You are on page 1of 25

LEI N 8.

078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990


Dispe sobre a proteo do consumidor e d outras providncias.

O PRESIDENTE DA REPBLICA , fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

TTULO I
Dos Direitos do Cons !idor

C"#TULO I
Dis$osi%&es 'er(is
Art. 1 O presente cdigo estabelece normas de proteo e defesa do consumidor, de ordem pblica e interesse social, nos termos dos arts. , inciso !!!"", 1#$, inciso %, da Constituio &ederal e art. '( de suas )isposi*es +ransitrias. Art. , Consumidor - toda pessoa f.sica ou /ur.dica que adquire ou utili0a produto ou ser1io como destinat2rio final. 3ar2grafo nico. 4quipara5se a consumidor a coleti1idade de pessoas, ainda que indetermin21eis, que 6a/a inter1indo nas rela*es de consumo. Art. 7 &ornecedor - toda pessoa f.sica ou /ur.dica, pblica ou pri1ada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonali0ados, que desen1ol1em ati1idade de produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, e8portao, distribuio ou comerciali0ao de produtos ou prestao de ser1ios. 9 1 3roduto - qualquer bem, m1el ou im1el, material ou imaterial. 9 , :er1io - qualquer ati1idade fornecida no mercado de consumo, mediante remunerao, inclusi1e as de nature0a banc2ria, financeira, de cr-dito e securit2ria, sal1o as decorrentes das rela*es de car2ter trabal6ista.

C"#TULO II
D( #o)*ti+( N(+ion() de Re)(%&es de Cons !o

Art. ' ; 3ol.tica Nacional de <ela*es de Consumo tem por ob/eti1o o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito a sua dignidade, sade e segurana, a proteo de seus interesses econ=micos, a mel6oria da sua qualidade de 1ida, bem como a transfer>ncia e 6armonia das rela*es de consumo, atendidos os seguintes princ.pios: " 5 recon6ecimento da 1ulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo? "" 5 ao go1ernamental no sentido de proteger efeti1amente o consumidor: a@ por iniciati1a direta? b@ por incenti1os A criao e desen1ol1imento de associa*es representati1as? c@ pela presena do 4stado no mercado de consumo? d@ pela garantia dos produtos e ser1ios com padr*es adequados de qualidade, segurana, durabilidade e desempen6o. """ 5 6armoni0ao dos interesses dos participantes das rela*es de consumo e compatibili0ao da proteo do consumidor com a necessidade de desen1ol1imento econ=mico e tecnolgico, de modo a 1iabili0ar os princ.pios nos quais se funda a ordem econ=mica Bart. 1#$, da Constituio &ederal@, sempre com base na boa5f- e equil.brio nas rela*es entre consumidores e fornecedores? "% 5 educao e informao de fornecedores e consumidores, quanto aos seus direitos e de1eres, com 1istas A mel6oria do mercado de consumo? % 5 incenti1o A criao pelos fornecedores de meios eficientes de controle de qualidade e segurana de produtos e ser1ios, assim como de mecanismos alternati1os de soluo de conflitos de consumo? %" 5 coibio e represso eficientes de todos os abusos praticados no mercado de consumo, inclusi1e a concorr>ncia desleal e utili0ao inde1ida de in1entos e cria*es industriais das marcas e nomes comerciais e signos distinti1os, que possam causar pre/u.0os aos consumidores? %"" 5 racionali0ao e mel6oria dos ser1ios pblicos? %""" 5 estudo constante das modifica*es do mercado de consumo. Art. 3ara a e8ecuo da 3ol.tica Nacional das <ela*es de Consumo, contar2 o poder pblico com os seguintes instrumentos, entre outros: " 5 manuteno de assist>ncia /ur.dica, integral e gratuita para o consumidor carente? "" 5 instituio de 3romotorias de Custia de )efesa do Consumidor, no Dmbito do Einist-rio 3blico? """ 5 criao de delegacias de pol.cia especiali0adas no atendimento de consumidores 1.timas de infra*es penais de consumo? "% 5 criao de Cui0ados 4speciais de 3equenas Causas e %aras 4speciali0adas para a soluo de lit.gios de consumo? % 5 concesso de est.mulos A criao e desen1ol1imento das ;ssocia*es de )efesa do Consumidor. 9 1 B%etado@. 9 ,F B%etado@.

C"#TULO III

Dos Direitos B,si+os do Cons !idor


Art. GF :o direitos b2sicos do consumidor: I - a proteo da vida, sade e segurana contra os riscos provocados por prticas no fornecimento de produtos e servios considerados perigosos ou nocivos; II - a educao e divulgao sobre o consumo adequado dos produtos e servios, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contrataes; III - a informao adequada e clara sobre os diferentes produtos e servios, com especificao correta de quantidade, caractersticas, composio, qualidade e preo, bem como sobre os riscos que apresentem; I - a proteo contra a publicidade enganosa e abusiva, m!todos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra prticas e clusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e servios; - a modificao das clusulas contratuais que estabeleam prestaes desproporcionais ou sua reviso em ra"o de fatos supervenientes que as tornem e#cessivamente onerosas; I - a efetiva preveno e reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos; II - o acesso aos $rgos %udicirios e administrativos com vistas & preveno ou reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteo 'urdica, administrativa e t!cnica aos necessitados; III - a facilitao da defesa de seus direitos, inclusive com a inverso do (nus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a crit!rio do %ui", for verossmil a alegao ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinrias de e#peri)ncias; I* - + etado,; * - a adequada e efica" prestao dos servios pblicos em geralArt. ./ 0s direitos previstos neste c$digo no e#cluem outros decorrentes de tratados ou convenes internacionais de que o 1rasil se%a signatrio, da legislao interna ordinria, de regulamentos e#pedidos pelas autoridades administrativas competentes, bem como dos que derivem dos princpios gerais do direito, analogia, costumes e eq2idade3argrafo nico- 4endo mais de um autor a ofensa, todos respondero solidariamente pela reparao dos danos previstos nas normas de consumo-

C"#TULO ID( . ()id(de de #rod tos e Ser/i%os, d( #re/en%0o e d( Re$(r(%0o dos D(nos

SE%0O I
D( #rote%0o 1 S(2de e Se3 r(n%(

Art. ( Os produtos e ser1ios colocados no mercado de consumo no acarretaro riscos A sade ou segurana dos consumidores, e8ceto os considerados normais e pre1is.1eis em decorr>ncia de sua nature0a e fruio, obrigando5se os fornecedores, em qualquer 6iptese, a dar as informa*es necess2rias e adequadas a seu respeito. 3ar2grafo nico. 4m se tratando de produto industrial, ao fabricante cabe prestar as informa*es a que se refere este artigo, atra1-s de impressos apropriados que de1am acompan6ar o produto. Art H O fornecedor de produtos e ser1ios potencialmente noci1os ou perigosos A sade ou segurana de1er2 informar, de maneira ostensi1a e adequada, a respeito da sua noci1idade ou periculosidade, sem pre/u.0o da adoo de outras medidas cab.1eis em cada caso concreto. Art. 1$. O fornecedor no poder2 colocar no mercado de consumo produto ou ser1io que sabe ou de1eria saber apresentar alto grau de noci1idade ou periculosidade A sade ou segurana. 9 1 O fornecedor de produtos e ser1ios que, posteriormente A sua introduo no mercado de consumo, ti1er con6ecimento da periculosidade que apresentem, de1er2 comunicar o fato imediatamente As autoridades competentes e aos consumidores, mediante anncios publicit2rios. 9 , Os anncios publicit2rios a que se refere o par2grafo anterior sero 1eiculados na imprensa, r2dio e tele1iso, As e8pensas do fornecedor do produto ou ser1io. 9 7 :empre que ti1erem con6ecimento de periculosidade de produtos ou ser1ios A sade ou segurana dos consumidores, a Inio, os 4stados, o )istrito &ederal e os Eunic.pios de1ero inform25los a respeito. Art. 11. B%etado@.

