You are on page 1of 5

ANOMALIA DE COMPORTAMENTO EM SUINOS Suno a denominao vulgar dada as diferentes espcies de mamferos bunodontes no ruminantes a que pertence a porco

o domstico. CARACTERSTICAS DOS SUNOS Os sunos se caracterizam por terem uma dentio completa, possuem 44 dentes dos quais 12 insecivos 4 caninos 16 pre-molares e 12 molares. Os caninos so muito desenvolvidos nos sunos adultos. Sendo mesmo uma arma muito perigosa quando brigam ou atacam os outros animais ou pessoas. Alimentam-se de tudo, comeando por capim e outros vegetais, raiz como a da mandioca, tubrculos, gros, produtos de origem vegetais e animais, alm de rao balanceada prpria para sunos. Suas capacidades de respirao muito pequena relativamente devido pouco desenvolvimento da sua capacidade nasal e do veio palatino e da sua fraca evaporao cutneas por este motivo que os porco so muito sujeito a asfixia quando ficam exposto a sol quando fazem exerccios muito forte ou entao em dias muito quente, possui uma pele muito grossa, coberta de pelos chamados de cerdas e que ficam assentados em uma camada de gordura, cuja espessura varia de acordo com o grau de engorda do porco. Sua cabea e delicada nas raas aperfeioada, as fmeas possuem de 12 a 18 mamas, situada nas regies peitoral, ventral e inguinal, em cada parto as porcas produzem de 5 a 12 ate 20 leites chamados bcoros ou bacorinhos, o perodo de gestao e de 15 a120 dias. a sua temperatura corporal media e de 39,5 gros para os adultos e de 40,5 gro para leites. Suas pulsaes variam de 70 a 80 e seus movimentos respiratrios, de 15 a 20 por minutos. ANOMALIA NO COMPORTAMENTO DOS SUNOS. Canibalismo um vcio de etologia no totalmente esclarecida. E pode ser influenciado por deficincia nutricionais, alta temperatura na maternidade, manejo inadequado, e sndrome m.m.a. que significa gastrite matrite e a galxia. Caracterizam-se por um comportamento anormal da matriz em relao aos seus leites recem nascidos, atacando os mordendo em alguns casos devorandoos. Normalmente a aplicao de tranquilizantes dos bons resultados, se o vcio persistir a matriz deve ser substituda. Inanio Deve-se a ausncia na absoro do colostro isso e leite. Ocorre devido a galxia da matriz por ser ma produtora de leite. Anomalia das tetas e mamas no funcionais. Sndrome m.m ao excesso de leites vitalidade diminuda de alguns leites que so incapazes de mamar adequadamente e inclusive de se manter em p.

Temperaturas baixas Os leites recem nascidos so extremamente sensveis ao frio. Seu sistema termo regular e precrio no tem gordura de cobertura, e se a temperatura extrema e baixa, sua temperatura corporea esgotando rapidamente as porcas reservas de glicose e levando a um estado hipo glicemia, principalmente quando a alimentao insuficiente, chegando a morrer se no socorrido. Gentica Dentre estas causas ressaltamos aquelas que consideramos mais frequentes mais granjas de sunos, e as que causam mais morte. Palato fendidos Temos observado uma incidncia de 0,2% de leites com este defeito congnito, com ausncia total ou parcial do palato, o que dificulta, e em alguns casos impede totalmente ao leito mamar, sobrevindo a morte em dois ou trs dias aps o nascimento. Ausncias de olhos Pode ser unilateral ou bilateral alguns leites podem sobreviver dependendo da ateno que lhe dispensa o tratador, mas a maioria morre de fome. Criptopidismo a dificuldade ou impossibilidade dos testculos descerem da cavidade abdominal e chegarem aos escrotos. Atresia anal a ausncia da abertura anal e em alguns casos ausncia do intestino reto. Pernas abertas observa-se j nas primeiras horas apois o nascimento animais com membros abertos podendos ser somente os traseiros ou os dianteiros e as vezes os dois, estes animais tem muita dificuldade para se locomoverem na baia e normalmente morrem por inanio pois no conseguem mamar o suficiente para garantir a sua sobrevivncia a ocorrncia provvel dos leites com pernas abertas e uma predisposio gentica. Deficincias nutricionais dentro deste grupo devemos citar algumas causas como anemia ferropriva paraqueratose. Anemia ferro priva uma das ocorrncia bastante comum e muitas vezes passa despercebido na maioria das granjas devido a erros de aplicao de ferro, erro de dosagem e at por falta de aplicao do ferro. Paraqueratose uma erupo cutnea de carcter agudo ou crnico que em alguns casos pode levar os leites a morte, pode-se curar espontaneamente ou aps alterao da dieta e medicao dos animais doentes. Normalmente ocorre na ultima semana antes da desmama ou logo aps a desmama entre 4 a 8 semanas de idade. parece ser uma alterao metablica em que esto implicados, certos desequilbrio metablico, entre os seguintes minerais e gordura ,zinco e clcio

