You are on page 1of 4

Estado Novo

http://www.citi.pt/cultura/politica/25_de_abril/estado _novo.html
Antnio de Oliveira Salazar tornou-se Presidente do Conselho em 1932, tendo no ano seguinte apresentado uma nova Constituio, que ps fim Ditadura Militar, e instaurando o regime a que a propaganda oficial chamou Estado Novo. Apesar de possuir algumas caractersticas semelhantes ao fascismo italiano de Benito Mussolini, o Estado Novo nunca se assumiu como sendo fascista. Eis algumas das caractersticas e orientaes fundamentais do Estado Novo portugus: - Foi criado um partido poltico oficial, a Unio Nacional, que transmitia o "esprito da Nao", enquanto que a oposio era duramente reprimida. Quando Marcello Caetano substituiu Salazar alterou o nome Unio Nacional para Aco Nacional Popular. - Toda a vida econmica e social do pas foi organizada em corporaes. O corporativismo estabelecia um maior controlo do Estado sobre as actividades econmicas e dificultava a existncia dos Sindicatos. - O culto a Salazar nunca assumiu as propores existentes na Itlia ou na Alemanha - A Igreja e o regime caminhavam lado a lado. Com uma ideologia marcadamente conservadora, o Estado Novo orientava-se segundo os princpios consagrados pela tradio: Deus, Ptria, Famlia, Autoridade, Hierarquia, Moralidade, Paz Social e Austeridade. - Foi desenvolvido um projecto ao nvel da cultura que pretendeu dar uma certa leveza ao regime e simultaneamente glorific-lo. - A censura aos media procurou sempre no deixar avanar qualquer tipo de rebelio contra o regime, velando sempre pela moral e os bons costumes que Salazar defendia. - Uma polcia poltica, que teve vrias designaes (PVDE, PIDE, DGS), que perseguia todo e qualquer opositor do regime. - Uma poltica colonialista, que afirmava que Portugal como "um Estado pluricontinental e multirracial". Todavia, a partir de 1961, j com muitas presses internacionais para o pas conceder a independncia s suas colnias, teve incio uma das pginas mais negras da nossa Histria: a Guerra Colonial. - Uma poltica nacionalista a vrios nveis, marcada pela mxima "Estamos orgulhosamente ss". - Criao de milcias, uma para defesa do regime e combate ao comunismo, a Legio Portuguesa; outra destinada a inculcar nos jovens os valores do regime, a Mocidade Portuguesa.

Ditadura Militar
Com o golpe militar de 28 de Maio de 1926 terminou a 1 Repblica e iniciou-se o perodo denominado Ditadura Militar. De 1926 a 1928 os militares ocuparam as rdeas do poder, aps terem dissolvido o Parlamento. No entanto, permanecia a instabilidade poltica e econmica da 1 Repblica. Em Abril de 1928 realizaram-se eleies presidenciais em que scar Carmona se apresentou como nico candidato. J com Carmona como Presidente da Repblica, delegada a Antnio de Oliveira Salazar a pasta das Finanas, que exigiu possuir o controlo absoluto das despesas de todos os Ministrios. Enquanto Ministro, Salazar conseguiu equilibrar o oramento de Estado, estabilizar a moeda e os preos e reduzir a, at ento, preocupante dvida externa. Tais feitos conferiram-lhe grande prestgio, apesar de para os conseguir ter implementado uma poltica de austeridade, atravs do aumento dos impostos e da reduo das despesas de todos os Ministrios. Em 1931, sem grande surpresa, Salazar subiu chefia do governo. Com a aprovao da Constituio de 1933 institucionalizou-se o Estado Novo.

