You are on page 1of 7

07.

A Construo da Realidade: uma viso no-dualista


Roger T. Soares

v a esperana de encontrar as fontes da ao livre nos altos reinos da mente ou nas profundezas do crebro. A abordagem idealista dos fenomenologistas to pobre de esperana quanto a viso positiva dos naturalistas. Para descobrir as fontes da ao livre necessrio ir para fora dos limites do organismo, no na direo da esfera da mente, mas nas formas objetivas da vida social; necessrio procurar as origens da conscincia humana e da liberdade na histria social da humanidade. Para encontrar a alma necessrio perd-la. A.R. Luria

Introduo Procurar o significado da vida e da conscincia, a finalidade da existncia humana e a maneira de tornar essa experincia plena explorando todo o potencial inerente ao ser humano no uma atividade que se restringe aos adeptos da investigao cientfica ou filosfica. De forma mais ou menos consciente, todas as pessoas realizam essas inquisies e reflexes diariamente, utilizando as respostas para ordenar, coordenar e planejar seus atos, dos mais corriqueiros aos mais transcendentes. O resultado do balano dessas reflexes que d a sensao de felicidade, que ento um processo, no um objeto. Em todas as pocas e nas vrias culturas o conhecimento humano tem-se desenvolvido na expectativa de dar conta do universo tangvel ou intangvel (mas ainda existente) e das nossas relaes com o mesmo. O desenvolvimento da cincia tambm procura contribuir para esse conhecimento e tem sido eficaz em transformar o intangvel em tangvel, atravs de instrumentos e aparelhos que ampliam a capacidade de percepo do ser humano. Todavia, permanece o homem com uma sensao de algo intangvel interno para o qual ainda no se encontram explicaes e entendimento pleno e que, no entanto, parece encerrar os enigmas da essncia da ser e da realidade absoluta. O mtodo cientfico cartesiano, herdeiro de uma postura dualista de mente e corpo como entidades distintas e separveis, tende a reduzir a realidade aos fenmenos tangveis e compreenso objetivista do mundo. No a nica forma de conceber-se a realidade. A seguir apresentam-se as concepes da construo da realidade a partir de esquemas mentais e questiona-se o papel do contexto religioso, com predomnio da concepo dualista da realidade, no estabelecimento do paradigma cientfico ainda vigente e as possveis contribuies de filosofias no-dualistas, em particular o budismo, para uma reviso dos princpios que devem anteceder os mtodos.

Realidade dada e realidade construda Nossa cultura nos leva a crer em uma realidade natural relacionada ao espao-tempo que explorada e crescentemente descoberta para ns pela cincia natural (ARBIB, 1986). Esse parece ser o paradigma contra o qual outras formas de objetividade devem ser medidas, segundo o modelo empirista dominante. Da mesma forma acreditamos em pessoas com as quais nos

juntamos em grupos e sociedades que constroem uma realidade humanamente criada, mas que tambm passvel da aplicao dos mesmos mtodos que so utilizados na cincia natural. Para os religiosos que participam de uma forma particular de realidade humanamente criada, qual seja a das crenas, mitos, religies e igrejas, alm da realidade dimensional e temporal existe tambm uma realidade transcendente que independe dessas coordenadas e que se refere ao mbito do divino. Em A construo da realidade Arbib e Hesse pretendem desafiar a postura verificacionista em seus fundamentos, considerando que toda a realidade construda e consubstanciada a partir de esquemas mentais, seja no que se refere aos objetos da cincia natural como no que tange a realidade religiosa.

Figura 1 Extraida de ARBIB e HESSE, 1986

Na figura acima, Arbib descreve como a construo da realidade acontece quando nos relacionamos com objetos do mundo fsico, dimensional ou com os postulados religiosos. Enquanto na realidade espao-tempo podemos submeter nossos esquemas mentais, derivados da percepo ao crivo da realidade fenomnica, recebendo do mundo objetivo um feed-back que nos permite reajustar nossos esquemas mentais, na realidade teolgica difcil determinar um algo externo que possa nos prover informaes que propiciem uma reavaliao. Deve-se notar que no modelo acima, trata-se do transcendente como externo ao ser ou, pelo menos, como um objeto com o qual um sujeito possa se relacionar. Para ampliar o conceito de construo da realidade, o autor considera no apenas o indivduo isolado, fruto da concepo iluminista de que cada indivduo uma alma com caractersticas nicas que se relaciona com a Divindade, mas que a realidade construda socialmente, sendo que na composio dos fatos sociais incluem-se as realidades religiosas, assim como as realidades cientficas cuja fundamentao extrapola os mtodos clssicos de comprovabilidade e reprodutibilidade.

