You are on page 1of 17

Carlos Eduardo do Val

Ubuntu Guia do Iniciante 2.0 Fascculo especial: Virtualizao

Vitria 29/04/2012

Licenciamento Esta obra protegida por direitos autorais, contudo est licenciada para alguns tipos de usos, de acordo com os termos da Creative Commons 3.0, como segue abaixo:

Atribuio
Voc deve dar o crdito ao autor original da obra

No-comercial
Esta obra no pode ser comercializada, ou utilizada com fins comerciais sem a expressa autorizao do autor

Sem derivados
Esta obra no pode ser modificada e no podem haver obras baseadas nesta

Agradecimentos
Primeiramente, ao maravilhoso e onipresente Senhor Jesus Cristo, minha me Lana Mrcia do Carmo, que cuidou de mim enquanto eu escrevia este livro, por noites e noites. Aos amigos Anderson Sanguinete e Flvio Afonso Trancoso, que por diversas vezes conferiram o material do livro, a fim de apontar erros e sugerir contedo. Agradeo ao amigo Joo Fernando Costa Junior, da Revista Esprito Livre, que incentivou e muito a criao deste trabalho. Aproveito para agradecer ao meu coordenador de curso e futuro professor Antnio Mrcio Mendona, que nos momentos de finalizao deste trabalho, ajudou com importantes conselhos. Agradecimentos vo para os leitores do primeiro livro, que ajudaram o trabalho ganhar visibilidade, revista Esprito Livre, ao site Baixaki, que colocou a primeira obra disposio dos brasileiros e a todos os meus Bons Amigos, que confiaram em mim e minhas justificativas para estar ausente nas gravaes da nossa Novela da Vida.

Ubuntu marca registrada da Canonical Inc. E todos os seus direitos de marca so reservados. Logos, cones e outros itens inseridos nesta obra, so de responsabilidade de seus proprietrios. Alguns itens apresentados neste livro podem sofrer alteraes sem prvio aviso.

Emulao de aplicativos e virtualizao

Wine
O WINE, embora muitos chamem de emulador, na verdade, nada mais do que uma reinveno da roda em software livre (simplificando ao mximo). Isso quer dizer que ele possui bibliotecas de vnculo dinmico do Windows as DLL implementadas com cdigo fonte aberto. O WINE cria um conjunto de diretrios em sua pasta de usurio que simulam as pastas do sistema Windows em uma pasta chamada .wine ( como possui o ponto antes do nome, ela uma pasta oculta ) e dentro de si, possui os diretrios Arquivos de programas, Windows, etc. apenas com aquilo que precisa para que o programa do Windows que voc instalar funcione.

Ilustrao 1: Microsoft Word 2007 rodando sobre o WINE

Esta possibilidade de execuo de alguns programas Windows no Linux, embora promissora, no est livre de alguns comportamentos indesejados, j que programas utilizam algumas rotinas de execuo, plugins componentes do sistema Windows que no encontram no Linux, como games mais recentes, ou aplicativos que utilizem o .Net framework, como a suite LIVE de aplicativos ( Windows Live Messenger, Live Mail, Live Writer e outros ), por isso, recomenda-se procurar uma alternativa livre ou nativa do Linux. O WINE pode ser instalado atravs da Central de Programas do Ubuntu, e pode ser encontrado na verso estvel e em desenvolvimento ( sempre identificada com um nmero de verso maior que a estvel - sujeita a bugs ).

Ilustrao 2: Clique em "Mais informaes" para saber mais sobre o WINE

A instalao de programas Windows no Linux atravs do WINE um pouco diferente da instalao dos aplicativos Linux, pois requer a autorizao para que o arquivo funcione como um executvel. Essa medida visa proteger o sistema contra programas nocivos,
4

conhecidos como autoexecutveis. Para conceder a permisso para que um arquivo torne-se executvel, clique com o boto direito do mouse sobre ele e selecione a opo Propriedades e na aba Permisses, marque a opo Permitir a execuo do arquivo como um programa. Clique no boto Fechar e instale o programa como se estivesse no Windows. Caso no seja possvel ainda a executar, abra novamente as propriedades do arquivo e na aba Abrir com, selecione a opo Carregador de aplicativos do Windows WINE.

