You are on page 1of 19

Economia Brasileira 1) O ps-guerra Contexto Histrico Economia mundial: transio na direo dos princpios liberais acordados em Bretton Woods

ods (1944) Brasil: liberalismo econmico e poltico; fim do Estado Novo (1937-45); incio do governo Dutra Primeiros anos do ps-guerra: sucessivas crises de balano de pagamentos -> abandono do modelo liberal; modelo de desenvolvimento industrial com crescente participao do Estado; adoo de controles cambiais e de importaes. Getlio Vargas: governo democrtico (1930-37); ditador no Estado Novo (1937-45); implantao de complexa legislao social (sobretudo trabalhista), incio de uma ao mais direta do Estado no domnio econmico (Companhia Siderrgica Nacional (CSN) e Vale do Rio Doce); incorporao (no primeiro perodo, antes da ditadura), pela primeira vez na histria brasileira, do povo (classe trabalhadora) como agente poltico relevante. Campo poltico partidrio (na poca de Getlio): oposio entre a Unio Democrtica Nacional (UDN), conservadora, e as duas agremiaes getulistas: Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Partido Social Democrtico (PSD).

O Governo Dutra: 1946-50 Poltica econmica: dois marcos relevantes. 1) mudana na poltica de comrcio exterior com o fim do mercado livre de cmbio e a adoo do sistema de contingenciamento s exportaes (1947-48). 2) afastamento do ministro da Fazenda, Correa e Castro (1949), indicando a passagem de uma poltica econmica contracionista e tipicamente ortodoxa para outra, com maior flexibilidade nas metas fiscais e monetrias. Iluso de divisas: percepo de que o pas estaria em situao bastante confortvel com relao s suas reservas internacionais. Alm de se julgar credor dos EUA pela colaborao na II Guerra, o governo brasileiro acreditava que uma poltica liberal de cmbio seria capaz de atrair fluxos significativos de investimentos diretos estrangeiros. Havia ainda a esperana de uma alta expressiva nos preos internacionais do caf. Dutra identificou na inflao o problema mais grave e premente a ser enfrentado: polticas monetrias e fiscais severamente contracionista.

Poltica econmica externa Taxa de cmbio mantida em torno de Cr$ 18-19 por dlar (valorizado), havendo um relaxamento dos controles cambiais no inicio de 1946. Objetivos: 1) atender demanda contida de matrias-primas e de bens de capital para reequipamento da indstria; 2) forar a baixa dos preos industriais (concorrncia internacional); 3)

estimular o ingresso de capitais, com a liberalizao de sua sada, na expectativa de que funcionasse como fator de atrao de recursos. Sobre a iluso de divisas: 1) Reservas internacionais: metade estava em ouro (reserva estratgica, deveria ser preservada), outra metade era composta de libras esterlinas (bloqueadas) e apenas US$ 92 milhes eram de fato lquidas. Alm disso, as reservas evoluram de modo desfavorvel: supervits comerciais com a rea de moeda inconversvel e dficits com os EUA e outros pases de moeda forte. 2) EUA priorizaram a reconstruo da Europa. Nesse contexto, seria natural desvalorizar o cmbio. Mas Dutra no fez isso: 1) para sustentar os preos internacionais do caf; 2) para no comprometer a poltica de combate inflao; 3) porque mais de 40% das exportaes dirigiam-se rea de moedas inconversveis, e o caf representava mais de 70% das exportaes para reas de moedas conversveis. Em vez de desvalorizar a moeda, portanto, em 1947 o governo instituiu controles cambiais e de importaes (licenas para importar) Analisado em sua capacidade de reduzir o dficit com a rea conversvel, o sistema de licenciamento de importaes funcionou a contento. Contudo, um resultado no desejado da manuteno da taxa cambial foi a perda da competitividade das exportaes brasileiras. Mas isso ajudou no crescimento da indstria interna no psguerra.

Substituio de importaes e crescimento industrial Taxa de cmbio sobrevalorizada + controle de importaes = 1) efeito subsdio (preos relativos artificialmente mais baratos); 2) efeito protecionista (restrio s importaes); 3) alterao na estrutura das rentabilidades relativas, no sentido de estimular as produo para o mercado domstico em comparao com a produo para a exportao. ATENO: esses foram efeitos INDIRETOS (o governo no pretendia estimular o crescimento do mercado interno tomando essas medidas). A nica interveno planejada do Estado para o desenvolvimento econmico acabou sendo o Plano SALTE (sade, alimentao, transporte e energia): tentativa de coordenao dos gastos pblicos destinados aos setores de sade, alimentao, transporte e energia e que previa investimentos para os anos de 1949 a 53. Principal dificuldade: inexistncia de formas de financiamento.

Poltica econmica interna At 1949: marcadamente ortodoxa. Inflao: principal problema a ser enfrentado (diagnosticada como derivada de excesso de demanda agregada) -> poltica monetria contracionista (reduziria o dispndio privado) e poltica fiscal austera (acabaria com os dficits oramentrios). Aps cair para 2,7% em 1947, a inflao alcanou 8% no ano seguinte. 1949: a substituio de Correa e Castro por Guilherme da Silveira no Ministrio da Fazenda marca um ponto de inflexo na poltica econmica ortodoxa at ento praticada. Trs motivos: 1) proximidade das eleies presidenciais (apelo para aumento dos gastos); 2) com o crescimento da indstria, aumentava a fora e a demanda do setor industrial (crdito para a indstria do Banco do Brasil); 3) a

desvalorizao da libra esterlina e de outras moedas em 1949 indicava que a transio em direo livre conversibilidade das moedas seria lenta. O Governo Vargas: 1951 1954 Campanha baseada na defesa da industrializao e na necessidade de se ampliar a legislao trabalhista.

O projeto de governo Cenrio domstico: volta do processo inflacionrio e recorrncia de desequilbrio financeiro do setor pblico. Cenrio externo: elevao dos preos do caf e mudana de atitude dos EUA em relao ao continente latino americano (reacendia as expectativas de novos fluxos de poupana externa). 1950 (antes da posse de Vargas): Comisso Mista Brasil-Estados Unidos (CMBEU) -> 1) asseguraria o financiamento de projetos que permitiriam a superao de gargalos na infraestrutura econmica do pas (setores de energia, portos e transportes); 2) a desobstruo desses pontos de estrangulamento poderia propiciar uma ampliao dos fluxos de capital dirigidos ao Brasil. Projeto de governo em duas fases: 1) estabilizao da economia (equilibrar as finanas pblicas de modo a permitir a adoo de uma poltica monetria restritiva, e , dessa forma, reduzir a inflao); 2) empreendimentos e realizaes. Comparao (feita pelo ministro da Fazenda, Horcio Lafer, por Osvaldo Aranha e pelo prprio Vargas): 1 fase: governo Campos Sales (austeridade econmica); 2fase: governo Rodrigues Alves (vigoroso programa de obras pblicas). Realizaes de Vargas: Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico (BNDE) e Petrobras.

