You are on page 1of 36

Ano 6 - n 21

EDUCAO FINANCEIRA
Nunca tarde para aprender como cuidar de suas finanas para poupar mais e gastar de forma consciente.

Nilvania santos Nogueira, associada Clube A.

EmpRstImO CONsIgNADO
Como usar o dinheiro extra com sabedoria.

EDUCAO DOs NEtOs


Como voc pode investir no futuro deles.

CAIxA ElEtRNICO E CARtO


Dicas para usar com muito mais segurana.

Quem est no melhor da idade merece aproveitar o melhor do crdito. Crdito Consignado Ita.
Aposentados e pensionistas do INSS, o Crdito Consignado Ita o emprstimo pessoal com as menores taxas de juros do mercado. Os prazos de pagamento so maiores, voc no precisa comprovar o uso do dinheiro e as parcelas j so descontadas diretamente do benefcio. Sem dvida, um crdito ideal para suas conquistas. Para contratar, procure uma agncia do Ita.

Ita. Feito para voc :-)

DM9

EDItORIAl

Dinheiro um assunto que no sai da cabea de todo mundo. Talvez no haja um assunto que permeie mais o nosso dia a dia do que ele, afinal, desde a hora que a gente acorda e em quase todos os momentos de nossa vida ele quem dita as regras. E nunca tarde para organizar as finanas, olhar de perto para os gastos do dia a dia, principalmente em uma fase da vida que voc deveria mais aproveitar e relaxar do que se preocupar. Por isso voc est recebendo o seu Guia Clube A com informaes valiosas para colocar ordem na casa e em sua carteira. Acredite, falar de planejamento financeiro pode ser mais fcil e interessante do que voc possa imaginar. Reunimos especialistas feras para darem todas as dicas que precisa para ter sossego e usar seu tempo para fazer coisas mais prazerosas, como viajar. E como tocamos no assunto, no poderamos deix-lo sem informao exatamente sobre isso. Voc vai saber mais sobre o programa do Ministrio do Turismo, especialmente desenvolvido para pessoas acima

de 60 anos que querem desbravar o nosso pas. Tudo isso com timas dicas para voc no comprometer o oramento familiar. Aposentou, mas no parou de trabalhar? Ajudamos voc a pensar em como administrar o dinheiro extra que vai pingar no fim do ms. Mas se as contas estiverem um pouquinho apertadas, h a possibilidade de optar por um emprstimo consignado. Claro, desde que seja usado com todos os cuidados. E se o assunto segurana, no dava para deixar de falar sobre caixas eletrnicos, cartes de crdito e senhas. Acredite, depois de ler essa reportagem sua vida vai ficar muito mais fcil. E se voc se pergunta se ainda d para ficar rico aps os 60, o especialista em finanas Conrado Navarro tem a resposta e mostra o caminho para viver em paz com o bolso nessa fase incrvel de sua vida.

Boa leitura!

ClUBE A

CLUBE A: FEITO PARA VOC


Voc queria um lugar onde encontrasse diverso? Aqui tem. Um espao onde pudesse fazer amigos? Tambm vai achar isso aqui. E que pudesse se exercitar, cuidar do corpo e da mente? Encontrou o lugar certo, tudo isso num mesmo ambiente: o Clube A, uma iniciativa do grupo Ita Unibanco. Um projeto desenvolvido especialmente para pessoas com mais de 55 anos, que engloba diverso, aprendizado e atividades fsicas. Todas as atividades oferecidas aos associados so adaptadas para atender s aspiraes de um pblico maduro, com necessidades prprias. Voc certamente encontrar algo que lhe agrade dentro de um cardpio de aulas de ginstica, dana, ingls, ioga, caminhadas, oficinas de artesanato e corrida. Como posso me associar? muito simples. Voc s precisa ter acima de 55 anos, escolher uma unidade (veja quadro abaixo) e fazer a sua inscrio. Para saber mais informaes sobre o Clube A, entre em contato pelos telefones abaixo ou acesse nossa pgina em: facebook.com/associacaoclubea Esperamos por voc! Venha fazer parte do nosso Clube!
sO pAUlO Shopping Eldorado: (ramal 7843 ou 7847) Central Plaza Shopping: Walmart Vila Guilherme: Walmart Indianpolis: Shopping Penha: Santana Parque Shopping: Continental Shopping: Shopping Taboo da Serra: RIO DE JANEIRO Center Shopping Rio: Norte Shopping: Recreio Shopping: Walmart Tijuca: Fonseca Atltico Clube Niteri: So Gonalo Shopping: Botafogo Praia Shopping: pORtO AlEgRE Moinhos Shopping: Clube Caixeiros Viajantes: Sociedade Gandoleiros: Clube de Mes Vila Assuno:

(11) 2197-7800 (11) 2066-4422 (11) 2191-4550 (11) 2191-4550 (11) 2095-8222 (11) 2238-3002 (11) 3769-3769 (11) 2699-4000

(21) 3312-5001 (21) 2178-4400 (21) 2138-9888 (21) 3216-1500 (21) 2625-3675 (21) 3513-7200 (21) 3171-9872 (51) 2123-2000 (51) 3396-4855 (51) 3332-2353 (51) 3328-1476

sUmRIO
6 8 10 14 18 21 24 26 30 34 Espao do LEitor As histrias dos leitores do Clube A. Emprstimo Consignado Como aproveitar as facilidades da linha de crdito com os juros mais baixos do mercado. Caixa ELEtrniCo E Carto Dicas para usar com muito mais segurana. aposEntadoria adiada Aproveite mais o dinheiro se voc continua no mercado de trabalho. EduCao dos nEtos Como voc pode investir no futuro deles. FarmCia Em Conta O programa Ita que d at 60% de desconto em seus medicamentos. pELo mundo aFora Hora de aproveitar o tempo livre e viajar. prova dE vida Fique atento para o recadastramento dos aposentados no INSS. EntrEvista O especialista Conrado Navarro diz se possvel ficar rico depois dos 60. passatEmpo

ExpEDIENtE: Revista Gente Grande uma publicao do Clube A, editada pela Sunset Relationship Branding. Jornalista Responsvel: Julia Bruno Moioli. MTB 43 239 SP.

EspAO DO lEItOR

Eu frequento o Clube A faz uns trs anos e sempre fotografei os eventos porque ando para cima e para baixo com minha cmera fotogrfica. Muita gente comeou a me pedir para vender as fotos. Comeou como um hobby e eu investia o dinheiro que ganhava para fazer as revelaes. Mas com o tempo, foi possvel ganhar o suficiente para ajudar no meu oramento. Eu vivia apenas com a renda de minha aposentadoria e com a ajuda do meu filho. Penso em fazer um curso e tambm comprar uma mquina melhor. Quem sabe no vira um negcio, no mesmo? Izilda Crivillari, 58 anos, aposentada.

Eu enfrentei uma doena grave, logo depois perdi meu marido, foram oito anos difceis. Mas a minha vida comeou a mudar no ano passado quando passei a frequentar o Clube A. Primeiro foram as caminhadas e o alongamento, depois comecei a fazer pilates. Participo de vrias atividades proporcionadas por esse programa do Ita, como as provas de corridas e tambm as idas ao teatro. Foi uma grande mudana em minha vida, melhorou minha sade fsica e mental e ainda fiz muitas amizades. bom essa sensao de pertencer a grupo. Resolvo toda a minha vida financeira no caixa eletrnico. No porque sou aposentada que vou perder meu tempo em filas. O prximo passo aprender a usar o internet banking, mas isso vem com o tempo. Sei que facilitaria ainda mais a minha vida. Fumi Honda shiraishi, 71 anos, aposentada.