Figura 2 - Extraida de ARBIB e HESSE, 1986


De fato, podemos considerar que em vrios aspectos o empirismo ultrapassa o critrio pragmtico que opera para consolidar o carter de verdade ou de aceitabilidade no campo da cincia natural. Como regra, as teorias cientficas se desenvolvem sobre fatos cientficos, descritos por uma linguagem observacional e por testagem, sendo que com o progresso novas teorias que explicam realidade surgem e se fixam desde que consigam resolver as questes que as teorias anteriores respondiam com igual ou maior eficcia e, possivelmente, ampliam o conhecimento provendo solues para questes antes sem resposta. Entretanto, esse cenrio ideal no pode ser admitido de maneira acrtica. Ainda segundo Arbib, os contrapontos desse paradigma so: a. A cincia construtora de novos fatos. No h um corpo fixo de fatos a serem estudados, eles so continuamente ampliados e revistos em funo da observao. b. Os prprios fatos so comprometidos com as teorias, j que no h linguagem observacional sem uma teoria que a sustente. c. As teorias, de certo modo, so mais ricas que os dados, ou seja, as teorias nem sempre so dedutveis dos dados, mas construdas no plano das idias a partir de outras teorias e mesmo sem que haja a possibilidade de comprovao por falta de aparato tecnolgico para mensurao dos fenmenos a que se referem. d. O realismo cientfico deve ser tomado com restries, j que no se pode considerar uma teoria aceitvel como verdadeira ou o mais prximo da verdade apenas baseada no sucesso pragmtico, com pena de se ter que considerar a realidade como intensamente dependente do contexto histrico e cultural que permite a formao das linguagens e das observaes dos fenmenos. No campo das realidades teolgicas, as teorias vo sempre alm dos dados observveis e o critrio de sucesso pragmtico no se aplica satisfatoriamente, dada a inconsistncia dos fatos e a impossibilidade de testagem de questes que se situam alm do espao-tempo. Por outro lado, os critrios do empirismo e do positivismo, bem como o sucesso pragmtico no podem ser considerados como sine qua non para a aceitao do que seja cientfico. Um exemplo so as cincias cognitivas que apresentam implicaes para a epistemologia, para o problema mente-corpo e para o entendimento do humano que vo muito alm do seu limitado sucesso pragmtico como grupo de cincias. O que parece ser importante desfazer a viso de uma cincia unidirecional, totalmente independente da perspectiva histrica e social em que se encontra, mas sim considerar que a cincia influencia e influenciada pela realidade social.

Neurocincias e cincias cognitivas

Existe um esforo bidirecional para a aproximao das neurocincias e das cincias cognitivas. Entretanto, os dados obtidos pelo estudo da fisiologia e da anatomia, nos nveis histolgico, celular, gentico e biomolecular no so suficientes para a compreenso de processos cerebrais ou mentais complexos e integrados. A principal dificuldade a de obter dados para uma avaliao de funes cerebrais ou mentais nos nveis mencionados em indivduos vivos. Boa parte dos conhecimentos neurofisiolgicos que serviram de base para o desenvolvimento das teorias das cincias cognitivas, como nos estudos de Eccles e Popper, advinham de dados obtidos a partir de sintomas apresentados em indivduos lesionados em determinadas reas, como nos trabalhos de Luria. Atualmente com o desenvolvimento de tcnicas que possibilitam o estudo acoplado da anatomia e da fisiologia em indivduos sadios, como a magnetoencefalografia, a magnetoestimulao transcraniana, o PET(psitron emission tomography), o SPECT(single photon emission computed tomography) e suas associaes com tomografia computadorizada e ressonncia magntica, podemos esperar grandes avanos no conhecimento dos mecanismos cerebrais, no que se refere a processos complexos como o pensamento, as emoes e mesmo estados no-ordinrios de conscincia. No acreditamos que seja necessrio manter a viso dualista de um algo a mais alm do crebro para explicar eventos como a conscincia, o conhecimento e a construo da realidade. Todavia, devemos manter a ressalva de que as teorias das cincias cognitivas, at o momento, fundamentam-se nas teorias epistemolgicas para extrapolar os dados obtidos pelas neurocincias.