Rumo ao colapso cambial: 1951-52 Fase Campos Sales: comprimir severamente as despesas governamentais, aumentar, na medida do possvel, a arrecadao e adotar polticas monetrias e creditcias contracionistas (a poltica creditcia acabou indo na direo oposta) -> primeiro supervit global da Unio e estados desde 1926. Persistncia da inflao PIB real cresceu 4,9% e 7,3% naqueles dois anos. Manteve-se: taxa de cmbio fixa e sobrevalorizada e o regime de concesso de licenas para importar (embora mais liberalizado) Objetivos principais ao se liberalizar a concesso de licenas para importar: 1) prevenir-se quanto a uma possvel generalizao da guerra da Coria em conflito mundial (levaria a uma dificuldade de abastecimento); 2) utilizar as importaes feitas a uma taxa de cmbio favorvel para combater as persistentes presses inflacionrias. Essa orientao liberalizante foi sendo modificada medida que ficavam evidentes os graves desequilbrios na balana comercial. -> o equilbrio de 1951 deu lugar, no ano seguinte, a um dficit na balana comercial, ao esgotamento das reservas internacionais de moedas conversveis e ao acmulo de atrasados comerciais

A crise cambial impediu os sonhos de estabilizao que sustentavam o projeto Campos Sales Rodrigues Alves.

A Instruo 70 da Sumoc 1952: modificaes na poltica norte-americana: o combate ao comunismo passou a merecer ateno prioritria (fim da CMBEU). 1953: reorientao poltica do governo Vargas: Joo Goulart (Ministrio do Trabalho), Osvaldo Aranha (Ministrio da Fazenda). Aranha: nova tentativa de estabilizao da economia. Dois problemas centrais: situao cambial e o financiamento do dficit pblico sem emisso de moeda e expanso do crdito. O governo atacou simultaneamente esses dois problemas ao baixar a Instruo 70 da Sumoc: 1) restabelecimento do monoplio cambial do Banco do Brasil; 2) extino do controle quantitativo das importaes e a instituio de leiles de cmbio; 3) (quanto s exportaes) substituio das taxas mistas por um sistema de bonificaes incidentes sobre a taxa oficial. As taxas mltiplas de cmbio determinadas atravs do sistema de leiles, permitiram, simultaneamente: a realizao de amplas desvalorizaes cambiais, que vieram substituir o controle de importaes como instrumento para o equilbrio da balana comercial; e a manuteno de uma poltica de importao seletiva, onerando mais certos produtos e favorecendo a aquisio de outros (consequncia: proteo produo domstica). Exportaes: taxas fixas foram substitudas por uma bonificao. Dificuldades em realizar uma poltica fiscal austera: presso sobre os gastos pblicos devida s obras necessrias adequao da infraestrutura do pas ao crescimento industrial. 1953: PIB cresce 4,7% (inferior a todos os anos anteriores, desde 1947). No obstante a desacelerao econmica, a inflao deu um salto (passou de 20%) -> explicao ortodoxa: retorno no dficit pblico e consequente expanso dos meios de pagamento. Na verdade, poderia tambm ser atribuda ao impacto das desvalorizaes cambiais decorrentes da Instruo 70, que pressionaram os custos de produo das empresas.

1954 - Novas dificuldades: Salrios e Caf Joo Goulart: proposta de aumento de 100% dos salrios (contra 33% proposto por Aranha); perigo comunista; Getlio aprova a proposta de Joo Goulart (opositores: UDN, Fiesp, oficiais do exrcito, Conselho Nacional de Economia e Osvaldo Aranha). Alm disso: programa Aranha de estabilizao econmica foi prejudicado pelas enormes dificuldades enfrentadas pelas exportaes de caf (como resultados dos altos preos do caf no mercado internacional, as exportaes brasileiras caram abruptamente) Os propsitos deflacionrios do governo viram-se abalados, primeiro, pela mudana no patamar da inflao derivada das desvalorizaes cambiais embutidas na Instruo 70 e, posteriormente, pelo aumento de 100% no salrio mnimo.

O desfecho trgico O suicdio de Vargas teve profundas repercusses histricas, possibilitando a formao de uma ampla frente antigolpista, que assegurou a manuteno da ordem constitucional e a posse, meses depois, de seu vice-presidente, Caf Filho

O interregno Caf Filho: 1954-1955 Prioridade: enfrentamento da grave situao cambial (queda dos preos do caf e vencimento de crditos de curto prazo). Ministro da Fazenda: Eugnio Gudin. Gudin desejava removeros obstculos livre entrada de capital estrangeiro ->Instruo 113 da Sumoc (1955): licenas de importao sem cobertura cambial para equipamentos e bens de produo (mecanismo vantajoso para o investidor externo). Perodo Gudin: mais ortodoxos programas de estabilizao da historia econmica contempornea, gerando ampla crise de liquidez e substancial elevao do nmero de falncias e concordatas, alm de significativa queda na formao bruta de capital fixo.

Balano e concluses Os dez anos que se seguiram ao fim da II Guerra foram de forte expanso no PIB e de presses inflacionrias. Avano no processo de industrializao e expanso dos investimentos pblicos no setor de infraestrutura. Principal legado do perodo 1945-55: reforo da industrializao baseada na substituio de importaes e na continuidade de um nacionalismo de cunho pragmtico.

2) Dos anos dourados de JK crise no resolvida (1956-1963) Introduo Do ponto de vista poltico, o perodo entre os anos de 1956 e 1963 inscreve-se no continuum democrtico-populista iniciado no ps-Guerra. Pelo lado da economia, esse perodo tambm d seguimento (at 1962) a um longo ciclo de expanso, cujo incio data da recuperao relativamente precoce da economia brasileira dos efeitos da Grande Depresso dos anos 30. As mudanas econmicas e sociais mais significativas se fizeram sentir ao longo de todo o perodo, atravs da transformao da estrutura produtiva (com a perda da importncia relativa da produo agropecuria e o ganho correspondente do setor industrial)e da crescente urbanizao da populao do pas. A descontinuidade na trajetria de crescimento econmico claramente precedeu o golpe de 1964, podendo ser observada j em meados de 1963, quando se assiste ao incio da desacelerao. A inesperada renncia de Jnio Quadros ajudaria a agravar a crise econmica que, sob Goulart, se misturaria a um quadro poltico que se deteriorava rapidamente.

