You are on page 1of 11

Publicado no D.O.E. n 12.

707 Edio de 17 / 05 /
PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIA

2012

AVISO N 007/2012 PGJ/RN * I SELEO PARA FORMAO DE CADASTRO DE OPES DE CANDIDATOS AO CARGO DE ASSESSOR E ASSISTENTE MINISTERIAL, BACHARIS EM DIREITO, DO MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. A PROCURADORA-GERAL DE JUSTIA ADJUNTA DO MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuies legais, tendo em vista o disposto na Resoluo n 093/2012-PGJ, faz saber a todos os interessados que estaro abertas as inscries para a I Seleo para formao de cadastro de candidatos ao cargo de Assessor e Assistente Ministerial, bacharis em direito, do Ministrio Pblico do Estado do Rio Grande do Norte, obedecidas as seguintes normas: Captulo I DAS INSCRIES Art. 1. As inscries sero gratuitas e podero ser efetuadas no perodo de 16 a 29 de maio de 2012, das 08h s 14h, de segunda-feira sexta-feira, nos seguintes locais: I - em Natal, na sede da Procuradoria Geral de Justia, no Auditrio da Procuradoria Geral de Justia, situado rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, n 97, Candelria, Natal/RN, telefone (84) 3232-4558; II - em Mossor, na sede das Promotorias de Justia da Comarca de Mossor, situada rua Coronel Gurgel, n 260, Centro, Mossor/RN, telefone (84) 3315-3350; III - em Caic, na sede das Promotorias de Justia da Comarca de Caic, situada Rua Otvio Lamartine, 1029 Centro, Caic/RN, telefone (84) 3421-6094/6095; IV - em Pau dos Ferros, na sede das Promotorias de Justia da Comarca de Pau dos Ferros, situada Av. Senador Dinarte Mariz, 397 So Benedito, Pau dos Ferros/RN., telefone (84) 3351-9872/9066/9062. Art. 2. O candidato dever, no ato da inscrio, apresentar os seguintes documentos, sob pena de seu indeferimento: I - requerimento de inscrio, conforme modelo que estar disponvel no perodo de inscries no endereo eletrnico www.mp.rn.gov.br, devidamente preenchido e assinado pelo candidato; II - cpia de documento de identificao expedido por rgo oficial; III - cpia de diploma devidamente registrado; ou certificado de concluso de curso de Direito em instituio de ensino superior autorizada ou reconhecida pelo Ministrio da Educao; ou documento comprobatrio de que o candidato esteja pendente de colao de grau, ou documento comprobatrio que o candidato esteja cursando o ltimo ano do curso de Direito. 1. No sero admitidas inscries por procurao, pelos correios, pela internet ou por fax. 2. O candidato com deficincia poder solicitar, no ato de formulao do pedido de inscrio, tratamento diferenciado para a realizao da prova escrita, o qual ser analisado pela Comisso de Habilitao, que poder contar com o auxlio de equipe multiprofissional. 3. Caso o candidato com deficincia necessite de tempo adicional para realizar a Republicada por incorreo.

