You are on page 1of 28

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

Ol!

Seja bem-vindo ao nosso curso sobre a Lei 8.666/1993 (institui normas para licitaes e contratos da Administrao Pblica), que tem por objetivo prepar-lo para a conquista de uma vaga no to desejado Tribunal Superior Eleitoral T.S.E. Se voc analisou minuciosamente o edital elaborado pela CONSULPLAN (banca examinadora responsvel pela organizao do concurso pblico do TSE), certamente constatou que o tpico Noes de Direito Administrativo foi includo no contedo programtico de todos os cargos (exceto Analista Judicirio reas judiciria e administrativa e Tcnico Judicirio rea administrativa), exigindo, assim, uma ateno especial do candidato. Apesar de o tpico constar no edital como Noes de Direito Administrativo, destaca-se que o seu contedo restringe-se s normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos, previstas no texto da Lei 8.666/1993. Assim, o nosso objetivo transform-lo num verdadeiro especialista sobre o tema, garantindo mxima produtividade durante a prova. Para isso, durante o nosso curso apresentaremos os aspectos tericos da Lei de Licitaes e Contratos, relaes de questes comentadas, Resumo de Vspera de Prova (contendo os pontos cruciais que devem ser recordados pelo candidato) e diversos exerccios de fixao do contedo (apenas com o gabarito). O nosso curso ser focado nas questes elaboradas pela Consulplan. Todavia, como so poucos os concursos pblicos realizados por essa banca, tambm utilizaremos algumas questes do CESPE (quando necessrio) e, principalmente, da Fundao Carlos Chagas. Essa uma excelente estratgia de estudo, j que a Fundao Carlos Chagas tem o hbito de elaborar questes que exigem do candidato apenas o conhecimento literal da legislao (a exemplo da Consulplan), enquanto o CESPE privilegia o conhecimento doutrinrio e jurisprudencial. Como o contedo do nosso curso ser exigido de candidatos das mais diversas reas do conhecimento, que, na maioria das vezes, no possuem conhecimentos jurdicos, ser utilizada uma linguagem simples, objetiva e direta. Nada de juridiqus!

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

Voc tem que entender e compreender o que est sendo exposto, portanto, sero utilizados exemplos do cotidiano para facilitar a assimilao do contedo. Ademais, destaco que TODAS as dvidas postadas no frum sero respondidas, por mais simples que possam parecer. Ningum pode terminar este curso sem se tornar um expert no assunto! o nosso compromisso! No podemos correr o risco de errar uma questo em prova sobre licitao ou contrato administrativo. Esse deslize pode significar a sua reprovao. Assim, a nossa misso garantir que voc gabarite a prova, isto , acerte todas as questes! Se voc est achando essa misso muito difcil, pode ter certeza de que durante o curso eu me encarregarei de demonstrar e comprovar o contrrio. Desde que voc siga todas as orientaes que sero apresentadas, o seu sucesso na prova certeiro! A propsito, muito prazer, meu nome Fabiano Pereira e atualmente exero as funes de Analista Judicirio no Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais. Paralelamente s atribuies desse cargo pblico, tambm ministro aulas em universidades e cursos preparatrios para concursos pblicos em vrias cidades brasileiras. Aqui no Ponto dos Concursos, ministro cursos tericos e de exerccios na rea do Direito Administrativo e Direito Eleitoral. Nesses ltimos anos, tive a oportunidade de sentir na pele a deliciosa sensao de ser nomeado em razo da aprovao em vrios concursos pblicos. Entretanto, sou obrigado a confessar que a minha realizao profissional est intimamente atrelada docncia. A convivncia virtual ou presencial com os alunos de todo o pas e a possibilidade de abreviar o caminho daqueles que desejam ingressar no servio pblico o que me inspira no cotidiano. Desse modo, tenho procurado reservar um tempinho para uma de minhas grandes paixes: escrever para candidatos a concursos pblicos. At o momento, foram publicados pela Editora Mtodo os seguintes livros de minha autoria: 1) Direito Administrativo Questes comentadas do CESPE;

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

2) Direito Administrativo Questes Fundao Carlos Chagas - FCC;

comentadas

da

3) Direito Administrativo Questes comentadas da ESAF. 4) E-book 1001 Questes Comentadas de Direito Eleitoral FCC (disponvel no site do Ponto). Esses livros possuem uma linguagem acessvel, objetiva e direta, abordando o posicionamento do Superior Tribunal de Justia e do Supremo Tribunal Federal em relao aos temas mais importantes do Direito Administrativo e Eleitoral. Vale pena conferir! Se voc ainda no teve o privilgio de ser nomeado para um cargo ou emprego pblico, mantenha-se firme nesse propsito, pois, certamente, a sua aprovao vir. Trata-se apenas de uma questo de tempo e perseverana. Eu tambm passei pelas mesmas crises que voc enfrentou ou est enfrentando atualmente: insegurana, ansiedade, gastrite nervosa, insnia, falta de dinheiro, entre outras. Entretanto, depois de longos meses de estudo e de muito acreditar na aprovao, consegui atingir o meu primeiro objetivo: tornar-me um Analista da Justia Eleitoral. Mas a guerra ainda no acabou! Assim como voc, ainda continuo firme no propsito de galgar novas oportunidades no servio pblico. Simbora! Para que voc possa programar os seus estudos, apresento a seguir o contedo que ser ministrado, bem como o respectivo cronograma de divulgao das aulas: AULA DEMONSTRATIVA Disposies gerais; dos princpios. AULA 01 (02/12/12) Disposies gerais; dos princpios. Das Definies; Das Obras e servios; Dos servios tcnicos profissionais. AULA 02 (09/12/11) Da licitao: Das Modalidades, limites e dispensa. AULA 03 (16/12/11) Dos contratos: Disposies preliminares; Da alterao dos contratos; Da execuo dos contratos; Da inexecuo e da Resciso dos contratos.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

Use e abuse do nosso frum de dvidas, enviando-nos todos os questionamentos que surgirem durante os seus estudos. O objetivo deste curso tentar garantir que voc gabarite a prova, isto , acerte todas as questes sobre o tpico Noes de Direito Administrativo. Se voc possui alguma dificuldade em relao Lei 8.666/1993, eis a grande oportunidade de super-la de uma vez por todas, facilitando, assim, a sua gratificante jornada rumo ao cargo pblico desejado no Tribunal Superior Eleitoral. No mais, lembre-se sempre de que o curso est sendo desenvolvido para atender s suas necessidades, portanto, as crticas e sugestes sero prontamente acatadas, caso sirvam para aumentar a produtividade das aulas que esto sendo ministradas. Caso voc ainda tenha alguma dvida sobre a organizao ou funcionamento do curso, fique vontade para esclarec-las atravs do e-mail fabianopereira@pontodosconcursos.com.br.