Como a maioria das pessoas, eu passei muito tempo da vida indo ao banco para resolver qualquer problema por no me sentir seguro em fazer as transaes pela internet. Mas trabalho como contador e, no escritrio, muita coisa j era feita pela meio on-line. S h uns quatro anos senti segurana para resolver minha vida financeira no meu computador. Me livrei de filas e ganhei tempo para fazer outras coisas que me do mais prazer. s preciso um pouco de pacincia no incio, depois a vida fica muito mais fcil. Jos Walter Costa, 62 anos, contador, escritor e cantor.
7

EmpRstImO CONsIgNADO

Dinheiro

extra
com sabedoria
com juros mais baixos. Os bancos costumam fazer uma anlise de crdito para o aposentado e definem junto ao INSS o valor que poder ser solicitado, diz o consultor financeiro Marcio Iavelberg. Segundo o especialista, h algumas observaes teis para que o aposentado ou pensionista no perca o controle das finanas depois do emprstimo. Veja dicas para aproveitar bem essa opo sem correr o risco de se enroscar com as contas.

Apenas no primeiro ms de 2012, os aposentados e pensionistas brasileiros pegaram 2,9 bilhes de reais em emprstimos consignados, aqueles com desconto direto na folha de pagamento. Isso representa um crescimento de 26% com relao ao mesmo perodo do ano passado. O consignado pode ser uma boa opo para quem precisa juntar uma grana para pagar a reforma da casa, viajar, trocar de carro, financiar algum tratamento de sade ou mesmo quitar dvidas

Que cuidados preciso ter para aproveitar as vantagens do emprstimo consignado, a linha de crdito com juros mais baixos do mercado.

Dicas para usar bem o consignado:


O crdito consignado costuma ter as taxas mais atrativas do mercado. Ele recomendado para quitar dvidas e financiamentos antigos que consomem juros superiores a 2,5% ao ms. Os juros cobrados pelos bancos podem ser diferentes. Procure se informar sobre as taxas praticadas, j que no obrigatrio contratar o emprstimo na mesma instituio onde voc recebe seu benefcio do INSS. Mesmo sendo possvel comprometer 30% da renda da aposentadoria com as parcelas do consignado, evite chegar a esse limite. Lembre-se que podem acontecer gastos inesperados ao longo dos meses. Certifique-se de que a instituio financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil e se existe algum convnio com o INSS para a concesso de crdito a aposentados e pensionistas. Esses cuidados podem evitar possveis fraudes. Nunca assine nada sem antes ler atentamente o contedo do documento. Voc tambm pode mostrar o contrato para algum de sua confiana. Se constatar que o desconto mensal feito em sua folha de recebimentos est equivocado, procure imediatamente uma agncia do banco ou correspondente bancrio onde voc contratou o emprstimo.

Fontes: Banco Central do Brasil e Blue Numbers Consultoria.

CAIxA ElEtRNICO E CARtO

Voc j deve ter ouvido falar que o Brasil tem um dos sistemas bancrios mais avanados do mundo, no mesmo? No dia a dia, isso significa que podemos fazer as operaes financeiras mais comuns em caixas eletrnicos, desses que esto espalhados por supermercados, farmcias e postos de atendimento que funcionam 24 horas. Embora seja muito prtico utilizar os terminais, alguns cuidados simples podem ajud-lo a evitar prejuzos e dores de cabea. O ltimo levantamento da Federao Brasileira de Bancos (Febraban) mostrou que, no primeiro semestre do ano passado, as aes criminosas contra usurios de cartes movimentaram 685 milhes de reais. Muitos delitos acontecem depois que os bandidos

dicas vlidas para ter mais segurana na hora de usar os servios do caixa eletrnico:

capturam as senhas dos usurios atravs de sistemas de computador ou mesmo em golpes presenciais e por telefone, diz Wilson Gutirrez, diretor tcnico da Febraban. Uma das aliadas da segurana na hora de sacar dinheiro ou pagar contas a chamada biometria. Em muitos caixas eletrnicos j possvel encontrar aparelhinhos que leem a impresso digital dos usurios antes de concluir qualquer operao. Para ter acesso a esse servio, pergunte ao seu gerente onde possvel fazer o cadastro da digital. como estar num filme de fico cientfica! Veja outras