Constituio de 1933
A Constituio de 1933, que marcou o incio do Estado Novo, garantia os principais direitos dos cidados. No entanto, subordinava-os aos interesses do Estado, o que dava azo s mais diversas arbitrariedades. O Presidente da Repblica foi consagrado como o primeiro poder dentro do Estado, detendo o poder executivo, que partilhava com o governo; o poder legislativo pertencia essencialmente Assembleia Nacional. Esta, no entanto, viu sempre os seus poderes reduzidos, j que a grande parte das leis eram propostas pelo prprio governo e quase automaticamente aprovadas. Apesar de na Constituio vigorar a subordinao do Presidente do Conselho ao Presidente da Repblica, na realidade isto nunca se verificou: a autoridade de Salazar foi sempre incontestvel, sendo o seu poder sempre superior ao do Presidente da Repblica. Estado Novo

Guerra Colonial
Aps a II Guerra Mundial todos os pases europeus com excepo de Portugal foram concedendo a independncia aos seus territrios na sia e em frica, recorrendo por vezes ao uso da fora (por exemplo no caso da Arglia). Assim, Cabo Verde, Guin, S. Tom e Prncipe, Angola, Moambique, o chamado "Estado da ndia" (constitudo por Goa, Damo e Diu), Macau e Timor eram ainda pertena portuguesa. Em 1955, com a entrada de Portugal na ONU, foi recomendado ao governo tornar as suas colnias independentes, algo que no foi aceite. Para tentar contornar a situao o regime declarou as colnias como "provncias ultramarinas" e concedeu a cidadania aos seus habitantes. Tal medida foi reprovada internacionalmente pela Assembleia-Geral das Naes Unidas. Goa, Damo e Diu seriam os primeiros territrios que Portugal perderia, aps uma guerra de pequena durao com as foras indianas. Em 1961, um rol de acontecimentos marcam uma viragem no destino das colnias portuguesas. o caso da rebelio iniciada pelos militantes do MPLA (Movimento Popular para a Libertao de Angola) em Luanda, a 4 de Fevereiro e, a 15 de Maro, a UPA (Unio das Populaes de Angola), posteriormente denominada FNLA (Frente Nacional de Libertao de Angola), inicia um conjunto de violentos ataques no norte da colnia. Anos mais tarde, j com a presena da UNITA (Unio Nacional para a Independncia Total de Angola), comea uma luta de guerrilha. O conflito na Guin-Bissau ir iniciar-se em 1963, com apenas uma organizao poltica: o PAIGC (Partido Africano para a Independncia da Guin-Bissau e Cabo Verde), ao passo que a FRELIMO (Frente de Libertao de Moambique) ir conduzir Moambique guerra no ano de 1964.

No continente africano apenas Cabo Verde e S. Tom e Prncipe ficaram imunes guerra; na sia o territrio macaense sofreu alguns momentos de instabilidade, no tendo no entanto chegado a haver conflito armado; em Timor os movimentos independentistas s surgiram aps o 25 de Abril de 1974. No ano de 1961 Salazar ir proferir a mxima legitimadora da sua posio relativamente s rebelies que se desencadeavam nas possesses portuguesas: "Para Angola, imediatamente e em fora". As trs frentes de guerra provocaram fortes abalos nas finanas do Estado, desgastando simultaneamente as foras armadas, ao mesmo tempo que colocava Portugal cada vez mais isolado no panorama poltico mundial. A nvel humano, as consequncias foram trgicas: um milho e quatrocentos mil homens mobilizados, nove mil mortos e cerca de trinta mil feridos, alm de cento e quarenta mil ex-combatentes sofrendo distrbios ps-guerra. A acrescentar a estes nmeros h ainda que mencionar as no contabilizadas vtimas civis de ambas as partes. O conflito no ter soluo atravs de meios pacficos ou militares, mas apenas por meios polticos e diplomticos empreendidos aps 1974.