At a prxima aula!

Fabiano Pereira fabianopereira@pontodosconcursos.com.br

Ps.: tambm estou sua disposio no FACEBOOK, s clicar no link www.facebook.com.br/professorfabianopereira

muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcanar triunfos e glrias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de esprito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que no conhece vitria nem derrota.
Theodore Roosevelt

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA LICITAO LEI 8.666/1993

1. Consideraes iniciais ............................................................. 2. Abrangncia da lei 8.666/1993 ................................................ 3. Conceito .................................................................................. 4. Princpios da licitao ............................................................. 4.1. Princpio da legalidade ................................................. 4.2. Princpio da impessoalidade ......................................... 4.3. Princpio da moralidade ................................................ 4.4. Igualdade entre os participantes ................................. 4.5. Princpio da publicidade ............................................... 4.6. Probidade administrativa ............................................. 4.7. Vinculao ao instrumento convocatrio ...................... 4.8. Julgamento objetivo ..................................................... 4.9. Formalismo .................................................................. 4.10. Sigilo na apresentao das propostas ........................ 4.11. Adjudicao compulsria ........................................... 5. Modalidades de licitao ......................................................... 5.1. Concorrncia ................................................................ 5.2. Tomada de preos ........................................................ 5.3. Convite ......................................................................... 5.4. Concurso ...................................................................... 5.5. Leilo ........................................................................... . . . E por a vai ...

06 07 09 10 10 11 13 14 16 17 18 19 20 20 21 13 16 17 17 19 20

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

1. Consideraes iniciais O inciso XXI, artigo 37, da CF/88, declara expressamente que, ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, a qual somente permitir as exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes. Perceba que nem todas as obras, servios, compras e alienaes sero contratadas mediante processo de licitao pblica, pois a legislao poder criar determinadas hipteses em que ir ocorrer a sua dispensa ou inexigibilidade. A professora Maria Sylvia Zanella di Pietro afirma que "a diferena bsica entre as duas hipteses est no fato de que, na dispensa, h possibilidade de competio que justifique a licitao; de modo que a lei faculta a dispensa, que fica inserida na competncia discricionria da Administrao. Nos casos de inexigibilidade, no h possibilidade de competio, porque s existe um objeto ou uma pessoa que atenda s necessidades da Administrao; a licitao , portanto, invivel." Exemplo: imagine que a Administrao Pblica tenha o interesse em adquirir a forca com a qual Tiradentes foi morto. Ora, se existe apenas uma nica forca no mundo, como a Administrao Pblica ir fazer licitao? Nesse caso, temos uma hiptese em que a licitao inexigvel, pois existe impossibilidade jurdica de competio, j que apenas uma pessoa proprietria da citada forca. Outro exemplo: o art. 24, III, da Lei 8.666/1993, informa que a licitao dispensvel nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem. Ora, j imaginou que beleza seria se a Administrao tivesse que fazer licitao, no meio da guerra, com o objetivo de adquirir novas armas para combater o inimigo? Certamente no iria sobrar uma alma viva brasileira para contar a histria da guerra. Para evitar maiores prejuzos Administrao Pblica, por se tratar de uma situao excepcional, o prprio texto legal dispensou a realizao de licitao (mas se o administrador quiser realiz-la, fica a critrio dele). (QUESTO CONSULPLAN/Advogado CHESF/2007) Os casos de guerra ou grave perturbao da ordem so hipteses: A) Que no afastam a obrigatoriedade da licitao. B) De dispensa de licitao. C) De inexigibilidade ou dispensa de licitao. D) De inexigibilidade de licitao.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br 6

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

Pergunta: Em qual legislao iremos encontrar essas hipteses de dispensa e inexigibilidade de licitao? Na prpria Lei 8.666/93, que foi criada com o objetivo de regulamentar o inciso XXI, do artigo 37, da CF/1988. Esta lei estabelece normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos pertinentes a obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes e locaes no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Fique tranqilo, pois, na segunda aula, voltaremos a tratar das diferenas existentes entre dispensa e inexigibilidade de licitao. (QUESTO CONSULPLAN/Advogado Ind. Nucleares do Brasil/2010) De acordo com a Constituio Federal, a administrao est obrigada a praticar licitao para a realizao de obras, servios e alienaes, bem assim, para concesso e permisso de servios pblicos. Correto.

A licitao caracteriza-se como um procedimento administrativo vinculado destinado a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao Pblica. Para responder s questes da CONSULPLAN: muito comum voc encontrar questes em provas afirmando que a licitao destina-se a selecionar a proposta que oferea o menor preo, as melhores condies de pagamento, a proposta mais barata etc. Entretanto, lembre-se sempre de que a finalidade bsica desse instituto selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao Pblica, que nem sempre ser aquela que apresenta o menor preo.

2. Abrangncia da lei 8.666/93 O inciso XXVII, artigo 22, da CF/1988, afirma ser de competncia privativa da Unio legislar sobre normas gerais de licitao e contratao, em todas as modalidades, para as administraes pblicas diretas, autrquicas e fundacionais da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas pblicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, 1, III. Apesar de a Lei 8.666/93 ter sido criada pelo Congresso Nacional (rgo legislativo da Unio), estabeleceu normas gerais que devem ser obedecidas pela Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal. Entretanto, assegurado a esses entes estatais legislar sobre normas especficas com o objetivo de atender a peculiaridades locais (Municpios) ou regionais (Estados), desde que no contrariem o texto da Lei Geral de Licitaes Lei 8.666/93.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br 7