Crescimento e transformao econmica Quando JK tomou posse, a importncia relativa do setor rural se refletia na participao do setor agropecurio no PIB (21% em 1956). Foi justamente esse sinal de atraso econmico que JK se empenhou em reverter, valendo-se para tanto de pesados investimentos pblicos e privados nos setores industrial e de infraestrutura econmica, reunidos em seu Programa de Metas. PIB: aps um crescimento modesto em 1956 (2,9%), entre 1957 e 1960 a economia brasileira cresceu por volta de 10% a.a. a renncia de Jnio e a tumultuada presidncia de Joo Goulart ajudam a explicar a inflexo de 1962 (6,6%) e o pfio desempenho econmico de 1963 (0,6%). Se em termos de crescimento do produto o perodo 1956-63 foi exitoso, o mesmo no pode ser dito com relao ao comportamento da inflao, das finanas pblicas e das contas externas do Brasil. Dados os efeitos defasados associados poltica econmica, no resta dvida que o aumento do patamar inflacionrio e da razo dvida externa lquida/exportaes no perodo de 1961-63 foi em grande medida herdado dos anos JK. Em 1955 ano anterior posse de JK os pesos dos setores agropecurio e industrial no PIB pouco haviam se alterado, sendo de 23,5% e 25, 6%, respectivamente. A partir da implementao do Plano de Metas, o quadro muda radicalmente: o setor agropecurio perde espao para o setor industrial e, em 1960, tem peso de 17,8% no PIB, contra 32,2% da indstria (25,6% da indstria de transformao). Perodo de 1952-61: expressiva taxa de crescimento mdio do valor adicionado do setor industrial (11,6% a.a.); avano da participao dos bens durveis e dos de capital, no qual o processo de substituio de importaes mais progrediu (vinda das montadoras estrangeiras de automveis). O grande perdedor, portanto, foi o subsetor de manufaturados leves (no durveis). Note-se, porm que, em 1961 ele ainda respondia pela maior parte do valor agregado do setor industrial, numa indicao de que o processo de substituio de importaes havia avanado muito, mais ainda se encontrava longe de seu auge coisa que s aconteceria ao final da dcada de 1970, com a maturao dos projetos do II PND.

Os anos JK A poltica cambial Devido s dificuldades de se praticar polticas fiscal e monetria ativas na poca (veremos mais frente), a poltica cambial terminou sendo o principal instrumento de poltica econmica do governo brasileiro na dcada de 1950. Devido escassez de dlares problema que afligiu a economia internacional no imediato ps-II-guerra, e o brasil at fins dos anos 1960 -, tornou-se necessria a criao de mecanismos muitas vezes engenhosos de alocao de divisas escassas. > Instruo 70 da Sumoc (um desses mecanismos). O sistema de taxas de cmbio mltiplas inaugurado com a Instruo 70 foi complementado por outra Instruo da Sumoc esta, mais controvertida, e com grande impacto na economia brasileira a de nmero 113 (1955). > autorizava a

importao de bens de capital sem cobertura cambial. Com isso e essa era a principal crtica que setores do empresariado nacional e de esquerda faziam quela Instruo concedia-se um subsdio implcito ao capital estrangeiro. (Obs: Cobertura cambial o pagamento da mercadoria no exterior, mediante contratao de cmbio, ou seja, compra de moeda estrangeira para saldar a dvida). Como se percebe, a poltica cambial no perodo no apenas procurava lidar com a restrio de divisas da poca agravada pelo desempenho ruim das exportaes de caf como tambm funcionava como um importante instrumento de poltica de desenvolvimento econmico, ao alargar as possibilidades de investimento em um contexto de escassez de divisas. Esta poltica de desenvolvimento est sintetizada no conjunto de projetos de investimento reunidos no Programa de Metas.

O programa de Metas O esforo de planejamento econmico no Brasil que ganhara flego com os trabalhos da CMBEU e, posteriormente, do grupo misto Cepal BNDE se tornaria permanente a partir da instituio por JK, do Conselho de Desenvolvimento, diretamente ligado presidncia da Repblica. O Conselho elaborou um conjunto de 30 objetivos (metas) especficos, distribudos segundo cinco reas, denominado Programa de Metas. O Programa contemplava investimentos nas reas de energia, transporte, indstria de base, alimentao e educao, cujo montante orado equivaleria a cerca de 5% do PIB no perodo de 1957-61. As reas de energia e transporte receberiam a maior parcela dos investimentos previstos no Programa. Alm dessas metas, havia uma outra meta autnoma particularmente cara de JK a construo de Braslia, cujos gastos no estavam orados no Programa. As inverses do Programa de Metas a cargo do setor privado (tanto nacional como estrangeiro) direcionaram-se, sobretudo, aos setores automobilstico, de construo naval, mecnica pesada e equipamentos eltricos. A implementao do Programa dependeu da adoo de uma tarifa aduaneira protecionista, complementada por um sistema cambia que subsidiava tanto a importao de bens de capital como de insumos bsicos, e que atraa o investimento direto de por parte do capital estrangeiro. Muitas das metas alcanaram elevado percentual de realizao frente ao planejado, com destaque para a construo de rodovias, produo de veculos e a ampliao da capacidade de gerao de energia eltrica. importante salientar que, ao lanar o Programa, o governo se esquivou de apresentar, em paralelo, uma proposta detalhada de financiamento, preferindo procurar sua soluo ao longo da execuo do Programa. De fato, o principal mecanismo de financiamento do Programa de Metas foi a inflao, resultante da expanso monetria que financiava o gasto pblico e do aumento de crdito, que viabilizaria os investimentos privados. Na prtica, o Banco do Brasil promovia a expanso primria dos meios de pagamentos, ao emprestar ao Tesouro para ajudar a cobrir o dficit de caixa (causado, em grande parte, por subsdios dados s empresas de propriedade do governo

federal). A fim de estancar esse dficit e, assim, interromper a expanso indesejada da base monetria o governo teria de recorrer a uma das trs alternativas (ou uma combinao delas): elevao da tributao, colocao de ttulos da dvida ou conteno dos gastos. Primeira alternativa: no factvel> a estrutura tributria de ento no permitia um aumento substancial de receitas no curto prazo; Segunda alternativa: no factvel > esbarrava na Lei de Usura (que limitava a taxa de juros nominais a 12%, contra uma inflao mdia em 19 56-61 superior a 20% - os ttulos pblicos acabavam rendendo, muitas vezes, taxas de juros negativas). Nesse contexto, restava ao governo o recurso contenso de despesas, que terminava por assumir a forma de atrasos nos pagamentos a fornecedores envolvidos em projetos ligados ao Programa de Metas. Se, por um lado, a economia logrou crescer, em mdia, cerca de 5% a.a. em termos per capita e o coeficiente de importaes caiu para cerca de 8% em 1960, por outro, a inflao mdia entre 1957 e 1960 (25% a.a.) excedeu largamente os 13,5% planejados.

