You are on page 1of 16

LER DORT

LER/DORT Cartilha para pacientes

CRIAO E DESENVOLVIMENTO: Comisso de Reumatologia Ocupacional CREDITO IMAGEM DA CAPA: http://canyonwalkerconnections.com/2010/the-law-ofkindness-on-your-tongue-and-typing-hands/olympusdigital-camera/ EDITORAO: Rian Narcizo Mariano

Copyright SBR- Comisso de Reumatologia Ocupacional, 2011 O contedo desta cartilha pode ser reproduzido desde que citada a fonte.

Leso por Esforo Repetitivo / Distrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (LER/DORT)


Cartilha para pacientes

ndice
Qual a origem ou a histria do termo LER/DORT? ...........................................4 H novas descobertas que possam mudar a interpretao atual de LER/DORT? ....................5 H opinies ou evidncias contrrias ao uso rotineiro do termo LER/DORT? .................6 Qual a importncia do diagnstico correto para os pacientes e para a sociedade? ....................7 LER uma doena? ...............................................8 Porque a sigla DORT? ...........................................8 Quais so os distrbios mais comuns? ...................9 Como se adquire um distrbio osteomuscular relacionado ao trabalho? ........................................9 Quais so os trabalhadores mais vulnerveis? .......10 O trabalhador com dor ou outro sintoma portador de LER ou DORT? ...............................10 Esses distrbios so incapacitantes? ......................11 Como o tratamento desses distrbios? ................11 O estresse psicolgico influencia os sintomas? .....11 Como prevenir os Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho? ....................................12

1. Qual a origem ou a histria do termo LER/DORT?


Incontveis casos identificados como LER/ DORT em um passado recente resultaram na polmica epidemia de LER/DORT no nosso pas. LER/DORT no um diagnstico etiolgico, mas apenas uma denominao genrica. Trata-se de uma sigla cunhada na poca sem grande embasamento cientfico. A simplicidade do seu significado, atualmente questionada pela medicina moderna, facilitou seu uso disseminado, permitindo uma simplificao inadequada da interpretao dos casos. Na dcada de 80, trabalhadores submetidos a intensas jornadas de trabalho, muitas associadas baixa remunerao, ergonomia inapropriada e ao estresse, passaram a apresentar vrios sintomas heterogneos que resultaram em aes trabalhistas. Na ausncia dos conhecimentos mdicos atuais, esse grupo de sintomas foi reunido em uma sigla arbitrria (LER, e depois, DORT) quando, de fato, representavam muitas doenas, com causas, mecanismos e tratamentos diferentes. O desconhecimento que marcou esse perodo atribuiu, equivocadamente, a causa de todas essas doenas s repeties de movimentos no contexto do trabalho. Esse equvoco foi facilitado pelo fato de a maioria dos trabalhadores em litgio trabalhista serem provenientes da indstria, que produz em srie. No havendo uma descrio tcnica do que era, realmente, LER/DORT, os prprios trabalhadores afetados permaneciam sem tratamentos especficos, corroborando a falsa ideia de incapacidade permanente para esse grupo de doenas, as quais dispem
6

de tratamentos. Afastados do trabalho e do tratamento, os indivduos afetados criavam precedentes jurdicos para o embasamento de uma avalanche de aes trabalhistas, maior disseminao do uso da arbitrria sigla LER/DORT e aprofundamento do desconhecimento sobre suas causas e teraputicas. Esse crculo vicioso prejudicou a Justia, os trabalhadores e a sociedade, retardando esforos para a maior compreenso das doenas envolvidas, em especial no meio jurdico.

2. H novas descobertas que possam mudar a interpretao atual de LER/DORT?


Alguns trabalhos cientficos e anlises de especialistas passaram a evidenciar a associao de muitos casos de LER/DORT com fatores sociais, familiares, econmicos e com o estresse ou a insatisfao no trabalho, inclusive de casos de lombalgia e outras dores nas costas. Isso explicava porque muitos, mesmo no envolvidos na execuo de trabalhos repetitivos, apresentavam sintomas similares. O chamado modelo biopsicossocial passou a ser mais aceito na comunidade cientfica envolvida com esses problemas musculoesquelticos e de dor crnica mal esclarecida. Os fatores mecnicos (repetio, fora, posturas) continuavam presentes, mas tiveram sua importncia reduzida frente a outros fatores to ou mais importantes (insatisfao no trabalho, depresso, ansiedade ou problemas pessoais, por
7