SE%0O II
D( Res$ons(4i)id(de $e)o 5(to do #rod to e do Ser/i%o
Art. 1,. O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da e8ist>ncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de pro/eto, fabricao, construo, montagem, frmulas, manipulao, apresentao ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informa*es insuficientes ou inadequadas sobre sua utili0ao e riscos. 9 1 O produto - defeituoso quando no oferece a segurana que dele legitimamente se espera, le1ando5se em considerao as circunstDncias rele1antes, entre as quais: " 5 sua apresentao? "" 5 o uso e os riscos que ra0oa1elmente dele se esperam? """ 5 a -poca em que foi colocado em circulao.

9 ,F O produto no - considerado defeituoso pelo fato de outro de mel6or qualidade ter sido colocado no mercado. 9 7 O fabricante, o construtor, o produtor ou importador s no ser2 responsabili0ado quando pro1ar: " 5 que no colocou o produto no mercado? "" 5 que, embora 6a/a colocado o produto no mercado, o defeito ine8iste? """ 5 a culpa e8clusi1a do consumidor ou de terceiro. Art. 56- 0 comerciante ! igualmente responsvel, nos termos do artigo anterior, quando7 I - o fabricante, o construtor, o produtor ou o importador no puderem ser identificados; II - o produto for fornecido sem identificao clara do seu fabricante, produtor, construtor ou importador; III - no conservar adequadamente os produtos perecveis3argrafo nico- 8quele que efetivar o pagamento ao pre%udicado poder e#ercer o direito de regresso contra os demais responsveis, segundo sua participao na causao do evento danosoArt. 59- 0 fornecedor de servios responde, independentemente da e#ist)ncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos & prestao dos servios, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua fruio e riscos5/ 0 servio ! defeituoso quando no fornece a segurana que o consumidor dele pode esperar, levando-se em considerao as circunst:ncias relevantes, entre as quais7 I - o modo de seu fornecimento; II - o resultado e os riscos que ra"oavelmente dele se esperam; III - a !poca em que foi fornecido;< 0 servio no ! considerado defeituoso pela adoo de novas t!cnicas6/ 0 fornecedor de servios s$ no ser responsabili"ado quando provar7 I - que, tendo prestado o servio, o defeito ine#iste; II - a culpa e#clusiva do consumidor ou de terceiro9/ 8 responsabilidade pessoal dos profissionais liberais ser apurada mediante a verificao de culpaArt. 5=- + etado,Art 5>- + etado,Art 5.- 3ara os efeitos desta ?eo, equiparam-se aos consumidores todas as vtimas do evento-

SE%0O III
D( Res$ons(4i)id(de $or -*+io do #rod to e do Ser/i%o
Art. 1(. Os fornecedores de produtos de consumo dur21eis ou no dur21eis respondem solidariamente pelos 1.cios de qualidade ou quantidade que os tornem imprprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou l6es diminuam o 1alor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indica*es

constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicit2ria, respeitadas as 1aria*es decorrentes de sua nature0a, podendo o consumidor e8igir a substituio das partes 1iciadas. 9 1 No sendo o 1.cio sanado no pra0o m28imo de trinta dias, pode o consumidor e8igir, alternati1amente e A sua escol6a: " 5 a substituio do produto por outro da mesma esp-cie, em perfeitas condi*es de uso? "" 5 a restituio imediata da quantia paga, monetariamente atuali0ada, sem pre/u.0o de e1entuais perdas e danos? """ 5 o abatimento proporcional do preo. 9 , 3odero as partes con1encionar a reduo ou ampliao do pra0o pre1isto no par2grafo anterior, no podendo ser inferior a sete nem superior a cento e oitenta dias. Nos contratos de adeso, a cl2usula de pra0o de1er2 ser con1encionada em separado, por meio de manifestao e8pressa do consumidor. 9 7 O consumidor poder2 fa0er uso imediato das alternati1as do 9 1 deste artigo sempre que, em ra0o da e8tenso do 1.cio, a substituio das partes 1iciadas puder comprometer a qualidade ou caracter.sticas do produto, diminuir5l6e o 1alor ou se tratar de produto essencial. 9 ' +endo o consumidor optado pela alternati1a do inciso " do 9 1 deste artigo, e no sendo poss.1el a substituio do bem, poder2 6a1er substituio por outro de esp-cie, marca ou modelo di1ersos, mediante complementao ou restituio de e1entual diferena de preo, sem pre/u.0o do disposto nos incisos "" e """ do 9 1 deste artigo. 9 No caso de fornecimento de produtos in natura , ser2 respons21el perante o consumidor o fornecedor imediato, e8ceto quando identificado claramente seu produtor. 9 G :o imprprios ao uso e consumo: " 5 os produtos cu/os pra0os de 1alidade este/am 1encidos? "" 5 os produtos deteriorados, alterados, adulterados, a1ariados, falsificados, corrompidos, fraudados, noci1os A 1ida ou A sade, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricao, distribuio ou apresentao? """ 5 os produtos que, por qualquer moti1o, se re1elem inadequados ao fim a que se destinam. Art. 1H. Os fornecedores respondem solidariamente pelos 1.cios de quantidade do produto sempre que, respeitadas as 1aria*es decorrentes de sua nature0a, seu contedo l.quido for inferior As indica*es constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou de mensagem publicit2ria, podendo o consumidor e8igir, alternati1amente e A sua escol6a: " 5 o abatimento proporcional do preo? "" 5 complementao do peso ou medida? """ 5 a substituio do produto por outro da mesma esp-cie, marca ou modelo, sem os aludidos 1.cios? "% 5 a restituio imediata da quantia paga, monetariamente atuali0ada, sem pre/u.0o de e1entuais perdas e danos. 9 1 ;plica5se a este artigo o disposto no 9 ' do artigo anterior.

9 , O fornecedor imediato ser2 respons21el quando fi0er a pesagem ou a medio e o instrumento utili0ado no esti1er aferido segundo os padr*es oficiais. Art. ,$. O fornecedor de ser1ios responde pelos 1.cios de qualidade que os tornem imprprios ao consumo ou l6es diminuam o 1alor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indica*es constantes da oferta ou mensagem publicit2ria, podendo o consumidor e8igir, alternati1amente e A sua escol6a: " 5 a ree8ecuo dos ser1ios, sem custo adicional e quando cab.1el? "" 5 a restituio imediata da quantia paga, monetariamente atuali0ada, sem pre/u.0o de e1entuais perdas e danos? """ 5 o abatimento proporcional do preo. 5/ 8 ree#ecuo dos servios poder ser confiada a terceiros devidamente capacitados, por conta e risco do fornecedor;/ ?o impr$prios os servios que se mostrem inadequados para os fins que ra"oavelmente deles se esperam, bem como aqueles que no atendam as normas regulamentares de prestabilidadeArt. ;5- @o fornecimento de servios que tenham por ob%etivo a reparao de qualquer produto considerar-se- implcita a obrigao do fornecedor de empregar componentes de reposio originais adequados e novos, ou que mantenham as especificaes t!cnicas do fabricante, salvo, quanto a estes ltimos, autori"ao em contrrio do consumidorArt. ;;- 0s $rgos pblicos, por si ou suas empresas, concessionrias, permissionrias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, so obrigados a fornecer servios adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contnuos3argrafo nico- @os casos de descumprimento, total ou parcial, das obrigaes referidas neste artigo, sero as pessoas %urdicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste c$digoArt ;6- 8 ignor:ncia do fornecedor sobre os vcios de qualidade por inadequao dos produtos e servios no o e#ime de responsabilidadeArt. ;9- 8 garantia legal de adequao do produto ou servio independe de termo e#presso, vedada a e#onerao contratual do fornecedorArt. ;=- A vedada a estipulao contratual de clusula que impossibilite, e#onere ou atenue a obrigao de indeni"ar prevista nesta e nas sees anteriores5/ Bavendo mais de um responsvel pela causao do dano, todos respondero solidariamente pela reparao prevista nesta e nas sees anteriores;/ ?endo o dano causado por componente ou pea incorporada ao produto ou servio, so responsveis solidrios seu fabricante, construtor ou importador e o que reali"ou a incorporao-

SE%0O ID( De+(d6n+i( e d( #res+ri%0o


Art. ,G. O direito de reclamar pelos 1.cios aparentes ou de f2cil constatao caduca em: " 5 trinta dias, tratando5se de fornecimento de ser1io e de produtos no dur21eis? "" 5 no1enta dias, tratando5se de fornecimento de ser1io e de produtos dur21eis.