O Plano de Estabilizao Monetria Inflao > o governo reagiu mediante o encaminhamento ao Congresso do Plano de Estabilizao Monetria - PEM (1958). Procurando contornar as crticas do Congresso ao PEM, bem como compatibilizar suas diretrizes gerais com a continuidade dos investimentos previstos no Programa de Metas, optou-se por uma estabilizao monetria gradual. (O PEM teve incio em 1959). Entre as medidas anunciadas, estava a diminuio dos subsdios importao de trigo e gasolina, com impactos imediatos no custo de vida. Entretanto: entre crescer ou estabilizar, Juscelino optou pelo primeiro e o PEM foi abandonado. Deteriorao de alguns dos principais indicadores macroeconmicos: entre 1956 e 1960, as exportaes caram quase 15% e a dvida externa lquida aumentou 50%.

Os governos Jnio Quadros e Joo Goulart Defrontado com os problemas macroeconmicos herdados da administrao de JK, Jnio (que assumiu o governo em janeiro de 1961) tratou de lanar um pacote de medidas de cunho ortodoxo, que incluam uma forte desvalorizao cambial e a unificao do mercado de cmbio (Instruo 204 da Sumoc), a conteno do gasto pblico, uma poltica monetria contracionista e a reduo dos subsdios ainda concedidos s importaes de petrleo e trigo. As medidas foram bem recebidas pelos credores do Brasil e pelo FMI, garantindo significativo reescalonamento da dvida externa (que venceria entre 1961 e 1965) bem como a obteno de novos emprstimos nos Estados Unidos. O mrito da estratgia econmica da Quadros, entretanto, jamais poder ser avaliado: sem base parlamentar de sustentao, em um Congresso dominado pelo PTB e PSD, Jnio renunciou a seu mandato em 25 de agosto de 1961.

Com a renncia de Jnio, deveria assumir a presidncia o seu vice, Joo Goulart, ento em viagem oficial China comunista. Contudo, logo surgiu forte oposio posse de Goulart entre setores militares e civis. Ante a escalada das tenses, o Congresso adotou uma soluo conciliatria aprovando a mudana do sistema de governo que passou de presidencialista a parlamentarista. Isso permitiu que Goulart tomasse posse como presidente da Repblica, com poderes diminudos (1961). Os resultados econmicos em 1961 foram positivos em que se pese a grave crise poltica que o pas atravessara e certamente influenciado pela maturao de diversos projetos de investimentos iniciados ainda na gesto de Juscelino. O PIB naquele ano cresceu 8,6%, embora viesse acompanhado da expressiva elevao do patamar inflacionrio. Plebiscito de 1963: vitria dos defensores da volta ao regime presidencialista. A deciso de lanar o Plano Trienal de Desenvolvimento Econmico e Social (elaborado por equipe liderada por Celso Furtado) teve como pano de fundo a queda da taxa de crescimento da economia em 1962 (de 6,6%), bem como o agravamento do quadro inflacionrio. Objetivo geral: conciliar crescimento econmico com reformas sociais e o combate inflao. Objetivos especficos: 1) garantir taxa de crescimento do PIB de 7% a.a., prximo mdia dos anos anteriores; 2) reduzir a taxa de inflao para 25% em 1963, visando alcanar 10% em 1965; 3) garantir um crescimento real dos salrios mesma taxa do aumento da produtividade; 4) realizar a reforma agrria como soluo no s para a crise social como para elevar o consumo de diversos ramos industriais; e 5) renegociar a dvida externa para diminuir a presso de seu servio sobre o balano de pagamentos. Inflao (diagnstico de Celso Furtado): naquele momento, ela resultava de excesso de demanda causado pelo dficit pblico. A fim de conter a escalada de preos> medidas ortodoxas: a correo de preos pblicos defasados, o realismo cambial, corte de despesas, controle da expanso do crdito ao setor privado e aumento do compulsrio sobre depsitos a vista. Estratgia de desenvolvimento proposta por Furtado (tradio cepalina): dava nfase ao aprofundamento do processo de industrializao pela via da substituio de importaes como forma de enfrentar os pontos de estrangulamento da economia brasileira. Externamente: Brasil procurava alvio para os problemas do balano de pagamentos > negociar o reescalonamento da dvida externa e obter ajuda financeira adicional. Dessa vez, o governo dos EUA no se mostrou to disposto a ajudar (deteriorao da situao poltica do Brasil) Diante do fracasso da misso de reescalonamento da dvida e das crticas domsticas a essa mesma misso e s medidas contracionistas previstas no Plano Trienal, Joo Goulart abandonou a ortodoxia econmica. > restituiu os subsdios ao trigo e ao petrleo e reajustou o salrio mnimo, entre outras medidas. A taxa de inflao mensal tornou a se acelerar, mantendo-se em patamar elevado at o fim de 1963. Por fim, teve inicio uma forte desacelerao da atividade econmica, resultante tanto das medidas contracionistas includas no Plano Trienal, como de fatores estruturais relacionados perda de dinamismo do processo de substituio de importaes.

Agrava-se a radicalizao no pas. > o lance final dessa tragdia poltica deu-se a 31 de maro de 1964, com o golpe civil-militar que derrubou Joo Goulart. A melhoria do quadro econmico objetivo declarado dos revolucionrios teria de esperar a adoo do Paeg no governo Castello Branco e o milagre que se sucedeu.

Concluses Juscelino: qualquer avaliao deve comear por ressaltar a virtuosa combinao de crescimento econmico acelerado, transformao estrutural da economia brasileira e pleno gozo das liberdades democrticas no pas. Entretanto, no se deve omitir o fato de que o Plano de Metas tambm agravou a concentrao regional da produo, alm de ter sido praticamente omisso em relao agricultura e educao bsica. Juscelino deixaria para seus sucessores a parte ruim dos 50 anos em 5: a inflao alta, o dficit pblico elevado e a deteriorao das contas externas.

3) Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econmico (1964-1973) Introduo Trs presidentes do perodo: Castelo Branco (1964-66); Costa e Silva (1967-69), Mdici (1969-73). Os anos de 1964-73 so marcados pela continuidade no terreno poltico, bem como quanto ao modelo de poltica econmica. O combate gradual inflao, a expanso das exportaes e a retomada do crescimento foram os principais objetivos da poltica econmica. Apesar da troca de governo e de ministros, tal orientao foi seguida sem grandes desvios at 1973. A continuidade no campo da poltica econmica foi, em grande parte, reflexo da continuidade poltica do perodo. Diante da forte represso a manifestaes da sociedade civil e mesmo atuao de partidos polticos, a viso de poltica econmica do governo no encontrava resistncia formal. Com relao ao empresariado, no havia motivo para resistncia, j que a poltica econmica do perodo (especialmente a partir de 1968) foi, em geral, favorvel aos lucros em detrimento dos salrios. Ausncia de correlao entre democracia e desenvolvimento e alta correlao entre autoritarismo e reforma econmica. No que tange ao desempenho da economia, os anos 1964-73 abrigam duas fases distintas. A primeira, de 1964 a 1967, caracterizou-se como uma fase de ajuste conjuntural e estrutural da economia, visando ao enfrentamento do processo inflacionrio, do desequilbrio externo e do quadro de estagnao econmica do incio do perodo. Os ano 1964 a 67, foram marcados pela implementao de um plano de estabilizao de preos de inspirao ortodoxa o plano de ao econmica do governo (Paeg) e de importantes reformas estruturais do sistema financeiro, da estrutura monetria e do mercado de trabalho. A segunda fase, de 1968 a 1973 caracterizou-se por uma poltica monetria expansiva e por vigoroso crescimento da atividade econmica (mdia anual de 11,1%), acompanhado de gradual reduo da

inflao e do desequilbrio externo. Essas condies justificaram a alcunha de Milagre Brasileiro para esse perodo. O Paeg (1964-66): Diagnstico e estratgia de estabilizao (Programa de Ao Econmica do Gaverno) Ao longo de 1963 at o incio de 1964 > estagflao (estagnao da atividade econmica acompanhada do aumento da inflao). Tanto o Paeg quanto as reformas estruturais do perodo de 1964-66 esto fundamentados no diagnstico apresentado pelo ministro Roberto Campos ao presidente Castelo Branco em fins de Abril de 1964. Campos aponta duas linhas principais de ao para a superao da crise: o lanamento de um plano de emergncia destinado a combater eficazmente a inflao, que veio a ser o Paeg, e o lanamento de reformas de estrutura (as reformas fiscais e financeiras) Principais medidas do Paeg: 1) programa de ajuste fiscal, com base em metas de aumento da receita (via aumento de arrecadao tributria e de tarifas pblicas) e de conteno (ou corte, em 1964) de despesas governamentais; 2) um oramento monetrio que previa taxas decrescentes de expanso dos meios de pagamento; 3) uma poltica de controle de crdito ao setor privado; 4) um mecanismo de correo salarial. O combate inflao estava sempre qualificado no sentindo de no ameaar o ritmo da atividade produtiva. O plano previa taxas reais de crescimento do PIB de 6% a.a no binio 1965-66. As metas do Paeg para a inflao indicavam uma estratgia assumidamente gradualista. O plano no se props a eliminar o processo inflacionrio em curto espao de tempo, mas apenas a atenu-lo ao longo de trs anos, admitindo ainda uma inflao de 10% no terceiro ano. Os militares assumiram o poder em 1964 com um discurso que atribua ao governo militar a misso de salvar o pas do caos econmico e poltico em que se encontrava. O Paeg, anunciado como um plano emergencial de estabilizao era parte dessa misso. Contudo, para legitimar o regime de exceo junto sociedade (leia-se, junto classe empresarial e s camadas de renda mais alta) e ao meio poltico internacional, era necessrio preservar a renda agregada de uma queda abrupta, enquanto se implementava o plano de combate inflao. Numa segunda etapa (com a inflao sob controle) seriam, ento, implementadas polticas diretamente voltadas para o objetivo de crescimento e desenvolvimento econmico o que, de fato, foi feito a partir de 1967.

As reformas estruturais do perodo de 1964-67 A Reforma Tributria Os objetivos explcitos da reforma tributria eram o aumento da arrecadao do governo (via aumento de carga tributria econmica) e a racionalizao do sistema tributrio. As principais medidas implementadas foram: 1)criao do ISS (Imposto sobre servios), a ser arrecadado pelos municpios; 2) criao do ICM (Imposto sobre

Circulao de Mercadorias), incidente apenas sobre o valor adicionado a cada etapa de comercializao do produto; 3) ampliao da base de incidncia do imposto sobre a renda de pessoa fsica; 4) criao de uma srie de mecanismos de iseno e incentivos atividades consideradas prioritrias pelos governo poca basicamente, aplicaes financeiras, para estimular a poupana, e investimentos (em capital fixo) em regies e setores especficos; 5) criao do fundo de participao dos Estados e Municpios (FPEM), atravs do qual parte dos impostos arrecadados no nvel federal (no qual se concentrou a arrecadao) era repassada s demais esferas de governo. Esse conjunto de medidas resultou em significativa elevao da carga tributria do pas. Do ponto de vista distributivo a reforma tributria do governo Castelo Branco foi regressiva, beneficiando as classes de renda mais alta (os poupadores) com os incentivos e isenes sobre o imposto de renda. Outra caracterstica da reforma tributria foi o seu carter centralizador do ponto de vista federativo. Foi limitado o direito dos Estados e municpios legislarem sobre tributao. Dificilmente uma reforma regressiva e centralizadora como a de 1964-67 teria sido aprovada pelo congresso e aceita sem resistncia pela sociedade em um regime democrtico.

A reforma financeira Sistema Financeiro Brasileiro (SFB) O objetivo central da reforma financeira foi dotar o SFB de mecanismos de financiamento capazes de sustentar o processo de industrializao j em curso, de forma no inflacionria. Para tanto, era necessrio, em primeiro lugar, reorganizar o funcionamento do mercado monetrio, o que foi feito com a criao de duas novas instituies: o Banco Central do Brasil (Bacen), como executor da poltica monetria, e o Conselho Monetrio Nacional (CMN) com funes normativas e reguladoras do SFB. Modelo de financiamento de Roberto Campos: seguia o modelo segmentado vigente nos EUA. Neste, as instituies financeiras atuam em segmentos distintos do mercado, cabendo aos bancos de investimento o papel de prover financiamento de longo prazo, como intermedirios da colocao de ttulos no mercado de capitais e, em menor escala, como emprestadores finais. No brasil manteve-se ainda um papel importante para os bancos pblicos no crdito de longo prazo. Quanto captao de longo prazo, o diagnstico era de que tanto a gerao quanto a alocao de poupana no Brasil eram prejudicadas pelo baixo retorno real dos ativos de longo prazo, em um contexto de inflao crescente e juros nominais limitados. O aumento do retorno real dos ativos requeria a conteno do processo inflacionrio. Esse problema seria enfrentado com o Paeg. A opo do governo pelo gradualismo no combate inflao exigia, contudo, a criao de mecanismos de proteo do retorno real dos ativos, bem como de incentivos a demanda, durante o perodo de transio para a baixa inflao. Outro aspecto importante das reformas: ampliao do grau de abertura da economia ao capital externo, de risco (investimentos diretos) e principalmente de emprstimo.

