You are on page 1of 2

A Conquista do Mxico

As antilhas j no satisfaziam mais os desejos dos conquistadores, que logo passaram a desejar conquistar novas terras que fossem mais ricas e mais difceis. Os ndios desejosos de verem-se livres dos colonizadores espanhis, passaram a incentivar aos invasores dizendo-lhes que para o oriente, para o norte ou para o sul existiam grandes reinos onde havia abundncia de ouro. Em 1517 Francisco Crdoba descobriu a pennsula de Yucatn, onde encontrou forte resistncia dos ndios. Em seu retorno deu informaes da rica cultura dos maias, cujo deus era a serpente emplumada (Culculcn). Pouco tempo depois Francisco Crdoba e Juan de Grijalva exploraram a costa do Mxico e trouxeram boas notcias do Imprio Asteca. Diogo Velasquez que era o governador de Cuba ficou bastante inspirado com as informaes e organizou uma expedio para explorar e conquistar a regio, e nomeou Hernn Corts para dirigi-la.

A Conquista do Per
A luta agora se tornara mais intensa do que nunca em torno da liteira real [de Ataualpa, rei do imprio inca]. Ela crescia cada vez mais e, no final, mortos vrios nobres que a defendiam, ela virou e o prncipe ndio teria cado violentamente ao cho no fosse o empenho de Pizarro e alguns outros cavaleiros, que o ampararam nos braos. A borla imperial foi logo arrancada das suas tmporas por um soldado, e o infeliz monarca, fortemente seguro, foi levado para um prdio vizinho onde ficou sob cuidadosa guarda. Cessaram todas as tentativas de resistncia. O destino do inca [Ataualpa] no demorou a se espalhar, de cidade em cidade, por todo o pas. O encanto que teria unido o povo peruano se quebrara. Cada homem pensara neste momento apenas em sua prpria segurana. At a soldadesca [inca] acampada nos campos adjacentes ouviu o alarme e, sabendo das mars fatais, foi vista fugindo em todas as direes diante de seus perseguidores, os quais, no calor da vitria, no demonstravam nem um pouco de misericrdia. Finalmente a noite, mais piedosa do que o homem, lanou o seu delicado manto sobre os fugitivos e as tropas dispersas de Pizarro reuniram-se mais uma vez ao som da

trombeta na praa sangrenta de Cajamarca (...) Ataualpa era reverenciado como sendo mais do que humano. Ele no era apenas o chefe do Estado, mas o ponto para qual todas as instituies convergiam para um centro comum a pedra angular do tecido poltico que ruir sob o prprio peso se a retiram. Passou-se ento a execuo de Ataualpa. Sua morte no s deixou vago o trono, sem um sucessor garantido, como a forma como tudo aconteceu anunciava aos peruanos que uma mo mais forte do que a dos seus incas tinha se apoderado do cetro, e que as dinastias dos Filhos do Sol tinha acabado para sempre.

You might also like