Publicado no D.O.E. n 12.707 Edio de 17 / 05 /


PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIA

2012

prova escrita poder assim requerer, tambm no ato do pedido de inscrio, apresentando a devida justificativa, o que dever ser acompanhado de parecer emitido por especialista da rea de sua deficincia. Art. 3. Os candidatos se inscrevero para o cadastro de opes indicando a regio preferencial de lotao dentre as Promotorias de Justia Plo, assim definidas no art. 4 deste Aviso, bem como a rea de conhecimento jurdico de interesse. Captulo II DO CADASTRO DE OPOES DE CANDIDATOS Art. 4. A presente seleo destina-se formao de cadastro de candidatos aos cargos de Assessor e Assistente Ministerial, de provimento em comisso, do Ministrio Pblico do Rio Grande de Norte. 1 Os candidatos que tiverem seu cadastramento deferido podero ser escolhidos para os cargos de Assessor e Assistente Ministerial em quaisquer das regies Plos que abrangem as seguintes comarcas: POLO DE NATAL Ars, Canguaretama, Cear-Mirim, Extremoz, Goianinha, Joo Cmara, Lajes, Macaba, Macau, Monte Alegre, Natal, Nsia Floresta, Nova Cruz, Parnamirim, Pedro Avelino, Pedro Velho, Poo Branco, So Bento do Norte, So Gonalo do Amarante, So Jos de Mipib, So Paulo do Potengi, So Tom, Taipu e Touros. POLO DE PAU DOS FERROS Alexandria, Almino Afonso, Lus Gomes, Marcelino Vieira, Martins, Patu, Pau dos Ferros, Portalegre, So Miguel e Umarizal. POLO DE MOSSOR Afonso Bezerra, Angicos, Apodi, Areia Branca, Assu, Barana, Campo Grande, Carabas, Governador Dix-Sept Rosado, Ipanguau, Jandus, Mossor, Pendncias e Upanema. POLO DE CAIC Acari, Caic, Cruzeta, Currais Novos, Flornia, Jardim de Piranhas, Jardim do Serid, Jucurutu, Parelhas, So Joo do Sabugi, So Jos de Campestre, So Rafael, Santa Cruz, Santo Antnio, Santana do Matos, Serra Negra do Norte e Tangar. 2 Os candidatos que tiverem seu cadastramento deferido podero indicar uma rea preferencial de atuao, conforme descrio abaixo: I - Infncia, Juventude e Famlia; II - Cidadania Educao, Sade e Consumidor; III - Patrimnio Pblico; IV - Meio Ambiente; Republicada por incorreo.

Publicado no D.O.E. n 12.707 Edio de 17 / 05 /


PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIA

2012

V - Criminal; VI - Incluso Pessoa com Deficincia, Idoso e Minorias. Captulo III DAS PROVAS Art. 5. As provas sero aplicadas pela Comisso e Subcomisses de Habilitao no Cadastro de Opes na cidade de Natal no horrio e em local cuja divulgao dever ocorrer atravs do Dirio Oficial do Estado e/ou no endereo eletrnico do Ministrio Pblico do Estado do Rio Grande do Norte (www.mp.rn.gov.br) e nos locais de inscrio, com antecedncia mnima de setenta e duas (72) horas. Art. 6. Antes do incio da prova o candidato dever identificar-se atravs de documento oficial perante a Comisso ou Subcomisso de Habilitao no Cadastro de Opes, ou perante fiscal por ela designado, e assinar a lista de presena. Art. 7. Durante a realizao da prova no sero permitidas consultas de qualquer espcie, nem o porte de legislao, aparelhos eletrnicos como notebooks, celulares, palm tops e calculadoras e equipamentos anlogos. Pargrafo nico. Ser automaticamente excludo do certame, o candidato que descumprir o disposto neste artigo. Art. 8. A prova ter durao de quatro (04) horas e compreender oitenta (80) questes objetivas de mltipla escolha, cada uma valendo 0,125 pontos, totalizando valor mximo de dez (10) pontos. Art. 9. objetivas. 1. Encerrada a prova, efetuada a sua correo, o candidato que obtiver nota mnima de sete pontos ser habilitado no cadastro de opes de candidatos aos cargos de assistente ministerial. 2. O resultado da prova tem carter exclusivamente eliminatrio, sem qualquer efeito classificatrio. 3. A habilitao no cadastro de opes de candidatos no gera direito nomeao. Captulo IV DOS RECURSOS Art. 10. Os candidatos, no prazo de dois dias a contar da data da publicao do gabarito preliminar, no Dirio Oficial do Estado ou no endereo eletrnico do Ministrio Pblico (www.mp.rn.gov.br), podero recorrer perante a Comisso de Habilitao no Cadastro de Opes, alegando erro material ou impugnando o contedo das questes e respostas. Art. 11. Os recursos de que trata o art. 12 sero apreciados pela Comisso de Habilitao no Cadastro de Opes, no prazo de cinco dias teis. Republicada por incorreo. A nota da prova ser o somatrio dos pontos atribudos s questes