9 1 "nicia5se a contagem do pra0o decadencial a partir da entrega efeti1a do produto ou do t-rmino da e8ecuo dos ser1ios. 9 , Obstam a decad>ncia: " 5 a reclamao compro1adamente formulada pelo consumidor perante o fornecedor de produtos e ser1ios at- a resposta negati1a correspondente, que de1e ser transmitida de forma inequ.1oca? "" 5 B%etado@. """ 5 a instaurao de inqu-rito ci1il, at- seu encerramento. 9 7 +ratando5se de 1.cio oculto, o pra0o decadencial inicia5se no momento em que ficar e1idenciado o defeito. Art. ;.- 3rescreve em cinco anos a pretenso & reparao pelos danos causados por fato do produto ou do servio prevista na ?eo II deste Captulo, iniciando-se a contagem do pra"o a partir do conhecimento do dano e de sua autoria3argrafo nico- + etado,-

SE%0O D( Des+onsider(%0o d( #erson()id(de 7 r*di+(


Art. ,(. O /ui0 poder2 desconsiderar a personalidade /ur.dica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, 6ou1er abuso de direito, e8cesso de poder, infrao da lei, fato ou ato il.cito ou 1iolao dos estatutos ou contrato social. ; desconsiderao tamb-m ser2 efeti1ada quando 6ou1er fal>ncia, estado de insol1>ncia, encerramento ou inati1idade da pessoa /ur.dica pro1ocados por m2 administrao. 9 1 B%etado@. 9 , ;s sociedades integrantes dos grupos societ2rios e as sociedades controladas, so subsidiariamente respons21eis pelas obriga*es decorrentes deste cdigo. 9 7 ;s sociedades consorciadas so solidariamente respons21eis pelas obriga*es decorrentes deste cdigo. 9 ' ;s sociedades coligadas s respondero por culpa. 9 +amb-m poder2 ser desconsiderada a pessoa /ur.dica sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obst2culo ao ressarcimento de pre/u.0os causados aos consumidores.

C"#TULO D(s #r,ti+(s Co!er+i(is

SE%0O I
D(s Dis$osi%&es 'er(is
Art. ,H. 3ara os fins deste Cap.tulo e do seguinte, equiparam5se aos consumidores todas as pessoas determin21eis ou no, e8postas As pr2ticas nele pre1istas.

SE%0O II
D( O8ert(
Art. 7$. +oda informao ou publicidade, suficientemente precisa, 1eiculada por qualquer forma ou meio de comunicao com relao a produtos e ser1ios oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fi0er 1eicular ou dela se utili0ar e integra o contrato que 1ier a ser celebrado. Art. 71. ; oferta e apresentao de produtos ou ser1ios de1em assegurar informa*es corretas, claras, precisas, ostensi1as e em l.ngua portuguesa sobre suas caracter.sticas, qualidades, quantidade, composio, preo, garantia, pra0os de 1alidade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam A sade e segurana dos consumidores. Art 6;- 0s fabricantes e importadores devero assegurar a oferta de componentes e peas de reposio enquanto no cessar a fabricao ou importao do produto3argrafo nico- Cessadas a produo ou importao, a oferta dever ser mantida por perodo ra"ovel de tempo, na forma da leiArt. 66- Dm caso de oferta ou venda por telefone ou reembolso postal, deve constar o nome do fabricante e endereo na embalagem, publicidade e em todos os impressos utili"ados na transao comercialArt. 69- 0 fornecedor do produto ou servio ! solidariamente responsvel pelos atos de seus prepostos ou representantes aut(nomosArt. 6=- ?e o fornecedor de produtos ou servios recusar cumprimento & oferta, apresentao ou publicidade, o consumidor poder, alternativamente e & sua livre escolha7 I - e#igir o cumprimento forado da obrigao, nos termos da oferta, apresentao ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestao de servio equivalente; III - rescindir o contrato, com direito & restituio de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atuali"ada, e a perdas e danos-

SE%0O III
D( # 4)i+id(de

Art. 7G. ; publicidade de1e ser 1eiculada de tal forma que o consumidor, f2cil e imediatamente, a identifique como tal. 3ar2grafo nico. O fornecedor, na publicidade de seus produtos ou ser1ios, manter2, em seu poder, para informao dos leg.timos interessados, os dados f2ticos, t-cnicos e cient.ficos que do sustentao A mensagem. Art. 7#. J proibida toda publicidade enganosa ou abusi1a. 9 1 J enganosa qualquer modalidade de informao ou comunicao de car2ter publicit2rio, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omisso, capa0 de indu0ir em erro o consumidor a respeito da nature0a, caracter.sticas, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preo e quaisquer outros dados sobre produtos e ser1ios. 9 , J abusi1a, dentre outras a publicidade discriminatria de qualquer nature0a, a que incite A 1iol>ncia, e8plore o medo ou a superstio, se apro1eite da defici>ncia de /ulgamento e e8peri>ncia da criana, desrespeita 1alores ambientais, ou que se/a capa0 de indu0ir o consumidor a se comportar de forma pre/udicial ou perigosa A sua sade ou segurana. 9 7 3ara os efeitos deste cdigo, a publicidade - enganosa por omisso quando dei8ar de informar sobre dado essencial do produto ou ser1io. 9 ' B%etado@. Art 7(. O =nus da pro1a da 1eracidade e correo da informao ou comunicao publicit2ria cabe a quem as patrocina.

SE%0O ID(s #r,ti+(s "4 si/(s


Art 7H. J 1edado ao fornecedor de produtos ou ser1ios: " 5 condicionar o fornecimento de produto ou de ser1io ao fornecimento de outro produto ou ser1io, bem como, sem /usta causa, a limites quantitati1os? "" 5 recusar atendimento As demandas dos consumidores, na e8ata medida de suas disponibilidades de estoque, e, ainda, de conformidade com os usos e costumes? """ 5 en1iar ou entregar ao consumidor, sem solicitao pr-1ia, qualquer produto, ou fornecer qualquer ser1io? "% 5 pre1alecer5se da fraque0a ou ignorDncia do consumidor, tendo em 1ista sua idade, sade, con6ecimento ou condio social, para impingir5l6e seus produtos ou ser1ios? % 5 e8igir do consumidor 1antagem manifestamente e8cessi1a? %" 5 e8ecutar ser1ios sem a pr-1ia elaborao de oramento e autori0ao e8pressa do consumidor, ressal1adas as decorrentes de pr2ticas anteriores entre as partes? %"" 5 repassar informao depreciati1a, referente a ato praticado pelo consumidor no e8erc.cio de seus direitos? %""" 5 colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou ser1io em desacordo com as normas e8pedidas pelos rgos oficiais competentes ou, se normas

espec.ficas no e8istirem, pela ;ssociao Krasileira de Normas +-cnicas ou outra entidade credenciada pelo Consel6o Nacional de Eetrologia, Normali0ao e Lualidade "ndustrial BConmetro@? "! 5 dei8ar de estipular pra0o para o cumprimento de sua obrigao ou dei8ar a fi8ao de seu termo inicial a seu e8clusi1o crit-rio? ! 5 B%etado@. 3ar2grafo nico. Os ser1ios prestados e os produtos remetidos ou entregues ao consumidor, na 6iptese pre1ista no inciso """, equiparam5se As amostras gr2tis, ine8istindo obrigao de pagamento. Art. '$. O fornecedor de ser1io ser2 obrigado a entregar ao consumidor oramento pr-1io discriminando o 1alor da mo5de5obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condi*es de pagamento, bem como as datas de in.cio e t-rmino dos ser1ios. 9 1F :al1o estipulao em contr2rio, o 1alor orado ter2 1alidade pelo pra0o de de0 dias, contado de seu recebimento pelo consumidor. 9 , Ima 1e0 apro1ado pelo consumidor, o oramento obriga os contraentes e somente pode ser alterado mediante li1re negociao das partes. 9 7 O consumidor no responde por quaisquer =nus ou acr-scimos decorrentes da contratao de ser1ios de terceiros no pre1istos no oramento pr-1io. Art. '1. No caso de fornecimento de produtos ou de ser1ios su/eitos ao regime de controle ou de tabelamento de preos, os fornecedores de1ero respeitar os limites oficiais sob pena de no o fa0endo, responderem pela restituio da quantia recebida em e8cesso, monetariamente atuali0ada, podendo o consumidor e8igir A sua escol6a, o desfa0imento do negcio, sem pre/u.0o de outras san*es cab.1eis.