Antnio de Oliveira Salazar


Antnio de Oliveira Salazar nasceu em 1889, em Santa Comba Do, descendente de uma famlia de pequenos proprietrios agrcolas. A sua educao foi fortemente marcada pelo Catolicismo, chegando mesmo a frequentar um seminrio. Mais tarde estudou na Universidade de Coimbra, onde veio a ser docente de Economia Poltica. Ainda durante a 1 Repblica, Salazar iniciou a sua carreira poltica como deputado catlico para o Parlamento Republicano em 1921. J em plena Ditadura Militar, Salazar foi nomeado para Ministro das Finanas, cargo que exerceu apenas por quatro dias, devido a no lhe terem sido delegados todos os poderes que exigia. Quando Oscar Carmona chegou a Presidente da Repblica, Salazar regressou pasta das Finanas, com todas as condies exigidas (supervisionar as despesas de todos os Ministrios do governo). Apesar da severidade do regime que imps, publicou em 14 de Maio de 1928 a Reforma Oramental, contribuindo para que o ano econmico de 1928-1929 registasse um saldo positivo, o que lhe granjeou prestgio. O sucesso obtido na pasta das Finanas tornou-o, em 1932, chefe de governo. Em 1933, com a aprovao da nova Constituio, formou-se o Estado Novo, um regime autoritrio semelhante ao fascismo de Benito Mussolini. As graves perturbaes verificadas nos anos 20 e 30 nos pases da Europa Ocidental levaram Salazar a adoptar severas medidas repressivas contra os que ousavam discordar da orientao do Estado Novo. Ao nvel das relaes internacionais, conseguiu assegurar a neutralidade de Portugal na Guerra Civil de Espanha e na II Guerra Mundial. O declnio do imprio salazarista acelerou-se a partir de 1961, a par do surto de emigrao e de um crescimento capitalista de dficil controlo. afastado do governo em 1968 por motivo de doena, sendo substitudo por Marcello Caetano. Acabaria por falecer em Lisboa, a 27 de Julho de 1970. O seu pensamento encontra-se compilado nos "Discursos e Notas Polticas (1935 - 1967)".

Marcello Caetano
Marcello Jos das Neves Alves Caetano nasceu em 1906. Respeitado professor de direito, jornalista e historiador, iniciou-se na poltica seguindo a ideologia do Estado Novo, tendo mesmo ocupado cargos de alta responsabilidade, a nvel partidrio (enquanto Presidente da Comisso Executiva da Unio Nacional) e a nvel governamental (Ministro das Colnias e Ministro da Presidncia). Em 1968, por motivo de doena de Salazar, o Almirante Amrico Thomaz escolheu-o para subir chefia do governo. Marcello Caetano introduziu algumas alteraes a fim de efectuar uma "renovao na continuidade": extinguiu a PIDE e criou a Direco Geral de Segurana (DGS), apesar de as pessoas e dos mtodos no terem mudado; alterou o nome da Unio Nacional para Aco Nacional Popular (ANP); "aligeirou" a aco da censura, permitindo tambm o regresso de alguns exilados polticos. Foi a chamada "Primavera Marcelista", onde Caetano tentou acalmar as diversas faces da sociedade portuguesa: ao mais conservadores prometeu continuidade e aos mais liberais deu esperana de renovao. Aps o 25 de Abril de 1974 e com o fim do Estado Novo, Marcello Caetano seguiu para o exlio no Brasil, onde viria a falecer em 1980.

PIDE
A Polcia Internacional e de Defesa do Estado (anterior PVDE) foi criada em 1945 para defender o regime contra todos aqueles que dele discordavam, nomeadamente o PCP. Dos diversos modos que a PIDE dispunha para alcanar os seus objectivos destacam-se a vasta rede de informadores por todo o pas e a intercepo de correspondncia e telefonemas. Milhares de opositores foram enviados para prises (Caxias, Peniche, Tarrafal, por exemplo), muitas vezes sem julgamento, onde eram sujeitos aos mais variados maus tratos e torturas. A PIDE instalou um clima de horror, onde at era proibido pronunciar a palavra "liberdade". Com a Primavera Marcelista a PIDE passou a chamar-se Direco Geral de Segurana (DGS).

PVDE
A Polcia de Vigilncia e de Defesa do Estado (PVDE) foi criada em 1933, sendo sucessora de outras polcias do mesmo cariz existentes na Ditadura Militar e mesmo durante a 1 Repblica. A diferena entre a PVDE e as suas antecessoras reside no seu carcter nacional. O seu principal objectivo era defender o regime. Em 1945 Salazar substituiu esta polcia pela Polcia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), que no tempo de Marcello Caetano foi substituda pela Direco Geral de Segurana (DGS).

Direco Geral de Segurana (DGS)


Criada com a subida de Marcello Caetano ao poder em 1968 veio substituir a Polcia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE). No entanto, apenas o nome foi alterado, j que os objectivos e meios mantiveram-se iguais.