Publicado no D.O.E. n 12.707 Edio de 17 / 05 /


PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIA

2012

1. Os recursos devem ser protocolados nos locais de inscrio at s 14 horas do ltimo dia do prazo. 2. Ser indeferido liminarmente o recurso interposto em desacordo com os ditames da Resoluo 033/2012-PGJ e deste Aviso. Captulo V DO PROGRAMA Art. 12. A prova abranger as seguintes matrias com o contedo programtico em anexo ao presente Aviso: I - Direito Constitucional; II - Direito Administrativo; III - Direito Tributrio; IV - Direito Civil; V - Direito Processual Civil; VI - Direito Penal; VII - Direito Processual Penal; VIII - Direito relativo Defesa da Moralidade Pblica; IX - Direito Ambiental; X - Direito Sade, Educao e do Consumidor; XI - Direito da Infncia e Juventude; XII - Direito da Pessoa com Deficincia e do Idoso. Captulo VI DO CREDENCIAMENTO Art. 13. So requisitos para o cadastramento: I - ser brasileiro; II - estar em dia com as obrigaes militares, aos candidatos do sexo masculino; III - estar no gozo dos direitos polticos; IV - ter boa conduta, comprovada por Certides Negativas de antecedentes criminais expedidas pelos cartrios de distribuio da Justia Federal e Estadual; V - gozar de boa sade, comprovada por atestado firmado por mdico oficial; VI - ser bacharel em Direito, estar pendente de colao de grau ou estar matriculado e cursando o ltimo ano do curso de direito. Pargrafo nico. So incompatveis com a nomeao para os cargos em comisso de Assessor e Assistente ministerial do Ministrio Pblico do Estado do Rio Grande do Norte o exerccio de atividades de advocacia, pblica ou privada. Art. 14. Os candidatos aprovados passaro a compor o Cadastro de Opes de Candidatos aos cargos em comisso de Assessor e Assistente Ministerial do Ministrio Pblico do Estado do Rio Grande do Norte e podero ser escolhidos nos termos dos artigos 31 a 32 da Resoluo n 033/2012 PGJ. Art. 15. O candidato cadastrado, antes da nomeao, poder ser submetido entrevista e outros testes de aptido, alm de anlise de currculo pelo o rgo/unidade do Republicada por incorreo.

Publicado no D.O.E. n 12.707 Edio de 17 / 05 /


PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIA

2012

Ministrio Pblico onde ir servir. Art. 16. A habilitao no cadastro de opes de candidatos no gera direito nomeao. Art. 17. Os Assessores e Assistentes Ministeriais nomeados podero ser exonerados a qualquer tempo, a pedido ou a juzo do Procurador-Geral de Justia. Art. 18. S podero ser indicados ao cargo de Assessor e Assistente Ministerial, os candidatos constantes no cadastro de opes de candidatos bacharis em Direito do Ministrio Pblico do Rio Grande do Norte. Art. 19. Os candidatos nomeados devero apresentar, no prazo de cinco (05) dias teis, contados da data de publicao de sua convocao no Dirio Oficial, os seguintes documentos: I - duas (02) fotos 3x4; II - cpia e originais de RG e CPF; III - cpia e original do comprovante de residncia; IV - cpia e original de comprovante de estar em dia com o servio militar; V - cpia e originais do ttulo eleitoral e comprovante de estar em dia com as obrigaes eleitorais; VI - atestado mdico que comprove estar o candidato apto ao exerccio do cargo de Assistente Ministerial, emitido por mdico oficial; VII - certides Negativas de antecedentes criminais expedidas pelos cartrios de distribuio da Justia Federal e Estadual, onde tenha residido nos ltimo cinco anos; VIII - declarao de que no cnjuge ou companheiro, parente consanguneo, civil ou afim, at o terceiro grau, inclusive, de membro ativo do Ministrio Pblico nem de ocupante de cargo ou funo de direo, chefia ou assessoramento no mbito da instituio. IX Declarao de que no se enquadra em qualquer das hipteses previstas na Resoluo n N 265/2011-PGJ (Publicada no DOE - 10/12/2011) Captulo VII DAS DISPOSIES FINAIS Art. 20. O requerimento de inscrio importa a aceitao das normas do presente regulamento. Art. 21. de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicao de todos os atos, avisos e comunicados referentes habilitao no cadastro de opes de candidatos ao cargo de provimento em comisso de Assessor e Assistente Ministerial, no Dirio Oficial do Estado e no site do Ministrio Pblico do Estado do Rio Grande do Norte. Art. 22. O cadastro de candidatos habilitados tem vigncia indeterminada. Uma vez habilitado, o candidato passa a compor a lista dos bacharis em direito aptos para assumir o cargo de Assessor ou Assistente Ministerial. Republicada por incorreo.