graxos essenciais. patologia dentro destes grupo se enquadram-se todas as enfermidade infectocontagiosos que levam a uma alta mortalidade de todos os animais de diferentes idade, sendo os leites os mais afectados, devido a baixa resistncia pouca idade constituio anatmica, devido a mortalidade e ao alto ndice de animais de baixo peso ao desmame causado por problemas patolgico devemos manter uma perfeita higiene e desinfeco das instalao de maternidade, os principais problemas so diarreia. canibalismo entre os sunos, tratamento e controlo embora o canibalismo entre sunos possa se apresentar muitas vezes como um problema comum a nivel de granja a causa especifica nem sempre e bem conhecidos, neste caso devemos considerar esta animalidade a factor stressantes predisponentes 1 ao aspecto ambiental: peso excessivamente asper ou liso, excessos de gases no ambiente, excesso de humidade e matria orgnica no peso, espao inadequado para alimentao, alta densidade de animais por rea, variaes sbitas de temperatura, associadas a ventilao deficiente, alta densidade de luz. 2 ao aspecto nutricional: uso de drogas nas raes que possam comprometer a palatabilidade, presena de fungos nas raes, mistura incorrecta da rao, limitao de gua, dietas com contedo energticos e pobres em fibras, limitao dos nveis proticos, comedouros mal dimensionados. 3 ao aspecto de maneio: corte de cauda, causando leses, mistura de animais, movimentao excessiva de animais entre os sectores. Medidas para o tratamento e controlo de canibalismo Em primeiro lugar devemos observar os animais e remover os que iniciarem o processo de mordeduras, tratar e se possvel insolar os animais afectados at a completa cura, analisar e se necessrio fornecer suplementao adicional de minerais nas raes, adicionar acar a rao permitindo uma reduo de stress e melhorando o consumo, avaliar o armazenamento de toda a matria prima bem como dos produtos acabados, farelo, soja, ou milho velho, armazenados a muito tempo e ainda milho com impurezas, evitar o desmame muito precoce, substituir eventuais matrias primas suspeitas e dar uma ateno para o estado de peso. Tipos de agresso Aguda: a que se manifesta por brigas que ocorrem quando h o aparecimento de novos indivduos que pretendem melhorar sua posio na escala hierrquica e pretendem estabelecer uma nova ordem. Crnica: a que se refere s manifestaes para manter a ordem previamente estabelecida. Anormal: que caracterizada por mordeduras nas caudas e orelhas, e quando um membro do grupo com hierarquia j estabelecida comea a atacar os outros animais de surpresa ou at os animais adulto que matam e comem os animais mais jovens. Causas de stress:

Lotao excessiva nos curais, animais confinados e tomando sol, gua quente ou falta de gua nos bebedouros, excesso de luminosidade nos curais, quando a alimentao feita parcelada em 4 a 5 tratos por dia procurar faze-los sempre aos mesmos horrios e a temperatura acima de 30 tem sido predisponente ao aparecimento dos processos de stress nos curais. A interaco psicolgica entre o criador e seus animais e sua influncia sobre o desempenho de sunos O homem e os animais interagem uns com os outros. Nas espcies de importncia econmica o comportamento e as aces do criador podem ter efeitos significativos sobre o comportamento e o desempenho dos animais, ainda que poucas pessoas neguem o importante papel desempenhado pelos criadores nos sistemas de maneio dos animais ser muito difcil comentar, de maneira definitiva e objectiva sobre a natureza desse comportamento. A interaco um processo bastante complexo e que ainda no foi amplamente estudado, evidente que esta rea de estudo est envolvida por muitos problemas de metodologia e epistemolgicos, exacebados pelo facto de que se inicia o estudo da interaco porque ainda que os problemas sejam numerosos, necessrio resolve-los de alguma forma para se entender melhor a interaco entre o homem e os animais.

CONCLUSAO

You might also like