Ilustrao 3: Marque arquivos setup como executveis

Ilustrao 4: Macromedia Fireworks 8

Uma lista de compatibilidade do WINE pode ser encontrada no site appdb.winehq.org e as classificaes so Platinum, Gold, Silver, Bronze e Garbage, sendo Platinum os aplicativos que instalam e executam sem nenhum requerimento ou configurao adicional e Gold aqueles que, embora executem perfeitamente, requerem algum tipo de configurao extra ou componentes do Windows. Esta lista de compatibilidade est em constante alterao devido evoluo do WINE. Dentre os programas que so melhor suportados pelo Wine esto os jogos Counter Strike, Far Cry 2, Left 4 Dead, os aplicativos DVDShrink e o Microsoft Office 2007.

Virtualizao de sistemas
Virtualizao de processos e sistemas uma prtica que vem crescendo muito nos ltimos anos e a cada dia mais, vem se tornando mais comum nos Desktops. Com a virtualizao de sistemas, possvel criar computadores virtuais rodando dentro de computadores reais, permitindo assim uma gama muito maior de aplicaes computacionais em um mesmo dispositivo. Considere, por exemplo, a possibilidade de utilizar ao mesmo dois sistemas operacionais a mais do que o que voc est usando instalado em seu computador. Isso permitiria que voc testasse um aplicativo que s funciona em determinado sistema sem a necessidade de alterar as configuraes de seu computador para isso. possvel, por exemplo, executar uma outra verso do Linux ao mesmo que usa o seu Ubuntu, ou ento, instalar o Windows em uma mquina virtual e utiliz-lo para acessar servios exclusivos para este sistema. Na prtica, a virtualizao consiste na emulao dos componentes de um computador, a criao de um arquivo que funcionar como um HD e outro que funcionar como a memria RAM. Isso proporciona a segurana do isolamento da mquina virtual do seu computador, e qualquer problema de sistema ou vrus. Ou seja, fora alguma perda de performance, um sistema no interfere no funcionamento do outro. Utiliza-se os termos Hospedeiro, ou Host para definir o sistema instalado em seu computador, e Hspede, Sistema convidado ou Guest, o sistema que ser virtualizado. No Ubuntu, o software de mais comum de gerenciamento de mquinas virtuais o VirtualBox, mas existem outros, como o o VmWare Player, Qemu e outros. O VirtualBox ser utilizado como exemplo de criao de mquinas virtuais e pode ser encontrado atravs da Central de Programas.

Ilustrao 5: Instalao do VirtualBox

Virtualizando o Windows
Devido a alguns inconvenientes promovidos por algumas empresas que custam se adequar s necessidades dos clientes, volta e meia torna-se necessrio o uso do Internet Explorer, que parte do Windows. Para fins didticos e de utilidade pblica, este livro ensinar a criar uma mquina virtual para a instalao do Windows e chamaremos de VM.
6

Inicie o VirtualBox. A tela de incio do programa lhe fornecer apenas a opo Novo, a qual utilizaremos para criar nossa mquina virtual.

Ilustrao 6: Tela inicial do VirtualBox

Aps a mensagem de boas-vindas do assistente, clique em Prximo. O assistente de criao de mquina virtual requer o nome da mquina virtual ( VM ) e o tipo de sistema. Normalmente ele detecta o tipo de sistema durante a digitao do nome da VM, contudo, voc pode escolher o tipo de sistema operacional e verso nos menus drop-down. Clique em Prximo.

Ilustrao 7: necessrio colocar um identificador para a nova mquina virtual

Deslize o controle para definir a quantidade de memria da VM, ou digite a quantidade de memria destinada mquina virtual. Lembre-se de no utilizar na mquina virtual uma quantidade de memria que possa comprometer a execuo do sistema hospedeiro. Clique em Prximo.

Ilustrao 8: No coloque mais de 50% da memria fsica de seu sistema

O assistente de criao de discos virtuais ser iniciado. Ser necessrio selecionar o tipo de arquivo. Escolha VDI (VirtualBox Disk Image) e clique em Prximo.

Ilustrao 9: Selecione o tipo de arquivo de disco rgido virtual

Ser necessrio criar um disco rgido ( HD ) virtual para efetuar a instalao. Aps criado um disco rgido virtual, ele pode ser reutilizado. Para a primeira VM, iremos utilizar a opo Criar novo disco rgido. Clique em Prximo e o assistente de criao de discos rgidos virtuais ser iniciado.

Ilustrao 10: Sua primeira mquina virtual ir precisar de um novo disco rgido virtual

Em Detalhes do armazenamento, necessrio que se escolha o tipo do armazenamento, que pode ser Dinamicamente alocado, de modo que o disco rgido virtual aumentar seu tamanho de acordo com a demanda, ou Tamanho fixo onde voc determinar o tamanho em megabytes ou gigabytes que seu disco rgido virtual dever ter. Discos de tamanho fixo so mais rpidos que os dinmicos, porm, os dinmicos no tm problemas com falta de espao em disco para instalar programas, desde que haja espao em seu disco rgido fsico. Clique em Prximo.