Publicado no D.O.E. n 12.707 Edio de 17 / 05 /


PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIA

2012

1. O candidato poder solicitar a retirada do nome no cadastro de habilitados aos cargos de Assessor e Assistente Ministeriais, por meio de formulrio prprio, preenchido junto Diretoria de Gesto de Pessoas. 2. O Assessor ou Assistente Ministerial que cometer falta grave no exerccio do cargo, nos termos da legislao aplicvel ao servidor do Ministrio Pblico estadual, ser excludo do cadastro. Art. 23. Os casos omissos sero dirimidos pela Comisso de Habilitao no Cadastro de Opes, observando-se o disposto na Resoluo n 033/2012. Publique-se e Cumpra-se. Natal, 15 de maio de 2012.

MARIA AUXILIADORA DE SOUZA ALCNTARA Procuradora-Geral de Justia Adjunta

Republicada por incorreo.

Publicado no D.O.E. n 12.707 Edio de 17 / 05 /


PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIA

2012

ANEXO NICO CONTEDO PROGRAMTICO DIREITO CONSTITUCIONAL 1 - Constituio: conceito e tipos. Integrao, interpretao e aplicao das normas constitucionais. 2 - Controle de Constitucionalidade das leis. 3 - A Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Princpios fundamentais. Direitos e garantias fundamentais. 4 - Os Estados federados e os Municpios: organizao, competncia e bens. 5 - Administrao pblica. 6 - Poder Judicirio. Supremo Tribunal Federal. Superior Tribunal de Justia. Tribunais e Juzes dos Estados. Funes essenciais Justia. 7 - Ministrio Pblico. 8 - Ordem Social: sade, assistncia social, educao, cultura e desporto, comunicao social, meio ambiente, famlia, criana, adolescente e idoso. DIREITO CIVIL 1 - Das pessoas naturais: dos direitos da personalidade, capacidade. 2 - Do Direito de Famlia. 3 - Do Direito das Sucesses. DIREITO PENAL 1 - Princpios gerais do Direito Penal. Princpios constitucionais penais. Aplicao da lei penal. Lei penal no tempo e no espao. Norma penal. Analogia. Teoria do crime. 2 - Teorias da ao. Fato tpico. Dolo e culpa. Ilicitude e causas de sua excluso. Legtima defesa. Estrito cumprimento do dever legal. Culpabilidade e causas de sua excluso. Coao irresistvel e obedincia hierrquica. Imputabilidade penal. Condies objetivas de punibilidade e escusas absolutrias. Relao de causalidade. Imputao objetiva. 3 - Teoria do erro. Descriminantes putativas. Classificao dos crimes. Crimes omissivos e comissivos. Concurso aparente de normas. Norma penal em branco. Consumao. Tentativa. Tentativa branca. Desistncia voluntria. Arrependimento eficaz. Arrependimento posterior. Crime impossvel. 4 - Concurso de pessoas. Concurso de crimes. Crime continuado. Concurso material e formal. Prescrio e demais causas extintivas da punibilidade. Causas interruptivas da prescrio. Efeitos da condenao. Penas. Espcies. Aplicao. Suspenso condicional da pena. Livramento condicional. Execuo das medidas de segurana. Reabilitao. 5 - Crimes contra a vida: homicdio simples, qualificado e privilegiado. Homicdio culposo. Perdo judicial. Leses Corporais. Crimes contra a honra. Crimes contra a liberdade individual. Crimes contra o patrimnio: furto, roubo e extorso, estelionato e outras fraudes, receptao e apropriao indbita. 6 - Crimes contra a liberdade sexual. Crimes contra Vulnervel. Crimes de lenocnio, trfico de pessoa para fim de prostituio ou outra forma de explorao sexual. Crimes contra a famlia: abandono material e abandono intelectual, abandono moral. Crimes contra a paz pblica. Crimes contra a f pblica. Crimes contra a Administrao da Pblica. Republicada por incorreo.