exemplo). O modelo biopsicossocial explicava melhor as caractersticas comuns desse grupo de pacientes, inclusive sua caracterstica litigante frequente. Passou-se a demonstrar que LER/DORT se referia a vrias doenas diferentes, sem relao com o trabalho, enfatizando-se que deviam ser devidamente identificadas, individualizadas e tratadas. Algumas delas ocorrem com maior frequncia. H estudos demonstrando que um grande nmero delas pode ter relao com a depresso ou com a ansiedade, como a fibromialgia e a sndrome miofascial, contabilizando em torno de 60%-70% de diagnsticos equivocados e includos como LER/DORT. Isso corrobora tanto a adequao do modelo biopsicossocial quanto a crescente impropriedade do uso de uma sigla nica.

3. H opinies ou evidncias contrrias ao uso rotineiro do termo LER/DORT?


Vrios tribunais estrangeiros passaram a atualizar seus conceitos e valorizar as novas evidncias cientficas. Tribunais da Austrlia, Reino Unido e de vrios Estados norte-americanos deixaram de reconhecer oficialmente os quadros denominados de LER/DORT, exigindo a identificao da real doena do litigante. O termo LER/DORT tambm considerado inapropriado por entidades mdicas oficiais. O Conselho Regional de Medicina do Estado de So Paulo (CREMESP), por meio do Parecer n. 76034, oficializou a opinio de que incorreto considerarse LER como entidade mrbida bem definida. O CREMESP considera o termo polmico (LER ainda
8

hoje um tema polmico) e admite oficialmente que as morbidades relacionadas com o termo LER/ DORT sofrem forte influncia de fatores sociais, culturais, disputas trabalhistas.

4. Qual a importncia do diagnstico correto para os pacientes e para a sociedade?


Com a evoluo da medicina e com a incorporao de novas descobertas e novos conceitos, o antes to debatido termo LER/DORT passa a enfraquecer frente s evidncias cientficas, dando lugar interpretao individual de cada caso e sua classificao, segundo doenas que atualmente so melhor conhecidas e estudadas. Recomenda-se que doenas antes agrupadas em uma nica sigla LER/DORT sejam melhor identificadas, analisadas e tratadas, o que inclui como exemplos as tendinites, a sndrome do tnel do carpo, as sndromes miofasciais, a fibromialgia, as cervicalgias, cervicobraquialgias, lombalgias, lombociatalgias e quaisquer outras que antes eram agrupadas sob aquela sigla. O forte impacto cultivado em torno da sigla LER/DORT ao longo de toda a sua histria impede sua erradicao instantnea seja no meio mdico seja no jurdico, mas no impedimento para uma lenta e necessria interpretao mais detalhada dos fatos e doenas que ela envolve, em prol da adequao cientfica da interpretao pericial, de uma Justia atualizada e do melhor tratamento e da recuperao dos trabalhadores afetados.
9

5. LER uma doena?


No, LER no corresponde a uma doena ou enfermidade. LER a sigla para Leses por Esforos Repetitivos e representa um grupo de afeces do sistema musculoesqueltico. So diversas afeces que apresentam manifestaes clnicas distintas e que variam em intensidade.

6. Porque a sigla DORT?


Representa a sigla para Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho e foi introduzida para substituir a sigla LER, particularmente por duas razes: primeiro porque a maioria dos trabalhadores com sintomas no sistema musculoesqueltico no apresenta evidncia de leso em qualquer estrutura; a outra razo que alm do esforo repetitivo (sobrecarga dinmica), outros tipos de sobrecargas no trabalho podem ser nocivas para o trabalhador como sobrecarga esttica (uso de contrao muscular por perodos prolongados para manuteno de postura); excesso de fora empregada para execuo de tarefas; uso de instrumentos que transmitam vibrao excessiva; trabalhos executados com posturas inadequadas. Atualmente, sabe-se que, alm dos fatores mecnicos, tambm esto envolvidos fatores sociais, familiares, econmicos, bem como graus de insatisfao no trabalho, depresso, ansiedade, problemas pessoais ou outros, tornando altamente questionvel o diagnstico de LER ou DORT em muitos trabalhadores.

10

7. Quais so os distrbios mais comuns?


Os distrbios osteomusculares ocupacionais mais frequentes so as tendinites (particularmente do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (dores na regio lombar) e as mialgias (dores musculares) em diversos locais do corpo.

