You are on page 1of 2

Eletrlise com clula de amlgama de mercrio

Foi o primeiro mtodo utilizado para produzir cloro em escala industrial. Neste processo ocorrem perdas de mercrio gerando problemas ambientais. Nas duas ltimas dcadas do Sculo XX o processo foi melhorado, embora ainda ocorra a perda de 1,3 gramas de mercrio por tonelada de cloro produzida. Devido aos problemas ambientais este processo est sendo substitudo pela eletrlise de clula de membrana que, atualmente , responsvel pelo suprimento de menos de 20% da produo mundial de cloro. empregado um ctodo de mercrio e um nodo de titnio recoberto de platina ou xido de platina. O ctodo est depositado no fundo de uma clula de eletrlise e o nodo sobre este, a pouca distncia. A clula preenchida com cloreto de sdio e, com uma diferena de potencial adequada, se processa a eletrlise: 2Cl Cl2(g) + 2e Hg + 2Na+ + 2e NaHg A seguir se procede a decomposio da amlgama formada para recuperar o mercrio. A base sobre a qual est a amlgama ligeiramente inclinada para escorrer a amlgama passando para uma torre onde , em presena da gua, ocorrem as seguintes reaes de oxidao e reduo: H2O + 1e 1/2H2 + OH NaHg 1e Na+ + Hg Desta forma o mercrio reutilizado. Como subproduto forma-se soda custica (NaOH) pela combinao da hidroxila ( OH ) e Na+ formado nos dois eletrodos: Na+ + OH NaOH Deste modo se consegue a soda custica (NaOH) muito concentrada e um cloro muito puro, porm consome-se mais energia do que em outros processos e existe o problema da contaminao com o mercrio.

Eletrlise com clula de diafragma


Este mtodo utilizado principalmente no Canad e Estados Unidos.

Utiliza-se um ctodo perfurado de ao ou ferro e um nodo de titnio recoberto de platina ou xido de platina. Ao ctodo se adere um diafragma poroso de fibras de asbesto misturado com outras fibras como por exemplo, o politetrafluoroetileno. Este diafragma separa o nodo do ctodo evitando a recombinao dos gases formados. O sistema alimentado continuamente com salmoura que circula desde o nodo at o ctodo. As reaes que ocorrem so: 2Cl- Cl2 + 2e- (no nodo) 2H+ + 2e- H2(g) (no ctodo) Na dissoluo permanece uma mistura de NaOH e NaCl. O NaCl reutilizado e o NaOH de interesse comercial. Este mtodo apresenta a vantagem de consumir menos energia que o utilizado na amlgama de mercrio porm, o inconveniente que o NaOH produzido menos puro. Existe tambm o risco associado ao uso do asbesto.

Eletrlise com clula de membrana


Este mtodo o que se pretende implantar para a produo de cloro. Estima-se uma produo mundial de aproximadamente 30% deste elemento. Este mtodo similar ao mtodo que se emprega na clula de diafragma. O diafragma substitudo por uma membrana sinttica seletiva que deixa passar ons Na+, porm no permite a passagem de ons OH- e Cl-. O NaOH obtido mais puro e mais concentrado que o obtido pelo mtodo da clula de diafragma e, como este, consome menos energia que o mtodo da amlgama de mercrio, mesmo que a concentrao de NaOH obtida seja menor, sendo necessrio concentr-lo. Por outro lado, o cloro obtido pelo mtodo da amlgama de mercrio mais puro.

You might also like