SE%0O D( Co4r(n%( de D*/id(s


Art. ',. Na cobrana de d-bitos, o consumidor inadimplente no ser2 e8posto a rid.culo, nem ser2 submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaa. 3argrafo nico- 0 consumidor cobrado em quantia indevida tem direito & repetio do ind!bito, por valor igual ao dobro do que pagou em e#cesso, acrescido de correo monetria e %uros legais, salvo hip$tese de engano %ustificvel-

SE%0O -I
Dos B(n+os de D(dos e C(d(stros de Cons !idores

Art. '7. O consumidor, sem pre/u.0o do disposto no art. (G, ter2 acesso As informa*es e8istentes em cadastros, fic6as, registros e dados pessoais e de consumo arqui1ados sobre ele, bem como sobre as suas respecti1as fontes. 9 1 Os cadastros e dados de consumidores de1em ser ob/eti1os, claros, 1erdadeiros e em linguagem de f2cil compreenso, no podendo conter informa*es negati1as referentes a per.odo superior a cinco anos. 9 , ; abertura de cadastro, fic6a, registro e dados pessoais e de consumo de1er2 ser comunicada por escrito ao consumidor, quando no solicitada por ele. 9 7 O consumidor, sempre que encontrar ine8atido nos seus dados e cadastros, poder2 e8igir sua imediata correo, de1endo o arqui1ista, no pra0o de cinco dias teis, comunicar a alterao aos e1entuais destinat2rios das informa*es incorretas. 9 ' Os bancos de dados e cadastros relati1os a consumidores, os ser1ios de proteo ao cr-dito e cong>neres so considerados entidades de car2ter pblico. 9 Consumada a prescrio relati1a A cobrana de d-bitos do consumidor, no sero fornecidas, pelos respecti1os :istemas de 3roteo ao Cr-dito, quaisquer informa*es que possam impedir ou dificultar no1o acesso ao cr-dito /unto aos fornecedores. Art ''. Os rgos pblicos de defesa do consumidor mantero cadastros atuali0ados de reclama*es fundamentadas contra fornecedores de produtos e ser1ios, de1endo di1ulg25lo pblica e anualmente. ; di1ulgao indicar2 se a reclamao foi atendida ou no pelo fornecedor. 9 1 J facultado o acesso As informa*es l2 constantes para orientao e consulta por qualquer interessado. 9 , ;plicam5se a este artigo, no que couber, as mesmas regras enunciadas no artigo anterior e as do par2grafo nico do art. ,, deste cdigo. Art. ' . B%etado@.

C"#TULO -I
D( #rote%0o Contr(t ()

SE%0O I
Dis$osi%&es 'er(is
Art. 'G. Os contratos que regulam as rela*es de consumo no obrigaro os consumidores, se no l6es for dada a oportunidade de tomar con6ecimento pr-1io de seu contedo, ou se os respecti1os instrumentos forem redigidos de modo a dificultar a compreenso de seu sentido e alcance. Art. '#. ;s cl2usulas contratuais sero interpretadas de maneira mais fa1or21el ao consumidor.

Art. '(. ;s declara*es de 1ontade constantes de escritos particulares, recibos e pr-5contratos relati1os As rela*es de consumo 1inculam o fornecedor, ense/ando inclusi1e e8ecuo espec.fica, nos termos do art. (' e par2grafos. Art. 'H. O consumidor pode desistir do contrato, no pra0o de # dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou ser1io, sempre que a contratao de fornecimento de produtos e ser1ios ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domic.lio. 3ar2grafo nico. :e o consumidor e8ercitar o direito de arrependimento pre1isto neste artigo, os 1alores e1entualmente pagos, a qualquer t.tulo, durante o pra0o de refle8o, sero de1ol1idos, de imediato, monetariamente atuali0ados. Art. $. ; garantia contratual - complementar A legal e ser2 conferida mediante termo escrito. 3ar2grafo nico. O termo de garantia ou equi1alente de1e ser padroni0ado e esclarecer, de maneira adequada em que consiste a mesma garantia, bem como a forma, o pra0o e o lugar em que pode ser e8ercitada e os =nus a cargo do consumidor, de1endo ser5l6e entregue, de1idamente preenc6ido pelo fornecedor, no ato do fornecimento, acompan6ado de manual de instruo, de instalao e uso do produto em linguagem did2tica, com ilustra*es.

SE%0O II
D(s C), s )(s "4 si/(s
Art. 1. :o nulas de pleno direito, entre outras, as cl2usulas contratuais relati1as ao fornecimento de produtos e ser1ios que: " 5 impossibilitem, e8onerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por 1.cios de qualquer nature0a dos produtos e ser1ios ou impliquem renncia ou disposio de direitos. Nas rela*es de consumo entre o fornecedor e o consumidor pessoa /ur.dica, a indeni0ao poder2 ser limitada, em situa*es /ustific21eis? "" 5 subtraiam ao consumidor a opo de reembolso da quantia /2 paga, nos casos pre1istos neste cdigo? """ 5 transfiram responsabilidades a terceiros? "% 5 estabeleam obriga*es consideradas in.quas, abusi1as, que coloquem o consumidor em des1antagem e8agerada, ou se/am incompat.1eis com a boa5f- ou a eqMidade? % 5 B%etado@? %" 5 estabeleam in1erso do =nus da pro1a em pre/u.0o do consumidor? %"" 5 determinem a utili0ao compulsria de arbitragem? %""" 5 impon6am representante para concluir ou reali0ar outro negcio /ur.dico pelo consumidor? "! 5 dei8em ao fornecedor a opo de concluir ou no o contrato, embora obrigando o consumidor? ! 5 permitam ao fornecedor, direta ou indiretamente, 1ariao do preo de maneira unilateral?

