You are on page 1of 7

a rtigot cnico

Automatizao do dimensionamento de elementos estruturais de ao segundo a norma brasileira NBR 8800/1986


AUTORES WELLINGTON YAMAMOTO
in memorian

LUTTGARDES DE OLIVEIRA NETO


Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Civil Bauru / SP - Brasil - CEP: 17.033-360 e-mail: lutt@feb.unesp.br

ste trabalho apresenta um programa computacional de fcil execuo que visa agilizar e otimizar o dimensionamento de elementos estruturais de ao, possi bilitando ao engenheiro utilizar maior parte de seu tempo na modelagem dos sistemas estruturais e na anlise de seu comportamento. O programa computacional realiza automaticamente os procedimentos para a obteno das resistncias de clculo de elementos de barra em ao quanto s solicitaes normais (trao e compresso), solicitaes em barras fletidas (flexo e fora cortante) e combinadas, segundo recomendaes brasileir ABNTasileira as recomendaes da norma tcnica brasileira ABNT- NBR 8800/86. O aplicativo Borland Delphi foi utilizado por possuir uma linguagem compilada orientada a objeto e uma tecnologia para composio de banco de dados escalveis, proporcionando uma interface amigvel entre o usurio e o programa por meio de caixas de dilogo em formato Windows. Portanto, a utilizao do programa torna eficaz, segura e precisa a resistncia barras, maneira, tordeterminao da resistncia de clculo dos elementos de barras, desta maneira, tornando mais confivel e econmico o trabalho do engenheiro projetista. Palavras-chave: Estruturas de ao, Norma Tcnica Brasileira NBR8800, Dimensionamento de barras. trabalhos de Queiroz (1986) e de Bellei (1994) e outros acadmicos como os de Gomes (1993), Arajo (1993) e Sales et al. (1994). O aplicativo Borland Delphi fora escolhido por ser uma ferramenta de programao que permite combinar a utilizao de um ambiente de desenvolvimento visual, uma linguagem compilada orientada a objeto e uma tecnologia para composio de banco de dados escalveis, possibilitando um rpido desenvolvimento de aplicaes em plataforma Microsoft Windows, sendo a linguagem de programao Pascal usada para o desenvolvimento das rotinas de clculo. Portanto, este artigo apresenta um programa computacional que realiza automaticamente os procedimentos para determinao das resistncias de clculo de elementos estruturais em ao, quanto s solicitaes normais (trao e compresso), solicitaes em barras fletidas (flexo e fora cortante) e combinadas, seguindo a norma NBR 8800/86.
construo metlica
21

Introduo
O engenheiro responsvel pelos clculos estruturais deve conhecer programas computacionais que modelem estruturas, que calculem os esforos em seus elementos componentes e, finalmente, que faam o dimensionamento destes elementos estruturais segundo as normas tcnicas vigentes. Poucos programas comerciais se propem a satisfazer todas estas etapas. Na impossibilidade de acesso fcil a estes programas comerciais, a elaborao de programas que realizem algumas etapas, mesmo que para utilizao acadmica e didtica, ou ainda para o trabalho profissional, de grande valia. No que se refere ao dimensionamento de barras, a norma tcnica NBR 8800-ABNT (1986) fornece os procedimentos de clculo para o dimensionamento de elementos estruturais em ao. Algumas publicaes tratam destes procedimentos apresentando os aspectos tericos envolvidos, podendo ser citados os
2005

a rtigot cnico
Este programa acadmico poder no futuro ser acoplado a um programa que realize os clculos de esforos solicitantes para anlise completa de estruturas de barras, de maneira semelhante ao realizado pelo programa computacional Autometal, elaborado e disponibilizado pelo Departamento de Engenharia Civil da Unicamp (http://www.fec.unicamp.br/downloads.html).

Primeira etapa: clculo manual


a) Verificao da fora normal de compresso a.1) Clculo do coeficiente de reduo para a flambagem local Q De acordo com a tabela 1 da NBR 8800/86, o valor da relao largura/espessura mximo (b/t)max para a mesa 16.00 e para a alma 42.00. Assim, mesa (elemento no enrijecido)