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

O artigo 1 da Lei de Licitao afirma que se subordinam ao seu regime, alm dos rgos da administrao direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. Pergunta: Professor Fabiano, eu pensei que as empresas pblicas e sociedades de economia mista (que integram a chamada Administrao Pblica Indireta) estavam submetidas a um procedimento licitatrio diferenciado e no aos comandos da Lei 8.666/93. Estou errado? Bem, no totalmente errado. Na verdade, o 1, artigo 173, da CF/88, afirma que a lei estabelecer o estatuto jurdico da empresa pblica, da sociedade de economia mista e de suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios, dispondo sobre licitao e contratao de obras, servios, compras e alienaes, observados os princpios da administrao pblica. Sendo assim, possvel concluir que as empresas pblicas e sociedades de economia mista deveriam submeter-se a um procedimento licitatrio diferenciado, menos burocrtico, previsto diretamente em lei (naquilo que o texto constitucional denomina de estatuto jurdico), j que so regidas pelo Direito Privado e no podem gozar de privilgios fiscais no extensivos ao setor privado. Essas entidades administrativas exercem atividades de carter essencialmente empresarial (lucrativo), concorrendo com vrias outras empresas no mercado, a exemplo do Banco do Brasil e da Caixa Econmica Federal (que disputam clientes com os bancos privados), e da Petrobrs, que concorre com a Texaco, Esso, ALE, etc. Entretanto, at o presente momento no foi criada a lei a que se refere o 1, artigo 173, da CF/1988. Desse modo, as empresas pblicas e sociedades de economia mista tambm devem submeter-se s normas da Lei Geral de Licitaes (Lei 8.666/93). Para responder s questes da CONSULPLAN: Todas as entidades da Administrao Direta (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal), seus respectivos rgos (Ministrios, Secretarias Estaduais, Secretarias Municipais etc.) e entidades integrantes da Administrao Indireta (autarquias, fundaes pblicas, sociedades de economia mista e empresas pblicas) esto obrigados a respeitar o texto da Lei 8.666/1993. ATENO: Muito cuidado com as pegadinhas de prova sobre esse assunto. Lembre-se sempre de que as empresas pblicas e sociedades de economia mista no esto obrigadas a licitar em relao sua atividade-fim, pois isso colocaria em risco a competitividade e, consequentemente, a prpria existncia de tais entidades.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br 8

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

Exemplo: Como atividade-fim da Petrobrs, entre outras, podemos citar a comercializao de petrleo. Nesse caso, claro que a Petrobrs no precisar realizar licitao para escolher a proposta mais vantajosa oferecida por quem deseja comprar os seus produtos. A venda poder ser feita diretamente ao interessado, sem licitao. Da mesma forma, acontece tambm com a Caixa Econmica Federal. claro que esta empresa pblica no precisar realizar licitao para escolher os interessados em abrir contas correntes em suas agncias, pois a abertura de novas contas uma atividade-fim da entidade. Todavia, caso a Petrobrs ou a Caixa Econmica decidam construir uma nova sede, comprar material de escritrio, reformar as suas mesas e cadeiras, entre outras atividades-meio (tidas como atividades administrativas, internas), estaro obrigadas a realizar licitao. Nesse caso, deve ficar claro que a atividade-meio no a responsvel direta pela obteno de receita (lucro) por essas entidades (a Petrobrs e a CEF no possuem como finalidade empresarial a construo de prdios ou reforma de mesas e cadeiras, por exemplo).

3. Conceito So vrios os conceitos de licitao apresentados pelos doutrinadores brasileiros, mas, dentre os principais, destacam-se o da professora Maria Sylvia Zanela di Pietro e do professor Celso Antnio Bandeira de Mello. Para a citada professora, pode-se definir a licitao como "o procedimento administrativo pelo qual um ente pblico, no exerccio da funo administrativa, abre a todos os interessados, que se sujeitem s condies fixadas no instrumento convocatrio, a possibilidade de formularem propostas dentre as quais selecionar a mais conveniente para a celebrao de contrato". Por outro lado, entende o professor que a licitao um certame que as entidades governamentais devem promover e no qual abrem disputa entre os interessados em com elas travar determinadas relaes de contedo patrimonial, para escolher a proposta mais vantajosa s convenincias pblicas. Estriba-se na ideia de competio, a ser travada isonomicamente entre os que preencham os atributos e as aptides necessrios ao bom cumprimento das obrigaes que se propem a assumir. Para responder s questes da CONSULPLAN: No fique preocupado em memorizar os conceitos apresentados pelos doutrinadores brasileiros. A banca examinadora no ir lhe cobrar a decoreba dos conceitos, mas apenas a idia geral que pode ser extrada deles, isto , de que a licitao tem o objetivo de garantir a proposta mais vantajosa para a Administrao Pblica atravs da disputa entre vrios interessados.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br 9

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

4. Princpios da licitao No existe unanimidade doutrinria em relao aos princpios que devem ser observados pela Administrao Pblica brasileira durante o procedimento licitatrio. Entretanto, o artigo 3 da Lei 8.666/93, alterado pela Lei 12.349/2010, declara expressamente que a licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia, a seleo da proposta mais vantajosa para a administrao e a promoo do desenvolvimento nacional sustentvel e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos. Alm dos princpios expressamente previstos no artigo 3 da Lei de Licitaes, o professor Hely Lopes Meirelles ainda destaca o princpio do sigilo das propostas, da adjudicao compulsria e o do formalismo. Os princpios da legalidade, impessoalidade, publicidade e moralidade j foram estudados em aula anterior, portanto, no sero novamente analisados. Sendo assim, passemos ento a estudar os demais princpios que, frequentemente, so cobrados em provas de concursos.

4.1. Princpio da legalidade Atualmente, o princpio da legalidade pode ser estudado sob dois enfoques distintos: em relao aos particulares e em relao Administrao Pblica. Em relao aos particulares, o princpio da legalidade est consagrado no inciso II, artigo 5, da Constituio Federal de 1988, segundo o qual "ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude da lei". Isso significa que, em regra, somente uma lei (ato emanado do Poder Legislativo) pode impor obrigaes aos particulares. Segundo o saudoso professor Hely Lopes Meirelles, enquanto os indivduos, no campo privado, podem fazer tudo o que a lei no veda, o administrador pblico s pode atuar onde a lei autoriza. Em relao Administrao, o princpio da legalidade assume um enfoque diferente. Nesse caso, est previsto expressamente no caput do artigo 37 da Constituio Federal de 1988, significando que a Administrao Pblica somente pode agir se existir uma norma legal autorizando. Segundo o professor Celso Antnio Bandeira de Mello, o princpio da legalidade implica subordinao completa do administrador lei. Todos os
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br 10