!" 5 autori0em o fornecedor a cancelar o contrato unilateralmente, sem que igual direito se/a conferido ao consumidor? !"" 5 obriguem o consumidor a ressarcir os custos de cobrana de sua obrigao, sem que igual direito l6e se/a conferido contra o fornecedor? !""" 5 autori0em o fornecedor a modificar unilateralmente o contedo ou a qualidade do contrato, aps sua celebrao? *I - infrin%am ou possibilitem a violao de normas ambientais; * - este%am em desacordo com o sistema de proteo ao consumidor; * I - possibilitem a renncia do direito de indeni"ao por benfeitorias necessrias5< 3resume-se e#agerada, entre outros casos, a vontade que7 I - ofende os princpios fundamentais do sistema %urdico a que pertence; II - restringe direitos ou obrigaes fundamentais inerentes & nature"a do contrato, de tal modo a ameaar seu ob%eto ou equilbrio contratual; III - se mostra e#cessivamente onerosa para o consumidor, considerando-se a nature"a e contedo do contrato, o interesse das partes e outras circunst:ncias peculiares ao caso;/ 8 nulidade de uma clusula contratual abusiva no invalida o contrato, e#ceto quando de sua aus)ncia, apesar dos esforos de integrao, decorrer (nus e#cessivo a qualquer das partes6/ + etado,9/ A facultado a qualquer consumidor ou entidade que o represente requerer ao Einist!rio 3blico que a%u"e a competente ao para ser declarada a nulidade de clusula contratual que contrarie o disposto neste c$digo ou de qualquer forma no assegure o %usto equilbrio entre direitos e obrigaes das partesArt. =;- @o fornecimento de produtos ou servios que envolva outorga de cr!dito ou concesso de financiamento ao consumidor, o fornecedor dever, entre outros requisitos, inform-lo pr!via e adequadamente sobre7 I - preo do produto ou servio em moeda corrente nacional; II - montante dos %uros de mora e da ta#a efetiva anual de %uros; III - acr!scimos legalmente previstos; I - nmero e periodicidade das prestaes; - soma total a pagar, com e sem financiamento5/ 8s multas de mora decorrentes do inadimplemento de obrigao no seu termo no podero ser superiores a de" por cento do valor da prestao;< A assegurado ao consumidor a liquidao antecipada do d!bito, total ou parcialmente, mediante reduo proporcional dos %uros e demais acr!scimos6< + etado,Art. =6- @os contratos de compra e venda de m$veis ou im$veis mediante pagamento em prestaes, bem como nas alienaes fiducirias em garantia, consideram-se nulas de pleno direito as clusulas que estabeleam a perda total das prestaes pagas em benefcio do credor que, em ra"o do inadimplemento, pleitear a resoluo do contrato e a retomada do produto alienado5/ + etado,;< @os contratos do sistema de cons$rcio de produtos durveis, a compensao ou a restituio das parcelas quitadas, na forma deste artigo, ter descontada, al!m da vantagem econ(mica auferida com a fruio, os pre%u"os que o desistente ou inadimplente causar ao grupo-

6/ 0s contratos de que trata o caput deste artigo sero e#pressos em moeda corrente nacional-

SE%0O III
Dos Contr(tos de "des0o
Art. '. Contrato de adeso - aquele cu/as cl2usulas ten6am sido apro1adas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou ser1ios, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu contedo. 9 1 ; insero de cl2usula no formul2rio no desfigura a nature0a de adeso do contrato. 9 , Nos contratos de adeso admite5se cl2usula resolutria, desde que a alternati1a, cabendo a escol6a ao consumidor, ressal1ando5se o disposto no 9 , do artigo anterior. 9 7 Os contratos de adeso escritos sero redigidos em termos claros e com caracteres ostensi1os e leg.1eis, de modo a facilitar sua compreenso pelo consumidor. 9 ' ;s cl2usulas que implicarem limitao de direito do consumidor de1ero ser redigidas com destaque, permitindo sua imediata e f2cil compreenso. 9 B%etado@.

C"#TULO -II
D(s S(n%&es "d!inistr(ti/(s
Art. . ; Inio, os 4stados e o )istrito &ederal, em car2ter concorrente e nas suas respecti1as 2reas de atuao administrati1a, bai8aro normas relati1as A produo, industriali0ao, distribuio e consumo de produtos e ser1ios. 9 1 ; Inio, os 4stados, o )istrito &ederal e os Eunic.pios fiscali0aro e controlaro a produo, industriali0ao, distribuio, a publicidade de produtos e ser1ios e o mercado de consumo, no interesse da preser1ao da 1ida, da sade, da segurana, da informao e do bem5estar do consumidor, bai8ando as normas que se fi0erem necess2rias. 9 , B%etado@. 9 7 Os rgos federais, estaduais, do )istrito &ederal e municipais com atribui*es para fiscali0ar e controlar o mercado de consumo mantero comiss*es permanentes para elaborao, re1iso e atuali0ao das normas referidas no 9 1, sendo obrigatria a participao dos consumidores e fornecedores. 9 ' Os rgos oficiais podero e8pedir notifica*es aos fornecedores para que, sob pena de desobedi>ncia, prestem informa*es sobre quest*es de interesse do consumidor, resguardado o segredo industrial.

Art. =>- 8s infraes das normas de defesa do consumidor ficam su%eitas, conforme o caso, &s seguintes sanes administrativas, sem pre%u"o das de nature"a civil, penal e das definidas em normas especficas7 I - multa; II - apreenso do produto; III - inutili"ao do produto; I - cassao do registro do produto %unto ao $rgo competente; - proibio de fabricao do produto; I - suspenso de fornecimento de produtos ou servio; II - suspenso temporria de atividade; III - revogao de concesso ou permisso de uso; I* - cassao de licena do estabelecimento ou de atividade; * - interdio, total ou parcial, de estabelecimento, de obra ou de atividade; *I - interveno administrativa; *II - imposio de contrapropaganda3argrafo nico- 8s sanes previstas neste artigo sero aplicadas pela autoridade administrativa, no :mbito de sua atribuio, podendo ser aplicadas cumulativamente, inclusive por medida cautelar, antecedente ou incidente de procedimento administrativoArt. =.- 8 pena de multa, graduada de acordo com a gravidade da infrao, a vantagem auferida e a condio econ(mica do fornecedor ser aplicada mediante procedimento administrativo nos termos da lei, revertendo para o fundo de que trata a Fei n/ .-69., de ;9 de %ulho de 5GH=, sendo a infrao ou dano de :mbito nacional, ou para os fundos estaduais de proteo ao consumidor nos demais casos3argrafo nico- 8 multa ser em montante nunca inferior a tre"entas e no superior a tr)s milhes de ve"es o valor do 1(nus do 4esouro @acional +14@,, ou ndice equivalente que venha substitu-loArt =H- 8s penas de apreenso, de inutili"ao de produtos, de proibio de fabricao de produtos, de suspenso do fornecimento de produto ou servio, de cassao do registro do produto e revogao da concesso ou permisso de uso sero aplicadas pela administrao, mediante procedimento administrativo, assegurada ampla defesa, quando forem constatados vcios de quantidade ou de qualidade por inadequao ou insegurana do produto ou servioArt =G- 8s penas de cassao de alvar de licena, de interdio e de suspenso temporria da atividade, bem como a de interveno administrativa, sero aplicadas mediante procedimento administrativo, assegurada ampla defesa, quando o fornecedor reincidir na prtica das infraes de maior gravidade previstas neste c$digo e na legislao de consumo5/ 8 pena de cassao da concesso ser aplicada & concessionria de servio pblico, quando violar obrigao legal ou contratual;/ 8 pena de interveno administrativa ser aplicada sempre que as circunst:ncias de fato desaconselharem a cassao de licena, a interdio ou suspenso da atividade6/ 3endendo ao %udicial na qual se discuta a imposio de penalidade administrativa, no haver reincid)ncia at! o tr:nsito em %ulgado da sentenaArt >I- 8 imposio de contrapropaganda ser cominada quando o fornecedor incorrer na prtica de publicidade enganosa ou abusiva, nos termos do art- 6> e seus pargrafos, sempre &s e#pensas do infrator-

5< 8 contrapropaganda ser divulgada pelo responsvel da mesma forma, freq2)ncia e dimenso e, preferencialmente no mesmo veculo, local, espao e horrio, de forma capa" de desfa"er o malefcio da publicidade enganosa ou abusiva;/ + etado,6/ + etado,-