Exemplos numricos
A seguir so apresentadas, por meio de dois exemplos numricos, as telas de acesso ao programa para introduo dos dados e de resultados clculos na determinao das resistncias de clculo de elementos estruturais em ao. Apresentam-se inicialmente os clculos das etapas intermedirias e na seqncia a demonstrao do programa, com a apresentao dos resultados finais obtidos e as telas do programa computacional desenvolvido, explicitando as etapas de clculo. Exemplo 2.1. Neste exemplo, deve-se verificar o perfil CS 400x106, considerando o ao MR250 (fy = 250MPa), possuindo 9.00 metros de altura, com um ponto de contraventamento lateral na posio de 4.50 metros, correspondente ao eixo de menor momento de inrcia. Abaixo seguem as dimenses do perfil e os demais dados relevantes ao problema. Solicitaes de clculo: Nd = -1500 kN Mdx = 19400 kN.cm Comprimentos de flambagem (l ): lx = 900 cm ly = 450 cm Caractersticas geomtricas (valores tabelados): Ag = 135.60 cm2 Ix = 41727 cm4; Iy = 13336 cm4; rx = 17.54 cm; ry = 9.92 cm; IT = 68 cm4; rT = 10.92 cm; Wx = 2086 cm3; Wy = 667 cm3; Zx = 271.48 cm3.

alma (elemento enrijecido)

a.2) Clculo do coeficiente de reduo para a estabilidade global em relao ao eixo x ndice de esbeltez:

em relao ao eixo y ndice de esbeltez:

Portanto, a resistncia de clculo ser calculada a partir do menor valor, y = 0.819. a.3) Resistncia de clculo em relao ao eixo y sem o valor de , para a primeira interao:

com o valor de , para a segunda interao:


Figura 1 - Dimenses do perfil a ser verificado.
22

c .N n = 0.90 QAg f y = 0.90 *1.00 * 0.819 *135.60 * 25.00 = 2498.77 kN


2005

construo metlica

b) Verificao quanto ao esforo de flexo b.1) Clculo da resistncia nominal para a flambagem lateral da mesa (FLM) De acordo com o anexo D, tabela 27, da NBR 8800/86, o valor de p igual a

O parmetro de esbeltez da barra para a flambagem lateral com toro, em relao ao eixo y, :

De acordo com a tabela 27 da NBR 8800/86, tem-se:

e com os valores, para o elemento no enrijecido: Como < p :

Comparando-se os valores obtidos para Mn considerando os trs estados de flambagem (FLM, FLA, FLT), empregase o menor valor dentre eles que : onde, b.4) Resistncia de clculo flexo simples

c) Clculo da carga de flambagem elstica por flexo para o eixo x

d) Equaes de interao Desta maneira,

b.2) Clculo da resistncia nominal para a flambagem lateral da alma (FLA) De acordo com o anexo D, tabela 27, da NBR 8800/86, o valor de p igual a

e com os valores, para o elemento enrijecido de:

Portanto, no foi verificada sua resistncia quanto aos esforos combinados.

Segunda etapa: clculo utilizando o programa


b.3) Clculo da resistncia nominal para a flambagem lateral a toro (FLT)
2005

Inicia-se o processo com a tela principal dada pela Fig. 2, onde se pode selecionar primeiramente o tipo de esforo desejado. mostrada a tela dada na Fig.3.
construo metlica
23

a rtigot cnico

Figura 2 - Tela principal do programa.

Nesta tela podese inserir os valores de comprimentos de flambagem para os eixos de inrcia x e y, subseqentemente. Na Fig. 3 mostrada apenas a tela correspondente ao eixo x.
Figura 3 - Tela para insero do tipo de vinculao e comprimento de flambagem da barra.

Figura 7 - Tela com dimenses e caractersticas geomtricas do perfil solicitado a flexo-compresso.

Em seguida mostrada a tela (Fig. 8) com os demais valores das caractersticas geomtricas pertinentes ao restante do clculo.
Figura 8 - Tela com caractersticas geomtricas do perfil.

Na seqncia, na tela apresentada, devem ser inseridos os valores de Cb, Lbx, Lby, como mostrada na Fig. 4.
Figura 4 - Tela para insero de Cb , Lbx , Lby.

Em seguida, devem ser inseridos pelo usurio os valores das solicitaes de clculo (Nd, Mdx, M dy), apresentada na tela mostrada na Fig. 5.

Depois de inseridos os valores necessrios para o dimensionamento a flexo-compresso, escolhese o tipo de ao, neste exemplo ao MR-250, e clica-se no boto "Calcular!". Ser mostrada, ento, a tela com os resultados obtidos pelo perfil escolhido (Fig. 9). Nesta tela so tambm mostrados alguns valores parciais pertinentes para entendimento e orientao do usurio no caso de necessitar ou preferir alterar algum dado. Podem ver os resultados do exemplo, notando-se as diferenas de valores entre os obtidos manualmente e atravs do programa.