10

1. Na hora de escolher a senha do seu carto

Evite escolher senhas fceis de serem adivinhadas, como nmeros sequenciais, datas de nascimento ou telefones. Assim, caso voc perca sua carteira, dificilmente algum conseguir fazer uso dos cartes. Jamais revele sua senha para estranhos. Funcionrios de um banco nunca pediro sua senha pelo telefone, e-mail, nem presencialmente. Caso ache necessrio, anote sua senha num papel e guarde-o em algum lugar seguro que fique longe dos seus cartes. Mude sua senha periodicamente. O ideal troc-la pelo menos a cada seis meses.

11

Caixa eletrnico e carto

2. Na hora de usar o caixa eletrnico

Verifique se o terminal est em perfeitas condies, sem sinal de violao. Se houver algo suspeito, dirija-se a outro caixa eletrnico. Nunca aceite ajuda de estranhos, a no ser que voc esteja numa agncia movimentada onde funcionrios identificados estejam disposio. Ao fazer uma operao, poste-se prximo ao caixa eletrnico e certifique-se de que ningum poder ver a sua senha antes de digit-la. Sua senha nunca aparecer na tela, sempre protegida por asteriscos. Antes de guardar o carto, confira se o nome impresso nele mesmo o seu. Caso seu carto fique preso, aperte a opo Cancelar ou Anular e tente se comunicar com o banco atravs do telefone que fica prximo ao caixa eletrnico. Se o aparelho no estiver funcionando, procure a agncia mais prxima para cancelar o seu carto.

12

Como programar melhor meus gastos com os cartes


Voc pode ir at a sua agncia e habilitar a opo de receber um aviso pelo celular sempre que for concluda uma operao em seus cartes de dbito e crdito. Evite estabelecer limites muito altos para o uso do carto de crdito e para o cheque especial da sua conta-corrente. O ideal que o limite no seja superior a 50% da sua renda mensal.

Veja algumas dicas para controlar sua vida financeira e aproveitar melhor as vantagens oferecidas com o carto

Guarde todos os comprovantes de operao de dbito e crdito para controlar seus gastos mensais. No site do banco, busque informaes sobre programas para acumular pontos em seu carto de crdito. Voc poder troc-los por milhas para viajar, descontos em lojas parceiras ou mesmo por objetos teis em seu dia a dia.

Fontes: Febraban e Blue Numbers Consultoria.

13

ApOsENtADORIA ADIADA

Aposentad

14

R$

doria

R$
R$
R$

R$

Depois de tantos anos de dedicao ao trabalho, chegada a hora de se aposentar. Mas quem disse que voc ainda no tem muito a contribuir com seus servios? Cada vez mais empresas mantm aposentados em seu grupo de funcionrios a experincia e o jogo de cintura compensam o ritmo de trabalho mais calmo. Para muitas empresas, manter alguns aposentados na equipe estratgico, diz o consultor Andr Massaro, da Moneyfit. Desde 2006, a lei permite que os aposentados e pensionistas do INSS continuem recebendo salrios mesmo depois de entrar com o pedido do benefcio. A que surge uma doce iluso o que fazer com o dinheirinho que sobra no fim do ms? O consultor Andr Massaro elaborou alguns conselhos para quem est com dinheiro de sobra.
Fonte: Andr Massaro, consultor da Moneyfit.

15

Aposentadoria adiada

O que devo co

16

fazer om a renda extra?