Publicado no D.O.E. n 12.707 Edio de 17 / 05 /


PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIA

2012

7 - Crimes tipificados no Cdigo de Trnsito Brasileiro (Lei n. 9.503/97 e alteraes da Lei n. 11.705/08. Drogas (Lei n. 11.343/06). Crimes tipificados no Estatuto do Desarmamento (Lei n. 10.826/03). Contravenes Penais. Lei de Combate Violncia familiar e domstica contra a mulher (Lei 11.340/06). 8 - Crimes de lavagem ou ocultao de bens, direitos e valores (Lei n. 9.613/98). Crimes hediondos (Lei n. 8.072/90). Crime de tortura (Lei n. 9.455/97). Crimes de imprensa (Lei n. 5.250/67). Abuso de autoridade (Lei n. 4.898/65). DIREITO PROCESSUAL CIVIL E COLETIVO 1 - Do processo de conhecimento 2 - Direitos difusos, coletivos e individuais homogneos 3 - Inqurito civil, recomendao e termo de ajustamento de conduta 4 - Ao civil pblica 5 - Mandado de segurana 6 - Ao popular. DIREITO PROCESSUAL PENAL 1- Princpios que regem o processo penal. Aplicao e interpretao da lei processual penal. Sistema Inquisitivo, Sistema Acusatrio e Sistema Misto. Inqurito policial e outros procedimentos preparatrios da ao penal. Ao Penal Pblica Condicionada e Incondicionada. Ao Penal Privada. Ao penal privada subsidiria da pblica. Condies para o exerccio da ao penal e pressupostos processuais. Jurisdio e competncia. 2 - Questes e processos incidentes. As excees. Questes prejudiciais. Conflito de jurisdio. Restituio de coisas apreendidas. Insanidade mental do acusado. 3 - Prova. Teoria geral e admissibilidade da prova. Prova ilcita e ilegtima. Prova oral: testemunhas e ofendido. O Interrogatrio. A confisso. Exame de corpo de delito e percias em geral. Percias: tanatoscpica, traumatolgica, residuogrfica de chumbo, comparao balstica, falsidade documental, fontica. Prova documental. Reconhecimento de pessoas e de coisas. Indcios. Sujeitos do processo. A vtima. O assistente de acusao. Atribuies do Ministrio pblico. Natureza jurdica. Conflitos de atribuies. Forma, lugar e tempo dos atos processuais. Citao, notificao e intimao. 4- A Priso processual. A Liberdade. Liberdade provisria. Priso temporria. Medidas cautelares processuais penais. Interceptao telefnica (Lei n. 9.296/96). Quebra de sigilo bancrio (Lei Complementar n. 105/01) e fiscal. 5 - A denncia e seu aditamento. A imputao. Suspenso condicional do processo. Autodefesa e defesa tcnica. A defesa indireta no processo penal. Vcios dos atos processuais. Nulidades. Decises penais. Princpio da correlao entre a acusao e a sentena. Efeitos civis da sentena penal. Coisa julgada. A reviso criminal. 6 - Procedimentos comuns (ordinrio e sumrio) e especiais no Cdigo de Processo Penal. Procedimento nos feitos de competncia do Tribunal do Jri. Procedimento sumarssimo dos Juizados Especiais Criminais. Suspenso condicional do processo. Fase preliminar e transao penal. Procedimento nos crimes de trnsito. Procedimento nos crimes de responsabilidade de funcionrios pblicos. Procedimento na Lei n. 11.343/06 (Txicos). 7 - Recursos. Teoria geral. Princpios e pressupostos. Admissibilidade recursal. Efeitos dos recursos. Recurso em sentido estrito. Embargos de declarao. Apelao. Recursos constitucionais. Mandado de segurana criminal. Habeas Corpus. Correio parcial. Extino das Republicada por incorreo.