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

agentes pblicos, desde o que ocupe a cspide at o mais modesto deles, devem ser instrumentos de fiel e dcil realizao das finalidades normativas. Num primeiro momento, pode at parecer que a necessidade de autorizao legal para que a administrao possa agir estaria engessando a atividade administrativa, alm de incentivar o cio. Entretanto, no esse o objetivo do referido princpio. Na verdade, o princpio da legalidade uma exigncia que decorre do prprio Estado de Direito, que impe a necessidade de submisso ao imprio da lei. A Administrao Pblica somente poder atuar quando autorizada ou permitida por lei. A vontade da Administrao a que decorre da lei e, portanto, os agentes pblicos somente podero fazer o que a lei permitir ou autorizar. Durante a realizao do procedimento licitatrio, por exemplo, todos os atos administrativos devem possuir amparo legal, isto , precisam ser editados em conformidade com a legislao vigente. Essa obrigatoriedade tambm se impe ao edital da licitao, que, caso seja editado em desconformidade com o ordenamento jurdico vigente, passvel de nulidade.

4.2. Princpio da impessoalidade O princpio da impessoalidade, no que se refere ao procedimento licitatrio, pode ser analisado sob vrios aspectos distintos, a saber: 1) dever de tratamento isonmico a todos os licitantes; 2) imputao dos atos praticados pelos agentes pblicos diretamente s pessoas jurdicas em que atuam; 3) dever de sempre agir com o intuito de satisfazer o interesse pblico. Sob o primeiro aspecto, o princpio da impessoalidade impe Administrao Pblica a obrigao de conceder tratamento isonmico a todos os licitantes que se encontrarem em idntica situao jurdica. Assim, fica vedado o tratamento privilegiado a um ou alguns licitantes em funo de amizade, parentesco ou troca de favores. Da mesma forma, o princpio tambm veda aos administradores que pratiquem atos prejudiciais a determinado licitante em razo de inimizade ou perseguio poltica, por exemplo. Nesse caso, tem-se o princpio da impessoalidade como um verdadeiro sinnimo do princpio da isonomia, e a obrigatoriedade de realizao de concurso pblico para ingresso em cargo ou emprego pblico (artigo 37, II), bem como a obrigatoriedade de realizao de licitao pela Administrao (artigo 37,

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

11

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

XXI), so exemplos clssicos de tal princpio, j que proporcionam igualdade de condies para todos os interessados. Em relao ao segundo aspecto, o princpio da impessoalidade determina que os atos praticados pela Administrao Pblica no podem ser utilizados para a promoo pessoal do agente pblico, mandamento expresso na segunda parte do 1, artigo 37, da Constituio Federal de 1988:
1. A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos devero ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos.

Os atos procedimento administrativa utilizados para

praticados pelos agentes pbicos durante a realizao do licitatrio devem ser imputados entidade poltica ou s quais se encontram vinculados, portanto, no podero ser a promoo pessoal de quem quer que seja.

Assim, no se admite que determinado Prefeito divulgue vrios outdoors pela cidade, por exemplo, destacado que ele foi o responsvel pela licitao para a construo do Hospital Municipal, que j estava parada h vrios anos. Os bnus e nus relativos ao regular processo licitatrio devem ser atribudos ao Municpio e no ao agente pblico, que simplesmente foi um instrumento pelo qual o ente municipal se manifestou. Sob um terceiro aspecto, o princpio da impessoalidade pode ser estudado como uma aplicao do princpio da finalidade, pois o objetivo maior da Administrao deve ser sempre a satisfao do interesse pblico. O edital de licitao, as leis e demais normas administrativas devem ser interpretados da forma que melhor atenda ao interesse pblico a que se dirigem. Durante o procedimento licitatrio, todos os atos administrativos praticados em desconformidade com o interesse pblico que justificou a realizao da licitao sero anulados, seja pela prpria Administrao Pblica ou pelo Poder Judicirio.

4.3. Princpio da moralidade O princpio da moralidade, tambm previsto expressamente no caput, do artigo 37, da Constituio Federal de 1988, determina que os atos e atividades da Administrao devem obedecer no s lei, mas tambm prpria moral, pois nem tudo que legal honesto. Como consequncia do princpio da moralidade, os agentes pblicos devem agir com honestidade, boa-f e lealdade, respeitando a isonomia e demais preceitos ticos.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

12

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

vlido destacar que a moral administrativa diferente da moral comum, pois, conforme Hauriou, a moral comum imposta ao homem para a sua conduta externa, enquanto a moral administrativa imposta ao agente pblico para sua conduta interna, segundo as exigncias da instituio a que serve e a finalidade de sua ao, que a satisfao do interesse pblico. Em razo de tal princpio, veda-se Administrao Pblica qualquer comportamento que contrarie os princpios da lealdade e da boa-f. Alm disso, observe-se que o princpio deve ser respeitado no apenas pelos agentes pblicos, mas tambm pelos particulares que se relacionam com a Administrao Pblica. Em um processo licitatrio, por exemplo, muito comum o conluio entre licitantes com o objetivo de violar o referido princpio, conforme informa a professora Di Pietro. Afirma ainda a professora que, em matria administrativa, sempre que se verificar que o comportamento da Administrao ou do administrado que com ela se relaciona juridicamente, embora em consonncia com a lei, ofende a moral, os bons costumes, as regras de boa administrao, os princpios de justia e de equidade, alm da ideia comum de honestidade, haver ofensa ao princpio da moralidade administrativa. O pargrafo 4, artigo 37, da CF/1988, no se descuidou de assegurar o respeito moralidade administrativa, asseverando que: 4. Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. Ainda com o objetivo de resguardar a moralidade administrativa, a Constituio Federal tambm contemplou, em seu inciso LXXIII, artigo 5, a Ao Popular, regulada pela Lei 4.717/65. Por meio dessa ao constitucional qualquer cidado pode deduzir a pretenso de anular atos praticados pelo poder pblico e que estejam contaminados de imoralidade administrativa. importante esclarecer ainda que, na maioria das vezes, quando um ato praticado pela Administrao viola um princpio qualquer, como o da impessoalidade, legalidade, publicidade, eficincia, etc, estar violando tambm, consequentemente e num segundo plano, o princpio da moralidade.