Se voc contribuiu com alguma previdncia privada, prefira manter esse recurso para alguma emergncia e faa planos apenas com o que tem direito a receber do INSS. Reserve pelo menos metade da renda extra para a sua sade. Essa grana pode ser muito til se voc precisar comprar algum remdio de ltima hora. Invista numa melhoria no padro do seu plano de sade, com coberturas mais abrangentes e exames mais sofisticados. Evite comprometer mais de 30% da sua renda total em emprstimos. Matricule-se em algum curso ou atividade recreativa. O objetivo manter corpo e mente sos aliar atividade intelectual a exerccio fsico moderado uma tima dica.

17

EDUCAO DOs NEtOs

pelo futuro da crianada


Um dos maiores prazeres de poder se dedicar famlia com mais intensidade ver o crescimento dos netos os segundos filhos. Os tempos, claro, j so outros: hoje em dia h muitos recursos que contribuem com a educao dos pequenos. Parece at que eles j nascem sabendo de tudo! Mas existe algo em meio a toda essa avalanche de informao que continua indispensvel aprender a administrar desde cedo o prprio dinheiro. Um dos
18

legados mais importantes que um av pode deixar para um neto a educao financeira. Aprendi desde cedo com meus avs que a chave do sucesso era resistir s tentaes e guardar um pouquinho da minha mesada a cada ms, conta o consultor de finanas pessoais Mauro Calil. O especialista aponta algumas observaes que podem ser teis para quem quer contribuir com a educao e garantir um bom futuro para os netos. Veja as dicas:

Como posso contribuir para a educao de meus netos?


Quando a criana nascer, estipule um valor fixo mensal a ser guardado todo ms, de acordo com as possibilidades de seu oramento. Converse com o gerente do banco e pea para ele explicar como funciona o fundo de investimento em aes da instituio. Esse um investimento de longo prazo, ideal para quem quer fazer contribuies mensais por muitos anos. Os rendimentos podem chegar a 15% ao ano. Pea conselhos ao seu gerente sobre diversificao de investimentos parte do seu dinheiro pode ser investido em aes e outro tanto em ttulos do governo, por exemplo. Ter um pouquinho de dinheiro guardado em cada canto ajuda a aproveitar os melhores juros, de acordo com o momento da economia e reduzir os riscos.

19

Educao dos netos

No pense que seu dinheiro deve ser esquecido no banco. Procure sempre saber quais so os investimentos mais rentveis e, se for o caso, explore outras formas de investir, como imveis ou mesmo a tradicional caderneta de poupana (que rende menos do que as aes, mas muito segura). Contrate um plano de previdncia privada para incrementar seus rendimentos depois de chegar idade de se aposentar. Esse dinheiro extra pode ajudar na educao dos netos no futuro. Envolva seus netos nas decises financeiras. Algumas dicas: a cada Natal, convide-o para ver quanto dinheiro ele tem em sua conta. Esse exerccio ajuda a criar um senso de economia e responsabilidade.

Outra forma de ensinar algo de finanas pessoais aos pequenos incentiv-los a guardar uma parte da mesada para comear a juntar desde cedo.

Fonte: Mauro Calil, do Centro de Estudos em Formao de Patrimnio Calil&Calil.

20

FARmCIA Em CONtA

Farmcia em promoo
Participando do programa Farmcia em Conta Ita, voc pode conseguir at 60% de desconto em seus medicamentos
Uma das vantagens mais atraentes para os aposentados ou pensionistas que utilizam o Ita para receber o pagamento mensal do INSS poder participar do programa Farmcia em Conta. Com ele, possvel obter descontos que chegam a 60% do valor do medicamento em redes de drogarias credenciadas em todo o Brasil. No preciso se cadastrar, quem recebe o benefcio do INSS em conta-corrente do Ita, j conta com o desconto. Veja um passo a passo para participar do programa.