Publicado no D.O.E. n 12.707 Edio de 17 / 05 /


PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIA

2012

vias recursais. 8 - Execuo penal: objeto e aplicao da Lei de Execuo Penal. Direitos e deveres dos condenados. Regimes de cumprimento de penas privativas de liberdade. rgos de execuo penal. Juzo de Execuo. Ministrio Pblico e Conselho Penitencirio. Remio. Suspenso condicional da pena. Livramento Condicional. . Incidentes da execuo: converses, excesso ou desvio, regime disciplinar diferenciado, unificao de penas, anistia, indulto e procedimento judicial. 9 - Proteo s testemunhas (Lei n. 9.807/99). Organizaes criminosas (Lei n. 9.034/95). A investigao criminal por parte do Ministrio Pblico (Resoluo CNMP n. 13/2006). O controle externo da Atividade Policial (Resoluo CNMP n. 20/2007). DIREITO ADMINISTRATIVO E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 1 - Princpios da Administrao Pblica. 2 - Licitao: princpios, modalidades e procedimentos. Lei n. 8.666/93. 3 - Parcerias pblico-privadas. Servios pblicos: princpios gerais. Concesso e permisso do servio pblico. 4 - Responsabilidade na gesto fiscal Lei Complementar n 101/01 5 - Ato administrativo: anulao e revogao. Elementos do ato administrativo. Vcios do ato administrativo. Reviso. Controle administrativo e judicial do ato administrativo. Espcie de controle. 6 - Contratos administrativos e contrato privado com a Administrao Pblica. Convnios. 7 - Sujeitos ativos e passivos do ato de improbidade administrativa. Terceiros beneficirios e partcipes. 8 - Atos de improbidade que causam enriquecimento ilcito (art. 9.), leso ao errio (art. 10) e que violam os princpios da administrao pblica (art. 11); 9 - Sanes aos atos de improbidade administrativa; 10 - Procedimento da ao por ato de improbidade administrativa; 11 - Elemento subjetivo e dano nos atos de improbidade administrativa. 12 - Decreto-Lei n. 201/67. DIREITO TRIBUTRIO 1 - Fraude, eliso, evaso e sonegao fiscal contra a Fazenda Pblica. 2 - Direito Penal Tributrio. DIREITO DA INFNCIA E JUVENTUDE 1 - Direito convivncia familiar e comunitria. 2 - Conselho Tutelar e Conselho dos Direitos da criana e do adolescente. 3 - Ato infracional. 4 - Disposies constitucionais relativas Infncia e Juventude (arts. 227 e seguintes da Constituio Federal) e Resoluo 71 do Conselho Nacional do Ministrio Pblico. DIREITOS DIFUSOS, COLETIVOS E INDIVIDUAIS HOMOGNEOS MEIO AMBIENTE Republicada por incorreo.