A economia brasileira no perodo de 1964-67 A atividade econmica se recuperou, mas cresceu a taxas moderadas no perodo de 1964-67 (4,2% a.a.). Apesar do efetivo aperto monetrio e fiscal do perodo, o Paeg no cumpriu as metas estabelecidas: a inflao (IGP) alcanou 92% em 1964, 34% em 1965 e 39% em 1966 quando as metas do plano eram respectivamente 70%, 25% e 10%. Contudo, como as metas da inflao tambm foram superadas devido inflao corretiva e expanso do M1 e do crdito o crescimento real dos meios de pagamento e do crdito privado oscilou bastante. Com relao ao ajuste fiscal, embora as metas fixadas no Paeg no tenham sido cumpridas a risca para as receitas e despesas separadamente, os dfcits obtidos ficaram prximos do previsto para o binio 1964-54. A poltica salarial do plano tambm foi bastante restritiva Como o valor so salrio nominal fixo entre duas datas de reajuste (um ano na maioria dos casos), na presena de inflao, o salrio real se reduz a cada ms, ao longo desse perodo. Assim, se este for um perodo de inflao estvel, o valor relativo dos salrios e dos lucros fica equilibrado; se for um perodo de queda da inflao, a indexao retroativa resultar em ganho para os salrios reais porque o perodo comportar salrios reais mais elevados que no perodo de inflao estvel. Por fim, se o perodo for de acelerao da inflao, haver ganhos para os lucro, porque a mdia do salrio real ficar achatada em relao ao que seria nos outros cenrios. Esse foi exatamente o caso quando da implementao do Paeg, que escolheu os dois anos anteriores s datas de reajuste como referncia. A partir de 1966 um decreto lei (n 15) determinou que as correes salariais fossem calculadas com base na inflao prevista pelo governo (10% em 1966), que foi superada pela inflao efetiva naquele ano que era de 39,1%. Em suma, as presses inflacionrias de demanda e de custos, diagnosticadas no Paeg, foram efetivamente combatidas com polticas monetria, fiscal e salarial restritivas. Contudo, o sucesso do plano foi parcialmente comprometido pelos aumentos atribudos a outros custos bsicos impostos, tarifas pblicas, cmbio e juros (esse ltimo devido ao aperto monetrio) e pela criao da correo monetria para ativos e contratos em geral. O nvel adequado da taxa de cmbio real, aliado ao fraco crescimento econmico do binio 1964-65 (mdia anual de 2,9%) permitiu o aumento dos saldos comerciais, explicado tanto pela expanso das exportaes (24% acumulado no perodo de 196466), quanto pela retrao das importaes (27% no binio de 1964-65). Essas ltimas voltaram a crescer a partir de 1966, acompanhando a recuperao da atividade econmica. O saldo do Balano de Pagamentos (BP) foi favorecido pelo ingresso de capitais voluntrios e de emprstimos de regularizao. Esses emprstimos explicam o nico supervit do BP no perodo de 1964-67, j que sem eles o ano de 1965 seria de dficit. Nesse caso, difcil separar a contribuio das medidas econmicas e a do cenrio poltico do perodo. sabido que tanto o golpe militar de 1964 quanto os governo militares que sucederam no Brasil (pelo menos at a gesto de Geisel) contaram com a

simpatia dos EUA, principal exportador de capital para as economias latino americanas da poca. O perodo de 1968-73: Recuperao e Milagre Em 1968, a economia brasileira inaugurou uma fase de crescimento vigoroso, que se estendeu at 1973. Nesse perodo o PIB cresceu 11% a.a. liderado pelo setor de bens de consumo durvel e, em menor escala, pelos bens de capital. A taxa de investimento subiu para 19% em 1968. O crescimento do perodo de 1968-73 retomou e complementou o processo de difuso da produo e consumo de bens durveis, iniciado com o Plano de Metas. A faanha da economia brasileira nesse perodo foi ainda mais surpreendente porque tal ritmo de crescimento foi acompanhado de queda da inflao (embora moderada) e de sensvel melhora do BP, que registrou supervits crescentes ao longo do perodo. A relao direta entre crescimento e inflao retratada na curva de Phillips. Costa e Silva convidou o professor de economia da USP Antnio Delfim Neto para assumir a pasta da Fazenda. Delfim Neto manteve, em linhas gerais, a poltica de controle gradual inflao, mas imprimiu uma mudana de nfase da poltica econmica em dois sentidos: 1) o controle da inflao passou a enfatizar o componente de custo invs da demanda, j que a economia operou em ritmo de stop and go nos trs anos de governo de Castelo Branco; 2) por isso mesmo, o combate inflao deveria ser conciliado com polticas de incentivo retomada do crescimento econmico. Na nova estratgia, as polticas fiscal e salarial do Paeg foram mantidas praticamente sem alteraes: os dficits do governo foram sendo reduzidos e as correes salariais seguiram a regra criada em 1966, baseada na inflao estimada (pelo governo) e no na inflao efetiva. 1967 marca um ponto de inflexo na poltica monetria, que se tornou expansiva, aps a forte restrio da liquidez em 1966. Para compensar os possveis efeitos da expanso monetria sobre a inflao, foram institudos controles de preos, atravs de um rgo criado exclusivamente para esse fim: Conep (comisso nacional de estabilizao de preos), mais tarde substituda pela CIP (Comisso Interministerial de Preos). Os juros cobrados pelos bancos comerciais foram tambm tabelados pelo BACEN. Em 1968 foi lanado o Plano Estratgico de Desenvolvimento (PED), cujas prioridades eram: 1) a estabilizao gradual dos preos, mas sem a fixao de metas explcitas de inflao; 2) o fortalecimento da empresa privada, visando retomada dos investimentos; 3) a consolidao da infraestrutura, a cargo do governo; 4) a ampliao do mercado interno, visando a sustentao da demanda de bens de consumo, especialmente dos durveis. No campo fiscal, havia a determinao de que os investimentos pblicos em infraestrutura no comprometessem o ajuste fiscal em curso. Isso foi obtido atravs do aumento da participao das empresas estatais nesses investimentos. Como resultado, o governo pode conciliar a realizao dos novos investimentos pblicos com a reduo do dficit primrio.

A mesma orientao de poltica econmica foi mantida no governo Mdici (1969-73), marcado por uma fase de ntida radicalizao do regime autoritrio (decreto do AI-5 em dezembro de 1968).