4.4. Igualdade entre os participantes O princpio da igualdade entre os participantes ou, simplesmente, princpio da isonomia, certamente um dos mais importantes do procedimento licitatrio, pois deriva diretamente do texto constitucional.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

13

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

Com efeito, impe que aos licitantes dever ser oferecida igualdade de oportunidades durante o procedimento licitatrio, no sendo tolerveis clusulas editalcias que afastem injustamente eventuais interessados ou os prejudiquem no julgamento. muito comum encontrarmos questes em prova sobre o assunto, a exemplo do que ocorreu no concurso do Ministrio do Trabalho, realizado pelo CESPE em 2008. (Agente Administrativo MTE/2008 CESPE) Viola o carter competitivo do certame a existncia de clusula do edital que preveja que somente os licitantes cuja sede seja localizada na sede da repartio pblica que podero participar da licitao.

Inicialmente, importante esclarecer que o princpio da igualdade entre os participantes veda a existncia de quaisquer privilgios entre os participantes do certame decorrentes de condies artificialmente criadas pelo prprio Estado, sem amparo legal. Apesar disso, destaca-se que a igualdade de condies, estabelecida na CF/1988, no pode ser vista como instrumento de contedo absoluto. Em determinadas circunstncias, tendo em conta o grau de complexidade do objeto da licitao, ser possvel a fixao de exigncias restritivas, desde que razoveis e compatveis com o interesse pblico visado. Para responder s questes da CONSULPLAN: Eventuais limitaes participao dos licitantes somente podem ser impostas nos limites previstos em lei e em conformidade com os princpios gerais do Direito, no sendo possvel, sem justificativa razovel e aceitvel, que se venha a restringir o carter competitivo do certame.

por isso que, em estrito cumprimento ao preceito constitucional, a Lei n. 8.666/93 determina, no caput e 1, inciso I, do artigo 3, que a licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a administrao. Ainda no 1, artigo 3, da Lei 8.666/1993, est prevista a proibio aos agentes pblicos de admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocao, clusulas ou condies que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu carter competitivo, inclusive nos casos de sociedades cooperativas, e estabeleam preferncias ou distines em razo da naturalidade, da sede ou domiclio dos licitantes ou de qualquer outra circunstncia impertinente ou irrelevante para o especfico objeto do contrato.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

14

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

Ora, se o edital licitatrio possui clusula estabelecendo que somente os licitantes que tenham sede no mesmo local em que est localizada a sede da repartio pblica podero participar do certame, tal clusula ilegal e, portanto, deve ser anulada. Esse tipo de restrio, quando prevista em edital, no pode prevalecer. Caso contrrio, a prpria Administrao estaria impossibilitando que outras empresas, que no tenham sede no municpio ou regio de localizao da repartio pblica, apresentem e formalizem as suas propostas, que, por sinal, podem ser ainda mais vantajosas para o interesse pblico. Tal entendimento est expresso no pargrafo nico, do artigo 20, da Lei 8.666/93, ao estabelecer que a Administrao no impedir a habilitao de interessados residentes ou sediados em outros locais. As clusulas editalcias que restringem injustificadamente a participao de interessados sediados em localidades diversas violam o denominado princpio da competitividade, que uma consequncia do princpio da igualdade entre os participantes. Portanto, a banca considerou a afirmativa correta. Apesar disso, possvel afirmar que o direito de participar de licitao no constitui uma garantia absoluta e inquestionvel de quaisquer pessoas ou empresas. Apenas as que atendam s exigncias feitas justificadamente pela Administrao podem invocar o seu direito subjetivo de ingressarem no certame e apresentarem as suas propostas, desde que tais exigncias estejam em conformidade com a lei e demais princpios constitucionais. Por ltimo, lembre-se de que, se as propostas oferecidas pelos licitantes forem iguais, como critrio de desempate, ser assegurada preferncia, sucessivamente, aos bens e servios: 1) produzidos no Pas; 2) produzidos ou prestados por empresas brasileiras; e 3) produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no Pas.

4.5. Princpio da publicidade O princpio da publicidade impe Administrao Pblica a obrigatoriedade de conceder aos seus atos a mais ampla divulgao possvel entre os administrados, pois s assim estes podero fiscalizar e controlar a legitimidade das condutas praticadas pelos agentes pblicos.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

15

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

Ademais, a publicidade de atos, programas, obras e servios dos rgos pblicos devero ter carter educativo, informativo ou de orientao social. O referido princpio encontra amparo no caput do artigo 37 da Constituio Federal de 1988, bem como no inciso XXXIII, do artigo 5, que declara expressamente: XXXIII - Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. Conforme possvel constatar da leitura do citado inciso, nem toda informao de interesse particular ou de interesse coletivo ou geral sero disponibilizadas aos interessados, pois foram ressalvadas aquelas que coloquem em risco a segurana da sociedade e do Estado. Exemplo: Suponhamos que voc tenha formulado uma petio administrativa destinada ao Ministro de Estado da Defesa e que, no seu texto, voc tenha solicitado as seguintes informaes: quantidade de tanques de guerra que esto em atividade no Brasil; nmero do efetivo de homens da Marinha, Exrcito e Aeronutica, e os endereos dos locais onde ficam guardados os equipamentos blicos das Foras Armadas. Pergunta: Ser que o Ministro de Estado da Defesa ir lhe fornecer as informaes solicitadas? lgico que no, pois tais informaes so imprescindveis segurana da sociedade e do Estado. Imagine o que pode acontecer ao nosso pas se essas informaes forem parar em mos erradas? (Hugo Chvez, por exemplo... brincadeira...) A divulgao oficial dos atos praticados pela Administrao Pblica ocorre, em regra, mediante publicao no Dirio Oficial, isso em relao Unio, aos Estados e ao Distrito Federal. Em relao aos Municpios, pode ser que algum no possua rgo oficial de publicao de seus atos (Dirio Oficial). Nesse caso, a divulgao poder ocorrer mediante afixao do ato na sede do rgo ou entidade que os tenha produzido. Exemplo: Caso o ato (edital de licitao, por exemplo) seja de titularidade do Poder Executivo, poder ser afixado no quadro de avisos localizado no saguo da Prefeitura. Caso o ato tenha sido editado pelo Poder Legislativo, poder ser afixado no saguo da Cmara de Vereadores, em um quadro de avisos, a fim de que todos os interessados possam ter acesso e consult-los quando necessrio.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

