinturas renascentistas: leis de movimento. Alm disso, a utilizao da eletricidade proporcionou uma nova maneira de lidar com a natureza, no importando quo romntica e mstica era sua viso desta. Ela pensava em si mesma como um dnamo. Duncan fazia seus gestos viajarem atravs do palco por meio de caminhadas, corridas e saltos que surgiam facilmente e naturalmente para quem havia feito ginstica na infncia; atravs das gigs e reels que aprendeu com a av irlandesa e das aulas de dana de salo que estudou e ensinou. Parte da representao de liberdade feita por Isadora Duncan provinha de sua recusa em assumir o que considerava restries artificiais do bal ao corpo que danava, particularmente o feminino. A outra parte estava no figurino que usava em cena, largo e sem espartilho, e algumas vezes por demais revelador de seu corpo. Em uma apresentao em Boston, um de seus seios ficou mostra enquanto danava, provocando o cancelamento de suas demais performances. Esses dois aspectos da liberao do corpo podem ser entendidos como

metforas e corporificaes da sua noo de liberdade espiritual, moral e poltica. A imagem feminina que Duncan criou foi to complexa quanto a criada por Loe Fuller, e mudou inmeras vezes ao longo de sua carreira. Por um lado, ela aparecia como a precursora do novo sculo XX, personificando a danarina do futuro. Por outro, sua retrica e imaginrio voltavam-se para uma tradio neoclssica artstica, intelectual e poltica, com razes na iconografia da Revoluo Francesa, de 1789. Ela foi chamada de Filha de Prometeu e, ao mesmo tempo, tida como um smbolo de libertao espiritual, fsica e sexual. A liberdade que advogava foi produto de seu momento histrico, pois seu chamado por uma emancipao feminina associava a identidade da mulher com a gestao e a natureza. Definiu dana como no apenas a arte que d expresso alma humana atravs do movimento, mas tambm o fundamento de uma completa concepo de vida. Essa teoria baseava-se em sete fundamentos:

1- Nossa primeira concepo de beleza adquirida atravs do corpo humano


as noes de proporo e simetria surgem da nossa experincia corporal.

2- A fonte da dana a Natureza o verdadeiro bailarino se engaja em um


ritmo universal que abraa todo o cosmos.

3- Dana deve ser a linguagem natural da alma a conexo entre corpo e


alma a base fundamental que legitima o corpo em movimento como um meio de expresso artstica.

4- O livre-arbtrio se expressa atravs do uso da gravidade - a gravidade


natural dos movimentos do bailarino, ou arbtrio, a traduo da gravidade do universo, ou das foras do universo.

5- O movimento deve corresponder forma daquele que se move h uma


correspondncia natural entre forma e movimento.

6- A dana deve ser sucessiva, feita de movimentos ininterruptamente


interligados nenhuma parte do corpo deve permanecer desconetada do todo e todos os movimentos devem ter um sentido.

7- A dana deve expressar os ideais de moral, beleza e sade da


humanidade ao estabelecer a dana no apenas como uma necessidade

esttica, mas tambm social, Duncan pretendia ganhar a aceitao do pblico e assim legitimar sua arte. Isadora Duncan deixou um importante legado para os coregrafos de todas as geraes: a idia de que o corpo, e no apenas a coreografia, deveria refletir as respostas dos criadores ao mundo.

Ruth St. Denis O interesse por temas orientais estava presente nos Estados Unidos na virada do sculo XIX para o XX, tanto nas srias preocupaes intelectuais e espirituais ento em voga, quanto nos entretenimentos mais efmeros da cultura dita popular. Foi neste meio que Ruth St. Denis, uma complexa figura que combinava o show business com aspiraes espirituais e uma grande beleza fsica, criou seu primeiro sucesso, Radha (1906). Nascida Ruth Denis, na rea rural de Nova Jersey, foi criada entre artistas que freqentavam o pequeno hotel que sua me administrava. Mrs. Denis, formada na escola de medicina, foi uma ardente dress reformer, feminista, Cientista Crist, que treinou sua filha, Ruth, no mtodo de Franois Delsarte. Com uma famlia de amigos, a jovem St. Denis aprendeu filosofia Hindu atravs da teosofia, uma doutrina mstica da experincia direta do divino que se espalhou internacionalmente nas dcadas de 1870 e 1880. Assim como Fuller e Duncan, St. Denis comeou seu aprendizado nos palcos dos teatros populares. Fez acrobacias e skirtdancing nos teatros de Nova York, atuou na companhia de Augustin Daly e nos shows produzidos por David Belasco. Porm, assistir uma performance de Genevieve Stebbins, que havia transformado os exerccios de Delsarte em apresentaes expressivas de dana, em 1892, assim como da danarina japonesa Yacco, em Paris, na Exposio Mundial de 1900, foi decisivo em sua busca por uma forma de mais sria da arte da dana. Foi para a Europa no incio do sculo XX, mas, ao contrrio de Fuller e Duncan, no demorou a retornar aos Estados Unidos, onde, entre 1909 e 1914, fez uma carreira solo de grande sucesso. Segundo St. Denis, a inspirao para seu famoso solo Radha ocorreu subitamente. Em 1904, em excurso com a companhia de David Belasco, atravs do vidro da janela de uma drogaria, na cidade de Buffalo/NY, viu um pster com um anuncio dos cigarros Egyptian deities: a imagem da deusa Isis, sentada em um trono, em uma pose de serena meditao. O que a marcou
10 Radha, 1906.

profundamente, resultando em sua coreografia sobre uma deusa hindu. Como trilha, utilizou trechos da pera Lakm, de 1883, do compositor francs Lo Delibes. Sobre esta obra, St, Denis disse: Eu no fui ndia, a ndia veio a mim. O que pode ser percebido como a inteno de evocar a imagem da ndia e no de transformar sua dana em um estudo etnogrfico. Havia em Radha, assim como em muitas outras coreografias de St. Denis, uma mensagem que no era contraditria ou paradoxal, mas sim uma nova informao para os olhos ocidentais: que sensualidade e espiritualidade podiam, at certo ponto, dialogar e dividir o mesmo espao cnico. Casou-se, em 1914, com Ted Shawn, um ex-estudante de teologia. Fundaram, em 1915,na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, a Denishawn School, que oferecia aulas de bal, exerccios livres, danas folclricas, os mtodos de Dalcroze, de Delsarte, histria da dana e filosofia. Entre seus alunos esto importantes nomes da dana moderna norte-americana, como Martha Graham, Doris Humphrey e Charles Weidman. A escola encerrou suas atividades em 1930, quando o casal separou-se.

Bibliografia AU, Susan. Ballet & Modern Dance. Londres: Thames & Hudson, 1993. BANES, Sally. Dancing women: female bodies on stage. Nova York: Routledge, 1998. DALY, Ann. Done into dance: Isadora Duncan in America. Middletown: Wesleyan University Press, 1995. JOWITT, Deborah. Time and the dance image. Berkeley: University of California Press, 1988. www.eastman.org

11

You might also like