A poltica econmica e a economia durante o Milagre Comparada ao perodo de 1964-67, a fase do Milagre foi claramente favorecida pela poltica monetria: em termos reais, os meios de pagamento cresceram a uma taxa mdia anual de 14% entre 1968-73, ante 5% no perodo anterior, e o crdito total seguiu a mesma tendncia (17% a.a.). Quanto ao trade-off da curva de Phillips, quatro fatores atuaram para conter a tendncia ao aumento da inflao: 1) a capacidade ociosa da economia, herdada do perodo de fraco crescimento (1962-67); 2) o controle direto do governo sobre preos industriais e juros; 3) a poltica salarial em vigor, que, em geral, resultou em queda do salrio real; 4) a poltica agrcola implementada, que contribuiu para expandir a produo e evitar prees inflacionrias atravs de financiamentos pblicos subsidiados e isenes ficais para a compra de fertilizantes e tratores. Alm disso, a melhora das contas externas permitiu um controle maior sobre a taxa de cmbio. Quanto ao dilema entre crescimento e equilbrio externo, a soluo do problema foi facilitada por uma combinao de condies favorveis: 1) a disponibilidade de liquidez a juros baixos no mercado externo, aliada j mencionada boa vontade dos EUA para com o Brasil; 2) a posio favorvel dos termos de troca, diante do aumento dos preos das commodities exportveis; 3) a expanso do comrcio mundial. O tabelamento de juros, utilizado no Brasil, era uma prtica comum nos anos 60-70. Nos EUA, tal prtica promoveu a ampliao da liquidez domstica e estimulou a economia, que passou a registrar dficits comerciais crescentes. A contrapartida desses dficits foi a expanso do comrcio mundial e o acmulo de reservas nos pases superavitrios (especialmente Japo e Alemanha, alm de outras economias europeias). Juntamente com o capital americano, que buscava aplicaes mais rentveis (no submetidas a tetos de juros) em outros pases, esses recursos deram origem ao chamado mercado de eurodlares depsitos em dlares, mantidos em bancos fora dos EUA. Parte desses recursos acabou migrando tambm para os pases em desenvolvimento, especialmente aqueles com perspectivas de crescimento e com regimes polticos convenientes posio americana na Guerra Fria exatamente o caso do Brasil no perodo do Milagre. Nesse contexto, a tendncia reduo dos saldos do BP medida que o PIB brasileiro crescia, foi evitada com base numa poltica deliberada de captao de recursos externos. Esses recursos foram os grandes responsveis pelo Milagre brasileiro em relao ao BP, j que a tendncia deteriorao das contas externas sugerida nos modelos tericos foi confirmada para a conta de transaes correntes. As exportaes e importaes tambm cresceram vigorosamente no perodo de 196873. O crescimento das exportaes foi liderado pelos bens manufaturados (mais 639%).

A expanso das importaes teve maior crescimento dos volumes (mais 177%) que os preos (mais 54%). A elevada sensibilidade do quantum de importaes ao crescimento do PIB nesse perodo refletiu, essencialmente, o estgio de desenvolvimento industrial da economia brasileira poca: face dependncia externa do pas com relao a bens de capital e insumos (especialmente petrleo e derivados), o crescimento do setor de bens de consumo durveis pressionou as importaes desses itens. A moderada valorizao real do cmbio no perodo de 1970-73 estimulou tambm a importao de bens j produzidos no Brasil. A despeito disso, devido ao bom desempenho das exportaes, a balana comercial foi equilibrada na mdia de 1968-63, mas registrou dficits significativos no binio 197172. A conta de servios e rendas registrou dficits crescentes.

Comentrios finais: perodo de 1964-73 e a herana para o Governo Geisel. O perodo contempla duas fases distintas da economia brasileira: os primeiros quatro anos exibiram um comportamento errtico, alternando curtos perodos de recuperao e de desacelerao econmica o perodo de 1968-73 caracterizou-se por clara tendncia expansiva. O governo Castelo Branco (1964-66) tomou para si a tarefa de arrumar a casa a fim de viabilizar a rpida retomada do crescimento econmico. Contudo, o plano antiinflacionrio traado (Paeg) apesar de gradualista acabou se mostrando mais restritivo da atividade econmica do que seria desejado alm de menos eficaz no combate inflao. O desequilbrio do BP tambm no foi solucionado. A realimentao entre as sucessivas correes cambiais e a inflao no perodo de 1964-67 no permitiu grandes melhoras no saldo comercial. Por outro lado, a inflao persistente e o crescimento claudicante tambm no atraam capital externo. O maior xito econmico do governo Castelo Branco deu-se na rea fiscal: alm de os dficits serem reduzidos, foram criadas, com a reforma financeira na rea da dvida pblica, condies duradouras de financiamento no monetrio desses dficits. A percepo da ineficcia da poltica econmica em curso no sentido de promover a retomada do crescimento, levou o governo Costa e Silva a afrouxar a poltica monetria a partir de 1967 e a lanar o PED em meado de 1968. O PED foi um plano nitidamente mais desenvolvimentista que o Paeg, prevendo a continuidade do combate gradual inflao, mas acompanhado de investimentos pblicos e polticas propcias recuperao dos investimentos privados. claro, porm, que o fato de a inflao j ter sido significativamente reduzida nos anos anteriores facilitou a adoo de uma plano dessa natureza em 1968. Embalada pelo PED, a economia brasileira iniciou, em 1968, uma fase de crescimento vigoroso que se estendeu e acelerou at 1973. O Milagre realizado nesse perodo foi a combinao desse crescimento com a reduo das taxas de inflao e com a total eliminao dos dficits do BP alis, convertidos em supervits. Essa faanha foi tornada possvel por dois grupos de fatores: de um lado atuaram algumas condies

econmicas e polticas favorveis e, de outro lado, a habilidade do governo no aproveitamento das oportunidades que essa conjuntura oferecia. No primeiro grupo, deve-se mencionar: 1) a existncia de capacidade ociosa na economia, fruto da debilidade econmica da fase anterior; 2) o quadro de ampla liquidez no mercado internacional; 3) o regime autoritrio vigente, que facilitava a implementao das polticas do governo; 4) a simpatia americana pelo regime. No segundo grupo a habilidade do governo se revelou em diversos aspectos da poltica econmica do perodo de 1968-73: 1) na adoo do controle de preos (inclusive salrios) 2) na poltica de juros tabelados (em nveis baixos) 3) na poltica de crawling pag para o cmbio (baseada em minidesvaloriazes cambiais, de acordo com a inflao), que evitou movimentos bruscos na taxa de cmbio real, estimulando as exportaes e, indiretamente, o nvel de atividade econmica; 4) na pltica deliberada de captao de recursos externos um auxlio luxuoso que favoreceu o controle do cmbio e o financiamento da expanso econmica.