16

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

Para responder s questes da CONSULPLAN: A publicao do ato administrativo em rgo oficial de imprensa no condio de sua validade, mas sim condio de eficcia e moralidade. Somente a partir da publicao que o ato comear a produzir os seus efeitos jurdicos, mesmo que h muito tempo j esteja editado, aguardando apenas a sua divulgao. Ateno: Alguns atos administrativos, a exemplo dos atos internos, podem ser divulgados nos boletins internos existentes no interior de vrios rgos e entidades administrativas. Por outro lado, os atos externos devem ser publicados em Dirio Oficial, exceto se a lei estabelecer outra forma. A preocupao do legislador em relao publicidade dos atos e procedimentos inerentes licitao est expressa no texto da Lei 8.666/1993, que, em seu art. 3, 3, dispe que: 3. A licitao no ser sigilosa, sendo pblicos e acessveis ao pblico os atos de seu procedimento, salvo quanto ao contedo das propostas, at a respectiva abertura.

4.6. Probidade administrativa O professor Marcelo Figueiredo entende que a probidade espcie do gnero moralidade administrativa a que alude, por exemplo, o art. 37, caput e seu 4 da CF. O ncleo da probidade est associado (deflui) ao princpio maior da moralidade administrativa, verdadeiro norte administrao em todas as suas manifestaes. Se correta estiver a anlise, podemos associar, como o faz a moderna doutrina do Direito Administrativo, os atos atentatrios probidade como tambm atentatrios moralidade administrativa. No estamos a afirmar que ambos os conceitos so idnticos. Ao contrrio, a probidade peculiar e especfico aspecto da moralidade administrativa. De qualquer forma, o importante que voc entenda que os atos que caracterizam improbidade administrativa esto relacionados na Lei 8.429/92, e, nos termos do artigo 37, 4, da CF/88, podem ocasionar a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. Alm disso, nos artigos 89 a 99 da Lei 8.666/93 possvel constatar vrios dispositivos que punem a prtica de atos violadores da moralidade e probidade administrativa.

4.7. Vinculao ao instrumento convocatrio O Princpio da vinculao ao instrumento convocatrio, tambm chamado de princpio da vinculao ao edital, est previsto expressamente no artigo 41 da
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br 17

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

Lei 8.666/93, ao afirmar que a Administrao no pode descumprir as normas e condies do edital, ao qual se acha estritamente vinculada. Na verdade, apesar de o artigo 41 da Lei 8.666/93 fazer referncia somente Administrao Pblica, necessrio esclarecer que as regras licitatrias estabelecidas no edital tornam-se obrigatrias tambm para todos aqueles particulares que desejam participar do certame. O edital, nesse caso, torna-se lei entre as partes. O artigo 43, em seu inciso V, declara ainda que o julgamento e a classificao das propostas devero ocorrer em conformidade com os critrios de avaliao constantes do edital, ratificando a necessidade de vinculao ao texto do instrumento convocatrio. Este princpio tambm se aplica modalidade licitatria denominada convite, que, em vez de edital, disponibiliza uma carta-convite aos eventuais interessados em participar do procedimento licitatrio.

Para responder s questes da CONSULPLAN:: muito comum voc encontrar questes em prova afirmando que, aps a publicao do edital, no pode ocorrer mais qualquer alterao em seu texto, em virtude do princpio da inalterabilidade do instrumento convocatrio. Fique atento, pois essa questo estaria errada. Em regra, prevalece o entendimento de que, aps a sua publicao, o edital no deve ser alterado, garantindo-se o respeito aos princpios da moralidade administrativa, da impessoalidade e, principalmente, da segurana jurdica. Entretanto, se o interesse pblico assim o exigir, podero ocorrer alteraes em seu texto.

4.8. Julgamento objetivo O professor Hely Lopes Meirelles nos ensina que julgamento objetivo aquele que se baseia no critrio indicado no edital e nos termos especficos das propostas. princpio de toda licitao que seu julgamento se apoie em fatores concretos pedidos pela Administrao, em confronto com o ofertado pelos proponentes dentro do permitido no edital ou convite. Visa afastar o discricionarismo na escolha das propostas, obrigando os julgadores a aterem-se ao critrio prefixado pela Administrao, com o que se reduz e se delimita a margem de valorao subjetiva, sempre presente em qualquer julgamento. O princpio do julgamento objetivo est previsto expressamente no texto da Lei Geral de Licitaes, mais precisamente em seu artigo 44, ao afirmar que, no julgamento das propostas, a Comisso levar em considerao os critrios objetivos definidos no edital ou convite, os quais no devem contrariar as normas e os princpios estabelecidos por esta Lei.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br 18

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

Corroborando essa obrigatoriedade, o artigo 45 tambm determina que o julgamento das propostas ser objetivo, devendo a Comisso de licitao ou o responsvel pelo convite realiz-lo em conformidade com os tipos de licitao, os critrios previamente estabelecidos no ato convocatrio e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferio pelos licitantes e pelos rgos de controle. Pergunta: Professor, o que so tipos de licitao? Os tipos de licitao no esto includos no edital do concurso do Tribunal Superior Eleitoral, mas, apenas para satisfazer a sua curiosidade, lembre-se de que so critrios adotados para a escolha da proposta mais vantajosa para a Administrao e esto previstos no 1, do artigo 45, da Lei 8.666/93, que assim expe: Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitao, exceto na modalidade concurso: I - a de menor preo - quando o critrio de seleo da proposta mais vantajosa para a Administrao determinar que ser vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificaes do edital ou convite e ofertar o menor preo; II - a de melhor tcnica; III - a de tcnica e preo. IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienao de bens ou concesso de direito real de uso. Dentre todos os tipos de licitao apresentados no 1 do artigo 45, certamente o que possibilita um efetivo julgamento objetivo o de menor preo, pois, neste caso, no resta qualquer subjetivismo Comisso de Licitao ou o responsvel pelo convite, que se restringiro a certificar o valor da proposta e o respeito aos requisitos editalcios. Em relao aos demais tipos licitatrios, dificilmente teremos um julgamento efetivamente objetivo em virtude da necessidade de anlises tcnicas que, em muitas das vezes, importam na emisso de juzo de valor. Na modalidade licitatria denominada concurso, por exemplo, fica muito difcil valer-se exclusivamente de critrios objetivos para decidir qual a proposta vencedora. Em um concurso realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral para escolher um novo hino para a instituio, por exemplo, inevitavelmente sero utilizados alguns critrios subjetivos para definir o vencedor, j que se trata de uma pea artstica, que levar em conta os gostos musicais dos eventuais membros da comisso de licitao.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