Mocidade Portuguesa
Criada por decreto em 1936 (a seco feminina seria criada dois anos mais tarde), a Mocidade Portuguesa era destinada a todas as crianas e jovens, sendo de inscrio obrigatria. O seu objectivo era inculcar na juventude os valores patriticos e nacionalistas do Estado Novo. Foi extinta aps o 25 de Abril de 1974.

Legio Portuguesa
Criada em 1936, a Legio Portuguesa era uma milcia que estava sob a alada dos Ministrios do Interior e da Guerra. O seu objectivo era "defender o patrimnio espiritual da Nao" e a ameaa comunista. de realar que durante a II Guerra Mundial a Legio Portuguesa foi o nico organismo portugus que se colocou ao lado das intenes de Hitler. Nas dcadas de 50 e 60, a sua aco caracterizou-se pela perseguio e represso s foras oposicionistas, para a qual contribuiu o seu Servio de Informaes e a sua vasta rede de informadores.

Corporativismo
semelhana daquilo que sucedia em Itlia, o Estado Novo organizou corporaes a nvel de freguesias, municpios, morais, culturais, econmicas e familiares, onde se congregavam os interesses dos indivduos. O corporativismo teve o intuito principal de dar ao Estado uma maior possibilidade de exercer controle sobre as actividades econmicas, permitindo tambm exercer uma vigilncia apertada sobre os sindicatos, no lhes concedendo qualquer capacidade reivindicativa .

Poltica Nacionalista
Com o intuito de agregar o apoio da massa popular portuguesa, o Estado Novo implantou um original quadro institucional, do qual sobressaiu a criao de um partido nico, a Unio Nacional, cujo objectivo era congregar toda a populao portuguesa no mesmo partido. A poltica do Estado Novo nunca procurou contactos com o exterior, alm das suas colnias. Da a clebre frase proferida inmeras vezes por Salazar: "Estamos orgulhosamente ss".

Poltica Colonialista
O Estado Novo sempre fez questo de afirmar que o territrio portugus era "pluricontinental e multirracial". Apesar dos esforos internacionais para Portugal proceder descolonizao, o regime nunca o aceitou. De facto, desde 1930, com a publicao do Acto Colonial, ainda com Salazar na pasta das colnias, se haviam afirmado as pretenses da poltica colonial do Estado Novo. Assim, afirmava-se a "misso histrica" portuguesa no ultramar, bem como se limitava a presena econmica dos pases estrangeiros naqueles territrios. Portugal tinha essencialmente interesses econmicos no Imprio Colonial. Na verdade, as colnias serviam para escoar os produtos da metrpole e para fornecer matrias-primas baratas. Alm do interesse econmico, as colnias tambm eram usadas pelo regime como meio de propaganda, a fim de provar a grandeza do pas.

Censura
Dependendo do Ministrio do Interior e a partir de 1944 do Secretariado de Propaganda Nacional (SPN), a censura prvia funcionou enquanto aparelho repressivo que legitimava a aco do governo. Controlando a imprensa, o teatro, a rdio, o cinema, e, mais tarde, a televiso (introduzida em Portugal em 1957), visava assuntos dos mais variados nveis, desde polticos a morais. Evitava a difuso de ideias socialistas ou comunistas e de todo e qualquer movimento contra o regime. A aco da censura impedia que a populao tivesse conhecimento daquilo que realmente acontecia, j que passava sempre a ideia de uma "paz tranquila".