TTULO II
D(s In8r(%&es #en(is
Art. G1. Constituem crimes contra as rela*es de consumo pre1istas neste cdigo, sem pre/u.0o do disposto no Cdigo 3enal e leis especiais, as condutas tipificadas nos artigos seguintes . Art. >;- + etado,Art. >6- 0mitir di"eres ou sinais ostensivos sobre a nocividade ou periculosidade de produtos, nas embalagens, nos inv$lucros, recipientes ou publicidade7 3ena - Jeteno de seis meses a dois anos e multa5/ Incorrer nas mesmas penas quem dei#ar de alertar, mediante recomendaes escritas ostensivas, sobre a periculosidade do servio a ser prestado;/ ?e o crime ! culposo7 3ena Jeteno de um a seis meses ou multaArt. >9- Jei#ar de comunicar & autoridade competente e aos consumidores a nocividade ou periculosidade de produtos cu%o conhecimento se%a posterior & sua colocao no mercado7 3ena - Jeteno de seis meses a dois anos e multa3argrafo nico- Incorrer nas mesmas penas quem dei#ar de retirar do mercado, imediatamente quando determinado pela autoridade competente, os produtos nocivos ou perigosos, na forma deste artigoArt >=- D#ecutar servio de alto grau de periculosidade, contrariando determinao de autoridade competente7 3ena Jeteno de seis meses a dois anos e multa3argrafo nico- 8s penas deste artigo so aplicveis sem pre%u"o das correspondentes & leso corporal e & morteArt >>- Ka"er afirmao falsa ou enganosa, ou omitir informao relevante sobre a nature"a, caracterstica, qualidade, quantidade, segurana, desempenho, durabilidade, preo ou garantia de produtos ou servios7 3ena - Jeteno de tr)s meses a um ano e multa5< Incorrer nas mesmas penas quem patrocinar a oferta;< ?e o crime ! culposo; 3ena Jeteno de um a seis meses ou multaArt >.- Ka"er ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser enganosa ou abusiva7 3ena Jeteno de tr)s meses a um ano e multa3argrafo nico- + etado,Art >H- Ka"er ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser capa" de indu"ir o consumidor a se comportar de forma pre%udicial ou perigosa a sua sade ou segurana7 3ena - Jeteno de seis meses a dois anos e multa7

3argrafo nico- + etado,Art >G- Jei#ar de organi"ar dados fticos, t!cnicos e cientficos que do base & publicidade7 3ena Jeteno de um a seis meses ou multaArt .I- Dmpregar na reparao de produtos, pea ou componentes de reposio usados, sem autori"ao do consumidor7 3ena Jeteno de tr)s meses a um ano e multaArt .5- Ltili"ar, na cobrana de dvidas, de ameaa, coao, constrangimento fsico ou moral, afirmaes falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que e#ponha o consumidor, in%ustificadamente, a ridculo ou interfira com seu trabalho, descanso ou la"er7 3ena Jeteno de tr)s meses a um ano e multaArt .;- Impedir ou dificultar o acesso do consumidor &s informaes que sobre ele constem em cadastros, banco de dados, fichas e registros7 3ena Jeteno de seis meses a um ano ou multaArt .6- Jei#ar de corrigir imediatamente informao sobre consumidor constante de cadastro, banco de dados, fichas ou registros que sabe ou deveria saber ser ine#ata7 3ena Jeteno de um a seis meses ou multaArt .9- Jei#ar de entregar ao consumidor o termo de garantia adequadamente preenchido e com especificao clara de seu contedo; 3ena Jeteno de um a seis meses ou multaArt .=- Muem, de qualquer forma, concorrer para os crimes referidos neste c$digo, incide as penas a esses cominadas na medida de sua culpabilidade, bem como o diretor, administrador ou gerente da pessoa %urdica que promover, permitir ou por qualquer modo aprovar o fornecimento, oferta, e#posio & venda ou manuteno em dep$sito de produtos ou a oferta e prestao de servios nas condies por ele proibidasArt. .>- ?o circunst:ncias agravantes dos crimes tipificados neste c$digo7 I - serem cometidos em !poca de grave crise econ(mica ou por ocasio de calamidade; II - ocasionarem grave dano individual ou coletivo; III - dissimular-se a nature"a ilcita do procedimento; I - quando cometidos7 a, por servidor pblico, ou por pessoa cu%a condio econ(mico-social se%a manifestamente superior & da vtima; b, em detrimento de operrio ou rurcola; de menor de de"oito ou maior de sessenta anos ou de pessoas portadoras de defici)ncia mental interditadas ou no; - serem praticados em operaes que envolvam alimentos, medicamentos ou quaisquer outros produtos ou servios essenciais Art ..- 8 pena pecuniria prevista nesta ?eo ser fi#ada em dias-multa, correspondente ao mnimo e ao m#imo de dias de durao da pena privativa da liberdade cominada ao crime- @a individuali"ao desta multa, o %ui" observar o disposto no art- >I, N5/ do C$digo 3enalArt .H- 8l!m das penas privativas de liberdade e de multa, podem ser impostas, cumulativa ou alternadamente, observado o disposto nos arts- 99 a 9., do C$digo 3enal7 I - a interdio temporria de direitos; II - a publicao em $rgos de comunicao de grande circulao ou audi)ncia, &s e#pensas do condenado, de notcia sobre os fatos e a condenao; III - a prestao de servios & comunidade-

Art .G- 0 valor da fiana, nas infraes de que trata este c$digo, ser fi#ado pelo %ui", ou pela autoridade que presidir o inqu!rito, entre cem e du"entas mil ve"es o valor do 1(nus do 4esouro @acional +14@,, ou ndice equivalente que venha a substitu-lo3argrafo nico- ?e assim recomendar a situao econ(mica do indiciado ou r!u, a fiana poder ser7 a, redu"ida at! a metade do seu valor mnimo; b, aumentada pelo %ui" at! vinte ve"esArt. HI- @o processo penal atinente aos crimes previstos neste c$digo, bem como a outros crimes e contravenes que envolvam relaes de consumo, podero intervir, como assistentes do Einist!rio 3blico, os legitimados indicados no art- H;, inciso III e I , aos quais tamb!m ! facultado propor ao penal subsidiria, se a denncia no for oferecida no pra"o legal-

TTULO III
D( De8es( do Cons !idor e! 7 *9o

C"#TULO I
Dis$osi%&es 'er(is
Art (1. ; defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das 1.timas poder2 ser e8ercida em /u.0o indi1idualmente, ou a t.tulo coleti1o. 3ar2grafo nico. ; defesa coleti1a ser2 e8ercida quando se tratar de: " 5 interesses ou direitos difusos, assim entendidos, para efeitos deste cdigo, os transindi1iduais, de nature0a indi1is.1el, de que se/am titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstDncias de fato? "" 5 interesses ou direitos coleti1os, assim entendidos, para efeitos deste cdigo, os transindi1iduais, de nature0a indi1is.1el de que se/a titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contr2ria por uma relao /ur.dica base? """ 5 interesses ou direitos indi1iduais 6omog>neos, assim entendidos os decorrentes de origem comum. Art (,. 3ara os fins do art. 1$$, par2grafo nico, so legitimados concorrentemente: " 5 o Einist-rio 3blico, "" 5 a Inio, os 4stados, os Eunic.pios e o )istrito &ederal? """ 5 as entidades e rgos da ;dministrao 3blica, direta ou indireta, ainda que sem personalidade /ur.dica, especificamente destinados A defesa dos interesses e direitos protegidos por este cdigo? "% 5 as associa*es legalmente constitu.das 62 pelo menos um ano e que incluam entre seus fins institucionais a defesa dos interesses e direitos protegidos por este cdigo, dispensada a autori0ao assemblear.