19

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA 4.9. Formalismo

O artigo 4 da Lei 8.666/93 afirma que o procedimento licitatrio caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administrao Pblica. Isso quer dizer que o procedimento licitatrio est vinculado no somente ao texto legal, mas tambm aos regulamentos, s normatizaes administrativas e, consequentemente, ao prprio edital. O professor Hely Lopes Meirelles chama ateno para o fato de que o procedimento formal, entretanto, no se confunde com formalismo, que se caracteriza por exigncias inteis e desnecessrias. Por isso mesmo, no se anula o procedimento diante de meras omisses ou irregularidades formais na documentao ou nas propostas, desde que, por sua irrelevncia, no causem prejuzo Administrao e aos licitantes. A regra a dominante nos processos judiciais: no se decreta a nulidade onde no houver dano para qualquer das partes - pas de nullit sans grief, como dizem os franceses.

4.10. Sigilo na apresentao das propostas A fim de garantir o carter competitivo e, principalmente, a moralidade do procedimento licitatrio, o contedo das propostas apresentadas pelos licitantes somente ser conhecido no momento previamente determinado. O sigilo das propostas consequncia lgica do processo, pois, caso um licitante tenha acesso antecipado s propostas apresentadas pelos demais, certamente seria privilegiado, podendo manipular o resultado da licitao. O 3, do art. 3, da Lei 8.666/93, declara que a licitao no ser sigilosa, sendo pblicos e acessveis ao pblico os atos de seu procedimento, salvo quanto ao contedo das propostas, at a respectiva abertura. A violao do sigilo das propostas ensejar a anulao do procedimento licitatrio, alm da tipificao do crime previsto no artigo 94: Art. 94. Devassar o sigilo de proposta apresentada em procedimento licitatrio, ou proporcionar a terceiro o ensejo de devass-lo: Pena - deteno de 02 (dois) a 03 (trs) anos e multa.

4.11. Adjudicao compulsria Adjudicar significa atribuir ao adjudicatrio o objeto ou a mercadoria postos em adjudicao; chamar a si; apropriar-se (Larousse Dicionrio da Lngua Portuguesa).

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

20

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

Bem, o significado da palavra nos fornece apenas uma dica sobre o princpio em estudo, mas, de uma forma geral, podemos definir a adjudicao como o ato pelo qual a autoridade competente atribui ao vencedor da licitao o seu objeto. O professor Hely Lopes Meirelles afirma que a Administrao no pode, concludo o procedimento licitatrio, atribuir o objeto da licitao a outrem que no o vencedor. A adjudicao ao vencedor obrigatria, salvo se este desistir expressamente do contrato ou o no firmar no prazo prefixado, a menos que comprove justo motivo. A compulsoriedade veda tambm que se abra nova licitao enquanto vlida a adjudicao anterior. Afirma ainda o professor que, no entanto, o direito do vencedor limita-se adjudicao, ou seja, atribuio a ele do objeto da licitao, e no ao contrato imediato. E assim porque a Administrao pode, licitamente, revogar ou anular o procedimento ou, ainda, adiar o contrato, quando ocorram motivos para essas condutas. O que no se lhe permite contratar com outrem, enquanto vlida a adjudicao, nem revogar o procedimento ou protelar indefinidamente a adjudicao ou a assinatura do contrato sem justa causa.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

21

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA REVISO DE VSPERA DE PROVA

1. Lembre-se sempre de que a finalidade bsica da licitao selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao, que nem sempre ser aquela que apresenta o menor preo; 2. importante esclarecer que apesar de a Lei 8.666/93 ter sido criada pelo Congresso Nacional (rgo legislativo da Unio), estabeleceu normas gerais que devem ser obedecidas pela Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal. Entretanto, assegurado a esses entes estatais legislarem sobre normas especficas com o objetivo de atender a peculiaridades locais (Municpios) ou regionais (Estados), desde que no contrariem o texto da Lei Geral de Licitaes Lei 8.666/93; 3. At o presente momento no foi criada a lei a que se refere o 1, artigo 173, da CF/88 (criando um procedimento licitatrio diferenciado, menos burocrtico), e, portanto, as empresas pblicas e sociedades de economia mista devem submter-se s normas da Lei Geral de Licitaes (Lei 8.666/93); 4. Eventuais limitaes participao dos licitantes somente podem ser impostas nos limites previstos em lei e em conformidade com os princpios gerais do Direito, no sendo possvel, sem justificativa razovel e aceitvel, que se venha a restringir o carter competitivo do certame; 5. O princpio da vinculao ao instrumento convocatrio, tambm chamado de princpio da vinculao ao edital, est previsto expressamente no artigo 41 da Lei 8.666/93, ao afirmar que a Administrao no pode descumprir as normas e condies do edital, ao qual se acha estritamente vinculada; 6. O princpio do julgamento objetivo est previsto expressamente no texto da Lei Geral de Licitaes, mais precisamente em seu artigo 44, ao afirmar que no julgamento das propostas, a Comisso levar em considerao os critrios objetivos definidos no edital ou convite, os quais no devem contrariar as normas e princpios estabelecidos por esta Lei; . . . . . . E vrias outras dicas ...