Teoria do Esquema Desenvolvida por Michael Arbib a partir da dcada de 60, a Teoria do Esquema desenvolve-se sobre teorias de inteligncia artificial e cincias cognitivas com a proposta fundamental de que o conhecimento e a realidade so construdos a partir de uma rede de esquemas cognitivos dinmicos que se constituem como blocos com os quais so formados os esquemas complexos que determinam as funes cognitivas superiores. Para o autor, a realidade social e a realidade teolgica tambm so esquemas, da mesma forma articulados a partir de esquema simples, porm concebidos coletivamente. A idia de esquema mental surge no incio do sculo XX, na neurologia com a introduo da idia de esquema corporal que permite o reconhecimento do prprio corpo no espao, naquilo que se denomina propriocepo. Esse esquema corporal recebe aferncias de fibras sensitivas localizadas nos nervos perifricos e com terminaes em articulaes, tendes, msculos e pele compondo a sensibilidade profunda que, em conjuno com as aferncias dos rgos vestibulares e a integrao do cerebelo e das regies parietais do crtex cerebral nos do a sensao de saber nossa posio no espao e nossa relao com a gravidade. Posteriormente, o termo esquema foi utilizado por Piaget na Teoria Construtivista, definindo um esquema de uma ao como as caractersticas generalizveis dessa ao, quer dizer, aqueles que permitem a repetio da mesma ao ou sua aplicao em um novo contedo. Nessa concepo a criana constri um repertrio de esquemas simples que se desenvolvem ao longo do tempo at a possibilidade de esquemas para a abstrao que independem das aferncias sensoriais. Tambm a idia de hbito desenvolvida por Pierce compara-se de esquema, incluindo as conexes entre o indivduo e a sociedade. A questo da evoluo bem abordada pelas duas caractersticas fundamentais de estabilidade e adaptabilidade contidas na idia de hbito de Pierce. Na Teoria do Esquema de Arbib, o esquema a pea fundamental e primria, que antecede mesmo a relao com o mundo exterior, apenas se desenvolvendo a partir dos estmulos sensoriais e, em nvel mais complexo, a partir da comunicao e da linguagem que tambm so tidas como secundrias. Assim, a criana nasce com esquemas bsicos para os mecanismos de homeostase, incluindo a respirao, alimentao, digesto etc. Atravs de assimilao e acomodao, surge

uma rede, uma trama de esquemas que do conta da realidade, primeiro da criana e depois da realidade do adulto. O que deve ser ressaltado na Teoria do Esquema que cada esquema simples compreende um ciclo de percepo e ao integrados e que no se constitue em uma entidade esttica, mas um processo em contnua reavaliao e readaptao em funo direta da experincia.

A dimenso social dos esquemas Os esquemas no devem ser considerados como mnadas isoladas, mas como entidades que interagem entre si para modelar situaes complexas, mediar o aprendizado e determinar a direo de ao do organismo. Da mesma maneira que a realidade social constitui-se da associao das rede de esquemas individuais, cada pessoa contm uma representao holstica da realidade social dentro de si. O modo como cada um escolhe a realidade que tomar para si a partir do contato social determinado pelas experincias geradas por esse contato, de tal forma que os esquemas traduzem, ao mesmo tempo, o conhecimento e o aprendizado. medida que agimos, percebemos; medida que percebemos, ns agimos. Importante tambm ter em mente que a percepo no passiva, j que os esquemas tambm determinam o que recebemos do ambiente. Nossas teorias cientficas, assim como os esquemas individuais so sujeitas a mudanas e o surgimento de um esquema mais complexo no desqualifica, necessariamente um mais simples que pode responder por questes mais cotidianas. De qualquer maneira, a teoria de Arbib sustenta a existncia de uma realidade puramente objetiva, restrita ao espao-tempo, independente da construo humana, com a qual os indivduos se relacionam. H ainda realidades puramente humanas, derivadas de convenes sociais sem um substrato no mundo dimensional-temporal. Convm notar que esses esquemas constitudos por uma realidade puramente humana, sem uma fundamentao no mundo objetivo, entendidos como um subproduto da relao do indivduo e da sociedade com a realidade natural, quase como um efeito colateral da conscincia que parecem formar o que ns temos de mais humano e tambm o de mais desumano. Considerando-se que esses esquemas baseados na realidade humana formam princpios como os da tica, os valores das sociedades, as crenas, mitos, religies e tantas manifestaes artsticas, podemos imaginar que somos senhores do nosso destino nesse aspecto j que no h fronteiras materiais ou naturais que nos impeam de realizarmos qualquer utopia. Ento, que mundo queremos construir para ns?