Ilustrao 11: O dinamicamente alocado ir se expandir gradualmente at o limite definido

Aps escolher o tipo do disco rgido virtual, dever ser definido o tamanho do disco e o local de armazenamento em seu computador. Deslize o controle at o valor desejado. Para definir o local onde voc deseja armazenar o disco rgido virtual, clique no cone ao lado do campo Localizao, navegue at o diretrio desejado e clique em Salvar.

Ilustrao 12: Voc pode escolher onde deseja salvar o disco rdigo virtual

Enfim, o sumrio mostrar as informaes de sua VM. Clique em Criar para que sua mquina virtual seja salva. Aps estes passos, voc ainda pode continuar configurando pequenos detalhes de sua VM.

Memria principal, memria de vdeo, endereamento fsico, dispositivos adaptadores de rede, fitros de dispositivos USB e pastas compartilhadas podem ser configuradas atravs do boto Configuraes.

Ilustrao 13: Visualizao das VMs

Aps efetuar as alteraes desejadas, voc poder inicializar sua mquina virtual, clicando no boto Iniciar, mas antes de comear a execuo, o assistente de primeira execuo ir auxili-lo a selecionar a midia de instalao. Em uma VM, voc pode utilizar uma unidade de CD/DVD ou uma imagem de disco para iniciar a instalao. Ao clicar no boto Iniciar, o VirtualBox primeiramente lhe informar a informao sobre auto-captura de ponteiro do mouse uma funo que alterna seu dispositivo apontador na mquina real e na mquina virtual. Se o auto capturar estiver desligado, ser necessrio utilizar a tecla CTRL direita para trazer o mouse de volta para o sistema hospedeiro. Tambm ir solicitar o disco do sistema a ser instalado.

Ilustrao 14: Tela inicial do assistente de primeira execuo

Aps concluir a escolha da midia, a VM iniciar sua execuo. Instale o sistema normalmente, como se tivesse em um computador real.
10

Ilustrao 15: Seleo do local da midia de instalao

Ilustrao 16: Iniciando a instalao do Windows na VM

Aps instalada, sua mquina virtual poder ser utilizada para as mais diversas finalidades, porm para que ela funcione da melhor maneira possvel, ser necessrio a instalao dos equivalentes ao drivers da mquina virtual, os Adicionais para convidado. Para iniciar a instalao, acesse o menu de aplicativo Dispositivo > Instalar adicionais para convidado. uma instalao simples e assistida.
Ilustrao 17: Aps s instalao do sistema virtual, ser necessrio instalar os adicionais para convidado

Primeiramente, o controle de usurio do Windows perguntar se voc deseja permitir que o programa faa alteraes no computador. Clique na opo Sim e em seguida, clique na opo Executar VboxWindowsAdditions.exe. O assistente de instalao ser iniciado. Clique em Next nas prximas duas janelas e em fim, no boto Install para iniciar o processo de instalao. Ao final, reinicie a mquina virtual atravs do menu iniciar do Windows. Pronto! Sua mquina virtual est pronta para uso!

Ilustrao 18: Clique em executar para iniciar 11

Ilustrao 19: Aplicativos do Ubuntu e a VM rodando em um dos Desktops

Uma forma eficiente de uso de mquinas virtuais o modo Seamless, que mescla os dois Desktops, o hospedeiro e o convidado em uma s rea de trabalho, mantendo ainda assim, o isolamento entre os dois sistemas. Para ativar o modo Seamless, voc pode utilizar as teclas de atalho CTRL direito + L, ou menu de aplicativo Visualizar > Alternar para modo seamless. O modo de tela cheia pode ser ativado atravs das teclas de atalho CTRL direito + F.

Ilustrao 20: Mesclando os Desktops com o modo Seamless

O modo de tela cheia e seamless s estaro disponveis aps a instalao dos adicionais para convidados. Tambm pode no ocorrer a captura automtica do ponteiro do mouse pela mquina hospedeira, sendo necessrio liber-lo atravs da tecla CTRL direita.