9 1 O requisito da pr-5constituio pode ser dispensado pelo /ui0, nas a*es pre1istas nos arts. H1 e seguintes, quando 6a/a manifesto interesse social e1idenciado pela dimenso ou caracter.stica do dano, ou pela rele1Dncia do bem /ur.dico a ser protegido. 9 , B%etado@. 9 7 B%etado@. Art (7. 3ara a defesa dos direitos e interesses protegidos por este cdigo so admiss.1eis todas as esp-cies de a*es capa0es de propiciar sua adequada e efeti1a tutela. 3ar2grafo nico. B%etado@. Art. ('. Na ao que ten6a por ob/eto o cumprimento da obrigao de fa0er ou no fa0er, o /ui0 conceder2 a tutela espec.fica da obrigao ou determinar2 pro1id>ncias que assegurem o resultado pr2tico equi1alente ao do adimplemento. 9 1 ; con1erso da obrigao em perdas e danos somente ser2 admiss.1el se por elas optar o autor ou se imposs.1el a tutela espec.fica ou a obteno do resultado pr2tico correspondente. 9 , ; indeni0ao por perdas e danos se far2 sem pre/u.0o da multa Bart. ,(#, do Cdigo de 3rocesso Ci1il@. 9 7 :endo rele1ante o fundamento da demanda e 6a1endo /ustificado receio de inefic2cia do pro1imento final, - l.cito ao /ui0 conceder a tutela liminarmente ou aps /ustificao pr-1ia, citado o r-u. 9 ' O /ui0 poder2, na 6iptese do 9 7 ou na sentena, impor multa di2ria ao r-u, independentemente de pedido do autor, se for suficiente ou compat.1el com a obrigao, fi8ando pra0o ra0o21el para o cumprimento do preceito. 9 3ara a tutela espec.fica ou para a obteno do resultado pr2tico equi1alente, poder2 o /ui0 determinar as medidas necess2rias, tais como busca e apreenso, remoo de coisas e pessoas, desfa0imento de obra, impedimento de ati1idade noci1a, al-m de requisio de fora policial. Art. ( . B%etado@. Art. (G. B%etado@. Art. (#. Nas a*es coleti1as de que trata este cdigo no 6a1er2 adiantamento de custas, emolumentos, 6onor2rios periciais e quaisquer outras despesas, nem condenao da associao autora, sal1o compro1ada m25f-, em 6onor2rios de ad1ogados, custas e despesas processuais. 3ar2grafo nico. 4m caso de litigDncia de m25f-, a associao autora e os diretores respons21eis pela propositura da ao sero solidariamente condenados em 6onor2rios ad1ocat.cios e ao d-cuplo das custas, sem pre/u.0o da responsabilidade por perdas e danos. Art ((. Na 6iptese do art. 17, par2grafo nico deste cdigo, a ao de regresso poder2 ser a/ui0ada em processo aut=nomo, facultada a possibilidade de prosseguir5se nos mesmos autos, 1edada a denunciao da lide. Art (H. B%etado@. Art H$. ;plicam5se As a*es pre1istas neste t.tulo as normas do Cdigo de 3rocesso Ci1il e da Nei n #.7'#, de ,' de /ul6o de 1H( , inclusi1e no que respeita ao inqu-rito ci1il, naquilo que no contrariar suas disposi*es. ci1il, naquilo que no contrariar suas disposi*es.

C"#TULO II
D(s "%&es Co)eti/(s #(r( ( De8es( de Interesses Indi/id (is :o!o36neos
Art H1. Os legitimados de que trata o art. (1 podero propor, em nome prprio e no interesse das 1.timas ou seus sucessores, ao ci1il coleti1a de responsabilidade pelos danos indi1idualmente sofridos, de acordo com o disposto nos artigos seguintes. Art. G;- 0 Einist!rio 3blico, se no a%ui"ar a ao, atuar sempre como fiscal da lei3argrafo nico- + etado,Art. G6- Oessalvada a compet)ncia da 'ustia Kederal, ! competente para a causa a %ustia local7 I - no foro do lugar onde ocorreu ou deva ocorrer o dano, quando de :mbito local; II - no foro da Capital do Dstado ou no do Jistrito Kederal, para os danos de :mbito nacional ou regional, aplicando-se as regras do C$digo de 3rocesso Civil aos casos de compet)ncia concorrenteArt. G9- 3roposta a ao, ser publicado edital no $rgo oficial, a fim de que os interessados possam intervir no processo como litisconsortes, sem pre%u"o de ampla divulgao pelos meios de comunicao social por parte dos $rgos de defesa do consumidorArt. G=- Dm caso de proced)ncia do pedido, a condenao ser gen!rica, fi#ando a responsabilidade do r!u pelos danos causadosArt. G>- + etado,Art. G.- 8 liquidao e a e#ecuo de sentena podero ser promovidas pela vtima e seus sucessores, assim como pelos legitimados de que trata o art- H;3argrafo nico- + etado,Art GH- 8 e#ecuo poder ser coletiva, sendo promovida pelos legitimados de que trata o art- H5, abrangendo as vtimas cu%as indeni"aes % tiverem sido fi#adas em sentena de liquidao, sem pre%u"o do a%ui"amento de outras e#ecues5/ 8 e#ecuo coletiva far-se- com base em certido das sentenas de liquidao, da qual dever constar a ocorr)ncia ou no do tr:nsito em %ulgado;/ A competente para a e#ecuo o %u"o7 I - da liquidao da sentena ou da ao condenat$ria, no caso de e#ecuo individual; II - da ao condenat$ria, quando coletiva a e#ecuoArt GG- Dm caso de concurso de cr!ditos decorrentes de condenao prevista na Fei n-/ .-69., de ;9 de %ulho de 5GH= e de indeni"aes pelos pre%u"os individuais resultantes do mesmo evento danoso, estas tero prefer)ncia no pagamento3argrafo nico- 3ara efeito do disposto neste artigo, a destinao da import:ncia recolhida ao fundo criado pela Fei n/.-69. de ;9 de %ulho de 5GH=, ficar sustada enquanto pendentes de deciso de segundo grau as aes de indeni"ao pelos danos individuais, salvo na hip$tese de o patrim(nio do devedor ser manifestamente suficiente para responder pela integralidade das dvidas-

Art 5II- Jecorrido o pra"o de um ano sem habilitao de interessados em nmero compatvel com a gravidade do dano, podero os legitimados do art- H; promover a liquidao e e#ecuo da indeni"ao devida3argrafo nico- 0 produto da indeni"ao devida reverter para o fundo criado pela Fei n-/ .-69., de ;9 de %ulho de 5GH=-

C"#TULO III
D(s "%&es de Res$ons(4i)id(de do 5orne+edor de #rod tos e Ser/i%os
Art. 1$1. Na ao de responsabilidade ci1il do fornecedor de produtos e ser1ios, sem pre/u.0o do disposto nos Cap.tulos " e "" deste t.tulo, sero obser1adas as seguintes normas: I - a ao pode ser proposta no domiclio do autor; II - o r!u que houver contratado seguro de responsabilidade poder chamar ao processo o segurador, vedada a integrao do contradit$rio pelo Instituto de Oesseguros do 1rasil@esta hip$tese, a sentena que %ulgar procedente o pedido condenar o r!u nos termos do art- HI do C$digo de 3rocesso Civil- ?e o r!u houver sido declarado falido, o sndico ser intimado a informar a e#ist)ncia de seguro de responsabilidade, facultando-se, em caso afirmativo, o a%ui"amento de ao de indeni"ao diretamente contra o segurador, vedada a denunciao da lide ao Instituto de Oesseguros do 1rasil e dispensado o litiscons$rcio obrigat$rio com esteArt. 5I;- 0s legitimados a agir na forma deste c$digo podero propor ao visando compelir o 3oder 3blico competente a proibir, em todo o territ$rio nacional, a produo, divulgao distribuio ou venda, ou a determinar a alterao na composio, estrutura, f$rmula ou acondicionamento de produto, cu%o uso ou consumo regular se revele nocivo ou perigoso & sade pblica e & incolumidade pessoal5/ + etado,;/ + etado,-

C"#TULO ID( Cois( 7 )3(d(


Art. 1$7. Nas a*es coleti1as de que trata este cdigo, a sentena far2 coisa /ulgada: " 5 erga omnes , e8ceto se o pedido for /ulgado improcedente por insufici>ncia de pro1as, 6iptese em que qualquer legitimado poder2 intentar outra ao, com id>ntico fundamento 1alendo5se de no1a pro1a, na 6iptese do inciso " do par2grafo nico do art. (1?