Uma viso no-dualista O mtodo cientfico se desenvolveu a partir de Descartes que tomou como pressuposto a dualidade entre alma e corpo e a existncia de uma realidade metafsica divina da qual vivemos destacados. Podemos imaginar que Descartes no inventou o dualismo mente-crebro ou esprito-corpo, mas que tomou como base a filosofia catlica da poca, predominantemente dualista, que colocava o Sagrado fora do indivduo e at longe dele, com a necessidade de pontfices que estabelecessem uma relao entre sujeito(Deus-criador) e objeto(mundo-criatura). Embora essa seja a viso predominante no mundo ocidental, h vrias filosofias religiosas que tm uma viso no-dualista da Realidade, como o budismo, o vedanta-advaita e o taosmo. Para esses sistemas, o Sagrado encontra-se em todos os lugares e no vazio, ao mesmo tempo. A realidade objetiva dependente da conscincia e a conscincia dependente da realidade objetiva, ou seja, s existe uma conscincia porque se separa, arbitrariamente, o que self do que non-self. No Mulamadhyamakakarika, Nagarjuna no segundo sculo de nossa era, discorre sobre a viso distorcida da realidade decorrente do dualismo: O Self Fosse eu mente e matria,

Eu viria e iria como eles. Se eu fosse algo alm, Eles no diriam nada a meu respeito. O que meu Quando no h um eu? Fosse o egocentrismo apaziguado, Eu no pensaria em eu e meu Ho haveria ningum l Para pens-los. O que est dentro de mim, O que est fora de mim Quando esses pensamentos cedem, A compulso pra, A repetio cessa, A liberdade alvorece. Fixaes germinam pensamentos Que provocam atos compulsivos A Vacuidade cessa as fixaes Buda fala de self E tambm ensina no-self E tambm diz no h nada Que seja ou no self Quando as coisas se dissolvem, H nada mais para falar. O que no nasce e no morre J livre. Buda disse: isso real, E isso irreal, E isso tanto real como irreal, E isso no real nem irreal. Tudo est calmo, No-fixvel pelas fixaes, Incomunicvel, Inconcebvel, Indivisvel. Voc no o mesmo que ou diferente das Condies das quais voc depende; Voc no arrancado delas Nem para sempre fundido com elas Esse o ensinamento imortal Dos budas que se importam com o mundo. Quando os budas no aparecem E seus seguidores esto ausentes, A sabedoria do despertar Ressurge por si mesma

Na evoluo da espcie humana desenvolvemos progressivamente a conscincia, buscamos insistentemente a individuao. Hoje a individualidade excessiva parece ser causa de distores da tica e da moral, com reflexos sociais violentos. Os grandes santos, profetas, iluminados e patriarcas de todos os tempos foram grandes porque viveram suas vidas para os outros, sem sequer consider-los parte de si. Talvez a descoberta da realidade da mente esteja justamente em ver a realidade da interdependncia de todos ns. Referncias Bibliogrficas
ARBIB, Michael e HESSE, Mary. The Construction of Reality. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 1986. BATCHELOR, Stephen. Verses from the Center. New York: Riverhead Books, 2000. KANDEL, Eric. Essentials of neural science and behavior. Prentice Hall, 1995. MACHADO, Nlson J. Epistemologia e Didtica. So Paulo: Cortez Editora, 2000. POPPER, K.R. e ECCLES,J.C. O crebro e o pensamento. Braslia: Ed. UnB, 1992. SCHMIDT, Marcia B. Advice from the Lotus Born. Kathmandu: Rangiung Yeshe, 1994. TSONGKAPA. The principal teachings of Buddhism. Howell: Mahayana Sutra and Tantra Press, 1988.

You might also like