21

Farmcia em Conta

Como ter acesso ao Farmcia em Conta Ita


J recebo meu benefcio numa conta Ita
Verificar no site www.itau.com.br/aposentados/ quais so as farmcias cadastradas no programa. Ir at uma farmcia levando seu carto Ita e seu CPF para que o atendente possa dar o desconto previsto. possvel utilizar qualquer forma de pagamento. (No haver desconto automtico em seu benefcio) No esquecer as receitas mdicas em caso de medicamentos de uso controlado ou que fazem parte de um tratamento de longo prazo.

22

Cuidado constante
Sempre que voc estiver em tratamento mdico, algumas precaues so essenciais para que a sade continue em dia. Veja algumas recomendaes dos profissionais farmacuticos sobre os cuidados durante um tratamento.

Semanalmente, faa exames de glicemia e de presso e registre os resultados numa planilha para lev-la ao seu mdico na prxima consulta. Sempre que estiver fazendo o uso de medicamentos, mantenha-os em lugar arejado e protegidos dos raios do sol. Nunca tomar qualquer medicamento sem prescrio mdica. Contar ao mdico e ao farmacutico se estiver tomando qualquer tipo de ch teraputico ou remdio natural. Seguir risca o tratamento estipulado pelo mdico e visit-lo regularmente.

Fontes: Ita e Conselho Federal de Farmcia.

23

tURIsmO

pelo mundo afora


Poucas atividades do mais satisfao ao ser humano do que conhecer um pouco alm do que se est acostumado. Voc deve conhecer vrias pessoas que, depois de voltar de uma viagem, parecem revigoradas. Tudo pode mudar depois de um tempinho fora h sempre motivo para montar uma boa roda de conversa para relembrar os bons momentos. No Brasil, o direito a meia passagem para quem tem acima de 60 anos em viagens interestaduais de nibus garantido por lei. Alm disso, o

Jernimo Ferreira Borges, associado Cube A.

Ministrio do Turismo mantm um programa de descontos em hotis e passagens areas para idosos. O projeto se chama Viaja mais melhor Idade (visite o site www. viajamais.com.br e conhea os detalhes). Com esse programa voc consegue se divertir, economizando. Atualmente, o programa passa por algumas reformulaes e deve voltar a funcionar nos prximos meses, segundo o Ministrio do Turismo. Veja algumas dicas para poder aproveitar melhor seu tempo livre mundo afora.

24

Dicas para uma boa viagem


Planeje-se com antecedncia. Uma viagem bem aproveitada depende de pesquisa e dedicao. Antes de sair de casa, monte seus roteiros e itinerrios. Informe-se sobre as condies de segurana, de clima e de transporte nas cidades que for visitar. Ao chegar a qualquer lugar, procure postos de atendimento ao turista (geralmente dispostos em aeroportos e rodovirias), onde voc poder pedir mapas da cidade e do sistema de transporte. Prefira perodos de baixa estao, de preferncia longe de feriados prolongados e fins de semana. sempre possvel encontrar passagens e dirias de hotis muito mais baratas em pocas de pouco fluxo de turistas. Em viagens para lugares diferentes, prefira levar pelo menos um acompanhante. Viagens em grupo tambm podem ser alternativas interessantes para quem quer sair um pouco mais da rotina e manter a segurana.

Fontes: Ministrio do Turismo e programa Viaja Mais Melhor Idade.

25

pROVA DE VIDA

Fique atento

para o recadastramento de aposentados

Beneficirios tero de se apresentar aos bancos onde recebem o benefcio previdencirio; procuradores legais tambm podem fazer o recadastramento.

26

Se voc j recebe mensalmente o recurso a que tem direito pelos anos de contribuio ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), preste ateno da prxima vez que for sacar o seu dinheiro. J est em curso em 17 instituies financeiras do pas o processo de recadastramento de aposentados, tambm chamado de prova de vida do INSS. Cada banco avisar os clientes atravs de cartas e tambm de mensagens que aparecero na tela do caixa eletrnico quando o carto de saque for utilizado. Veja o que necessrio para fazer o recadastramento:

27

prova de vida

Veja o que necessrio para fazer o recadastramento:

Ir pessoalmente a qualquer agncia do banco onde voc recebe o benefcio.