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

22

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA QUESTES COMENTADAS

01. (Analista Judicirio/TRE AL 2010/FCC) So princpios da licitao expressamente citados na Lei n 8.666/93, dentre outros, (A) julgamento objetivo, competitividade e sigilo das propostas. (B) vinculao ao instrumento convocatrio, competitividade e sigilo das propostas. (C) adjudicao compulsria, competitividade e igualdade. (D) probidade administrativa, julgamento objetivo e igualdade. (E) probidade administrativa, sigilo das propostas e adjudicao compulsria. Comentrios O art. 3 da Lei 8.666/93 afirma que a licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia, a seleo da proposta mais vantajosa para a administrao e a promoo do desenvolvimento nacional, e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos. Perceba que o art. 3 no faz referncia expressa aos princpios da adjudicao compulsria, da competitividade e do sigilo das propostas, que so princpios implcitos do processo licitatrio. GABARITO: LETRA D. 02. (Tcnico Judicirio/TRE AL 2010/FCC) A regra prevista na Lei de Licitaes (Lei n 8.666/93) segundo a qual a Administrao no pode descumprir as normas e condies do edital, ao qual se acha estritamente vinculada, traduz o princpio da (A) legalidade. (B) vinculao ao instrumento convocatrio. (C) impessoalidade. (D) moralidade. (E) igualdade. Comentrios O professor Jos dos Santos Carvalho Filho afirma que a vinculao ao instrumento convocatrio garantia do administrador e dos administrados. Significa que as regras traadas para o procedimento devem ser fielmente observadas por todos. Se a regra fixada no respeitada, o procedimento se torna invlido e suscetvel de correo na via administrativa ou judicial. GABARITO: LETRA B.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

23

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

03. (Tcnico Superior/PGE RJ 2009/FCC) Considere os itens abaixo: I. A licitao inexigvel quando houver inviabilidade de competio. o caso, por exemplo, da existncia de um nico fornecedor. II. Os casos de licitao dispensvel estabelecidos em lei so taxativos e no exemplificativos. III. A licitao destina-se a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao Pblica, mesmo contrariando o princpio da isonomia. IV. A licitao obrigatria quando o vnculo jurdico com o terceiro configurar cargo ou emprego pblico. Est correto o que se afirma APENAS em (A) III e IV. (B) I e II. (C) I e III. (D) II e III. (E) II e IV Comentrios Item I O texto da assertiva est em conformidade com o entendimento da doutrina majoritria, portanto, deve ser considerado correto. Lembre-se sempre de que se ficar caracterizada a inexigibilidade, mesmo que o administrador pblico queira realizar a licitao, no conseguir. Isso porque, em regra, no haver mais de uma alternativa para a Administrao contratar. As hipteses que ensejam a inexigibilidade de licitao esto exemplificativamente arroladas no art. 25 da Lei 8.666/93, a saber: aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo; contratao de servios tcnicos, de notria especializao; contratao de profissional de qualquer setor artstico. Item II Na licitao dispensvel existe a possibilidade de realizao de licitao, contudo, o administrador entende conveniente e oportuno no realiz-la. Ao contrrio do que ocorre em relao licitao inexigvel, cujas hipteses esto exemplificativamente previstas no art. 25 da Lei 8.666/93, na licitao dispensvel a Lei 8.666/93 (art. 24) estabelece taxativamente as hipteses que podem ser invocadas, sem possibilidade de quaisquer outras. Assertiva correta. Item III O art. 3 da Lei 8.666/93 (alterado pela MP 495/2010) expresso ao afirmar que a licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia, a seleo da proposta mais vantajosa para a administrao e a promoo do desenvolvimento nacional, o que torna a assertiva incorreta. Item IV Quando a administrao precisar contratar terceiros para compor a sua fora de trabalho permanente, dever realizar concurso pblico, nos moldes do inc. II do art. 37 da CF/1988.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br 24

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

Fique atento ao responder s questes de prova, pois a modalidade licitatria denominada concurso, prevista no 4 do art. 22 da Lei 8.666/93, utilizada para a escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores, e no para a contratao de pessoal. Assertiva incorreta. GABARITO: LETRA B. . . . . . . . E vrias outras questes comentadas ...

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

25

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA QUESTES PARA FIXAO DO CONTEDO

01. (CONSULPLAN/Advogado CEPISA PIAU/2007) A locao de imvel, para nele funcionar determinado servio pblico, ser uma modalidade de contratao que: A) Depende de prvia licitao, em qualquer caso. B) Pode dispensar a licitao, nos casos previstos em lei. C) No exige a licitao, nos casos previstos em lei. D) Prescinde de licitao em qualquer caso. E) Inexige processo licitatrio, independentemente de lei disciplinadora. 02. (CONSULPLAN/Procurador Prefeitura de Itapira-SP/2006) Para a Lei de Licitaes e Contratos Administrativos (Lei 8666/93), so considerados servios tcnicos profissionais especializados: A) Todos aqueles que tm necessidade de contratao fundada na emergncia. B) A restaurao de obras de arte, independente do valor histrico. C) O gerenciamento nas aquisies de equipamentos de alta complexidade. D) Todos aqueles originrios de situaes de inexigibilidade. E) A fiscalizao, superviso ou gerenciamento de obras ou servios. 03. (CONSULPLAN/Prefeitura de Mimoso do Sul-ES/2007) Nos termos do artigo 2 da Lei 8666/93, na administrao pblica precedida de licitao, quando contratadas com terceiros: A) As obras e servios, inclusive de publicidade. B) Compras e alienaes. C) Concesses. D) Permisses e locaes. E) Todas as alternativas anteriores esto corretas. 04. (FCC/Analista Judicirio TRE TO/2011) No que concerne aos princpios das licitaes, correto afirmar: a) O desrespeito ao princpio da vinculao ao instrumento convocatrio no torna invlido o procedimento licitatrio. b) Apenas o licitante lesado tem direito pblico subjetivo de impugnar judicialmente procedimento licitatrio que no observou ditames legais. c) A licitao no ser sigilosa, sendo pblicos todos os atos de seu procedimento, como por exemplo, o contedo das propostas, inclusive quando ainda no abertas. d) possvel a abertura de novo procedimento licitatrio, ainda que vlida a adjudicao anterior. e) A Administrao no poder celebrar o contrato com preterio da ordem de classificao das propostas, sob pena de nulidade.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

26

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA

05. (FCC/Tcnico Judicirio TER RN/2011) O princpio segundo o qual os critrios e fatores seletivos previstos no edital devem ser adotados inafastavelmente para o julgamento, evitando-se, assim, qualquer surpresa para os participantes da licitao, denomina-se: a) Adjudicao Compulsria. b) Publicidade. c) Julgamento Objetivo. d) Impessoalidade. e) Probidade Administrativa. . . . . . . . . . . E dezenas de outras questes para fixao do contedo ...

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

27

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO PREPARATRIO PARA O TSE - PROF. FABIANO PEREIRA GABARITO 3.E

1. B

2.E

4.E

5.C

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

28

You might also like