Publicado no D.O.E. n 12.707 Edio de 17 / 05 /


PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIA

2012

1 - Cdigo Florestal Lei n 4.771/1965 2 - Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente Lei n 6.938/81 3 - Lei de crimes ambientais Lei n. 9.605/98 4 - Lei das Diretrizes Nacionais de Saneamento Bsico Lei n 11.445/2007 5 - Lei da Poltica Nacional de Resduos Slidos Lei n 12.305/2010 6 - Resoluo CONAMA n 237/97 (licenciamento ambiental) SADE 1 - Interveno e emprego de iniciativas legais do Ministrio Pblico na rea do Direito Sanitrio. 2 - Do Direito Sade na Constituio Federal. 3 - Sistema nico de Sade (Lei n. 8.080/90 e Lei n. 8.142/90). 4 -Princpios norteadores do SUS. 5 - Controle Social Conselhos de Sade. 6 - Nveis de Ateno e Assistncia Sade Ateno Bsica, Mdia e Alta Complexidades. 7 - Poltica Nacional de Sade Mental Lei n 10.216/2001 - Centros de Ateno Psicossocial CAPS. EDUCAO 1 - Do Direito Educao na Constituio Federal. 2 - Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Lei n. 9.394/1996. 3 - Composio dos Nveis Escolares Educao Bsica (Educao Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Mdio) e Educao Superior. 4 - Atribuies de cada uma das esferas de governo. 5 - Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e Valorizao dos Profissionais da Educao FUNDEB (Emenda Constitucional n 53/2006 e Lei n 11.494/2007). 6 - Gesto Democrtica na Escola Conselhos Escolares. CONSUMIDOR 1 - Ministrio Pblico na tutela do consumidor. 2 - Consumidor: prescrio e decadncia. 3 - Consumidor: relao de consumo, fornecedor, produtos e servios, conceitos. 4 - Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Lei n. 8.078/90. 5 - Atribuies das promotorias de justia de defesa do consumidor. 6 - Tutela administrativa do consumidor. rgos administrativos de tutela do consumidor (Lei n. 8.884/94 e Decreto n. 2.181/97). PESSOA COM DEFICINCIA 1 - Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia (Decreto Legislativo n 186/08); 2 - Acessibilidade (Lei n 10.098/00 e Decreto n 5.296/04); 3 - Incluso Escolar (CF, Poltica Nacional da Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva do MEC e Decreto n 6.571/08); 4 - Reserva de Vagas em Concurso Pblico para Pessoas com Deficincia (CF e Decreto n 3.298/99). IDOSO 1 - Medidas de Proteo (Lei n 10.741/03); 2 - Crimes previstos no Estatuto do Idoso (Lei n 10.741/03); 3 - Atendimento prioritrio (Lei n 10.741/03, Lei 10.048/00 e Dec. 5.296/04); Republicada por incorreo.

Publicado no D.O.E. n 12.707 Edio de 17 / 05 /


PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIA

2012

4 - Fiscalizao das Instituies de Longa Permanncia para Idosos (Lei n 10.741/03). LEGISLAO ESPECFICA DO MINISTRIO PBLICO 1 - Inqurito Civil Pblico. Procedimento Preparatrio. Procedimento Investigatrio Criminal. Termo de Ajustamento de Condutas. Recomendaes. Promoo de Arquivamento de Inqurito Civil Pblico. Audincia Pblica. Funo revisional do Conselho Superior do Ministrio Pblico na promoo de arquivamento de Inqurito Civil Pblico e do Procedimento Preparatrio. 2 - Lei Federal n. 7.347/85. Lei Complementar Estadual n. 141/96(artigos 70 a 76). Resolues n. 13/2006-CNMP e n. 23/2007-CNMP. Resolues n. 002/2008-CPJ, n. 004/2008CPJ e n. 008/2009-CPJ.

Republicada por incorreo.

You might also like