Levar o carto magntico usado para o recebimento do dinheiro e um documento oficial com foto (pode ser RG, carteira nacional de habilitao ou carteira de trabalho).

Se o beneficirio estiver incapacitado, um procurador legal pode represent-lo levando, alm da procurao, o carto e os documentos oficiais com fotos de ambos. Nesse caso, um perito do INSS visitar a casa do aposentado.

8 2 28

Ao todo, mais de 27 milhes de aposentados esto sendo convocados desde o ano passado para comparecer a qualquer agncia do banco onde recebem os seus benefcios. O calendrio de recadastramento ser intensificado nos prximos meses, por isso fique atento s mensagens do seu banco. Quem no concluir o processo corre o risco de perder o benefcio. A prova de vida serve para evitar que pessoas de m-f continuem recebendo o benefcio de aposentados que j faleceram. Trata-se de uma iniciativa importante para evitar fraudes contra o sistema previdencirio.

por isso, participe!

Fontes: INSS e Febraban.

9 2 29

ENtREVIstA

Falando
Conrado Navarro um daqueles especialistas financeiros que se preocupam em traduzir para o grande pblico noes bsicas de economia. Foi por isso que perguntamos a ele algumas coisas de interesse para quem est prestes a se aposentar, ou acaba de pendurar as chuteiras. Um dos donos do site Dinheirama, especializado em finanas pessoais, Navarro autor do livro Vamos Falar de Dinheiro? (Editora Novater, 240 pginas, 45 reais). Veja o que ele falou sobre assuntos importantes para o seu dia a dia.

30

Considero a terceira idade a poca em que as pessoas aproveitam melhor os seus recursos
Conrado Navarro

Em seu livro, voc desmente a ideia geral de que s pode ter uma vida confortvel na terceira idade quem muito rico. Como se planejar financeiramente depois de pendurar as chuteiras? Navarro: A primeira coisa a se fazer colocar todas as fontes de renda no papel para saber se o que voc ganhar na aposentadoria ser suficiente para manter o padro de vida. Se for assim, timo! Pode comear a aproveitar seu merecido descanso, lembrando-se de que nessa fase da vida importante reservar uma boa quantia para cuidar da sade. O mais comum, no entanto, que aposentados brasileiros continuem a trabalhar para ganhar uma grana extra.

O ideal escolher uma atividade mais leve, para compensar o trabalho com o tempo livre.

possvel ficar rico depois dos 60 anos?


Navarro: Depende do que voc chama de ficar rico. Muitas pessoas mais velhas que conheo conseguem levar uma vida muito confortvel depois da aposentadoria sem necessariamente serem ricas. O padro de vida na velhice um reflexo de uma vida toda de trabalho e planejamento. No d para deixar para essa fase o grosso do esforo. Considero a terceira idade a poca em que as pessoas aproveitam melhor os seus recursos, pois tm mais experincia para desfrutar do que
31

Entrevista

Economize e valorize aquilo que voc j tem

o seu dinheiro capaz de trazer. Qual o principal erro do planejamento financeiro do pblico da terceira idade? Navarro: O avano do crdito no pas fez com que muitos aposentados se aproveitassem das condies facilitadas para tomar dinheiro emprestado. O maior erro que vejo no dia a dia a dependncia excessiva de emprstimos para financiar os gastos da terceira idade. Mesmo que as condies sejam boas, preciso ter muito cuidado. Comprometer mais de 30% do oramento com pagamento de emprstimos muito complicado. O melhor adequar o padro de vida ao que o seu benefcio pode garantir. Quais os conselhos que voc costuma dar a quem est prestes a se aposentar e precisa manter a disciplina financeira no futuro? Navarro: Poderia elencar alguns conselhos. Eles no esto em ordem de importncia, mas devem

