You are on page 1of 3

DIREITO AMBIENTAL MDULO I Matutino - 13.02.09 Prof. Wander Garcia Aula: 2 TEMA DE AULA 1. Tombamento - continuao 4.

.5) Efeitos do tombamento: 4.5.1) O proprietrio no poder modificar a coisa, salvo, autorizao especial. 4.5.2) O proprietrio dever conservar a coisa. O poder pblico, estar autorizado pela lei a arcar com os custos, se o proprietrio no tiver dinheiro. 4.5.3) Os vizinhos no podem alterar a visibilidade da coisa. Dec-Lei 25/37. 4.5.4) O Poder Pblico tem direito de preferncia na aquisio da coisa. 4.5.5) O particular tem direito de ser indenizado, se houver prejuzo patrimonial. 5. COMPETNCIA EM MATRIA AMBIENTAL - Arts. 23/24/30, CF. 5.1) Competncia administrativa: - Executar a lei ambiental. - Tambm chamada de competncia material. (fiscalizao/licena/tombamento) - A competncia comum: Unio, Estados, Municpios e DF. 5.2) Competncia Legislativa: concorrente da Unio (expede normas gerais), Estados (podem suplementar a lei federal; se no houver lei federal, poder legislar de forma plena at que surja lei federal sobre o assunto, circunstncia em que a lei estadual ter sua eficcia suspensa no que for contrrio lei federal.) e DF. 6. PRINCPIOS DE DIREITO AMBIENTAL 6.1) Princpio do poluidor pagador: traz dois aspectos: a) Repressivo: quem poluir deve reparar o dano. b) Preventivo: impe a internalizao das externalidades negativas (significa gastar meio ambiente). 6.2) Princpio da preveno X princpio da precauo. - Ambos impem a tomada de medidas prvias para proteger o meio ambiente. - O primeiro incide nos casos de certeza cientfica de dano ambiental. - O segundo quando h incerteza cientfica de dano ambiental. 7. SISNAMA - Sistema Nacional do Meio Ambiente. -7.1) SISNAMA o conjunto articulado de rgos e entidades dos entes polticos, responsvel pela proteo ambiental. Lei 6.938/81. - Sistema federativo. 7.2) Estrutura: a) rgo Superior: conselho de governo, que tem o papel de assessorar o presidente da repblica em matria ambiental.. b) rgo consultivo e deliberativo: CONAMA conselho nacional do meio ambiente. um rgo federal. - Competncias do CONAMA: Assessorar o conselho de governo; Expedir normas e padres ambientais Apreciar recursos das decises do IBAMA. - Composio do CONAMA: membros do governo federal, membros representantes de estados e municpios e membros que vm das sociedades civis organizadas. c) rgo central: Ministrio do Meio Ambiente, que tem a funo de coordenar a poltica nacional do meio ambiente. d) rgo executor: IBAMA (autarquia federal, pessoa jurdica de direito pblico) - Fiscaliza e licencia.
-1