Figura 5 - Tela para insero dos valores dos esforos de clculo.

Os prximos valores a serem inseridos no programa, so os valores dos coeficientes correspondentes a flexo, Cmx e Cmy , como solicitado pela tela mostrada na Fig. 6.
Figura 6 - Tela para insero dos valores de Cmx e Cmy.

Depois de inseridos os valores pertinentes geometria e solicitao do problema, o tipo de perfil deve ser escolhido, neste caso um perfil I soldado, como mostrada na tela dada pela Fig. 7.
24

Figura 9 - Tela de apresentao dos resultados para o dimensionamento a flexocompresso.

construo metlica

2005

Aps a apresentao dos resultados, fechando-se a respectiva tela, surgir uma tela para escolha do prximo passo, dada pela Fig. 10. Ento o usurio poder refazer o clculo escolhendo outro perfil ou alterar apenas as condies do problema. H ainda a possibilidade de refazer todo o clculo, a partir do incio.
Figura 10 - Tela com a escolha da prxima etapa.

alma (elemento enrijecido) e talma = 0.80 cm balma = 57.50 cm anexo E No item E-3.b, do anexo E, o valor do coeficiente Qa obtido por meio de um processo iterativo iniciado pelo valor inicial adotado de tenso atuante f, como segue abaixo os passos de clculo. Passo inicial:

Para efeito de demonstrao, na Fig. 11, apresentada mais uma tela referente fora cortante, tambm mostrando alguns valores parciais de intervalo do parmetro de esbeltez obtido.
Figura 11 - Tela de apresentao dos resultados fora cortante.

Exemplo 2.2. Para este exemplo, deve-se verificar uma coluna de altura l = 4.00m, ao AR345 e submetida ao esforo de compresso Nd = 4530kN, com o seguinte perfil I soldado: Dimenses e caractersticas geomtricas d = 60.00 cm; bf = 40.00 cm; Ag = 146,0 cm2; h = 57.50 cm; tw = 0.80 cm; tf = 1.25 cm; Ix = 98976,04 cm4; Iy = 13335,76 cm4.

- Segundo passo:

Primeira etapa: clculo manual


a) Clculo do coeficiente de reduo para a flambagem local Q De acordo com a tabela 1 da NBR 8800/86, o valor da relao largura/espessura mximo (b/t) max para a mesa 13.00 e para a alma 36.00. Assim, mesa (elemento no enrijecido) bmesa = 20.00 cm e tmesa = 1.25 cm anexo E A diferena entre o valor obtido de bef no ltimo passo e o valor do passo anterior de menos de 1%; desta maneira o programa assume como bef o valor final de 29.96cm.
construo metlica
25

- Terceiro passo:

No item E-2.b, do anexo E, referente a elemento no enrijecido, tem-se:


2005

a rtigot cnico
aparece pelo fato de o valor de resultar menor do que 0.20. Duas possibilidades no processo de clculo fazem com que isto ocorra: esbeltez excessiva de alma ou de mesa, acarretando a obteno de um valor muito pequeno de Q e, conseqentemente, de um valor negativo na raiz quadrada na frmula de ( < 0.20). necessria a modificao do perfil! esbeltez global da barra muito pequena, pea excessivamente robusta, resultando em valor de = 1.00. Neste caso no seria necessria a modificao do perfil.

Cabe comentar aqui que, no caso de se calcular um perfil com seo-caixo cujos elementos mesa e alma so enrijecidos, o processo iterativo introduzido no cdigo computacional realiza, em cada passo, o clculo das duas larguras efetivas obtendo, assim, uma rea efetiva A ef referente a cada passo. b) Clculo do coeficiente de reduo para a estabilidade global para o eixo de inrcia y:

Figura 12. Tela de aviso, demonstrando problema.

De acordo com a tabela 3 da NBR 8800/86, utiliza-se, para o eixo y, a curva C, obtendo-se o valor de = 0.856. c) Resistncia de clculo em relao ao eixo y

Caso seja escolhido prosseguir o clculo com o mesmo perfil, so mostrados todos os resultados relativos s barras comprimidas, novamente mostrando alguns valores parciais pertinentes para orientao do usurio, conforme se observa na Fig. 13; caso contrrio, retornarse- tela de insero das novas dimenses do mesmo tipo de perfil. Fechando-se a tela de resultados, aparecer a tela mostrada na Fig. 10, devendo o usurio escolher a prxima etapa que lhe convier.