32

ser todos levados em considerao: 1) Evite parcelar compras em muitas vezes. Quanto antes voc quitar uma dvida, melhor. 2) Evite gastos suprfluos querendo impressionar os outros. Seja seguro de si e tenha em mente que no precisa provar a ningum, apenas a voc mesmo. 3) Registre suas despesas. Seu controle ajuda tanto nas finanas quanto no exerccio da mente, que continua ocupada com as contas. 4) Economize e valorize aquilo que voc j tem. Tente manter um padro modesto, dando-se ao luxo de gastar um pouco mais apenas de vez em quando. 5) Envolva a famlia. Eles esto sempre prximos e podem precisar de voc. Por isso, importante que saibam a sua real situao financeira.

33

www.coquetel.com.br
A comemorao de FHC e Joo Gilberto em 2011 Juridicamente invlido Vias sinuosas

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS


Oxignio (smbolo) A Carmem do filme "Estamos Juntos" (2011) Coroa de Significado do meneio lateral da cabea na flores Grcia usada no Meio Natal queimada; escura

Revistas COQUETEL 2012


Exrcito, Marinha e Aeronutica

Gemido de dor (?)-in, terapia

Idade Mdia (abrev.) Consoantes de "caa" Cear (sigla)

Sentimento patolgico de Otelo (Teat.)

Preguia; desnimo Bioma nordestino

(?) May, parente do HomemAranha

dito a quem parte Letra malfeita Mineradora privatizada em 97 (BR) (?)-oPeso, mercado paraense

Diverso noturna (gria) Cedem

Exibio artstica de carter pblico (?) de No, banco com meio bilho de sementes no rtico Tampa de cortia

Tamanho intermedirio de camisas

"The (?)", inscrio no final de filmes (?) Jaime, (?) Rose, ator e lder dos cantor Guns N' goiano Roses

Cidade do Nobel Distrbios da Paz do (?): (?) atmicas: Feiticeiro apneia e ronco indgena prton, nutron e eltron Regies superpovoadas como BostonWashington (EUA)

Ponto (?), zona ergena feminina

"Homem com (?)", sucesso da MPB

Antigo namorado (pop.)

Estado natal do capixaba (sigla)

34

O I L E T E M E AN D I N D O T R C A A T I B A L A N E D O A M O S L O S P A R T J R M E G A

S G I T I U I M I S N C A D E A V C A O L E O U L E P O

R O L E A N G D A A R R A O N I C H L O

F M O R C I A U S M A E R M H A N D A A S X L ES

3/end. 5/cime. 7/tisnada. 8/caatinga meandros. 9/guirlanda.

BANCO

Soluo

S o Ita d descontos para voc, cliente aposentado ou pensionista do INSS.

60%
de desconto na compra de medicamentos.

Ganhe at

Se voc recebe seu benefcio em uma conta-corrente do Ita, basta apresentar seu CPF ao balconista da farmcia.

Para mais informaes, v a uma agncia do Ita.


5 3

#vamosjogarbola #vamosjogarbola
Jogar bola ir em frente. Jogar bola ir em frente. arregaar as mangas. arregaar as mangas. A grande festa do futebol A grande festa do futebol vai ser na nossa casa. vai ser na nossa casa. vai dar certo. Vamos jogar bola, que Vamos jogarmuda que vai dar certo. Jogar bola bola, as pessoas. Jogar bola muda asamanh. Jogar bola muda o pessoas. Jogar bola muda o amanh. Mude. E conte com o Ita Mude.mudar com voc. para E conte com o Ita para mudar com voc.

OO Brasil estprestes a realizar Brasil est prestes a realizar o o sonho de sediara Copa do Mundo sonho de sediar a Copa do Mundo da FIFA outra vez. da FIFA outra vez. Esta uma convocao do Ita Ita Esta uma convocao a todos que amam este pas. a todos que amam este pas.

Ita. Feito para voc_:-)

Ita. Feito para voc_:-)

You might also like