DIREITO AMBIENTAL MDULO I Matutino - 13.02.09 Prof. Wander Garcia Aula: 2 e) rgo seccionais e locais. - Estados e municpios. 8. INSTRUMENTOS DA POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - Art. 9, Lei 6.938/81. 8.1) Licenciamento ambiental: 8.1.1) Conceito: o procedimento administrativo obrigatrio para as atividades que possam causar degradao ambiental. 8.1.2) Competncia: a) Unio: atividade de impacto nacional ou regional; b) Estados/DF: atividades de impacto regional; c) Municpios: atividades de impacto local. Para fazer licenciamento, o municpio deve ter estrutura e Conselho Municipal de Meio Ambiente. 8.1.3) Fases: a) Licena prvia: - Aprova localizao e os requisitos para as demais fases. b) Licena de instalao: - Autoriza as obras (implantao). c) Licena de operao - Autoriza o funcionamento. 8.2) EIA-RIMA - Estudo de Impacto Ambiental Relatrio de Impacto de Meio Ambiente. - Art. 225, CF 8.2.1) Conceito: o estudo multidisciplinar obrigatrio para as atividades que possam causar significativa degradao ambiental. 8.2.2) Outras caractersticas: a) O CONAMA traz rol exemplificativo dos casos em que deve ser feito o EIA. Res.01/86. b) O EIA prvio ao licenciamento ambiental. c) O EIA pblico, admitindo sigilo em situaes justificadas. d) Quem escolhe e paga a equipe o empreendedor. 8.3) Unidades de conservao: - Lei 9.985/00 - So espaos territoriais especialmente protegidos. 8.3.2) Espcies: a) Proteo integral: - Uso indireto (visitao/ensino/pesquiso) Ex.: Estao ecolgica e Parque Nacional. b) Uso sustentvel: admite uso direto, mas de modo sustentvel. Ex.: reserva extrativista. 8.3.3) Criao - Criado por Lei ou Decreto. 8.3.4) Desafetao/ reduo: - Somente por meio de Lei. 8.4) Responsabilidade civil ambiental 8.4.1) Modalidades: a) Regra geral: objetiva (civil). Exceo: subjetiva quando o poder pblico se omite na fiscalizao. 8.4.2) Reparao do dano ambiental: a) Deve ser especfica. b) Quando o dano for irreversvel, cabe: indenizao e/ou compensao ambiental.

-2

DIREITO AMBIENTAL MDULO I Matutino - 13.02.09 Prof. Wander Garcia Aula: 2 LEGISLAO DE AULA - Constituio Federal o Art. 23 o Art. 24 o Art. 30 o Art. 225 - Lei 6.938/81 - Lei 9.983/00 - Dec-Lei 25/37. QUESTES SOBRE O TEMA: 1. (CESPE 2008.1) So instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente I o estabelecimento de padres de qualidade ambiental e o zoneamento ambiental. II a avaliao de impacto ambiental e o licenciamento e a reviso de atividades efetivamente ou potencialmente poluidoras. III os incentivos produo e instalao de equipamentos e a criao ou absoro de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental e a criao de espaos territoriais especialmente protegidos pelo poder pblico federal, estadual e municipal, tais como reas de proteo ambiental de relevante interesse ecolgico e reservas extrativistas. Assinale a opo correta. a) Apenas os itens I e II esto certos. b) Apenas os itens I e III esto certos. c) Apenas os itens II e III esto certos. d) Todos os itens esto certos. 2. (OAB/CESPE 2007.3) Segundo o jurista Vladimir Passos de Freitas, na concepo moderna de meio ambiente, este considerado no apenas como a natureza mas tambm como as modificaes que o homem nela vem introduzindo. Assim, assinala o jurista, possvel classificar o meio ambiente em ambiente natural, que compreende a gua, a flora, o ar, a fauna, e ambiente cultural, que abrange as obras de arte, imveis histricos, museus, belas paisagens, enfim, tudo o que possa contribuir para o bem-estar e a felicidade do ser humano. Considerando tal concepo, assinale a opo correta. a) A Constituio Federal admite formas especficas de proteo do patrimnio cultural, tais como o tombamento, o registro, o inventrio, a retrocesso e a desapropriao. b) As criaes cientficas e tecnolgicas integram o patrimnio cultural brasileiro, sendo elas objeto de especial proteo pelo poder pblico. c) Os municpios no detm competncia para proteger o patrimnio cultural, em razo da relevncia nacional dos bens que o integram. d) Sendo comum a competncia material para a proteo do patrimnio cultural, Unio, estados, DF e municpios podem instituir tombamento de bens imveis dotados de valor histrico-cultural, no se admitindo, porm, o tombamento de um mesmo bem por mais de uma pessoa poltica, em razo da proibio do bis in idem.

GABARITO 1. D, 2. D.

-3

You might also like