12

Compartilhando arquivos entre o Ubuntu e a VM


A funo de compartilhamento de pastas onde e os sistemas real e virtualizado passam a funcionar em rede. Assim, arquivos podem ser compartilhados e o isolamento quase quebrado. Primeiramente, ser necessrio adicionar a pasta a ser compartilhada nas configuraes do VirtualBox. Para isso, clique na VM desejada e abra o painel de configurao atravs do boto Configuraes, na interface principal do VirtualBox. Na tela do configuraes do VirtualBox, clique na opo Pastas Compartilhadas e na tela se seleo de pastas, clique no primeiro cone direita da janela, conforme destacado na imagem seguir:

Ilustrao 21: Escolha as pastas do sistema real a serem compartilhadas com o virtual

Em seguida, a janela Acrescentar Compartilhamento ser aberta. Na opo Caminho da Pasta, clique no menu dropdown e selecione Outro... Na janela de seleo de pasta, navegue at a pasta que deseja compartilhar e clique em Abrir. Ainda na janela Acrescentar compartilhamento, digite um nome para a pasta a ser compartilhada e marque a opo Montar Automaticamente para que a pasta j esteja disponvel ao iniciar a VM. Por fim, clique no boto OK e ser exibida as Ilustrao 22: Clique em "outro" para acessar mais configuraes do compartilhamento.
opes 13

Ilustrao 23: Pasta compartilhada adicionada

Aps estes passos, devemos configurar no Windows o mapeamento da pasta compartilhada. Acesse o menu principal do Windows ( o menu Iniciar ) e clique no cone Computador. A janela do Explorer ir exibir os discos locais e opes de mapeamento. Clique na opo Mapear unidade de rede.

Ilustrao 24: No Windows, clique em "Mapear unidade de rede" para ter acesso pasta compartilhada

A janela Mapear unidade de rede, que permite a escolha de caminho de compartilhamento ser aberta. Na opo Unidade:, selecione a letra que deseja definir para a unidade de rede. Clique no boto Procurar ao lado do campo Pasta:.

Ilustrao 25: Defina uma letra para a unidade de rede

14

Continuando, voc dever selecionar o caminho da pasta compartilhada na janela Procurar Pasta. Clique no cone Rede > VBOXSVR e clique no cone da pasta que voc compartilhou pelo VirtualBox e em seguida, no boto OK. Sua pasta compartilhada estar acessvel na mquina virtual atravs do caminho Menu Iniciar > Computador.

Ilustrao 26: VBOXSVR o nome da unidade de rede

No Ubuntu virtualizado, pastas compartilhadas so acessveis atravs de um comando de terminal. Aps escolher as pastas que deseja compartilhar na sua mquina hospedeira, Abra o Terminal e digite o seguinte comando: mount -t vboxsf compartilhamento ponto-de-montagem, onde compartilhamento o nome dado pasta compartilhada e ponto-de-montagem o local em sua mquina virtual que ser montado o caminho de compartilhamento. Exemplo:
sudo mount -t vboxsf Downloads /home/Orgulho\ Geek/Compartilhamento

Snapshots
A funo Snapshot permite que voc grave estados do seu sistema, podendo retornar quele estado a qualquer momento. Assim, caso voc precise retornar a um programa aberto anteriormente, pode fazer uma snapshot e restaurar o sistema caso necessrio. Lembre-se que esta funo consome recursos de armazenamento de seu sistema e deve ser controlada para que no falte espao no disco rgido de seu computador.

Atalhos do VirtualBox
Voc pde aprender na leitura da apresentao do sistema, que as teclas de atalho facilitam a utilizao de computadores no dia a dia. O VirtualBox possui suas prprias teclas de atalho, porm, sua base de operaes para praticamente todos os atalhos, a tecla CTRL localizada direita da tecla de espao, prximo tecla Enter. Saber a localizao das teclas de atalho crucial para utilizar as funes de operao em tela inteira ou em modo seamless, onde no visvel a opo de retornar ao estado inicial.
15

A tecla CTRL direita chamada de Host. Confira os principais atalhos do VirtualBox: (Host = CRTL direito) Host + F: Entra em modo de tela cheia. Pressione uma vez para entrar em tela cheia e mais uma vez para sair do modo de tela cheia. Host + L: Entra em modo seamless e une o Desktop do Ubuntu ao Desktop virtualizado. Pressione a combinao de teclas uma vez para entrar em modo seamless e mais uma vez para restaurar ao tamanho de janela. Host + G: Redimensiona o tamanho da tela virtualizada automaticamente. Pressione uma vez para ativar esta funo. Host + Del: Equivalente ao CTRL + Alt + Del na mquina virtual. Host + R: Reinicializa a mquina virtual. Host + P: Pausa a mquina virtual. Host + H: Desligamento por ACPI (similar ao comportamento do sistema ao se pressionar o boto de desligamento no computador). Host + S: Tira uma snapshot do sistema em execuo.

16

You might also like