8. Como se adquire um distrbio osteomuscular relacionado ao trabalho?


Quando um ou mais dos seguintes fatores organizacionais no ambiente de trabalho no so respeitados: Treinamento e condicionamento (tcnicas para execuo de tarefas) Local de trabalho adequado (piso, superfcie, barulho, umidade, ventilao, temperatura, iluminao, distanciamentos, angulaes, etc) Ferramentas, utenslios, acessrios e mobilirios adequados Durao das jornadas de trabalho Intervalos apropriados Posturas adequadas Respeito aos limites biomecnicos (fora, repetitividade, manuteno de posturas especficas por perodos prolongados) Portanto, um ambiente de trabalho organizado reduz muito a possibilidade de um indivduo desencadear um distrbio musculoesqueltico.

11

Convm ressaltar que existem predisposies individuais que aumentam a possibilidade de um trabalhador desenvolver DORT. Diversas variaes congnitas do aparelho locomotor, enfermidades associadas, estresse, distrbios psicolgicos, estilo de vida, entre outros fatores, podem todos contribuir para o aparecimento desses distrbios.

9. Quais so os trabalhadores mais vulnerveis?


Qualquer tipo de trabalho mal executado ou que no respeita os limites biomecnicos, juntamente com a predisposio constitucional da pessoa, pode desencadear DORT.

10. O trabalhador com dor ou outro sintoma portador de LER ou DORT?


No, necessariamente. Sintomas como dor, dormncia, formigamento, sensao de pontadas ou agulhadas, diminuio da fora, sensao de peso ou cansao nos membros, inchao, dificuldade de movimentao, desconforto, entre outros, podem ser decorrentes de diversas condies no relacionadas s sobrecargas biomecnicas no ambiente de trabalho. Muitos distrbios reumticos, imunolgicos, hormonais, metablicos, ortopdicos, neurolgicos ou infecciosos podem ser responsveis por sintomas que simulam um distrbio osteomuscular relacionado ao trabalho. Portanto, faz-se extrema12

mente importante procurar o mdico para a realizao de diagnstico preciso e de adequada estratgia teraputica.

11. Esses distrbios so incapacitantes?


muito importante desmistificar o prognstico dessas enfermidades. Ao contrrio do que alguns declaram, todos esses distrbios tm tratamento e, felizmente, os casos mais graves ou que no respondem ao tratamento clnico, podem ser beneficiados por procedimentos cirrgicos e reabilitao especfica.

12. Como o tratamento desses distrbios?


O tratamento depende sempre do diagnstico preciso, de corrigir as causas no ambiente de trabalho e de instituir um plano teraputico adequado. Diversas so as modalidades teraputicas: fisioterapia (eletroterapia e cinesioterapia), medicamentos, infiltraes, rteses (acessrios para fins teraputicos tais como talas, protetores, cintas, coletes, etc) e reabilitao.

13. O estresse psicolgico influencia os sintomas?


Sim. Qualquer forma de estresse psicolgico pode influenciar diretamente na percepo da dor
13

ou de outros sintomas. A ansiedade, a depresso e outros distrbios psicolgicos podem tambm gerar ou agravar a tenso muscular (a qual causa contrao e dor no msculo). Em muitos casos, a insatisfao com o trabalho, ou outro componente emocional, tem sido a principal responsvel pela perpetuao da sintomatologia. A boa relao mdico-paciente, a satisfao com a vida, a motivao pelo trabalho e as convices do indivduo so ingredientes essenciais para o sucesso teraputico.

14. Como prevenir os Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho?


Criando-se um bom ambiente de trabalho e respeitando-se os limites de cada indivduo. A preveno deve ser iniciada com a seleo adequada dos operrios, aprendizagem de tcnicas, condicionamento e ensinamento de posturas apropriadas. A durao das jornadas de trabalho deve ser respeitada, assim como a presena de intervalos peridicos. Todos os instrumentos, ferramentas, acessrios, mobilirios e postos de trabalho devem ser convenientes, como tambm as posies, distncias e angulaes envolvidas. Tudo isso somado a um adequado estilo de vida, com boa qualidade do sono, condicionamento fsico e manuteno da sade geral, proporcionar a qualquer trabalhador condies de executar suas tarefas laborativas com os mnimos riscos de desenvolver um distrbio osteomuscular.

14

Sociedade Brasileira de Reumatologia www. reumatologia.org.br Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2.466 gr. 93-94 CEP 01402-000 So Paulo SP Fone/fax: 55 11 3289 7165

www.letracapital.com.br

You might also like