"" 5 ultra partes , mas limitadamente ao grupo, categoria ou classe, sal1o improced>ncia por insufici>ncia de pro1as, nos termos do inciso anterior, quando se tratar da 6iptese pre1ista no inciso "" do par2grafo nico do art. (1? """ 5 erga omnes , apenas no caso de proced>ncia do pedido, para beneficiar todas as 1.timas e seus sucessores, na 6iptese do inciso """ do par2grafo nico do art. (1. 9 1 Os efeitos da coisa /ulgada pre1istos nos incisos " e "" no pre/udicaro interesses e direitos indi1iduais dos integrantes da coleti1idade, do grupo, categoria ou classe. 9 , Na 6iptese pre1ista no inciso """, em caso de improced>ncia do pedido, os interessados que no ti1erem inter1indo no processo como litisconsortes podero propor ao de indeni0ao a t.tulo indi1idual. 9 7 Os efeitos da coisa /ulgada de que cuida o art. 1G, combinado com o art. 17 da Nei n #.7'#, de ,' de /ul6o de 1H( , no pre/udicaro as a*es de indeni0ao por danos pessoalmente sofridos, propostas indi1idualmente ou na forma pre1ista neste cdigo, mas, se procedente o pedido, beneficiaro as 1.timas e seus sucessores, que podero proceder A liquidao e A e8ecuo, nos termos dos arts. HG a HH. 9 'F ;plica5se o disposto no par2grafo anterior A sentena penal condenatria. Art. 1$'. ;s a*es coleti1as, pre1istas nos incisos " e "" e do par2grafo nico do art. (1, no indu0em litispend>ncia para as a*es indi1iduais, mas os efeitos da coisa /ulgada erga omnes ou ultra partes a que aludem os incisos "" e """ do artigo anterior no beneficiaro os autores das a*es indi1iduais, se no for requerida sua suspenso no pra0o de trinta dias, a contar da ci>ncia nos autos do a/ui0amento da ao coleti1a.

TTULO IDo Siste!( N(+ion() de De8es( do Cons !idor


Art 1$ . "ntegram o :istema Nacional de )efesa do Consumidor B:N)C@, os rgos federais, estaduais, do )istrito &ederal e municipais e as entidades pri1adas de defesa do consumidor. Art 5I>- 0 Jepartamento @acional de Jefesa do Consumidor, da ?ecretaria @acional de Jireito Dcon(mico +E',, ou $rgo federal que venha substitu-lo, ! organismo de coordenao da poltica do ?istema @acional de Jefesa do Consumidor, cabendo-lhe7 I - plane%ar, elaborar, propor, coordenar e e#ecutar a poltica nacional de proteo ao consumidor; II - receber, analisar, avaliar e encaminhar consultas, denncias ou sugestes apresentadas por entidades representativas ou pessoas %urdicas de direito pblico ou privado; III - prestar aos consumidores orientao permanente sobre seus direitos e garantias; I - informar, conscienti"ar e motivar o consumidor atrav!s dos diferentes meios de comunicao;

- solicitar & polcia %udiciria a instaurao de inqu!rito policial para a apreciao de delito contra os consumidores, nos termos da legislao vigente; I - representar ao Einist!rio 3blico competente para fins de adoo de medidas processuais no :mbito de suas atribuies; II - levar ao conhecimento dos $rgos competentes as infraes de ordem administrativa que violarem os interesses difusos, coletivos, ou individuais dos consumidores; III - solicitar o concurso de $rgos e entidades da Lnio, Dstados, do Jistrito Kederal e Eunicpios, bem como au#iliar a fiscali"ao de preos, abastecimento, quantidade e segurana de bens e servios; I* - incentivar, inclusive com recursos financeiros e outros programas especiais, a formao de entidades de defesa do consumidor pela populao e pelos $rgos pblicos estaduais e municipais; * - + etado,*I - + etado,*II - + etado,*III - desenvolver outras atividades compatveis com suas finalidades3argrafo nico- 3ara a consecuo de seus ob%etivos, o Jepartamento @acional de Jefesa do Consumidor poder solicitar o concurso de $rgos e entidades de not$ria especiali"ao t!cnico-cientfica-

TTULO D( Con/en%0o Co)eti/( de Cons !o


Art 1$#. ;s entidades ci1is de consumidores e as associa*es de fornecedores ou sindicatos de categoria econ=mica podem regular, por con1eno escrita, rela*es de consumo que ten6am por ob/eto estabelecer condi*es relati1as ao preo, A qualidade, A quantidade, A garantia e caracter.sticas de produtos e ser1ios, bem como A reclamao e composio do conflito de consumo. 9 1 ; con1eno tornar5se52 obrigatria a partir do registro do instrumento no cartrio de t.tulos e documentos. 9 , ; con1eno somente obrigar2 os filiados As entidades signat2rias. 9 7 No se e8ime de cumprir a con1eno o fornecedor que se desligar da entidade em data posterior ao registro do instrumento. Art. 1$(. B%etado@.

TTULO -I
Dis$osi%&es 5in(is
Art. 1$H. B%etado@. Art. 11$. ;crescente5se o seguinte inciso "% ao art. 1 da Nei n #.7'#, de ,' de /ul6o de 1H( :

O"% 5 a qualquer outro interesse difuso ou coleti1oO. Art 111. O inciso "" do art. da Nei n #.7'#, de ,' de /ul6o de 1H( , passa a ter a seguinte redao: O"" 5 inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteo ao meio ambiente, ao consumidor, ao patrim=nio art.stico, est-tico, 6istrico, tur.stico e paisag.stico, ou a qualquer outro interesse difuso ou coleti1oO. Art. 11,. O 9 7 do art. da Nei n #.7'#, de ,' de /ul6o de 1H( , passa a ter a seguinte redao: O9 7 4m caso de desist>ncia infundada ou abandono da ao por associao legitimada, o Einist-rio 3blico ou outro legitimado assumir2 a titularidade ati1aO. Art. 117. ;crescente5se os seguintes 99 ', e G ao art. F. da Nei n. #.7'#, de ,' de /ul6o de 1H( : O9 '. O requisito da pr-5constituio poder2 ser dispensado pelo /ui0, quando 6a/a manifesto interesse social e1idenciado pela dimenso ou caracter.stica do dano, ou pela rele1Dncia do bem /ur.dico a ser protegido. 9 . ;dmitir5se52 o litisconsrcio facultati1o entre os Einist-rios 3blicos da Inio, do )istrito &ederal e dos 4stados na defesa dos interesses e direitos de que cuida esta lei. 9 G Os rgos pblicos legitimados podero tomar dos interessados compromisso de a/ustamento de sua conduta As e8ig>ncias legais, mediante combina*es, que ter2 efic2cia de t.tulo e8ecuti1o e8tra/udicialO. Art. 11'. O art. 1 da Nei n #.7'#, de ,' de /ul6o de 1H( , passa a ter a seguinte redao: O;rt. 1 . )ecorridos sessenta dias do trDnsito em /ulgado da sentena condenatria, sem que a associao autora l6e promo1a a e8ecuo, de1er2 fa0>5 lo o Einist-rio 3blico, facultada igual iniciati1a aos demais legitimadosO. Art. 11 . :uprima5se o caput do art. 1# da Nei n #.7'#, de ,' de /ul6o de 1H( , passando o par2grafo nico a constituir o caput , com a seguinte redao: ;rt. 1#. 4m caso de litigDncia de m25f-, a danosO. Art 55>- J)-se a seguinte redao ao art- 5H da Fei n/.-69., de ;9 de %ulho de 5GH=7 P8rt- 5H- @as aes de que trata esta lei, no haver adiantamento de custas, emolumentos, honorrios periciais e quaisquer outras despesas, nem condenao da associao autora, salvo comprovada m-f!, em honorrios de advogado, custas e despesas processuaisPArt. 55.- 8crescente-se & Fei n/ .-69., de ;9 de %ulho de 5GH=, o seguinte dispositivo, renumerando-se os seguintes7 P8rt- ;5- 8plicam-se & defesa dos direitos e interesses difusos, coletivos e individuais, no que for cabvel, os dispositivos do 4tulo III da lei que instituiu o C$digo de Jefesa do ConsumidorPArt 55H- Dste c$digo entrar em vigor dentro de cento e oitenta dias a contar de sua publicaoArt. 55G- Oevogam-se as disposies em contrrio1raslia, 55 de setembro de 5GGI; 5>G/ da Independ)ncia e 5I;/ da OepblicaFERNANDO COLLOR Kernardo Cabral P-lia E. Cardoso de Eello 0"ires ?ilva

You might also like