Segunda etapa: clculo utilizando o programa


Inicia-se o processo com a tela principal dada pela Fig. 2, onde, selecionando-se o respectivo esforo, surge a mesma tela mostrada na Fig. 3. Inseridos os valores dos tipos de vinculao e comprimentos de flambagem, em relao ao eixo x e y, escolhese o perfil e inserem-se suas dimenses, semelhante a tela da Fig. 7. Em seqncia, escolhe-se o tipo de ao e clica-se o boto "Calcular!". Para este exemplo, aparece uma tela de aviso, mostrada na Fig. 12, e em seguida outra caixa de dilogo para confirmao para se continuar com o mesmo perfil. Este aviso
26

Figura 13. Tela de apresentao dos resultados para o dimensionamento compresso.

construo metlica

2005

A diferena entre os dois valores de resistncia de clculo obtidos, Nc = 3034.55kN para a forma manual e N c = 2931.50kN para o programa, da ordem de 3.40%, se deve distino dos valores de calculados em cada um deles, o primeiro obtido por tabela ( =0.856) e o segundo pela formulao apresentada ( =0.827), ambas constantes na norma.

Concluses
A proposta deste trabalho foi de apresentar um programa computacional para o dimensionamento de elementos de barra de ao, segundo as recomendaes da norma tcnica brasileira ABNT-NBR 8800/86. Podese observar nos exemplos numricos que a utilizao do programa possibilita ao usurio realizar os clculos de dimensionamento de maneira simples, rpida e segura. Os dois exemplos visam abranger situaes de clculo importantes como esbeltez de elementos da seo transversal (processo iterativo em elementos

enrijecidos) e de combinao de esforos (momentos fletores e fora normal de compresso por meio das equaes de interao). Tomou-se portanto, o cuidado de apresentar uma boa interface com o usurio, procurando orient-lo no processo de clculo, avisando-o de alguns pontos crticos que possam surgir neste processo e tambm em apresentar valores intermedirios de clculo e de limites a que a norma impe s resistncias e aos parmetros envolvidos no clculo. Considerando-se os procedimentos adotados pelo programa, diferenas aparentes podem surgir nos resultados devidas ao arredondamento feito quando obtidos manualmente ou devidas aos valores representados em tabelas.

Reconhecimentos
Os autores agradecem Fapesp - Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo pelo auxlio financeiro na realizao deste projeto.

Referncias
Alves, A. P., 1978, Programao: codificao, testes, depurao de erros, documentao, Editora Atlas, So Paulo. Andrade, P. B., 1994, Curso bsico de estruturas de ao, Segunda edio revisada, IEA Editora, Belo Horizonte. Araujo, E. C. de, 1993, Elementos de ao flexo-comprimidos, Mestrado, dissertao, Universidade de So Paulo, Escola de Engenharia de So Carlos, So Carlos, So Paulo, Brasil. Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 1984, NBR 8681 - Aes e segurana nas estruturas, ABNT, Rio de Janeiro. Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 1986, NBR 8800 - Projeto e execuo de estruturas de ao de edifcios, ABNT, Rio de Janeiro. Bellei, I. H., 1994, Edifcios estruturais em ao - Projeto e clculo, Editora Pini, So Paulo. Cant, M., 1998, Dominando o Delphi 4 - A Bblia, Makron Books, So Paulo. Davis, W. S., 1987, Anlise e projeto de sistemas; uma abordagem estruturada, Livros Tcnicos e Cientficos Editora S. A., Rio de Janeiro. Ducass, P., 1962, Histria das tcnicas, Publicaes Europa Amrica, Lisboa. Gomes, O. F., 1993, Anlise dos elementos fletidos em estruturas de ao, Mestrado, dissertao, Universidade de So Paulo, Escola de Engenharia de So Carlos, So Carlos, So Paulo, Brasil. Queiroz, G., 1986, Elementos das estruturas de ao, Imprensa Universitria, UFMG, Belo Horizonte. Sales, J. J. et alii, 1994, Elementos de estruturas de ao - Dimensionamento, Imprensa Universitria, Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo. Yamamoto, W.; Oliveira Neto, L. (2001). Dimensionamento de elementos estruturais em ao, segundo a norma brasileira NBR8800/1986, utilizando o aplicativo Delphi 4.0. In: XXII CILAMCE 2001 - XXII Congresso Ibero-Latino Americano de Mtodos Computacionais para Engenharia, Anais. UNICAMP, Campinas, SP Brasil.
2005 construo metlica

27

You might also like