4) Auge e Declnio do Modelo de Crescimento com Endividamento: o II PND e a Crise da Dvida Externa (1974-1984) Introduo 1974: inicio do longo processo de distenso do regime autoritrio. 1974-78: Ernesto Geisel 1979-84: Joo Figueiredo 1985-89: Jos Sarney (primeiro presidente civil aps o golpe) 1974-84: auge e esgotamento do modelo de crescimento vigente no pas desde os anos de 1950, isto , do modelo de industrializao por substituio de importaes (ISI) comandada pelo Estado e fortemente apoiada no endividamento externo. Geisel: a implementao do II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND) completou o processo de ISI no Brasil (forte crescimento econmico 6,7% a.a.) Figueiredo: trs fases : 1) 1979-80: manteve-se crescimento vigoroso, mas o forte aumento da inflao e a deteriorao das contas pblicas externas j sinalizavam o esgotamento do modelo de crescimento do II PND; 2) 1981-83: grave desequilbrio no BP, acelerao inflacionria e forte desequilbrio fiscal. Inaugura-se um longo perodo de estagnao da economia brasileira que se estendeu at meados da dcada de 1990 (dcada perdida); 3) 1984: inicio de uma das curtas fases de recuperao econmica. 1974-84 - cenrio externo: aumentos do preo do petrleo e aumento dos juros norteamericanos. Diante da significativa dependncia do brasil importao de petrleo e bens de capital e do elevado endividamento externo do pas, esses choques condicionaram decisivamente a poltica econmica brasileira no perodo de 1974-84, exigindo polticas de ajuste externo

Estrutura Produtiva e Dependncia Externa no Brasil: O cenrio no inicio de 1974 A rpida expanso das importaes e da dvida externa brasileira durante o milagre econmico implicou um aumento da dependncia externa do pas; crescimento

liderado pelo setor industrial e, neste, pelos bens de consumo durveis, o que ampliou a dependncia externa da economia em relao aos bens de capital; crescimento tambm foi acompanhado de aumento da dependncia estrutural da economia brasileira em relao ao petrleo. Paralelamente, o aumento da dvida externa ampliou a dependncia e a vulnerabilidade financeira externa da economia. Para cumprir os encargos da dvida necessrio: gerar supervits comerciais e/ou captar novos recursos no mercado externo. A gerao de supervits comerciais requer, alm de uma politica cambial adequada, uma demanda externa em crescimento; a emisso de novas dvidas requer um mercado internacional com disponibilidade de liquidez e receptivo a novas dvidas do pas devedor. 1973: primeiro choque do petrleo. Com os novos preos, comprimia-se a capacidade de importao e, consequentemente, de crescimento do pas.

O conturbado contexto internacional de 1974-84 1974-78: fase de acomodao aos novos preos do petrleo. Nos pases industrializados, os efeitos mais imediatos do choque foram o aumento dos juros e a contrao da atividade econmica. Isso comprimiu ainda mais a capacidade de importar dos pases em desenvolvimento porque a recesso nos pases industrializados dificultava o aumento das receitas de exportao. No brasil, a balana comercial passou de virtual equilbrio em 1973 para um dficit de US$ 4, 7 bilhes no ano seguinte. As dificuldades dos pases em desenvolvimento no comrcio internacional foram aliviadas, paradoxalmente, por outro efeito do choque do petrleo: a forte entrada de petrodlares no mercado financeiro internacional. A partir de 1974, as receitas de exportao dos pases membros da OPEP comearam a migrar para os pases industrializados, em busca de retorno financeiro. 1979: segundo choque do petrleo interrompeu, de forma duradoura, o fluxo de capital dos pases industrializados para aqueles em desenvolvimento. Visando conter os efeitos inflacionrios do segundo choque do petrleo, os bancos centrais dos pases industrializados, em geral, elevaram suas taxas bsicas de juros (fase de recesso). A combinao desses choques (preo do petrleo e aumento das taxas de juros) atingiu gravemente os pases importadores de petrleo, em especial, aqueles j endividados, como o Brasil. O novo choque do petrleo deteriorou ainda mais os termos de troca para esses pases. O aumento dos juros americanos contribuiu para aumentar seus dficits em conta corrente de duas formas: 1) atravs da retrao das importaes dos pases industrializados; 2) atravs do aumento das despesas com a dvida externa, j que grande parte dela fora contratada a taxas flutuantes. Ao mesmo tempo, os juros mais altos dificultavam a captao de novos emprstimos pelos pases j endividados. Crise da dvida latino-americana: incapazes de saldar ou de refinanciar as elevadas despesas financeiras em dlares, esses pases se viram forados a declarar moratria da dvida externa.

Poltica econmica e ajuste externo no Governo Geisel (1974-78) O modelo de ajuste externo e seus condicionantes Quadro de dependncia estrutural e restrio externa impunha a adoo de algum plano de ajuste externo. Trs possibilidades: 1) atrelar o crescimento do PIB s condies gerais do mercado internacional, permitindo um crescimento maior somente nos perodos favorveis gerao (via exportaes) e/ou capitao (via endividamento) de divisas pelo pas; 2) promover o ajuste externo atravs de mudanas de preos relativos (desvalorizao cambial), o que permite o crescimento econmico somente se este for liderado pelo aumento das exportaes lquidas (e, portanto, pela reduo da absoro interna); 3) buscar a superao da dependncia externa, investindo na ampliao da capacidade de produo domstica de bens de capital e petrleo, o que, indiretamente e a longo prazo, contribuiria para reduzir tambm a dependncia financeira. As duas primeiras caracterizam um modelo de ajuste conjuntural e potencialmente recessivo. A ltima se define como uma estratgia de ajuste estrutural, que visa remover ao atenuar a restrio externa ao crescimento, de forma duradoura. No curto prazo, porm, os trs caminhos dependiam, em maior ou menor grau do aval do mercado internacional, seja atravs da importao de produtos brasileiros ou da oferta adicional de crdito. O modelo adotado por Geisel foi o de ajuste estrutural: II PND (1974) Os novos investimentos eram dirigidos aos setores identificados como os grandes pontos de estrangulamento que explicavam a restrio estrutural e externa ao crescimento da economia brasileira: infraestrutura, bens de produo (capital e insumos), energia (pesquisa, explorao e produo de petrleo e desenvolvimento de fontes de energia alternativas) e exportao. Esse conjunto de iniciativas visava avanar no processo de ISI, bem como ampliar a capacidade exportadora do pas. Diante da magnitude e do longo prazo de maturao dos investimentos planejados, e da virtual inexistncia

You might also like