Cultura
Foi em 1933 que o regime desenhou pela primeira vez as linhas e mtodos gerais da sua poltica cultural. Criou o Secretariado de Propaganda Nacional (S.P.N.), chefiado por Antnio Ferro. Esta poltica durou at ao final dos anos 40 e ficou conhecida como "poltica do esprito". Eram trs as bases deste programa. A primeira consistia no uso da cultura como meio de propaganda; os movimentos culturais deviam ser orientados no sentido de glorificar o regime e o seu chefe. A segunda foi a tentativa de conciliar as velhas tradies e os antigos valores com a modernidade daquele tempo, articulando uma ideologia nacionalista de nautas, santos e cavaleiros com as ideias modernistas e futuristas de Antnio Ferro e seus parceiros. Em terceiro e ltimo lugar, e tendo em linha de conta o referido anteriormente, o programa cultural do regime procurava estabelecer uma cultura nacional e popular com base nas suas razes e nos ideais do regime. Em jeito de concluso, pode dizer-se que a cultura deste tempo pretendia ser simples, de modo a distrair o povo e no o fazer pensar naquilo que, segundo os membros do governo do Estado Novo, no era da sua competncia. Pintores como Antnio Pedro, Almada Negreiros ou Carlos Botelho foram convidados a colaborar, de forma directa ou indirecta, nas iniciativas de propaganda do regime. Estes artistas marcaram, com o seu trao modernista, todo o grafismo inovador e original da propaganda oficial. Por todo o pas foram erguidas esttuas comemorativas dos heris e valores enaltecidos pelo regime. Realizaram-se tambm importantes e imponentes obras pblicas. Mas o ponto alto das exposies do S.P.N. foi a Exposio do Mundo Portugus em 1940, que revelou a nossa cultura ao exterior. Apesar de dizerem que se deveria conciliar a modernidade com a tradio, a verdade que os governantes do Estado Novo impuseram algumas limitaes. Assim, em 1948 muitos arquitectos vo criticar a posio do regime nesta rea, afastando-se assim da poltica arquitectnica oficial. O S.P.N. passou a chamar-se S.N.I. (Secretariado Nacional de Informao). Continuou a organizar exposies, mas a partir de 1946 muitos pintores de renome deixam de participar nessas exposies e colocaram-se do lado daqueles que criticavam o regime. Sem o contributo de pintores famosos, as exposies do S.N.I. perderam o interesse e acabaram por se extinguir em 1961. Os anos 40 foram de apogeu para a literatura e poesia, tendo mesmo muitos autores assumido uma atitude de luta frontal poltica cultural do Estado Novo. O final dos anos 40 trouxe tambm o fim da "poltica do esprito". O afastamento de Antnio Ferro do S.N.I. foi a queda total da poltica cultural do regime. Apesar da censura ter continuado a ser intransigente, o fim da mesma poltica deu a Portugal uma diversificao de correntes, ideias e expresses maiores no campo cultural. Os anos 50 e 60 foram assinalados por um acalmar de tenses entre o que sobrava da poltica cultural oficial e as novas correntes estticas, ficando marcada pela construo do Cristo Rei e do Monumento aos Descobrimentos em Belm. A poltica cultural do regime foi condicionada na dcada de 60 pelo comeo da Guerra Colonial, pelo mal estar interno e por um isolamento internacional. O Estado Novo abandonou de vez a sua vertente cultural, de apoio aos artistas e aos seus projectos, adoptando uma postura de mera censura contra todas as actividades criadoras.

Igreja
A Igreja e o Estado Novo, temendo que o comunismo que vigorava em alguns pases europeus alastrasse para o nosso pas, aliaram foras na defesa de uma ideologia conservadora e marcadamente catlica. O grande defensor dos ideais salazaristas na Igreja foi o ento nomeado Cardeal Manuel Gonalves Cerejeira.

Unio Nacional
Criada em 1930, a Unio Nacional comportou-se como um partido nico, j que nunca admitiu qualquer forma de entendimento com a oposio. A sua criao teve o intuito de fazer a transio entre a Ditadura Militar e o que viria a ser o Estado Novo. Com uma forte e estreita ligao ao governo, a sua aco sempre foi controlada pelo Presidente do Conselho. At aos actos eleitorais de 1945 no teve quaisquer concorrentes; todavia, neste ano, foi permitido oposio a apresentao de listas. Apesar desta abertura, os vencedores das eleies presidenciais (Oscar Carmona, Craveiro Lopes e Amrico Thomaz) foram os apoiados pela Unio Nacional. Quando Marcello Caetano subiu chefia do governo o seu nome foi alterado para Aco Nacional Popular. No entanto, os objectivos continuaram a ser os mesmos

Oposio
A oposio ao regime foi protagonizada principalmente pelo Partido Comunista Portugus (PCP), pelo movimento estudantil e por outras figuras marcantes dos panoramas poltico, social e cultural portugus, como Humberto Delgado. Por volta de 1970 os deputados da denominada Ala Liberal vieram dar uma lufada de ar fresco na luta pela liberdade.

You might also like